• Nenhum resultado encontrado

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E OS SABERES DOCENTES NA SELEÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO DE BIOLOGIA: O ESTADO DA QUESTÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E OS SABERES DOCENTES NA SELEÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO DE BIOLOGIA: O ESTADO DA QUESTÃO"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E OS SABERES DOCENTES NA SELEÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO DE BIOLOGIA: O ESTADO DA QUESTÃO

Raquel Sales Miranda (Programa de Pós-Graduação em Educação-UECE/Bolsista FUNCAP) José Ossian Gadelha de Lima (Programa de Pós-Graduação em Educação-UECE)

RESUMO

O presente artigo apresenta o levantamento das pesquisas, no âmbito do cenário nacional no período de 2004 a 2015, sobre as implicações da „formação de professores‟ e dos „saberes docentes‟ na seleção do livro didático (LD) de Biologia. Para isso, buscas foram realizadas nos arquivos da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, do Portal de Periódicos da Capes e de dois eventos científicos: Encontro Nacional de Ensino de Biologia e Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Foram identificados nove trabalhos relacionados à temática pesquisada. Dentre estes, a maioria trata da seleção e uso do LD, no entanto, nenhum aborda os „saberes docentes‟ envolvidos na seleção do LD.

Palavras-Chave: Formação de professores, Saberes docentes, Livro Didático de Biologia.

1 Introdução

O Livro Didático (LD) é uma obra escrita com a finalidade específica de ser utilizada numa situação didática. Para Lajolo (1996, p. 4), “Didático, então, é o livro que vai ser utilizado em aulas e cursos, que provavelmente foi escrito, editado, vendido e comprado, tendo em vista essa utilização escolar e sistemática”.

A escolha do LD utilizado na escola pública é feita em várias etapas por meio do Programa Nacional do Livro Didático, o PNLD, que é o segundo maior do mundo em se tratando de compras de livros (SAMPAIO; CARVALHO, 2010). Este programa apresenta várias etapas e uma das principais é aquela em que o professor seleciona o LD que irá utilizar, durante os próximos três anos, na escola em que atua.

As pesquisas que envolvem o LD apresentam grande diversidade temática justificada, entre outros fatores, pela complexidade desse objeto de pesquisa e pela variedade de agentes que estão envolvidos no seu processo de produção, seleção e utilização (FRACALANZA, 2006; MUNAKATA, 2012; CHOPPIN, 2004; LORENZ, 2010). No entanto, Lorenz (2010), Choppin (2004) e Teixeira e Megid Neto (2012) afirmam que a maioria destas pesquisas apresentam enfoque apenas na análise dos conteúdos presentes nestes livros.

(2)

(2011), de artigos relativos à temática. Para chegarem a esta conclusão, os referidos autores realizaram um levantamento entre as produções publicadas em periódicos nacionais e em edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC).

Neste sentido, infere-se que devem ser escassos os trabalhos com o propósito de analisar as implicações da „formação de professores‟ e dos „saberes docentes‟ na seleção do LD de Biologia, utilizado nas escolas públicas. Assim, com o intuito de investigar sobre a possiblidade de esta escassez se configurar como uma realidade concreta no âmbito da produção científica brasileira, foi elaborado o Estado da Questão (EQ) sobre as implicações da „formação de professores‟ e dos „saberes docentes‟ na seleção do LD. Destarte, este trabalho apresenta o relatório final referente a esta investigação.

O processo de elaboração de um EQ, segundo Nóbrega-Therrien e Therrien (2004), constitui-se em uma busca seletiva e crítica de estudos relacionados à temática de interesse do pesquisador nas fontes de produção científica. Nesse sentido, o seu desenvolvimento é essencial para nortear um trabalho investigativo, já que pode auxiliar na redefinição dos objetivos e das categorias centrais do objeto de estudo. Ainda, de acordo com estes autores, é fundamental deixar claro que existem diferenças entre o Estado da Arte e o EQ, pois o primeiro se constitui em um mapeamento das produções científicas em um determinado campo do conhecimento, resultando em um inventário descritivo da produção acerca de um tema. Já o EQ é elaborado a partir de um levantamento bibliográfico seletivo, com as finalidades de delimitar o objeto de investigação, de identificar categorias teóricas e, ainda, de indicar a contribuição de futuros trabalhos para o campo científico.

Assim, o presente artigo tem o objetivo de apresentar um mapeamento, realizado no âmbito do cenário nacional, dos estudos publicados acerca das implicações da „formação de professores‟ e dos „saberes docentes‟ na seleção do LD de Biologia.

2 Caminho metodológico

Antes de iniciar as buscas, ou seja, o mapeamento das publicações, foram definidos os descritores que permeiam a temática da seleção do LD de Biologia: 1. Formação de professores (Formação docente); 2. Livro didático; 3. Saberes docentes; 4. Ciências Biológicas (Biologia).

(3)

operador booleano1 „AND‟, tendo sido também utilizadas algumas palavras cognatas entre parênteses. Assim, foram definidas as seguintes combinações: 1. Formação de Professores (formação docente) AND Livro didático; 2. Saberes docentes AND Livro didático; 3. Ciências Biológicas (Biologia) AND Livro didático; 4. Formação de Professores (formação docente) AND Ciências Biológicas (Biologia); 5. Saberes docentes AND Ciências Biológicas (Biologia). Estas combinações foram utilizadas nos sites disponíveis na internet para identificar as produções que atenderiam a pelo menos uma delas.

O período mapeado compreendeu os anos de 2004 a 2015. A definição desse intervalo de tempo se deve à temática desta pesquisa, pois, como o seu propósito foi investigar o processo de seleção dos LDs de Biologia nas Escolas Públicas, só faz sentido a realização desse estudo a partir de 2004, ano de criação e implantação do Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM)2.

Definidos os descritores e o período a ser pesquisado, o próximo passo foi a definição dos locais (portais, sites) de busca. Optou-se pela realização do levantamento das pesquisas no âmbito do cenário nacional. Para isso, foram utilizados como fontes de busca o

site da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), o Portal de Periódicos

da Capes e os sites de dois eventos científicos, o Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) e o Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO), sendo respectivamente, um específico da área de pesquisa e educação em Ciências e outro da área de Ensino de Biologia.

Devido à não disponibilização online dos trabalhos publicados nas edições do ENEBIO realizadas antes de 2010, somente puderam ser analisados aqueles apresentados nos eventos promovidos a partir desta data e que estavam disponíveis na internet.

3 Resultados das buscas

Para a seleção das pesquisas que se relacionam ao tema estudado, foram considerados também os trabalhos que, embora estejam diretamente ligados a outras áreas do conhecimento, como Linguística, Química e Ciências, apresentavam temática similar.

1

Operadores booleanos, como „and‟, „or‟ e „not‟, são utilizados para relacionar palavras em uma expressão de busca. Quando esses caracteres são utilizados em levantamentos bibliográficos, facilitam a identificação de trabalhos mais diretamente relacionados com a temática pesquisada.

(4)

As buscas no site da BDTD3 foram realizadas com o auxílio da ferramenta de busca avançada, tendo sido encontrados 500 trabalhos, dos quais 16 foram selecionados pelo título e, após a leitura dos resumos, constatou-se que apenas 02 (dois) se relacionavam com a temática pesquisada. Os outros trabalhos não foram selecionados porque tratavam de outros assuntos não relacionados à temática pesquisada.

Para compor o cenário das pesquisas de âmbito nacional, foram analisados os artigos indexados no Qualis de A-1 a B-2 (Área de Educação) no Portal de Periódicos Capes4. Nestas buscas não foram especificados bancos de dados nem outros filtros, já que os resultados de 2004 a 2015 não se apresentaram de forma muito numerosa. Foram encontrados 102 artigos, dos quais 03 (três) foram selecionados pelo título, no entanto, apenas 02 (dois) destes, após a leitura de seus resumos, abordavam a temática de interesse. Os artigos que foram excluídos da seleção tinham como enfoque: análise de livros, temas específicos da Biologia e critérios de avaliação do LD.

A análise dos trabalhos publicados em eventos foi a mais trabalhosa e demorada, pois cada uma das edições do evento, normalmente, estava em um site diferente, sendo que algumas não se encontravam mais disponíveis para consulta. Foram analisadas três edições do ENEBIO5 e cinco edições do ENPEC.

O primeiro evento analisado foi o Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO). Para identificar as produções relacionadas à temática pesquisada, fez-se a leitura dos títulos de todos os trabalhos apresentados. Em seguida, foram lidos os resumos daqueles previamente selecionados, pois não havia ferramentas para busca de descritores. Foram encontrados os resultados apresentados na Tabela 1.

Tabela 1 - Trabalhos encontrados nos anais do ENEBIO no período de 2010-2014

Edições do ENEBIO Trabalhos encontrados a partir dos descritores

Trabalhos relacionados com a temática Percentual de trabalhos relacionados com a temática III ENEBIO (2010) 43 0 0 % IV ENEBIO (2012) 39 0 0 % V ENEBIO (2014) 67 3 2,01 % Total 149 3 2,01 %

Fonte: elaborada pelos autores.

(5)

Dos 149 trabalhos encontrados, apenas 03 (três) se relacionavam com a temática. Os demais trabalhos foram excluídos após leitura de títulos e de resumos por apresentarem outros assuntos não relacionados à temática pesquisada.

O segundo evento pesquisado foi o Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). A partir da leitura da lista de todos os títulos e posterior leitura de resumos dos trabalhos pré-selecionados, foram encontrados os resultados apresentados na Tabela 2.

Tabela 2 - Trabalhos encontrados nos anais do ENPEC no período de 2004 a 2015

Edições do ENPEC Trabalhos encontrados a partir dos descritores

Trabalhos relacionados com a temática Percentual de trabalhos relacionados com a temática V ENPEC (2005) 4 0 0 % VI ENPEC (2007) 25 0 0 % VII ENPEC (2009) 22 1 0,725 % VIII ENPEC (2011) 44 0 0 % IX ENPEC (2013) 43 1 0,725 % Total 138 2 1,45 %

Fonte: elaborada pelos autores.

Das cinco edições do ENPEC realizadas no período pesquisado, analisou-se os trabalhos apresentados nas modalidades de comunicação oral e de painel. Os anais dos eventos estavam disponíveis no site da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC)6.

Dos 138 trabalhos encontrados, apenas 02 (dois) se relacionavam com a temática estudada. Aqueles que não foram selecionados após a leitura dos resumos, tratavam de temas como análise de livros, prática docente, formação inicial, temas específicos da Biologia, recursos didáticos, avaliação, dentre outros que não eram de interesse desta pesquisa.

3.1 Estudos sobre a formação de professores e os saberes docentes relacionados à seleção do livro didático de Biologia: dialogando com os achados

Após o levantamento no âmbito do cenário das pesquisas nacionais, foram selecionadas 09 (nove) produções que apresentavam relação com a temática pesquisada. Dentre os textos selecionados, estão 02 (duas) dissertações encontradas na BDTD, 02 (dois) artigos (um publicado na „Revista Lusófona de Educação‟ e outro na Revista „Trabalhos em

6

(6)

Linguística Aplicada‟) do Portal de Periódicos da Capes, e 05 (cinco) trabalhos apresentados em eventos científicos (três no ENEBIO e dois no ENPEC) (Quadro 1).

Quadro 1 – Síntese do mapeamento realizado em todos os locais de busca no período de 2004 a 2015

Título Tipo de

trabalho/ano Autor Instituição/Local

Seleção e uso do livro didático na visão de professores de ciências: um estudo na rede municipal de

ensino de Florianópolis Dissertação/ 2013 Marcelo D‟ Aquino Rosa Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina

“Só quero saber do que pode

dar certo, não tenho tempo a perder”: escolhas e usos do

livro didático de história em escolas municipais. Dissertação/ 2012 Carolina Penafiel de Queiroz Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro A formação de professores e o livro didático: avaliação e

controle dos saberes escolares Artigo da Revista Lusófona de Educação- Qualis A1)/ 2010 Alice Yoko Horikawa; José Lima Jardilino (Professores pesquisadores)

Universidade Nove de Julho (São Paulo) O livro didático na perspectiva da formação de professores Artigo da Revista „Trabalhos em Linguística Aplicada‟ - Qualis B1)/ 2009 Rosane Rocha Pessoa (Professora pesquisadora) Universidade Federal de Goiânia (Goiânia)

O papel do livro didático de Biologia na opinião de professores em formação: implicações sobre a escolha e

avaliação Trabalho publicado no V ENEBIO/ 2014 Mariana Leite da Silveira; Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Federal do Rio

Grande do Norte

Concepções sobre a seleção do livro didático de Biologia

em uma escola estadual de educação profissional: o que

pensam os professores Trabalho publicado no V ENEBIO/ 2014 Raquel Sales Miranda (Bolsista CNPq); Raquel Crosara Maia Leite

Universidade Federal do Ceará O livro didático e a formação de professores de Ciências em processo de iniciação à docência Trabalho publicado no V ENEBIO/ 2014 Tamini Wyzykowski (Bolsista PIBID); Roque Ismael da Costa Güllich Universidade Federal da Fronteira Sul - Santa

Catarina

Questões relacionadas à seleção e utilização do livro didático por professores de Química da Região Sul da

Bahia Trabalho publicado no VII ENPEC/ 2009 Juliana de Oliveira Maia (Bolsista FAPESB); Luciana Passos Sá; Edson José Warthe Universidade Estadual de Santa Cruz – Bahia

A seleção e o uso do livro didático na visão de professores de Ciências: um estudo na rede municipal de

ensino de Florianópolis Trabalho publicado no IX ENPEC/ 2013 Marcelo D‟ Aquino Rosa Programa de Pós-Graduação em educação científica e tecnológica da Universidade

Federal de Santa Catarina

(7)

De acordo com dados obtidos a partir da análise dos 09 (nove) trabalhos selecionados e de consulta realizada na Plataforma Lattes7, verificou-se que 04 (quatro) deles são oriundos de Programas de Pós-Graduação, 02 (dois) são produções de professores doutores e 03 (três) são de alunos de graduação, com bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), em conjunto com seus orientadores. Assim, foi possível perceber que a temática pesquisada tem sido objeto de investigações principalmente de professores pesquisadores, de mestrandos e de doutorandos, o que indica um maior aprofundamento das pesquisas que têm sido desenvolvidas sobre a seleção do LD.

Quanto ao ano de publicação dos trabalhos, observou-se que o período de 2004 a 2008 não apresenta nenhum trabalho relativo ao objeto de investigação. Foram identificados trabalhos que relacionavam o LD à „formação de professores‟ somente a partir de 2009, porém a frequência dessas publicações se manteve baixa até 2014. Vale ressaltar que, neste último ano, foi registrado o maior número de trabalhos publicados e, em 2015, não foi encontrado nenhum trabalho divulgado. Esses dados permitem inferir que, apesar de já terem se passado mais de 10 anos do lançamento do PNLEM, ainda são poucas as publicações que focalizam a influência da „formação de professores‟ e dos „saberes docentes‟ na seleção do LD.

Outro aspecto observado se refere ao fato das instituições de origem destas produções apresentarem uma distribuição não uniforme entre as Regiões geográficas brasileiras. Desse modo, vale ressaltar que as Regiões Nordeste e Sul apresentam, cada uma, três produções. A Região Nordeste apresenta produções em eventos científicos, sendo 01 (uma) de cada um dos Estados do Rio Grande do Norte, do Ceará e da Bahia. Já as pesquisas realizadas no Sul se concentram em Santa Catarina, que apresenta 01 (uma) dissertação e 2 (dois) artigos em eventos científicos. A Região Sudeste apresenta 02 (duas) produções, sendo 01 (uma) de cada um dos Estados do Rio de Janeiro (uma dissertação) e de São Paulo (artigo de periódico). A Região Centro-Oeste apresenta apenas 01 (um) artigo de periódico (Goiás). Até 2015 nenhuma instituição da Região Norte havia publicado resultados de trabalhos de pesquisa nessa área.

Objetivando um maior aprofundamento da análise destas produções, optou-se por examinar três aspectos formais, comuns a todos os trabalhos de natureza científica: os

(8)

objetivos, os principais referenciais teóricos e a metodologia. Assim, os artigos e os trabalhos publicados em eventos científicos foram lidos na íntegra. Das dissertações foram analisados os capítulos referentes à introdução, ao referencial teórico e à metodologia.

A partir deste EQ, foi possível perceber que as teses e as dissertações em âmbito nacional muito pouco têm discutido sobre a relação entre a seleção do LD, a formação de professores e os „saberes docentes‟, pois as 02 (duas) dissertações localizadas tratam estritamente do processo de seleção e do uso do LD. Em apenas 01 (uma) delas foi realizada uma análise superficial sobre a formação inicial e a continuada, tendo sido estas somente citadas, sem desenvolver uma discussão sobre suas influências no processo de seleção do LD. Além disso, estes 02 (dois) trabalhos foram produzidos por Programas de Pós-Graduação de áreas como Ciências e História.

A partir dos dados coletados no Portal de Periódicos da Capes, foi possível perceber que as publicações sobre a temática pesquisada ainda se apresentam de forma bastante reduzida. Neste sentido, vale ressaltar que neste banco de dados só foram encontrados trabalhos que relacionavam a „formação de professores‟ e a seleção do LD. Dos 02 (dois) artigos encontrados, apenas 01 (um) discute a relação entre esta formação e o contexto histórico-cultural que justifica a importância do LD nas escolas. O outro trata somente da relação entre a formação inicial e a seleção do LD, já que o público-alvo da pesquisa são os estudantes de licenciatura. Não foram encontrados trabalhos que relacionassem „saberes docentes‟ ao processo de seleção do LD.

Observa-se que, apesar de terem sido analisados títulos de 6.659 trabalhos apresentados em três edições do ENEBIO e em cinco do ENPEC, apenas 05 (cinco) deles, correspondendo a 0,07% do total, foram selecionados por apresentarem relação com a temática aqui investigada. Estes resultados indicam que há uma grande carência de estudos científicos referentes à „formação de professores‟ e aos „saberes docentes‟ relacionados ao processo de seleção do LD.

Dentre os 05 (cinco) artigos selecionados no ENEBIO e no ENPEC, 01 (um) aborda a influência da formação inicial no processo de seleção do LD, e outro analisa essa mesma influência nas compreensões sobre o LD no currículo. Os outros 03 (três) trabalhos discutem, de maneira superficial, a possibilidade da formação (inicial ou continuada) proporcionar momentos formativos relacionados à seleção e ao uso do LD. Nenhum destes 05 (cinco) artigos aborda os „saberes docentes‟ e sua relação com o processo de seleção do LD.

(9)

menção à „formação de professores‟, sem promover uma discussão de sua influência na seleção do LD. Os trabalhos que mais se aproximam da temática de investigação aqui proposta estão restritos aos eventos de natureza científica.

Quanto aos referenciais teóricos utilizados para a elaboração destes trabalhos, foram identificados alguns autores que estão presentes na maioria deles. Assim, os que mais se repetiram nas produções selecionadas foram Choppin (2004), Batista (1999; 2003) e Lajolo (1996), os quais foram adotados para embasar as discussões sobre LD. Para fundamentar as discussões sobre a „formação de professores‟ na área de Ciências e de Biologia, os autores mais utilizados foram Carvalho e Gil-Pérez (2000; 2011), Delizoicov (1995) e Krasilchik (1987; 2004; 2011).

Quanto aos referenciais teóricos utilizados para embasar a temática do LD de Ciências e de Biologia, foram citados os seguintes autores: Nuñez et al. (2001; 2003; 2009), Megid Neto e Fracalanza (2003; 2006; 2013) e Fracalanza (2005).

Também foi possível perceber que, apesar de nenhuma destas produções focalizar a temática relacionada aos „saberes docentes‟, muitas delas usam como referencial as leituras de Tardif (2000; 2008; 2012), pesquisador consagrado nesta temática, além de trabalhos de outros autores que discutem sobre os „saberes docentes‟ específicos da área de Ciências, como Nuñez et al. (2003) e Carvalho e Gil-Pérez (2001).

A análise das metodologias descritas nos trabalhos selecionados foi pautada nos instrumentos utilizados para coleta de dados e no público-alvo das pesquisas. Dessa forma, foi possível verificar que diversas estratégias de pesquisa foram adotadas, incluindo a utilização de levantamento histórico, a observação de aulas, a aplicação de oficinas didáticas, a elaboração de fichas de avaliação de LD e análises de diários de bordo. No entanto, a maioria dos trabalhos demonstra que seus autores utilizaram as entrevistas e os questionários para desenvolver a técnica do estudo de caso específico. O público-alvo descrito nestes trabalhos de pesquisa estava constituído de professores em processo de formação e de professores em exercício, sendo que essa segunda categoria foi a mais pesquisada por estas investigações.

4 Considerações finais: sugestões para futuros estudos

(10)

„formação de professores‟ e nenhum deles reporta-se aos „saberes docentes‟ associados à seleção do LD.

A partir dessas constatações, entende-se que a construção deste EQ contribuiu para tornar mais evidente a importância em desenvolver pesquisas que estabeleçam um diálogo entre a „formação de professores‟ e os „saberes docentes‟ envolvidos na seleção do LD de Biologia, pois são aspectos que precisam ser discutidos a nível acadêmico, na tentativa de buscar melhores condições de trabalho tanto para o professor quanto para o aluno.

Por fim, entende-se que este trabalho apresenta limitações relacionadas ao período e aos locais pesquisados. Neste sentido, considera-se ser possível a existência de trabalhos sobre a temática estudada em outros locais de busca e/ou em outros períodos de tempo. No entanto, a pesquisa realizada evidencia que, mesmo tendo se passado mais de dez anos do surgimento do Programa Nacional de Livros Didáticos para o Ensino Médio, ainda existem poucas pesquisas que ouvem o professor, no sentido de compreender as possíveis contribuições atribuídas à formação e aos „saberes docentes‟ à tarefa de selecionar o LD.

Referências Bibliográficas

CARVALHO, Anna Maria Pessoa de; GIL-PÉREZ, Daniel. O saber e o saber fazer do professor. In: CASTRO, Amélia Domingues de; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Ensinar a ensinar: didática para a escola fundamental e média. São Paulo: Thomson, 2001, cap. 7, p. 107-124.

CHOPPIN, Alain. História dos Livros e das edições didáticas: sobre o estudo da arte. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 3, p. 549-566, set./dez., 2004. Disponível em: http://wwww.scielo.br/pdf/ep/v30n3/a12v30n3.pdf. Acesso em: 10 jan. 2016.

FERREIRA, Márcia Serra; SELLES, Sandra Escovedo. A produção acadêmica brasileira sobre livros didáticos em Ciências: uma análise em periódicos nacionais. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 4, 2003, Bauru. Anais eletrônicos. Bauru: ABRAPEC, 2003, p. 1-10. Disponível em:

<http://www.abrapec.ufsc.br/wp-content/uploads/2013/11/IV-ENPEC.rar>. Acesso em: 10 out. 2015.

FRACALANZA, Hilário. Livro Didático de Ciências: novas ou velhas perspectivas. In: FRACALANZA, Hilário; MEGID NETO, Jorge (org.). O livro didático de ciências no Brasil. Campinas: Komedi, 2006, cap. 6, p. 173-189.

LAJOLO, Marisa. Livro Didático: um (quase) manual de usuário. Em Aberto, Brasília, ano 16, p. 2-9, n.69, jan./mar., 1996. Disponível em:

(11)

LORENZ, Karl. Ciência, Educação e Livros Didáticos do Século XIX: os compêndios das Ciências Naturais do Colégio de Pedro II. Uberlândia: Editora da Universidade Federal de Uberlândia, 2010. 366 p.

MUNAKATA, Kazumi. O livro didático: alguns temas de pesquisa. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, v. 12, n. 3, p. 179-197, set./dez., 2012. Disponível em: <http://www.rbhe.sbhe.org.br/index.php/rbhe/article/view/455>. Acesso em: 06 fev. 2016.

NÓBREGA-THERRIEN, Sílvia Maria; THERRIEN, Jacques. Trabalhos Científicos e o Estado da Questão: reflexões teórico-metodológicas. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 15, n. 30, jul./dez., 2004.

NUÑEZ, IsauroBeltrán; RAMALHO, Betânia Leite; SILVA, Ilka Karine P. da; CAMPOS, Ana Paula N. A seleção dos livros didáticos: um saber necessário ao professor. O caso do ensino de Ciências. Revista Iberoamericana de Educación, Madrid, v. 1, n. 31, p. 1-11, mai./ago. 2003. Disponível em: < http://rieoei.org/deloslectores/427Beltran.pdf>. Acesso em: 10 nov. 2015.

ROQUETTE, Diego Amoroso Gonzalez; FERREIRA, Marcia Serra. Livros didáticos de Biologia: investigando a produção acadêmica no „ENPEC‟(2007-2009). ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 8, 2011, Campinas, Anais eletrônicos. Campinas: ABRAPEC, 2011, p. 1-9. Disponível em:

<http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/index.htm>. Acesso em: 10 out. 2015.

SAMPAIO, Francisco Azevedo de Arruda; CARVALHO, Aloma Fernandes de. Com a palavra, o autor: Em nossa defesa: um elogio à importância e uma crítica às limitações do Programa Nacional do Livro Didático. São Paulo: Sarandi, 2010. 432 p.

TEIXEIRA, Paulo Marcelo Marini; MEGID NETO, Jorge. O estado da arte da pesquisa em ensino de Biologia no Brasil: um panorama baseado na análise de dissertações e teses.

Referências

Documentos relacionados

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Como o predomínio de consumo energético está no processo de fabricação dos módulos fotovoltaicos, sendo os impactos da ordem de 50 a 80% nesta etapa (WEISSER,

(2008), o cuidado está intimamente ligado ao conforto e este não está apenas ligado ao ambiente externo, mas também ao interior das pessoas envolvidas, seus

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo de espécies de Myrtaceae, com dados de anatomia e desenvolvimento floral, para fins taxonômicos, filogenéticos e

MELO NETO e FROES (1999, p.81) transcreveram a opinião de um empresário sobre responsabilidade social: “Há algumas décadas, na Europa, expandiu-se seu uso para fins.. sociais,

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento