• Nenhum resultado encontrado

HIDROXI- METIL- BUTIRATO (HMB) Efeito ergogênico sobre a força, resistência e crescimento muscular

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "HIDROXI- METIL- BUTIRATO (HMB) Efeito ergogênico sobre a força, resistência e crescimento muscular"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

HIDROXI-

METIL-BUTIRATO

(HMB)

(2)

HIDROXI-METIL-BUTIRATO

Efeito ergogênico sobre a força, resistência e

crescimento muscular

Introdução

?

? ?

Os alimentos e os nutrientes fornecem a energia e os materiais de formação, para incontáveis substâncias que são essenciais para o crescimento e sobrevivência dos seres vivos. Nutrição é a soma de processos que envolvem a ingestão e o metabolismo dos alimentos pelos organismos vivos. O metabolismo é um conjunto de reações pelas quais, os alimentos são manipulados para fornecer energia e outros nutrientes ao corpo. A principal função dos alimentos que consumimos é fornecer uma variedade de nutrientes, uma vez que atuam com especificidade em uma ou mais funções fisiológicas ou bioquímicas do corpo. Esses nutrientes são classificados em dois grandes grupos básicos:

Macronutrientes - que são subdivididos em: carboidratos, lipídios e proteínas - nutrientes fornecedores de energia ao organismo.

Micronutrientes - que subdividem em vitaminas e minerais, apresentam o que chamamos de bioreguladores, pois atuam modulando processos metabólicos como partes das enzimas e outras estruturas.

Os minerais e as vitaminas são essenciais para o ótimo funcionamento de muitos processos fisiológicos. Entre eles, o processo de produção de calorias. Muitos atletas acreditam que sejam necessários níveis maiores do que o recomendado para se obter melhor desempenho.

Em nosso corpo, toda proteína é feita a partir de uma combinação de aminoácidos. As proteínas dos alimentos, que contém todos os nove aminoácidos essenciais, são chamadas de proteínas completas ou de alto valor biológico, porque elas mantêm a vida e o crescimento. Aquelas proteínas, que têm deficiência de um ou mais aminoácidos essenciais, são chamadas de proteínas incompletas ou de baixo valor biológico (BVB). Elas são incapazes de manter a vida ou o crescimento. Dentre os aminoácidos que contribuem para o aumento da resistência física, os aminoácidos de cadeia ramificada ou BCAAs (branched chain aminoacids), a valina, leucina e isoleucina são os mais utilizados quando se deseja reduzir a degradação de proteínas corporais e favorecer a hipertrofia muscular.

Como proposta de suplementação para o aumento de força e massa muscular, tem-se a suplementação com Hidroximetilbutirato (HMB), um importante composto produzido no organismo e um metabólico do aminoácido essencial L-leucina.

Utilização de proteínas e aminoácidos

Vários estudos feitos com animais e seres humanos têm demonstrado

que os indivíduos com suplementação de HMB têm menor indução de

(3)

Estudos & Atualidades

Efeitos do HMB em indivíduos treinados em atividade

contra-resistência.

Pesquisadores conduziram um estudo randomizado e duplo-cego de quatro semanas de duração com jogadores de futebol americano. Cada sujeito participou de sessões de treinamento contra-resistência quatro vezes na semana, executando 10 exercícios com 8-12 séries de 2-10 repetições por exercício a 70%-90% de 1RM por sessão. No final do estudo, nenhuma modificação significativa na força e na composição corporal ocorreu entre os grupos (placebo e 3g de HMB). Segundo os autores, a falta de diferenças significativas pode ser, em parte, explicada pela baixa ingestão energética dos indivíduos durante o treinamento contra-resistência, pois o consumo dietético não foi controlado, assim como pelo maior volume total de treinamento neste estudo, em comparação a outros sobre HMB, uma vez que os atletas em questão associavam exercícios aeróbios à rotina semanal de treinamento.

Estudos sugerem que suplementação diária de

HMB (3g) pode favorecer o aumento da força e

massa muscular, com maiores benefícios em

atletas iniciantes. Nos atletas em fase avançada

de treino HMB não apresenta benefícios

significativos como suplemento ergogênico.

Efeitos do HMB sobre o metabolismo de proteínas no corpo em geral

e tecidos selecionados.

Ratos receberam a administração de HMB (0,1g/kg) ou solução salina. Após 24 horas utilizando leucina e fenilalanina os parâmetros do metabolismo protéico foram analisados.

Os pesquisadores observaram que houve redução do clearance dos dois aminoácidos (leucina e fenilalanina), sugerindo que durante a suplementação com HBM ocorre redução da proteólise e síntese protéica principalmente no músculo esquelético.

Resultados:

(4)

Efeito da suplementação de creatina + HMB sobre o crescimento

muscular e força.

Neste estudo duplo-cego, com duração de 3 semanas, 40 indivíduos foram randomizados:

A suplementação de HMB, Creatina, em conjunto ou isoladamente

promove significativo aumento de massa magra, quando

comparados ao placebo. Além disso, os indivíduos suplementados

com HMB tiveram aumento de força de aproximadamente 40kg.

Nutrition. 2001 Jul-Aug..

Estudos & Atualidades

Grupo I (n=10) Placebo Grupo II (n=11) 10-20g de Creatina/dia Grupo III (=9) 3g/dia de HMB Grupo IV (n=10) HMB + Creatina 0,92 0,39 1,54 0 0,2 0,4 0,6 0,8 1 1,2 1,4 1,6 Kg Creatina HMB Creatina + HMB 37,5 39,1 51,9 0 10 20 30 40 50 60 Kg Creatina HMB Creatina + HMB

Aumento da força durante os exercícios administração de HMB e/ou Creatina (p=0,01) Aumento de massa magra

após a administração de HMB e/ou Creatina

Vários estudos feitos com animais e seres humanos têm demonstrado que

os indivíduos com suplementação de HMB têm menor indução de estresse

na quebra da proteína muscular. A proposta da suplementação com HMB é

(5)

Suplementação de HMB e a promoção do crescimento muscular e

força.

Beta-hydroxy beta-methylbutyrate (HMB), é um metabólito do aminoácido essencial leucina, um dos últimos suplementos dietéticos utilizados para promover o ganho de força, massa muscular magra e resistência durante o treinamento.

Sports Med. 2000 Aug.

HMB atua influenciando positivamente a força e massa muscular magra

através de seu efeito anticatabólico, minimizando a quebra de proteínas e o

dano celular que pode ocorrer durante o exercício intenso.

Efeitos do HMB sobre o metabolismo muscular durante os exercícios

de resistência.

Estudo 1 (n=41)

Estudo 2 (n=28)

Os indivíduos foram randomizados e receberam 3 diferentes doses de HMB (0, 1,5 ou 3g de HMB/dia) e duas quantidades distintas de proteínas (normal, 117g/dia ou alta, 175g/dia). Além disso realizaram levantamento de peso por uma hora e meia, por 3 dias na semana, durante 3 semanas.

Os indivíduos foram randomizados e receberam duas diferentes doses de HMB (1,5 ou 3g de HMB/dia) e realizaram levantamento de peso por uma hora e meia, por 3 dias na semana, durante 3 semanas, sem adição de proteína à dieta.

Os indivíduos que receberam a suplementação de HMB + proteínas +exercícios reduziram a proteólise induzida pelo exercício físico.

Os indivíduos que receberam a suplementação de HMB, quando comparados aos indivíduos que não fizeram o uso desta, apresentaram significativo aumento no levantamento de peso, além de apresentarem significativo aumento no conteúdo de massa magra.

Estudos & Atualidades

A suplementação com 1,5 ou 3,0g de HMB/dia pode prevenir a proteólise

e/ou dano muscular resultante da maior formação de massa muscular

associada aos exercícios de resistência.

J Appl Physiol. 1996 Nov.

(6)

Propriedades

Estudos feitos em animais mostraram que o HMB é sintetizado, primeiramente, a partir do ígado, ou seja, um subproduto do metabolismo da leucina. Aproximadamente 5% da leucina oxidada é convertida em HMB, além de ser produzida endogenamente no fígado de animais e humanos.

O HMB pode ser encontrado nos alimentos de origem animal e vegetal, como, por exemplo alfafa, toranja, peixe bagre e até mesmo no leite materno, estando também disponível comercialmente como um suplemento nutricional.

α-cetoisocaproato (KIC) no f

Mecanismo de Ação

Possíveis mecanismos de ação do HMB:

(A) Aumento da integridade do sarcolema através da conversão para HMG-CoA redutase; (B) Aumento da síntese de proteína através da via mTOR;

© Redução da degradação de proteínas através da inibição da via da Ubiquitina.

Propriedades e Mecanismo de Ação

HMB

Aumenta a de proteínas microfibrilares síntese Aumenta a de proteínas degradação HMG CoA Redutase Via da Ubiquinina alfa-cetoisocaproato (KIC) no músculo mTOR

1. Aumento do recuperação muscular 2. Aumento da Performance

1. Redução da recuperação muscular 2. Redução da Performance Aumento do substrato

(7)

Indicações

? ? ? ?

Aumento de força e resistência física em atletas em fase inicial a moderada;

Aumento do conteúdo de massa muscular magra; Redução da gordura corporal;

Suplementação isolada ou combinada para favorecer o crescimento muscular.

Dosagem e Administração

Hidroxi-metil-butirato (HMB) 3g,

por dia, divididos em duas doses ou em dose única.

Literatura Consultada

Holecek M, Muthny T, Kovarik M, Sispera L. Effect of beta-hydroxy-beta-methylbutyrate (HMB) on protein metabolism in whole body and in selected tissues. Food Chem Toxicol. 2009 Jan;47(1):255-9. Epub 2008 Nov 21.

Holecek M, Muthny T, Kovarik M, Sispera L. Effect of beta-hydroxy-beta-methylbutyrate (HMB) on protein metabolism in whole body and in selected tissues. Food Chem Toxicol. 2009 Jan;47(1):255-9. Epub 2008 Nov 21.

Alvares TS, Meirelles CM. Effects of hydroxy

-methylbutyrate supplementation on strength and hypertrophy. Rev. Nutr., Campinas, 21(1):49-61, jan./fev., 2008

O'Connor DM, Crowe MJ. Effects of six weeks of beta-hydroxy-beta-methylbutyrate (HMB) and HMB/creatine supplementation on strength, power, and anthropometry of highly trained athletes. J Strength Cond Res. 2007 May;21(2):419-23.

Wilson GJ,Wilson JM, Manninen AH. Effects of beta-hydroxy-beta-methylbutyrate (HMB) on exercise performance and body composition across varying levels of age, sex, and training experience: A review. Nutr Metab. 5: 1. 2008 Jan.

Slater GJ, Jenkins D. Beta-hydroxy-beta-methylbutyrate (HMB) supplementation and the promotion of muscle growth and strength. Sports Med. 2000 Aug;30(2):105-16.

Nissen S, Sharp R, Ray M, Rathmacher JA, Rice D, Fuller JC Jr, Connelly AS, Abumrad N. Effect of leucine metabolite beta-hydroxy-beta-methylbutyrate on muscle metabolism during resistance-exercise training. J Appl Physiol. 1996

Nov;81(5):2095-104.

Van Koevering M, Nissen S. Oxidation of leucine and .

Nissen S, Sharp RL, Panton L, Vukovich M, Trappe S, Fuller JC Jr. Beta-hydroxy-beta-methylbutyrate (HMB) supplementation in humans is safe and may decrease cardiovascular risk factors. J Nutr. 130(8):1937-45. 2000.

Jówko E, Ostaszewski P, Jank M, Sacharuk J, Zieniewicz A, Wilczak J, Nissen S. Creatine and beta-hydroxy-beta-methylbutyrate (HMB) additively increase lean body mass and muscle strength during a weight-training program. Nutrition. 2001 Jul-Aug;17(7-8):558-66.

http://www.nutrivea-po.com/hmb.htm Departamento Técnico Pharmaceutical – http://www.pharmaceutical.com.br

β β

α-ketoisocaproate to β-hydroxy-β- methylbutyrate in vivo. Am J Physiol. 262:E27-31. 1992

(8)

HMB

Sugestões de Fórmulas

1. Shake de HMB

HMB...1,5g Shake sabor baunilha qsp ……...……10g

Mande 60 sachês

Tomar um sache duas vezes ao dia.

Misturar o conteúdo do sache com meio copo de água ou leite desnatado gelado. O uso do mixer ou liquidificador torna o produto mais cremoso e

consistente.

2. Shake de Hiperprotéico com HMB

HMB...1,5g Creatina………...……...2g Vegesoy Isolated...3g Vegesoy Milk………...……...5g Shake sabor XX qsp ……...…...…15g Mande 60 sachês

Tomar um sache duas vezes ao dia.

Misturar o conteúdo do sache com meio copo de água ou leite desnatado gelado. O uso do mixer ou liquidificador torna o produto mais cremoso e

consistente. 3. Shake HAW HMB...1,5g Albumina………...………..…...5g Whey Protein…………...……...10g Shake sabor XX qsp ……...…...…15g

Ideal no pré e pós-treino de atletas

Mande 60 sachês

Tomar um sache duas vezes ao dia.

Misturar o conteúdo do sache com meio copo de água ou leite desnatado gelado. O uso do mixer ou liquidificador torna o produto mais cremoso e

consistente.

Sabores disponíveis:

>>Morango >>Banana >>Baunilha >>Chocolate

HMB é um metabólito dos aminoácidos leucina e isoleucina e sua

administração se destina a melhorar o desempenho durante a prática de

exercícios físicos. Paralelamente o HMB mostrou em estudos clínicos com

(9)

4. Estimulante do Apetite e Anabolizante Ciproheptadina...4mg Buclisina... 30mg Cobamamida... 1mg Viamina C qsp... 300mg Mande 60 cápsulas.

Tomar 1 cápsula 2 vezes ao dia, durante as refeições.

5. Estimulante do Apetite e Anabolizante

Lisina... 125mg Carnitina... 125mg Cobamamida... 0,5mg

Mande 60 cápsulas.

Tomar 1 cápsula 2 vezes ao dia, durante as refeições.

6. Cápsulas com Polivitaminas e Poliminerais Vitamina E... 400UI

Ácido Ascórbico...100mg Betacaroteno... 2000UI Magnésio...50mg Zinco...15mg Cromo...25mcg Selênio... 12,5mcg Mande 90 cápsulas. Tomar 1 cápsula 3 vezes ao dia.

Aumenta o apetite e ganho de massa muscular. Estimulante do apetite

Estimulante do apetite Potente antioxidante

Aminoácido que melhora a perfomance atlética Aumenta o apetite e ganho de massa muscular. Aminoácido potente na redução de gordura localizada.

Contém antioxidantes e otimizadores das vias metabólicas, que auxiliam na recuperação muscular e manutenção da imunidade, essencial aos atletas iniciantes e avançados.

HMB

Referências

Documentos relacionados

Valmares (espaço ficcional que, não despropositadamente, retoma a região do Algarve português 10 ), e que estão em constante mudança. Quando se lê a narrativa, percebe-se que

O grupo que recebeu Whey Protein apresentou maior força muscular após oito semanas de suplementação e exercícios.. J Strength Cond

9.250 /95 não vincula o magistrado em sua livre apreciação de provas dos autos, apesar da condição imposta pelo dispositivo, que exige laudo pericial oficial para

Como se observa na Tabela 4, duas dimensões (variáveis), Mvidapes (média da dimensão vida pessoal) e Mtempes (média da dimensão disponibilidade de tempo para estudo) possuem

Translocação rápida no apoplasto e simplasto até aos meristemas.Inibe biossíntese dos aminoácidos valina, leucina e isoleucina (inibindo a atividade da enzima

Sob o aspecto da gestão de operações, a viabilização de um modelo competitivo para as empresas que compõem as cadeias de suprimento que formam a rede de cooperação, é

flujo horizontal Condensing Unit Horizontal Flow C: Scroll H: Semi Hermético Semi Hermetic MB: Média/ Baixa Medio/ bajo Medium/ Low B0: Baixa Bajo Low 4: R-404A R-507 R-134a 060

Nos sistemas operativos que não dispõe de uma gestão da alimentação adequada (DOS e Windows NT), tem de desligar o Notebook PC, mantendo premido o interruptor de alimentação durante