• Nenhum resultado encontrado

UNICESUMAR - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "UNICESUMAR - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

UNICESUMAR - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ

CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

PERCEPÇÃO DO PACIENTE EM RELAÇÃO AO AUTOCUIDADO EM CLÍNICA DE

HEMODIÁLISE E A NECESSIDADE DE ORIENTAÇÕES DA EQUIPE DE ENFERMAGEM

ELISA MATOZO DA ROCHA NETA LETHICIA ESTHEFANI ROCHA

MARINGÁ – PR 2018

(2)

Elisa Matozo da Rocha Neta Lethicia Esthefani Rocha

PERCEPÇÃO DO PACIENTE EM RELAÇÃO AO AUTOCUIDADO EM CLÍNICA DE

HEMODIÁLISE E A NECESSIDADE DE ORIENTAÇÕES DA EQUIPE DE ENFERMAGEM

Artigo apresentado ao curso de graduação em Enfermagem da

UniCesumar – Centro Universitário de Maringá como requisito parcial para a obtenção do título de bacharel em Enfermagem sob a orientação da Prof.

M.a Ludmila Lopes Maciel Bolsoni.

MARINGÁ – PR 2018

(3)

(4)

PERCEPÇÃO DO PACIENTE EM RELAÇÃO AO AUTOCUIDADO EM CLÍNICA DE

HEMODIÁLISE E A NECESSIDADE DE ORIENTAÇÕES DA EQUIPE DE ENFERMAGEM

Elisa Matozo da Rocha Neta

Lethicia Esthefani Rocha RESUMO

Introdução: a insuficiência renal crônica (IRC) é considerada uma doença irreversível, da qual pode apresentar desequilíbrios psicológicos e físicos, podendo assim comprometer a qualidade de vida dos pacientes. O autocuidado com a saúde de pacientes diagnosticados com IRC em tratamento de hemodiálise vem se tornando um problema observado na saúde atualmente, que abrange os pacientes e as informações dos profissionais da saúde. Objetivo: identificar a percepção ao autocuidado dos pacientes diagnosticados com insuficiência renal crônica (IRC), que são submetidos ao tratamento de hemodiálise e avaliar através do relato do mesmo as orientações ofertadas pela equipe de enfermagem durante o tratamento. Metodologia: realizada uma pesquisa de campo, com abordagem quanti-qualitativa do tipo descritiva-exploratória simples, com pacientes acima de 18 anos de idade, que realizam tratamento de hemodiálise em um hospital especifico de médio porte localizado no sul do Paraná, utilizou-se um questionário especifico semiestruturado que tem a finalidade de identificar déficits na saúde do paciente analisando os mais prejudiciais a qualidade de vida dos mesmos. Resultados: certificou-se que o nível de autocuidado e de informações passada ao paciente sobre o procedimento de hemodiálise tem estrita relação com as informações que são repassadas pela equipe de enfermagem, tendo esta a autonomia de melhorar a percepção do paciente sobre sua saúde.

Conclusão: o profissional de enfermagem se faz integrante fundamental no tratamento da hemodiálise, seja através de cuidados como também na prestação de informações e orientações ao paciente, melhorando assim seu prognóstico e estado de saúde a curto e longo prazos.

Palavras-chave: Diálise Renal; Autocuidado; Cuidados de Enfermagem; Insuficiência Renal.

PERCEPTION OF THE PATIENT IN RELATION TO SELF-CARE IN

HEMODIALYSIS CLINIC AND THE NEED FOR GUIDANCE OF NURSING STAFF

ABSTRACT

Introduction: the chronic renal insufficiency (CRI) is considered an irreversible disease, which may presente psychological and physical imbalances, and may thus compromising the quality of life of patients. Self-care with the health of patients diagnosed with CRI in hemodialysis treatment has become a problem observed in health today, covering patients and information of

(5)

health professionals. Objective: to identify the perception the self-care of patients diagnosed with chronic renal failure (CRF), which are submitted to hemodialysis treatment and evaluate through the account the same guidelines offered by the nursing staff during treatment.

Methodoly: a field research, approach quantitative and qualitative descriptive-exploratory simple type, with patients over the age of 18 years old, who perform hemodialysis treatment in a specific medium-sized hospital located in the South of Paraná, a specific questionnaire was semistructured that aims to identify deficits in the patient’s health by analyzing the most harmful to quality of life. Results: made sure that the level of self-care and information passed to the patient about de procedure of dialysis has strict relationship with the information that is passed by the nursing staff, and the autonomy to improve the patient’s perception about your health.

Conclusion: the professional nursing is done in hemodialysis treatment member, wheter through care as well as in the provision of information and guidance to the patient, thereby improving prognosis and your state of health in the short and long terms.

Keywords: Kidney Dialysis; Self-care; Nursing care; Kidney Failure.

1. INTRODUÇÃO

A insuficiência renal crônica (IRC) é caracterizada por uma lesão irreversível e progressiva que atinge a função fisiológica do rim. Quando diagnosticada precocemente e iniciado o tratamento terapêutico correto, existe uma redução no sofrimento do paciente. Após o diagnóstico é comum o paciente apresentar desequilíbrios psicológicos, que acaba comprometendo não somente sua interação social como também a vida de familiares próximos ao mesmo. É uma doença que afeta habilidades funcionais no organismo do paciente e consequentemente limita-o em suas atividades diárias. Pacientes diagnosticados com IRC que se submetem ao tratamento de hemodiálise acabam se obrigando a lutar diariamente por meio de um tratamento doloroso, desgastante, de longa duração, contra uma doença incurável. 1

A hemodiálise é o método mais comum que possuímos hoje para conseguir remover substâncias nitrogenadas toxicas do sangue, e o excesso de água do corpo desses indivíduos, por isso é muito importante o cuidado com o mesmo, capacitando a família sobre a patologia prestando uma assistência de qualidade isso depende muito da equipe medica e de enfermagem que tem o papel principal na reabilitação e tratamento de qualidade para uma vida adequada de bem-estar para a família e o indivíduo. 2

Um dos maiores vilões da hemodiálise é a infecção, devido aos efeitos imunossupressores causados exatamente pela IRC, comodidades, alimentação inadequada, necessidade de acesso vascular por um determinado tempo, geralmente nos serviços de diálise vários pacientes são submetidos em um mesmo ambiente, facilitando a disseminação dos microrganismos sendo ele por contato direto ou indireto. 3

(6)

A qualidade da hemodiálise é consequentemente o bem-estar do paciente, e os mesmos dependem do acesso vascular para realizarem a hemodiálise sendo considerado um dos

maiores problemas por ser um fator de risco para infecções. Os profissionais devem desse modo, ter um enorme cuidado com aparelhos, higiene das mãos para que não se propague essas infecções nos pacientes que necessitam desses serviços de hemodiálise que requer um cuidado minucioso. 2-3

Segundo Ministério da Saúde, portaria nº 389, de 13 de março de 2014, a equipe mínima da unidade de assistência de alta complexidade em nefrologia deve conter: um médico nefrologista, um enfermeiro nefrologista, assistente social, psicólogo, nutricionista e técnico de enfermagem. 4

Por sua vez, o enfermeiro deve estar atualizado em relação a normas e técnicas para o funcionamento dessas unidades, tendo sua atenção voltada para o trabalho em equipe, comunicação eficiente, e ter conhecimento em negociação para que assim possa atingir os resultados esperados. 3-4

É observado que conforme a doença progride surgem sintomas que prejudicam suas atividades diárias, podendo assim na fase avançada da doença influenciar diretamente na qualidade de vida do paciente. A relação interpessoal e social entre o paciente e seus familiares é parte influenciadora na qualidade de vida e na saúde mental do mesmo.

Diante este cenário, surge o questionamento acerca de qual a percepção do paciente sobre o autocuidado em clínicas de hemodiálise?

Buscou-se identificar qual a percepção que os pacientes têm acerca da importância do autocuidado durante a realização do tratamento para a DRC, a diálise renal.

2. METODOLOGIA

Esse artigo contemplou um estudo de campo com abordagem quanti-qualitativa, do tipo descritivo exploratório simples, que teve como finalidade identificar déficits na saúde de pacientes que são submetidos ao tratamento de hemodiálise.

Como critério de inclusão foram abordados usuários a partir de 18 anos de idade, que possuem diagnóstico de DRC e realizam o tratamento de diálise em um hospital especifico que atendem pacientes conveniados e pelo Sistema Único de Saúde, localizado em uma cidade de médio porte no sul do Paraná.

Os usuários que aceitaram participar do estudo foram convidados a assinar duas vias do Termo de Consentimento Esclarecido, onde uma via ficou com o mesmo e a outra com os autores do estudo.

(7)

A entrevista foi realizada de forma individual, com o auxílio do instrumento especifico Kidney Disease Quality of Life-Short Form (KDQOL-SF) 5 elaborado em 1997 e validado no Brasil no ano de 2003, onde tem como objetivo avaliar a qualidade de vida integral de pacientes com DRC que realizam o tratamento de diálise, sendo possível identificar reais déficits na saúde dos mesmos, podendo assim analisar quais são mais prejudiciais a sua qualidade de vida.

Sempre respeitando as leis nacionais que visam à ética em pesquisas das quais envolvem seres humanos.

Para análise dos dados tabulação e mensuração utilizou-se a planilha do sistema Microsoft Excel@, demonstrando através das tabelas os dados representados em frequência absoluta e relativa.

3. RESULTADOS E DISCUSSÃO

Dos 82 pacientes entrevistados nesse estudo, 42 (52,2%) pertencem ao gênero masculino e 40 (48,7%) do gênero feminino, destes 42 (51,2) pertencem a faixa etária de 60 a 79 anos e 55 (67%) são aposentados (Tabela 1).

Tabela 1. Caracterização sociodemográfica dos pacientes em hemodiálise, 2018.

DESCRIÇÃO N %

SEXO (n=82) Masculino

42

51,2%

Feminino 40 48,7%

FAIXA ETÁRIA Entre 18 e 29 anos

6

7,3%

Entre 30 e 59 anos 31 37,8%

Entre 60 e 79 anos 42 51,2%

Entre 80 e 100 anos 3 3,6%

OCUPAÇÃO Trabalhador

6

7,3%

Recebem auxílio doença 11 13,4%

Não recebem auxílio doença 10 12,1%

Aposentado 55 67,0%

Fonte: autores do estudo.

A maneira com que cada paciente diagnosticado com IRC em tratamento de hemodiálise se relaciona com a doença e se adéqua a nova realidade é pessoal e única, mudando sua rotina

(8)

e adaptando-a a vida social, econômica, estado psicológico e enfrentando suas limitações físicas que é um dos aspectos onde o paciente tem grande limitação, 71 clientes totalizando 86,5%

(Tabela 2). Por ser uma doença cujo tratamento proporciona um desgaste físico e emocional grande a qualidade de vida de cada paciente durante o tratamento é fundamental para seu bemestar e sua recuperação diária. 1

Na grande maioria das vezes esse indivíduo era ou então fazia parte da principal fonte de renda financeira da família e com o decorrer do tratamento, por ser invasivo e ter desgaste físico e psicológico, o mesmo se vê obrigado a se afastar de suas atividades, tanto do trabalho como dos estudos, apenas 6 (7,3%) conseguiram continuar com sua rotina de trabalho e 55 (67%) são aposentados (tabela 1), pessoas que não tiveram condições de manter sua vida ativa, o que pode lhe causar danos em sua vida social, funcional e no seu perfil psicológico, 47,5%

dos pacientes obtiveram pontuação baixa quando se trata de capacidade funcional (tabela 2), o que indica que tiveram grande impacto em sua rotina, se obrigando deixar de realizar a maioria de suas atividades cotidianas, perdendo assim sua autonomia e até mesmo sua independência.

Tabela 2 - Distribuição dos resultados de acordo com as variáveis coletadas do Questionário Qualidade de Vida SF-36 versão brasileira.

DIMENSÕES

CAPACIDADE FUNCIONAL

Entre 0 e 39 39 47,5%

Entre 40 e 59 13 15,8%

Entre 60 e 79 15 18,2%

Entre 80 e 100 15 18,2%

Limitação Por Aspectos Físicos

Entre 0 e 39 71 86,5%

Entre 40 e 59 5 6,0%

Entre 60 e 79 1 1,2%

Entre 80 e 100 5 6,0%

Dor

Entre 0 e 39 18 21,9%

Entre 40 e 59 10 12,1%

Entre 60 e 79 22 26,8%

Entre 80 e 100 32 39,0%

Estado Geral de Saúde

Entre 0 e 39 25 30,4%

Entre 40 e 59 20 24,3%

N %

(9)

Entre 60 e 79 25 30,4%

Entre 80 e 100 12 14,6%

Vitalidade

Entre 0 e 39 23 28,0%

Entre 40 e 59 18 21,9%

Entre 60 e 79 20 24,3%

Entre 80 e 100 21 25,6%

Aspectos Sociais

Entre 0 e 39 13 15,8%

Entre 40 e 59 6 7,3%

Entre 60 e 79 8 9,7%

Entre 80 e 100 55 67,0%

Limitação por Aspectos Emocionais

Entre 0 e 39 70 85,3%

Entre 40 e 59 0 0%

Entre 60 e 79 0 0%

Entre 80 e 100 12 14,6%

Saúde Mental

Entre 0 e 39 11 13,4%

Entre 40 e 59 12 14,6%

Entre 60 e 79 16 10,5%

Entre 80 e 100 43 52,4%

Fonte: dados do estudo.

Entre as faixas etárias mais afetadas pela patologia estão os idosos, dos quais já tem limitações funcionais devido à idade e com o tratamento tende-se a intensificar essa limitação, dificultando atividades consideradas simples ao ser humano como: deambular e realizar sua higiene pessoal, causando assim o afastamento do seu ambiente de trabalho e interferindo na vida social do mesmo e das pessoas próximas, o que pode acarretar em problemas em seu estado psíquico. 6

Outro potencial problema enfrentado pelos pacientes é a dor. A dor é a experiência emocional e sensorial desagradáveis, que é associada à lesão potenciais ou reais, podendo ser classificada como aguda, onde tem durabilidade limitada, ou crônica onde a dor persiste em

(10)

mais de três meses. 39% dos entrevistados de obtiveram pontuação que indicam não sentir dores, porém 21,9% obtiveram a pontuação onde a dor é considerada intensa. 7

O apoio familiar proporciona ao paciente força, dando-lhe coragem para enfrentar seus medos e seu sofrimento diante a situação da qual se encontra. Assim como é fundamental o apoio que recebe da equipe multiprofissional, ajuda-o a assimilar o tratamento e o seu cotidiano.

8

A equipe de enfermagem tem com ferramenta de trabalho a habilidade para observar e o diálogo, tendo como tuito identificar e ajudar nos problemas vivenciados pelo paciente, tanto no contexto social como cultural. O cuidar vai além das habilidades técnicas da profissão, implica em uma relação de confiança de ambos, onde o cliente que se encontra fragilizado se entrega ao cuidador, o que exige do profissional uma capacidade de percepção das necessidades do próximo, identificando as necessidades dos cuidados a serem prestados e as técnicas científicas para o cuidado físico, emocional e técnico permitindo assim o conforto e diminuindo as possíveis angustias do paciente que pode estar fragilizado, tornando assim eficaz o processo do cuidar. 2-9

Portanto a equipe de enfermagem por ter contato direto com a família e o doente deve orienta-los em relação a doença, o tratamento e possíveis limitação a serem enfrentadas, com objetivo de esclarecer dúvidas, tendo assim melhor aceitação ao tratamento, diminuindo o sofrimento do paciente e do familiar. A assistência do enfermeiro frente ao paciente em tratamento de hemodiálise engloba desde cuidar do respectivo ambiente tonando confortável e adequado para receber o cliente, até a preparação da sessão de hemodiálise propriamente dita, atentando-se com o preparo da máquina e seus fluidos, controle e monitoramento de sinais vitais e possíveis complicações que possam surgir. 9

4. CONCLUSÃO

Concluiu-se que a IRC é uma doença grave a qual atinge as funções fisiológicas dos rins, submetendo assim os portadores dessa doença a realizar o tratamento de hemodiálise que tem a função de realizar a filtração do sangue, simulando o funcionamento dos rins.

A hemodiálise é um tratamento invasivo que causa grandes limitações em pessoas que necessitam utilizar esse recurso para sobreviver. Com esse estudo foi possível observar que os pacientes que realizam esse tratamento têm a sua rotina, sua vida social e suas capacidades afetadas, com destaque o aspecto: capacidade funcional, seu equilíbrio emocional e sua vitalidade. Muitos pacientes após várias seções de hemodiálise começam a apresentar quadros de depressão, isso está associado pelo fato dos mesmo perceber e se conscientizarem, do seu

(11)

estado de precariedade onde não conseguem mais ter uma vida saudável sem esse tratamento que é doloroso e faz com que a rotina da sua vida mude totalmente. Para eles é custoso se enxergar assim, pois para conseguir sobreviver tornam-se dependentes de sessões de hemodiálise.

Observou-se que o apoio do profissional de enfermagem desde o início no tratamento, prestando informações, esclarecendo duvidas, informando possíveis complicações e dando apoio emocional ao paciente e a sua família, faz com que o paciente tenha melhor adaptação ao tratamento e trabalhe melhor o aspecto emocional do mesmo e de sua família.

REFERÊNCIAS

1. Higa K, Kost MT, Soares DM, Morais MC, Polins, BRG. Qualidade de vida de pacientes portadores de insuficiência renal crônica em tratamento de hemodiálise. Acta Paul Enferm.

2008, 21(especial): 203-206. DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002008000500012.

2. Rodrigues TA, Botti NCL. Cuidar e o ser cuidador na hemodiálise. Acta Paul Enferm. 2009, 22(especial): 528-530. DOI: http://www.scielo.br/pdf/ape/v22nspe1/15.pdf.

3. Fram DS, Taminato M, Ferreira D, Neves L, Belasco AGS, Barbosa DA. Prevenção de infecções de corrente sanguínea relacionadas a cateter em pacientes em hemodiálise. Acta Paul Enferm. 2009, 22(especial): 564-568. DOI: http://www.scielo.br/pdf/jvb/v10n3/05.pdf.

4. Brasil. Portaria 389, de 13 de março de 2014. Ministério da Saúde. Organização da Linha de Cuidado da Pessoa com Doença Renal Crônica (DRC) e fundo financeiro ao cuidado

prédialítico.

5. Duarte OS, Miyazaki MCOS, Ciconelli RM, Sesso R. Tradução e adaptação do instrumento de avaliação de qualidade de vida para pacientes renais crônicos. Rev. Assoc. Med. Bras.

[Internet], 2003, 49(4): 375-381. DOI:

http://dx.doi.org/10.1590/S010442302003000400027.

6. Rocha RPF, Santos I. Health Care necessities between clients with chronic renal disease:

integrative review of literature. Rev. de Pesq.: cuidador é fundamental [Online]. 2009, 1(2):

423-433.

7. Queiroz MF, Barbosa MH, Lemos RCA, Ribeiro SBF, Ribeiro JB, Andrade EV, et al.

Qualidade de vida de portadores de dor crônica atendidos em clínica multiprofissional. Rev.

Enferm. e Atenção à Saúde. 2012, 1(1). DOI: https://doi.org/10.18554/

8. Pereira LP, Guedes MVC. Hemodiálise: a percepção do portador renal crônico. Cogitare Enferm. 2009, 14(4): 689-695. DOI: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/16384.

(12)

9. Sobrinho GKM, Oliveira RW, Santos FAC, Santos JNP, Brito FPG. O papel dos

profissionais de Enfermagem no cuidado ao paciente em tratamento hemodialítico: revisão integrativa. Rev. enferm. UFPE [online]. 2015, 9(10): 1580-1586. DOI:

10.5205/reuol.846373861-2-SM.0910sup201526.

Referências

Documentos relacionados

Os objetivos de nossa pesquisa consistiram em analisar o papel da escola entre os Guarani, buscar as causas da evasão escolar na aldeia, relacionar a cultura mbya ao processo

14/07/15 13h30min às 17h30min Campus I Joaçaba | Bloco IV | Laboratório de informática I Oficina 11: Uso da Ferramenta de Avaliação no Portal de Ensino Greici Fernandes da

Conforme os resultados obtidos na pesquisa, pode-se notar que os clientes estão muito satisfeitos com os serviços prestados pelo escritório em estudo, sendo que avaliaram

c) Os imposto sobre a renda dos contribuintes possui, no caso do Brasil, três faixas de alíquotas diferenciadas de acordo com o rendimento. d) Se a renda dos indivíduos,

La vibration verticale permet d’éveiller la mobilité et l’allongement de la colonne vertébrale, de prendre conscience de l’axe de gravité par le sens du poids, de stimuler

A) O da epidemiologia nutricional. São micro-organismos causadores de infecção alimentar não invasiva: A) Bacillus cereus clássico e Clostridium perfringens. Segundo a Nota

Entre as regiões, chama a atenção a precária situação do Norte e do Nordeste, em que a maioria da população de baixa renda (mais de 80% dos extremamente pobres e cerca de 75%

Legitimidade, no sentido de que a vítima seja titular do direito atingido; Ausência de causas excludentes de responsabilidade. As alternativas para reparação do dano material