• Nenhum resultado encontrado

INFLUÊNCIAS DE APARELHOS DIGITAIS MÓVEIS NO PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL 1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INFLUÊNCIAS DE APARELHOS DIGITAIS MÓVEIS NO PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL 1"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

INFLUÊNCIAS DE APARELHOS DIGITAIS MÓVEIS NO PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL1

QUEIROZ, Joyce Duarte joyceduart@hotmail.com QUEIROZ, Antônia Márcia Duarte Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

do Sul de Minas Gerais- IFSULDEMINAS Universidade Estadual de Montes Claros- UNIMONTES-amdqueiroz@yahoo.com.br

Resumo:

Este artigo constitui o propósito de reflexão, sobre como os aparelhos tecnológicos influenciam no processo ensino - aprendizagem de alunos do ensino fundamental. No ambiente escolar através da observação não foi possível ser ignorado o fato de que alunos levam vários aparelhos eletrônicos para a sala de aula, onde atrapalham o decorrer das aulas, e principalmente o seu conhecimento. Com base em pesquisas bibliográficas foram estudadas as tecnologias da informação e da comunicação (TICs) para explicar sua importância e como vem se instalando nas escolas de forma negativa. Pois surgiram com o objetivo de beneficiar a sociedade, e em maior parte é o que ela vem trazendo, mas vem trazendo também malefícios para as crianças e adolescentes do ensino fundamental que a utilizam de forma inadequada, e no ambiente escolar prejudicando o seu rendimento.

Palavras chave: Tecnologia. Processo ensino – aprendizagem. Rendimento escolar

1

(2)

Introdução:

No final do século XX houve um importante impulso para o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação, conhecidas como “TICs”, pois estas são de grande contribuição para o processo de ensino aprendizagem do aluno, e como meio de melhorar as aulas ministradas pelo professor. As TICs possibilitaram o acesso a qualquer tipo de informação, podendo ser positiva ou negativa para as pessoas, é uma forma de ter acesso a vários meios de vinculação de noticias independente do seu conteúdo. Hoje estão presentes em nossas vidas por toda parte. Por isso, existe um questionamento sobre como orientar o aluno no meio de tantas informações, e como poder transformá-las em forma de conhecimento para aplicar em seu cotidiano com responsabilidade.

A utilização de aparelhos eletrônicos se tornaram essenciais nas nossas atividades diárias, de acordo com Dizard (1998) as mídias passam a configurar novas maneiras para os indivíduos utilizarem e ampliarem suas possibilidades de expressão, constituindo novas interfaces para captarem e interagirem com o mundo. Como exemplos de meios de comunicação portátil podemos citar o aparelho celular, notebooks, ipads, mp3 e vários outros.

Este trabalho foi feito com base em pesquisas bibliográficas, observação em salas de aula e caracterização do ambiente escolar. Com o objetivo de apresentar uma breve reflexão sobre a importância do uso das tecnologias, e principalmente os impactos negativos que podem causar na formação de crianças e adolescentes do ensino fundamental.

Foram observados os alunos do 6° ao 9° ano de escolas públicas, e verificou-se um grande numero de alunos, portanto tais aparelhos eletrônicos, principalmente o telefone móvel (celular) e mp3 player no espaço escolar e durante as aulas.

(3)

Abordagens sobre Educação e tecnologia

A palavra tecnologia vem do grego em que tekhno de tekhné significa arte, e logia de logos quer dizer linguagem e proposição é uma palavra que seu significado compreende vários outros termos, como o conhecimento técnico e científico, as ferramentas, e os processos e materiais criados. Foi criada pelo próprio homem, e vem evoluindo juntamente com ele e com o passar do tempo. É utilizada para diversas atividades humanas, pois com ela se tem a capacidade de acrescentar, reinventar, adquirir conhecimentos, se comunicar, e estabelecer ligações por todo o mundo.Segundo Levy (1993)

O homem pratica as tecnologias da inteligência desde a Antigüidade. Para ele, a linguagem é uma das tecnologias da indigência capaz de viver, aqui e agora, o presente, o passado e o futuro. E é sobre ela que irá cair todo peso do universo da informática, como um todo, por meio de símbolos, sons, vídeos, músicas etc. Dentro desse contexto, ela assume um papel importantíssimo para a compreensão do universo virtual e do próprio agir e existir no universo real. È por meio dela que o espaço imaginativo do homem ganha forma no real e no virtual. (LEVY, 1993, p.76)

(4)

A tecnologia apresenta um campo muito grande de relações que se pode estabelecer com outros indivíduos por todo o mundo, é um meio de interligar culturas, sociedades, negócios entre países e vários outros meios de se acrescentar, aprender melhorar e modificar sua relação com o meio social. Desta forma ela se apresenta com modelos informáticos na sociedade que exigem sua inclusão no meio educacional dos alunos e professores, criando assim possibilidades e melhorias para o ensino- aprendizagem, ajudando estes alunos a se inserir no meio social. Pois refletirá na sua educação e sua formação desta forma nos diz Pierre Lévy (2001) As tecnologias intelectuais, assim chamadas por não serem simples instrumentos, mas por influírem no processo cognitivo do indivíduo, vão ser os parâmetros utilizados nessa busca de compreensão da estrutura caótica social. Essas tecnologias sempre estiveram presentes na sociedade e, de certa forma, influenciam na percepção e conceitualização do mundo.

A sua utilização na educação se tornou possível, por causa deste fácil acesso, que ajuda o aluno a ter contato com novidades e a aprender de diferentes maneiras. E quando em escolas há a possibilidade de utilizar não só o quadro e o giz, mas variados recursos como o vídeo, data show, e o computador em que é possível deixar o aluno muito informado pelo acesso da internet.

No processo educacional há uma intensa busca de conhecimento através de meios tecnológicos, mas depende do uso que se faz dela podendo ser positivo ou negativo. Esses meios tornaram – se muito comuns, e os aparelhos eletrônicos como os celulares estão em todos os lugares, inclusive no ambiente escolar, até mesmo dentro da sala de aula, isso trazendo riscos ao rendimento escolar. De acordo com Miranda (2006, p. 21)

Voltando ao processo histórico do uso da tecnologia na educação percebemos que por estar vinculado ao processo desenvolvimentista o termo tecnologia educacional e, por conseqüência, a utilização de recursos tecnológicos na escola, foi encarado como parte do modelo tecnicista.

(5)

O uso de aparelhos eletrônicos móveis em sala de aula

O número de alunos que carregam aparelhos móveis para o seu ambiente escolar vem aumentando constantemente, principalmente o celular, e os aparelhos como o mp3 player que armazenam musicas ou que podem ouvir programas de rádios. Pois são meios de comunicação e informação.

Durante o período de estágio curricular supervisionado do 5° período de geografia da Universidade Estadual de Montes Claros ao 8° período, pode - se observar escolas públicas, em salas de aula do ensino fundamental e médio. Durante este período foi possível observar o problema de utilização de aparelhos dentro de sala de aula e como atrapalha o rendimento escolar.

Estes aparelhos não eram usados somente para manter uma comunicação com os pais ou outras pessoas fora do ambiente escolar. Durante o horário de aula é comum que os alunos se comuniquem por meio de torpedos, mensagens, ou às vezes brincam com o aparelho através de jogos e se torna mais propicio o uso das colas durante as provas. O professor não é capaz de estar por dentro de tudo que acontece na sala de aula por que estão cada vez mais cheias, e então não conseguem ministrar a aula para todos os alunos, deixando alguns em defasagens. Às vezes também se via alunos ouvindo musicas em aparelhos celulares, ou que ainda levavam seus aparelhos de musicas como o mp3 player e escutavam alto, se dispersavam para compartilhar com o colega, e atrapalhavam muito quem não os usavam. Pois estes tinham a consciência que seria ruim para si mesmo e estavam ali para adquirir conhecimentos no decorrer das aulas.

(6)

Os educadores tentam estabelecer o que se pode usar em sala de aula, mas é difícil, pois alguns alunos desobedecem e tentam usá-los até mesmo escondido não podemos ignorar que foi o próprio homem que criou para seu beneficio ou malefício, deixando pela própria escolha qual será o seu melhor uso. Segundo Jean Piaget (1982, p.246).

A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe.

Assim sendo, a educação cria cidadãos críticos, que a partir de suas escolhas definem como será o seu papel na sociedade, por isso parte de cada aluno interesses diferentes de como sua aprendizagem poderá vir a contribuir em sua formação. Como cita também Saviani (2008, p. 4):

A educação constitui, pois uma força homogeneizadora que tem por função reforçar os laços sociais, promover a coesão e garantir a integração de todos os indivíduos no corpo social, [...] lhe cabe um papel decisivo na conformação da sociedade evitando sua desagregação e, mais do que isso, garantindo a construção de uma sociedade igualitária.

(7)

Considerações Finais

É possível dizer que o uso da tecnologia traz muito mais benefícios para a sociedade do que malefícios, pois foi criada com o intuito de facilitar a vida do homem com diversos meios diferentes. Mas sem dúvida alguma, ela também produz muitos efeitos negativos. Alguns desses efeitos é a má utilização de aparelhos eletrônicos em locais proibidos; como é o caso das escolas. Com este trabalho foi possível identificar esses problemas no rendimento escolar; os alunos ficam dispersos, não prestam atenção nas aulas, atrapalham os colegas, e com isso o papel do educador fica esquecido, pois ele não consegue ministrar suas aulas, e a educação destes alunos irá refletir na sociedade.

(8)

Referências

BASTOS, João augusto de Souza L A. Educação tecnológica: conceitos, características e perspectivas. Revista tecnologia e interação Curitiba: CEFET-PR, 1998

DIZARD, W. P. (1998) A nova mídia: a comunicação de massa na era da informação / Wilson Dizard Jr.; tradução [da 2ª ed.], Edmond Jorge; revisão técnica, Tony Queiroga – Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed.

LÉVY, Pierre, As tecnologias da inteligência. O futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993

MIRANDA. Raquel gianolla. Informática na educação: Representações sociais do cotidiano. 3° Ed. São Paulo: Cortez 2006

PIAGET, Jean; GARCIA, R. Psicogênese e História das Ciências. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1987.

PIAGET, Jean. O nascimento da inteligência na criança. 4. Ed. Rio de Janeiro: zahar, 1982

Referências

Documentos relacionados

a) Doenças pré-existentes ao período de viagem (vigência do seguro) e quaisquer de suas conseqüências, incluindo convalescenças e afecções em tratamentos ainda

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

O modelo conceitual procura mostrar quais são os elementos de informação tratados pelo sistema, para que mais adiante se possa mostrar ainda como essa informação é transformada pelo

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

Neste tipo de situações, os valores da propriedade cuisine da classe Restaurant deixam de ser apenas “valores” sem semântica a apresentar (possivelmente) numa caixa

Uretrites complicadas e não complicadas, cistites, pielonefrites, prostatites, epididimites, gonorreia, causadas por Escherichia coli, Klebsiella pneumoniae, Enterobacter

Nesse contexto, a análise numérica via MEF de vibrações sísmicas induzidas por detonações se mostra como uma metodologia que pode contribuir significativamente

Com relação às diferenças observadas entre as duas técnicas cirúrgicas (Grupos 1 e 2), acredita- se que os animais submetidos ao desvio lateral modificado do pênis (Grupo 2)