• Nenhum resultado encontrado

Senhor Presidente 4.º TRIMESTRE - INFORMAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Senhor Presidente 4.º TRIMESTRE - INFORMAÇÃO"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

4.º TRIMESTRE - INFORMAÇÃO

Exmo. Snr. Dr. Rui Alves

Digmo. Presidente da Assembleia de Freguesia de Canidelo

Canidelo – Vila Nova de Gaia

Senhor Presidente

Informo a Assembleia de Freguesia das principais iniciativas que caracterizaram a actividade do executivo, para além do normal atendimento da população, nos períodos compreendidos entre 18 de Setembro e 18 de Dezembro de 2006.

1. GAIA POLIS

Teve início a construção da VL2, troço Av. Ducleciano Monteiro / Rua da Bélgica, com previsão de construção para 3 meses.

Reunimos com responsáveis do Gabinete e das Águas de Gaia de modo a ser concluído o processo de recolha de águas residuais em toda a área do Picão, aproveitando a construção da VL2. Presentemente está a ser efectuado o levantamento de toda a zona a intervir, prevendo-se o início dos trabalhos para os primeiros meses de 2007.

2. ACÇÃO SOCIAL / SERVIÇOS SOCIAIS

A técnica social da autarquia continuou a dar apoio a todos os casos de eminente carência social, assumindo a gestão processual e o respectivo encaminhamento para a Segurança Social.

A técnica responsável pela UNIVA continuou a colaborar com a população em termos de emprego, tendo conseguido a colocação de desempregados, em face das ofertas de emprego canalizadas desde o Centro de Emprego de V.N. Gaia.

Reunimos com o responsável pela admissão de pessoal do Pingo Doce, de modo a garantir a admissão de desempregados da freguesia para as superfícies comerciais a abrir em Canidelo.

(2)

Continuamos a aguardar pelo resultado da candidatura da Associação de Solidariedade Social dos Idosos de Canidelo ao Programa PARES.

Tomámos conhecimento de que a candidatura da Associação“OlharFuturo”ao programa ESCOLHAS, de que a freguesia era parceira, não fora aceite.

Foram admitidos 3 canidelenses desempregados, com base no projecto do Centro de Emprego / Segurança Social - POC’scarenciados(beneficiáriosdoRendimento Social de Inserção), visando o reforço do quadro da autarquia. O contrato tem a duração de um ano e a retribuição mensal é correspondente ao salário mínimo nacional. Em face desta parceria, a autarquia passou a usufruir do trabalho de 7 canidelenses, beneficiários do RSI e que passaram a desenvolver um trabalho em prol da comunidade. O projecto contempla ainda a admissão de mais um beneficiário, tendo ficado em aberto essa admissão de modo a suprir qualquer situação de emergência. Reunimos com o pelouro de Acção Social da CMG de modo a prepararmos a

implementação do projecto GAIA AMIGA na freguesia, fundamentado no apoio logístico em diversos serviços domésticos aos idosos com mais de 65 anos e aos carenciados. Dentro do referido projecto tivemos oportunidade de assistir à sua apresentaçãoemVilad’Este,zonaescolhidaparaoseuarranque.

Reunimos na Gaia Social com algumas famílias problemáticas de modo a mentalizá-las no sentido de serem banidas algumas situações de indisciplina e de vandalismo no Empreendimento Barbosa de Melo.

Foi estabelecido um protocolo com a Gaia Social de modo aos serviços sociais passarem a usufruir de elementos que permitam poder dar resposta aos agregados inscritos e a aguardar habitação. Resultante do acordo, os serviços sociais da autarquiapassaramausufruirdo“software”dessaEmpresaMunicipal,estando habilitados a aceitar novos pedidos de habitação social. O gabinete irá iniciar esse serviço logo após o retomar de funções da técnica social da autarquia, a qual irá participar em formação adequada.

Assumimos com o Instituto de Reinserção Social – Delegação de Gaia, de acordo com um Protocolo outorgado entre as partes há já alguns anos, a aceitação para trabalho comunitário de dois arguidos, visando o pagamento de pequenas multas imputadas pelo tribunal, em face de pequenos delitos.

No seguimento do compromisso assumido em 2002, iremos organizar no próximo dia 20 de Dezembro a habitual Ceia de Natal para carenciados da freguesia a ter lugar na cantina da Escola Secundária Inês de Castro, com a imprescindível ajuda do comércio de Canidelo.

Realizámos o plenário ordinário da Comissão Social de Freguesia, no qual participaram a maioria dos parceiros, tendo sido analisada a nova legislação das Redes Sociais.

(3)

CENTRO DE SAÚDE

Tiveram início as obras de construção do Centro de Saúde de Canidelo – Extensão do Centro de Saúde de Barão do Corvo, da responsabilidade da empresa de construção SILVIL, cuja idoneidade e capacidade construtiva nos deixa garantias de que os trabalhos irão decorrer de forma a cumprir todos os prazos previstos.

Participámos na reunião da Comissão Consultiva do Centro de Saúde de Barão do Corvo, a primeira a ter lugar dentro dos parâmetros legais e na qual foi debatido o plano e objectivos do CS para o próximo ano.

CENTRO DE CONVÍVIO

Mantivemos o apoio diário, traduzido na assessoria da técnica da autarquia.

Participámos em duas iniciativas anuais promovidas pelos utentes do Centro de Convívio de Lavadores (junto ao demolido Bar do Barroso), almoço e magusto.

CERCIGAIA

Mantivemos o apoio em termos de manutenção às instalações desta Instituição que deverá constituir um orgulho para Canidelo, face ao trabalho por ela desenvolvido. Aguardámos o início das obras de adaptação do espaço alugado na Tripeira de modo

a proceder-se à transferência do CAO dos Canastreiros para essas instalações, cujo atraso se deve a alterações impostas pela Segurança Social ao projecto de adaptação da responsabilidade da CMG.

Participámos no habitual magusto da Instituição o qual reuniu alguns familiares dos utentes e amigos da Cerci.

 CSSTCMSGAIA – COOPERATIVA DE SOLIDARIEDADE SOCIAL EM TRABALHO MULTI-SECTORIAL DE GAIA, CRL

Continuámos a aguardar pela posição da Cooperativa relativamente ao pedido de demissão de cooperante desta autarquia, ratificado na última Assembleia de Freguesia.

3. SEGURANÇA

(4)

Participámos na reunião do Conselho Municipal de Segurança.

Solicitámos à Snra. Governadora Civil uma reunião de trabalho com a presença do Comandante do Posto, de modo a serem analisadas diversas questões de segurança e trânsito da freguesia.

4. ÁGUAS DE GAIA

DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA

Colaborámos com a Empresa Municipal na instalação de colector de água no Caminho do Pinheiral (parte), de modo a permitir a ligação à rede de algumas habitações ainda sem água.

Foi acertada idêntica colaboração para a Travessa do Sobreiro (parte), que terá lugar no imediato.

Solicitámos à EM o prolongamento da conduta para a Trav. Arca de Noé / Trav. da Rua Nova do Paniceiro de modo a permitir a pavimentação a betuminoso da parte intervencionada, logo que concluída a instalação dessa infra-estrutura.

ÁGUAS PLUVIAIS

Continuámos a manter um serviço permanente de limpeza das sarjetas, incluindo a substituição de grelhas ou a colocação de novas caixas como reforço das existentes.

ÁGUAS RESIDUAIS

Foi concluída a obra de instalação do colector de águas residuais na Rua Particular do Meiral até à Rua dos Canastreiros, através de terrenos privados. Esta obra permitiu a ligação do saneamento das habitações situadas no referido arruamento à rede geral, dispensando em algumas situações o recurso ao sistema de bombagem, sempre falível, dadas as condicionantes.

Anotámos a ligação de algumas habitações da Rua Monte da Luz ao colector de águas residuais.

5. SALUBRIDADE

(5)

Recebemos a visita da Directora de Serviços da CMG, Enga. Mercês Ferreira, visando a análise de diversas situações que irão permitir o reforço e adaptação dos serviços camarários em face da entrega de toda a recolha concelhia à SUMA.

Reunimos com o Director Municipal, Dr. Artur Jorge Basto, de modo a analisar as alterações provocadas pela assunção da recolha dos lixos por uma só entidade.

6. JARDINS E ESPAÇOS VERDES

Mantivemos a manutenção dos jardins da responsabilidade desta autarquia. Os da C.M. Gaia continuam ao abandono.

7. REDE VIÁRIA

Mantivemos os trabalhos de reparação de passeios e baías de estacionamento, assim como, repusemos alguns pavimentos a cubo.

Continua a decorrer a obra de requalificação das Ruas do Viso e António Ferreira Braga Júnior, tendo sido interrompido as da última fase em face das condições climatéricas e da época natalícia, uma vez que os trabalhos iriam prejudicar os comerciantes dessa área habitacional.

Iniciámos as obras de requalificação da Rua da Sargenta, com a construção de muros em novos alinhamentos, após cedência de terreno por parte dos diversos proprietários, seguindo-se a pavimentação a betuminoso (a quente).

Concluímos a pavimentação a cubo da Vereda Arca de Noé, mais um arruamento cujo piso era em terra.

Iremos iniciar em breve a pavimentação a cubo da Trav. Cova da Raposa, dado ter-se concluído da impossibilidade de pavimentação a betuminoso em face da inexistência de recolha de águas pluviais.

Substituímo-nos ao SOS Buracos nos trabalhos de colocação de betuminoso em alguns buracos da rede viária da freguesia, aguardando-se o fornecimento de mais betuminoso para concluirmos a nossa intervenção.

8. EQUIPAMENTOS

Continuamos a aguardar marcação de reunião com o Administrador da Gaia Nima responsável pela área dos equipamentos culturais de modo a ser definida a criação e instalação da Biblioteca.

(6)

De acordo com a lei e a pedido da Divisão de Trânsito da CMG, atribuímos a denominação toponímica de Rua Fábrica da Lã, ao novo arruamento com início na Trav. Tenente Valadim e fim na Rua do Espinheiro.

10. URBANISMO

Continuámos a emitir parecer sobre as operações urbanísticas previstas para a Freguesia, tendo-se reunido com o Director Municipal do Urbanismo de modo a clarificar a autonomia da autarquia nos diversos pareceres emitidos, decorrentes da prorrogativa legal.

11. CEMITÉRIOS

Está a ser preparado o processo de concessão de 9 jazigos de 2 covatos no Cemitério das Chouselas.

Continuámos o processo de concessão de sepulturas vazias no Cemitério do Meiral.

12. ENSINO

Participámos na Assembleia do Agrupamento Vertical D. Pedro I e na Assembleia de Escola da Secundária Inês de Castro.

Participámos no debate sobre o ensino na freguesia promovido pela CDU.

Participámos em algumas das actividades da Escola Secundária Inês de Castro relacionadas com as comemorações do seu 21.º aniversário, nomeadamente, nos debatessobreaHistóriadeCanideloe“ProblemadaCulturaCientífico-tecnológica – A Ciência, o poder e os riscos: Novos desafios e ameaças de uma Sociedade em Rede”.

Participámos, a convite do 3.º ano da EB1 de Chouselas, numa sessão de informação sobre a história da freguesia.

Participámos em reunião de trabalho na Escola Secundária Inês de Castro, com outros parceiros dos projectos de apoio / inserção dos alunos do Agrupamento de Escolas D. Pedro I e Inês de Castro, dado as mesmas integrarem as 36 escolas de risco elencadas pelo Ministério da Educação. A reunião foi dirigida pela representante do Ministério da Educação e estiveram igualmente presentes representantes da DREN.

(7)

DESPORTO - CULTURA

Mantivemos o apoio financeiro ou logístico às Instituições da Freguesia, sempre que solicitado, tendo-se reunido e participado em diversas iniciativas, sempre que convidados.

Participámos na Urbicoope à desfolhada e à festa de Natal para os filhos dos moradores, actividades previstas no respectivo plano para 2006.

Apoiámosaediçãodasobras“OlharesPoéticasdaInfância”deLuísaNeto;“Aldeiade Luz”deFernandoMiguelSantos”;“NasceuumaRenaVerde”deAdelinaAndrés, dada a ligação dos autores à Freguesia de Canidelo.

Participámos na desfolhada do Rancho Folclórico de Canidelo.

Reunimos com a Associação das Colectividades de V.N. de Gaia, Gaia Nima e Juntas de Freguesia de S. Pedro da Afurada e de Sta. Marinha, de modo a acordar a parceria da autarquia na 4.ª Edição da S. Silvestre de Gaia, prevista para a noite de 29 de Dezembro e a decorrer em arruamento da freguesia

PARQUE DE CAMPISMO

Foi entregue na Gaiurb todo o processo inerente ao licenciamento do Parque de Campismo de Salgueiros – Freguesia de Canidelo, aguardando-se que, finalmente, fique concluído um processo há muito encetado pelos diversos executivos.

14. ILUMINAÇÃO PÚBLICA

Tomámos conhecimento da aceitação por parte da CMG do plano de iluminação pública proposto pela autarquia para o próximo ano, destacando-se a colocação da iluminação pela EDP na Rua de Entre Muros, troço das pedreiras.

15. CTT – Posto de Canidelo

Foi com surpresa que fomos confrontados com a possibilidade do encerramento do Posto de Canidelo, regressando esse serviço à forma antiga, ou seja, na Junta de Freguesia. Efectivamente, tal constatação decorreu de reunião havida com uma representante dos CTT, a qual procurou endossar para a autarquia os serviços devidamente instalados há já alguns anos. A proposta foi levada a reunião de executivo, tendo a mesma sido rejeitada por unanimidade, uma vez que o seu deferimento representaria um retrocesso num processo da inteira responsabilidade dos CTT.

(8)

Mantivemos a participação nas reuniões da Gaia Litoral – Associação de Freguesias, tendo tomado parte na Assembleia Inter-Freguesias para aprovação do Plano e Orçamento para 2007, que segue em anexo.

Continuámos a reunir mensalmente, a convite do Vice – Presidente da Câmara, Dr. Marco António, com os restantes Presidentes de Junta do Concelho e Vereação da Câmara, visando a informação de novos projectos e transferências de competências, assim como, informação do Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2007.

Foi dada continuidade ao processo da certificação de qualidade da autarquia, estando no presente momento em fase de inquérito à população nos diversos serviços administrativos da freguesia.

Continuámos a aguardar pela decisão final quanto à Feira de Canidelo, aguardando-se a assunção da sua requalificação e gestão pela Câmara. Entretanto, tomámos parte na reunião conjunta realizada na Câmara, com a presença do Presidente da Comissão Fabriqueira e Associação dos Feirantes, visando o acerto de contrapartidas para a requalificação do espaço. Posteriormente, decorreu no Salão Nobre da autarquia uma reunião de feirantes, patrocinada pela Associação de Feirantes tendo como finalidade a análise da situação e a assunção das despesas com a requalificação do espaço utilizado pela feira.

Participámos na apresentação do Master Plan e dos projectos de recuperação e requalificação do Centro Histórico de V.N. Gaia.

Participámos na Inauguração da Tuna Musical de Sta Marinha e do Latino Coelho, Instituição a comemorar 100 anos de existência.

Tomámos parte numa sessão de apresentação do QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional, no Salão Nobre da CMG, o 4.º quadro comunitário de apoio, a vigorar de 2007 a 2013, no qual a CMG está bastante empenhada para um maior desenvolvimento do concelho.

Reunimos com o Presidente da Anafre na Oliveirinha / Aveiro, tendo-se procedido à entrega de documentação relativa às diversas reclamações sobre o processo de transferência do FFF – Fundo Financeiro das Freguesias para Canidelo, desde 2003, tendo em conta os diversos valores apurados no Censos 2001.

Realizámos o habitual Jantar de Natal dos colaboradores da autarquia, no qual estiveram igualmente presentes os funcionários aposentados.

Tomámos parte no IGAP numa sessão de trabalho, de formação / informação, sobre o SIADAP – Sistema Integrado de Avaliação do Desempenho de Administração Pública, a vigorar a partir de 2007 e visando a classificação individual de todo o pessoal da autarquia.

(9)

Está em fase de discussão pública, de 11 de Dezembro a 26 de Janeiro de 2007, as alterações ao POOC – Plano de Ordenamento da Orla Costeira, pelo que anexamos, para conhecimento, fotocópias dos diversos documentos inerentes a Canidelo.

Junto remeto uma informação sobre a situação financeira da Freguesia até 4 de Dezembro.

Com os melhores cumprimentos.

Canidelo, 18 de Dezembro de 2006

O Presidente da Junta

Referências

Documentos relacionados

O mar profundo é uma vasta região que recobre aproximadamente 70% da superfície da terra, sendo considerado ainda uma vastidão a ser explorada e estudada pelo homem. A coleção

O uso do poliuretano (PU) como suporte de baixo custo para de imobilização , prova ser um material muito promissor, pois em nosso estudo o uso da lipase de Candida antarctica

2 - Sem prejuízo das obrigações internacionais do Estado Português, são aplicáveis à abertura das sucursais referidas no número anterior as normas

[r]

Se não houver folhas, valeu a intenção da semente.” (Henfil).. Este trabalho tem como objetivo geral determinar o diagnóstico das manifestações patológicas mais incidentes em

PAPEL DOS PROFISSIONAIS §   tratamento Selecionar e prescrever o §   com as pessoas usuárias Educar e fazer parceria NATUREZA DAS INTERVENÇÕES §   Centrada

Equipe deslocou-se até o local, onde encontrou o motorista, o qual relatou que estava vindo de Erechim-RS até a cidade de São José dos Pinhais, quando na cidade de São

• Tomámos parte na Cerimónia da assinatura do Protocolo entre a Câmara, MAI e Direcção Geral de Equipamentos, visando a disponibilização por parte do Município de um