• Nenhum resultado encontrado

Credos Afirmações de Fé da Cristandade

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Credos Afirmações de Fé da Cristandade"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Boletim Dominical nº 05 ano 55 01 de fevereiro de 2015 Fundada em 10 de agosto de 1873 Organizada em 11 de agosto de 1878

Pastor Emérito: (in memorian) Rev. Benedito Matos

Equipe pastoral Pastor Efetivo: Rev. Cláudio Albuquerque

Pastores Auxiliares: Rev. Iclayber Alves Rev. Lutero Rocha Pastor Evangelista: Rev. Edelson Lacerda - Torre

Pastor Missionário: Rev. Arthur Braga - Nazaré

Missionários Plantadores: Miss. Márcio Cristino - Itamaracá

Miss. Jaidson Araújo - Aliança Miss. Cosmo Sá - Vicência Miss. Lamárcio Martins - Itambé

Endereço Rua das Creoulas, 120, Graças,

Recife PE / CEP: 52011-270 Telefone: (81) 3221.1583 www.primeiraigreja.org.br pipr@primeiraigreja.org.br Atendimento pastoral e visitação

De terça a sexta-feira 09h às 12h - 14h às 18h Expediente da Secretaria Segunda - feira - 8h às 12h - 13h às 17h Terça a sexta-feira 9h às 12h - 13h às 18h

Plantação de Igrejas Ilha de Itamaracá R. Padre Machado, 48

Pilar, Itamaracá / PE Torre R. Souza Bandeira, 619

Torre, Recife / PE Nazaré da Mata Av. Coronel Luiz Inácio, S/N

Nazaré da Mata / PE Aliança

R. José Correia de Azevedo, 80, Centro, Aliança / PE

Vicência R. Dr. Manoel Borba, 68,

Centro, Vicência / PE Itambé R. M. Falcão, 05, Centro, Itambé / PE

Credos – Afirmações de Fé da Cristandade

A expressão Credo é uma palavra do latim e significa “eu creio”, com a qual se iniciam os Credos antigos. O termo “credo”, por esse motivo, nunca é aplicado a declarações de fé associadas com denominações históricas específicas. Estas últimas costumam ser chamadas de

“confissões”. Por exemplo: Confissão de Augsburg (luterana), e a Confissão de Westminster (Reformada). Uma “confissão”, geralmente, está ligada a uma denominação, ou a um grupo específico, e inclui crenças e ênfases específicas, e mais pormenorizadas.

Já um “credo” diz respeito a toda a igreja cristã e inclui uma declaração de convicções que todo cristão deve ser capaz de aceitar e se comprometer. Um “credo” é reconhecido como uma declaração concisa, formal, universalmente aceita e autorizada acerca dos pontos principais da fé cristã.

No período do cristianismo antigo (100 – 590 d.C.), também conhecido como período patrístico, dois credos passaram a ser tratados com autoridade e respeito por toda a igreja. O desenvolvimento desses dois credos foi estimulado pela necessidade percebida de oferecer um resumo conveniente da fé cristã apropriado para ocasiões públicas, das quais, a mais importante era o batismo. O batismo era o momento onde o cristão fazia sua declaração de fé e compromisso. Um requisito essencial era que cada convertido que desejava ser batizado declarasse sua fé em público.

O Credo Apostólico é provavelmente o mais conhecido de toda cristandade. Suas sentenças são iniciadas com a expressão, “Creio em Deus...” Essa expressão passou a se referir a uma declaração de fé que resume os pontos da convicção cristã comum a todos os cristãos.

O documento conhecido como “Credo Apostólico” é amplamente usado na igreja ocidental como resumo sucinto dos temas principais da fé cristã. Sua evolução histórica é complexa, originando-se nas declarações de fé exigidas daqueles que desejavam ser batizados. Ele surgiu após o Bispo Marcelo de Ancira ter sido expulso pelos arianos da Igreja em Ancira. Ele achou áxilo na Igreja em Roma, onde o Bispo Júlio o acolheu. Marcelo trouxe o Credo de sua igreja, e Júlio passou a adotar em Roma. O Credo Apostólico provém desse Antigo Credo Romano.

O fato de ser chamado credo “apostólico” é resultado da tradição de que teria sido usado ou formulado pelos apóstolos em Jerusalém, o que é pouco provável. No entanto, o Credo Apostólico, resume bem o ensino dos apóstolos contido nas linhas do Novo Testamento.

Hoje o Credo Apostólico é aceito universalmente por todos os

(2)

2|

B Pastoral

D02 fevereiro 2015 Primeira Igreja Presbiteriana do Recife

─ PASTORAL ─

ramos da cristandade como declaração de compromisso com a fé cristã apesar de as declarações

“desceu ao inferno [Hades]” e “comunhão dos santos” não aparecem nas versões orientais (originais). O Credo Apostólico, tal como é conhecido, com esses acréscimos, foi encontrado pela primeira vez no documento Dicta Abbatis Pirminii de singulis libris canonicis scarapsus, por volta de 750 d.C. Nessa versão encontram-se as duas expressões adicionadas ao Antigo Credo Romano,

“desceu ao Hades” e “ comunhão dos Santos”.

O Credo Apostólico é dividido em três seções principais que tratam de Deus, o Pai, Jesus Cristo, o Deus-Filho e do Espírito Santo. Também fala da igreja, do julgamento e da ressurreição e da vida eterna após morte e ressurreição.

Creio em Deus Pai, Todo-Poderoso, Criador do Céu e da Terra.

Creio em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, o qual foi concebido por obra do Espírito Santo; nasceu da virgem Maria; padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; [desceu ao Hades]; ressurgiu dos mortos ao terceiro dia; subiu ao Céu; está assentado à direita de Deus Pai Todo-Poderoso, donde há de vir para julgar os vivos e os mortos.

Creio no Espírito Santo; na Santa Igreja Universal; [na comunhão dos santos]; na remissão dos pecados; na ressurreição do corpo; e na vida eterna.

Outra razão que levou a igreja a estabelecer esses credos foi o surgimento de heresias e erros doutrinários de alguns grupos e líderes no meio da cristandade. Por exemplo, a controvérsia ariana que motivou o primeiro Concílio ecumênico em Nicéia. Resultou na elaboração do Credo Niceno.

O Credo Niceno é a versão mais longa dos credos antigos. O Credo Niceno é uma forma mais desenvolvida do Credo de Nicéia (325 d.C.) e parece ter sido extraído por estudiosos, quase palavra por palavra, das Leituras Catequéticas de Cirilo de Jerusalém. Esse credo foi lido e aprovado no Concílio de Calcedônia (451 d.C.). Esse credo foi considerado como o Credo dos 318 pais conciliares de Nicéia (325 d.C.) e dos 150 pais conciliares de Constantinopla (381 d.C.). Por essa razão esse credo também é conhecido como o “Credo de Constantinopla” ou mais especificamente como “Credo Niceno-Constantinopolitano”.

O Credo Niceno inclui declarações acerca da pessoa de Cristo e da obra do Espírito Santo. Em resposta às controvérsias relacionadas à divindade de Cristo. Esse credo traz afirmações enérgicas da sua unidade com Deus Pai, incluindo a expressão “Deus de Deus” e

“substancial ao Pai”.

1. Creio em um só Deus, o Pai Todo-Poderoso, Criador do céu e da terra e de todas as coisas visíveis e invisíveis.

2. E em um só Senhor Jesus Cristo, o unigênito Filho de Deus, gerado de seu Pai antes de todos os mundos, Deus de Deus, luz de luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, não- feito, sendo de uma só substância com o Pai, mediante o qual todas as coisas vieram a existir, tanto as que estão no céu como as que estão na terra, que por nós, homens, e para nossa salvação, desceu do Céu e encarnou-se pelo [poder] do Espírito Santo na virgem Maria, e fez-se homem, e também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos, sofreu e foi sepultado; e ao terceiro dia ressurgiu, segundo as Escrituras, e subiu ao Céu e sentou-se à mão direita do Pai. E virá segunda vez com glória para julgar, tantos os vivos quanto os mortos, cujo o reino não terá fim.

3. E creio no Espírito Santo, Senhor e Doador da vida, o qual procede do Pai e do Filho; que juntamente com o Pai e o Filho é adorado e glorificado; o qual falou pelos profetas.

4. E creio numa só Igreja Universal (Católica) e Apostólica; reconheço um só batismo para remissão dos pecados; e espero pela ressurreição dos mortos e a vida do mundo porvir.

(3)

Espaço missionário

| 3

BD01 fevereiro 2015 Primeira Igreja Presbiteriana do Recife

─ ESPAÇO MISSIONÁRIO ─

RELATÓRIO MISSIONÁRIO

Louvamos a Deus por Sua bondade sobre as nossas vidas e pela forma como Ele

tem feito o Seu Evangelho se espalhar por toda a terra.

Tendo em mente o nosso foco de atuação missionária (treinamento, consultoria

e pesquisa), alguns dados gerais sobre 2014 para que se alegrem conosco.

Treinamento – 1261 pessoas passaram por nossos treinamentos presenciais:

Capacitar, Plantio de igrejas, Antropologia missionária e Essential Elements of Church

Planting. Cerca de 600 eram missionários transculturais atuantes em diferentes campos.

Consultoria – Prestamos consultoria na área de plantio de igrejas para 48

equipes em 18 países. No total, temos servido (com consultorias e treinamento) a 52

equipes de plantadores de igrejas em 21 países. A maior parte das consultorias tem como

foco o desenvolvimento de estratégias de evangelização e passos iniciais de plantio

igrejas.

Pesquisas – Foram realizadas 6 pesquisas mais amplas e 8 breves nas regiões

amazônicas por meio do Projeto Fronteiras e outras iniciativas missionárias, todas com o

alvo de identificar as aldeias, comunidades e assentamentos pouco ou não evangelizados

na região.

Algumas atividades mais detalhadas:

1.Prestamos assistência ao comitê do Projeto Amanajé no programa de

acompanhamento ministerial dos missionários de campo. O programa está andando

bem, o comitê já bem adaptado à nova dinâmica e Cácio Silva liderando o processo com

muita competência.

2.Cooperamos com 11 missionários da APMT envolvidos com o trabalho

indígena - Base Indígena da APMT, pensando as estratégias e ações missionárias.

Estamos iniciando os preparativos para um novo encontro com todos.

3.Coordenamos 4 encontros de análise de dados e planejamento do Projeto

Fronteiras e continuamos acompanhando o desenvolvimento das pesquisas realizadas

nos derredores de Manaus, Solimões e Madeira. Algumas mudanças estruturais foram

feitas no Projeto Fronteiras para cobrirmos áreas mais amplas e em 2015 fecharmos a

primeira fase no Estado do Amazonas.

4.Artigos e outros materiais produzidos sobre os segmentos menos

evangelizados do Brasil estão sendo usados pelas revistas Ultimato e Povos & Línguas

que se comprometeram a divulgar de forma ampla tais desafios.

Pedimos suas orações por nós, sobretudo por direção de Deus neste início de

ano para os treinamentos missionários. Temos grande expectativa de direcionar os

treinamentos e acompanhamentos para as regiões onde o Evangelho não tem chegado

ou uma igreja não tem nascido. São cerca de 410 áreas em 40 países. Orem conosco por

portas abertas, forças renovadas e, sobretudo, a Graça de Deus, perante a qual não

precisamos de nada mais.

Louvamos a Deus por suas vidas, todo o carinho, apoio, orações e amizade ao

longo desta caminhada.

Missionários Ronaldo & Rossana Lidório

(4)

4 |

Cantinho da maturidade e Crianças de primeira

BD02 fevereiro 2015 Primeira Igreja Presbiteriana do Recife

─ CANTINHO DA MATURIDADE ─

VISITAS | No dia 28/01 visitamos o Pb. Gilberto Oliveira, levamos a Palavra de Deus,

ministramos a Ceia do Senhor e nos alegramos com a sua esposa Reynilda, que tem

cuidado com todo o amor do seu esposo que está com Alzheimer. Oremos por esse

amado casal.

VIAGEM SESC GARANHUNS | Ainda restam 02 vagas para esta viagem. Não

percam essa oportunidade. Procure Glória Santiago ainda hoje e faça sua inscrição.

─ CRIANÇAS DE PRIMEIRA ─

O Crianças de Primeira retomará suas atividades no dia 08/02/2015, quando

faremos um recadastramento das nossas crianças, e para isso contamos com o apoio dos

pais. Precisamos que excepcionalmente nesse dia os senhores cheguem na igreja às

17:30h.

Vamos iniciar o Currículo Máquina do tempo, no qual as crianças aprenderão

sobre diversas histórias bíblicas do antigo e novo testamento. É importante e essencial

que os pais incentivem suas crianças a estarem presentes em todas as lições e que leiam a

Bíblia e decorem os versículos. No domingo de inauguração do currículo, dia 01/02/2015,

as crianças ouvirão sobre a história da criação:

Conceito Chave: Somente Deus cria através do seu poder e amor.

Objetivo Principal: A criança aprenderá que somente Deus tem poder para criar

do nada. Ela entenderá que Deus é o nosso criador e não há ninguém mais poderoso que

Ele. E nós devemos ter um coração grato a Deus.

Versículo Chave: “Sabei que o Senhor é Deus; foi ele que nos fez, e não nós a nós

mesmos; somos povo seu e ovelhas do seu pasto.” (Salmos 100:3)

O que a criança deve trazer todo domingo: A BÍBLIA e o versículo decorado!

(5)

BD01 fevereiro 2015 Primeira Igreja Presbiteriana do Recife

Notícias de primeira

| 5

─ NOTÍCIAS DE PRIMEIRA ─

OFERTA DE GRATIDÃO | Iniciamos mais

um ano e Deus nos abençoou com a

plantação de novas igrejas no ano de 2014.

Organizamos a I P Vasco, e temos o

compromisso de construir seu templo (R$

200 mil). Vamos construir o templo da CP

Aliança (R$ 200 mil) e pagar o empréstimo

da compra do terreno da CP Nazaré da

Mata (R$46 mil). Separe uma oferta de

gratidão para esse fim.

CANTATA DE PÁSCOA | Interessados em

participar da Cantata de Páscoa procurar

Anne ou Marcelo. Inscrições abertas!

DOAÇÃO DE COMPUTADOR | Os novos

obreiros dos campos de Vicência e Itambé

irão precisar de um computador, quem

puder fazer a doação procurar o Ministério

de Missões.

INSTITUTO FILADÉLFIA | Neste mês de

janeiro, recesso do Filadélfia, estamos

levantando material escolar na Campanha

COMPRE MAIS UM. Se você puder ajudar

favor trazer o material de papelaria e

entregar a Leticinha, Carmy ou Elizabete

Ventura.

ACAMPAMENTO JUVENTUDE | Você

não pode perder! Nos dias 02 a 05 de Abril

teremos nosso acampamento! Serão

momentos de comunhão e crescimento na

P a l a v r a d o S e n h o r ! O t e m a s e r á :

Relacionamentos, Uma Confusão que Vale

a Pena! Local: Acampamento Brisas de

Aldeia (Ótima estrutura e localização).

Valor: R$ 150,00 (Dividido em 3x -

Jan/Fev/Mar). Nos procure no stand ao final

dos cultos e faça sua inscrição. Vagas

Limitadas!

E S P E C I A L I Z A Ç Ã O E M

ACONSELHAMENTO BÍBLICO | O SPN

está oferecendo este curso a pessoas

interessadas. Maiores informações

( 8 1 ) 3 2 2 7 - 0 9 8 6 o u e m a i l :

spnibp@gmail.com

MISSÕES | Nos dias 17 a 20 de março,

haverá na PIPR o V Encontro de Esposas de

Líderes. Se você tiver alguma sugestão

procure o Ministério de Missões.

3º ENCONTRO DA FAMÍLIA PIPR | O

Ministério Infantil está tentando organizar

uma equipe para cuidar de nossas crianças

d u r a n t e o a c a m p a m e n t o . C o n t u d o

precisamos da ajuda das mães/pais para que

seja possível organizar uma escala, onde

cada um ficará responsável por apenas um

dos cultinhos. Procurem Anne, Angela ou

Lídia e seja voluntário. A terceira edição do

Encontro da Família PIPR acontecerá nos

dias 14 a 18 de fevereiro de 2015 (período de

carnaval) no Bonito Plaza Hotel, na bela

cidade de turismo de aventura, Bonito-PE.

E f e t u e o r e s t a n t e d o p a g a m e n t o

procurando Daniel Reinaux e Ivson Vilela

após os cultos na secretaria da Igreja e quite

suas parcelas.

PASSEIO DE BICICLETA EM BONITO -

PE | Estamos organizando um caminhão

p a r a l e v a r b i c i c l e t a s p a r a o n o s s o

acampamento em Bonito. Aqueles que

e s t i v e r e m i n t e r e s s a d o s p r o c u r a r

Fernandinho ou Henrique Trajano para mais

informações. As bicicletas devem ser

deixadas na igreja até às 18h da sexta-feira

dia 13/02. Haverá uma taxa de R$ 10,00 por

bike.

C O N S E L H O C O N S U LT I V O | E s t e

conselho servirá para acompanhar a

execução do Projeto de Construção,

apresentar sugestões e críticas à Comissão

de Construção através de um relatório. Por

isso se faz necessário que as lideranças de

ministérios e entidades internas escolham

pelo menos 2 pessoas para representá-los.

Esse Conselho será constituído por 20

pessoas e se reunirá uma vez por mês, com

um quorum mínimo de 11 pessoas, sob a

liderança do Pb. Wilson Durães.

(6)

BD 01 fevereiro 2015 Primeira Igreja Presbiteriana do Recife

6 |

Súplicas, intercessão, escalas e plantões

─ SÚPLICA E INTERCESSÃO ─

Interceda a Deus pelos seguintes irmãos:

"Orai uns pelos outros. Muito pode por sua eficácia a súplica do justo.”

Tg 5:

16

Problemas de Saúde ŸAbigail Miranda; ŸAdail Maia; ŸAlnira Amorim ŸAmaro Souza;

ŸAmérica Elisabeth (Betinha); ŸAnaide Lopes;

ŸBayard Amorim; ŸBeatriz Maia; ŸCecília da Silva; ŸClélia Maia; ŸDilma Figueiredo; ŸGilberto Oliveira; ŸJoão Alves; ŸJuraci de Souza; ŸJosefa Gueiros (Zeza); ŸManacés Lyra;

ŸMaria Gabriela Macedo; ŸMarlene Vasconcelos; ŸNeide Galiza Machado; ŸRaquel Amorim ŸVanildo Lima.

Outros Enfermos ŸCrianças do Instituto Filadélfia;

ŸLuiz Sérgio (filho de Fábio Padilla)

ŸMaria Aparecida Muniz (irmã de David Muniz); ŸMaria Clara (bisneta de D. Edite);

ŸMaria Lobo (mãe de Rejane Lacerda);

ŸMarlene Araújo (mãe de Jaidson);

ŸMoisés Filgueira (pai de Ismael);

ŸPaulo Cefas (cunhado de Laurete);

ŸZilka Filgueira (tia de Ismael).

Mês Dia CP Itamaracá CP Nazaré CP Aliança

Mês Dia Torre Itamaracá Aldeia Aliança Vicência Itambé

─ ESCALAS E PLANTÕES ─

Diáconos Equipes Presbíteros

Sistema de som Regente Congregacional Oração (Terças-feiras) Doutrina (Quintas-feiras)

Aziel Francisco Israel Selva Fernando Angelo José Bartolomeu Francisco José Marcelo Barbosa Guilherme Pires

Cristiano de Albuquerque Cristiano de Albuquerque Haydee Regina Haydee Regina Pr. Iclayber Alves Pr. Iclayber Alves Pr. Lutero Rocha Pr. Lutero Rocha Samuel Lyra Josimar Henrique

─ VISITA ÀS CONGREGAÇÕES ─

01 a 07 de fevereiro 08 a 14 de fevereiro

Janeiro 08 Pr. Relrison Pr. André Pr. Cláudio Pr. Edelson Sem. Walmir Pr. Arthur Nazaré

Pr. Lutero

22 Eudes Fernandto T. Josimar Edson Jamim Fernando G. Rildo

(7)

Dia Nome

“Tu pois, filho meu, fortifica-te na graça que está em Cristo Jesus.” II Tm 2:1

BD01 fevereiro 2015 Primeira Igreja Presbiteriana do Recife

Aniversariantes

| 7

─ ANIVERSARIANTES ─

Ana Maria de Assunção Sybalde 04/02

Maria das Graças Bosford Silva de Souza 04/02

Patrícia de Gusmão Bayma Pereira 01/02

03/02 Maria Alcina Lima de Souza

03/02 Barbara Maciel de Oliveira

“Por isso o homem deixará pai e mãe e se unirá a sua mulher, e os dois serão uma só carne” Ef 5:31

─ ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO ─

Dia Casal

Amaro Lazari e Edite Fereira de Almeida 02

Anos

05/02 Jorge Hecksher

63 Daisy Carneiro da Cunha Figueiredo

06/02

05 Fernando Moura e Evanise Leal Veras 44

06/02 Guilherme Ferreira de Souza

(8)

Domingo

Escola Bíblica Dominical 10h30

Terça Reunião de Oração 19h

Quarta Equipe Pastoral 10h

Quinta Estudo Bíblico 19h

Sábado Atividades com a juventude 18h

8|

Programação litúrgica e atividades semanais

Culto Matinal e Vespertino 9h e 18h

BD 01 fevereiro 2015 Primeira Igreja Presbiteriana do Recife

─ ATIVIDADES SEMANAIS ─

─ LITURGIA ─

Culto Matutino 09h

Prelúdio Instrumental

Jesus Cristo é o Único Redentor

*Leitura Bíblica: Miquéias 5:2-5

*Oração

*Hino: NC 35 “Adoração e Súplica”

Seu Amor é Incomparável

Leitura Bíblica: Miquéias 7:18-20

Oração de Confissão

Cânticos

Ele Requer Nossas Vidas como Ofertas

Leitura Bíblica: Miquéias 6:6-8

*Ofertório: NC 10 “A Criação e Seu Criador”

*Oração de Consagração

Música Especial

Sua Lei é Autoridade Máxima Para Nós

Mensagem – Rev. Cláudio Albuquerque

*Oração

*Bênção Apostólica

*Tríplice Amém

Notícias de Primeira

*Congregação de pé EBD - CLASSE ÚNICA - 10h30

Culto Vespertino 18h

Prelúdio – Instrumental

Existimos Para Adorar a Deus

*Leitura Bíblica: Colossenses 1:13-20

*Oração

*Cântico “Jesus é o Rei da Glória”

Vivemos Somente Por Sua Graça

Leitura Bíblica: Colossenses 3:5-11

Oração de Confissão

Cânticos

Nossas Vidas São Suas Ofertas

Leitura Bíblica: Colossenses 3:23-24

*Ofertório: NC 88 “Amor Perene”

*Oração de Consagração

Somos Vivificados Por Sua Palavra

Mensagem – Rev. Lutero Rocha

Ceia do Senhor

*Hino NC 93 “Firmeza na Fé”

*Oração e Bênção Araônica

*Tríplice Amém

Notícias de Primeira

*Congregação de pé

Referências

Documentos relacionados

Se os faders das bandas de frequência e todos os outros elementos de comando não estiverem já activados, use o botão IN/OUT ( ) para os activar.. Para monitorizar o nível de saída,

O sistema de assistência em autoestrada (HAS) é um sistema de condução autónoma de nível 2, concebido para o ajudar a conduzir, acelerar, travar e manter o seu veículo na sua

Creio em um só Senhor Jesus Cristo, o unigênito Filho de Deus, gerado de seu Pai antes de todos os mundos, Deus de Deus, luz de luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro,

Este botão pode ser utilizado para ligar ou desligar a unidade quando o controlo remoto não está disponível..

O que nos levou a fazer a mudança do critério, eu comentei um pouco na pergunta do Thiago, mas só para repetir, foi uma percepção, que foi crescente para

Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, não

Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, não

7.1- O pagamento será efetuado mediante o processamento dos documentos de cobrança apresentados pela contatada, num prazo máximo de CONFORME EDITAL, contados da data do