• Nenhum resultado encontrado

Ainda que eu entregue os dízimos de todos os meus ganhos ao Senhor,

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Ainda que eu entregue os dízimos de todos os meus ganhos ao Senhor,"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

IGREJA METODISTA EM ITABERABA

Congregação em Santana de Parnaíba

B O L E T I M I N F O R M A T I V O

SE NÃO FOR POR AMOR... ESQUEÇA

A

inda que eu entregue os dízimos de todos os meus ganhos ao Se- nhor, e faça todos os sacrifícios que me forem pedidos, se for por interesse ou para cobrar recompensa de Deus depois, nada valerá.

Ainda que eu ofereça na casa do Senhor as mais belas canções de amor, numa atmosfera de harmonia e espiritualidade, contudo, se uma ponta de vaidade e orgulho sutilmente se esgueirar por trás do meu rosto crispado, ao Senhor nada aproveitará.

Ainda que eu cure inúmeros doentes e levante paralíticos, e os cegos que minhas mãos tocarem voltem a enxergar, mas a despeito disso, se o nome do meu ministério ou de minha pessoa ofuscarem Aquele que é a origem de todos os milagres, sou um nada que imagina ser alguma coisa.

O amor não se arroga ter qualquer direito. O amor não faz cobranças a Deus, nem Lhe exige nada, pois é agradecido de coração por tudo o que recebe. O amor recusa-se a orar somente para pedir, mas faz da oração o momento de buscar comunhão com o Eterno. O amor não tenta mostrar aquilo que não é, posto ser transparente até mesmo quando erra.

Há muitas manifestações que se confundem com amor: a necessidade de sentir-se aceito pelo grupo ou até

mesmo pela família pode tornar alguém extremamente servil, mas ao longo do tempo esse servilismo, erroneamente confundido como um amor-cuidadoso – por ser tão gentil e benevolente – pode trans- formar-se em raiva acumulada por tudo o que ele fez e “nunca lhe deram o devido valor”. Um ego que sente a necessidade de ser re- conhecido como alguém especial

6•4•2008

(2)

I G R E J A M E T O D I S T A E M I T A B E R A B A

fará tudo para dominar as pessoas que transitam à sua volta, com um amor- provedor, mas só enquanto elas forem úteis para o seu propósito. No mundo gospel motivações inconfessáveis se escondem por trás da voz mansa, do gesto suave, ou palavras de lisonja, parecendo um pastor-amoroso, mas não passa daquele “lobo em pele de cordeiro” que Jesus falou.

Desde o Antigo Testamento Deus mostrou seu desagrado com o povo, pois este cumpria o que a Lei pedia, sem entretanto colocar ali o seu coração, e se davam por satisfeitos como “cumpridores da Lei”. Mas vem Jesus e mos- tra que não basta apenas “fazer”, mas... com que intenção? Com que coração?

Com que motivação? Se não for por amor... esqueça.

Por vezes a (má!) intenção do ato está tão descaradamente à tona que não conseguimos esconder de nós e muito menos dAquele que perscruta todas as coisas. Outras vezes não está muito claro ao nosso consciente as motivações ocultas, pois “como águas profundas são os propósitos do coração do homem”

(Pv 20.5).

Invariavelmente o Espírito me incomoda quando minha motivação não foi o amor. Sinto-me decepcionado com minha mesquinhez. Entendo agora por- que Davi pedia com tanto ardor: “cria em mim, ó Deus, um coração puro” (Sl 51.10).

Pureza de propósitos, pureza de coração, é tudo o que o Eterno espera.

Percebo que os cristãos reformados são craques nas Confissões de Westmins- ter. Admiro os adventistas que recitam de cor o Decálogo de Moisés. O bom

metodista já leu os 25 artigos de religião de Wesley, e os ba- tistas conhecem as “4 leis espirituais”. Parece que o apto a confessar-se cristão é aquele que aprende, memoriza, repete e concorda com os princípios de fé. Mas há uma pergunta que ainda precisa ser respondida, a mais importante de todas, aquela pergunta que se não tiver a resposta correta, todas as outras perdem sentido:

- “Filho, você me ama?”

A CANTINA VOLTOU

Você estava com saudades do pastel, do hot-dog e do mousse? Pois a partir de hoje você pode matar sua fome depois do culto em nossa cantina. Cardápio de hoje: pão de queijo, chocolate quente e refrigerante.

Responsável: Maysa.

Pr. Daniel

(3)

I G R E J A M E T O D I S T A E M I T A B E R A B A

NAVEGANDO POR AÍ Se você costuma navegar pela inter- net, eis aqui algumas sugestões sau- dáveis e edificantes para você:

www.metodistaitaberaba.com.br:

Site de nossa igreja (mantido pelo Américo). Você também pode parti- cipar mandando seu testemunho pa- ra que seja publicado e possa edificar pessoas por todo o planeta. Participe!

www.metodista.com.br:

Site da 3ª Região da Igreja Metodista (procure “Reflexões” e leia uma centena de textos do Pr. Daniel)

www.bibliaworldnet.com.br:

Site evangélico muito bom (o pastor é colaborador) www.descansandonosenhor.blog.terra.com.br/:

Blog da Carla Stracker, com testemunhos e vida cristã.

O METODISMO É “AVIVADO” OU É “TRADICIONAL”?

Somos a somatória dos dois, pois não são termos excludentes. Somos tradi- cionais enquanto guardamos as ca-

racterísticas da verdadeira tradição protestante, como os hinos de beleza ímpar, a Palavra equilibrada, o amor ao Evangelho, a ordem no culto atra- vés de uma liturgia pré-elaborada e a importância das Escrituras em nossa formação (Sola Scriptura). Somos tradicionais também enquanto rejei- tamos toda espécie de modismos e novidades doutrinárias que surgem a cada minuto.

Mas ser tradicional não significa ser

“morto” ou “morno”. Cremos no po- der e na ação do Espírito Santo em

nossas vidas e no culto. É o Espírito que vivifica a tudo. De nada adianta ter a liturgia bem feita se ela não tiver calor e alegria, ou ter a Palavra se ela não tiver o sopro vivificador do Espírito. O movimento metodista nasceu com John Wesley a partir a constatação de uma igreja liturgicamente morta (a Anglica-

(4)

I G R E J A M E T O D I S T A E M I T A B E R A B A

na). Entretanto, Wesley não desprezou a tradição, dizendo que ela não era boa, mas deu vida a ela.

IMPORTANTE:

1) ser tradicional não significa ser “tradicionalista”, que é um apego exagerado às tradições, engessando toda e qualquer ação do Espírito.

2) ser avivado não é emoção desacerbada, gritaria, exageros, perda de controle ou desprezo da razão. Ser avivado é ter uma vida dirigida pelo Espírito, vida frutífe- ra e santificada no altar do Senhor, uma grande paixão pelas almas, humildade, convicção do próprio pecado e dedicação às boas obras. Ser avivado não é descer a ladeira com um tambor, mas subir o Calvário com clamor e tremor.

O VERDADEIRO E O FALSO

• Há igreja verdadeira. Mas a bíblia também diz que há falsas igrejas, que são

“sinagoga de Satanás” (Ap 2.9)

• Há os verdadeiros apóstolos. Mas a bíblia também diz que há falsos apostos.

A igreja em Éfeso “pôs à prova os que a si mesmos se declaram apóstolos e não são, e os achastes mentirosos” (Ap 2.2).

• Há os verdadeiros irmãos. Mas a bíblia também diz que há falsos irmãos:

“E digo isto por causa dos falsos irmãos que se entremeteram com o fim de espreitar a nossa liberdade que temos em Cristo Jesus” (Gálatas 2.4).

• Há os verdadeiros pastores. Mas bíblia também diz que há falsos pastores:

“o mercenário, que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, vê vir o lobo, abandona as ovelhas e foge” (João 10.12).

• Há os verdadeiros profetas. Mas a bíblia também diz que há falsos profetas:

“Acautelai-vos dos falsos profetas que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores” (Mateus 7.15).

• Há mensagens verdadeiras. Mas bíblia também diz que há falsas mensa- gens: “ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evange- lho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema” (Gálatas 1.8).

• Há profecias verdadeiras. Mas também há profecias falsas: “Eis que sou contra os profetas, diz o Senhor, que pregam a sua própria palavras e afir- mam: Deus disse” (Jeremias 23.31).

Se para cada coisa verdadeira o Diabo criou o que é falso, o mínimo que temos a fazer é estar bem atentos para que não sejamos enganados. Talvez, por isso mesmo, o dom de “discernimento de espíritos” (1Co 12.10) seja hoje um dos mais necessários no seio da igreja evangélica.

(5)

ESTUDO BÍBLICO 4ª FEIRA

Tema: “Quando Perdoar é Necessário”

• Por que é tão difícil perdoar?

• Será que perdoar é esquecer?

• Como curar as feridas do passado?

SEÇÃO TIRA-DÚVIDAS

PERGUNTA: Satanás já está amarrado ou precisamos ficar amarran- do-o a todo o momento?

RESPOSTA: Nunca esqueça que Satanás está de- baixo da Soberania Divina. A bíblia nos ensina que Satanás foi originalmente um dos anjos criados por Deus, talvez um querubim de grande beleza e po- der, mas desviou-se do seu estado original de pure- za movido pela vaidade e pelo orgulho, e por isso foi punido por Deus.

O ensino bíblico é claro: Satanás, mesmo sendo um ser moral responsável, nada mais é que uma cria-

tura, e portanto, infinitamente inferior a Deus em glória, poder e domínio.

Mesmo que a bíblia fale do reino de Satanás e de sua ação nesse mundo, jamais lhe atribui um poder independente de Deus, ou liberdade plena para cumprir planos próprios, ou capacidade para frustrar os desígnios do Senhor.

A bíblia ensina que Satanás não pode atacar os filhos de Deus sem a permissão Dele. Foi somente dessa forma que pôde provar o fiel Jó e peneirar Pedro (Lc 22.31-32). Os crentes têm a promessa divina de que Deus só permitirá a tenta- ção prosseguir até o limite individual de cada um (1Co 10.13). Nos evangelhos Satanás é representado como sendo um inimigo vencido. Jesus declara que Satanás está amarrado (Mc 3.27; Mt 12.29; Lc 11.21-22).

A nossa vida de comunhão na Igreja é uma certeza de vitória, pois Jesus dis- se que “as portas do inferno jamais prevalecerão contra sua igreja”. Agora, o mesmo não se pode dizer de quem está fora dela. Cuidado!!!

PREPARAÇÃO DE NOVOS MEMBROS

Como é bom se tornar membro do Corpo de Cristo! Como é bom ter uma igre- ja para chamar de “minha igreja”. Como é bom ser mais que um “simpati- zante” da igreja, mas um membro com deveres, direitos e responsabilidades.

Este é o caminho natural de uma vida cristã madura. E Deus espera que você dê esse passo, pois só assim Ele poderá usá-lo mais efetivamente na Sua obra.

Começa hoje às 18:00h.

I G R E J A M E T O D I S T A E M I T A B E R A B A

(6)

NOSSA MISSÃO

Esforçarmo-nos para espalhar a Santidade bíblica sobre a Terra.

NOSSA VISÃO

Somos uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, tem amor à Palavra, acolhe aos que se achegam e busca a cura e restauração do corpo, da alma e do espírito.

R. Mestras Pias Fillipini, 161 São Paulo - SP - 02736-010 Fone: 3977-0571 Pastor: Daniel Rocha Fone: 3858-7522 Res: 4899-3020

e-mail: dadaro@uol. com. br

IGREJA METODISTA EM ITABERABA

VISITE NOSSO SITE:

www. metodistaitaberaba. com. br

NOTÍCIAS CURTAS

• Passamos momentos maravilhosos no II Encontro de Casais no último sábado. Aprendemos, crescemos e nos divertimos muito. Quem não veio, mais uma vez perdeu.

• 3ª feira, dia 08/04, reunião do Min. Administração.

• 5ª feira, dia 10/04, reunião da CLAM (todos os coordenadores, presidentes de sociedades, tesoureiro e secretária da igreja)

PARA REFLETIR

“Moisés gastou 40 anos pensando que era alguém; 40 anos aprendendo que não era ninguém; e 40 anos desco- brindo o que Deus pode fazer com um ninguém”

ANIVERSARIANTES DA SEMANA 08/04 – 3ª feira – Maria do Carmo Meireles 09/04 – 4ª feira – Daniel Pereira Torres 10/04 – 5ª feira – Manoel Batista Oliveira

ESCALA DE SERVIÇO

SERVIÇO HOJE PRÓX. DOMINGO

INTERcESSãO SYLVIO / TEREZINHA SILVANA / EDWARD

LOuVOR RESPONSáVEL GRuPO VIDA GERAÇãO ELEITA

PELA OFERTA GABRIEL FERREIRA DIOGO

RESPONSáVEL cANTINA MAYSA FLáVIA PINI

Referências

Documentos relacionados

Há uma grande expectativa entre os cientistas de que, nesta próxima década, novos resultados de observações cosmológicas, aliados aos resultados dos grandes aceleradores como o

Contudo, mais de metade dos nascimentos em Portugal eram, para as mães, primeiros filhos e a maioria das pessoas no período fértil (80,2% das mulheres e 84,5% dos homens)

O processo de transformação bacteriana utilizada na Biologia Molecular ocorre in vitro, e pode ser afetado pelo tamanho e conformação da molécula de DNA a ser introduzida na

Embora cresça no país o número de pesquisas sobre educação ambiental em escolas e comunidades, patrocinadas por secretarias municipais ou estaduais e

Falando em qualidade, a porcentagem de pessoas insatisfeitas com sua tatuagem é de 20% e o motivo maior para esta insatisfação é o trabalho mal-feito, despertando o desejo de fazer

Leitura de diferentes gêneros textuais: romance, crônica, notícia; Localização de informações explícitas e implícitas do texto; Reconhecimento das idéias centrais do

1) Assinale com um X as alternativas que registram erroneamente a expressão “Não ter nada a ver com”. a) As palavras “concerto” e “conserto” nada têm haver

O selo é oferecido pela ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café) às torrefadoras que são aprovadas pela avaliação de qualidade.. A auditoria foi realizada