O SIGNIFICADO DAS CORES O SIGNIFICADO DAS CORES BRUNO ÁVILA BRUNO ÁVILA

Texto

(1)

CORES

O SIGNIFICADO DAS

BRUNO ÁVILA

O SIGNIFICADO DAS CORES

(2)

O QUE VOCÊ VAI ENCONTRAR NESSE EBOOK

Qual cor devo utilizar? Creio que esta seja a maior dúvida de qualquer pessoa que resolve criar uma peça gráfica. Existem diversos fatores para a escolha de uma cor e uma delas é saber o sentimento que esta cor nos causa. Acredito que

sabendo o significado de cada cor será de grande ajuda na hora de eleger a melhor opção para o seu projeto.

Por isso, para ajudar você nesta árdua tarefa, transformei uma das melhores aulas do curso de neste ebook onde listo as principais cores, seus

sentimentos positivos e negativos.

Agora corre que o vento foi pra lá!

Design Web

O que você vai

encontrar nesse ebook?

(3)

O QUE VOCÊ VAI ENCONTRAR NESSE EBOOK

Sobre o Autor

Bruno Ávila é publicitário e web designer desde 1996.

Abriu sua própria agência em 1997, atendendo grandes clientes brasileiros. De 2001 a 2003 foi diretor de criação web do Jornal O Povo. Hoje dirige a Ávila EAD, empresa voltada para soluções em educação a distância, ministrando cursos específicos sobre Design, Publicidade e Comunicação Web, entre eles o consagrado curso de Design Web.

Design Web

O curso Design Web 2, apresenta ao aluno as teorias de design, usabilidade e comunicação aplicados ao layout web. Trata-se de um curso focado 100% em produção de layouts não interessando o software utilizado nem linguagens de programação. O aluno poderá praticar também a criação de layouts com avaliações feitas através de vídeo para cada aluno. O conteúdo deste ebook faz parte de uma das aulas do curso de Design Web. Conheça o conteúdo completo do curso aqui.

(4)

A INFLUÊNCIA DA COR

O uso da cor adiciona uma outra dimensão a informação. Cores sugerem sua própria mensagem subliminar, despertam sentimentos e nos envolvem.

As cores ajudam a nos orientar e deixa claro as diferenças. Podem também facilitar o acesso à informação. Freqüentemente, a cor é percebida inconscientemente e provocam sempre emoções.

A seguir apresento três influências da cor em nossa percepção subjetiva.

A influência da cor

em nossa percepção subjetiva

(5)

A INFLUÊNCIA DA COR

Baseado no nosso sistema de percepção, percebemos a cor vermelha com muito mais intensidade, por exemplo, que a cor azul.

Esse fenômeno está relacionado ao fato de nós termos mais células responsáveis pela percepção da cor sensíveis a cor vermelha ( aproximadamente 64% ) e verde

(aproximadamente 34%) e nas retinas dos nossos olhos estão as sensíveis a cor azul (aproximadamente 2%).

Por isso na natureza encontramos poucos elementos realmente vermelhos (a não ser as rosas e algumas flores que de fato chamam bastante atenção).

A influência biológica

(6)

A INFLUÊNCIA DA COR

Nossa percepção da cor está fortemente ligado a influências culturais.

Um exemplo extremo que podemos citar é com a

percepção da cor preta: quando a cultura ocidental deu a essa cor uma imagem de morte e ligação com o mal, no Egito está ligado ao nascimento e ressureição e na cultura hebraica significa a compreensão.

Mesmo o design corporativo é distinguido freqüentemente por uma cor ou por uma combinação específica da cor, utilizado normalmente como a identidade própria da empresa, fazendo parte de sua cultura visual.

A influência cultural

(7)

A INFLUÊNCIA DA COR

Todas as nossas influências e aversões a cores especiais, o que gostamos e não gostamos podem ser levados em conta nessa hora. A moda é muito influenciada por nossos gostos. Por exemplo, a cor laranja era bastante popular na década de 70 e foi utilizada por bastante tempo e que no início de 2000 ressurgiu. O gradiente de cores através de recursos CSS é um exemplo da

influência individual, da moda, tendência.

Você deve manter sempre esses tipos de influência em sua cabeça na hora de criar um layout. Considere que a cor é percebida de forma diferente entre as pessoas e cabe você tentar utilizar a cor mais apropriada para o público-alvo do seu layout (inclue-se aí o cliente que está lhe contratando).

A influência individual

(8)

VERMELHO

Vermelho AtividadeForça

Energia Determinação Velocidade Vida Vitalidade Solidez Amor

Sensualidade Sexualidade Desejo Prazer Paixão Tentação

Energia Vivacidade Impulsividade Fogo

Calor Perigo Atenção Agressividade Ódio

Raiva

(9)

VERMELHO

O vermelho é a cor mais forte, a que mais se destaca entre todas as cores. É a cor mais viva e que chama mais atenção. Pode ser associado a sangue e fogo mas também pode ser associado a amor, sensualidade e paixão.

Na Europa, essa cor era tida como cor da nobreza, pelo vermelho carmesin obtido através de raros insetos parasitas chamado kermes.

Na Rússia, no início do século 20, utilizou o vermelho como cor da revolução. Essa cor acompanhou todo o movimento comunista.

O vermelho também significa tanto a vida como o perigo. Pode ser também o sinal do erro na falta de excelência ou quando se quer chamar a atenção. Os sinais de PARE são vermelhos assim como as notícias que querem nos chamar a atenção.

Vermelho

(10)

VERMELHO

Na China o vermelho significa sorte e alegria; no Hinduismo a cor representa a criatividade e atividade, a cor favorita nos casamentos. No Japão, vermelho é a cor do sol nascente mas é também a cor da raiva e do perigo. Nos países islâmicos, vermelho tem uma conotação negativa e no Egito, vermelho é a cor do inferno e da destruição.

Vermelho

(11)

LARANJA

Laranja AtençãoAlegria

Diversão Apreciação Coragem Exuberância Atividade Sociabilidade Vida

Segurança Artificialidade Cordialidade

(12)

LARANJA

Laranja é uma cor muito viva e alegre. É sinal de força e exuberância. Na Europa é a cor menos popular depois do marrom.

É sinal de segurança, ordem e limpeza ( por isso os garis utilizam laranja na maioria das cidades ) e também de sociabilidade ( note a cor alaranjada da iluminação de alguns restaurantes que nos traz a sensação de "aconchegante" ). Laranja e a cor do budismo. No Japão e na China corresponde ao amor e a alegria e na cultura hebraica é a cor do esplendor.

Laranja também nos remete a criatividade e a extravagância.

Laranja

(13)

AMARELO

Amarelo SolReceptividade Brilho

Alegria Vida Felicidade Otimismo Amizade Honra Valor Ouro Poder

Ciúme Inveja Cobiça

Aborrecimento Covardia Mentira Egoísmo

Desvalorização Social

(14)

AMAREL

Para os índios americanos, amarelo significa morte.

Na China é a cor do imperador; na cultura hebraica amarelo nos remete a beleza e no Japão ao charme e a graça.

Geralmente amarelo é a cor dos asiáticos e de alguns europeus.

No Oriente Médio amarelo simboliza alegria e prosperidade.

Amarelo

(15)

VERDE

Verde NaturezaVegetação

Crescimento Opulência Novo Saúde Juventude Paz Equilíbrio Relaxamento Recuperação

Segurança Esperança Veneno Ácido Amargo

(16)

VERDE

Verde é a cor da natureza, do novo e da vida. Verde é a cor da primavera e da esperança. Nos remete a estabilidade, ao descanso e a paz. Traz um efeito confortante e relaxante.

Por muito tempo o verde foi associado a nocivo, estragado e indigesto. Os índios americanos associam o verde a paz, já no cristianismo, o verde é a cor do espírito santo; e no islamismo, verde é a cor do Profeta e da religião. Os chineses associam a fertilidade com a cor, os irlandeses tem o verde como sua cor nacional. Para os budistas, verde é a cor da vida e para a cultura hebraica a cor da vitória.

Na França, verde é cor de azar, por esse razão os carros verdes não são muito populares por lá. E os hindus consideram o verde a cor da morte.

Verde

(17)

AZUL

Azul HarmoniaInfinito

Eternidade Nobre Sobriedade Lógica Pensamento Frio

Calmo Confidência Conservadorismo Austeridade Monotonia Dependência Tecnologia

(18)

AZUL

Azul é a cor do horizonte, do céu e da eternidade. Possui um efeito reservado a elegância. Na frente de um tranquilo azul, cores quentes ( preferivelmente cores complementares do laranja ) torna a combinação intensa.

Muitas pessoas consideram o azul sua cor favorita. Por isso, azul é uma cor bastante popular. É considerado nobre, estável, amigável. Considerado uma cor masculina, usado frequentemente no mundo dos esportes.

Entretando, azul também é a cor da sobriedade, da lógica, do pensamento e cai bem com tecnologia.

Salas azuis nos trazem o efeito de calma ou de frio. Para os japoneses, azul é a cor dos ordinários e vilões.

Azul

(19)

AZUL

Para os budistas, azul traz a calma e o conhecimento. No Oriente Médio, azul é a cor da fidelidade e da verdade. Na maioria das religiões, azul é a cor da divindade maior, a cor do paraíso.

Azul

(20)

VIOLET

Violeta LuxúriaSofisticação Sensualidade Feminilidade Desejo

Espiritualidade Criatividade Realeza Sabedoria Resplandecência

(21)

VIOLETA

Violeta é a cor da energia e da dominação. No Império Romano, somente o imperador podia usar roupas com essa cor. Esse costume foi mantido na Idade Média, mas com a adição de acessórios em violeta. Tornou-se a cor da igreja e do cristianismo como símbolo de penitência, humildade e paixão.

Violeta é também a cor da magia e do esoterismo, o obscuro e secreto.Por volta de 1900, o movimento "art noveau" valorizou bastante o uso do violeta em salas e preferencialmente em roupas. Depois disso a cor foi caindo em decadência.

Como as cores que representam os sexos ( vermelho = feminino, azul = masculino ), violeta tornou-se a cor do movimento feminista da década de 70.

Violeta

(22)

ROSA

Rosa AfeiçãoEncantamento

Amizade Juventude Flores Doces Feminino Menina Bebês Ingenuidade Delicadeza

(23)

ROSA

Rosa é a cor da afeição e da delicadeza. Bebês vestem rosa, mas essa cor é normalmente associado a meninas e nos remetem não só a delicadeza como ao encantamento, amizade e juventude.

Rosa nos remete a flores, fragâncias, doces e confeitos. Normalmente tudo que se refere a doces do sabor tutti-fruti, utiliza-se o rosa.

Rosa

(24)

MARROM

Marrom SólidoSeguro

Calmo Natureza Rústico Estabilidade Estagnação Peso Aspereza Antigo

(25)

MARROM

Na cultura ocidental, marrom é uma cor sem muita atração. Apesar de ser utilizada amplamente em mobiliários e roupas, a maioria das pessoas dizem não gostar dessa cor.

Marrom é a cor das fezes, dos excrementos. Cor da terra, da argila.Nos lembram antiguidades, nos remetem ao passado, a moda antiga, ao rústico e simples.

Marrom é a cor da madeira, do café, do pão torrado. Pode trazer a idéia de aconchego e proteção. Por isso é bastante utilizado em restaurantes e hotéis que desejam passar esse sentimento a seus clientes.

Marrom

(26)

PRET

Preto PoderModernidade Sofistação Formalidade Morte Medo Anonimato Raiva Mistério Noite

(27)

PRETO

Na cultura ocidental, preto é a cor da morte e da tristeza. Nos remete aos sentimentos negativos, a falta de sorte, a escuridão. O preto também é associado a cor dos piratas e anarquistas.

A cor das roupas dos protestantes do tempo da Reforma era preto, contrastando com as roupas coloridas do catolicismo.

Desde a década de 70 o preto se popularizou como a cor da moda, da noite, da diversão expressando elegância e estilo. No campo da tecnologia, o preto é a cor preferida para produtos como câmeras, celulares e aparelhos de som, às vezes outra cor entra na moda, como o cinza e o branco, mas o preto sempre ressurge.

Na África, preto representa a cor do seu povo, assim como em bandeiras dos estados africanos. Lá é a cor da fertilidade e da prosperidade.

Preto

(28)

PRET

No budismo, preto é a cor da opressão. Na China, preto é a cor do "Yin" e simboliza o inverno e a água.

Os egípcios vêem o preto como a cor do renascimento, da ressureição.

Os hebreus associam a compreensão com a cor preta.

Para os hindus, é a cor do declinio.

Preto

(29)

CINZA

Cinza

Elegância Humildade Respeito Reverência Sutileza

(30)

CINZ

Cinza é a cor intermediária entre o preto e o branco. É a cor da neutralidade e da insignificância (porém um rato "cinza" para uma mulher não é tão insignificante assim).

Cinza é a cor do dia chuvoso, da depressão. É a cor do passado, do antigo, velho.

Mesmo assim o cinza é um sinal de elegância. Um vestido cinza, uma blusa cinza, um background cinza trazem um bom contraste. Objetividade e neutralidade também podem ser associados ao cinza. Porém o uso excessivo do cinza pode deixar tudo muito tedioso.

Muitas tribos indígenas da América do Norte encontravam a beleza no cinza.

Provavelmente por ser a cor das nuvens de chuva e extremamente bem-vindos por eles. Para os hebreus é a cor da compreensão.

Cinza

(31)

BRANCO

Branco

Honestidade Claridade Luz Divindade Esterelidade Rendição Simplicidade Paz

Reverência Inocência Pureza

(32)

BRANC

Na cultura ocidental, branco é a cor da pureza e da claridade. É a cor da objetividade e da honestidade. É a cor da inocência e da paz. Médicos usam branco. Padeiros também.

Porém, branco pode ser também para alguns a cor da morte (ao lembrarmos das antigas mortalhas) e da aparição de espíritos. ( quem não conhece a história da

"mulher de branco"? )

Branco

(33)

CONSIDERÕES FINAIS

O objetivo deste ebook foi mostrar para você os sentimentos das principais cores.

Mas sabemos que existem milhares de cores e portanto milhares de combinações.

Convido você a observar a aplicação das cores no seu dia-à-dia e procurar saber o porquê do uso delas. Através da análise dessas observações você irá conquistar a cada dia um conhecimento sólido sobre o universo das cores.

Somente através do conhecimento e da prática conquistamos o total controle sobre as criações gráficas. Por isso não deixe de investir suas horas em cursos, vídeos, livros e ebooks como este.

Fico por aqui torcendo pelo seu sucesso!

Para o alto e avante!

Bruno

Considerações Finais

(34)

EU QUERO CONTINUAR OS ESTUDOS EM DESIGN WEB

Imagem

Referências

  1. Web.
temas relacionados :