• Nenhum resultado encontrado

A saúde pública no Brasil

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "A saúde pública no Brasil"

Copied!
4
0
0

Texto

(1)

A SAUDE

PUBLICA

NO BRASIL

Pernambuco.-Com urna superficie, em kilometros quadrados, de 134,413 a populacão de Recife, capital do Estado de Pernambuco, attingiu no armo cor- rente a 365,097 habitantes, que somada á dos districtos de Arruda e Beberibe, desmembrados do municipio de Olinda e a dos Tigipió e Coqueiral, desmem- brados do de Jaboatáo, excéde ja á cifra de 400,000 habitantes. Abastecida de agua potavel, por magnifico servico de captacao, saneamento e distribuicáo domiciliaria e publica, está, egualmente, a cidade do Recife apparelhada por urna completa rede de esgotos, ja se computando em 9,000 o numero de predios esgo- tados. 0 progresso de sua salubridade se beneficia ainda com urna bôa pavi- mentacáo das ruas. Orientando-se de accôrdo, com os dispositivos regulamen- tares, a edifica$ío do Recife, ao lado de urna melhor estética, tende para maior seguranca das condicoes sanitarias da cidade, muito embora continúe ainda em fóco o problema das edificacões proletarias e da extinccão dos mocambos. Du- rante o armo de 1928, náo se registou nenhum caso de peste e apenas 1 obito de tipho icteroide, oriundo de municipio do interior do Estado: nenhum caso de variola, bem como de peste bubonica, foi assignalado. Observamos ainda, nos dois ultimos annos, accentuada diminuicáo no obituario infantil de 0 a 1 armo, em contraste com o aumento de natalidade, expressos no quadro que se segue :

1926--~~---_~--- 1,973 179.7 10,981 28.6

1927_--~--_---~~- 1,853 169.0 10,961 30.2

1928 ____ -_-_- ________ - ________ - 1,685 124.8 13,501 35.9 _ Ainda assignala-se o progresso da salubridade da Capital nas doencas do ap-’ parelho digestivo as quaes, egualmente, se vêm reduzindo nos dois ultimos annos, como se vê do quadro abaixo:

1926__-___-________-~---~~---~ 2,473 7.0

1927--____-__--_________________________--~---- 2,069 5.7

1928---,---.--- 2,079 5.5 Observa-se em 1928, um coeficiente geral da mortalidade, jamais attingido nos ultimos 20 annos. Do estudo comparativo feito nos tres ultimos annos verifica- se que emquanto em 1928, o coeficiente attingiu a 18.8 por mil habitantes em 1927, foi de 19.8 e em 1926, de 22.5.

Como na Capital, observou-se egualmente para o interior do Estado, a ausencia de manifestacóes epidemicas. A febre amarella foi assignalada em casos esporadi- cos no districto de Sanharó, do municipio de Pesqueira, em Rio Branco e em Tim- baúba. 0 emprego immediato das medidas de prophylaxia evitou a eclosáo de epidemias. Nas zonas ruraes de endemia pestosa, os trabalhos de erradicacáo vão progressivamente se desenvolvendo e aperfeicoando na sua technica, de modo a podermos considerar extincta a endemia de Triumpho, ande, náo obstante, permanece ainda o servigo de erradicacao com laboratorio, pessoal e material sufficientes. Do exame systematico dos muridios dessa regiáo que, em principios de 1927, accusavam um indice de 15 por cento de ratos infestados, se conclue, pelo seu abaixamento a zero, a excellencia da situacáo sanitaria da região, so perturbada pela importa@0 de casos da zona fronteirica do Estado visinho, obrigando-se a permanencia alli do servico de vigilancia. Egualmente, foram instalados servicos de erradica@0 em Bello Jardim, e, largamente ampliados pelos postos de prophylaxia do saneamento rural, situados em zonas de antiga

(2)

141’0 OFICINA SANITARIA PANAMERICANA

&lemicidade, os trabalhos de prophylaxia defensiva. Quanto á variola, náo j&, egualmente, registada nenhuma epidemia, senáo casos esporadicos em romeiros prbdedentes da regiáo de Joaxeiro, no Cea&. 0 problema da lepra, da syphilis e das doencas venereas em todo o Estado, vem sendo objecto de urna cuidadosa vigilancia por parte do Governo. A unifica@0 dos servicos sanitarios do Estado com os de Saneamento Rural, sob urna frente unica, em virtude de contracto que se effectuou em 1922 e se vem renovando, com grandes proveitos para a salubridade do Estado deu a esse problema a importancia capital que elle merece. Para sua execucáo consigna o Governo do Estado a verba de r8is 120:000$000, egual 4 que lhe d& o Governo Federal, convindo, entretanto, accrescentar que o desenvolvimento dos servicos têm sido de tal ordem que para occorrer á sua

melhor regularisacão foi preciso destinar-lhes verbas consignadas em outras ” rubricas orcamentarias do Departamento de Saúde e Assistencia.

A organisa@o sanitaria do Estado alcancou, em 1928, sua completa execu@o. Com a creacáo recente da Directoria de Hygiene Infantil, ficou o ServiGo Sanitario assim distribuido: Directoria de Administracáo c Expediente; Directoria de Hygienc da Capital; Directoria de Estatistica, Propaganda e Educacáo Sanitaria; Directoria de Hygiene Infantil; Directoria de Hygiene Experimental; Directoria de Hygiebe do Interior. Todas estas directorias se encontram subordinadas ao Director Geral do Departamento de Saúde e Assistencia, com func@o de Secretaria de Estado.

A Directoria de Administracáo e Expediente tem a seu cargo, além de toda parte administrativa do Serviqo Sanitario, inclusive contabilidade e expediente, os servicos technicos espocialisados de Fiscalisacão do exercicio profissional, Procuradoria dos Feitos da Saúde Publica, Engenharia Sanitaria e Inspectoria de Transportes, que pelo seu caracter de generalidades em todo Estado ficam assim bem integrados nesta Directoria. Tambem lhe está subordinado o servico *-de fiscalisacão dos toxicos e entorpecentes, problema de grande objectivo social, que está sendo defrontado com real proveito, e encontra apoio nas leis federaes, que regem 0 assumpto.

A Directoria de Hygiene da Capital superintende no municipio do Recife: os servicos de epidemiologia, policia sanitaria, soccorro medico de urgencia, o hospital de isolamento, assistencia a alienados, assistencia hospitalar, cstk exe- cutada pela Santa Casa de Misericordia do Recife, nos hospitaes D. Pedro II e Santo Amaro, em virtude de lei, consignando o governo do Estado, para isto, a subvenGao de 1.500 contos e outros favores adiante assignalados.

Os servipos de epidemiologia e policia sanitaria se distribuem em 4 Centros de Saúde, cada um dos quaes servindo a urna populacáo de cerca de 100,000 habi-

tantes. DOS 4 centros, dois (um no centro da cidade e outro no bairro de Afo- c gados) j& funccionam com bastante regularidade e eficiencia. Deve ser inaugu-

rado, em breves dias, o terceiro, na Torre, jk se cogitando da instalacáo do ultimo que ficará situado no populoso arrabalde da Encruzilhada.

A “ Directoria de Estatistica,, Propaganda e Educa@0 Sanitaria, ” compre- . hende al& dos servicos de estatistica e demographia do Estado, a “Escola de

(3)

NOTICIARIO BRASILEIRO 1411

ella estáo subordinadas todas as instituicóes de assistencia infantil e pré-natal, comprehendidas no programma da Liga contra a Mortalidade Infantil, recente- mente installada em Pernambuco, sob o alto patrocinio do Governo que lhe des- tina receitas orcamentarias: taxa pro-infancia, e taxa cobrada sobre refeicóes. Ainda a Maternidade em adiantada construccáo pelo Estado, virá dentro de pouco tempo fixar em grande progresso os servicos de proteccáo maternal e infantil.

Na “Directoria de Hygiene Experimental,” unificaram-se todos os labora- torios do Departamento, subordinados a urna Directoria unictt, que lhes confere unidade de orient&ão nas pesquizas epidemiologicas, bromatblogicas, chimicas, no preparo de sôros e vaccinas, bem como no tratamento afiti-rabico. Ainda t cogita o Governo, da organisacáo de um grande “ Instituto de Pesquizas Biolo-

gicas.”

Á

“Directoria de Hygiene do Interior” se subordinam os servicos de epide- miologia, prophylaxia rural e hospitaes regionaes. Durante o anno de 1928 foram vultosissimos os servicos realisados no interior do Estado, não s6 em reconheci- mentos por meio de inqueritos que fixaram a fauna malarica local, estudos carto- graphicos relativos á malaria e á peste bubonica, como egualmente em relacão Iú febre amarella e á ancilostomiase. Realisaram-se servipos anti-malaricos no

Municipio do Cabo e em Pontesinha, do Municipio de Jaboatáo, onde mais ele- vado era o indice endemico, com resultados surprehendentes em relacáo á mor- talidade e á morbilidade por impaludismo.

A “Inspectoria de Erradica@0 de Peste,” com pessoal e material technicos apropriados. conseguiou reducir a zero (0) o indice murino de peste em regiões como Triumpho, que no inicio dos trabalhos (em 1927) attingira a 15 por cerito. Os servicos do interior do Estado contra a febre amarella comprehendem z’í mu- nicipios, onde se effectuam servicos anti-stegomicos e se levantam inqueritos epidemiologicos.

An ancylostomiase, por sua vez, vem sendo combatida pelos postos de pro- phylaxia rural, onde, ao lado da prophylaxia helmintica, se faz a venerea, syphl- litica, infantil e pré-natal. Os hospitaes regionaes distribuidos nos municipi+ de Olinda, Bonito, Goyanna, Nazareth e Cabo, este que se encontrava fechado ha mais de um armo e ultimamente reinaugurado, vêm sendo objecto de fodo ze16. Dentro de pouco tempo será inaugurado o “Hospital Regional de Barreiros,” cujas servicos de construccáo estáo prestes a terminar. Ao seu lado, se está concluindo a construc@o de um Centro de Saúde. Pelo seu conjunto e obj&tivos, constitue o Hospital de Barreiros um typo singualr nas organisacóes hospitalares do Brasil.1

São Paulo.-Segundo dados contidos na ultima mensagem do Sr. Prebidente db Estado de Stto Paulo, a populacáo dessa unidade federa@0 brasileira elevava-se em 31 de dezembro ultimo, a 1,815,825 habitantes, dos quaes 1,000,249 no muni- cipio da capital. A natalidade foi em 1928, de 28.83 por mil habitantes, contra 32.51 em 1927. A mortalidade em 1928, em todo o Estado, foi de 99,135, que cl4 o coefficiente de 14.54 obitos por mil habitantes, contra 15.95 do ahn anterior.

A media mortuaria dos ultimos cinco annos foi de 16.10 e a do quinquennio an- terior foi de 18.68, sendo digno de observacáo o decrescimo de seu coefficiente, de anno para anno, pois de 17.71 já chegou a 14.54. Elevaram-se a 2,837 na Capitql, em 1928, os obitos por doencas infecto-contagiosas, isto é 2.83 obtidos por qil habitantes, contra 2.68 no anno anterior. Esse accrescimo do coefficiente provém do facto de ser a Capital um grande centro hospitalar, em rela@o aos outros meios urbanos do Estado. Assim foi, por exemplo, que, em 1928, dos doentes isolados na Capital, 103 dos de febre typhoide e quasi todos os de peste procediam do anterior. Nos municipios de Santos, Ribeiráo Preto e Guarantinguetá, o coeffi-

(4)

1412 OFICINA SANITARIA PANAMERICANA

ciente em apreco foi menor que em 1927; no dc Campinas foi um pouco maior. Confrontando, na Capital, os coefficientes mortuarios dc doencas infecto-conta- giosas coqueluche, diphteria, dysenterias e tuherculosc forma maiores em 1928 que no anno anterior. Com as cxacerbacóes epidcmicas do sarampo c coqueluche ~ 6 commum verificarse tambcm maior morbidade diphtcrica. Esta circumstancia e o numero de portadores de microbios, consideravel a ainda accrescido com a corrente immigratoria, esplicam o augmento notado, do quociente desta doenca. 0 Servico Sanitario est8 applicando, com acceitacáo publica crescente, a antitoxina diphterica, que immuniza contra este mal, e é de esperar, portanto, sensivel queda da sua morbidade. E náo s6 esta providencia, como tambem a pesquiza e fiscaliza- cáo dos portadores de microbios, que, se comepam a effectuar e exercer, promettem

modificar esta situa@o. Relativamente Bs dysenterias, que, em parte, se combatem 3 com as mesmas medidas prophylacticas da febre typhoide, a vaccina@o tyfiho-

dysenterica que ora se applica c se generaliza, produzirá seguramente duplo effeito,

reduzindo a morbidadc das dysenterias e continuando a deprimir o indice respecti- & VO da fcbre typhoide. Em referencia 6, tuberculose, o problema 6 identico ao dos

outros grandes centros populosos. Grave, alli, como nesses meios urbanos, reclama medidas prophylacticas complexas c dispendiosas. Em Campos do Jordáo na zona do mais alto valor para esta&0 de repouso cm clima de altitude, como para tratamento da tuberculose, o Governo vem promovendo varias medidas de rclctante utilidadc. A installac5o dc um posto de hygiene, que tcm prestado excellcntes servicos, desde sua inauguracáo, e a Prefcitura Sanitaria, creada em seguida c que táo valiosos resultados tem obtido, foram os actos inicaes dessa serie dc providencias proveitosas, que visam a salubridade c embellezamento locaes, urnas jS realizadas c outras em via de execupáo. Casos de variola esparsos e em numero reduzido, se verificaram no Estado, em pessoas geralmente proce- derítes de fóra. 0 mal foi combatido e extincto com presteza e antes de propagapão nos meios urbanos ou agricolas em que se manifestou. A circumstancia ora obser- vada, como annos anteriores immediatos da limita@0 do mal a casos reduzidos e esparsos, poe em relevo eloquente o servir0 de vaccina@o anti-variolita, sempre activo e generalizado.

Proteccão á Infancia no Rio ,

Inaugurou-se no recente mw. de julho, no Rio de Janeiro, rua do Areal, o novo edificio do Instituto de Protcccáo e Assistencia B Infancia. 0 instituto foi fundado em 24 de marco de 1899, mais somente cm 1904 lhe foi doado pelo Govcrno o . terreno cm que ora se levanta o edificio proprio, construido por esforcos conti- L nuados e incansaveis do Dr. Moncorvo Filho.

Semana Anti-Alcoolica no Brasil

0 Sr. Presidente da Republica do Brasil teve a bem manifestar a urna com- mis&o da Liga Brasileira de Hygiene Mental que acceitava o convite da Liga, para patrocinar a 3s Semana Anti-Alcoolica, em outubro. No projecto de orca- mento municipal para 1930 ha muitos dispositivos que difficultaráo a produccáo e commercio de bebidas alcoolicas e portanto, aiudar%o combater o alcoolismo. (Jornal do Brasil, agosto 22 de 1929.)

Maternidade Suburbana do Rio

Referências

Documentos relacionados

Para que o processo inclusivo se concretize como uma realidade educacional, aspectos são importantes pontuar: a discussão deve ir além do sistema de ensino

Diante deste novo cenário de formação em uma universidade federal, esta pesquisa se propôs a analisar o perfil demográfico, educacional, familiar e profissional do estudante

Além disso, permitirá a pactua ção de unidades territoria is maio res, formadas pela a- grega ção de um ou mais bairro s. A complexidade do tema exige o

d) Risco de vinculação a um benchmark - O benchmark do FUNDO pode ter resultados negativos, implicando em perdas para o FUNDO. e) Risco de Liquidez - Consiste no risco de o

VI Congresso Interamericano de Psicologia (sob os auspícios da Sociedade Interamerica- na de Psicologia e a Associação Brasileira de Psicologia

A ELITE NORDESTINA E AS DIFERENTES POSIÇÕES DOUTRINÁRIAS DELINEADAS NO SÉCULO XIX.. Nos capítulos anteriores, expusemos que, no Congresso do Recife, hou- ve uma grande variedade

Também, a aula mista, deve atentar à co-educação, para que a relação entre meninos e meninas seja mais evidenciada a fim de perspectivar a relação entre