• Nenhum resultado encontrado

Introdução à Educação Física

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Introdução à Educação Física"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

Introdução à Educação Física

UNIDADE IV: O sistema CONFEF/CREF

-A regulamentação da profissão de Educação Física

-Os cursos de LICENCIATURA e BACHARELADO em Educação Física

Professora Mestre: Maria Celeste Rocha

(2)

O SISTEMA CONFEF/CREF

O que é o CONFEF?

- O Conselho Federal de Educação Física – CONFEF, criado pela Lei nº 9696/98, é uma entidade civil sem fins lucrativos, com sede e foro na cidade Rio de Janeiro, destinada a orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício das atividades próprias dos profissionais de Educação Física.

O que é o CREF?

- O Conselho Regional de Educação Física, é o órgão de fiscalização do exercício profissional em Educação Física de âmbito regional/estadual. Além de representar o CONFEF, deve defender os direitos e promover o cumprimento dos deveres da categoria dos profissionais de Educação Física e das Pessoas Jurídicas nele registrados, zelar pela qualidade dos serviços oferecidos à sociedade e fiscalizar o exercício profissional.

Qual a missão do CREF?

- A missão do Conselho Regional de Educação Física é garantir à sociedade o direito de ser atendida por profissionais de Educação Física, eticamente comprometidos, nas áreas de atividades físicas e desportivas, fiscalizando e orientando o exercício profissional, agindo com excelência, justiça e ética.

(3)

Regulamentação da Educação Física no Brasil

O processo da regulamentação e criação de um Conselho para a Profissão de Educação Física, teve início nos anos quarenta, com a fundação da Federação Brasileira das Associações de Professores de Educação Física – FBAPEF, em 1946. (RJ, SP)

A História da regulamentação da profissão de Educação Física no Brasil, pode ser dividida em três fases:

-

A primeira relacionada aos profissionais que manifestavam e/ou escreviam a respeito desta necessidade, sem contudo desenvolver ação nesse sentido;

-

A segunda na década de 80 quando tramitou o projeto de lei relativo à regulamentação sendo vetado pelo Presidente da República.

-

E a terceira vinculada ao processo de regulamentação aprovado pelo

Congresso e promulgado pelo Presidente da República em 01/09/98,

publicado no Diário Oficial de 02/09/98.

(4)
(5)

Regulamentação da Educação Física no Brasil

Como pudemos ver demorou muito até que a profissão fosse legalmente regulamentada:

Historicamente, a área era responsável por oferecer profissionais a um mercado pré-determinado: a escola. O fato da profissão de Professor não ser regulamentada, torna incoerente desmembrar a Educação Física.

Hoje entende-se ter sido em virtude de na época os profissionais

atuarem prioritariamente em unidades escolares, os cursos serem

exclusivamente de licenciatura e os currículos voltados

essencialmente à formação de profissionais para atuarem no

ensino formal.

(6)

Regulamentação da Educação Física no Brasil

No início de 1994, grupos de estudantes de Educação Física preocupados com o crescente aumento de pessoas sem formação atuando no mercado emergente (academias, clubes, condomínios, etc.), procuraram a APEF-RJ. A APEF então, reafirmou a posição de que para impedir tal abuso, fazia-se necessário um instrumento jurídico que determinasse serem os egressos das escolas de educação física, os profissionais responsáveis pela dinamização das atividades físicas.

Portanto, era requerido para regulamentar a profissão: um novo movimento e mobilização da categoria; a adesão de algum político para apresentar o projeto de lei e todo o desgaste que representaria tal questão, ao longo do trâmite do projeto na Câmara e no Senado.

Assim foi lançado o “Movimento nacional pela regulamentação do

Profissional de Educação Física”, no início do ano de 1995

(7)

Regulamentação da Educação Física no Brasil

Após a regulamentação da profissão em Educação Física, foi determinado a criação dos conselhos federais e regionais de Educação Física.

-

Criação dos estatutos e regulamentos...

Para maiores esclarecimentos acessar a página oficial do site do confef:

http://www.confef.org.br/

- CREF 1 – RJ e ES:

http://www.cref1.org.br/

(8)

EDUCAÇÃO FÍSICA: ENTRE A

LICENCIATURA E O BACHARELADO

Esclarecimentos acerca de cursos de Educação Física nos graus

Bacharelado e Licenciatura.

(9)

HISTÓRICO

Em 1987 publica-se a Resolução CFE n° 03/87, instituindo os mínimos de conteúdo e duração a serem observados nos cursos de graduação em Educação Física (Bacharelado e/ou Licenciatura).

A Resolução CFE n° 03/87, que instituía os mínimos de conteúdo e duração a serem observados nos cursos de graduação em Educação Física, possibilitava que um mesmo curso contemplasse o Bacharelado e a Licenciatura Plena. Estabelecia também a carga horária mínima de 2.880 horas/aula, sem fazer diferenciação entre ambos os graus.

Em 1996 ficam estabelecidas as diretrizes e bases da educação nacional, com a promulgação da Lei n° 9.394/96 (LDB).

Com a Lei n° 9.394/96 (LDB), estabeleceu-se que a formação de docentes para atuar na educação básica far-se-ia em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação,

(10)

HISTÓRICO

Com a publicação da Resolução CNE/CP n° 1/2002, todos os cursos de Licenciatura Plena tiveram de se adequar às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior. O art. 15 da referida Resolução estabeleceu um prazo de dois anos para que as instituições se adaptassem integralmente às novas diretrizes:

"Art. 15. Os cursos de formação de professores para a educação básica que se encontrarem em funcionamento deverão se adaptar a esta Resolução, no prazo de dois anos.

§ 1º Nenhum novo curso será autorizado, a partir da vigência destas normas, sem que o seu projeto seja organizado nos termos das mesmas.

§ 2º Os projetos em tramitação deverão ser restituídos aos requerentes para a devida adequação."

(11)

EDUCAÇÃO FÍSICA: ENTRE A LICENCITURA E O BACHARELADO

Os cursos de Bacharelado/Licenciatura Plena puderam ser ofertados conjuntamente, de forma regular, até 15/10/2005. sendo licito afirmar que apenas os alunos ingressantes até essa data nos cursos de Educação Física estavam aptos a obter a graduação de "bacharel e licenciado em Educação Física". A partir dessa data, os cursos de Licenciatura em Educação Física e Bacharelado em Educação Física passaram a representar graduações diferentes.

Com essa nova regulamentação, o licenciado em Educação Física está habilitado a atuar na docência em nível de Educação Básica e o bacharel a atuar no ambiente não-escolar.

Portanto, o aluno que deseja atuar nas duas frentes deverá obter ambas as graduações, comprovadas através da expedição de dois diplomas, como consequência de haver concluído dois cursos distintos, com um ingresso para cada curso

(12)

EDUCAÇÃO FÍSICA: ENTRE A LICENCITURA E O BACHARELADO

Assim, em relação aos cursos de Licenciatura em Educação Física, é absolutamente necessário que as instituições estruturem suas licenciaturas ajustando-se às exigências da Resolução CNE/CP n° 1/2002. definindo os conteúdos programáticos específicos da área em acordo com o que está indicado na Resolução CNE/CES n° 7/2004. que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Educação Física, em nível superior de graduação plena. Ainda, é necessário considerar para tais cursos a Resolução CNE/CP n°

2/2002, que estabelece a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior:

"Art. 1º A carga horária dos cursos de Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, será efetivada mediante a integralização de, no mínimo, 2800 (duas mil e oitocentas) horas, nas quais a articulação teoria-prática garanta, nos termos dos seus projetos pedagógicos, as seguintes dimensões dos componentes comuns:

(13)

EDUCAÇÃO FÍSICA: ENTRE A LICENCITURA E O BACHARELADO

I - 400 (quatrocentas) horas de prática como componente curricular, vivenciadas ao longo do curso;

II - 400 (quatrocentas) horas de estágio curricular supervisionado a partir do início da segunda metade do curso;

III - 1800 (mil e oitocentas) horas de aulas para os conteúdos curriculares de natureza científico-cultural;

IV - 200 (duzentas) horas para outras formas de atividades acadêmico-

científico-culturais.

(14)

EDUCAÇÃO FÍSICA: ENTRE A LICENCITURA E O BACHARELADO

Os cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física possuem legislação específica para cada qual, apresentando finalidade e integralidade próprias, exigindo-se, assim, projeto pedagógico e matriz curricular adequados a cada grau. Apenas os alunos ingressantes nos cursos de Educação Física até 15/10/2005 estão aptos a obter a graduação de

"bacharel e licenciado em Educação Física". Portanto, as instituições que ainda ofertam ambos os graus em um único curso devem providenciar as adequações necessárias em conformidade com a norma vigente.

(15)

LICENCIATURA E/OU BACHARELADO

Opções De Graduação Para Intervenção Profissional

De modo geral, são duas as opções de saída para

todo o ensino superior: a licenciatura e o

bacharelado. Cada uma delas com perfil de

formação e intervenção profissional próprios. As

licenciaturas visam preparar o profissional para

atuar como docente na educação básica, já os

bacharelados excluem de sua formação a

possibilidade de atuar na educação básica.

(16)

LICENCIATURA E/OU BACHARELADO

Opções De Graduação Para Intervenção Profissional

Diante dessa explicação e da definição de termos, fica claro que, para a intervenção profissional em Educação Física no país, a legislação atual possibilita duas vertentes de formação: LICENCIATURA E BACHARELADO, instituídas pelo CNE através da Resolução 1, de 18 de fevereiro de 2002 e Resolução 7, de 31 de março de 2004.

Consequentemente constata-se:

1 - Ambos os cursos são em nível superior de graduação plena.

2 - Ambos oferecem conhecimento e habilidades distintas

3 - Ambos ensejam intervenções profissionais distintas e específicas, por

conseguinte habilitações diferenciadas e impeditivas uma em relação à outra.

(17)

LICENCIATURA E/OU BACHARELADO

Opções De Graduação Para Intervenção Profissional

A LICENCIATURA: a formação de professores que atuarão nas diferentes etapas e modalidades da educação básica, portanto, para atuação específica e especializada com a componente curricular Educação Física.

O BACHARELADO (oficialmente designado de graduação) qualificado para

analisar criticamente a realidade social, para nela intervir por meio das

diferentes manifestações da atividade física e esportiva, tendo por finalidade

aumentar as possibilidades de adoção de um estilo de vida fisicamente ativo

e saudável, estando impedido de atuar na educação básica.

(18)

A 10ª Vara da Justiça Federal suspendeu qualquer ato que possa restringir o campo de atuação dos profissionais graduados em cursos de licenciatura em educação física no âmbito funcional do Conselho Regional de Educação Física da 13ª Região (Cref13/BA-SE). Com a decisão, os licenciados na área podem atuar tanto como professor em instituições de ensino, quanto em espaços de educação não-formal, a exemplo de academias de ginástica, clubes, espaços de lazer, de recreação e de práticas desportivas. A sentença confirma uma liminar, de fevereiro deste ano, e atende pedidos de uma ação civil pública proposta pela Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão, do Ministério Público Federal na Bahia (MPF-BA). Com a sentença, os Conselhos Federal e Regional de Educação Física não poderão mais emitir as carteiras com a anotação indevida “Atuação Educação Básica”, relativamente aos profissionais originários dos cursos de licenciatura em educação física. Além disso, terão de substituir as carteirinhas, já emitidas com essa anotação, de todos os beneficiários que solicitarem a alteração e sem nenhum custo. Os conselhos estão sujeitos também ao pagamento de multa de R$ 500 em cada caso comprovado de descumprimento da decisão, e deverão divulgar a sentença em jornal de grande circulação, afixar aviso nas sedes e nos respectivos endereços eletrônicos por, no mínimo, 60 dias. A ação foi proposta por conta da restrição imposta pelo Cref13/BA-SE à atuação dos licenciados, limitando-a aos ambientes escolares.

JUSTIÇA PERMITE ATUAÇÃO DE LICENCIADOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA EM ACADEMIAS

(19)

REFERÊNCIA

http://www.confef.org.br/

http://inep.org.br

Referências

Documentos relacionados

21 24/09 Relatório 6: Análises das antenas para micro-ondas (parte 1) (Assíncrona) - Análise dos principais conceitos sobre antenas cornetas eletromagné cas piramidal e

Apesar de Adorno se abster do engajamento caracterizado pelo apelo ao proletariado quando opta pelo progressivismo da arte de vanguarda, suas teorias contribuem

Na terceira, descreve-se o procedimento experimental, o qual compreende: ensaio para a escolha da areia a ser utilizada durante os experimentos e ensaio

Sendo assim, as orientações pedagógicas e não somente elas na Teoria Social de Marx de uma formação politécnica e de uma formação humana omnilateral que se constitui basicamente

Com base nesse contexto, apresenta-se aqui um método automático para classificação de imagens de tomografia computadorizada com DPIs, onde as imagens são modeladas como Redes

Deste modo, a escola, ao levar em conta a experiencia de vida, assume-se como um espaco de direito do cidadao e como um espaco onde atuam sujeitos socioculturais e historicos que

é utilizado em uma máquina rotativa, comprimindo a espessura do material em rotação, aumentando seu comprimento, ao fim do processo, obtém-se um cilindro com alto grau de

Na busca por tal objetivo este estudo contará com revisão de literatura para melhor entendimento do cenário dos assuntos de interesse Inovações e Startups e