• Nenhum resultado encontrado

CONTEÚDO. Introdução 4. Nossa cultura 9. Nossa gente 12. Nosso planeta 18. Nossos recursos 21. Nossos relacionamentos com externos 24

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONTEÚDO. Introdução 4. Nossa cultura 9. Nossa gente 12. Nosso planeta 18. Nossos recursos 21. Nossos relacionamentos com externos 24"

Copied!
44
0
0

Texto

(1)
(2)

2

CONTEÚDO

Introdução

4

• Mensagem do nosso Presidente 5

• Objetivos 7 • Alcance 8

Nossa cultura

9

• Missão e Visão 10 • Valores 11

Nossa gente

12

• Direitos humanos 13 •

Princípios e direitos fundamentais no trabalho

14 •

Diversidade, inclusão e não discriminação •

Assédio, violência e perseguição

• Segurança e saúde no trabalho 17

Nosso planeta

1

8

• Comunidade 19 • Meio ambiente 20

Nossos recursos

21

• Gestão da informação 22 • Uso de ativos 23

Nossos relacionamentos com externos

24

• Cultura de Legalidade 25 • Anticorrupção 26 • Antilavagem de dinheiro 27 15 16 • Campanhas políticas 27

(3)

• Clientes 27 • Fornecedores 28 • Concorrência 29 • Autoridades 30 • Marketing 31 • Conflito de interesses 32

Nossas responsabilidades

34

• Conselho de Administração 35 • Conselheiros no individuais 35

• Comitês de Auditoria e de Práticas Societárias 36

• Secretaria do Conselho 36

• Executivos 37

• Colaboradores 37

• Recursos Humanos 38

• Auditoria Interna 39

Nosso Sistema de Denúncias

40

• Sistema de Denúncias 41

• Método de denúncias 42

(4)

4

INTRODUÇÃO

(5)

MENSAGEM DO

NOSSO PRESIDENTE

Na Coca-Cola FEMSA, sabemos que para cumprir nossa missão de de satisfazer e agradar com excelência o consumidor de bebidas, devemos colocar em prática, todos os dias, os valores que cultivamos. Agir com respeito, honestidade e integridade e respeitar as leis e as regulamentações dos países em que atuamos é uma parte essencial de nossa cultura corporativa.

O Código de Ética é a base da conduta empresarial da Coca-Cola FEMSA e o fundamento das nossas políticas,

procedimentos e diretrizes. Ele foi aprovado pelo Conselho de Administração, que também autorizou a sua emissão e atualização

permanente necessária em virtude das mudanças rápidas e profundas observadas no ambiente social.

(6)

6 A atualização desse Código nos permite

funcionar de forma otimizada e transparente, para reforçar a confiança dos nossos

conselheiros, diretores, funcionários, investidores, clientes, fornecedores, concorrentes, autoridades e comunidades. O Código de Ética formaliza em um único documento os nossos princípios éticos, unifica os critérios e estabelece um quadro comum de referência que dá a direção para agir sempre de forma integral.

Saudações cordiais,

José Antonio

Fernández

Carbajal

Presidente Executivo do Conselho de Administração Coca-Cola FEMSA Esta é uma ferramenta de trabalho muito útil,

visto que diante de qualquer conflito que ocorra, ela nos orienta a tomar as decisões corretas conforme os nossos valores.

Convido a todos os que fazem parte da família Coca-Cola FEMSA a ler e consultar

permanentemente nosso Código de Ética. É muito importante também relatar quaisquer irregularidades que observem.

Conto com se apoio, entusiasmo e compromisso para continuar a construir histórias de sucesso e para fortalecer a reputação da Coca-Cola FEMSA.

(7)

OBJETIVOS

1

Definir as responsabilidades dos conselheiros, chefes e

colaboradores da organização, e também as regras de caráter ético com Coca-Cola FEMSA, investidores, clientes, credores, fornecedores, concorrentes, autoridades, organizações da sociedade civil, meio ambiente e comunidade.

2

Estabelecer as normas que são as diretrizes para o comportamento ético das pessoas que trabalham ou que interagem com a Coca-Cola FEMSA.

3

Introduzir mecanismos para notificar, por meio do Sistema de Denúncias, qualquer comportamento, violação ou prática não esteja em

conformidade com as disposições deste código.

4

Estabelecer um marco de referência para a aplicação das medidas corretivas em caso de violação ao nosso Código de Ética e ao regulamento interno.

(8)

8

ALCANCE

1

O presente Código deverá ser cumprido e executado pelos membros do Conselho de Administração (conselheiros), diretores e gerentes (executivos) e colaboradores das empresas pertencentes à Coca-Cola FEMSA.

2

Este código descreve situações

gerais de acordo com nossas relaçõescom investidores, clientes, fornecedores, autoridades,

organizações da sociedade civil, o meio ambiente, a comunidade, e com todo organismo que interage com as empresas da Coca-Cola FEMSA, considerando aquelas que incorrem em maior risco de um conflito ético potencial.

3

Os novos temas que surgirem da dinâmica do entorno em geral, e também as diversas situações do negócio, se incorporarão neste código conforme for necessário.

4

Este documento não é e nem pretende ser exaustivo, nem incluir todas as situações em que pudesse se apresentar um conflito de índole ética. Assim, as situações não previstas neste Código de Ética se resolverão segundo os melhores critérios e práticas da administração. Em caso de dúvida, se consultará com o Comitês de Ética da Unidade de Negócios e em última instância, com o Comitê de Auditoria do Conselho de

(9)

NOSSA

(10)

10

MISSÃO E VISÃO

Missão

Satisfazer e agradar com excelência o consumidor de bebidas.

Visão

Ser a melhor empresa global no comércio das marcas líderes de bebidas. Gerar valor econômico e social de forma sustentável, por meio da gestão de modelos de negócio inovadores e eficientes, com os melhores colaboradores do mundo.

(11)

VALORES

Na Coca-Cola FEMSA, vivemos o compromisso com um sentido de

pertencer e de responsabilidade de nossas ações através dos valores que formam parte integral da organização e proporcionam o fundamento para o desenvolvimento de uma normatividad sobre a qual se tomam decisões e se executam ações com valor.

Os valores Coca-Cola

FEMSA são os seguintes:

Respeito e desenvolvimento integral dos colaboradores. Impulsionamos o respeito e desenvolvimento integral do colaborador e de sua família, com a finalidade que tenham acesso a melhores oportunidades, propiciando com isso seu crescimento econômico, profissional e social.

Integridade e austeridade. Agimos de maneira honesta, responsável e com respeito aos princípios éticos sendo conscientes do impacto de nossas ações e decisões. Somos prudentes em nosso comportamento e no uso dos recursos da empresa.

Paixão pelo Serviço ao cliente . Estamos focados em identifica e satisfazer as necessidades de nossos clientes, buscando sempre sua preferência através de soluções inovadoras.

Criação de valor social. Contribuímos em transformar positiva entre nossas

comunidades, através da criação simultânea de valor econômico, social e ambiental.

Confiança. Entre nós, a lealdade e a

confiança são necessárias para fortalecer os laços que nos unem. Assim como a corrente de uma bicicleta permite o movimento e da estabilidade, a confiança nos dá segurança entre nós e certeza para avançarmos com passo firme.

(12)

12

NOSSA

(13)

DIREITOS HUMANOS

1

Reconhecemos que os Direitos

Humanos são o conjunto de prerrogativas sustentadas na dignidade humana, cuja realização efetiva é indispensável para o desenvolvimento integral da pessoa.

2

Mostramos uma conduta leal, respeitosa, diligente e honesta.

4

Não denunciamos sem fundamentos e de má fé uma pessoa inocente.

5

Mesmo quando participamos em

atividades políticas de quaisquer tipos não relacionamos à Coca-Cola FEMSA, ficando estabelecido claramente que o fazem de forma pessoal e não representando a empresa.

3

Reconhecer a dignidade e respeitar sua liberdade e privacidade.

(14)

14

DIVERSIDADE, INCLUSÃO E

NÃO DISCRIMINAÇÃO

1

2

Não discriminamos ninguém por motivo de origem, raça, estado civil, idade, ponto de vista, sexo, credo, associação tribal ou filiação sindical, classe social ou econômica, estado de saúde, situação familiar, gravidez, idioma, identidade sexual, deficiência, doença, nacionalidade ou status de migrante.

Diante da diversidade e inclusão, buscamos atrair talentos diversos, os quais possuem os mesmos direitos e oportunidades.

(15)

ASSÉDIO, VIOLÊNCIA E

PERSEGUIÇÃO

1

Estamos comprometidos a promover e a conservar um ambiente de trabalho no qual os nossos colaboradores sejam respeitados e tratados com dignidade, rejeitando,

condenando, proibindo e denunciando todo tipo de assédio, violência e perseguição ou qualquer outra atividade que viole a dignidade e o respeito de nossos colaboradores e terceiros, dentro e fora do nosso local de trabalho.

(16)

16

PRINCÍPIOS E DIREITOS

FUNDAMENTAIS NO TRABALHO

1

Respeitamos e protegemos às pessoas que temos sob nossa responsabilidade.

2

Não permitimos o trabalho forçado e cumprimos as leis aplicáveis em relação à contratação de menores de idade.

3

De nenhuma forma procedemos a a despedir, degradar, suspender, ameaçar, assediar, interferir com o direito de emprego ou discriminar de qualquer outra forma qualquer pessoa por proporcionar informação, ajudar a que se proporcione informação ou colaborar em uma investigação na qual se analise o não cumprimento de alguma disposição estabelecida nas Políticas Corporativas da Coca-Cola FEMSA ou no presente código.

(17)

SEGURANÇA E

SAÚDE

NO TRABALHO

1

Consideramos que a segurança e saúde no trabalho são tão importantes como qualquer outra função e objetivo de Coca-Cola FEMSA.

2

Tomamos as ações para assegurar

que se cumpram os seguintes objetivos de segurança e saúde no trabalho:

A. Fornecer e manter lugares de trabalho seguros e saudáveis. B. Proporcionar e manter um

ambiente de trabalho adequado. C. Desenvolver a consciência de

(18)

18

NOSSO

(19)

COMUNIDADE

1

Reconhecemos nosso compromisso de contribuir para o desenvolvimento das comunidades

por meio da nossa gestão de negócios que gera valor econômico e social e é indicativa dos princípios e valores que praticamos desde a nossa origem.

2

Estabelecemos alianças estratégicas com organizações da sociedade civil e outras

entidades que visam aumentar o impacto social de nossas ações comunitárias.

3

Exercemos uma cidadania ativa participando em assuntos comunitários e públicos

que nos permitem ter impacto sobre o desenvolvimento econômico local, regional, nacional e internacional.

(20)

20

MEIO AMBIENTE

1

Reconhecemos a proteção e conservação do meio ambiente como nosso compromisso social, pois é uma responsabilidade compartilha a por todos e ninguém na Coca-Cola FEMSA assume que isto seja trabalho de outrem.

2

Promovemos em nossas operações o desenvolvimento e a difusão de tecnologiasrespeitosas com o meio ambiente.

3

Tomamos as medidas necessárias para asseguramos que na Coca-Cola FEMSA: A. Sejam implementados procedimentos efetivos de resposta a possíveis emergências, para minimizar o impacto de incidentes não previsíveis.

B. Avaliar antecipadamente as mudanças significativas

nas unidades operativas, plantas e escritórios e processos para prevenir mudanças que impactem negativamente no meio ambiente. C. Os resíduos, as descargas de

drenagem e o manuseio e confinamento de desperdícios sólidos, não causem um impacto ambiental adverso.

D. Sejam usadas com eficiência as fontes de energia e seu consumo seja monitorado. E. Sejam tomadas as medidas

necessárias para prevenir acidentes ambientais sejam provocados por nossas operações.

(21)

NOSSOS

RECURSOS

(22)

22

GESTÃO DA INFORMAÇÃO

1

Obtemos, tratamos, protegemos e preservamos a informação como um ativo da empresa, com responsabilidade, ética e de acordo com as leis aplicáveis em cada país onde operamos e com os sistemas estabelecidos pela administração.

2

Não fazemos comentários (seja nos meios familiares ou em redes sociais) sobre as atividades que realizamos dentro da empresa, que possam prejudicar a mesma ou aqueles que façam parte dela.

4

As pessoas que, por suas

responsabilidades na Coca-Cola FEMSA, tenham acesso à informação

privilegiada e confidencial, conforme determinado nas Leis de Valores e disposições relativas, cumprem o estabelecido na política de “Operações com Valores”, como também tomam as medidas necessárias para evitar a divulgação desta informação para pessoas não autorizadas.

5

Os conselheiros, executivos,

representantes e assessores da empresa não devem efetuar operações em benefício próprio ou de terceiros, com qualquer classe de valores emitidos pela

Coca-Cola FEMSA cujo preço possa ser influenciado pela informação

privilegiada que tenham, enquanto não for de conhecimento público.

6

Aqueles que realizam atividades como professores universitários, expositores ou alunos, só utilizam para

o desempenho de suas atividades a informação pública da Coca-Cola FEMSA.

3

Obtemos e tratamos os dados

pessoais com responsabilidade, ética e de acordo com as leis de privacidade aplicáveis em cada país onde operamos.

Não divulgamos informações confidenciais relativas a de segredos industriais e intelectuais, processos, métodos, estratégias, planejamentos, projetos, dados técnicos, de mercado ou de qualquer outro tipo.

7

Temos consciência da responsabilidade compartilhada por todos, na proteção e preservação da segurança da informação prestadas através dos recursos

tecnológicos da empresa.

(23)

USO DE ATIVOS

1

Protegemos e preservamos os ativos da empresa, assim como o uso eficiente para contribuir com o atingimento dos objetivos do negócio.

2

Usamos o nome ou os recursos da Coca-Cola FEMSA de forma responsável, buscando sempre o benefício da empresa

(24)

25

NOSSOS

RELACIONAMENTOS

COM EXTERNOS

(25)

CULTURA DE

LEGALIDADE

1

Cumprimos as leis, regulamentos e regras dos países em que

operamos, assim como este Código, as políticas, normas e procedimentos estabelecidos pela Administração da Coca-Cola FEMSA, e proibimos, condenamos, sancionamos e denunciamos as práticas de suborno e extorsão, sendo um exemplo de cultura de legalidade.

2

Não participamos de qualquer

atividade com a intenção de restringir a concorrência e respeitamos as leis aplicáveis nesta matéria.

4

Não desenvolvemos nenhuma atividade externa que possa afetar a nossa capacidade e disponibilidade com as obrigações que temos com a Coca-Cola FEMSA.

5

Não concedemos empréstimos ou financiamentos aos conselheiros e executivos da Coca-Cola FEMSA.

3

Fazemos negócios com

clientes ou fornecedores que compartilham os valores éticos e possuam uma sólida reputação.

(26)

26

ANTICORRUPÇÃO

1

Não interagimos com pessoas

desonestas que pretendem ou que possam prejudicar a Coca-Cola FEMSA

2

Em nossas aĀ vidades, dentro e fora

da empresa ou em nome dela, não partic pamos, ordenamos, autorizamos, prometemos, conspiramos, induzimos ou assistimos a alguém em práĀ cas de corrupção, diretamente ou através de terceiros.

3

Cumprimos com as leis sobre

práticas corruptas nos países em que operamos que proíbem

subornos à funcionários do governo e iniciativa privada.

(27)

ANTILAVAGEM

DE DINHEIRO

Cumprimos com as leis aplicáveis em ermos de prevenção de lavagem de dinheiro.

CONTRIBUIÇÕES

POLÍTICAS

Cumprimos com os requisitos estabelecidos pelas legislações locais com relação as contribuições

políticas nos países onde operamos.

CLIENTES

1

Atendemos clientes, oferecendo-lhes tratamento equitativo e honesto em cada transação, proporcionando os produtos e serviços que os competem com a maior qualidade e oportunidade, aderindo em todos os momentos o regulamento oficial e a normativa interna da Coca-Cola FEMSA.

2

Não fazemos comparações falsas ou enganosas com produtos ou serviços equivalentes aos oferecidos pela concorrência.

(28)

28

FORNECEDORES

1

Consideramos para a carteira de fornecedores da Coca-Cola FEMSA aqueles que, comprovadamente, compartilhem nossos valores éticos e os que possuam uma sólida reputação de retidão e integridade em seus tratos.

2

Aqueles que negociam a aquisição

dos bens e serviços que a Coca-Cola FEMSA requer, oferecem e exigem aos fornecedores um tratamento equitativo e honesto em cada transação, buscando sempre os melhores interesses da empresa.

3

Asseguramos a participação equitativa dos fornecedores e uma seleção imparcial dos mesmos, baseada em critérios de qualidade, rentabilidade e serviço.

4

Não divulgamos com um fornecedor ou com pessoas alheias à empresa os problemas ou debilidades observadas em outro fornecedor.

5

Consideramos como uma conduta ilícita solicitar ou receber algum incentivo pessoal por parte dos fornecedores para sua seleção.

6

Promovemos em nossos fornecedores

boas práticas em relação aos direitos humanos, meio ambiente,

comunidade, ética e valores através de nossos Princípios Guia para Fornecedores.

7

Solicitamos anualmente aos fornecedores que redijam uma carta que confirme o

conhecimento e o cumprimento do que é estabelecido pelos Princípios Guia para Fornecedores em todas as suas operações com a Coca-Cola FEMSA e sua

observância por parte do pessoal da empresa com quem interage.

(29)

CONCORRÊNCIA

1

Concorremos vigorosamente,

cumprindo com todas as leis e os regulamentos sobre competição justa existentes nos países onde atuamos.

2

Não participamos de nenhum

acordo que pretenda limitar o livre jogo das forças dos mercados em que operamos e não utilizamos meios

impróprios para melhorar nossa posição competitiva em tais mercados.

3

Quando temos contato com representantes da

concorrência, mostramos uma atitude profissional, cumprindo com os princípios e valores da empresa que representamos, e cuidamos da imagem pessoal e a da Coca-Cola FEMSA.

4

Na interação com concorrentes, seja individual ou em foros e associações empresariais ou profissionais, evitamos temas que possam gerar riscos ou possíveis contingências para a Coca-Cola FEMSA com relação ao

cumprimento de leis e

regulamentos sobre concorrência.

5

Evitamos fazer comentários ou

declarações sobre a concorrência, mas quando isso é necessário, realizamos com imparcialidade e de maneira objetiva.

6

Em nenhum caso, tentamos obter segredos comerciais ou qualquer outra informação confidencial de um concorrente por meios impróprios.

(30)

30

AUTORIDADES

1

Colaboramos a todo momento com as autoridades competentes para o pleno exercício de suas faculdades e atuamos em defesa dos legítimos interesses da Coca-Cola FEMSA.

2

Respeitamos as autoridades, lhes oferecemos um tratamento amável e propiciamos um ambiente de abertura e confiança, que facilite a discussão dos assuntos e o estabelecimento de acordos.

3

Atendemos os requerimentos e observações das autoridades, procurando colaborar com eficácia e cortesia no cumprimento de sua missão, dentro das faculdades que lhes outorgam as leis ou regulamentos.

4

Os tratos, trâmites e relações que,

em representação da empresa, se tenham em dependências legais, são realizados de acordo com as leis aplicáveis.

(31)

MARKETING

A comunicação por meio de publicidade e marketing da Coca-Cola FEMSA é:

A.

Legal, decente, honesta, verdadeira

e de acordo com os princípios de concorrência justa e de boa prática de negócios.

B.

Preparada com o devido sentido de responsabilidade social e baseada em princípios de honra e boa-fé.

C.

Comprovável e isenta de elementos que possam induzir a uma interpretação errônea das características dos

produtos e serviços oferecidos.

D.

Respeitosa aos valores morais,

evitando circunstâncias não éticas que denigram a integridade e dignidade humana, ou use símbolos culturalmente ofensivos a um gênero, raça, religião, classe social ou preferência política.

(32)

32

CONFLITO DE INTERESSES

Surge quando os interesses pessoais, familiares, privados ou de qualquer outro tipo afetam ou possam afetar o desenvolvimento ético dos conselheiros, executivos e colaboradores, ou caso eles venham a ser beneficiados direta ou indiretamente por tais interesses.

1

Aqueles que tem interesses financeiros

em empresas que pretendam comprar, vender ou proporcionar serviços a Coca-Cola FEMSA, podem levar adiante tais operações sempre e quando estas tenham sido analisadas e aprovadas pelo Conselho da Administração, através do Comitê de Práticas Societárias quando se trata de

operações relevantes; ou tenham sido revisadas e aprovadas pela Direção Jurídica e a Direção de Auditoria Interna em caso de tratar-se de operações menores. Em qualquer uma destas operações, revisamos os termos e nos asseguramos que no processo de negociação não particip nem influencie o conselheiro, executivos ou

colaborador envolvidos em tais operações.

As operações que a Coca-Cola FEMSA realiza com estas pessoas, são competitivas no que diz respeito à qualidade, aos preços e aos termos de mercado. No caso de operações que impliquem produtos ou serviços que não sejam

comparáveis a outros existentes no mercado, os preços e termos serão razoáveis e convenientes para os interesses da Coca-Cola FEMSA.

2

3

Não participamos e nem influenciamos nos processos de negócios ou companhias que sejam propriedade de familiares ou amigos.

Não temos interesses ou investim ntos que permitam ter uma influência significativa m negócios concorrentes.

(33)

4

5

8

7

6

Aqueles que participamos em Conselhos de Administração de empresas distintas à Coca-Cola FEMSA, notificamos tal participaçã à Diretoria Jurídica e à Diretoria de Auditoria Interna.

Não devemos ter familiares

trabalhando sob nossa subordinação, salvo nos casos autorizados por escrito pelo Comitê de Práticas Societárias do Conselhor de Administração.

Informamos através dos meios institucionais os casos nos quais não podemos cumprir com as nossas responsabilidades com objetividade por recebermos pressões por parte de terceiros que utilizam sua posição autoridade ou influência na empresa.

Não intercedemos nem satisfazemos as exigências dos superiores,

subalternos, colegas de trabalho, familiares ou amigos, caso isso prejudique a Coca-Cola FEMSA.

Aqules que realizamos trabalhos de vigilância, supervisão, auditoria ou controle sobre uma área sob responsabilidade de um familiar, informaremos nossos superiores para serem substituídos desta

responsabilidade.

9

Não recebemos, pagamos, oferecemos, prometemos ou autorizamos em nome de Coca-Cola FEMSA ou a título pessoal, dinheiro, presentes, condições vantajosas, salários, viagens, entretenimento, comissões ou qualquer outra forma de compensação para influenciar uma decisão de negócios ou obter alguma vantagem ou benefício de qualquer espécie.

10

Apenas aceitamos ou oferecemos presentes de natureza promocional, além de cuidados pontuais desde que seu valor seja simbólico.

11

Quando um cliente ou um

fornecedor nos faz um convite que envolva uma viagem fora da cidade ou para assistir a um evento esportivo ou a qualquer outro entretenimento, fazemos uma consulta do nível de direção superior e consultamos também

(34)

34

NOSSAS

(35)

CONSELHO DE

ADMINISTRAÇÃO

1

Aprovar o conteúdo do Código de Ética.

2

Autorizar as adequações deste código.

3

Expedir o Código de Ética.

4

Assegurar, em coordenação

a Diretoria Geral, a divulgação deste código, incluindo sua publicação no formato oficial apropriado e na página de internet da companhia, assim como de qualquer mudança deste código.

CONSELHEIROS

NO INDIVIDUAIS

1

Conhecerem o Código de Ética, assinarem anualmente a Carta Compromisso de Cumprimento e seguir suas disposições.

2

Indicarem ao Presidente do Conselho de Administração os aspectos deste código cuja interpretação ou aplicação considere que não é

suficientemente clara, para que seja definida uma solução

3

Informarem qualquer possível

(36)

36

COMITÊS DE

AUDITORIA E

DE PRÁTICAS

SOCIETÁRIAS

1

Supervisionar o cumprimento do Código de Ética.

2

Apresentar ao Conselho de Administração, para aprovação, as propostas de modificação existentes.

SECRETARIA

DO CONSELHO

1

Difundir o Código de Ética entre os membros do Conselho de

Administração.

2

Assegurar que todos os membros do Conselho de Administração assinem anualmente a Carta Compromisso de Cumprimento junto com o Código de Ética.

3

Divulgar o Compêndio de

Regulamentos, Diretrizes e Políticas do Conselho de Administração entre seus membros.

(37)

EXECUTIVOS

1

Conhecer o Código de Ética e

o Manual de Políticas Corporativas e assinarem anualmente a Carta Compromisso de Cumprimento junto com suas disposições.

2

Assegurar que seus colaboradores conheçam e cumpram com o Código de Ética e o Manual de Políticas Corporativas.

3

Apoiar seus colaboradores imediatos no esclarecimento de dúvidas, comentar e resolver as dificuldades que se apresentarem na interpretação deste código, ou em sua aplicação.

4

Reportar qualquer possível violação ao Código de Ética.

COLABORADORES

1

Conhecer e cumprir o Código de

Código de Ética e o Manual de Políticas Corporativas.

2

Reportar qualquer possível violação ao Código de Ética.

3

Conhecer e utilizar, caso seja necessário, o Sistema de Denúncias.

5

Conhecer e utilizar, caso seja necessário, o Sistema de Denúncias.

(38)

38

RECURSOS HUMANOS

1

Difundir o Código de Ética entre as pessoas da organização, mediante a entrega de uma cópia para cada colaborador, documentando formalmente a entrega.

2

Incluir nos programas de

integração e formação os temas contidos no Código de Ética.

3

Difundir o procedimento do Sistema de Denúncias entre o pessoal.

4

Difundir a política “Operações com Valores”, entre os executivos e colaboradores que disponham de informação privilegiada da Coca-Cola FEMSA, mediante a entrega de uma cópia deste para cada um deles, documentando formalmente a entrega.

(39)

AUDITORIA INTERNA

1

Assegurar que todos os conselheiros assinem anualmente a Carta

Compromisso de Cumprimento junto com o Código de Ética.

2

Assegurar que todos os executivos assinem anualmente a Carta Compromisso de Comprimento junto com o Código de Ética e com o Manual de Políticas Corporativas.

3

Avaliar a observância das

disposições contidas no Código de Ética.

4

Informar aos Comitês de Auditoria e de Práticas Societárias do Conselho de Administração sobre qualquer não

cumprimento do Código de Ética.

5

Informar à Comitê de Auditoria e Secretaria do Conselho

o resultado das Cartas Compromisso de Cumprimento junto com o Código de Ética e o Manual de Políticas Corporativas.

6

Dar seguimento às medidas adotadas pela Administração nas violações observadas a Código de Ética.

(40)

40

NOSSO

SISTEMA DE

DENÚNCIAS

(41)

SISTEMA DE

DENÚNCIAS

Na Ccoca-Cola FEMSA, temos consciência de que os valores constituem uma parte essencial e imprescindível da vida e cultura da corporação, assim, levamos a sério qualquer notificação com respeito a práticas ilegais ou condutas inapropriadas que sejam detectadas em nossa organização.

Promovemos e facilitamos a detecção de práticas ilegais e/ou condutas inapropriadas, por meio da comunicação aberta e dos mecanismos formais introduzidos conforme as disposições estabelecidas no Código de Ética e informamos adequadamente sobre violações ao código.

1

O Sistema de Denúncias é um mecanismo formal que é usado por conselheiros, executivos,

colaboradores, bem como por terceiros com os quais a Coca-Cola FEMSA mantém algum

relacionamento no desenvolvimento de suas operações.

2

O Sistema de Denúncias está disponível 24 horas por dia, todos os dias do ano e é gerenciado de forma confidencial por uma empresa especializada fora da Coca-Cola FEMSA.

3

As denúncias recebidas pelos executivos da Coca-Cola FEMSA de parte de seus colaboradores ou de terceiros, ou as recebidas através do sistema de denúncias, ou por

qualquer outro meio de comunicação serão mantidas em absoluta

confidencialidade.

O fato de não denunciar alguma violação do presente código do qual se tem conhecimento, implica ser corresponsável da mesma e é merecedor de uma medida corretiva.

4

O Sistema de Denúncias é monitorado pelo Comitê de Auditoria do Conselho

(42)

MÉTODO DE

DENÚNCIAS

Internet: https://www.sel-denuncias.com

Correio eletrônico: sel-denuncias@sel-denuncias.com

Telefone:

42

(43)

MEDIDAS CORRETIVAS

1

As violações ao Código de Ética estarão sujeitos a uma medida corretiva.

2

A severidade das medidas corretivas depende da gravidade das faltas cometidas.

3

As medidas corretivas vão desde a advertência por escrito, a demissão, até a denúncia penal diante das autoridades pertinentes.

4

Consideramos uma violação a este código a não aplicação de uma medida corretiva em razão do descumprimento do código.

(44)

Referências

Documentos relacionados

Com efeito, Portugal é o país europeu com a mais longa história de intercâmbio com o Japão e, na expectativa de reforçar e desenvolver para o futuro os laços de amizade destes 470

1 Instituto de Física, Universidade Federal de Alagoas 57072-900 Maceió-AL, Brazil Caminhadas quânticas (CQs) apresentam-se como uma ferramenta avançada para a construção de

A política de redução de exposição das empresas do Grupo ao crédito bancário concluída no final do ano de 2012, a redução de custos operacionais e a continuação dos

posicionamento da língua, interposição lingual, deglutição e a mordida aberta.. deve

O mês de início do intervalo influenciou significativamente (1' < 0,01) os intervalos de ambos os grupos genéticos, enquanto que o ano do início do intervalo (P <0,01) e a

O INSTITUTO MANTENEDOR DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA LTDA - IMES, Instituição Educacional constituída como pessoa Jurídica de Direito Privado, com observância do Artigo 44, Inciso 11,

QUEIJO COLONIAL DE LEITE CRU HISTÓRIA E TRADIÇÃO SECULAR.. • Pratica vinda com a

Logo roi sentida a necessidade de estruturar-se no Brasil o crédito especiali- zado (industrial e agrícola). A pressao por parte de setores industriais sobre o