• Nenhum resultado encontrado

AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

1

AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE

PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS

1- A realização do leilão do Campo de Libra, localizado na chamada Bacia de Santos, a cerca de 170 quilômetros do litoral do estado do Rio de Janeiro foi o primeiro dos campos do pré-sal a ser leiloado em 21 de Outubro de 2013. Sua área é de cerca de 1.500 quilômetros quadrados, sendo de acordo com o governo, a maior área para exploração de petróleo do mundo. Nesse leilão, prevaleceu o regime de partilha porque as empresas vencedoras repartem a produção com a União.

Disponível em <http://g1.globo.com/economia/noticia/2013/, acesso em 02/12/2013

A partir da leitura do texto, assinale a alternativa correspondente ao consórcio das cinco empresas que arremataram o leilão.

a) Shell, Total, CNPC e CNOOC e BP.

b) Petrobras, Total, CNPC e CNOOC e BP.

c) Petrobras, Total, CNPC e CNOOC e Exxon Mobil.

d) Petrobras, Total, CNPC, CNOOC e Shell.

2-Em uma semana no Brasil, o Papa Francisco reuniu milhões de pessoas no Rio de Janeiro. Carismático, bebeu mate, abraçou fiéis, desceu do papamóvel, abençoou crianças, jovens e adultos com palavras de fé e coragem, mas também com discursos duros, contra a desigualdade social, pedindo mais amor aos pobres e mais respeito aos políticos e às instituições.

Disponível e - - - - - - , acesso em 03/12/2013.

A vinda do Papa Francisco ao Brasil de 22 a 29 de Julho de 2013 aconteceu devido a um encontro católico que reúne milhares ou mesmo milhões de jovens, conhecido como:

a) Jornada Mundial da Juventude Cristã.

b) Jornada Mundial da Juventude Carismática.

c) Jornada Mundial da Juventude.

d) Jornada Mundial Católica.

3-A visita da blogueira cubana Yoani Sánchez ao Brasil, em fevereiro de 2013, para a divulgação de um documentário com sua participação causou uma série de manifestações e debates nos locais pelos quais ela passou.

Disponível em<http://vestibular.brasilescola.com/atualidades/yoani-sanchez-no-brasil-liberdade-expressao.htm, acesso em 03/12/2013.

Criadora do blog Generación Y, Yoani causa polêmica com seus posicionamentos críticos:

a) à falta de liberdade de expressão e em defesa dos direitos humanos na América Latina.

b) à falta de liberdade de expressão e em defesa dos direitos humanos No Brasil.

c) à falta de liberdade de expressão e em defesa dos direitos humanos na Coréia do Norte.

d) à falta de liberdade de expressão e em defesa dos direitos humanos em Cuba.

(2)

2 4- O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) chega a sua 15ª edição em 2013 tendo se consolidado como um dos índices de avaliação da educação brasileira e também como principal meio de acesso às universidades do Brasil.

Disponível em <http://noticias.terra.com.br/educacao/enem/enem-2013

Neste ano, foram mais de 7 milhões de inscritos que podem concorrer a cerca de 1,1 milhão de vagas em instituições públicas e privadas, através de bolsas integrais e parciais por meio do:

a) Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

b) Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do SPAECE.

c) Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

d) Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

5- A Taxa de Mortalidade Infantil (TMI) no Ceará reduziu 82,33% quando comparados os índices de 1980 e 2010. A média de bebês que morrem antes do primeiro ano de vida saiu de 111,5 para cada mil nascidos vivos para 19,7. Um decréscimo que classifica o Ceará como o segundo estado do Brasil em que essa redução foi mais acentuada.

Segundo dados da ONU, duas cidades do Ceará se destacaram na redução da mortalidade infantil.

Assinale a alternativa CORRETA em relação a essas cidades.

a) As cidades com menores índices de mortalidade infantil são Quixadá, na Região do Sertão Central do Ceará, com queda de 18,9 para 14,5 entre 2009 e 2011 e Eusébio, na Grande Fortaleza, com queda de 15,5 pra 9,1, atualmente a menor taxa municipal de mortalidade do Ceará.

b) As cidades com menores índices de mortalidade infantil são Quixeramobim, na Região do Sertão Central do Ceará, com queda de 18,9 para 14,5 entre 2009 e 2010 e Eusébio, na Grande Fortaleza, com queda de 15,5 pra 9,1, atualmente a menor taxa municipal de mortalidade do Ceará.

c) As cidades com menores índices de mortalidade infantil são Sobral, na Região Norte do Ceará, com queda de 18,9 para 14,5 entre 2009 e 2012 e Eusébio, na Grande Fortaleza, com queda de 15,5 pra 9,1, atualmente a menor taxa municipal de mortalidade do Ceará.

d) As cidades com menores índices de mortalidade infantil são Juazeiro do Norte, na Região Norte do Ceará, com queda de 18,9 para 14,5 entre 2009 e 2010 e Eusébio, na Grande Fortaleza, com queda de 15,5 pra 9,1, atualmente a menor taxa municipal de mortalidade do Ceará.

(3)

3 Leia

O Coveiro

Millôr Fernandes

Ele foi cavando, cavando, cavando, pois sua profissão - coveiro - era cavar. Mas, de repente, na distração do ofício que amava, percebeu que cavara demais. Tentou sair da cova e não conseguiu. Levantou o olhar para cima e viu que sozinho não conseguiria sair. Gritou. Ninguém atendeu. Gritou mais forte. Ninguém veio. Enrouqueceu de gritar, cansou de esbravejar, desistiu com a noite. Sentou-se no fundo da cova, desesperado. A noite chegou, subiu, fez-se o silêncio das horas tardias. Bateu o frio da madrugada e, na noite escura, não se ouviu um som humano, embora o cemitério estivesse cheio de pipilos e coaxares naturais dos matos. Só pouco depois da meia-noite é que vieram uns passos. Deitado no fundo da cova o coveiro gritou. Os passos se aproximaram. Uma cabeça ébria apareceu lá em cima, perguntou o que havia: O que é que há?

O coveiro então gritou desesperado: Tire-me daqui, por favor. Estou com um frio terrível! Mas, coitado! - condoeu-se o bêbado - Tem toda razão de estar com frio.

Alguém tirou a terra de cima de você, meu pobre mortinho! E, pegando a pá, encheu-a e pôs-se a cobri-lo cuidadosamente.

6-Essa historia é contada por um narrador que:

a)É o personagem principal. b)É o personagem secundário.

c)Observa os fatos narrados. d)Interage com os leitores.

7-

O texto caracteriza-se como um texto narrativo. Assinale a alternativa correspondente às principais características de uma narração.

a)É predominantemente figurativo, dinâmico, segue ordem cronológica, pode ser narrado em primeira ou terceira pessoa.

b)É predominantemente figurativo, dinâmico, não segue necessariamente ordem cronológica, pode ser narrado em primeira ou terceira pessoa.

c)É predominantemente figurativo, dinâmico, segue ordem cronológica, pode ser narrado em primeira ou segunda pessoa.

d)É predominantemente figurativo, dinâmico, segue ordem cronológica, pode ser narrado em segunda ou terceira pessoa.

8- A ideia central do texto é:

a)Não é certo beber no cemitério.

b)A profissão de coveiro é muito arriscada.

c)Nos momentos graves é preciso verificar muito bem para quem se apela.

d)A importância da solidariedade.

9- A e e “B e e, e e , ã e v humano, embora o cemitério estivesse cheio de pipilos e coaxares ” A palavra em destaque tem o significado de:

(4)

4 a)Silencio absoluto.

b)Gritar, cantar (falando das rãs e dos sapos).

c)Barulho do vento entre as plantas.

d)Barulho encontrado exclusivamente em cemitérios.

10- Tradicionalmente, a gramática classifica as frases em quatro tipos. De acordo com a afirmativa, associe a primeira coluna com a segunda:

( 1) Interrogativa ( )Está chovendo! Vamos correr!

(2) Declarativa ( ) Choveu ontem à noite?

( 3) Exclamativa ( ) Leve um guarda-chuva.

( 4 ) Imperativa ( ) Choveu durante toda a noite.

A sequência correta das opções é:

a) 2,4,1,3 b) 2, 1, 4, 3 c) 3, 1, 4, 2 d) 3,1,2,4

11- Derivação é o processo pelo qual se obtém uma palavra nova, chamada derivada, a partir de outra já existente, chamada primitiva. Relacione as colunas quanto ao processo de formação das palavras e assinale a opção que corresponde a sequencia CORRETA:

P. Primitiva D. Derivada ( ) Pedra

( ) Casa ( ) Padaria ( ) Floricultura

a)P,P,D,D. b) P,P,P,D. c) P,D,P,D. d) P,P, D, P

12- Observe a ortografia das palavras abaixo, em seguida assinale a alternativa onde todas as palavras estão escritas de forma CORRETA:

a)Gorjeta, inchar, manjedoura, xuxu.

b)Gorgeta, inxar, manjedoura, chuchu.

c)Gorjeta, inchar, manjedoura e xuxu.

d)Gorjeta, inchar, manjedoura e chuchu.

13- Sabendo que a aresta da base de um prisma triangular regular mede 4 cm e sua e e 0√3 , q v e e e ?

a)250 cm² b)120 cm²

(5)

5 c)90√3 ²

d)32,3 cm²

14- A classificação final para um determinado curso é a média ponderada das provas de capacidade geral, com peso 3; e das provas capacidade específicas, com peso 2. Nessas condições, qual é a classificação final de um aluno que obteve 162 pontos na prova de capacidade geral e 147 pontos na prova de capacidade específica?

a)100 pontos b)136 pontos c)97 pontos d)156 pontos

15- Um construtor está fazendo uma piscina que tem as seguintes dimensões:

Qual o volume, em m³, dessa piscina?

a)2,7 m³ b)27 m³ c)270 m³ d)270000 m³

(6)

6 16-Fabiana estava fazendo uma viagem para uma determinada cidade que ficava, no mapa, a 25 cm de distancia da capital de Fortaleza. Sabendo que a escala do mapa era de 5 para 2.500.000, qual a distancia real, em km, que Fabiana terá que percorrer?

a)100 b)125 c)150 d)250

17- Em um viveiro há várias araras.

N 60% das araras são azuis,

N 40% das araras são vermelhas,

N 40% das araras azuis têm bico branco,

N 30% das araras vermelhas têm bico branco.

Que porcentagem das araras do viveiro tem bico branco?

a) 20%

b) 36%

c) 50%

d) 40%

18- Periféricos são aparelhos ou placas que enviam ou recebem informações do computador. Na informática, o termo "periférico" aplica-se a qualquer equipamento acessório que seja ligado à CPU (unidade central de processamento), ou, num sentido mais amplo, ao computador. Cada periférico tem a sua função definida, desempenhada ao enviar tarefas ao computador, de acordo com sua função. Classificam-se como de entrada, de saída, de processamento, de entrada e saída, de armazenamento e externos.

(7)

7 Classificam-se como periféricos de entrada apenas:

a) pen drive, disco rígido e cartão de memória.

b) monitor touchscreen, drive de DVD e modem.

c) monitor, impressora e cartão de memória.

d) teclado, mouse e scanner.

19- O PDF (Portable Document Format) é um formato de arquivo desenvolvido para representar documentos de maneira independente do aplicativo, do hardware e do sistema operacional usados para criá-los. Um arquivo PDF pode descrever documentos que contenham texto, gráficos e imagens num formato independente de dispositivo e resolução.

Sobre o formato de arquivo PDF, pode-se AFIRMAR que:

a) Este formato de documento pode abrir um documento já criado.

b) Este formato de documento pode ser aberto em todo o lugar, porém ele não pode ser alterado.

c) Este formato de documento pode ser usado para criar um novo documento, porém deve ser salvo em formato xlxs.

d) Este formato de documento pode ser usado para imprimir um trabalho quando houver uma impressora disponível.

20- Analise a imagem abaixo que ilustra parte da tela do Windows Explorer do Windows 7, em sua configuração padrão de instalação, com regiões numeradas de 1 a 4.

(8)

8 De acordo com a imagem, a sequência CORRETA que associa o número ao componente correspondente é:

a) 1- Caixa de Pesquisa; 2- Barra de Endereços; 3- Barra de Ferramentas; 4- Painel de Detalhes.

b) 1- Painel de Navegação; 2- Caixa de Pesquisa; 3- Barra de Endereços; 4- Painel de Detalhes.

c) 1- Barra de Endereços; 2- Caixa de Pesquisa; 3- Barra de Ferramentas; 4- Painel de Navegação.

d) 1- Barra de Endereços; 2- Barra de Ferramentas; 3- Painel de Detalhes; 4- Painel de Navegação.

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

21- No município de Ipaumirim, o agente de endemias observou um rápido aumento no número de casos de dengue, em um período de tempo muito curto. A esse fenômeno damos o nome de:

a)Demografia b)Explosão populacional

c)Epidemia d)Gerenciamento de doenças

22-Ao chegar à plantação, João foi picado por uma cobra. Foi ao hospital e lá o profissional de saúde disse que era necessária a aplicação de soro antiofídico, por conta das características do animal descrito por João e de como o local da picada ficou. Este soro que foi aplicado pelo profissional de saúde:

a)Tem ação irritante para a peçonha da cobra.

b)Tem a função de aumentar a ação do veneno da cobra.

c)Tem a função de neutralizar a ação do veneno da cobra.

d)Só serve para limpar o ferimento no local da picada.

23-Dona Maria foi ao posto com o filho, encaminhada pelo agente de saúde. Ela disse ao profissional que o filho havia sido mordido por um cachorro no meio da rua e o animal havia desaparecido e ela estava apreensiva com a possibilidade do animal ter passado raiva humana ao seu filho. Em relação à raiva, marque a alternativa CORRETA:

a)A raiva é uma doença leve, benigna, não há necessidade de vacinas em nenhum caso e o agente de endemias não deveria ter encaminhado d. Maria ao posto de saúde.

b)Os animais domésticos não precisam ser vacinados contra a raiva.

c)O gato e o cachorro são os únicos animais que podem transmitir a doença.

d)A raiva é uma doença também conhecida como hidrofobia e é causada por um vírus que afeta tanto animais quanto o homem. A sua transmissão ao homem pode se dar através do contato da saliva do animal contaminado.

24- A dengue é uma doença reconhecida há pelo menos 200 anos e sua incidência varia muito de país para países. Afeta mais de 200 milhões de pessoas por ano em todo o mundo. É uma das doenças que mais tem impacto na saúde pública. Diante desse contexto, marque a alternativa INCORRETA:

(9)

9 a)A dengue é causada por vírus, provocando febre, dores musculares e nas articulações, podendo ocorrer vômitos.

b)O agente de endemias tem papel fundamental no controle da dengue, orientando sua comunidade no sentido de tentar eliminar os mosquitos transmissores.

c)A ação conjunta entre poder público e privado e todas as classes sociais não altera a incidência da doença, visto que o agente de endemias pode resolver um problema desses na sua comunidade.

d)Não é qualquer mosquito que transmite a dengue. Ela é transmitida pelo Aedes Aegypti, e ele tem que estar infectado com o vírus para poder transmiti-la.

25- Em relação à epidemiologia, marque a INCORRETA:

a)O trabalho que os profissionais de saúde desenvolvem nas unidades de saúde da família está estreitamente relacionado com epidemiologia.

b)Analisando os dados epidemiológicos de determinada população, é possível se ter base para o conhecimento do estado de saúde desta população, bem como a necessidade de elaboração de intervenções ou ações coletivas.

c)Algumas utilidades da epidemiologia são: analisar a situação de saúde, identificar perfis de e fatores de risco, entender a causa dos agravos à saúde e estabelecer medidas preventivas.

d)Para se entender como a epidemiologia funciona não há necessidade de se entender o que é saúde.

26- A lepstopirose é uma doença grave, que pode levar à morte. Em relação a esse gravo, marque a alternativa CORRETA:

a)É um importante problema de saúde pública somente no Brasil, pois em países mais desenvolvidos nunca ocorreram casos, em nenhum momento da história, devido ao alto grau de desenvolvimento desses países.

b)O homem pode se infectar quando é exposto à saliva de ratos infectados.

c)O rato é o principal transmissor da lepstopirose.

d)E e e e v e v e e e çã e ç , “ v ” vestígio de urina que os ratos possam deixar.

27-Assinale a opção CORRETA: Tratar de forma diferenciada os desiguais, oferecendo mais a quem precisa mais, procurando reduzir as desigualdades, se refere a um dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), que definimos como:

a) Integralidade b)Equidade c)Universalidade d)Participação Popular 28- Marque a opção CORRETA: Uma criança de 9 meses chega a Unidade de Saúde acompanhada de sua mãe, com bastante diarreia, febre e sinais de desidratação, a auxiliar de enfermagem durante a triagem descobriu que a criança tem plano de saúde e por isso disse a mãe que ela não poderia ser atendida naquela Unidade de Saúde, pois estava tomando a vaga de outra criança que os pais não podem pagar um plano de saúde. De acordo com os princípios éticos do SUS esta auxiliar de enfermagem estará desobedecendo ao princípio da:

a)Equidade b)Integralidade c)Participação Popular d)Universalidade.

(10)

10 29- O Ministério da Saúde recomenda que as equipes do Programa Saúde da Família sejam multiprofissionais, composta por:

a)médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem ou técnico de enfermagem, cirurgião dentista, agentes comunitários de saúde e assistente social.

b)médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem ou técnico de enfermagem, cirurgião dentista e atendente de consultório dentário ou técnico de higiene dental e assistente social.

c)médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem cirurgião dentista, atendente de consultório ou técnico em higiene dental, auxiliar de enfermagem ou técnico de enfermagem e agente comunitário de Saúde.

d)médico, enfermeiro, cirurgião dentista, auxiliar de consultório dentário ou técnico em higiene dental, agente comunitário de saúde e nutricionista .

30- Assinale a opção CORRETA, quanto às atribuições do agente comunitário de saúde:

a)Desenvolver atividades de educação em saúde, administrar vacinas em crianças menores de um ano de vida.

b)Realizar triagem na unidade de saúde, identificar as situações de risco individual e coletiva.

c)Notificar aos serviços de saúde as doenças que necessitam de vigilância, estimular a participação comunitária.

d) Registrar nascimentos e óbitos ocorridos, dispensar medicamentos aos hipertensos de sua área.

31- O agente de saúde da localidade de Catingueira, observou que no mês de novembro de 2013, houve uma elevação crescente e descontrolada que ultrapassou a ocorrência esperada de casos de diarreia em sua área. Dizemos que esta situação indica:

a) uma endemia b) uma epidemia c)uma pandemia d)um surto.

32- Uma das primeiras atividades do agente de saúde é cadastrar as famílias que vai acompanhar. Esse cadastro tem como finalidade:

a) identificar as casas dos membros da equipe de saúde.

b)conhecer como a comunidade toma decisão para o enfrentamento de seus problemas de saúde.

c)identificar o grau de satisfação das mães em relação ao serviço de saúde.

d) conhecer quem são, quantos são, quais seus problemas de saúde e as condições de moradia e saneamento das pessoas de sua área.

33- O agente de saúde durante suas visitas encontrou em uma família a mãe de um adolescente muito deprimida porque seu filho chega bêbado constantemente em casa, agredindo a todos. Pede ajuda. Assinale a opção correta quanto a conduta do agente de saúde frente a esta situação:

a) Diz para a mãe deste adolescente com muito jeito que sua função não é essa e que esse é um problema de família.

b) Orienta a mãe que chame a policia até a casa deles quando ele ficar violento.

(11)

11 c) Procura conversar com ele e com a família para compreender melhor o problema, explicando que o alcoolismo é uma doença e tem tratamento.

d) Orienta a mãe que o mande sair de casa, pois estará pondo em risco toda a família.

34- Ana chega a unidade de saúde com sua filha de dois meses para primeira consulta de puericultura. Ela informa a enfermeira e a agente de saúde que a filha tomou na maternidade as vacinas: BCG e primeira dose da vacina contra hepatite B. Assinale as vacinas que ela deverá tomar hoje, no dia da consulta:

a) 1ª dose da poliomielite, 1ª dose da tetravalente, 2ª dose da hepatite B e 1ª dose da vacina rotavirus.

b) 1ª dose da poliomielite, 1ª dose da tetravalente, 1ª dose da tríplice viral e 2ª dose da hepatite B.

c) 1ª dose da poliomielite, 1ª dose da tetravalente, 2ª dose da hepatite B e 1ª dose da vacina contra sarampo.

d)) 1ª dose da poliomielite, 1ª tríplice viral, 2ª dose da hepatite B e 1ª dose da vacina rotavirus.

35- De acordo com a lei nº 8.142/90 que dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde. Assinale a opção CORRETA:

a) as conferências deverão acontecer a cada 6 anos com a representação de vários segmentos sociais.

b)O Conselho de Saúde deverá ser composto por representantes do governo, prestadores de serviços, profissionais de saúde e usuários.

c) A função do Conselho Municipal de Saúde é selecionar e contratar funcionários para trabalhar na Secretaria de Saúde.

d) Todas as alternativas acima estão incorretas.

36- A maioria das doenças infantis são preveníveis. O agente de saúde pode ajudar as famílias para que as doenças não ocorram. Assinale a opção correta: Prevenir as doenças é:

a) escolher costumes e práticas de vida saudáveis.

b) reforçar os fatores que protegem nossa saúde das doenças.

c) modificar alguns comportamentos para evitar o surgimento de uma doença.

d) todas as opções acima estão corretas.

37- Paula, 17 anos teve bebê e ao chegar da maternidade recebeu a visita do agente de saúde, que observou que Paula estava com dificuldade para amamentar, dizendo que seu leite é fraco. Assinale a opção correta quanto à conduta da agente de saúde diante desta situação:

a) Esclarecer que o leite materno tem todas as substâncias na quantidade certa para o bebê crescer e se desenvolver sadio, insistindo na amamentação.

b)Orientar a mãe a complementar a amamentação com leite artificial, já que o seu leite é fraco.

c)Mandar que suspenda a amamentação e introduza o leite artificial, pois a criança poderá perder peso.

d)orientar que amamente oferecendo apenas o leite mais grosso e desprezar o leite fino.

(12)

12 38- Quanto ao acompanhamento da gestante pelo agente de saúde podemos AFIRMAR:

a) O agente de saúde deverá realizar visitas as gestantes de sua área apenas de 3 em 3 meses.

b)O objetivo do acompanhamento da gestante pelo agente de saúde e equipe de saúde da família é reduzir o risco de morte das mães e das crianças.

c)O agente de saúde só precisará acompanhar as gestantes que apresentarem sangramento, inchaço nas pernas ou que já tiveram partos difíceis.

d) No acompanhamento a gestante, o agente de saúde deverá orientá-la a iniciar o pré- natal a partir do 6º mês de gravidez.

39- Com relação ao aleitamento materno todas as opções estão corretas, EXCETO:

a) O bebê deve abocanhar toda a aréola e não apenas o mamilo.

b) A criança deve ser alimentada exclusivamente ao seio materno até os 12 meses de idade.

c) São algumas das vantagens: o leite materno está sempre pronto, na temperatura adequada, é fresco e livre de contaminação.

d) Protege a mãe contra o câncer de mama.

40- A realização de reuniões comunitárias é uma das atividades do agente de saúde.

Assinale a opção correta quanto ao objetivo destas reuniões:

I - encaminhar as pessoas à unidade de saúde para tirar suas duvidas sobre seus problemas de saúde.

II – Sensibilizar as pessoas para que reflitam e questionem seus problemas buscando apoio para sua resolução.

III – estimular a participação das pessoas para que troquem experiências e informações.

IV – repassar informações, sem discussão, porque esta é a função do agente de saúde.

Assinale a opção CORRETA:

a) apenas a I e IV são verdadeiras. b) apenas a I e II são verdadeiras.

c) apenas a III e IV são verdadeiras. d)apenas a II e III são verdadeiras.

Referências

Documentos relacionados

A PREFEITA MUNICIPAL DE JATI, ESTADO DO CEARÁ, no uso de suas atribuições legais, torna público o presente Edital nº 001/2014 que trata da CONVOCAÇÃO para 2ª, 3ª e 4ª etapas da

Fruto das novas tecnologias, essas manias não são tóxicas, mas reduzem a liberdade e alteram o comportamento social das pessoas.. E vêm se tornando mais e

(B) II - Possibilitar o acesso universal e contínuo a serviços de saúde, de qualidade e resolutivos, caracterizados como a porta de entrada aberta e preferencial da rede de

As duas propostas são um reflexo da polêmica que provoca um debate acirrado na sociedade sobre esse tipo de trabalho, já exercido por cerca de 70 mil pessoas no Brasil,

d) É facilmente transmitida de pessoa para pessoa. II - Também é conhecida como paludismo, impaludismo, febre palustre, febre intermitente, febre terçã benigna, febre

De acordo com o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração do Quadro de Funcionários da Educação Básica da Rede Pública Municipal de Cachoeira do Piriá, o

1. 20% dos adultos bebedores só consomem 56% de todo o álcool vendido no país... 20% dos adultos bebedores consomem só 56% de todo o álcool vendido no país... 20% dos adultos

D) número de casos de doenças preveníveis em cada microárea municipal;.. 10 E) mapeamento das microáreas municipais de saúde. 28) A atuação dos profissionais da saúde no processo