• Nenhum resultado encontrado

ESCOLA SECUNDÁRIA FRANCISCO MANYANGA FICHA DE GEOGRAFIA 11ª Classe UNIDADE TEMÁTICA-2 COSMOGRAFIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESCOLA SECUNDÁRIA FRANCISCO MANYANGA FICHA DE GEOGRAFIA 11ª Classe UNIDADE TEMÁTICA-2 COSMOGRAFIA"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

ESCOLA SECUNDÁRIA FRANCISCO MANYANGA FICHA DE GEOGRAFIA 11ª Classe

UNIDADE TEMÁTICA-2 COSMOGRAFIA Cosmografia .

A Esfera Celeste

Você já reparou que os astros, com a excepção do sol e da lua, apresentam-se no firmamento como simples pontos luminosos tendo-se a impressão de estarem à mesma distância da Terra e sobre uma superfície esférica.

A esfera celeste é imaginária, de raio indeterminado, mas tão grande que a Terra parece estar no seu centro. Esta esfera tem um movimento de rotação em torno de um eixo que passa pela terra. O referido movimento é

aparente, pois resulta do movimento de rotação da Terra, que é real e é feito no sentido retrógrado isto é de Este para Oeste. A este movimento designa-se movimento diurno aparente da esfera celeste.

Todos os astros acompanham o movimento diurno aparente da esfera celeste, descrevem trajectórias circulares, paralelas entre si e perpendiculares ao eixo de rotação e executam uma volta completa no mesmo intervalo de tempo. Os astros observados na esfera celeste agrupam-se em várias categorias, sendo:

•Estrelas - astros que possuem luz própria, cintilante e que mantêm as suas posições relativas aos outros astros.

O sol é a estrela mais próxima da Terra.

•Planetas – não possuem luz própria, recebem a luz das estrelas e executam movimentos a volta delas. Por exemplo a Terra é um planeta que gira em torno do sol que é uma estrela.

•Cometas - astros que giram a volta de uma estrela e são visíveis periodicamente e em geral constituídos por núcleo, cabeleira e cauda. Por exemplo o cometa Halley que é visível da Terra de 76 em 76 anos.

•Galáxias - conjuntos de milhares de astros vistos da Terra, assumem um aspecto de manchas esbranquiçadas.

Por exemplo a Terra, o sistema solar fazem parte da galáxia Via Láctea.

•Constelações - conjuntos de estrelas agrupadas pelo homem muito utilizadas na orientação. Por exemplo o Cruzeiro do Sul, Ursa Maior.

•Asteróides - astros extremamente pequenos que giram à volta de alguns planetas ou de estrelas. Por exemplo o cinturão de asteróides existentes entre Marte e Júpiter.

•Meteoritos detritos espaciais errantes sem órbita definida, que quando entram na atmosfera terrestre se tornam incandescentes devido ao atrito, sendo então designados “estrelas cadentes”.

Quais são os Elementos Importantes da Esfera Celeste?

O eixo em torno do qual parece girar a esfera celeste chama-se Eixo do Mundo e coincide naturalmente com o eixo da Terra. Intersepta a esfera celeste em dois pontos diametralmente opostos chamados pólos celestes, Pólo Norte e Pólo Sul.

O círculo máximo perpendicular ao eixo do mundo é o Equador Celeste e divide a esfera celeste em dois

(2)

2 hemisférios, o hemisfério norte e o hemisfério sul.

Para qualquer lugar da Terra o fio de prumo determina sempre uma direcção bem definida que é a vertical do lugar e que vai interseptar a esfera celeste em dois pontos diametralmente opostos chamados Zénite e Nadir. O primeiro fica exactamente por cima do observador, sendo por isso o ponto mais alto do firmamento em relação a ele- é o zénite. O segundo é invisível, pois fica do lado oposto – é o nadir.

O meridiano que passa pelo zénite é o meridiano do lugar e o ângulo que a vertical do lugar faz com o plano do Equador representa a Latitude desse lugar. No seu movimento diurno os astros passam pelo meridiano de qualquer lugar e a essa passagem é designada por culminação. A intersecção do plano do meridiano do lugar com o plano do horizonte determina a linha norte-sul que define na esfera celeste dois pontos diametralmente opostos chamados ponto cardial norte e ponto cardial sul. A linha do horizonte que lhe é perpendicular chama- se linha oesteeste.

O horizonte geográfico é definido pelo plano perpendicular à vertical do lugar que é tangente a superfície terrestre no lugar de observação. Quanto maior for a altitude do lugar, maior será a superfície visível.

Em virtude do movimento real de translação da Terra em torno do sol, este não se conserva fixo na esfera celeste como as outras estrelas. Tem um movimento aparente em que descreve uma volta completa durante um ano, definindo assim um círculo máximo muito importante e que faz um ângulo de 23º 27’ com o plano do equador e é designado eclíptica.

Fig-Esfera Celeste Actividades

1. Defina a esfera celeste.

Resposta

Esfera celeste é uma esfera imaginária, de raio indeterminado, mas tão grande que a Terra parece um ponto no seu centro.

2. Explique o que resulta da intersecção entre o eixo da terra e o eixo do mundo.

(3)

Resposta

Da intersecção entre o eixo da terra e o eixo do mundo resultam dois pontos diametralmente opostos chamados pólos celestes, Pólo Norte e Pólo Sul.

Avaliação

1. Diferencie o sol e a terra como astros.

2. Diferencie zénite e nadir.

O Sistema Solar: O sol e os Planetas

A Terra no Universo Conceito de Universo

O conjunto de todos os astros, o espaço celeste e as diferentes formas de energia são os elementos fundamentais que constituem o que chamamos de Universo.

As dimensões do Universo são tão vastas que apesar de todo o progresso alcançado pela Astronomia, pode-se dizer que o homem apenas principiou a sua exploração. Para as distâncias, os astrónomos utilizam ano-luz (distância percorrida num ano pela luz solar que se propaga a uma velocidade de 300 000km/s). Esta unidade mede-se no espaço e no tempo.

Você sabia que o Universo é constituído por uma infinidade de astros?

Certamente que sim e você conhece alguns dos que nos estamos a referir: estrelas, nebulosas, cometas, planetas, satélites, asteróides, meteoros.

Estes astros formam aglomerados de biliões juntamente com poeiras e gases formando galáxias. Os astrónomos admitem existir no Universo cerca de 10 biliões de galáxias, sendo que cada uma delas contém de 1 bilião a 1 trilião de estrelas.

É dentro da galáxia Via Láctea ou Estrada de Santiago que se encontra a Terra e todo o sistema solar ocupando uma ínfima parte dela. Em toda a galáxia encontram-se, provavelmente, milhões de outras estrelas semelhantes ao sol. A Via Láctea tem a forma espiral e compreende milhares de outros sistemas e apresenta um aspecto esbranquiçado e difuso, bem visível nas noites de céu limpo.

O Sistema Solar: O Sol e os Planetas

O Sol, com os planetas que giram à sua volta, os asteróides e alguns cometas, constitui um conjunto de astros a que se chama Sistema Solar.

Vejamos agora, os astros que fazem parte do nosso sistema solar são:

•Uma estrela que é o sol;

•Nove planetas principais por ordem crescente da distância em relação ao sol: Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Neptuno e Plutão. Portanto, a Terra é o terceiro dos 8 planetas principais conhecidos do sistema solar. A escala de distância em relação ao sol, a Terra encontra-se numa posição ideal para a existência de vida.

•Trinta e dois satélites naturais que giram em torno dos planetas principais. A Terra tem um satélite natural que é a Lua.

•Numerosos cometas que são massas incandescentes de gases e poeiras, geralmente, constituídas por núcleo, cabeleira e cauda. Por exemplo o Cometa Halley aparece com intervalos de 76 anos.

•Milhares de asteróides, meteoritos e matéria interplanetária

•Portanto, o Sol tem uma poderosa força gravitacional que atrai milhares de astros incluindo a Terra que giram à volta dele. Os planetas do sistema solar terão nascido há cerca de 4,5 biliões de anos, a partir de uma nuvem de gases e poeiras expelidos pelo sol durante a sua formação.

(4)

4 O Sol

Você sabia que o Sol é uma gigantesca bola brilhante de gás ionizado?

Com cerca de 5 mil milhões de anos de idade e, à distância de aproximadamente 150 milhões de quilómetros, é a estrela mais próxima da Terra. A segunda estrela mais próxima de nós (Proxima Centaurio) encontra-se 268 mil vezes mais longe.

Sem o Sol não existiria vida na Terra. Você sabe porquê? É que apesar de existirem provavelmente milhões de estrelas semelhantes ao Sol na Via Láctea e muito mais no Universo, o Sol é a estrela mais importante para nós pois permite a existência de vida na Terra. A sua luz possibilita a fotossíntese das plantas e, por isso, é a fonte primordial de todos os alimentos e combustíveis fósseis.

A energia solar é também responsável pelas estações do ano, o clima, as correntes oceânicas, a circulação do ar e fenómenos meterológicos.

O Sol é 1 250 000 vezes maior que a Terra, e contém 99,86% de toda a massa do Sistema Solar.

Do interior para o exterior, apresenta as seguintes camadas: núcleo, fotosfera (esfera de luz) e cromosfera (esfera de calor), e coroa (parte mais externa).

Núcleo é a parte mais interior e central do Sol. A atracção gravítica que o formou provoca, no seu núcleo, uma pressão elevada (milhares de milhões de vezes a pressão atmosférica terrestre) e uma temperatura de 16 milhões de graus, o que lhe permite manter a reacção de fusão nuclear que, por sua vez, liberta energia suficiente para impedir o colapso gravitacional do Sol e manter a sua forma gasosa.

A "superfície" do Sol, a que se chama fotosfera, é a camada visível com cerca de 500 km de espessura a partir da qual a radiação solar se escapa para o espaço. Esta camada apresenta, por vezes, algumas manchas

escuras, as manchas solares.

Acima da fotosfera encontra-se a cromosfera, uma faixa avermelhada que pode ser vista durante os eclipses totais, composta por hidrogénio à temperatura de 50 mil graus mas 100 mil vezes menos densa que a fotosfera.

Acima desta está a coroa, onde a temperatura atinge o milhão de graus, que se estende para fora do Sol sob a forma de vento solar. A coroa só é observável durante um eclipse total, ou com um aparelho o coronógrafo.

Planetas

São astros sem luz própria nem cintilação iluminados por estrelas e apresentando cada dia posições diferentes no céu , de tamanho variado que giram em torno do seu eixo (movimento de rotação) e em torno do sol

(movimento de translação) descrevendo órbitas elípticas que variam em função da massa, da velocidade e da distância em relação ao sol. O movimento dos planetas à volta do sol chama-se movimento de translação.

As características física dos planetas permitem classifica-los em dois grupos:

Planetas telúricos (Sólidos) estão mais próximos do sol sendo de maior densidade menores, e interiores, entre eles, estão Mercúrio,Vénus, Terra, Marte.

Planetas Gasosos também chamados “Planetas Jovianos” – Os planetas gasosos afastados, são maioritariamente compostas de gases, sendo os maiores e de menor densidade, entre eles estão Júpiter, Saturno, Urano e

Nepturno.

Mercúrio

Mercúrio é um planeta rochoso, destituído de satélites e atmosfera rarefeita, sendo o menor planeta do sistema solar e o mais próximo do sol. Por esse motivo apresenta temperaturas bastante elevadas de aproximadamente 400ºC. Por outro lado, a face do planeta não iluminada pelo sol, pode atingir temperaturas de aproximadamente 170ºC. O movimento de rotação do planeta é de 59 dias, enquanto a de translação é de 87 dias.

Geologicamente, Mercúrio pode considerar-se um planeta “morto” pois há vários milhões de anos que o seu vulcanismo está extinto, inexistência da atmosfera não permite que os usuais efeitos erosivos se façam sentir (como na terra).

(5)

Vénus

É o planeta mais próximo da terra e o mais semelhante a ela, que no tamanho, quer na densidade. E muitas vezes referido como planeta gêmio da terra, é quente, seco e sem vida. Apesar de mais distante que Mercúrio, apresenta temperaturas de 961ºC.

O movimento de rotação é muito lento e tem sentido contrário ao da terra (Sentido retrogrado). A reduzida velocidade de rotação poderá estar relacionada com a existência de um campo magnético muito fraco.

As imagens obtidas pelas sondas Marimer, Venerance, posteriorimente, pela Sonda de Magalhães, (1991) que descubriram cerca de 90% da superficie Venusiana, revelaram que a maior parte do planeta é plana, sendo 5%

ocupado pelas montanhas, que raramente ultrapassam 1km de altitude.

Está circundado por permanentes nuvens de dioxodo de carbono, gás que retém, boa parte do calor solar. Para girar sobre sé gasta 243 dias e o seu movimento de translação, com velocidade de 35km por segundo e de 225 dias aproximadamente. O planeta é conhecido por estrela D´Alva e visivel da superficie da terra.

Terra

É uma esfera rochosa, com 12, 757Km de diâmetro, está distante 149 milhões de quilómetros do sol. A rotação em turnos do seu eixo leva 23 horas, 56 minutos, e 4,095s.

Arrendodando temos um dia de 24 horas. O movimento de translação ao redor do sol se completa aps 365 dias e um quarto. Com isso cada quatro anos é bissexto, tem 366 dias. A lua é o seu satélite natural. A quantidade de água existente no planeta também chamado de Planeta azul, aliada à quantidade de oxigénio, permitem,

permitem o desenvolvimento da vida no planeta, sendo o único do sistema solar com vida humana.

Marte

É o planeta melhor visível da terra, da qual está a uma distância de 62 milhões de quilómetros. Precisa de 687 dias para realizar o movimento de translação a uma distância de 218 quilómetros do sol.

Seu dia tem duração semelhante ao da terra, 24 horas e 37 minutos. Sua atmosfera é rarefeita e a temperatura varia em turno do zero graus. Marte , seis vezes menor que a terra, apresenta duas pequenas luas: Fabos e Deimos.

Júpiter

O Maior Planeta do sistema solar com um diâmetro de 142.700quilométros 1.300 vezes o tamanho da terra.

Encontra-se a 799 milhões de quilómetros do sol, seu ano tem a duração de quase 12anos terrestres. Com a rapidez que gira em turno de si mesmo completa uma rotação em 9 horas e 55 minutos, Júpter possui 67 satélites confirmados até dias actuais, sendo o planeta com maior número do sistema solar.

Saturno

É o segundo maior planeta do sistema solar é o último planeta visível a vista desarmada. É o menos denso dos planetas gigantes, Saturno, é um planeta anelado, os anéis correspondem a partículas de gelo ou fragmentos rochosas cobertas por gelo. Saturno leva aproximadamente 29 anos para completar o movimento de translação gira sobre si mesmo em 10 horas e 14minutos. Possui 62 luas, das quais apenas uma, Titã é a maior da terra, sua temperatura é de 140ºC abaixo de Zero.

Urano

(6)

6 É o terceiro planeta do sistema solar tem cerca de 4 vezes o tamanho da terra. Com 53 000 quilómetros de diâmetros. A temperatura da superfície do planeta gira em torno de 185ºC abaixo de Zero. Possui uma

aceleração azul – esverdeada. Em 1979 foi descoberto um sistema de anéis muito mais finos e escuros que os do Saturno. O movimento de rotação do planeta dura 17 horas aproximadamente, e movimento de translação dura cerca de 165 anos, terrestres. Tem 27 satélites dos quais se destacam: Titánica, Oberon, Umbrie e Miranda.

Nepturno

É o quarto maior planeta de sistema solar. Neptuno possui 14 satélites naturais e apresenta temperaturas médias de aproximadamente 200ºC abaixo de zero, seu ano equivale a 165 anos terrestres, razão pela qual muitas vezes é designado planeta azulado. Os satélites que se destacam são: Tritão e Nereida.

Actividades

1. Explique a relação entre a Galáxia Via Láctea e o Sistema Solar.

Resposta

O sistema solar é um subconjunto da galáxia Via Láctea ocupando uma ínfima parte dela. Na galáxia encontram-se milhões de outras estrelas semelhantes ao sol.

2. Refira resumidamente a composição do sol.

Resposta

O sol é composto por: núcleo como camada interior; fotosfera que é a camada visível, cromosfera que está acima da fotosfera, é uma faixa avermelhada que pode ser vista durante os eclipses totais e a coroa que está acima da cromosfera , é onde a temperatura atinge o milhão de graus, estende-se para fora do Sol sob a forma de vento solar.

Avaliação

(7)

1. Explique a importância do sol no sistema solar.

2. Identifique as condições particulares que a Terra apresenta como planeta do sistema solar.

A Terra, forma e dimensões

Forma da Terra

A Terra é um planeta que tem a forma muito aproximada de uma esfera. São várias as provas disso como a do barco que se aproxima ou se afasta da costa, a sombra circular da terra projectada na lua durante um eclipse desta, as fotografias tiradas pelas naves espaciais fornecem a prova mais clara e expressiva da forma da terra.

No entanto a terra não é rigorosamente esférica, pois as medidas mostram que ela é ligeiramente achatada nos pólos.

Graças às opiniões discordantes de Newton e Cassini (1620) ficou comprovado que a Terra se assemelha a um elipsóide de revolução que é a figura gerada pelas forças de atracção (gravidade) e força centrífuga (rotação da Terra); por ser uma figura regular, simples e de fácil tratamento matemático, é esta a forma geométrica

adoptada pela Geodésia como superfície de referência e sobre a qual são efectuados os cálculos geodésicos.

Como a Terra é de facto ligeiramente achatada nos pólos e alargada no equador, a figura geométrica usada na geodesia que mais se aproxima da figura da Terra é o elipsóide de revolução.

O planeta Terra tem aproximadamente uma forma esférica, mas a sua rotação causa uma pequena deformação para a forma elipsoidal (achatada aos pólos, veja a figura a abaixo). A forma real da Terra é chamada de Geóide, apresenta forma muito irregular, ondulada, matematicamente complexa.

Veja, de seguida as dimensões da Terra

•Posição em relação ao Sol: Terceiro.

•Raio equatorial: 6 378 km.

•Raio Polar: 6 357km

•Distância média do Sol: 149.600.000 Km.

•Velocidade orbital: 29,8 km/s

•Massa: 5,976 x 1021 toneladas.

•Aceleração da gravidade: 9,78 m/s

▪Satélites: 1 (Lua).

▪Translação em torno do sol: 365 dias 5h 48 min.46 seg.. (1 ano)

▪Rotação em torno de si mesma: 23h:56minutos e 4segundos.

▪A Terra tem aproximadamente 4,5 bilhões de anos;

▪A Terra possui um formato irregular (achatada nos polos);

▪A superfície da terra é estimada em 510.065.500 Km2.

Principais Movimentos da Terra

Você já aprendeu que a Terra se movimenta no espaço. Dentre os vários movimentos que a Terra está sujeita, destacam-se: o de rotação e o de translação.

O Movimento de Rotação da Terra

A Terra gira em torno de si mesma ou seja em torno do seu eixo imaginário que passa pelos pólos Norte e Sul geográficos, fazendo com a eclítica um ângulo de 66º 33’. A esse movimento da terra em torno de si mesma é chamado de rotação que leva um período de um dia, isto é, em 23h 56min 4seg. e faz-se no sentido directo, isto é de Oeste para Este.

Que consequências gera o movimento de rotação da Terra? São várias, sitando-se as seguintes:

(8)

8

•Sucessão dos dias e das noites impondo um ritmo diário a quase todos os fenómenos que se desenrolam à superfície terrestre. De dia, uma parte dos habitantes da Terra recebe luz solar, porque a parte da superfície da Terra onde vivem está virada para o Sol, a Terra vai girando e, em certos lugares, passa a ser noite quando era dia e, noutros lugares, do outro lado da Terra, passa a ser de dia quando era noite. E isto sem nunca parar.

•Movimento diurno aparente do sol: quando começa o dia, vemos o Sol «nascer» no Oriente ou Este. Durante o dia, vemos o Sol percorrer o céu, num arco que vai de Oriente (ou Este) para Ocidente (ou Oeste). Ao meio- dia solar, o Sol está o mais alto possível. Quando começa a noite, dizemos que o Sol se «põe» no horizonte, isto é, desaparece da nossa vista. Contudo, os nossos sentidos enganam-nos: não é o Sol que anda à volta da Terra, mas sim a Terra que está em rotação, virando sucessivas partes para o Sol. Vemos o Sol ir de Oriente para Ocidente porque a Terra é que gira no sentido contrário, de Ocidente para Oriente.

Movimento aparente da esfera celeste: de noite, também nos podemos aperceber do movimento de rotação da Terra. Tal como o Sol de dia, também as outras estrelas parecem mover-se, percorrendo arcos no céu.

•Desvio dos corpos em movimento para a esquerda no Hemisfério Sul e para a direita no Hemisfério Norte em consequência do movimento de rotação da Terra e a força que provoca o desvio é a força de Coriólis que

depende da massa e da velocidade do corpo, da latitude do lugar e ainda da velocidade angular de rotação da Terra, que é constante.

•Achatamento nos pólos devido a acção da força centrífuga da Terra no seu movimento de rotação;

•Fusos horários devido a forma quase esférica da terra ela não pode ser iluminada pelo sol toda ela de uma só vez. Com o movimento de rotação cada lugar da terra apresenta uma posição diferente relativamente ao sol em cada uma das 24 horas consequentemente, há diferenças horárias. É por esta razão que a hora varia de

meridiano para meridiano o que é aliás uma consequência da rotação da Terra.

(9)

Actividades

1. Explique porque não se pode afirmar que a forma da Terra é esférica.

Resposta

Porque a Terra apresenta um ligeiro achatamento nos pólos. As medições comprovam o facto de o raio equatorial ser ligeriramente superior ao polar. A diferença é de 21km.

2. Refira duas consequências do movimento de rotação da Terra.

Resposta

A sucessão dos dias e das noites e movimento diurno aparente do sol. (ou outros que já estudou).

Avaliação

1. Como explica o facto da existência das diferenças horárias?

2. Qual o impacto das diferenças horárias na vida social?

Movimento de Translação da Terra e suas Consequências

Movimento de Translação da Terra

O movimento da Terra em torno do Sol no sentido directo é chamado de translação.

O tempo que a Terra demora para dar uma volta completa em volta do Sol é de aproximadamente um ano, mas precisamente 365 dias e 6 horas, é por isso que de quatro em quatro anos, existe um ano com um dia a mais no calendário, sempre o último de Fevereiro. Esses anos são chamados bissextos.

Observe nesta imagem os movimentos de rotação e translação da Terra.

(10)

10 O que acontece na Terra no período de translação?

O movimento de translação, associado com a inclinação do eixo de rotação da Terra em relação ao seu plano orbital em torno do Sol, é o responsável pelo aparecimento das estações do ano.

A órbita, ou trajectória, da Terra em torno do Sol é uma elipse muito pouco achatada, sendo que o Sol ocupa um dos focos da elipse. O eixo da Terra mantém se inclinado 23º 27’ em relação a essa orbita por ela descrita.

Do movimento de translação resultam várias consequências, sendo principais as seguintes:

A sucessão das estações do ano

Já se apercebeu que os vários meses do ano têm tipos de tempo diferentes, devido às estações do ano, Primavera, Verão, Outono e Inverno. No Verão, está mais quente e no Inverno mais frio;

A alternância das estações nos hemisférios norte e sul (quando é verão no hemisfério norte, é inverno no hemisfério sul). O Verão e o Inverno ocorrem em épocas diferentes do ano no hemisfério Norte e no hemisfério Sul, pois a Terra mantém sempre a mesma inclinação enquanto gira em torno do Sol, por isso há períodos em que é o Hemisfério Norte mais iluminado e aquecido e noutros é o Hemisfério Sul.

No hemisfério Norte, o Verão vai de 21 de Junho a 23 de Setembro e o Inverno de 21 de Dezembro a 21 de Março. Mas, no hemisfério Sul, o Verão vai de 21 de Dezembro a 21 de Março e o Inverno de 21 de Junho a 23 de Setembro. O mesmo acontece com as outras estações, quando é primavera em um hemisfério, no outro é Outono.

A desigualdade dos dias e das noites.

As diferentes regiões da Terra recebem menor ou maior quantidade de radiação solar, de acordo com a

inclinação do planeta em sua órbita ao redor do Sol. Toma-se como ponto de referência a linha do Equador para se observar onde e com que intensidade os raios solares incidem sobre os diferentes locais da superfície

terrestre.

O movimento anual aparente do sol: Parece-nos que o sol não nasce e não se põe no mesmo lugar ao longo do ano. O sol também não culmina sempre à mesma altura no decorrer do ano.

A existência de anos bissextos de 4 em 4 anos: Como a duração do movimento de translação da Terra é de 365 dias e 6 horas, é por isso que de quatro em quatro anos, existe um ano com um dia a mais no calendário, o 29 de Fevereiro. Esses anos são chamados bissextos.

Observe as figuras abaixo que mostra as várias posições que a Terra toma ao longo do ano.

(11)

Actividades

1. Explique em que consiste o movimento de translação da Terra.

Resposta

(12)

12 O movimento de translação da Terra é aquele que a terra executa ao redor do sol.

2. Explique a ocorrência das estações do ano.

Resposta

As estações do ano ocorrem como consequência do movimento de translação da Terra e da inclinação do eixo da Terra em relação a órbita descrita por ela ao redor do sol fazendo um ângulo de 66º 33’.

Avaliação

1. Explique a relação entre os movimentos que a Terra executa e o equilíbrio do planeta no universo.

2. Explique a diferença que faz a inclinação do eixo da Terra em relação a órbita que ela descreve em torno do sol.

Referências

Documentos relacionados

4.12 Upper panel: The symbols represent the absolute derivative of the quantity 6∆ν dr 0213 computed at maximum slope for the models with different masses and input physics

Aqui está presente o entendimento de Guattari (1987) ao conceituar a interpretação como algo ao nível da ruptura, operando diretamente no coeficiente de transversalidade,

O Trabalho de Iniciação Científica é apresentado pelo acadêmico perante Banca Examinadora, composta pelo professor que ministra a disciplina de Trabalho de

• Valor Agregado ao Caju - expandir as capacidades para a adição de valor à fruta e à castanha do caju e promover o aumento do consumo doméstico como uma forma de diversificar

ĉ É também professor convidado dos Cursos de Pós-Gra- duação da UNISUL, da Fundação ENA-Brasil, da Escola de Gestão Pública Municipal – EGEM, do Instituto de Consul- toria

ambiente e na repressão de atitudes conturbadas e turbulentas (normalmente classificadas pela escola de indisciplina). No entanto, as atitudes impositivas da escola

A opinião dos alunos que frequentam o PA sobre a implementação do Programa de Correção de Fluxo Escolar é de extrema importância, visto serem eles os protagonistas

Na experiência em análise, os professores não tiveram formação para tal mudança e foram experimentando e construindo, a seu modo, uma escola de tempo