• Nenhum resultado encontrado

Expediente Presidente do Conselho Deliberativo Diretor-Presidente Diretor Técnico Diretor de Administração e Finanças

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Expediente Presidente do Conselho Deliberativo Diretor-Presidente Diretor Técnico Diretor de Administração e Finanças"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)
(2)

Expediente

Presidente do Conselho Deliberativo

Adelmir Santana

Diretor-Presidente

Paulo Tarciso Okamotto

Diretor Técnico

Luiz Carlos Barboza

Diretor de Administração e Finanças

Carlos Alberto dos Santos

Gerente da Unidade de Capacitação Empresarial

Mirela Malvestiti

Coordenação

Nidia Santana Caldas

Autor

Lauri Tadeu Corrêa Martins

Projeto Gráfico

Staff Art Marketing e Comunicação Ltda. http://www.staffart.com.br

(3)

Apresentação do Negócio

Armarinho é um negócio que está relacionado à conveniência para a resolução de pequenos problemas do cotidiano.

Com a manufatura em massa de roupas prontas o armarinho diminuiu a sua importância, mas é um negócio que resiste ao tempo, pela sua tradição e por ser uma espécie de loja “quebra-galho”, encontrada tanto nos bairros quanto em centros comerciais.

O armarinho oferece uma grande variedade de produtos, desde materiais para aviamentos e pequenos consertos, linhas, botões,

agulhas, miudezas em geral, ornamentos, enfeites, tecidos, fios, artigos de papelaria, material para pintura e trabalhos manuais, bordados, tricô e crochê, até os mais diversos artigos para presentes e lembranças.

Mercado

Segundo a revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, 60% (sessenta por cento) dos clientes gastam até R$ 2,00 (dois reais) em cada compra.

No inverno as vendas aumentam, chegando a 70% (setenta por cento) de acréscimo, pois é o período em que as pessoas ficam mais em casa e fazem trabalhos como tricô e bordados.

Os armarinhos enfrentam a concorrência dos grandes supermercados, das papelarias e da indústria de confecções, além dos camelôs e

comércios de rua.

(4)

confecções, e o público em geral.

Localização

A localização do armarinho é fator muito importante para o negócio. A loja deve estar localizada em ruas de grande fluxo de pessoas e veículos, como grandes avenidas e cruzamentos, para onde fluem pessoas de diversas regiões da cidade. É necessário identificar os "pólos geradores de público", geralmente formados por

supermercados, hipermercados, agências bancárias, instituições de serviço público municipal, estadual e federal, terminais de ônibus e/ou metrô, parques, clubes, hospitais, maternidades e outros que podem ser identificados na região.

Conveniência e acesso fácil são fatores fundamentais para que o consumidor escolha uma loja. A proximidade com pool de lojas que atraem grande fluxo de clientes, indústrias de confecções e

profissionais da área de costura, tricô e crochê, poderá ser um forte fator para o sucesso do empreendimento.

Outro aspecto fundamental é a visibilidade, ou seja, os clientes ao se movimentarem em uma avenida devem identificar facilmente a loja.

Exigências legais específicas

É necessário contratar um contador profissional para legalizar a empresa nos seguintes órgãos:

- Junta Comercial;

- Secretaria da Receita Federal (CNPJ); - Secretaria Estadual de Fazenda;

(5)

- Prefeitura do Município para obter o alvará de funcionamento; - Enquadramento na Entidade Sindical Patronal (a empresa ficará obrigada a recolher por ocasião da constituição e até o dia 31 de janeiro de cada ano a Contribuição Sindical Patronal);

- Cadastramento junto à Caixa Econômica Federal no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS”.

- Corpo de Bombeiros Militar.

Além do cumprimento das exigências anteriores, é necessário

pesquisar na Prefeitura Municipal se a Lei de Zoneamento permite a instalação de loja de armarinhos no local.

O Sebrae local poderá ser consultado para orientação.

Estrutura

A estrutura de uma loja de armarinho é bastante simples, composta basicamente por um balcão para atendimento dos pedidos, serviço de Caixa, área para acesso e circulação de clientes, espaço para exposição dos itens a serem comercializados, onde os produtos devem ser bem expostos e em harmonia com o ambiente, além de um pequeno

escritório para administração.

Entretanto, é importante também considerar o perfil do cliente que será alvo do negócio e a linha de produtos que será colocada à venda para definir o tamanho da loja e as instalações.

O empreendedor poderá agregar o serviço de pequenos consertos, instalando-o juntamente com a loja ou fazendo parceria com costureiros já estabelecidos.

(6)

disponibilidade permanente de vagas públicas nas proximidades será necessário realizar convênio com estacionamento próximo.

Pessoal

A quantidade de profissionais está relacionada ao porte do

empreendimento. Para um armarinho pode-se começar com três empregados para o atendimento e manutenção dos estoques. O negócio de armarinho é altamente influenciado pela variação

climática, pelas datas comemorativas como carnaval, dia das mães, dia dos pais, dia das crianças e natal. Essas datas proporcionam um fluxo maior de clientes e exigem a contratação temporária de novos

atendentes.

A atividade de caixa pode ser executada pelo empresário ou por um dos atendentes.

Caso o empresário faça a opção por oferecer serviços de pequenos consertos em vestuário deverá contratar uma costureira, ou terceirizar esta atividade para profissionais contratados por produção.

O empresário deve contratar pessoas com experiência comprovada e com boas referências de empregos anteriores. Caso prefira capacitar novos colaboradores, deverá procurar cursos específicos existentes no mercado, que preparem as pessoas para lidar com bordados, linhas, purpurinas, lãs, agulhas, tricô, crochê, ponto de linha, etc.

O atendimento personalizado e qualificado é um item que merece a maior preocupação do empresário, visando manter e fidelizar a clientela.

(7)

Deve-se estar atento para a Convenção Coletiva do Sindicato dos

Trabalhadores no Comércio, utilizando-a como balizadora dos salários e orientadora das relações trabalhistas, evitando, assim, conseqüências desagradáveis.

O Sebrae da localidade poderá ser consultado para aprofundar as orientações sobre o perfil do pessoal e treinamentos adequados.

Equipamentos

São necessários os seguintes móveis e equipamentos: - um microcomputador completo;

- uma impressora; - linha telefônica;

- uma impressora de cupom fiscal;

- mesas, cadeiras, armários, de acordo com o dimensionamento das instalações;

- gaveteiro para guardar dinheiro, cheques e tickets de cartões de débito e crédito;

- equipamento para recebimento através de cartões de débito e crédito; - estantes, prateleiras e vitrines para exposição dos produtos;

- balcão;

- móvel grande com gavetas para miudezas em geral; - utensílios de escritórios;

Matéria Prima / Mercadoria

As mercadorias são diversificadas e compõem-se de diversos artigos como: zíperes, linhas diversas, agulhas, lãs em novelo, alfinetes, tesouras, meias, purpurinas, viés, travas, fivelas, cintos, fitas, botões, elásticos, rendas, produtos auxiliares para cozinha, lavanderia,

(8)

Para a definição do mix de produtos a ser oferecido ao mercado, o empresário deverá visitar lojas estabelecidas, ouvir permanentemente seus clientes e ir fazendo adaptações ao longo do tempo.

Organização do processo produtivo

Os processos de uma loja de armarinhos são divididos em:

Exposição dos produtos – Representado por prateleiras e vitrines. Deve ter boa visibilidade.

Para lojas de maior porte pode ser adotada a prática de Self Service, através de gôndolas e prateleiras externas ao balcão, porém, esse modelo deve considerar que uma loja dessa natureza trabalha com miudezas, facilitando o furto de mercadorias.

Balcão de Atendimento – Local onde os clientes farão seus pedidos e serão atendidos. A entrega dos produtos adquiridos poderá ocorrer em área destinada para esse fim, nas proximidades do Caixa.

Caixa – Espaço destinado ao recebimento do valor das vendas.

Serviços de pequenos consertos – o serviço de pequenos consertos é realizado em área separada do atendimento ao cliente, através de costureiras. Pode ser terceirizado, o que evita o investimento em instalações e equipamentos. Em contrapartida irá exigir um controle mais efetivo para que o atendimento ao cliente se dê nos prazos contratados.

Administração – pequeno espaço destinado às atividades de compra e relacionamento com fornecedores, controle de estoques, controles de contas a pagar, atividades de recursos humanos, controles financeiros

(9)

e de contas bancárias, acompanhamento do desempenho do negócio e outras que o empreendedor julgar necessárias para o bom andamento do empreendimento.

Automação

Há no mercado uma boa oferta de sistemas para gerenciamento de armarinhos. Para uma produtividade adequada devem ser adquiridos sistemas que integrem as compras, as vendas e o financeiro. Os softwares possibilitam o controle dos estoques, cadastro de clientes, serviço de mala direta para clientes e potenciais clientes, controle de estoque de produtos, cadastro de móveis e equipamentos, controle de contas a pagar e a receber, fornecedores, folha de pagamento, fluxo de caixa, fechamento de caixa etc.

Para uma pequena loja deve-se procurar softwares de custo acessível e compatível com o porte do negócio.É muito difícil administrar esse tipo de loja sem controle de estoque, uma vez que o número de itens é enorme.

Canais de distribuição

O canal de distribuição é a própria loja. Uma alternativa que está sendo bastante utilizada é a venda pela internet, trazendo

comodidade para o cliente e a possibilidade de alteração constante dos produtos em exposição e o desenvolvimento de estratégias

personalizadas. Nesses casos o empreendedor deverá definir estratégia que possibilite o equilíbrio das margens de lucratividade,

estabelecendo valores mínimos de pedidos que poderão ser entregues em domicílio.

(10)

Investimentos

Investimento compreende todo o capital empregado para iniciar e viabilizar o negócio até o momento de sua auto-sustentação. Pode ser caracterizado como:

- investimento fixo – compreende o capital empregado na compra de imóveis, equipamentos, móveis, utensílios, instalações, reformas, etc.; - investimentos pré-operacionais – são todos os gastos ou despesas realizadas com projetos, pesquisas de mercado, registro da empresa, projeto de decoração, honorários profissionais e outros;

- capital de giro – é o capital necessário para suportar todos os gastos e despesas iniciais, geradas pela atividade produtiva da empresa.

Destina-se a viabilizar as compras iniciais, pagamento de salários nos primeiros meses de funcionamento, impostos, taxas, honorários de contador, despesas com vendas, giro de estoques e outros.

Para um armarinho o empreendedor terá que dispor de capital suficiente para fazer frente aos seguintes itens de investimento:

- reforma e adaptação - inclui placa de identificação e mecanismos de segurança;

- um microcomputador completo, software, impressora e impressora de cupom fiscal;

- infra-estrutura de comunicação – telefone, internet, site; - móveis, estantes, balcões, prateleiras, etc;

- despesas de registro da empresa, honorários profissionais, taxas etc.; - capital de giro para suportar o negócio nos primeiros meses de

atividade.

Capital de giro

(11)

precisa manter para garantir a dinâmica do seu processo de negócio. O capital de giro precisa de controle permanente, pois tem a função de minimizar o impacto das mudanças no ambiente de negócios no qual a empresa atua.

O desafio da gestão do capital de giro deve-se, principalmente, à ocorrência dos fatores à seguir:

- variação dos diversos custos absorvidos pela empresa;

- aumento de despesas financeiras, em decorrência do baixo valor médio de vendas;

- aumento dos índices de inadimplência;

- altos níveis de estoques, levando-se em consideração a quantidade de itens necessários para compor os itens à venda.

O empreendedor deverá ter um controle orçamentário rígido de forma a não consumir recursos sem previsão.

O empresário deve evitar a retirada de valores além do pró-labore estipulado, pois no início todo o recurso que entrar na empresa nela deverá permanecer, possibilitando o crescimento e a expansão do negócio. Dessa forma a empresa poderá alcançar mais rapidamente sua auto-sustentação, reduzindo as necessidades de capital de giro e agregando maior valor ao novo negócio.

No caso de um armarinho, o empresário deve reservar em torno de 20% do total do investimento inicial para o capital de giro. Este ramo de negócio trabalha com vendas à vista, podendo contar com retorno rápido de capital.

(12)

São todos os gastos realizados na produção de um bem ou serviço e que serão incorporados posteriormente ao preço dos produtos ou serviços prestados, como: aluguel, água, luz, salários, honorários profissionais, despesas de vendas, matéria-prima e insumos

consumidos no processo de produção.

O cuidado na administração e redução de todos os custos envolvidos na compra, produção e venda de produtos ou serviços que compõem o negócio, indica que o empreendedor poderá ter sucesso ou insucesso, na medida em que encarar como ponto fundamental a redução de desperdícios, a compra pelo melhor preço e o controle de todas as despesas internas. Quanto menores os custos, maior a chance de ganhar no resultado final do negócio.

Os custos para abrir um armarinho devem ser estimados considerando-se os itens abaixo:

1. salários, comissões e encargos;

2. tributos, impostos, contribuições e taxas; 3. aluguel, taxa de condomínio, segurança; 4. água, luz, telefone e acesso a internet;

5. serviços de limpeza, higiene, manutenção e segurança; 6. assessoria contábil;

7. propaganda e publicidade da empresa;

8. aquisição de mercadorias, matéria-prima e insumos

Diversificação / Agregação de valor

Há pouca variação possível nos produtos ofertados por um armarinho. Alguns oferecem além do mix padrão, serviços específicos como cobertura de botões, costura de zíperes, pequenos ajustes em roupas, etc.

(13)

A diversificação se dá também pela grande variedade de itens do estoque com o objetivo de atender as mais diversas expectativas do cliente. A linha de produtos deverá ser planejada de acordo com as características da clientela e os seus hábitos de consumo.

O atendimento pessoal qualificado é um fator que agrega valor de alto significado para o cliente. É fundamental, na construção de

relacionamento duradouro, conhecer quem são os clientes e entender suas reais expectativas e necessidades

É importante acompanhar os principais eventos de moda do país e oferecer, na loja, os acessórios de vestuário que estão sendo usados no momento.

É importante pesquisar junto aos concorrentes para conhecer os

serviços que estão sendo adicionados e desenvolver opções específicas com o objetivo de proporcionar ao cliente um produto diferenciado. Além disso, conversar com os clientes atuais para identificar suas expectativas é muito importante para o desenvolvimento de novos serviços ou produtos personalizados, o que amplia as possibilidades de fidelizar os atuais clientes, além de cativar novos.

Nas bancas de jornais e revistas são encontradas várias publicações relacionadas a esse setor, que dão ótimas dicas para o atendimento a este mercado, além de permitir ao empresário estar informado sobre as novidades que estarão sendo procuradas pela clientela. Ex: Revista Agulha de Ouro.

Divulgação

(14)

porte e o público-alvo escolhido. Para um empreendimento de pequeno porte pode ser usada a distribuição de panfletos nas

proximidades da loja. Outras alternativas são os anúncios em jornais de bairro e propaganda em rádio.

A maioria dos clientes de armarinho tem entre 35 e 60 anos de idade, por ser essa uma fase em que as pessoas valorizam mais a manutenção e conserto de roupas de maior qualidade e dispõem-se a produzir peças de bordados, tricô, crochê e outros trabalhos manuais.

Para se aproximar do consumidor uma boa opção é fazer parcerias com pessoas que mantém blogs na Internet, para a divulgação dos produtos que serão comercializados.

A divulgação através de site na internet deve ser considerada, pois o acesso de pessoas à rede cresce permanentemente e em larga escala. Na medida do interesse e das possibilidades, poderão ser utilizados anúncios em jornais de grande circulação, revistas e outdoor. Se for de interesse do empreendedor, um profissional de marketing e

comunicação poderá ser contratado para desenvolver campanha específica.

Informações Fiscais e Tributárias

O segmento de armarinho, assim entendido o comércio varejista de artigos de armarinho, linhas botões, zíperes e outros aviamentos para costura, poderá optar pelo SIMPLES Nacional - Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, instituído pela Lei Complementar nº 123/2006, caso a receita bruta de sua atividade não ultrapassar R$ 240.000,00 (microempresa) ou R$ 2.400.000,00

(15)

(empresa de pequeno porte) e respeitando os demais requisitos previstos na Lei.

Nesse regime, o empreendedor poderá recolher os seguintes tributos e contribuições, por meio de apenas um documento fiscal – o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional):

• IRPJ (imposto de renda da pessoa jurídica); • CSLL (contribuição social sobre o lucro); • PIS (programa de integração social);

• COFINS (contribuição para o financiamento da seguridade social); • ICMS (imposto sobre circulação de mercadorias e serviços);

• INSS - Contribuição para a Seguridade Social relativa a parte da empresa (Contribuição Patronal Previdenciária – CPP)

Conforme a Lei Complementar nº 128/2008, as alíquotas do SIMPLES Nacional, para esse ramo de atividade, vão de 4% até 11,61%, dependendo da receita bruta auferida pelo negócio. No caso de início de atividade no próprio ano-calendário da opção pelo

SIMPLES Nacional, para efeito de determinação da alíquota no primeiro mês de atividade, o empreendedor utilizará, como receita bruta total acumulada, a receita do próprio mês de apuração

multiplicada por 12 (doze).

Se o Estado em que o empreendedor estiver exercendo a atividade conceder benefícios de isenção e/ou substituição tributária para o ICMS, a alíquota poderá ser reduzida conforme o caso. Na esfera Federal poderá ocorrer redução quando se tratar de PIS e/ou COFINS. Microempreendedor Individual - entra em vigor a partir de julho de 2009

Se a receita bruta anual não ultrapassar a R$ 36.000,00, o empreendedor poderá se enquadrar como Microempreendedor Individual – MEI, ou seja, sem sócio. Neste caso, os recolhimentos

(16)

conforme abaixo:

O empresário não precisa recolher os tributos acima (nem pelo sistema unificado), exceto:

• ISS –valor fixo de R$ 5,00 (cinco reais) independente do faturamento e

• ICMS – valor fixo de R$1,00 (um real), independente do faturamento

I) Sem empregado

• R$ 51,15 mensais para o INSS relativa à contribuição previdenciária do empreendedor;

• R$ 5,00 mensais de ISS – Imposto sobre serviços de qualquer natureza.

II) Com um empregado

Neste caso o empreendedor recolherá mensalmente, além dos valores acima, os seguintes percentuais:

• Retém do empregado 8% de INSS sobre a remuneração; • Desembolsa 3% de INSS patronal sobre a remuneração do empregado.

Conclusão: Para este segmento, tanto como LTDA quanto MEI, a opção pelo Simples Nacional sempre será muito vantajosa sobre o aspecto tributário, bem como nas facilidades de abertura do

estabelecimento e para cumprimento das obrigações acessórias. Fundamento Legal: Leis Complementares 123/2006, 127/2007, 128/2008 e Resoluções do CGSN – Comitê Gestor do Simples Nacional.

(17)

Feira Brasileira para a Indústria Têxtil Evento anual.

Local: Vila Germânica - Blumenau – Santa Catarina-SC (51) 3338-0800

www.febratex.com.br

Feira Internacional do Setor Infanto-Juvenil e Bebê Evento anual

Local: Expo Center Norte - São Paulo-SP (11) 3966-3022

www.fit016.com.br

Entidades em Geral

Relação de entidades para eventuais consultas. Associação Brasileira do Vestuário - ABRAVEST

Rua Chico Pontes 1500, Mart Center, Vila Guilherme – São Paulo–SP CEP: 02067-002

(11) 6901-4333

www.abravest.org.br Procurar na localidade:

Sindicato do comércio varejista de artigos de vestuário Alguns Fornecedores/Fabricantes

Circulo S/A

Rua Dr. Nereu Ramos, – Coloninha – Gaspar-SC CEP: 89110-000

vendas@circulo.com.br

(18)

www.circulo.com.br Michigan Botões Ltda

Rua Francisco Stinghen, sn – Barra do Rio Cerro – Jaraguá do Sul-SC CEP: 89260-010

(47) 3370-7447 / www.michigan.ind.br Fios União

Rua Rio de Janeiro, 773 – Belo Horizonte-MG (31) 3273-6855

www.fiosuniao.com.br Cia dos Botões

Rua da Graça, 510, Bom Retiro – São Paulo-SP. Cep: 01125-000 (11) 3361-7774 www.ciadosbotoes.com.br Tudo em Armarinhos 0800-34-0100 www.tudoemarmarinhos.com.br

Obs: Pesquisa na internet indicará outros fornecedores de produtos para armarinhos, que poderão estar localizados mais próximos ao local de instalação do negócio.

Cursos

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) http://www.senac.br/

(19)

Não existem normas técnicas específicas que regulamentem este segmento empresarial.

Glossário

Aviamento: forro, linha, botões e outros materiais usados em obras de costura.

Dicas do Negócio

- É importante, para se tornar mais competitivo, dimensionar o conjunto de serviços que serão agregados; avaliar o custo–benefício desses serviços é vital para a sobrevivência do negócio, porque pode representar um elevado custo sem geração do mesmo volume de receitas.

- Investir na qualidade global de atendimento ao cliente, ou seja: qualidade do serviço, ambiente agradável, profissionais atenciosos, respeitosos e interessados pelo cliente, além de comodidades

adicionais como é o caso de estacionamento.

- Procurar fidelizar a clientela com ações de pós-venda, como: remessa de cartões de aniversário, comunicação de novos serviços e novos produtos ofertados, contato telefônico lembrando de eventos e promoções.

- A presença do proprietário em tempo integral é fundamental para o sucesso do empreendimento.

- O empreendedor deve estar sintonizado com a evolução do setor, pois esse é um negócio que requer inovação e adaptação constantes, em face das novas tendências que surgem dia-a-dia.

Características específicas do empreendedor

O empreendedor envolvido com atividades relacionadas à vestuário e moda precisa adequar-se a um perfil que o mantenha na

(20)

vanguarda do setor. É aconselhável uma auto-análise para verificar qual a situação do futuro empreendedor frente a esse conjunto de características e identificar oportunidades de desenvolvimento. A seguir, algumas características desejáveis ao empresário desse ramo. - Ter paixão pela atividade e conhecer bem o ramo de negócio.

- Pesquisar e observar permanentemente o mercado em que está instalado, promovendo ajustes e adaptações no negócio.

- Ter atitude e iniciativa para promover as mudanças necessárias. - Acompanhar o desempenho dos concorrentes.

- Saber administrar todas as áreas internas da empresa.

- Saber negociar, vender benefícios e manter clientes satisfeitos. - Ter visão clara de onde quer chegar. - Planejar e acompanhar o desempenho da empresa.

- Ser persistente e não desistir dos seus objetivos. - Manter o foco definido para a atividade empresarial. - Ter coragem para assumir riscos calculados.

- Estar sempre disposto a inovar e promover mudanças.

- Ter grande capacidade para perceber novas oportunidades e agir rapidamente para aproveitá-las.

- Ter habilidade para liderar a equipe de profissionais do armarinho.

Bibliografia Complementar

AIUB, George Wilson et al. Plano de Negócios: Serviços. 2. ed. Porto Alegre: Sebrae, 2000.

BARBOSA, Mônica de Barros; LIMA, Carlos Eduardo de. A Cartilha do Ponto Comercial: Como escolher o lugar certo para o sucesso do seu negócio. São Paulo: Clio Editora, 2004.

BIRLEY, Sue; MUZYKA, Daniel F. Dominando os Desafios do Empreendedor. São Paulo: Pearson/Prentice Hall, 2004.

COSTA, Nelson Pereira. Marketing para Empreendedores: um guia para montar e manter um negócio. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2003. DAUD, Miguel; RABELLO, Walter. Marketing de Varejo: Como

(21)

Artmed Editora, 2006.

DOLABELA, Fernando. O Segredo de Luisa. 14. ed. São Paulo: Cultura Editores Associados, 1999.

KOTLER, Philip. Administração de Marketing: a edição do novo milênio. 10. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2000.

SEBRAE-DF. Armarinho – Série Ponto de Partida Para Inicio de Negócio . Belo Horizonte: SEBRAE-MG.

SILVA, José Pereira. Análise Financeira das Empresas. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

Referências

Documentos relacionados

Os membros do Conselho de Administração escolherão entre si, no ato de sua posse, aqueles que exercerão as funções de Diretor Presidente, Diretor Vice-Presidente e Diretor

importante que a mercearia conte com um espaço reservado para esta finalidade , sem acesso do público.. do caixa para recebimentos, deverá ser em local estratégico no

Como levantar as informações necessárias para se tomar a iniciativa de empreender?Os corretores de seguros têm um papel fundamental na distribuição e venda de seguros, tendo em

No caso de início de atividade no próprio ano-calendário da opção pelo SIMPLES Nacional, para efeito de determinação da alíquota no primeiro mês de atividade, o

O empreendedor deve ter em mente que agregar valor significa ampliar a satisfação do cliente, seja por serviços auxiliares que facilitam a vida das pessoas, ou pela qualidade

Para a área de atendimento, somente após a decisão sobre os serviços que serão prestados, será possível relacionar os

A opção de tributação pelo SIMPLES Nacional poderá ser amplamente vantajosa para o segmento de negócio de estúdio. fotográfico, motivo pelo qual sugerimos uma avaliação

A relação da coca-cola iberian Partners com os seus clientes fundamenta-se num modelo unificado de chegada ao mercado, baseado no desenvolvimento de negócio para todos os canais