• Nenhum resultado encontrado

ISÔMEROS. Questão 01 - (ENEM) As abelhas utilizam a sinalização

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ISÔMEROS. Questão 01 - (ENEM) As abelhas utilizam a sinalização"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Questão 01 - (ENEM)

As abelhas utilizam a sinaliza-ção química para distinguir a abe-lha-rainha de uma operária, sendo capazes de reconhecer diferenças entre moléculas. A rainha produz o sinalizador químico conhecido como ácido 9-hidroxidec-2-enoico, enquanto as abelhas-operárias produzem ácido 10-hidroxidec-2-enoico. Nós podemos distinguir as abelhas-operárias e rainhas por sua aparência, mas, entre si, elas usam essa sinalização química para perceber a diferença. Pode-se dizer que veem por meio da química.

LE COUTEUR, P.; BURRESON, J. 
 Os botões de Napoleão: as 17 moléculas que mudaram a história.
 Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006 (adaptado).

As moléculas dos sinalizadores químicos produzidas pelas abelhas rainha e operária possuem dife-rença na

a) fórmula estrutural. b) fórmula molecular.

c) identificação dos tipos de ligação. d) contagem do número de carbonos. e) i d e n t i f i c a ç ã o d o s g r u p o s funcionais. Questão 02 - (ENEM)

Várias características e proprie-dades de moléculas orgânicas po-dem ser inferidas analisando sua fórmula estrutural. Na natureza, alguns compostos apresentam a mesma fórmula molecular e dife-rentes fórmulas estruturais. São os chamados isômeros, como ilus-trado nas estruturas.

!

Entre as moléculas apresentadas, observa-se a ocorrência de isome-ria a) ótica. b) de função. c) de cadeia. d) geométrica. e) de compensação. Questão 03 - (ENEM)

A figura representa a estrutura química do principal antiviral usa-do na pandemia de gripe H1N1, que se iniciou em 2009.

!

Qual é o número de anantiôme-tros possível para esse antiviral? a) 1 b) 2 c) 6 d) 8 e) 16 Questão 04 - (ENEM)

Em algumas regiões brasileiras, é comum se encontrar um animal com odor característico, o zorrilho.

(2)

Esse odor serve para a proteção desse animal, afastando seus pre-dadores. Um dos feromônios res-ponsáveis por esse odor é uma substância que apresenta isomeria

trans e um grupo tiol ligado à sua

cadeia.

A estrutura desse feromônio, que ajuda na proteção do zorrilho, é a) b) c) d) e) Questão 05 - (ENEM)

Os feromônios são substâncias utilizadas na comunicação entre indivíduos de uma espécie. O pri-meiro feromônio isolado de um inseto foi o bombicol, substância produzida pela mariposa do bicho-da-seda.

!

O uso de feromônios em ações de controle de insetos-praga está de acordo com o modelo preconi-zado para a agricultura do fruto. São agentes altamente específicos e seus compostos químicos podem ser empregados em determinados cultivos, conforme ilustrado no quadro.

!

FERREIRA, J. T. B.; ZARBIN, P. H. G. 
 Amor ao primeiro odor: a comunicação química entre os insetos. 


Química Nova na Escola, n. 7, maio 1998

(adaptado).

Considerando essas estruturas químicas, o tipo de estereoisome-ria apresentada pelo bombicol é também apresentada pelo fe-romônio utilizado no controle do inseto a) Sitophilus spp. b) Migdolus fryanus. c) Anthonomus rubi. d) Grapholita molesta. e) Scrobipalpuloides absoluta. Questão 06 - (ENEM)

A busca por substâncias capa-zes de minimizar a ação do inseto que ataca as plantações de toma-te no Brasil levou à síntoma-tese e ao emprego de um feromônio sexual com a seguinte fórmula estrutu-ral:

(3)

!

Uma indústria agroquímica ne-cessita sintetizar um derivado com maior eficácia. Para tanto, o po-tencial substituto deverá preservar as seguintes propriedades estrutu-rais do feromônio sexual: função orgânica, cadeia normal e a iso-meria geométrica original.

A fórmula estrutural do substituto adequado ao feromônio sexual ob-tido industrialmente é: a) ! b) ! c) ! d) ! e) ! Questão 07 - (ENEM)

A talidomida é um sedativo leve e foi muito utilizado no tratamento de náuseas, comuns no início da gravidez. Quando foi lançada, era considerada segura para o uso de grávidas, sendo administrada como uma mistura racêmica com-posta pelos seus dois enantiôme-ros (R e S). Entretanto, não se sabia, na época, que o enantiôme-ro S leva à malformação congêni-ta, afetando principalmente o de-senvolvimento normal dos braços e pernas do bebê.

COELHO, F. A. S. Fármacos e quiralidade. 


Cadernos Temáticos de Química Nova na Escola, 


São Paulo, n. 3, maio 2001 (adaptado).

Essa malformação congênita ocor-re porque esses enantiômeros a) reagem entre si.

b) não podem ser separados.

c) não estão presentes em partes iguais.

d) interagem de maneira distinta com o organismo.

e) são estruturas com diferentes grupos funcionais.

Questão 08 - (ENEM)

O citral, substância de odor for-temente cítrico, é obtido a partir de algumas plantas como o ca-pim-limão, cujo óleo essencial possui aproximadamente 80%, em massa, da substância. Uma de suas aplicações é na fabricação de produtos que atraem abelhas, es-pecialmente do gênero Apis, pois seu cheiro é semelhante a um dos feromônios liberados par elas. Sua fórmula molecular é C10H16O, com

uma cadeia alifática de oito car-bonos, duas insaturações, nos carbonos 2 e 6 e dois grupos substituintes metila, nos carbonos 3 e 7. O citral possui dois isôme-ros geométricos, sendo o trans o que mais contribui para o forte odor.

Para que se consiga atrair um maior número de abelhas para uma determinada região, a molé-cula que deve estar presente em alta concentração no produto a ser utilizado é:

a) !

b) !

c) !

(4)

e) !

Questão 09 - (UERJ)

Em um laboratório, foi realizado um experimento de oxidação de uma mistura de álcoois na presen-ça de K2Cr2O7 e H2SO4. A tabela

abaixo apresenta os álcoois pre-sentes na mistura.

!

Em relação à mistura, nomeie a isomeria plana que ocorre entre os álcoois de cadeia carbônica normal.

Considerando apenas os compo-nentes orgânicos, calcule a fração molar de álcoois presentes após a oxidação total. Escreva, ainda, as fórmulas estruturais dos ácidos carboxílicos formados.

Questão 10 - (UNESP SP)

Examine as estruturas do ortocre-sol e do álcool benzílico.

!

O ortocresol e o álcool benzílico a) apresentam a mesma função

orgânica. b) são isômeros.

c) são compostos alifáticos. d) apresentam heteroátomo. e) apresentam carbono quiral.

Questão 11 - (UECE)

Isomeria é o fenômeno pelo qual duas substâncias compartilham a mesma fórmula molecular, mas apresentam estruturas diferentes, ou seja, o rearranjo dos átomos difere em cada caso.

Observe as estruturas apresenta-das a seguir, com a mesma fórmu-la molecufórmu-lar C4H10O: I. H3C–CH2–O–CH2–CH3 II. ! III. ! IV. ! V. H3C–O–CH2–CH2–CH3

Assinale a opção em que as estru-turas estão corretamente associa-das ao tipo de isomeria.

a) Isomeria de função — II e III. b) Isomeria de cadeia — III e IV. c) Isomeria de compensação — I

e V.

d) Isomeria de posição — II e IV. Questão 12 - (FCM MG)

Em relação aos seguintes materi-ais e seguindo um rigorismo de termos químicos H3C CH CH2 OH CH3 H3C CH2 CH CH3 OH H3C CH2 CH2 CH2 OH

(5)

I- CO2

II- C4H8

III- o-nitro fenol IV- NaCl(aq)

foram feitas as seguintes afirmati-vas:

I. é uma substância binária, triatômica e apolar.

II. fórmula que pode corres-ponder a seis (6) isômeros. III. apresenta uma temperatura

de fusão maior do que o isô-mero para.

IV. possui interações do tipo íon-dipolo permanente.

As afirmativas CORRETAS foram feitas para os materiais

a) II e IV, apenas. b) I,II e III, apenas. c) I,II e IV, apenas. d) I,II,III e IV.

Questão 13 - (UCS RS)

Na Química, é muito comum que átomos de uma mesma molécula possam se agrupar de forma dife-rente, produzindo estruturas mo-leculares distintas. Para a fórmula geral C20H42 , por exemplo,

exis-tem “incríveis” 366.319 isômeros! Esse fenômeno é muito frequente e importante na Química Orgânica e, mais ainda, na Bioquímica, uma vez que enzimas e hormônios, em geral, somente têm atividade bio-lógica quando seus átomos estão arranjados em uma estrutura bem definida. Os isômeros podem ser planos ou espaciais. A isomeria plana, em particular, ocorre quan-do a diferença entre os isômeros

pode ser explicada por fórmulas estruturais planas.

Considere os pares de substâncias químicas (1), (2), (3) e (4) lista-dos na COLUNA A e os tipos de isômeros planos apresentados na COLUNA B. COLUNA A ( 1 ) Pentano e 2-metilbutano ( 2 ) But-1-eno e but-2-eno ( 3 ) Etóxi-etano e metóxi-propano

( 4 ) Ácido propanoico e me-tanoato de etila COLUNA B ( ) Isômeros de função ( ) Isômeros de posição ( ) Isômeros de cadeia ( ) Isômeros de compensa-ção

Assinale a alternativa que comple-ta, correta e respectivamente, os parênteses, de cima para baixo, a) 3 – 4 – 2 – 1 b) 4 – 2 – 1 – 3 c) 2 – 1 – 4 – 3 d) 4 – 3 – 1 – 2 e) 3 – 2 – 1 – 4 Questão 14 - (UERJ)

Considere um poderoso desinfe-tante, formado por uma mistura de cresóis (metilfenóis), sendo o componente predominante dessa mistura o isômero para.

Apresente as fórmulas estruturais planas dos dois cresóis presentes

(6)

em menor proporção no desinfe-tante. Apresente, também, esse mesmo tipo de fórmula para os dois compostos aromáticos isôme-ros de função dos cresóis.

Questão 15 - (Mackenzie SP) Considere a nomenclatura IUPAC dos seguintes hidrocarbonetos. I. metil-ciclobutano.

II. 3-metil-pentano. III. pentano.

IV. ciclo-hexano. V. pent-2-eno.

A alternativa que relaciona corre-tamente compostos isoméricos é a) I e III. b) III e V. c) I e V. d) II e IV. e) II e III. GABARITO: 1) Gab: A 2) Gab: A 3) Gab: D 4) Gab: B 5) Gab: E 6) Gab: E 7) Gab: D 8) Gab: A 9) Gab: Isomeria de posição. Fração molar = 4/10 = 0,4 ! 10) Gab: B 11) Gab: C 12) Gab: A 13) Gab: B 14) Gab:

Cresóis em menor proporção:

! Isômeros de função: ! 15) Gab: C CH3 OH OH CH3 CH2OH OCH3

Referências

Documentos relacionados

O astrônomo Callippus de Cizicus, em 330 aC, modificou este período, com uma correção a cada 4 desses ciclos, perfazendo um período de 76 anos, conhecido como período

Convênio de colaboração entre o Conselho Geral do Poder Judiciário, a Vice- Presidência e o Conselho da Presidência, as Administrações Públicas e Justiça, O Ministério Público

Nossos resultados sugerem que RNL alta no pré e/ou pós-operatório (Grupos AA, BA e AB) tem correlação considerável com sobrevida mais baixa para CG estágio I/II, em comparação

08. A mistura racêmica apresenta os dois enantiômeros em proporções iguais. Sendo isômeros, os enantiômeros apresentam a mesma fórmula molecular. 08) A diferença nas estruturas

Fonte: Ministério das Comunicações. Foram testados os seguintes aspectos: a) sistema de transmissão digital combinado com o analógico; b) modo de transmissão

- - Se tiver quaisquer efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários não indicados neste folheto, fale com o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro.. - Se não se

1999, 2001 avaliaram 25 áreas com paricá no Estado de Rondônia, com idades variando entre 7 meses e 17 anos em plantios puros, plantios mistos, sistemas agroflorestais e em áreas

Esses compostos apresentam isomeria de função ou funcional, pois apresentam a mesma fórmula molecular, porém as funções orgânicas são diferentes. São eles: acetato