• Nenhum resultado encontrado

A PRESERVAÇÃO DE UM PATRIMÔNIO DOCUMENTAL ESCOLAR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A PRESERVAÇÃO DE UM PATRIMÔNIO DOCUMENTAL ESCOLAR"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

A PRESERVAÇÃO DE UM PATRIMÔNIO DOCUMENTAL ESCOLAR

Bhenise Vitória Santos Nunes Aluna do IFMT, Campus Cuiabá, bolsista PIBIC/Cnpq Dandara Geovana da Silva Aluna do IFMT, Campus Cuiabá, bolsista PIBIC/Cnpq Isabela Flanofa Rodrigues Aluna do IFMT, Campus Cuiabá, bolsista PIBIC/Cnpq Isabely Nathaly de Almeida Carvalho Aluna do IFMT, Campus Cuiabá, bolsista PIBIC/Cnpq Leticia Fernanda Souza Pereira Aluna do IFMT, Campus Cuiabá, bolsista PIBIC/Cnpq Nádia Cuiabano Kunze Prof.ª Doutor.ª do IFMT, Campus Cuiabá, orientadora Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar o resultado de uma pesquisa de iniciação científica que teve como tema de abordagem a preservação de documentos escolares, produzidos entre as décadas de 1909 e 1972 por instituições de ensino precedentes ao IFMT - Campus Cuiabá, que se encontravam em precárias condições de armazenamento em um depósito antigo. O tratamento desses documentos institucionais foi executado por meio dos procedimentos metodológicos de higienização, diagnóstico, caracterização, organização, catalogação, elaboração dos instrumentos de pesquisa, acondicionamento e armazenamento adequado. Os resultados alcançados com essas ações desenvolvidas contemplaram o resgate de doze Livros de Registro de Assentamentos Funcionais, a organização dos mesmos em um acervo documental e a produção de seus respectivos catálogos e inventários, além de arquivá-los de modo seguro. Assim, conclui-se que a conservação e a preservação desse importante patrimônio histórico documental escolar estão asseguradas e que o acesso às informações e aos dados que porta está disponível aos interessados, mediante consulta aos instrumentos de pesquisa produzidos.

Palavras-chave: Fontes históricas escolares, Patrimônio documental escolar, Organização e catalogação de acervo escolar.

Introdução

A pesquisa de iniciação científica desenvolvida inseriu-se no campo de investigação da arquivologia escolar e da história da educação, abordando a temática da preservação das fontes históricas escolares, elegendo como objeto de estudo um conjunto de documentos escolares produzidos pelos estabelecimentos educativos que antecederam o IFMT Campus Cuiabá – Octayde Jorge da Silva.

A condição de armazenamento desses documentos escolares era alarmante, pois eles encontravam-se amontoados em armários acidificados, expostos à poeira e em processo de deterioração que lhes fragilizava a integridade.

Diante dessa situação, questionou-se sobre de que maneira ela poderia ser superada e quais os procedimentos ou ações deveriam ser efetuados para o correto abrigo e proteção desse patrimônio documental institucional?

(2)

Assim, foi proposta a execução de práticas arquivísticas na organização e guarda do mesmo visando evitar sua perda com a estruturação de um acervo catalogado, inventariado e devidamente arquivado.

Fundamentação Teórica

Ao longo da sua trajetória, uma instituição escolar produz diversos documentos necessários ao registro sistemático e à comprovação dos fatos e dos dados relativos ao seu funcionamento e rotina de trabalho.

Sendo assim, tais registros assumem o caráter de fontes históricas escolares por serem portadores de inúmeras informações sobre a escola e por deterem conteúdos referentes à sua criação, dinâmica, desenvolvimento e relacionamento com a sociedade, os quais contribuem para as pesquisas e sistematização dos conhecimentos acerca da sua trajetória, história e memória, bem como para a compreensão de aspectos mais abrangentes da história da educação, a exemplo da política educacional vigente, da função educacional, social e política da escola, entre outros (MEDEIROS, 2013).

Nem sempre a instituição educativa detém uma política de gestão e preservação de suas fontes históricas documentais e cabe, então, aos pesquisadores e demais profissionais interessados e à comunidade escolar se engajarem em ações fomentadoras de estruturação, proteção, conservação e livre acesso aos arquivos históricos escolares, propondo a execução de projetos com tais finalidades em parceria com a própria gestão escolar e com órgãos financiadores (MEDEIROS, 2013).

Alguns estudiosos e pesquisadores da área como Lopes (2002), Souza (2009) e Belloto (2002) alertam, ainda, sobre a importância de serem respeitadas as orientações normatizadoras dos trabalhos de organização e preservação de arquivos, dentre elas, especialmente, a Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE) e a Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística (IsadG).

Assim, além dos procedimentos de conservação física dos documentos históricos escolares, as normativas orientam a sistematização de informações (plano de classificação, critérios de ordenação de documentos, arrolamento das datas-limite e dos tipos documentais) geradas para a confecção de instrumentos de localização específica de unidades documentais no arquivo que serão essenciais às consultas e pesquisas (LOPEZ, 2002).

Metodologia

(3)

A pesquisa desenvolvida tratou-se de uma investigação de tipo histórica documental que, segundo Sá-Silva e outros (2009), concentrou-se na descrição e análise de documentos produzidos por uma entidade institucional escolar num determinado contexto espacial e temporal e que ainda não haviam recebido tratamento analítico científico, bem como do tipo arquivística porque se deteve na localização, acesso, organização, conservação e preservação dos mesmos, conforme orienta Calderón (2013).

Inicialmente, foi executado o estudo das referências bibliográficas por meio de leituras, fichamentos, seminários e debates de obras sobre o histórico institucional de autoria de Kunze (2006; 2011; 2012), MEC (2008), bem como sobre conceituação, caracterização e conservação de documentos históricos escolares e de arquivos em geral de autoria de Bellotto (2004), Bonato (2002), Burgi e Baruki (1988), Calderón (2013), Chamon e Nascimento (2013), Cardoso (2014), Cassares (2000), Conselho Internacional de Arquivos (2000), Conarq (2006), López (2002), Medeiros (2003) e Souza (2009).

Na segunda fase da pesquisa foram reunidos os documentos escolares resgatados anteriormente de um depósito localizado no setor de registro escolar e do gabinete da direção do IFMT, Campus Cuiabá e executada a ação de levantamento diagnóstico dessas fontes históricas escolares (estado de conservação, condições de consulta e manuseio).

Na etapa de estruturação e organização do acervo, os documentos foram higienizados com os materiais de limpeza adequados (trincha, algodão, borracha, panos/flanelas) e com a devida utilização dos equipamentos de proteção individual – EPIs (aventais, máscaras respiratórias e luvas descartáveis), conforme indicado na figura 1. Em seguida, foram contados, separados, caracterizados e classificados de acordo com a tipologia e organizados por período/data de produção.

Sequencialmente, realizou-se a catalogação do acervo estruturado e organizado, mediante exaustiva leitura de cada documento para fins de compreensão de seus conteúdos e dados informativos que foram registrados nos verbetes do Catálogo Seletivo elaborado sob o formato de planilhas do google. Já a sua descrição pormenorizada se procedeu por meio do registro detalhado de suas características físicas, históricas e funcionais no Inventário elaborado sob o formato de ficha/documento do google (figura 2).

A confecção desses dois instrumentos de pesquisa do acervo - Catálogo Seletivo e Inventário - seguiu rigorosamente as regras e convenções orientadoras da Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE) e das Normas gerais internacionais de descrição em arquivo (ISAD-G).

(4)

A última etapa efetuada referiu-se à preparação adequada para acondicionamento e arquivamento correto dos documentos no Arquivo Central Permanente do IFMT, Campus Cuiabá. Assim, os mesmos foram inseridos em envelopes de papel neutro, devidamente etiquetados com as suas respectivas identificações (figura 3) e acompanhados dos seus referentes instrumentos de pesquisa (Inventário impresso e encadernado), destinados às consultas dos interessados (figura 4).

Figura 1 - Higienização dos livros Figura 2 - Catalogação dos livros

Fonte: Imagem produzida pelos autores Fonte: Imagem produzida pelos autores

Figura 3 - Livros envelopados e etiquetados Figura 4 - Livros e Inventário encadernado

Fonte: Imagem produzida pelos autores Fonte: Imagem produzida pelos autores Resultados e Discussões

(5)

Considerando que a pesquisa desenvolvida buscou preservar um determinado conjunto de documentos produzidos pelas instituições predecessoras do IFMT, Campus Cuiabá, as leituras sobre o seu histórico possibilitou a compreensão de que esta instituição tem sua origem como Escola de Aprendizes Artífices de Mato Grosso (EAAMT), em 1909, com o propósito de formar mestres de ofícios na capital mato-grossense.

No contexto do governo de Getúlio de Vargas no Estado Novo (1937 - 1945), do início da industrialização no Brasil e da Reforma Capanema (1942-1945), que que reformulou o sistema educacional brasileiro, sob o comando do Ministro da Educação e Saúde, Gustavo Capanema, as escolas de aprendizes foram extintas e substituídas pelas escolas industriais que passaram a ofertar o ensino industrial. Assim, foi criada a Escola Industrial de Cuiabá (EIC) em Mato Grosso.

Em 1968, a Escola Industrial de Cuiabá se transformou em Escola Técnica Federal de Mato Grosso (ETFMT), que ofertou cursos técnicos de nível médio. Em 2002, com a oferta dos cursos superiores denominados de Tecnólogos, alterou sua configuração para Centro Federal de Educação Tecnológica de Mato Grosso (CEFETMT). A partir do projeto de expansão da educação profissional proposto pelo governo federal, no ano de 2008, o CEFETMT tornou-se o Campus Cuiabá, Cel Octayde Jorge da Silva do IFMT com a finalidade de ofertar ensino médio-técnico, tecnológico, pós-graduação, de fomentar a realização de pesquisas aplicadas e a promoção do desenvolvimento tecnológico de novos processos, produtos e serviços, em estreita articulação com os setores produtivos e a sociedade, especialmente de abrangência local e regional, e de propiciar mecanismos para a formação continuada.

Esse conhecimento adquirido sobre o histórico do IFMT, Campus Cuiabá foi fundamental para a realização das etapas de estruturação e catalogação do acervo dos documentos escolares, produzidos no período de 1909 a 1972, conforme as instituições educativas autoras, ou seja: a EAAMT, a EIC e a ETFMT.

Com o estudo das obras que abordam o conceito, caracterização e preservação de documentos escolares adquiriu-se o conhecimento de que eles são fontes históricas que retratam a história de uma instituição educativa no decorrer da sua existência e que por isso devem ser conservados, organizados, bem arquivados e estar disponíveis à consultas e pesquisas. Nesse sentido, a pesquisa desenvolvida promoveu o resgate de doze livros de registro de assentamentos funcionais de servidores que, em cada etapa executada, receberam o tratamento adequado e o arquivamento correto.

Na catalogação de cada um deles na planilha do google, foram definidos os seguintes

(6)

documental, instituição, nome, escolaridade, cargo/função, forma de inserção, data de inserção/posse, prazo, legislação fundamentadora, observação.

No conjunto dos doze catálogos elaborados, foram produzidos 3.536 verbetes referentes aos seguintes tipos documentais registrados: contratos de locação de serviço, prorrogação de contrato de prestação de serviço, notas de falecimento, pedidos de licença saúde, termos aditivos.

Dentre os cargos funcionais registrados nestes tipos documentais destacam-se os seguintes: Escriturário, Professor de Desenho, Professor do Curso Primário, Diretor, Professor do Curso Noturno, Mestre da Oficina de Sapateiro, Mestre da Oficina de Alfaiate, Mestre da Oficina de Carpintaria, Mestre da Oficina de Ferreiro, Mestre da Oficina de Selaria, Adjunto de Professor do Curso Primário, Adjunto de Professor de Desenho, Servente, Porteiro, Mestre de Marceneiro, Ajudante de Inspetor Agrícola, Mestre da Oficina da Secção de Feitura do Vestuário, Mestre da Oficina da Secção de Trabalhos de Couro, Mestre de Oficina da Secção de Trabalhos de Madeiras, Mestre de Oficina de Secção de Artes Gráficas, Professor da Secção de Fábrica de Calçado, Professor do Curso de Tipografia e Encadernação, Professor de Geografia e História, Professor de Ciências Físicas e Naturais, Professor de Desenho de Máquinas e Eletrotécnica, Professor de Português, Professor de Canto Orfeônico, Professor de Desenho de Móveis, Instrutor de Educação Física, Professor de Matemática, Professor de Desenho Industrial, Professor de Alfaiataria "Corte e Costura", Oficial Administrativo, Professor de Regime Industrial, Professor de Higiene Industrial, Professor de Curso de Serralheria, Professor de Desenho Ornamental, Artífice, Auxiliar de Bibliotecário, Professor de Geografia, Professor de Francês, Auxiliar de Secretaria, Professor do Curso de Admissão, Professor de Eletricidade, Professor de Prática de Oficina, Professor de Mecânica, Professor de Mecânica de Automóveis, Guarda Noturno, Médico, Secretário, Inspetor de Alunos, Professor da Cadeira de Eletrotécnica e Medidas Elétricas, Fiscal das Obras, Assessor Técnico, Assessor de Ensino, Assessor Jurídico, Professor de Ofício, Professor de História, Professor de Educação Física, Professor de Geologia e Noções de Geomorfologia, Professor de Topografia, Professor de Medidas Elétricas, Auxiliar de Enfermagem, Professor de Educação Moral e Cívica, Professor de Solo e Pavimentação, Professor de Organização do Trabalho, Químico Industrial, Engenheiro, Professor Normalista, Técnica em Contabilidade, Cirurgião Dentista, Superintendente da Secção de Material, Professor de Física, Professor de Construção de Estradas, Artífice de Carpintaria, Engenheiro Fiscal de Obras, Professor de Biologia, Professor Técnico de Alta e Baixa Tensão, Auxiliar de Manutenção, Auxiliar de Disciplina, Auxiliar de Escolaridade, Auxiliar de Meios, Auxiliar de Segurança, Consultor Técnico, Assistente de Assessor de Ensino, Professor de Ensaios de Máquinas Elétricas,

(7)

Coordenador de Cursos, Professora de Datilografia e Estenografia, Professora de Geografia do Brasil, Oficial Administrativo, Advogado, Carpinteiro, Contra-Mestre de Oficina da Secção de Feitura do Vestuário, Secretário do Concurso, Adjunto de Professor do Curso de Desenho, Escriturário Interino no Inventário do Almoxarifado, Adjunto de Professor do Curso de Desenho Normalista, Porteiro-Almoxarife, Coadjuvante de Ensino de 3º Classe, Auxiliar de Escritório, Professor Chefe de Português, Professor Chefe do Curso de Serralheria, Professor Chefe do Curso de Marcenaria, Professor Chefe do Curso de Artes do Couro, Professor Chefe de Matemática, Chefe de Portaria, Professor de Corte e Costura Masculino, Professor Chefe do Curso de Alfaiataria, Professor Chefe de Desenho Ornamental, Auxiliar de Oficina, Almoxarife, Professor de Tipografia e Encadernação de Artes Gráficas, Atendente, Zelador, Professor Auxiliar, Professor de Ensino Industrial Básico, Professor da Classe Singular, Professor de Ensino de Práticas Educativas, Encarregado de Conservação e Limpeza, Professor de Ciências, Auxiliar de Ensino, Professor de Inglês, Professor de Mecânica do Solo, Professor de Higiene e Segurança do Trabalho, Professor de Solos e Pavimento, Professor de Topografia e Desenho Topográfico, Professor de Organização de Trabalho, Professor de Educação Naval e Cívica, Professor Técnico Alta e Baixa Tensão, Técnico em Contabilidade, Professor de Máquinas Elétricas, Motorista, Assessor Jurídico do Conselho de Representantes, Professor de Biologia, Professor de Organização Política e Social, Encanador e Professor de Eletricidade da Lição Artes Industriais.

Conforme se observa, esses cargos funcionais indicam quais eram as atividades administrativas e as cadeiras docentes ocupadas pelos servidores que se vincularam às instituições no período delimitado pelos registros desses livros.

Quanto à produção do Inventário de cada um dos doze livros de registro de assentamentos funcionais de servidores, foram definidos os seguintes itens para a descrição dos mesmos, conforme a NOBRADE e a ISAD-G: Área de identificação: Código de referência, título, data, nível de descrição, dimensão e suporte; Área de contextualização (Nome do produtor, história administrativa/bibliografia, história arquivística, procedência);

Área de conteúdo e estrutura (Âmbito do conteúdo, avaliação, eliminação e temporalidade, incorporações, sistema de arranjos); Áreas de condições de acesso e uso (condições de acesso, condições de reprodução, idioma, características físicas e requisitos técnicos, instrumento de pesquisa); Áreas de fontes relacionadas (Existência e localização dos originais, existência e localização de cópias, unidades de descrição relacionadas, notas sobre publicação); Áreas de notas (Notas sobre conservação, notas gerais); Área de controle de descrição (Nota do arquivista, regras ou convenções, data de descrição/revisão/atualização); Área de pontos de

(8)

Com esse instrumento de pesquisa, verifica-se a identificação de cada livro com as descrições de suas características físicas, de nível de estruturação, produção, assunto, histórico, conteúdo, conservação e catalogação.

Tem-se a considerar ainda que as ações realizadas na última etapa da pesquisa - armazenamento, arquivamento e identificação do Acervo de Livro de Registros de Assentamentos Funcionais no Arquivo Central Permanente - representaram o alcance dos objetivos propostos, especialmente o de salvaguarda de um importante patrimônio histórico escolar.

Considerações Finais

Com a realização dessa pesquisa de iniciação científica foi possível contribuir com a preservação de documentos históricos institucionais de suma importância para o conhecimento acerca dos assentamentos funcionais dos profissionais que trabalham nas instituições precedentes ao IFMT, Campus Cuiabá, bem como para a produção dos seus instrumentos de pesquisa que favoreceram o acesso e consulta aos seus dados e informações.

Por outro lado, ela exaltou a extrema importância e necessidade de uma organização arquivística no Instituto, já que, assim como os doze livros estavam em estado precário de armazenamento, outros documentos ainda permanecem sem a devida atenção e cuidados.

Espera-se, assim, que os conhecimentos produzidos sirvam de informações subsidiárias para a formulação de uma política institucional de conservação e preservação dos documentos escolares enquanto fontes de pesquisas relevantes na compreensão da história da instituição, bem como da história da educação local e nacional, enfim, enquanto um patrimônio institucional.

Referências

BELLOTO, Heloísa Liberalli. Arquivos Permanentes. Rio de Janeiro: FGV, 2004.

BONATO, Nailda Marinho da Costa. Arquivos Escolares: Limites e Possibilidades para a Pesquisa. UNIRIO, 2002.

BURGI, Sérgio; BARUKI, Sandra. Introdução à preservação e conservação de acervos fotográficos: técnicas, métodos e materiais. Rio de Janeiro: Funarte, 1988.

CALDERON, Wilmara Rodrigues. O Arquivo e a Informação Arquivística: Da Literatura Científica à prática pedagógica no Brasil. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013.

CARDOSO, Maria Luiza. Preservação do Patrimônio Cultural Escolar: Para quê? UNIFA.

Centro de Memória do Ensino Militar, 2014.

(9)

CASSARES, Norma Cianflone. Como fazer conservação preventiva em arquivos e bibliotecas. São Paulo: Arquivo do Estado/Imprensa Oficial, 2000. Colaboração: Cláudia Moi.

CONARQ. NOBRADE Norma brasileira de descrição arquivística. Rio de Janeiro:

CONARQ, 2006.

CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. ISAD(G): Norma geral internacional de descrição arquivística. Rio de Janeiro: Conselho Internacional de Arquivos, 2000.

CHAMON, Carla Simone; NASCIMENTO, Adalson. Organização do acervo histórico do CEFET-MG: Fontes para história da educação profissional no Brasil. Belo Horizonte:

(S/ED), 2013.

KUNZE, Nádia Cuiabano. A Escola de Aprendizes Artífices de Mato Grosso (1909-1941).

Cuiabá: CEFEMT, 2006.

KUNZE, Nádia Cuiabano. Escola Industrial de Cuiabá: gênese e organização (1942-1968).

2011. Tese (Doutorado em Educação)-Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.

KUNZE, Nádia Cuiabano. A formação dos CEFET’S na rede federal de educação profissional e tecnológica. Cuiabá: IFMT, 2012.

LOPEZ, André Porto Ancona. Como Descrever Documentos de Arquivos: elaboração de Instrumentos de Pesquisa. Como fazer vol. 6. Arquivo do Estado/Imprensa Oficial do Estado.

São Paulo, 2002.

MEC. Concepções e Diretrizes: Instituto Federal de Ciência e Tecnologia. Brasília: MEC, PDN, 2008.

MEDEIROS, Ruy Hermann Araújo. Arquivos Escolares - Breve Introdução a seu Conhecimento, Bahia/UESB - Vitória da Conquista - BA, 2003.

SÁ-SILVA, Jackson Ronie; ALMEIDA, Cristóvão Domingos; GUINDANI, J. F. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, n. 1, 2009.

SOUZA, Elisabete Gonçalves. Arquivos históricos escolares: descrição e possibilidades de criação de banco de dados de fontes documentais para a História da Educação Brasileira.

Universidade Estadual de Campinas, 2009.

Referências

Documentos relacionados

Os manomctros alJcrtos on piezometros e difcrenci1tis sio ap:1relhos utilizados para mcdir a funcio das alturas de coluna liquidas. Esse medidor serve para medir

Neste sentido, o presente estudo pretende analisar as trilhas de exploração turística dos sítios de arte rupestre da fazenda Mundo Novo, em Canindé do São Francisco/SE, enfocando

Nos tópicos anteriores foram apresentados os três processos fotográficos, desenvolvidos em um curto espaço de tempo, que deram origem à fotografia e os seus inventores.

Neste sentido, os transtornos alimentares (TAS) e psicológicos podem surgir como a anorexia nervosa (AN), bulimia nervosa (BN), ortorexia nervosa (ON) e vigorexia que

A Fog Computing é a computação em nuvem que distribuirá serviços avançados de computação, armazenamento, rede e gerenciamento mais próximos dos usuários finais,

No Quadro 32 sao apresentadas as percentagens de per- da de peso de limoes tratados com acido giberelico, embalados em envoltorios de polietileno de 30 micra

7.2 Contribuições As principais contribuições deste trabalho foram: a definição de uma arquitetura para gerência autonômica que utiliza os conceitos da Teoria do Perigo no

[r]