• Nenhum resultado encontrado

GUIA DO SAPATO ORTOPÉDICO: COMO ESCOLHER IDEAL PARA VOCÊ OU PARA PRESENTE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GUIA DO SAPATO ORTOPÉDICO: COMO ESCOLHER IDEAL PARA VOCÊ OU PARA PRESENTE"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

GUIA DO SAPATO ORTOPÉDICO: COMO

ESCOLHER IDEAL PARA VOCÊ OU PARA PRESENTE

(2)

INTRODUÇÃO 3

O QUE É UM SAPATO ORTOPÉDICO 5

A IMPORTÂNCIA DOS SAPATOS ORTOPÉDICOS 7 QUANDO USAR E ESCOLHER UM SAPATO ORTOPÉDICO 10 COMO ESCOLHER UM SAPATO ORTOPÉDICO 13 ACESSÓRIOS QUE AJUDAM A POTENCIALIZAR BENEFÍCIOS 18

CONCLUSÃO 22

SOBRE A DOCTOR SHOES 24

(3)

INTRODUÇÃO

(4)

4

INTRODUÇÃO

Você já parou para pensar no trabalho que os nossos pés têm? Eles são responsáveis por sustentar todo o peso do corpo durante a locomoção diária, ou simplesmente nos momentos em que ficamos em pé parados.

Para amenizar o esforço e proporcionar um maior

conforto aos pés, e ao restante do corpo, o mais indicado é escolher sapatos ortopédicos para serem utilizados no dia a dia e em situações específicas, como a prática esportiva e compromissos que exijam trajes mais arrumados.

Apesar de saber disso, muitas pessoas não têm o conhecimento da real importância dos sapatos ortopédicos e nem sabem como escolher o melhor modelo.

Se esse é o seu caso, não se preocupe! Pensando na saúde dos seus pés, ou de pessoas próximas que você queira presentear, elaboramos este ebook especial! Nele você terá um guia completo do sapato ortopédico. É só continuar acompanhando!

(5)

O QUE É UM SAPATO ORTOPÉDICO

(6)

6

O QUE É UM SAPATO ORTOPÉDICO

Antes de conhecermos a importância dos sapatos ortopédicos, vamos entender, rapidamente, quais são os atributos que um calçado deve ter para poder ser classificado dessa maneira.

Uma das principais características que pode definir um sapato ortopédico é que o seu interior deve ser anatômico. Ou seja, ele precisa ser pensado e desenvolvido para comportar o formato do pé de maneira confortável. Isso proporciona uma maior estabilidade na passada, diminuindo os efeitos de problemas que possam estar relacionados à anatomia dos pés.

O sapato ortopédico, portanto, oferece muito mais conforto aos pés. Mas, afinal, qual é a importância disso para a saúde dos pés? Confira a resposta a seguir.

(7)

A IMPORTÂNCIA DOS SAPATOS ORTOPÉDICOS

(8)

8

A IMPORTÂNCIA DOS SAPATOS ORTOPÉDICOS

Agora que você já sabe o que é um sapato ortopédico, chegou o momento de conhecer os benefícios de usá-lo ou de presentear alguém com um.

POSTURA

A má postura é um fator que traz muito incômodo e afeta grande parte das pessoas. Dentre as diferentes causas desse malefício, está o uso de sapatos inadequados, que em sua maioria não são flexíveis e nem macios. Ao escolher um calçado ortopédico, as dores nos membros inferiores

tendem a diminuir, evitando reflexos e desalinhamentos posturais.

(9)

9

A IMPORTÂNCIA DOS SAPATOS ORTOPÉDICOS

DURABILIDADE

Os fatores econômicos também fazem parte das vantagens dos calçados ortopédicos. Os materiais que formam esses sapatos são mais resistentes, fazendo com que eles durem por muito mais tempo.

ESTABILIDADE

Os calçados ortopédicos são planejados para oferecer uma boa sustentação ao arco plantar, o que proporciona uma maior estabilidade para quem os calça. Isso é

importante para evitar sobrecargas, compensações e principalmente torções de tornozelo.

CONFORTO EXTRA

O conforto é outra grande vantagem dos calçados ortopédicos. Em geral, as pessoas passam grande parte do dia com um

calçado nos pés, portanto, escolher um que proporcione um conforto extra é fundamental.

Como você já sabe, os sapatos ortopédicos têm várias características que fazem deles mais confortáveis do que os demais.

DIMINUIÇÃO DAS DORES

Já vimos a respeito dos problemas que podem surgir nos pés e como os sapatos ortopédicos são importantes para amenizar as dores. Por isso, não podemos deixar de citar esse fator como um dos grandes benefícios dessa peça.

(10)

QUANDO USAR E ESCOLHER UM SAPATO ORTOPÉDICO

(11)

11

QUANDO USAR E ESCOLHER UM SAPATO ORTOPÉDICO

O sapato ortopédico não tem

contraindicação, ou seja, qualquer pessoa que queira cuidar da saúde dos pés pode optar por ele. Existem alguns casos, entretanto, em que o uso é indicado. Confira a seguir.

PROBLEMAS RELACIONADOS À SAÚDE DOS PÉS

Existem muitos problemas que afetam a saúde dos pés. Quando algum deles se manifesta, o uso do sapato ortopédico torna-se altamente indicado.

Veja a seguir algumas causas desses desconfortos.

PÉ CAVO E PÉ CHATO

O pé cavo indica um aumento na curvatura do arco plantar. Esse problema pode desencadear incômodos relacionados à pressão no calcâneo, nos metatarsos e na fáscia do pé.

Já o pé chato é o contrário. Neste caso, perde-se a curvatura do arco plantar, fazendo com que a planta do pé encoste no chão. A consequência disso são

problemas posturais, dores no joelho e nas articulações.

Sapatos ortopédicos acompanhados de palmilhas são ideais para garantir uma sustentação adequada do corpo e minimizar os prejuízos relacionados a essas duas condições.

JOANETE

O joanete é uma deformidade na articulação do hálux (dedão do pé), que acaba mudando o formato do osso.

Apesar de uma das principais causas do aparecimento do joanete ser a hereditariedade, esse problema

também pode se desenvolver pelo uso de sapatos inadequados, como os de bico fino. Optar pelo calçado ortopédico ajuda a evitar o aparecimento do joanete e ameniza o desconforto quando já se tem o problema.

(12)

12

QUANDO USAR E ESCOLHER UM SAPATO ORTOPÉDICO

mocassim;

salto anabela;

sapatilhas;

botas;

DIABETES

Um dos problemas ligados à diabetes é a neuropatia periférica, que é a diminuição do fluxo sanguíneo nos membros inferiores. Esses danos nos nervos periféricos são os responsáveis por grande parte das amputações dos membros inferiores. O uso de calçado adequado e ortopédico é um dos cuidados indicados para evitar essa complicação.

MELHORES MODELOS

Engana-se quem pensa que existem poucas opções de calçados ortopédicos. Esse tipo de sapato pode ser encontrado em diferentes modelos e utilizado em ocasiões variadas, até mesmo aquelas que pedem um estilo mais arrumado.

Veja a seguir alguns dos modelos que podem ser encontrados na forma ortopédica:

botinas;

sapatênis;

dockside;

oxford.

(13)

COMO ESCOLHER UM SAPATO ORTOPÉDICO

(14)

14

COMO ESCOLHER UM SAPATO ORTOPÉDICO

Você chegou até aqui e já entendeu a importância e os benefícios que os calçados ortopédicos trazer à saúde.

Agora vamos entender o que deve ser levado em conta na hora de escolher o seu sapato.

FORMAS LARGAS

O tamanho da forma é um dos aspectos a ser analisado na hora de adquirir um sapato ortopédico. Os modelos mais amplos, que oferecem um bom espaço para que os dedos sejam acomodados, ajudam na circulação e evitam que os dedos fiquem sobrepostos.

SOLADO

O solado também é um fator considerável. Solados duros não oferecem proteção às articulações, prejudicando o amortecimento da pisada e sobrecarregando os tornozelos e joelhos.

Por isso, o solado precisa ser macio e flexível, fazendo com que a pisada torne-se mais confortável. Para que haja uma maior preservação das

articulações, é possível também considerar calçados que contem com algum tipo de amortecimento.

(15)

15

COMO ESCOLHER UM SAPATO ORTOPÉDICO

FLEXIBILIDADE

Os calçados ortopédicos têm uma característica que os favorece em relação aos demais: a flexibilidade. Na hora de escolher o seu modelo, confira o quanto ele é maleável. Ser flexível garante que o pé possa fazer qualquer movimento que seja necessário, sem prejudicar os dedos ou as articulações.

MATERIAL DE ACABAMENTO

O material do sapato é um dos itens que devem ser levados em conta na hora da escolha. A primeira ação a ser feita é checar a parte interna do sapato, que deve ser macia e confortável. Já a parte externa do calçado precisa ser flexível, de modo que permita que os pés se movimentem e não fiquem abafados.

O acabamento também tem uma função fundamental na confortabilidade do calçado. É preciso verificar se as costuras são bem-feitas e finalizadas, pois uma simples sobra pode ocasionar bolhas e calos.

(16)

16

COMO ESCOLHER UM SAPATO ORTOPÉDICO

Nesses casos, o uso do tênis específico para a pisada pronada ou supinada evita que essa sobrecarga aconteça, prevenindo possíveis lesões.

REGULAGEM

O sapato que serve perfeitamente na primeira hora do dia pode começar a apertar com o passar das horas. Isso acontece porque ao longo do dia o

corpo retém líquidos, o que pode causar inchaço nas extremidades.

Sendo assim, uma das dicas é sempre que possível optar por calçados ajustáveis, que permitam que a largura seja

redimensionada. Dois bons exemplos desse tipo de sapato são aqueles que possuem fivelas ou cadarços.

TIPO DE PISADA

O tipo de pisada sempre deve ser considerado na hora de escolher um sapato. Existem três principais tipos de pisada, que se diferenciam pelo momento em que o pé encosta o chão quando há um deslocamento.

A pisada pronada é aquela em que os pés encontram o chão sempre com a parte interna da planta do pé.

Já na pisada supinada acontece o oposto, ou seja, os pés tocam o chão primeiro com a parte externa. Por fim, a pisada neutra é aquela em que a parte interna e a externa encostam no chão ao mesmo tempo durante a passada.

A diferença entre os três tipos de pisada está na região que é mais sobrecarregada. Pessoas que têm a pisada pronada e supinada, por exemplo, tendem a sobrecarregar mais as principais articulações, como as do quadril, joelho e tornozelo.

(17)

17

COMO ESCOLHER UM SAPATO ORTOPÉDICO

DICAS EXTRAS PARA ACERTAR NA ESCOLHA

Além dos fatores citados, existem outras dicas para que a escolha do calçado seja acertada. A primeira delas é tentar evitar experimentar o sapato a ser comprado no período da manhã. Nessa parte do dia os pés costumam estar menos inchados, sendo assim, é possível que posteriormente o modelo escolhido fique apertado.

Outra dica interessante é levar o seu próprio par de meias. Algumas lojas disponibilizam meias mais grossas ou mais finas, o que também pode causar diferença.

A última indicação que temos é para que os dois pés sempre sejam experimentados. Pode ser que haja diferença no tamanho, já que algumas pessoas possuem um pé maior do que o outro. Procure caminhar e testar o calçado, pois isso diminui as chances de erro.

(18)

ACESSÓRIOS QUE AJUDAM A POTENCIALIZAR BENEFÍCIOS

(19)

19

ACESSÓRIOS QUE AJUDAM A POTENCIALIZAR BENEFÍCIOS

Apesar de os sapatos ortopédicos serem excelentes para a saúde dos pés, existem muitos acessórios que têm a função de

potencializar esses benefícios. A seguir mostraremos alguns deles. Continue lendo!

PALMILHA ORTOPÉDICA

A palmilha ortopédica é o principal acessório que pode ser utilizado em conjunto com um calçado também ortopédico. A principal função desse tipo de palmilha é absorver o impacto. Muitas delas, inclusive, possuem diversas camadas de espuma de látex, proporcionando muito conforto ao pisar.

A absorção de impacto pela palmilha é importante, pois preserva as articulações, distribuindo de forma mais equilibrada o impacto realizado em cada pisada.

(20)

20

ACESSÓRIOS QUE AJUDAM A POTENCIALIZAR BENEFÍCIOS

CALCANHEIRA

A calcanheira é um acessório para os pés que pode ser encontrado em gel polímero ou silicone. Ambos os materiais são resistentes, macios e duráveis. O seu uso proporciona uma maior segurança na hora da caminhada, corrida ou esportes, ajudando a evitar lesões e amenizando possíveis dores que possam ser provocadas por impactos.

PALMILHA COM AJUSTE

É comum que determinadas marcas de tênis não consigam produzir calçados exatamente no tamanho dos pés de cada um. Muitas vezes, um número fica apertado e o próximo, folgado.

A palmilha com ajuste é o acessório perfeito para essas situações. Como ela é recortável, é possível acomodá-la perfeitamente em um calçado um

pouco folgado. Esse acessório, em sua maioria, é produzido em poliuretano, sendo muito macio e tendo alta capacidade de absorção de suor.

Ao utilizar esse acessório, o impacto que seria recebido pelo corpo é transformado em impulso. Essa absorção traz benefícios para toda a estrutura óssea dos membros inferiores, e principalmente para as articulações dos joelhos e tornozelos.

(21)

21

ACESSÓRIOS QUE AJUDAM A POTENCIALIZAR BENEFÍCIOS

APOIO PLANTAR

A planta dos pés é uma das regiões que mais sofre, afinal toda a carga do corpo é sustentada por ela. O apoio plantar é um acessório perfeito para proteger essa parte tão

importante dos pés.

Ele mantém os pés no lugar, não deixando que

escorreguem. Além disso, o apoio também serve para absorver impactos e proteger os pés contra os atritos.

MEIA PALMILHA

A meia palmilha, como o nome já diz, tem o formato de metade de uma palmilha e tem como principal ação evitar que os pés escorreguem. Elas são boas opções quando se utiliza sandália ou sapato de salto alto.

Além de manter o pé firme, a meia palmilha também diminui as chances de que bolhas, calos e machucados apareçam.

AJUSTE DE CALCANHAR

O ajuste de calcanhar é um acessório utilizado em calçados que ficam

folgados na parte posterior, evitando que os pés escapem. Essa proteção previne que fricções aconteçam, não deixando que bolhas ou machucados se formem no calcanhar.

PROTETOR DE JOANETE

Muitas vezes, durante um simples deslocamento, a região do joanete pode ficar muito dolorida. O uso do protetor de joanete tem como finalidade proporcionar uma melhor absorção de impactos, diminuindo os efeitos negativos do atrito entre os pés e o piso.

(22)

CONCLUSÃO

(23)

23

CONCLUSÃO

Cuidar da saúde dos pés é muito importante para que todo o corpo fique em harmonia. O sapato é o acessório principal, e por isso deve ser escolhido com cautela.

Muitos calçados, em vez de proteger os pés, causam

malefícios. Por isso, os modelos ortopédicos e seus acessórios são tão importantes. Invista em sua saúde! Escolha os

melhores modelos de calçados ortopédicos e proteja seus pés e articulações.

(24)

rockcontent.com INTRODUÇÃO

SOBRE A DOCTOR SHOES

Com mais de 20 anos de experiência no mercado de calçados, a Doctor Shoes comercializa sapatos masculinos e femininos duráveis, de excelente qualidade e confeccionados em couro 100% legítimo de origem italiana.

Situada em Franca, SP, capital brasileira do calçado, a

fabricante proporciona saúde e bem-estar aos seus clientes, afinal, além de seus itens serem produzidos com muito estilo e bom gosto, a marca ainda preza pelo extremo conforto para o seu caminhar.

Seus calçados têm tecnologia Antistaffa, que evita lesões e atritos, e, por isso, são recomendados para pessoas que tem pés sensíveis e necessitam de cuidados especiais. Na Doctor Shoes, é possível adquirir chinelos, sandálias, sapatos sociais, acessórios e produtos ortopédicos, todos produzidos por quem mais entende do assunto!

Referências

Documentos relacionados

Os dados dessa ficha de informações referem-se a um produto específico e pode não ser válido onde este produto estiver sendo usado em combinação com outros. Adverte-se que o

Nossa ideia é vender um pouco de tudo, mas claro, vemos espaço para produtos com ticket médio mais alto que o segmento do Clube de Saúde..

Estes limites são avaliados antes do envio de cada ordem ao sistema de negociação, permitindo estabelecer, para cada comitente¹, os seguintes parâmetros de negociação:

Está prevista a redução do Conselho de Administração para 5 membros, dos quais 3 executivos e os restantes dois não executivos.. Os administradores executivos e não

A administração de eserina em ratos tratados com veí- culo e 100 ug/kg de T3, por período de 1 dia não produziu dife- renças significativas no tempo de catalepsia dos dois

• A falta de registro do imóvel no CAR gera multa, impossibilidade de contar Áreas de Preservação Permanente (APP) na Reserva Legal (RL), restrição ao crédito agrícola em 2018

• Não garantir condições dignas e saudáveis para os trabalhadores pode gerar graves consequências para o empregador, inclusive ser enquadrado como condições análogas ao

• A falta de registro do imóvel no CAR gera multa, impossibilidade de contar Áreas de Preservação Permanente (APP) na Reserva Legal (RL), restrição ao crédito agrícola em 2018