• Nenhum resultado encontrado

Sumário. Texto Integral. Tribunal da Relação de Lisboa Processo nº 278/2005-6

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Sumário. Texto Integral. Tribunal da Relação de Lisboa Processo nº 278/2005-6"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Tribunal da Relação de Lisboa Processo nº 278/2005-6

Relator: OLINDO GERALDES Sessão: 03 Fevereiro 2005 Número: RL

Votação: UNANIMIDADE Meio Processual: APELAÇÃO Decisão: CONFIRMADA

CHEQUE

Sumário

Rescisão da convenção de cheque

1 - A entrega de cheque, através de endosso por procuração, corresponde a um mandato para obter a sua cobrança.

2 - É ilícita a rescisão da convenção de cheque e a sua comunicação ao Banco de Portugal, baseada na emissão de cheque, para depósito numa conta do emitente, aberta noutra instituição de crédito, que, apresentado a pagamento, é devolvido, por falta de provisão.

Texto Integral

Acordam no Tribunal da Relação de Lisboa:

I. RELATÓRIO

(A) instaurou, em 4 de Abril de 2002, na 4.ª Vara Cível da Comarca de Lisboa, contra Caixa Económica Montepio Geral, acção declarativa, sob a forma de processo ordinário, pedindo que a R. fosse condenada a pagar-lhe a quantia € 19 952,11, acrescida dos juros desde a citação.

Para tanto, alegou, em síntese, que a R. comunicou ao Banco de Portugal, indevidamente, a aplicação, a si e sua mulher, da medida de inibição do uso do cheque, causando-lhe prejuízos morais e materiais, nomeadamente por ter ficado impossibilitado de cumprir um contrato-promessa de compra e venda de um prédio rústico, com o que perdeu o sinal oferecido, no valor de 3 000 000$00.

Contestou a R., negando qualquer responsabilidade civil e concluindo pela sua

(2)

absolvição do pedido.

Procedeu-se a julgamento, com gravação, respondendo-se à base instrutória, nos termos do despacho de fls. 89/90, de que reclamou, sem êxito, o A.

Foi, depois, proferida a sentença, que absolveu a R. do pedido.

Não se conformando, o A. apelou da mesma e, tendo alegado, formulou, em resumo, as seguintes conclusões:

a) Houve erro na apreciação da matéria de facto, nomeadamente quanto ao quesito 4.º, que, face à prova testemunhal produzida, deve ser dado como provado.

b) Há contradição entre as respostas dos quesitos 4.º e 5.º.

c) A comunicação ao Banco de Portugal, para efeitos de inibição da utilização do cheque, violou o Aviso do Banco de Portugal n.º 1741/C-98.

Pretende, com o provimento do recurso, a revogação da sentença recorrida, com a consequente responsabilidade civil da R.

Contra-alegou a R., no sentido de ser negado provimento ao recurso.

Corridos os vistos legais, cumpre apreciar e decidir.

Nesta apelação, está em causa a responsabilidade civil de uma entidade

bancária, decorrente da comunicação ao Banco de Portugal, da inibição do uso do cheque.

II. FUNDAMENTOS

2.1. Foram dados como provados, designadamente os seguintes factos:

1. Em 22 de Dezembro de 1994, o A. procedeu à abertura da conta de depósito à ordem, n.º 216.10.003830-8, na Agência da R. da Rua Augusta, em Lisboa.

2. Em 24 de Novembro de 2000, o Autor sacou, sobre a referida, conta o cheque n.º 25391230, no valor de 200 000$00, para depósito numa outra conta, de que é titular, no Banco Espírito Santo (BES).

3. Naquela data e na da apresentação a pagamento na compensação, o A.

apenas tinha depositado, na conta referida, a quantia de 189 575$00.

4. O cheque mencionado foi devolvido por falta de provisão.

5. Em 7 de Fevereiro de 2001, a Ré enviou ao Autor a carta, constante de fls.

12, comunicando-lhe a rescisão da convenção do cheque.

6. Seguidamente, a R. comunicou ao Banco de Portugal a aplicação da medida

(3)

de inibição do uso de cheque por parte do A.

7. A R. emitiu e enviou ao A. a declaração de fls. 52, de 16 de Fevereiro de 2001, donde consta: “informamos que em 13 de Fevereiro de 2001 seguiu para os serviços centrais desta Instituição o pedido de remoção da rescisão de uso de cheque referente à conta à ordem n.º 3830-8, em nome de (A) (…), que após recepção, procedem à comunicação ao Banco de Portugal”.

8. O Autor celebrou com (S) o contrato reproduzido a fls. 14, denominado “ contrato promessa de compra e venda”.

9. Para proceder ao reforço do sinal, o A. dirigiu-se ao BES a fim de obter um empréstimo.

10. Esse empréstimo foi recusado com base na existência do incidente de crédito (devolução do cheque) – (resposta ao quesito 3.º).

11. O referido (S) enviou ao A. a carta de fls. 15, de 27 de Março de 2001, da qual consta, designadamente, “dado que até hoje apesar dos sucessivos apelos telefónicos, ainda não recebi o reforço do sinal referente ao contrato promessa (…), venho pela presente rescindir o mesmo (…), revertendo a meu favor nos termos da lei o sinal oportunamente recebido” (resposta ao quesito 5.º).

(...)

2.3. Delimitada a matéria de facto provada, importa passar à consideração da responsabilidade civil atribuída à apelada.

Como já se aludiu, o apelante veio exigir a responsabilidade civil da apelada por ter comunicado ao Banco de Portugal uma rescisão ilícita da convenção de cheque, alegando ter sofridos danos não patrimoniais e patrimoniais.

Na sentença recorrida, porém, entendeu-se que não se verificavam os pressupostos da responsabilidade civil, nomeadamente os respeitantes à ilicitude e ao dano.

O cheque, como título de crédito que consubstancia uma ordem de pagamento imediato, pressupõe, para alcançar eficazmente a sua utilidade, confiança no meio de pagamento inerente, daí resultando a sua inegável importância no comércio jurídico, designadamente no âmbito das relações económicas.

Assim, a confiança no cheque constitui um valor que a ordem jurídica deve procurar tutelar.

É dentro desse contexto que se insere, designadamente, o dever das

instituições de crédito de rescindir qualquer convenção que atribua o direito de emissão de cheques por quem, pela respectiva utilização indevida, revele pôr em causa o espírito de confiança que deve presidir à sua circulação (art.º 1.º do DL n.º 454/91, de 28 de Dezembro, alterado pelo DL n.º 316/97, de 19 de Novembro).

A rescisão da convenção de cheque é obrigatória ser comunicada ao Banco de

(4)

Portugal, passando a entidade objecto da mesma a ser incluída numa listagem de utilizadores de cheque que oferecem risco e que o Banco de Portugal

divulgará a todas as instituições de crédito – art.º s 2.º, al. a), e 3.º, n.º 1, do DL n.º 454/91.

Explicitando o espírito do regime jurídico do uso do cheque, o Banco de

Portugal instruiu ainda as instituições de crédito de que “o sacador que emita cheque a favor de si próprio não põe em causa o espírito de confiança que deve presidir à circulação do cheque, excepto se este tiver sido endossado”

[n.º 16 do Aviso n.º 1741-C/98 (2.ª série), publicado no Diário da República, n.º 29/98, 2.º Suplemento, II Série, de 4 de Fevereiro de 1998].

Na verdade, nesta situação, não havendo circulação do cheque, não é posta em causa a sua confiança como meio de pagamento, sendo injustificável a rescisão da convenção de cheque, com as consequências legais inerentes.

Reportando-nos à situação concreta dos autos, verifica-se que o apelante emitiu sobre a apelada um cheque, no valor de 200 000$00, para depósito numa sua conta, aberta noutra instituição de crédito (BES), o qual,

apresentado a pagamento na compensação, veio devolvido, por falta de provisão.

Neste contexto, não tendo entrado o referido cheque em circulação, não foi posta em causa o espírito de confiança que deve presidir à sua circulação, não se justificando, nessa medida, a rescisão da convenção de cheque celebrada entre a apelada e o apelante.

Alega, no entanto, a apelada que o mesmo lhe foi endossado.

Mas sem razão, porquanto não foi efectuado o endosso do mencionado

cheque, com sentido translativo. Com efeito, o apelante, como beneficiário do cheque, não transferiu, nomeadamente para o BES, os direitos

consubstanciados no respectivo título de crédito. O BES, ao receber o cheque, para depósito em conta do apelante, não adquiriu quaisquer direitos sobre o mesmo, constituindo-se apenas como mandatário, para obter a sua cobrança no respectivo serviço de compensação.

Poderá admitir-se, por isso, um endosso por procuração (art.º 23.º da Lei Uniforme relativa ao Cheque), na medida em que a entrega do respectivo cheque ao BES significou um mandato para obter a sua cobrança.

Todavia, nestas circunstâncias, não se operando uma transferência da

titularidade dos direitos, que, assim, não chegaram a circular, naturalmente, não foi posto em causa o espírito de confiança que deve presidir à circulação do cheque, injustificando-se o tratamento idêntico nas modalidades de

endosso referidas.

Por isso, a excepção quanto ao endosso, consignada no n.º 16 do Aviso do

(5)

Banco de Portugal, não abrange a modalidade do endosso por procuração.

Nestas condições, a rescisão da convenção de cheque e a sua comunicação ao Banco de Portugal representou, por parte da apelada, a prática de um acto ilícito, presumindo-se a culpa, nos termos do art.º 799.º, n.º 1, do Código Civil.

Não obstante o preenchimento do requisito da ilicitude, nem assim é possível exigir a responsabilidade civil da apelada, na medida em que não se

comprovou a existência de dano na esfera jurídica do apelante.

Efectivamente, sem dano não pode existir responsabilidade civil. Ora, apesar do alegado, o apelante não logrou realizar a respectiva prova, designadamente dos danos de natureza patrimonial.

Com efeito, o facto descrito em 11., resultante da resposta restritiva ao

quesito 5.º, não consubstancia qualquer dano. A circunstância do promitente vendedor ter enviado ao apelante, como promitente comprador, a carta de 27 de Março de 2001, informando-o da resolução do contrato promessa e da perda do sinal recebido não equivale, sem mais, neste caso, à prova do dano, nomeadamente da perda do sinal.

A redacção do quesito 5.º correspondeu aos seguintes termos: “O promitente vendedor resolveu o contrato e fez seu o sinal recebido?”.

A resposta quedou-se, simplesmente, por “provado apenas que com a data de 27/03/2001 o promitente vendedor remeteu ao autor a carta que constitui fls.

15 dos autos”.

Esta materialidade apenas demonstra que o promitente vendedor emitiu e remeteu ao apelante a declaração constante de fls. 15.

Perante a resposta restritiva dada ao respectivo quesito, não é possível

entendê-la como prova da resolução do contrato promessa e da perda do sinal (3 000 000$00).

Assim, a materialidade da declaração referida não está provada.

Por outro lado, no tocante ao dano de natureza não patrimonial, nem sequer foram alegados os factos susceptíveis de o consubstanciar.

Ora, nos termos do art.º 342.º, n.º 1, do Código Civil, competia ao apelante o ónus da alegação e demonstração dos factos correspondentes ao direito invocado.

Não conseguindo o apelante cumprir tal ónus, como se demonstrou, não pode exigir a responsabilidade civil à apelada.

Nesta conformidade, não relevando a essência das conclusões do recurso, não está este em condições de obter provimento, sendo caso para confirmar a sentença recorrida, ainda que por fundamentação não inteiramente

coincidente.

2.4. O recorrente, ao ficar vencido por decaimento, é responsável pelo

(6)

pagamento das custas, em conformidade com a regra da causalidade consagrada no art.º 446.º, n.º s 1 e 2, do Código de Processo Civil.

III. DECISÃO

Pelo exposto, decide-se:

1) Negar provimento ao recurso, confirmando-se a sentença recorrida.

2) Condenar o recorrente no pagamento das custas.

Lisboa, 3 de Fevereiro de 2005 (Olindo dos Santos Geraldes) (Fátima Galante)

(Ferreira Lopes)

Referências

Documentos relacionados

mandado de despejo previsto no artigo 59º do RAU deve ser emitido no âmbito da própria acção declarativa onde foi proferida a sentença que o decretou ou deve ser processado por apenso

Presume-se que põe em causa o espírito de confi ança que deve presidir à circulação do cheque toda a entidade que, agindo em nome próprio ou em representação de

territorial do Tribunal de Família e de Menores do Barreiro, alegando que correu termos no Tribunal de Família e de Menores de Sintra acção de regulação do poder paternal, sendo

Caderneta/guia). O Tribunal não explica, nem fundamenta, o modo como chega à conclusão de o ora recorrente ter auferido quantia não apurada, nomeadamente não refere quais os

Vejamos, então, se, no caso vertente, a mudança do local da prestação de trabalho das instalações da BP, no Parque de Santa Iria da Azóia, para as instalações da Teixeira Duarte,

f) Da interpretação e aplicação correcta dessas normas, pode apenas concluir- se que os compradores dos lugares em falta são os condóminos do prédio, uma vez que da escritura

II - A entidade patronal que, conhecedora da concessão da pensão de reforma por invalidez a um seu trabalhador, se recusa a dar-lhe trabalho, com base na atribuição dessa pensão,

Tendo apenas um dos interessados na partilha requerido a remoção do cabeça de casal, podem os outros interessados no inventário ser inquiridos como testemunhas no respectivo