• Nenhum resultado encontrado

num modelo de conduta para a sua irmã Mariana, que está sempre a lhe pedir conselhos, apesar de discutirem bastante também, porque a Mariana é muito

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "num modelo de conduta para a sua irmã Mariana, que está sempre a lhe pedir conselhos, apesar de discutirem bastante também, porque a Mariana é muito"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Diário de Sofia

Período da avaliação: 19 a 23 de Março de 2007 Plano da Expressão

Diário de Sofia é uma série dramática exibida em episódios de 5 minutos de segunda à sexta-feira às 18h15 na A:2, e em um compacto semanal de 25 minutos aos domingos na RTP1 e na A:2. É uma produção da beActive Produções Interactivas, S.A, com autoria de Pedro Flores e realização de Gil Ferreira. Devido à originalidade do formato e ao modelo de emissão (em ecrã panorâmico formato 16x), Diário de Sofia foi case study internacional no MIPTV, o maior mercado internacional de programas de televisão, realizado em Cannes e nomeado para o Mobile Entertainment Forum Awards na categoria de Inovação em 2004.

O Diário de Sofia é emitido em vários continentes, Europa, América do Norte e do Sul e Ásia, sendo que a produtora beActive assinou acordos para a produção de versões locais na França, Espanha, Brasil, Áustria e Turquia. Em 2005, ocupou 34% de share de mercado e contou com uma audiência média de 14,8% encontrando-se muito bem posicionada frente à concorrência, que se efectua principalmente pela série Morangos com Açúcar, que não possui a mesma inovação em termos de formato e nem o mesmo trabalho de performance de actores. Em 2006, Diário de Sofia ocupou 39% de share de mercado.

(2)

Na primeira temporada, emitida em 2003, o enredo começa com a história da vida de Sofia Afonso, uma adolescente de 17 anos que está no 11° ano, quer estudar Medicina e mora com os pais, Alexandre e Helena, e os dois irmãos, Chico, de 20 anos e Mariana, de 14 anos. Como toda adolescente, sente-se perseguida pelos pais, acha que o irmão mais velho não ajuda nada em casa e implica com a irmã mais nova, que sempre pega as suas roupas e revistas sem pedir. As suas melhores amigas são a Rita e a Joana, e o seu melhor amigo é o Zeca. Agora tem uma nova amiga na turma, a Mónica, que entrou na escola no 10° ano e que a Sofia ainda não sabe se gosta muito dela. A sua grande inimiga, que está sempre a irritá-la, é a Bianca e o seu amigo, muito simpático e futuro namorado é o Joca, que joga râguebi e também está no 11°ano. Os episódios relatam as suas diversas relações na escola com os amigos, no trabalho, na família e com o seu amigo e futuro namorado.

Na terceira temporada, Sofia tem 19 anos, repetiu o 12° ano porque a média para entrar em Medicina era muito alta e ela não conseguiu por 0.2. Sofia namora o Rui, que terminou o 12° ano, mas não quer fazer faculdade. Seus amigos mais próximos são a Rita, o Zeca, a Bianca e a Susana. A sua inimiga é a Teresa, que está sempre com as suas “damas de companhia”, a Geninha e a Carla. Os episódios abordam as dificuldades da adolescência e exaltam o bom carácter de Sofia, que procura sempre ajudar os amigos, e que nunca mente, porque mentira não leva a lugar algum. Sofia sabe que a sua vida não é diferente da de outros adolescentes e, de certa forma, tenta ser um exemplo em termos de comportamento e boas acções.

(3)

num modelo de conduta para a sua irmã Mariana, que está sempre a lhe pedir conselhos, apesar de discutirem bastante também, porque a Mariana é muito “infantil”.

A narração da história é feita em primeira pessoa, por Sofia, nos seus depoimentos e nas suas confidências para a câmara, e em terceira pessoa, por meio dos comentários e opiniões dos amigos e da família de Sofia. Tradicionalmente, os programas de ficção, diferentemente de outros formatos televisivos como o jornalístico, exibem a performance dos actores de forma naturalista e realista, ou seja, os personagens não olham para a câmara e actuam como se ela não estivesse presente, a fim de gerar a identificação e o envolvimento dos telespectadores com a história.

(4)

Outro ponto a ser ressaltado em relação ao interesse da audiência é o formato de exibição de 5 minutos diários que requer, simultaneamente, pouco tempo de atenção e a participação no final do episódio. Porém, a escolha entre apenas duas alternativas não deixa de ser redutora. A participação no programa se efectiva apenas como escolha e não ocorre nenhum tipo de intervenção e interacção activa da audiência. Em outros meios audiovisuais, como nos jogos multimédia, o público juvenil está acostumado a interagir com a narrativa e não somente escolher entre algumas alternativas, mas ao que tudo indica, apesar da televisão fagocitar diversas características de outros meios, ainda não incorporou completamente este elemento de participação efectiva que no futuro pode vir a mudar o panorama televisual. Por outro lado, o Fórum da Sofia e da Mariana1 na internet permite que os telespectadores dêem as suas opiniões e sugestões a respeito de temas a serem abordados no programa.

Em relação à narrativa em terceira pessoa, é possível notar um tom testemunhal quando os amigos e familiares da Sofia falam sobre ela. Os enquadramentos da câmara apresentam características documentais com grafismos no ecrã que transmitem a ideia de que são pontos de vista sobre as acções e o jeito de ser e de estar de Sofia. A edição de imagens apresenta-se fragmentada, pelo próprio tempo de exibição, 5 minutos diários e também porque além de ser uma característica da televisão, é bem reconhecida pelo público-alvo, que tem como referência habitual a rapidez da edição das imagens da MTV e dos jogos multimédia.

Entretanto, a série compartilha com outros produtos audiovisuais congéneres o mercado audiovisual não apenas português, mas também internacional, e disponibiliza uma variedade de produtos derivados, como DVD dos episódios, CD com as músicas da trilha sonora, os 11 livros com as

(5)

2 Disponível em < http://www.diariodesofia.sapo.pt>. Consulta em 02/04/07.

(6)

informações como as sinopses e os vídeos dos episódios, a caracterização do perfil dos personagens, fórum de discussão, chats, clube de fãs, passatempos e os links para os blogss ou fóruns dos outros personagens, como por exemplo da Mariana. Os episódios transmitidos na televisão são posteriormente disponibilizados no site para serem visionados pelos fãs que não puderam assisti-los.

Plano do Conteúdo

O conflito do programa Diário de Sofia pode ser definido da seguinte maneira: Sofia pede a opinião dos telespectadores a respeito dos seus dilemas de adolescente. Os conflitos dos episódios estudados foram os seguintes: Convidar ou não a Isabel para sair consigo e suas amigas, Sofia vê que Isabel compra mais comprimidos por telefone, Chico e Beatriz acham um apartamento para alugar, mas a mãe de Chico é contra. Sofia descobre que a Isabel comprou comprimidos para emagrecer, e que está a ser pressionada pelo dealer porque não pagou e resolve pedir ajuda a alguém, Livrar a Isabel do dealer. Os temas abordados nos episódios foram: bullying, independência dos jovens, emagrecimento/padrões de beleza na adolescência, tráfico de drogas (comprimidos), gravidez na adolescência.

A análise do Plano do Conteúdo recebeu a seguinte classificação:

Muito Bom: apresentação de desafios, entretenimento, verosimilitude, promoção da identificação do espectador, adequação em relação ao público, apelo à imaginação.

Bom: relevância, estímulo ao debate de ideias, ampliação do horizonte do público, diversidade de pontos de vista, nível de informação, produção de sentido.

Razoável: estímulo ao pensamento, promoção da consciencialização política e/ou social dos cidadãos, estímulo à participação cívica, oportunidade (na escolha de temas e convidados), interesse público do tema.

(7)

A análise da Mensagem Audiovisual recebeu a seguinte classificação:

Muito Bom: inovação/experimentação, originalidade/criatividade, qualidade artística, apelo à curiosidade, apresentação de uma estrutura organizada, clareza da proposta, comunicação com o público, solicitação da participação activa do público.

Referências

Documentos relacionados

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

patula inibe a multiplicação do DENV-3 nas células, (Figura 4), além disso, nas análises microscópicas não foi observado efeito citotóxico do extrato sobre as

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Portanto, mesmo percebendo a presença da música em diferentes situações no ambiente de educação infantil, percebe-se que as atividades relacionadas ao fazer musical ainda são