• Nenhum resultado encontrado

Guia Rápido de Instalação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Guia Rápido de Instalação"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)
(2)

Guia Rápido de Instalação Wireless Router – SMART LAN

1. Componentes que formam o produto

Após desembalar o equipamento localize os seguintes componentes:

• Um Wireless Router Smart Lan (Roteador Wireless);

• Uma antena fixada no Wireless Router Smart Lan;

• Este guia rápido de instalação;

• Uma Fonte externa.

Atenção! Se um destes itens ou mais não estiver na embalagem, entre em contato com o revendedor onde o produto foi adquirido.

2. Conectando o equipamento

Atenção! No caso de uso para compartilhamento de internet, o ideal é testar sempre que possível o acesso à internet antes de instalar o equipamento, pois desta forma é possível confirmar se o serviço/acesso à internet disponibilizado pelo provedor está funcionando corretamente.

Agora siga os seguintes passos:

1. Desligue o computador, (Cable/ADSL modem – se for o caso) e o Wireless Router Smart Lan (Roteador Wireless);

2. Localize a melhor área para fixação do Wireless Router Smart Lan (Roteador Wireless). O melhor local deverá ser o centro da área onde estão localizadas as 2

(3)

estações clientes (PC´s, Notebooks, etc) e preferencialmente no alto, podendo ser fixado na parede, prendendo o equipamento por meio das entradas para parafusos na parte traseira do equipamento;

3. Ajuste a posição da antena de forma que seja possível disponibilizar aos usuários a melhor qualidade de sinal;

4. Conecte os computadores via LAN ou faça a conexão pela rede Wireless, se for o caso;

Observação: é aconselhável acessar as configurações do Wireless Router Smart Lan (Roteador Wireless).

5. Conecte o cabo UTP que sai do Cable/ADSL modem na porta WAN do roteador;

6. Conecte a fonte ao Wireless Router Smart Lan (Roteador Wireless) e à rede elétrica.

7. Ligue o computador e o Cable/ADSL modem.

Nota: Caso esteja usando um provedor de acesso à internet via wireless, o AP deverá ser configurado no modo Cliente, substituindo os pontos 1, 5 e 7 acima, pela configuração do acesso via WLAN no Wireless Router Smart Lan.

3. Verificando as configurações para acesso a interface de configuração

Na maioria das vezes o micro já está preparado para receber as configurações automáticas de rede, porém recomendamos que seja verificado, conforme os exemplos a seguir:

a. No Windows 98/SE:

1. Clique em: Iniciar - Configurações - Painel de Controle e em seguida no ícone Rede;

3

(4)

2. Clique duplo sobre ‘Protocolo TCP/IP’;

3. Habilite ‘Obter um endereço IP automaticamente’ e ative o DHCP;

4. Não será necessário definir Gateway e DNS – caso estas informações estejam definidas, apague-as e clique no botão OK.

b. No Windows XP:

1. Clique em: Iniciar (menu clássico) - Configurações - Conexões de rede - Aparecerá a janela, conforme imagem ao lado;

2. Nesta janela, clique na opção Propriedades;

3. Agora na janela Propriedades de Conexão local, clique duplo sobre

‘Protocolo TCP/IP’;

4. Marque as opções ‘Obter um endereço IP automaticamente’ e

‘Obter o endereço dos servidores DNS automaticamente’ - clique no botão OK desta janela e na janela de Propriedades de Conexão local.

4

(5)

Atenção: Depois de verificadas e configuradas as opções da classe de IP, siga para a seção 4.

Se ao tentar acessar a interface de configuração (veja na seção 4), a tela não for exibida, certamente o computador não obteve o endereço IP do equipamento. Siga para a explicação (c.) ou (d.) a seguir.

c. No Windows 98/SE:

1. Clique no menu Iniciar, e depois em Executar;

2. Digite winipcfg e clique em Ok.

3. Na janela de configuração de IP, que será exibida, selecione o adaptador e clique no botão Liberar e feche a janela.

4. Caso não funcione, desligue e ligue o equipamento e reinicie o micro.

d. No Windows XP:

1. Clique no menu Iniciar, e depois em Executar - digite command;

2. Na linha de comando do D.O.S. Digite ipconfig / all e tecle Enter;

3. Verifique se existe endereço de IP especificado para o adaptador;

4. Digite o comando ipconfig /release e tecle Enter;

5. Se ainda assim não for determinado um

endereço de IP, tente com o comando ipconfig /renew;

6. Para retornar ao Windows, digite exit.

7. Caso não funcione, desligue e ligue o equipamento, e reinicie o micro.

4. Acessando as Configurações (Tela inicial – Setup Wizard)

Após efetuar a conexão do Wireless Router

Smart Lan (Roteador Wireless) com o Computador (veja seção 2), abra o navegador da internet (exemplo: Internet Explorer, FireFox, etc.) e siga os passos abaixo para acessar a interface de configuração:

1. Digite na barra de endereços do navegador o IP: http://192.168.1.254 (pressione a tecla Enter ou clique no botão de navegação);

2. Ao surgir a tela ao lado digite no campo

‘Nome de usuário’: admin

5

(6)

3. Em seguida digite no campo ‘Senha’: admin 4. Clique no botão OK para fazer o login.

Ao realizar o login, com o nome de usuário e senha padrão do equipamento, a tela inicial da interface de configuração do Wireless Router Smart Lan (Roteador Wireless), será exibida.

5. Iniciando a configuração no Setup wizard

Clique em ‘Setup wizard’ no menu principal. Ao surgir a tela inicial, clique no botão Next>> para dar continuidade à configuração:

Na tela ‘Operation Mode’, escolha entre as opções disponíveis para aplicar o modo de operação do Wireless Router Smart Lan.

Este equipamento suporta três diferentes modos operacionais: Gateway (modo Roteador), Bridge (modo Ponte) e Wireless ISP (modo Provedor de Internet Wireless) que podem ser selecionados de acordo com a necessidade do usuário.

Selecione a opção que se ajuste melhor à sua necessidade.

De um modo geral a função (a) Gateway (modo Roteador) é para usuários de acesso à Internet via modem ADSL (exemplo: Velox, Speedy, BrT, etc) e Cable modem (exemplo: Virtua, Ajato, etc); e a função (b) Bridge (modo Ponte) atende a usuários com o AP conectado a uma rede já existente.

6

(7)

a) Gateway (Modo Roteador): Neste modo o equipamento pode ter sua porta WAN conectada a um modem ADSL ou a um Cable modem. A função de roteamento (NAT) fica habilitada e é possível compartilhar o acesso à Internet com os usuários via UTP e WLAN.

Neste modo, veremos mais adiante, o tipo de conexão da porta WAN do Wireless Router Smart Lan (Roteador Wireless) pode ser: Static IP (IP fixo), DHCP (IP automático), PPPoE ou PPTP.

b) Bridge (Modo Ponte): Neste modo o Wireless Router Smart Lan (Roteador Wireless) funciona como extensão (ponte) da rede, ou seja, na rede onde já existe um roteador em uma classe de endereço IP, o equipamento simplesmente repassa aos usuários conectados a ele, a classe de endereços IP já existente, via wireless ou pela conexão cabeada (portas LAN 1~4).

Observação: No modo Bridge, o cabo de rede que sai do Cable Modem, Modem ADSL ou Roteador, deve ser conectado na porta WAN do Wireless Router Smart Lan (Roteador Wireless) e os micros ou switches devem ser ligados nas portas LAN e os usuários wireless conectados.

A maior vantagem deste modo de conexão é formar uma única rede na mesma classe de endereços IP para acesso tanto da internet quanto da rede local, possivelmente, já existente.

Atenção! Neste modo as funções de Firewall não funcionarão.

Após selecionar o modo correto (segundo o seu tipo de conexão de internet ou rede), clique no botão Next>> Surgirá a próxima tela para o ajuste de horário.

Na tela ‘Time Zone Setting’ abaixo, habilite a função do ajuste do horário, escolha o fuso horário correspondente ao seu país e selecione o servidor NTP para atualização automática do horário correto.

Atenção! Esta função é opcional. Caso não queira habilitá-la, clique no botão Next>> para seguir para o próximo passo, porém alguns programas como MSN, por exemplo, podem não funcionar corretamente.

Enable NTP client update: Habilita/desabilita esta função;

Time Zone Select: Seleciona o fuso horário do país correspondente.

Dica: Selecione ‘GMT- 3:00 Brasília’ para ajustar ao horário do Brasil.

7

(8)

NTP server: Seleciona o servidor NTP a ser utilizado para atualização automática do sistema de horário.

Após ajustar o ‘Time Zone Setting’, clique no botão Next>>. Será exibida a próxima tela para configuração da interface LAN.

Na próxima janela de configuração ‘LAN Interface Setup’, deve ser informado o endereço IP e a máscara de rede que serão utilizados na Interface LAN do equipamento.

Observação: o endereço IP em conjunto com a máscara de sub-rede é que determina em que classe IP o Wireless Router Smart Lan (Roteador Wireless) funciona, ou seja, ao permanecer com o IP e máscara de sub-rede padrão (192.168.1.254 / 255.255.255.0) ou definir novo IP e/ou máscara de sub-rede, nestas configurações, você determina que a rede do equipamento responderá pelo endereço IP e/ou máscara configurados.

De um modo geral não será necessário, (a não ser em casos específicos), alterar estes parâmetros. Não havendo necessidade de modificações, permaneça com o endereço IP e máscara de sub-rede padrões.

IP Address: Digite um novo endereço IP que será o endereço LAN do equipamento ou permaneça com o padrão (192.168.1.254).

Subnet Mask: Digite a máscara de sub-rede conforme a classe IP da rede ou permaneça com o padrão (255.255.255.0).

Nota: Geralmente os adaptadores de rede (com ou sem fio), dos micros, estão configurados para obter a classe IP automaticamente. Caso contrário deve ser configurado (nos micros), endereço IP e máscara de sub-rede na mesma classe de IP do Wireless Router Smart Lan (Roteador Wireless) para que tenham acesso à internet e a rede local por meio deste equipamento.

Após definir ou permanecer com a classe IP padrão, clique no botão Next>>. Será exibida a próxima tela para configuração da interface WAN.

8

(9)

Em ‘WAN Interface Setup’ que é a configuração da porta WAN, deverá ser ajustada para receber o sinal de internet para disponibilizá-lo para os usuários da sua rede via cabo (UTP – RJ45) e sem fio (wireless).

Vejamos a seguir detalhes sobre cada um dos tipos de autenticação da porta WAN (internet e/ou rede local já existente), que o Wireless Router Smart Lan (Roteador Wireless) suporta:

WAN Access Type: Selecione entre as opções: DHCP Client (IP automático), Static IP (IP fixo), PPPoE ou PPTP.

Veja a seguir os detalhes de cada tipo de acesso que poderá ser configurado no Wireless Router Smart Lan (Roteador Wireless), para correta autenticação da sua internet e/ou rede já existente:

a) DHCP Client (IP Automático): Selecione esta opção para obter um endereço IP dinâmico (automático) que é disponibilizado pelo seu provedor de acesso ou roteador ao qual o seu equipamento está ligado.

b) Static IP (IP estático ou fixo): Selecione esta opção para configurar uma classe IP manualmente para que a autenticação da sua internet e/ou rede (caso exista), possa ser realizada pela porta WAN do seu Wireless Router Smart Lan (Roteador Wireless) .

Nos campos respectivos digite: o endereço de IP, máscara de sub-rede, endereço do Gateway padrão e DNS.

Nota: A classe de endereço IP completa deve ser informada pelo seu provedor.

IP Address: Digite o endereço IP informado por seu provedor;

Subnet Mask: Digite a máscara de sub-rede;

MAC Address Clone: Digite neste campo o valor do endereço MAC necessário para autenticar a interface WAN. (somente se for requerido pelo provedor de internet).

Default Gateway: Digite o endereço do gateway informado pelo seu provedor;

DNS: Digite o endereço do servidor DNS (primário), informado pelo seu provedor.

9

(10)

c) PPPoE: Selecione esta opção para configurar a porta WAN para autenticar a sua internet do tipo ADSL (Modem ADSL – exemplos de provedores: Velox, Speedy, etc.). Este tipo de protocolo (PPPoE) além de ser utilizado pelas operadoras ADSL, também é utilizado por alguns provedores de Internet Wireless para autenticação do acesso à internet.

Nome de usuário: Digite o nome de usuário cadastrado ou fornecido pelo seu provedor;

Senha: Digite a sua senha cadastrada ou fornecida pelo seu provedor.

Observação: No caso do uso de um Modem ADSL a autenticação, com nome de usuário e senha, no Wireless Router Smart Lan (Roteador Wireless), só é válida se este equipamento estiver no modo Bridge (ponte). Caso não tenha absoluta certeza de que o Modem esteja no modo Bridge ou ainda que o nome de usuário e senha estejam corretos, entre em contato com seu provedor de acesso para obter estas informações.

Nome do serviço: Insira o nome do serviço (exemplo: Velox, Speedy, etc.), que é opcional, pois a maioria dos provedores não necessita deste nome.

Exemplo para configuração do serviço Velox (Tipo de acesso: PPPoE):

o Residencial: no campo ‘Nome de usuário’, digite o seu e-mail completo (exemplo: user@provedor.com.br), e no campo ‘Senha’ digite a senha que foi configurada para este e-mail (exemplo: 123456).

Observação: O e-mail e senha deverão ser os mesmos que foram cadastrados no seu provedor, caso contrário a sua internet não será autenticada.

o Empresarial: no campo ‘Nome de usuário’ digite o número do seu telefone com DDD seguido de @telemar.com.br (exemplo:

552221342@telemar.com.br), e no campo ‘Senha’ digite apenas o DDD com o número do seu telefone (exemplo: 552221342).

d) PPTP: Selecione este tipo de acesso para autenticar a porta WAN com o protocolo PPTP, (somente se o seu provedor utilizar este tipo de protocolo). Digite a classe IP completa e também o nome de usuário e senha (dados fornecidos pelo provedor), nos campos respectivos.

Endereço IP: Digite o endereço IP informado por seu provedor;

Máscara de sub-rede : Digite a máscara de sub-rede;

Endereço IP do Servidor: Digite o endereço do servidor PPTP (informado pelo provedor);

Nome do usuário: Digite o seu nome de usuário cadastrado no servidor PPTP;

Senha: Digite a sua senha cadastrada no servidor PPTP.

10

(11)

otão Next>>. Será exibida a próxima tela para configuração da interface Wireless.

da rede sem fio (Wireless LAN) do Wireless Router Smart Lan (Roteador Wireless).

• ciona a banda de operação da rede sem fio (wireless) que será

padrão 802.11g que proporciona 54Mbps de velocidade padrão 802.11b que proporciona 11Mbps de velocidade o

ando equipamentos dos padrões 802.11b e 802.11g na rede wireless.

ável, pois gera conexões mais confiáveis e estáveis do que o padrão 802.11g.

• cionamento/transmissão do Wireless Router

mart Lan (Roteador Wireless) .

uatro modos estão disponíveis, sendo o padrão do equipamento, o modo AP.

¾

Após ter selecionado o tipo de acesso correto para autenticação da sua internet, clique no b

Em ‘Wireless Basic Settings’ estão disponíveis as opções básicas de configuração dos parâmetros

Disable Wireless LAN Interface: Desabilita a interface Wireless.

Band: Sele utilizada:

Três tipos estão disponíveis, sendo o padrão do equipamento 2.4GHz (B+G):

2.4GHz(G):

o

(nominal).

2.4GHz(B):

o

(nominal).

2.4GHz(B+G): ambos os padrões simultaneamente. Permite conexão de usuários wireless tanto no padrão B quanto G, gerando compatibilidade com usuários que estejam us

Nota: Geralmente provedores de Internet utilizam o padrão 802.11b e em links externos este padrão também é mais aconselh

Modo: Selecione o modo de fun S

Q

AP: Neste modo (AP = Access Point ou Ponto de acesso), o equipamento funciona na sua interface wireless como um concentrador, ou seja, serve

11

(12)

de ponto de acesso para as estações wireless e/ou outros pontos de acesso para enviar e receber dados.

¾

rnet.

Porém os usuários conectados ao equipamento via rede cabeada (Portas

¾

um outro Wireless Router Smart Lan (Roteador Wireless) do mesmo modelo, com objetivo de captar o sinal

¾

ss Routers

ecessário configurar o Wireless Router Smart

cabo quanto via rede sem fio (wireless). É necessário que os equipamentos envolvidos estejam com a mesma

outer Smart Lan (Roteador Wireless), é necessário configurar ainda, o

to à Wi-Fi Alliance, de modo que, o seu funcionamento se dá com segurança, somente com equipamentos de um mesmo modelo e fabricante.

Network Type: Selecione o tipo de rede sem fio desejado. Dois tipos estão disponíveis, sendo o padrão do equipamento “Infrastrutucture”:

o

Client: Neste modo o equipamento torna-se cliente de outro AP, método usado principalmente pelos provedores de internet sem fio. A interface sem fio passa se comunicar exclusivamente com o outro AP existente no provedor, não podendo transmitir dados para outros usuários wireless, sendo assim, fica a interface wireless exclusiva para o acesso à inte LAN 1~4), podem se comunicar entre si (rede local) e com a Internet.

WDS: (Repetidor Exclusivo entre APs do mesmo modelo):O Wireless Router Smart Lan (Roteador Wireless) , neste modo, funciona como um repetidor exclusivo do sinal de

wireless e redistribuí-lo via cabo.

AP+WDS: (Ponto de Acesso e Repetidor): Neste modo o equipamento funciona como AP (ponto de acesso) e WDS (repetidor) simultaneamente.

Permite conexões conjuntas de micros e notebooks, bem como a comunicação com outros Wireless Routers (Roteadores Wireless).

Todos os usuários da rede, cabeada e sem fio, dos Wirele

(Roteadores Wireless) que estiverem neste modo, podem se comunicar entre si, desde que estejam na mesma classe de endereço IP.

Para utilizar esta função é n

Lan (Roteador Wireless) que geralmente está conectado à rede local ou à internet, no modo AP+WDS.

Ao escolher esta função é necessário que outro Wireless Router Smart Lan (Roteador Wireless) também esteja no modo AP+WDS, com intuito de expandir o sinal da rede tanto via

configuração, ou seja, AP+WDS.

Para que seja possível o funcionamento do modo AP+WDS nos Wireless R

endereço MAC da LAN de um no outro e vice-versa, em Wireless – WDS.

Observação: A função WDS não está definida jun

Infrastructure: Este modo define que o tipo de rede wireless será infraestruturada. É quando a rede wireless depende do Wireless Router

12

(13)

(Roteador Wireless) para realizar as associações dos clientes, formando uma rede, ou seja, toda a comunicação wireless passará pelo Wireless

o

nte entre APs que estejam também neste modo.

Neste caso a interface wireless fica exclusiva para comunicação na rede ponto a ponto (Ad-Hoc).

ponto) somente irá funcionar entre Access Points que estejam no modo Cliente, ou seja, é exclusivo para este modo da rede sem fio (wireless).

e Wireless dado ao Wireless Router Smart Lan (Roteador Wireless). O SSID pode ser alfanumérico e conter até 32 caracteres

• nal de transmissão para a rede sem fio.

eis (1 a 14).

Cada canal opera em uma freqüência diferente, sendo o primeiro em 2.4GHz e

ints, podem gerar interferências no sinal uns dos outros, impedindo o correto fun

o ents: Este botão abre uma janela

que exibe as informações de todos os equipamentos clientes associados

tidor ou ponte), ligados a ele apareçam para o provedor de acesso à internet com um único endereço MAC, como se houvesse apenas um micro conectado.

ações da interface wireless ou permanecer com o padrão do equipamento, clique no botão Next>>. Será exibida a próxima tela para configuração da

Router (Roteador Wireless).

Ad-hoc: Este modo define que o tipo de rede wireless do Wireless Router Smart Lan (Roteador Wireless) é ponto a ponto (Ad-Hoc), ou seja, a comunicação será some

Observação: o tipo de rede Ad-hoc (ou ponto a

SSID: Definição do nome de serviço identificador - Service set identifier (SSID) Trata-se do nome da red

maiúsculos e minúsculos.

Channel Number: Configuração do ca

Estará disponível a escolha automática do canal pelo modo Auto e a Manual com 14 canais selecionáv

o último em 2.4835 Ghz.

Observação: A mudança de canal se torna necessária, especialmente, em ambientes com mais de um Access Point onde estes mesmos Access Po

cionamento e até mesmo causando a perda da conexão na rede wireless.

Associated Clients – Show Active Cli ao Wireles Router (Roteador Wireless).

Enable MAC Clone (Sigle Ethernet Client): Campo destinado à cópia de endereço MAC. Esta função geralmente tem aplicação apenas em provedores que restringem o acesso pelo endereço MAC de um determinado computador ou equipamento. Sendo definido o valor do endereço MAC neste campo, o Wireless Router Smart Lan (Roteador Wireless) faz com que todos os clientes (micros ou outros Access Points – em modo repe

Após definir as configur segurança da rede wireless.

13

(14)

Em ‘W

colo

e decodificar o receber), os dados trafegados entre os micros e o Access Point. Isto poderá erará uma diminuição na performance de transmissão dos dados.

PA Mixed, com intuito de promover a

• ipos de criptografia para escolha e

desvantagem destes protocolos de

Veja abaixo e

b)

cação, proteção e confiabilidade na comunicação ireless Security Setup’ configure a criptografia de segurança da rede wireless.

Atenção! É importante se certificar de que as placas e equipamentos wireless, que irão se conectar ao Wireless Router Smartlan, suportem o tipo de proto de criptografia escolhido. Na dúvida utilize o protocolo WEP que, de um modo geral está presente nos periféricos mais antigos, ainda que não seja o ideal.

Observação: O serviço de criptografia irá codificar (ao transmitir), (a

g

A criptografia da rede wireless é um tipo de segurança avançada que se utiliza de protocolos como WEP, WPA, WPA2, W

integridade dos dados que trafegam pela interface wireless – que utiliza o ar como meio de transmissão/recepção de dados.

Atenção! Não deixe sua rede sem fio sem criptografia/senha, isso a deixa vulnerável desnecessariamente.

Encryption: Estão disponíveis 4 t

configuração. Pode ser selecionado entre as opções: None, WEP (64 ou 128bits), WPA, WPA2, WPA2 Mixed.

Nota: Sugerimos que, sempre que possível seja utilizado o protocolo WPA ou WPA2, pois os mesmos foram criados após o protocolo WEP e possuem

perfeiçoamentos de segurança. A a

criptografia esta relacionada com o seu processamento, pois exigirá muito mais do hardware comparado com o WEP.

detalhamento de cada tipo de protocolo de criptografia que pode ser scolhido para configuração da segurança da rede wireless:

a) None: Indica que nenhuma das opções de segurança de criptografia da rede wireless foi definida.

WEP: (Wired Equivalent Privacy). Foi introduzido na tentativa de dar segurança na autenti

14

(15)

entre os dispositivos Wireless e parte do padrão IEEE 802.11 (ratificado em Setembro de 1999).

y 1 ~ 4: Senhas em texto ou em hexadecimal conforme s 5 caracteres e para 128bits são 10 caracteres

c) WPA (Wi-Fi Protected Access) foi desenvolvido

tografia de dados no WPA. É um dos mecanismos baseados em parte dos trabalhos iniciados

A, tornou-se o WPA2).

ota: Para uso do WPA no Windows XP é necessário fazer a atualização ara Service Pack 2 (SP2).

Key Length: Escolhe o tamanho em bits da criptografia, estando disponível 64 e 128bits.

Key Format: Escolhe o formato da senha criptografada, estando disponível ASCII (texto) e Hex (hexadecimal).

Default Tx Key: Escolhe qual das chaves será usada como a senha padrão, podendo ser escolhida a chave (Key) de 1 a 4.

Encryption Ke

escolhido em Key Format e tamanho de acordo com Key Lengh.

Para 64bits em ASCI II são necessário

Para 64bits em Hex são necessários 10 dígitos hexadecimais e para 128bits são 26 dígitos hexadecimais.

WPA-TKIP: O

conjuntamente pela Wireless Fidelity Aliance e IEEE, com objetivo de acelerar a solução de muitos dos problemas que foram encontrados no protocolo WEP.

O TKIP (Temporal Key Integrity Protocol) funciona como um protocolo de integridade de chave temporal melhorando a crip

pelo padrão de segurança 802.11i (este “super” padrão de segurança, quando finalizado após o WP

N p

15

(16)

• mato da senha exadecimal.

• Pré-Shared Key: Senhas em texto ou em hexadecimal, conforme escolhido em Pré-Shared Key Format.

d)

, que na realidade é baseado no primeiro WPA.

Nota: Para uso do WPA2 com Windows XP é necessário ter instalado o Service Pack 2 (SP2) e também a atualização específica para WPA2.

• senha

exadecimal.

• Chave pré-compartilhada: Senhas em texto ou em hexadecimal, conforme escolhido em Forma da chave pré-compartilhada.

Pré-Shared Key Format: Escolhe o for criptografada estando disponível Texto ou H

- Para Texto são necessários 8 caracteres.

- Para Hexadecimal são necessários 64 dígitos hexadecimais.

WPA2-AES: Quando finalmente o protocolo 802.11i foi ratificado, surgiu então um novo padrão de segurança, conhecido também como WPA2

Forma da chave pré-compartilhada: Escolhe o formato da criptografada, estando disponível Texto ou H

- Para Texto são necessários 8 caracteres.

- Para Hexadecimal são necessários 64 dígitos hexadecimais.

16

(17)

) WPA2-Mixed: O padrão WPA2 Mixed permite o uso dos dois mecanismos (TKIP e AES) de composição de criptografia de dados utilizados pelo WPA e WPA2, respectivamente. Permite desta forma a utilização dos dois protocolos por parte de usuários conectados tanto com WPA como WPA2.

• a senha

criptografada estando disponível Texto ou Hexadecimal.

have pré-compartilhada: Senhas em texto ou em hexadecimal,

- Para Texto são necessários 8 dígitos.

e no botão Finished>>, para que o Wireless Router Smart Lan (Roteador Wireless) salve todas as configurações realizadas no Setup Wizard.

warding)

alguns programas (exemplo: programas do tipo P2P – Kazzaa, Emule, BiTorrent, etc.

O primeiro passo é saber qual(is) a(s) porta(s) que o programa utiliza para que seja configurado no Wireless Router Smart Lan (Roteador Wireless).

e

Forma da chave pré-compartilhada: Escolhe o formato d

C

conforme escolhido em Forma da chave pré-compartilhada.

- Para Hexadecimal são necessários 64 dígitos hexadecimais.

Após definir as configurações criptografia do equipamento, cliqu

Aguarde para que o equipamento seja reinicializado automaticamente.

6. Configuração do Redirecionamento de Portas (Port For

Esta função é utilizada quando existe a necessidade de liberação de portas no Wireless Router Smart Lan (Roteador Wireless), para utilização de

17

(18)

Enable Port Forwarding: habilita/desabilita (liga/desliga) esta função;

Service: Escolhe o tipo de serviço para o tráfego de portas;

IP Address: Insira o endereço IP do micro ou equipamento que receberá o serviço de redirecionamento de portas.

Protocol: Escolha entre redirecionar portas do protocolo TCP ou UDP, ou escolha ambos (Both).

Port Range: Estabelece a extensão de porta a ser redirecionada. Entre com o valor da(s) porta(s) a ser(em) redirecionada(s). (Exemplo: 4662 – 4672. Caso não haja ranger de portas, repita os valores nos dois campos).

Comment: Campo de comentários, onde é possível fazer anotações.

Apply changes: Grava a configuração feita

Reset: Limpa da tela os dados de configuração

Current Port Fowarding Table: Apresenta a lista de portas redirecionadas

Delete Selected: Apaga o redirecionamento de porta selecionado

Delete All: Apaga todas as configurações de redirecionamento de porta.

18

(19)

19 19

Referências

Documentos relacionados

Para Hansen e Moven (2001, p.61), “custo é o valor em dinheiro, ou equivalente em dinheiro, sacrificado para produtos e serviços que se espera que tragam um beneficio atual ou

Optou-se pela seleção da base de dados Web of Science para a realização da coleta e análise dos dados, pois a mesma é reconhecida internacionalmente como uma

b) As liberações previstas neste parágrafo deverão ser previamente negociadas caso a caso, entre a Empresa e a FENADADOS, de acordo com o cronograma das negociações. Parágrafo

No que diz respeito à formação inicial de professores, ressaltamos a importância da relação dialética entre conhecimentos teóricos e experiências formativas que contemplem

Na configuração virtual, o espaço já se constitui por meio da mescla entre atual e virtual, ou seja, esta noção espacial é constituída pela distância entre a criança e o

Esquivando-se do determinismo tecnológico, é contraproducente culpabilizar nossos dispositivos e tecnologias ao invés de notar as lógicas que operam e os regimes que dão origem

Os indicadores de estrutura utilizados foram: para os recursos físicos, a possibilidade de acompa- nhante e deambulação no pré-parto, a existência de quartos PPP, a adequação

azul-amarelo-roxo-vermelho). Em cada um desses casos – que diferem entre si apenas pela ordem das cores escolhidas – as cores serão: amarelo, vermelho, roxo e vermelho. Assim,