• Nenhum resultado encontrado

LITERATURA INFANTIL EM SANTA CATARINA: ESCRITORES, ILUSTRADORES, TRADUTORES E SEUS TÍTULOS EM LIVRO ONLINE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "LITERATURA INFANTIL EM SANTA CATARINA: ESCRITORES, ILUSTRADORES, TRADUTORES E SEUS TÍTULOS EM LIVRO ONLINE"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

ESCRITORES, ILUSTRADORES, TRADUTORES E SEUS TÍTULOS EM LIVRO ONLINE

Eliane Santana Dias Debus Maria Laura Pozzobon Spengler



RESUMO: A comunicação busca publicizar a literatura infantil e juvenil produzida em Santa Catarina por meio das duas edições do livro online Literatura infantil e juvenil produzida em Santa Catarina (DEBUS;

CINTRA; SPENGLER, 2013 e 2014). A publicação é resultado de pesquisa (Edital Universal/CNPq/2012-2014) que mapeou a produção literária para crianças e jovens em Santa Catarina a partir da apresentação de seus escritores, ilustradores, tradutores e de seus títulos. Expondo a metodologia utilizada e os seus resultados a partir da reunião de 239 biografias de escritores, tradutores e ilustradores e 837 resenhas de livros infantis e juvenis. As biografias foram construídas a partir de pesquisa em várias fontes, entre elas dicionário crítico, livros de referência, blogs, sites, e, muitas vezes, contaram com a colaboração do próprio escritor, muitos deles receptivos ao projeto. Muitos foram os que colaboraram na feitura das biografias e resenhas: 29 colaboradores na 1ª Edição, 34 colaboradores na 2ª Edição, sendo que 10 colaboradores participaram das duas edições, totalizando 63 colaboradores. O mapeamento da produção literária para crianças e jovens em Santa Catarina e sua socialização por meio eletrônico, com acesso livre e gratuito, possibilita, além da democratização das informações, o diálogo com uma ferramenta importante e que não pode ser ignorada, a internet. Acreditamos que ao sistematizar as informações contribuímos para a interação do leitor (professores, estudantes e demais interessados) com uma plataforma de manuseio acessível e dinâmica. Por outro lado, faz-se possível a disseminação da produção literária para crianças e jovens em Santa Catarina e o seu uso no espaço escolar.

PALAVRAS-CHAVE: Literatura infantil e juvenil. Santa Catarina. Leitores.

INTRODUÇÃO

O presente texto busca publicizar as duas edições do livro online Literatura infantil e juvenil produzida em Santa Catarina, organizado por Eliane Debus, Simone Cintra e Maria Laura P. Spengler (2013 e 2014). A publicação é resultado da pesquisa “A produção literária para crianças e jovens em Santa Catarina (escritores, ilustradores e seus livros): em Dicionário Eletrônico” (Edital Universal/CNPq/2012-2014), coordenado pela professora doutora Eliane Debus que mapeou a produção literária para crianças e jovens em Santa Catarina a partir da apresentação de seus escritores, ilustradores, tradutores e de seus títulos.

Inicialmente o resultado da pesquisa seria divulgado por meio de dicionário

eletrônico, obedecendo a estrutura relativamente estável do gênero verbete, no entanto, ao

verificar o resultado constatou-se que o texto estava ampliado no formato de resenha e por

isso a reestruturação do formato de publicação em livro. Desse modo as informações sobre os

(2)

escritores, ilustradores, tradutores e as resenhas elaboradas ao longo do mapeamento se apresentam como livro on-line, que foi realimentado nos anos de 2013 e 2014.

O projeto, em sua dimensão mais ampla, levou em conta para a seleção dos escritores aqueles que têm Santa Catarina como berço de nascimento, bem como aqueles que escolheram Santa Catarina como berço de permanência. Assim, escritores como Deonísio da Silva, Paulo Venturelli e Roberto Gomes, que residem em outros estados da federação; Juarez Machado, em outro país; bem como aqueles que nasceram em outros estados e aqui construíram sua permanência, como Marta Martins, Zahidé Muzart fazem parte desse mapeamento.

Na primeira edição do livro on-line, Literatura infantil e juvenil produzida em Santa Catarina (2013) apresentamos a biografia de 50 escritores e a resenha de 160 títulos.

Os critérios para a seleção dos escritores que o compõe se pautou em dois critérios: 1) aqueles que estão há mais tempo com seus títulos em circulação: Lausimar Laus, Adolfo Bernard Scheneider, Lucy Assumpção, Leo Vitor, Nilson Mello, Werner Zotz, Maria de Lourdes Krieger, entre outros, 2) aqueles vinculados ao projeto desenvolvido, desde 2009, pela Rede Municipal de Educação de Florianópolis “Clube da leitura: a gente catarinense em foco”: Yedda Goulart, Eloí Bocheco, Alcides Buss, Juliana Dalla, entre outros. Nesta primeira edição não foi focalizado os ilustradores e tradutores que foram contemplados na segunda edição no ano de 2014.

Para a composição das biografias dos escritores e levantamento dos títulos contamos com os seguintes documentos de referência: Entre vozes e leituras: a recepção da literatura infantil e juvenil (DEBUS, 1996); O Balainho – Boletim de literatura infantil e juvenil de Santa Catarina; A literatura infantil e juvenil de língua portuguesa: leitura do Brasil e d’além-mar (DEBUS, 2008); Presença da Literatura infantil e juvenil em Santa Catarina (GOULART, 2009); A literatura infanto-juvenil catarinense na perspectiva de Lauro Junkes (JUNKES, 1987; 2012); A literatura dos catarinenses: espaços e caminhos de uma identidade (SACHET, 1885; 2012); blog “Lê, conta, encanta! A formação do leitor e a literatura de Santa Catarina”, http://lecontaencanta.blogspot.com.br/, organizado por Maria de Fátima Lunardi; o blog da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil de Santa Catarina (http://aeilijsc.autonomia.g12.br/), coordenado pela escritora Yedda Goulart. Muitas vezes contamos com a colaboração dos próprios escritores, muitos receptivos ao projeto.

Na segunda edição foi possível desenvolver uma sistematização maior e realizou- se 189 biografias, entre escritores, ilustradores e tradutores e 677 resenhas. Desse modo, atualmente o livro reúne 239 biografias de escritores, tradutores e ilustradores e 837 resenhas de livros infantis e juvenis.

Esta produção é o resultado de muitas mãos, contribuíram para a construção das biografias e resenhas bolsistas de projeto de Extensão, Iniciação Científica, integrantes do Programa de Educação Tutorial (PET) Pedagogia; acadêmicos e acadêmicas de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Catarina, bem como mestres e doutores de outros espaços institucionais que chamados a contribuir se uniram nessa força tarefa. Sistematizado os dados, temos 29 colaboradores na 1ª Edição, 34 colaboradores na 2ª Edição, sendo que 10 colaboradores participaram das duas edições, totalizando 63 colaboradores.

Embora o material esteja disponível em rede, de fácil acesso e gratuito, a sua

ampla divulgação é necessária para que haja o conhecimento sobre a possível utilização, quer

seja por educadores, quer seja por crianças. Assim, realizamos no ano de 2013 o projeto de

extensão “Difusão da literatura infantil e juvenil produzida em Santa Catarina” (Pro-

bolsa/UFSC2013) teve como objetivo de “Difundir a Literatura Infantil e Juvenil produzida

em Santa Catarina por meio do livro onlinewww.literaturainfantilsc.ufsc.br” Desse modo,

(3)

participamos de vários lançamentos, palestras e minicursos que relatamos na próxima sessão deste texto.

RELATO DA DIVULGAÇÃO DO LIVRO ONLINE

No dia 16 de abril de 2013, terça feira, foi realizado a mesa redonda: O livro online Literatura Infantil e juvenil produzida em Santa Catarina: ampliando possibilidades de fruição e de práticas de mediação de leitura literária, coordenado por Eliane Debus, Simone Cintra e Maria Laura Spengler. Esta foi a primeira divulgação do Livro On-line Literatura Infantil e juvenil produzida em Santa Catarina. Esta atividade estava inserida na Programação da 4ª. Semana Municipal do livro de Florianópolis (SC), realizada de 12 a 18 de abril de 2013.

Este evento foi organizado pelo PET/ Pedagogia e NEPALP no auditório do CED/

UFSC e contou a com a participação do Grupo de contadoras de histórias do PET/Pedagogia (núcleo 3) que presenteou o público com uma criação cênico-literária do livro O pacote que estava no pote, da escritora catarinense Eloí Bocheco.

No dia 18 de abril, também na Programação da 4ª. Semana Municipal do livro foi reeditada a mesa O livro online Literatura Infantil e juvenil produzida em Santa Catarina:

ampliando possibilidades de fruição e de práticas de mediação de leitura literária, coordenado por Eliane Debus, Simone Cintra e Maria Laura Spengler com o intuito de fazer o lançamento oficial do livro no encerramento das atividades da Semana.

No dia 30 de abril de 2013, publicizou-se o livro para turma do Curso de Letras na disciplina Literatura e Ensino, ministrada pelo professor Doutor Celdon Fretzen.

No dia 16 de maio de 2013, quinta feira, as 18h e 30min aconteceu mais uma socialização do Livro online Literatura Infantil e juvenil produzida em Santa Catarina por Eliane Debus, Simone Cintra e Maria Laura Spengler. Esta divulgação foi realizada na 3ª Jornada de Linguagem da UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina),

O evento foi organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Prolinguagem da

FAED (Centro de Ciências Humanas e da Educação) da Udesc, que neste momento

comemora 50 anos de existência, dirigindo o evento para a formação continuada de

professores da Educação Básica, focando a alfabetização e os professores alfabetizadores. O

vento foi realizado no Auditório Carla Endres Bortolon, na Faculdade ASSESC. Participaram

desta atividade 1.200 participantes.

(4)

Lançamento do livro no V SIMFOP – Simpósio sobre formação de professores, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), no dia 07 de junho de 2013. Estavam presentes 350 pessoas.

No dia 20 de junho de 2013 Eliane Debus, Simone Cintra e Maria Laura Pozzobon Spengler participaram do III Encontro de Bibliotecas públicas e escolares, na cidade de Sombrio, Santa Catarina. Na ocasião participou-se de um seminário que buscou socializar o livro online a partir de oficinas com os professores e bibliotecários da Região da AMESC. Participaram desta atividade 52 professores e bibliotecários.

Durante a Palestra “Políticas públicas de leituras: ações”, a professora Eliane Debus apresentou o projeto de pesquisa e o Livro online no 12º. Seminário Internacional de Pesquisa em leitura e patrimônio cultural, Universidade de Passo Fundo, de 28 a 31 de agosto de 2013.

O minicurso Literatura e Infância: a voz de escritores catarinenses realizado por Eliane Debus, Simone Cintra, Maria Laura Pozzobon Spengle na Semana Acadêmica do Curso de Graduação em Pedagogia realizado de 09 a 13 de setembro de 2013. Participaram da atividade 30 estudantes do Curso de Pedagogia (UFSC).

Participação no projeto Clube da leitura: a gente catarinense em foco, realizado em 09 de outubro de 2013, juntamente com a escritora Telma Piacentini. O projeto é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação através do Departamento de Bibliotecas. O evento aconteceu no Centro de Educação Continuada, localizado na Rua Ferreira Lima, 82, Centro, das 13 às 17 horas. Aproveitou-se o espaço para divulgar o livro. Estavam presentes 50 professores e bibliotecários.

O livro foi publicizado pela professora Simone Cintra no VII SEILAC 18 a 20 de setembro de 2013, evento realizado na UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Em 12 de abril de 2014 realizou-se a 2ª. edição do livro online durante 5ª.

Semana Municipal do livro de Florianópolis (SC), realizada de 12 a 18 de abril de 2014.

(5)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A construção desse material é de relevante importância para o conhecimento da produção narrativa para crianças e jovens no Estado de Santa Catarina, para a mediação da leitura literária destes títulos pelos educadores e, por consequência, para a formação de leitores, pois:

Acreditamos que a aproximação com a literatura produzida em Santa Catarina é uma forma de conquistar os leitores para o texto literário, em especial quando esta literatura ficcionaliza uma realidade próxima. Nesse sentido, trazemos a público este material de referência na intenção de potencializar essa aproximação. Além de pesquisadores, estudantes de licenciaturas, professores da Educação Básica e professores Universitários, bibliotecários e demais profissionais da área da Educação que se interessem em utilizar o texto literário para sua formação e prática educativa, esperamos que este material seja utilizado, também, por crianças e jovens dentro e fora do ambiente escolar. (DEBUS; CINTRA; SPENGLER, 2013, s/p).

A publicização, de forma presencial, em diversos eventos de formação no Estado de Santa Catarina e fora dele, possibilitou atingir a divulgação para um público amplo de mediadores que por certo levou para a sua região a notícia desta pesquisa e a sua divulgação em formato eletrônico, tornando-se multiplicador. Vale ressaltar também que, no site construído para abrigar o livro, tem um link para contato, o qual vem se anunciando como um veículo interessante para aproximar escritores, bem como pesquisadores interessados no assunto.

Ao mapear a produção literária para crianças e jovens em Santa Catarina e socializá-la por meio eletrônico, com acesso livre e gratuito, possibilita, além da democratização das informações, o diálogo com uma ferramenta importante e que não pode ser ignorada, a internet. Acreditamos que ao sistematizar desse modo as informações, apresentamos uma contribuição de inovação de produto: a interação do leitor com uma plataforma de manuseio acessível e dinâmica.

REFERÊNCIAS

DEBUS, Eliane Santana Dias. Entre vozes e leituras: a recepção da literatura infantil e juvenil – UFSC, 1996. (Dissertação de Mestrado).

_____. A literatura infantil e juvenil de língua portuguesa: leitura do Brasil e d’além-mar.

Blumenau: Nova Letra, 2008.

DEBUS, Eliane; CINTRA, Simone; SPENGLER, Maria Laura P. Literatura Infantil e Juvenil produzida em santa Catarina. Florianópolis: NUP/UFSC, 2013.

http://aeilijsc.autonomia.g12.b

http://leituracatarinense.blogspot.com

GOULART, Yedda de Castro B. Presença da Literatura infantil e juvenil em Santa Catarina.

Blumenau/Florianópolis: Edifurb, Insular, 2009.

JUNKES, Lauro. O mito e o rito: uma leitura de autores catarinenses. Florianópolis: UFSC, 1987.

JUNKES, Terezinha Kuhn (Org.). A literatura infanto-juvenil catarinense na perspectiva de Lauro Junkes. Florianópolis: Copiart, 2012. p. 33-34.

SACHET, Celestino. A literatura Catarinense. Florianópolis: Lunardelli, 1985.

SACHET, Celestino. A literatura dos catarinenses: espaços e caminhos de uma identidade.

Palhoça: Unisul, 2012.

Referências

Documentos relacionados

A Campanha de Cidadania pela Água (Semana da Água) é uma ação iniciada em 1999 pelo Comitê do Itajaí e tem como objetivo maior promover a participação

i) Conhecer e compreender teorias e linhas de pensamento econômico, ii) as interfaces entre a Economia, o Estado e o Direito, bem como iii) os reflexos dos diversos

Um PACS com suporte à recuperação de imagens baseada em conteúdo consiste de um sistema que contempla a conexão com as modalidades de imagens, visualização,

a) Figuras ou motivos - são formas ou conjunto de formas não-interrompidas, portanto consideradas em primeiro plano (leis de percepção), invocando tensão e alternância visual

O romance Usina, diferentemente dos demais do conjunto da obra pertencente ao ciclo-da-cana-de-açúcar, talvez em função do contexto histórico em que se insere, não

Considerando esses pressupostos, este artigo intenta analisar o modo de circulação e apropriação do Movimento da Matemática Moderna (MMM) no âmbito do ensino

O objetivo principal foi avaliar as relações entre insetos e plantas em dois ambientes edaficamente distintos, testando as seguintes hipóteses: (1) indivíduos da

3. Defina a primeira fonte de tensão para o terminal COM, conecte a ponta preta em L3, a ponta vermelha medirá L1 pela primeira vez. Aguarde até que o “ ” no LCD esteja