• Nenhum resultado encontrado

DIREITO DE FAMÍLIA E SUCESSÕES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "DIREITO DE FAMÍLIA E SUCESSÕES"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)
(2)

EXTENSÃO EM DIREITO

DIREITO DE FAMÍLIA E SUCESSÕES

“Acima de tudo, a Prática!”

(3)

Contando com a experiência de um time de professores que atua no Proordem desde 2000, os cursos de extensão têm como diferencial o olhar para o futuro, antecipar tendências e saber aplicar o que há de mais atual no Direito de forma prática! Essa é a nossa missão.

Além disso, o curso foi elaborado com forte visão prática, para que você, a cada aula, leve exemplos, ferramentas e estratégias para usar no dia seguinte.

É assim que o Proordem irá lhe proporcionar uma virada de página na sua carreira!

(4)

A palavra da coordenadora geral

Carolina Defilippi possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Pós-Graduação em Direito pelo Centro Universitário Salesiano e Pós-Graduação em Direito pelo INPG. É mestre em Educação pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo. É advogada criminalista, professora universitária, coordenadora da faculdade de Direito da Unità.

É coautora do livro "Inovações e Métodos para Nativos Digitais", “Inovação em Sala de Aula” e

“Direito Penal para a OAB”. Tem experiência na área do Direito e da Educação, especialmente em Direito Penal e Educação para Nativos Digitais.

A palavra da coordenadora do curso

Profa. Alexsandra Manoel Garcia

Advogada Especialista em Direito das Família e Sucessões, Palestrante, Professora, Mentora de Carreira na Advocacia

Familiarista, Coordenadora do Curso de Direito da Faculdade Anhanguera Indaiatuba/SP, Mestre em Educação pela PUCC Campinas, Pós Graduada em Direito e Processo Civil pela Escola Superior de Direito (ESD), Pós Graduada em Direito de Família e das Sucessões pela Faculdade Legale, Pós Graduada em Direito das Mulheres pela Universidade Dom Bosco; MBA em Direito do Trabalho e Previdenciário pela Faculdade Legale, Extensão em Gestão de Escritório de Advocacia pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), Extensão em Alienação Parental pela PUC Rio, Vice-Presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas da área de Família e Sucessões da OAB/SP (2022-2024), Presidente da Comissão Especial de Direito de Família e Sucessões da OAB/SP – subseção Indaiatuba/SP (2019-2021 e 2022-2024), entre outros cargos de gestão de Ordem.

"Busquemos o conhecimento, mas jamais nos esqueçamos que ele de nada serve se não fizer de nós pessoas melhores para buscarmos a Justiça."

Profa. Carolina Defilippi.

“Para a atuação no Direito das Famílias e Sucessões, alguns pensam que não necessitam de muito conhecimento, pois acreditam ser algo simples. Mas a falta de conhecimento e prática nessa matéria pode gerar danos irreparáveis a vida de uma família. A dinâmica nas relações familiares estão todos os dias mudando e o profissional desta área precisa ter real conhecimento não só no Direito e sim em questões multidisciplinares para poder atuar de forma, assim é preciso uma formação contínua, para ter excelência na carreira.”

(5)

OBJETIVOS DO CURSO

Objetivo Geral: Permitir ao profissional da advocacia iniciar os trabalhos na área de Direito de Família e Sucessões através de uma abordagem Teórica e Prática sobre os temas de Direito Processual e Direito Material, incluindo aspectos multidisciplinares.

Objetivo específico: Aprofundar o conhecimento do aluno em temas de direito de família e sucessões com todas as discussões atuais travadas no âmbito dos Tribunais, sobretudo os superiores, tais como técnicas de testamento e inventários e ações correlatas com procedimentos judiciais e extrajudiciais. Questões atinentes a casamento e seus regimes, uniões familiares (família reconstituída, anaparental, casamento eudemônico, poliafetividade, sociedades paralelas e temas congêneres), questões indenizatórias, abandono afetivo direto e inverso, Proposta de Emenda Constitucional da Busca da Felicidade, contratos de namoro e namoro qualificado, multiparentalidade, uniões familiares de pessoas do mesmo sexo, novas questões sobre alimentos, alienação parental, tutela, curatela, Lei Brasileira de Inclusão e Tomada de Decisões Apoiadas e vários outros temas.

EMENTA DO CURSO

Constitucionalização do direito privado e direito de família – função social do direito de família.

Parentesco – conceitos – questões atinentes à socioafetividade e multiparentalidade – teoria e prática, entendimentos dos juízes de família do Estado de São Paulo.

Biodireito, surgimento de capacidade, embriões excedentários, biossegurança, novas resoluções do Conselho Federal de Medicina, prole eventual e nascituro.

Direitos de personalidade e direito de família – questões sobre capacidade e Lei Brasileira de Inclusão, Curatela e a Tomada da Decisão Apoiada- questões de direito material. Questões processuais sobre tutela, curatela, exigência de contas e situações de jurisdição contenciosa e voluntária em direito de família

Espécies de famílias e seus regimes jurídicos (família matrimonial, informal, homoafetiva, monoparental, natural, estendida, reconstituída, anaparental, casamento eudemônico, poliafetividade, sociedades paralelas, família mutispecie e temas congêneres).

Questões atinentes a casamento e seus regimes e questões atinentes à alteração de regime.

Divórcio, separação, reconhecimento e dissolução de uniões estáveis – questões atuais.

Questões indenizatórias em direito de família (fidelidade e lealdade e teoria do desamor - abandono afetivo direto e inverso – balizas constitucionais, civis e o ECA e Estatuto do Idoso) – danos morais, materiais e perda de uma chance.

(6)

Proposta de Emenda Constitucional da Busca da Felicidade e seus reflexos no direito de família e sucessões, contratos de namoro e namoro qualificado e outras questões contratuais em direito de família.

Regimes Jurídicos de uniões de pessoas do mesmo sexo, transexualidade e gênero – questões atuais em direito de família e sucessões.

Questões de Guarda, Convivência e Poder Familiar.

Questões atinentes da alienação parental – aspectos materiais e processuais – Da perícia.

Alimentos – Encargos Alimentares e Dever de Sustento – os vários regimes jurídicos – obrigações solidárias e subsidiárias, alimentos entre pais e filhos, relações avoengas, ex cônjuges e companheiros e colaterais.

Alimentos – questões processuais – execução, cumprimento, medidas típicas e atípicas, intervenção de terceiros.

Jurisdições Híbridas em Direito de Família – Lei Maria da Penha – aspectos cíveis – quando aplicar o Código Civil, o ECA e o Código Civil.

Guarda, tutela e adoção – questões materiais e processuais.

Sucessão Legítima – diversos regimes jurídicos e questões polêmicas.

Sucessão testamentária – regras gerais e questões patrimoniais e extrapatrimoniais.

Institutos de Direito Sucessório e fórmulas de partilha de bens.

Inventário judicial e extrajudicial e demais ações da sucessão (petição de herança, sonegados, habilitação de credores, alvarás autônomos).

Este é o curso e este é o Proordem. O nosso comprometimento com o seu sucesso profissional está em cada detalhe deste curso. Venha fazer parte e transformar como pessoa e como profissional.

Referências

Documentos relacionados

Reitoria Campus Cuiabá Campus Cáceres Campus Confresa Campus Juína Campus Campo Novo Campus São Vicente Campus Bela Vista Campus Pontes e Lacerda Campus Rondonópolis (não está

Processo Penal Direito Tributário Direito Civil - Coisas Direito Civil - Obrigações Direito Civil – Contratos Direito Civil - Sucessões Hermenêutica Jurídica Direitos

Em Sergipe esta espécie é Abundante no Albiano Superior da Formação Riachuelo e no Cenomaniano inferior da Formação Cotinguiba.Aqui Coenholectypus neocomiensis é registrada

Criado pela Constituição Federal de 1988 e regulamentado pela Lei nº 8.080/90, conhecida como a Lei Orgânica da Saúde, e pela Lei nº 8.142/90, que trata da participação

— I Curso de Pós-Graduação em Direito das Crianças, Família e Sucessões, organizado pelo Centro de Investigação de Direito Privado da Faculdade de Direito de Lisboa,

A partir destas colocações desponta o possível delinear do caminho para a retomada da condição de objeto de uso do produto de moda, descaracterizada pela massificação e

Duas idéias centrais – romance como base para o casamento e magia como meio de realização de sonhos – tornaram-se intrínsecas em produtos apresentados em revistas,

H Carcaça da embreagem, Tubo do eixo Carcasa del embrague, Vástago Clutch housing, Drive tube assembly J Cabo de manejo Empuñadura de mando Control handle K * 3 54 341 645