• Nenhum resultado encontrado

ELDER KUHNEN MACHADO RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ELDER KUHNEN MACHADO RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO"

Copied!
29
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA CIVIL

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

ELDER KUHNEN MACHADO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

CAMPO MOURÃO 2013

(2)

ELDER KUHNEN MACHADO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

Relatório de estágio curricular obrigatório apresentado como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Engenharia Civil, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Campo Mourão.

Orientador: Prof. Dr. Jorge Luís Nunes de Góes

Autorizo o encaminhamento para avaliação,

_________________________________ Assinatura do prof. Orientador

CAMPO MOURÃO 2013

(3)

RESUMO

O estágio foi realizado na Empresa MarcoVIC – Campo Incorporadora - na cidade de Campo Mourão, esta atua em vendas de Imóveis, fabricação de Blocos estruturais e principalmente na implantação de loteamentos. A principal área de atuação foi o acompanhamento da infraestrutura do loteamento “Cidade Alta II”, localizado em Campo Mourão. As principais atividades realizadas ao longo do período de estágio foram: gerenciamento de obras e acompanhamento de produção garantindo o cronograma, assim como fiscalização na execução do mesmo que foi feita por uma empresa privada. O estagio é de fundamental importância, pois é o elo entre a instituição e o mercado de trabalho, podendo resultar em numa futura oportunidade de emprego. O estágio foi realizado em uma área da engenharia que não tem grande enfoque dentro da grade do curso, possibilitando um constante aprendizado.

(4)

LISTA DE FOTOGRAFIAS

FOTOGRAFIA 1-INFILTRAÇÃO NO CORREDOR CENTRAL DA RESIDÊNCIA. ... 8

FOTOGRAFIA 2-INFILTRAÇÃO ASCENDENTE EM PAREDE CENTRAL DA CASA. ... 9

FOTOGRAFIA 3-INFILTRAÇÃO EM PAREDE DE DIVISA INTERNA/EXTERNA EM UM DOS QUARTOS. ... 9

FOTOGRAFIA 4-MOLDURA EM GESSO DANIFICADA DEVIDO A PROBLEMAS COM UMIDADE. .. 10

FOTOGRAFIA 5-INFILTRAÇÃO AO REDOR DAS JANELAS. ... 11

FOTOGRAFIA 6-TRINCA NA PAREDE EXTERNA DA CASA. ... 12

FOTOGRAFIA 7-TERRENO NO COMEÇO DA OBRA... 13

FOTOGRAFIA 8-MOTO NIVELADORA REALIZANDO LIMPEZA DAS RUAS. ... 13

FOTOGRAFIA 9-TERRAPLANAGEM SENDO EXECUTADA. ... 14

FOTOGRAFIA 10-MOTO NIVELADORA REALIZANDO CORTE EM UMA DAS RUAS DO LOTEAMENTO. ... 15

FOTOGRAFIA 11--ROLO COMPACTADOR ... 16

FOTOGRAFIA 12-GALERIA DE AGUA PLUVIAL ... 17

FOTOGRAFIA 13–POÇO DE VISITA. ... 18

FOTOGRAFIA 14-EXECUÇÃO DE MEIO FIO. ... 19

FOTOGRAFIA 15-EXECUÇÃO DE MEIO FIO. ... 19

FOTOGRAFIA 16-BASE APLICADA EM UMA DAS RUAS DO LOTEAMENTO. ... 20

FOTOGRAFIA 17-ABERTURA DE VALA DE REDE DE ESGOTO... 21

FOTOGRAFIA 18-EXECUÇÃO DO "BERÇO" EM UM POÇO DE VISITA DE ESGOTO. ... 21

(5)

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ... 4

1.1 DESCRIÇÃO DA UCE (UNIDADE CONCEDENTE DE ESTÁGIO) ... 5

1.2 OBJETIVOS DO ESTÁGIO E RESUMO DAS ATIVIDADES ... 5

2 DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO ... 7

2.1 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS ... 7

2.1.1 INÍCIO DO ESTÁGIO ... 7

2.1.1 INÍCIO DO ESTÁGIO ... 12

2.2PRINCIPAISPROBLEMASENCONTRADOS ... 23

2.3.RELAÇÃODOESTÁGIOCOMASDISCIPLINASDOCURSO ... 23

3CONCLUSÕES ... 25

3.1APRENDIZADOPRÁTICO ... 25

3.2RELACIONAMENTOPROFISSIONAL ... 25

3.3SUGESTÕESPARAAUNIVERSIDADE ... 25

3.4CONSIDERAÇÕESFINAIS... 26

(6)

1 INTRODUÇÃO

A indústria da construção civil vem passando por uma série de modificações nos últimos anos, ocasionadas devido a grande expansão do setor. E muitas destas mudanças vêm sendo forçadas devidos à insuficiência que o mercado construtivo vem apresentando. A questão da habitação pode ser considerada, na atualidade, um dos principais problemas sociais urbanos do Brasil. É fácil observar o crescimento desordenado das cidades e até mesmo a implantação de loteamentos clandestinos, que não proporcionam as condições mínimas para habitação, e tampouco funcionam como solução para os problemas habitacionais do país.

Observando o problema da moradia que é frequentemente abordado hoje no Brasil, é possível perceber algumas das reivindicações em relação à habitação. Dentro dos principais pontos podem ser citados: a necessidade de uma solução para os graves problemas de infraestrutura (saneamento, água potável, rede elétrica de segurança, asfalto, galerias para escoamento de água da chuva), construção de moradias que atendam ao expressivo número de famílias sem casa própria entre outros (MOTTA, 2010).

Magalhães (2013) cita que o número de loteamentos (construídos de forma correta) vem aumentando consideravelmente desde 2009, sendo isto extremamente interessante para o mercado construtivo e para a população. O projeto de um loteamento deve atender a Lei Federal nº 6766/79 além de legislações estaduais e municipais, oferecendo as condições mínimas para uma moradia de qualidade e segurança.

Observando a dimensão da grandeza dos problemas habitacionais brasileiros, e da necessidade de se investir em infraestrutura de forma correta, este ramo do setor construtivo vive um momento de grandes movimentações e alterações. Assim durante a realização do estágio na implantação de loteamento na cidade de Campo Mourão, que seguia rigorosos critérios de qualidade para que se ofertasse um empreendimento modelo para a região, buscou-se acompanhar a produção para que fosse cumprido o cronograma, mas sempre seguindo os projetos e garantindo a qualidade em qualquer etapa da obra.

(7)

1.1 DESCRIÇÃO DA UCE (UNIDADE CONCEDENTE DE ESTÁGIO)

O estágio foi realizado na Empresa Marcovic – Campo Incorporadora, no canteiro de obras no Jardim Cidade Alta, Rua Olívio Salvadori, sem número, na cidade de Campo Mourão, Paraná. A empresa atua em vendas de Imóveis, fabricação de blocos estruturais e principalmente em loteamentos, mas o estágio foi direcionado principalmente na implantação do Jardim Cidade Alta II, e na manutenção das 150 casas executadas pela empresa no Jardim Cidade Alta I, estas eram divididas em 3 quadras de 20 lotes cada e 3 quadras de 30 lotes cada, compostas por 3 modelos de residência, sendo: 48m² (pequenas), 59m² (médias) e 69m² (grandes). A empresa atua com a implantação e venda de loteamentos no Estado do Paraná e do Mato Grosso, sendo hoje a maior referencia de qualidade em empreendimentos na região.

Seu quadro de funcionários hoje está dividido entre os ramos da empresa, tendo aproximadamente 8 no escritório em Campo Mourão, 6 no Mato Grosso, 20 na fabrica de artefatos cimentícios, e na obra do loteamento contava apenas com 1 estagiário, e este era responsável por fiscalizar a prestação de serviço das empresas que realizaram as obras de infraestrutura no loteamento. Quanto à manutenção das casas já existentes, o estagiário avaliava a situação e ordenava os reparos necessários, sendo que para isto tinha a disposição 2 pedreiros, 1 servente, 2 encanadores e 1 eletricista. Sendo assim evidencia-se que a empresa possui um grande leque de negócios, sendo considerada uma empresa de médio porte, responsável por diversas obras na cidade.

O loteamento está em fase final de obras, para o ano que vem já estão previstas as obras em dois loteamentos na cidade de Sinop-MT e um na cidade de Campo Mourão-PR.

1.2 OBJETIVOS DO ESTÁGIO E RESUMO DAS ATIVIDADES

Quando se realiza o estágio obrigatório, o aluno tem por objetivo colocar em prática o conhecimento teórico obtido em sala de aula, adquirindo uma experiência

(8)

que lhe permita aliar este embasamento técnico com os problemas e imprevistos encontrados no dia-a-dia da obra, além de buscar um relacionamento com funcionários da área, e até mesmo adquirir linguagem técnica utilizada naturalmente por todos que trabalham no ramo. Quando surgiu a oportunidade de realizar um estágio na área de infraestrutura, foi visto com bons olhos, pois sabe-se que é um ramo pouco explorado dentro da universidade, e permitiu um contato mais próximo do aluno com este grande ramo da construção civil.

As principais atividades desenvolvidas durante o estágio foram:

1. Alterações e ajustes em projetos de esgoto e água potável junto aos responsáveis da empresa terceirizada que executou o serviço;

2. Orçamentos e compra de materiais para implantação de redes de esgoto e água pluvial;

3. Organização e controle de estoque aliado à programação para entrega de materiais;

4. Ajustes de campo no posicionamento de redes de água pluvial, bocas de lobo, poços de visita e caixas de ligação devido a necessidades de campo, juntamente com os responsáveis da empresa que realizou as obras;

5. Auxilio a equipe de rede elétrica no posicionamento e alinhamento dos postes;

6. Auxílio à equipe de topografia da empresa terceirizada no alinhamento e posicionamento das galerias pluviais, na execução de estaqueamento de ruas e nivelamento de pista.

7. Acompanhamento da execução de serviços de terraplenagem e pavimentação.

8. Acompanhamento do cronograma das diversas etapas da obra;

9. Manutenção em casas executadas pela empresa, fazendo laudos de patologia para que fossem identificados os problemas e posteriormente solucionados.

(9)

2 DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO

2.1 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

2.1.1 INÍCIO DO ESTÁGIO

As primeiras semanas do estágio foram utilizadas para adaptação, pois as obras no loteamento ainda não haviam começado, então foram realizadas principalmente visitas em residências que apresentavam patologia no Jardim Cidade Alta I. As primeiras visitas foram acompanhadas por uma das funcionárias do escritório. Ao longo do ano foram realizadas mais de 50 visitas para resolver diversos problemas, entre eles:

 Infiltração em paredes e rodapés;

 Infiltração ao redor de janelas;

 Trincas e fissuras em paredes externas e internas;

 Trincas no gesso que revestia a laje assim como algumas trincas em lajes;

 Problemas hidráulicos, principalmente com o transferidor de pressão utilizado nas caixas d’água, pois um dos lotes instalados apresentou defeito de fábrica sendo que foi realizada a troca sem custos para os moradores;

 Problemas em caixas de esgoto.

Dentro destas casas visitadas, todas que apresentaram algum problema hidráulico ou elétrico tiveram estes resolvidos. Foram trocados somente este ano 23 transferidores de pressão, sendo realizada esta troca em todas as casas que entraram em contato com a empresa informando o problema. Uma casa apresentou um problema em um dos circuitos elétricos, e teve também este solucionado.

Em relação aos problemas de infiltração que atingiram algumas casas, foi notado que ocorreu um erro durante a execução construtiva. As casas não possuem reboco, apenas grafiato e pintura na parte externa e moldura em gesso na parte

(10)

interna. E o problema constatado foi que durante a execução colocaram a moldura em gesso nas paredes e laje interna antes de fazer o contrapiso, isto foi feito buscando evitar que se gerasse sujeira no contrapiso, para que não fosse necessário uma limpeza antes do assentamento do revestimento cerâmico, porém o que acabou acontecendo foi que o gesso ficou em contanto com o solo, sendo assim exposto a umidade e desta maneira gerou inúmeras infiltrações no rodapé das casas, isto tanto em paredes de divisa externa/interna quando paredes apenas de interior. As fotografias 1, 2, 3 e 4 foram tiradas em algumas destas residências durante este ano e representam esta infiltrações características nos 3 modelos de casas.

(11)

Fotografia 2 - Infiltração ascendente em parede central da casa.

(12)

Fotografia 4- Moldura em gesso danificada devido a problemas com umidade.

As fotografias 1, 2, 3 e 4 foram tiradas em residências diferentes, e expressam alguns dos problemas de infiltração encontrados no rodapé das casas. Para solucionar estes foram tomadas algumas providências entre elas podem-se destacar:

1. Retirou-se o rodapé de todo o interior da casa, posteriormente desligou-se o contato que o gesso possuía com o solo, sendo passado impermeabilizante em seguida e assentado um novo rodapé;

2. As casas inicialmente não foram entregues com calçadas ao redor, mas para solucionar problemas de infiltração provenientes da água do solo ao redor da casa, executou-se calçada com 1 metro de largura ao redor de toda a casa. Foi utilizado concreto usinado e base com brita 2; 3. Criaram-se pontos de drenagem para retirar a água que ficava

depositada em certos locais do terreno;

4. Nivelou-se novamente o terreno para garantia que este estivesse abaixo do nível interior da casa, e que estivesse com caída que proporcionasse o escoamento da água para fora do lote.

Outra patologia encontrada em diversas casas, foram infiltrações ao redor das janelas como pode ser observado na fotografia 5.

(13)

Fotografia 5 -Infiltração ao redor das janelas.

Para resolver este problema, foi realizada uma vedação com silicone na esquadria das janelas, de maneira que impedisse que a água da chuva infiltrasse na parede após escorrer pelo vidro.

Muitas casas apresentavam problemas com fissuras, porém em nenhum dos casos chegavam a ser trincas. A resolução foi muitas vezes apenas para melhorar a aparência, sendo passada massa corrida no local da fissura, gesso e pintando novamente para gerar uma aparência de conforto maior para os moradores.

A fotografia 6 representa uma trinca muito característica em algumas das casas, sendo no contorno dos blocos (as casas são todas no sistema de alvenaria estrutural) e para resolução destas foi feita uma “saia” de reboco, na parte externa das casas. Esta “saia” servia como proteção aos blocos contra as constantes dilatações devido à exposição de umidade (chuvas), evitando assim que os blocos trabalhassem e tivessem seus tamanhos alterados devido à umidade. Desta maneira as trincas diminuíram em muitas casas e desapareceram em outras.

(14)

Fotografia 6 - Trinca na parede externa da casa.

2.1.1 INÍCIO DO ESTÁGIO

Durante todo o período do estágio realizou-se o acompanhamento das obras do Loteamento Cidade Alta II. Se trata de um loteamento de grande porte e foi terceirizado basicamente para 4 empresas. A primeira empresa trabalhou do inicio até o fim do loteamento, sendo esta a construtora Casali de Campo Mourão. Foi a responsável pela execução de regula, galerias pluviais, base, pavimentação, meio fio além da execução das duas pontes. Uma segunda empresa denominada J MOIA construtora foi a responsável pela implantação das redes de água potável e esgoto. A terceira empresa ficou responsável pela implantação de toda a rede elétrica do empreendimento e uma quarta empresa realizou as obras de alambrado ao redor do mato que fica no centro do local.

O período do estágio obrigatório foi de março até agosto de 2013, e dentro deste viu-se diversas etapas construtivas, pois devido ao grande número de

(15)

funcionários e maquinários envolvidos na obra, eram desenvolvidas simultaneamente etapas distintas do empreendimento.

A primeira etapa que pode ser acompanhada foi à marcação das quadras que constituiriam o loteamento. Foi responsável por esta uma empresa de Umuarama, deixando alinhados de acordo com o projeto os piquetes de canto de quadras. A fotografia 7 representa o local do empreendimento no inicio das obras.

Fotografia 7- Terreno no começo da obra.

A segunda etapa acompanhada foi à marcação e limpeza de ruas, dando inicio as obras da Construtora Casali no local. A fotografia 8 representa o instante em que uma moto niveladora da construtora esta realizando o procedimento de limpeza das ruas.

(16)

É importante citar que antes disso as mesmas tiveram marcação por estaqueamento realizado pela equipe de topografia da construtora Casali. A etapa seguinte constituía-se da terraplanagem do local, que contou com pontos de corte e outros de aterro. A fotografia 9 representa um momento de corte realizado por maquinário.

Fotografia 9 - Terraplanagem sendo executada.

A fotografia 10 traz a moto niveladora, realizando o procedimento de corte/aterro necessário na rua, para que este alcance a altura ideal (definida pela equipe da topografia, com o método de pregos nas estacas, onde os pregos determinam a altura que deve ser cortada ou aterrada) para que esta possa passar pelo processo de compactação e posteriormente meio fio e base. Com este procedimento a equipe de topografia marca o nivelamento do eixo e das extremidades da via de estaca em estaca e então vai dando instruções ao operador de moto niveladora a respeito da inclinação que deve ser posicionada a lâmina da máquina, sendo esta uma atividade conhecida como “correr linha para regula”. O método de pregos consiste em colocar estacas de 20 em 20 metros com pregos em determinadas alturas destas, sendo que o prego deve estar à 35 centímetros do chão. Se ele estiver a menos que isso, significa que aquele ponto da rua deve ser cortado, sendo que se ele estiver mais alto que isso significa que a rua deve passar por procedimento de aterro.

(17)

Fotografia 10 - Moto niveladora realizando corte em uma das ruas do loteamento.

Durante o processo de terraplanagem deve-se sempre tomar os cuidados necessários para que não fique umidade em excesso no solo, pois essa umidade excessiva pode ocasionar durante o processo de compactação um fenômeno denominado na obra como “borrachudo”. Se isto ocorrer deve-se retirar essa parcela do solo extremamente úmida, deixando-a secar e dai sim realizar novamente a terraplanagem e compactação. O material deve sim ter umidade, porém esta deve ser determinada em laboratório e varia de acordo com o tipo do solo, não podendo ser excessiva e nem faltar, para que se atinja o nível esperado de compactação. A fotografia 11 é referente a compactação de uma das ruas. O Rolo compactador passa diversas vezes pelo mesmo lugar até atingir a compactação ideal que é determinada através de ensaios feitos in loco. Estes ensaios são realizados pelo laboratorista da construtora, e indicam se a rua esta ou não com grau de compactação especificado.

(18)

Fotografia 11- - Rolo compactador

Com as ruas já aterradas com um bom grau de proximidade da altura final de acabamento, começa-se o procedimento de abertura de valas para implantação de galerias de água pluvial. É realizado o procedimento de corte e aterro antes da implantação das galerias para que estas não fiquem nem muito profundas tampouco rasas, ficando sim em uma altura ideal abaixo da pavimentação.

Primeiramente é executada a escavação mecânica da vala, esta segue a altura definida em projeto assim como posicionamento dentro da posição correta. Após a escavação de valas e nivelamento do fundo, começa a ser realizado o procedimento de assentamento dos tubos que compõem a galeria pluvial. Estes tubos são suspensos e içados por uma escavadeira, utilizando-se uma garra chamada de “vampiro”, sendo que é assentado um tubo por vez. A fotografia 12 demonstra o procedimento de assentamento de tubos. Após o correto posicionamento dentro da galeria, este é rejuntado para posteriormente ser aterrado. Os locais onde estarão posicionadas as bocas de lobo, já recebem os tubos de concreto na posição indicada.

(19)

Fotografia 12- Galeria de agua pluvial

Conforme a tubulação é assentada, são executadas as caixas de ligação, os poços de visita e as caixas de queda seguindo as recomendações do projeto. Porém os poços de visita somente são concluídos quando a base já está compactada sobre o solo. É importante frisar que durante o assentamento dos tubos, e execução das caixas, devem-se tomar todos os cuidados nos aspectos de segurança, buscando evitar que acidentes como desmoronamento aconteçam. É importante citar que quando as valas estão abertas com trabalhadores dentro, deve ser impedido o transito de maquinários e carros próximo ao local, e qualquer atividade que possa causar trepidações e possíveis acidentes. Estes são serviços de alto risco para os funcionários, então é responsabilidade do engenheiro tomar todas as medidas possíveis a fim de garantir a estabilidade da região onde se está trabalhando. A fotografia 13 apresenta a execução de um poço de visita.

(20)

Fotografia 13 – Poço de visita.

Na extremidade das galerias de águas pluviais deve ser construído um emissário com alas de concreto tendo função de dissipador de energia a fim de evitar que a água canalizada ocasione erosões no leito do rio em que está sendo realizado o lançamento do volume de água coletado. Após concluir as galerias e realizar o reaterro deve ser executada a denominada regula que consiste na regularização e compactação de subleito. Nesta fase da obra é nivelado o greide da pista com as inclinações laterais conforme especificado em projeto. Estando tudo em nível procede-se com a compactação, utilizando-se rolo corrugado, até que se atinja o grau de compactação especificado.

Após ter o subleito devidamente compactado, e esta compactação confirmada por ensaios laboratoriais, assim como ter as devidas inclinações no greide da pista, a próxima etapa consiste na marcação e execução do meio fio.

A fotografia 14 mostra a maquina de meio fio em funcionamento. A maquina precisa de um funcionário volante, para guiar o caminho que esta vai percorrer, e um funcionário empurrando o concreto para a boca de abertura que leva até a forma de meio fio. A fotografia também mostra que um funcionário fica no caminhão dosando a quantidade de concreto que sai do mesmo, e outro funcionário vai dando acabamento com a desempenadeira.

(21)

Fotografia 14 - Execução de meio fio.

A fotografia 15 mostra uma rua com o meio fio já pronto. Em situações normais consegue-se executar cerca de 700 metros de meio fio por dia. O meio fio é executado através de concreto usinado e maquina extrusora,

Fotografia 15 - Execução de meio fio. .

Após executado o meio-fio em ambas as faces da via inicia-se a execução da base do pavimento. No loteamento foi utilizada base em Brita Graduada Simples (BGS). A fotografia 16 evidencia a execução da base BGS, onde com auxilio da moto niveladora espalha-se sobre o terreno a BGS, que posteriormente será

(22)

compactada por rolo denominado tandem, para que se atinja o grau de compactação desejado. É importante citar que a BGS tenha granulometria bem definida e umidade ótima, sendo imprescindível à presença de um caminhão pipa durante a execução da base, para que se evite a perca do material pulverulento e consiga-se dar o acabamento desejado.

Fotografia 16 - Base aplicada em uma das ruas do loteamento.

Após a base ser espalhada, deve ser devidamente compactada e assim como o solo passa por ensaios para determinação do índice de compactação, e se este não atingir o especificado deve voltar a passar por processo de compactação.

Acompanhou-se também a implantação das redes de esgoto e água pluvial. As duas passam dentro das quadras e fora da área da rua, tendo entre elas 0,50 metros de separação. Para abertura das valas são utilizadas escavadeiras conforme a fotografia 17.

(23)

Fotografia 17 - Abertura de vala de rede de esgoto.

A tubulação de esgoto era encaixada manualmente por dois funcionários que trabalhavam dentro das valas, sendo que utilizavam para uma melhor aderência uma resina de ligação para tubulações em PVC. Nos cantos de quadra eram executados os poços de visita nos padrões estabelecidos pela Sanepar. Era executado o denominado “berço” conforme demonstrado na fotografia 18, para que não ficasse esgoto retido nos “PV’s”. Além dos poços de visita, existem em pontos determinados pelo projeto os chamados terminais de ligação, que servem para eventuais limpezas na rede.

(24)

A rede de água potável era executada com tubulação DN 50, e uma profundidade de 0,50 metros da superfície do terreno. Ao fim das obras foi realizada a limpeza de rede, para garantia de que não havia nenhuma tubulação entupida ou quebrada, senso assim a Sanepar deu eu aval para o inicio da construção das residências.

Alguns problemas foram encontrados durante a obra, um dos principais que pode ser destacado foi uma grande rocha que impedia a passagem da galeria pluvial. A fotografia 19 representa a retroescavadeira tentando movimentar a rocha, porém devido ao seu tamanho e peso não foi possível. Para retirar esta do local foi necessário que a mesma fosse dinamitada.

(25)

2.2 PRINCIPAIS PROBLEMAS ENCONTRADOS

Trabalhar com o dinheiro de outras pessoas certamente é uma responsabilidade com a qual foi necessária adaptação nas atividades de controle de estoque de materiais. Além da questão financeira envolvida, a constante pressão no que diz respeito ao cumprimento de cronogramas e prazos apertados se mostrou constantemente desafiadora durante a realização do estágio.

O trabalho com funcionários com alta experiência prática que estavam levemente desconfiados da jovem pessoa que se apresentava com alta confiança do patrão se mostrou um desafio. Trabalhadores estavam a todo o momento querendo testar os conhecimentos do estagiário, o que exigiu empenho e criatividade em momentos iniciais, até que fosse atingida uma situação de confiança mútua.

Com relação à manutenção de residências em período de garantia houve certas dificuldades no contato com os moradores, os quais se mostravam um pouco descontentes e desconfiados com o serviço da construtora. Muitas vezes estes não entendiam o porquê da necessidade de obras extensas para a solução de problemas aparentemente pontuais, assim, era função do estagiário prestar os esclarecimentos necessários, o que, devido ao baixo conhecimento das pessoas sobre o assunto tratado se mostrava uma atividade mais desafiadora que o esperado.

2.3.RELAÇÃO DO ESTÁGIO COM AS DISCIPLINAS DO CURSO

a) Ciência dos materiais para engenharia civil e Patologia e Recuperação das Construções: Estas disciplinas forneceram embasamento técnico para as soluções adotadas em problemas observados em residências, como quando foi observada infiltração de água nos rodapés e tiveram de ser feitos reparos na impermeabilização das casas.

b) Logística e gerência de materiais: Esta disciplina contribuiu nas atividades de gerenciamento de estoques dos materiais a serem utilizados na obra, além disso,

(26)

forneceu embasamento para a organização do layout dos canteiros de obra e dos estoques, facilitando assim a movimentação de materiais.

c) Qualidade na construção civil: Com os conhecimentos obtidos nesta matéria procurou-se obter a valorização da qualidade nos serviços que estavam sendo realizados, para que assim fossem evitados retrabalhos futuros.

d) Especificações e orçamentos: Na presente matéria foram apresentados métodos para a realização de quantitativos para a compra de materiais, assim possibilitou-se a administração de compra de materiais em quantidades de acordo com o necessário.

e) Fundamentos da Engenharia de Segurança do Trabalho: Esta disciplina forneceu embasamento para a adoção de medidas preventivas no canteiro de obras, como a valorização de EPI’s e os cuidados tomados no trânsito de equipamentos nas proximidades de valas.

Além das disciplinas citadas acima, foram utilizados conceitos de diversas disciplinas do curso no acompanhamento das atividades, como: Topografia; Geologia aplicada à engenharia; Mecânica dos Solos; Projeto Geométrico de Estradas; Projeto de Pavimentação; Sistemas Hidráulicos Urbanos; Gerenciamento de Obras.

(27)

3CONCLUSÕES

3.1 APRENDIZADO PRÁTICO

O estágio mudou minha maneira de pensar e agir, passei a ver o setor construtivo com outros olhos. Participar de reuniões, ter de tomar decisões rápidas e conviver com as responsabilidades no canteiro de obras certamente contribuiu na minha formação profissional, sendo de fundamental importância para atividades futuras.

Assumir responsabilidades, controlar materiais e compras ajudam na formação e garantem um melhor senso de organização. Sendo assim, considero fundamental o aprendizado proporcionado durante o estágio.

3.2 RELACIONAMENTO PROFISSIONAL

Certamente a experiência do estágio foi de grande importância, neste aprendi a lidar com funcionários de diferentes níveis de escolaridade, o que faz parte do cenário da construção civil, assim como a familiarização com os termos técnicos.

3.3 SUGESTÕES PARA A UNIVERSIDADE

Como a área de infraestrutura não tem grande enfoque dentro da universidade deve-se buscar uma maneira de inserir dentro das disciplinas existentes conceitos teóricos na área de infraestrutura, aliados a visitas técnicas periódicas.

Desta maneira o será favorecida a formação completa do profissional, dando um enfoque maior em questões práticas, que atualmente não vem tendo um enfoque tão grande.

(28)

3.4 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Certamente a experiência foi de grande importância, pois é no estágio que se aprende a lidar com diversas pessoas, sendo estas de diferentes níveis de escolaridade, o que faz parte do cenário da construção civil, assim como a familiarização com os termos técnicos. Com toda certeza o estágio contribui de forma determinante para a formação, sendo um marco divisor entre os conhecimentos puramente técnicos e os conhecimentos práticos. É também no estágio se proporciona a primeira lista de contatos com pessoas do mercado de trabalho, o que certamente é fundamental no inicio da carreira.

(29)

REFERÊNCIAS

MAGALHÃES, Ana. Número de loteamentos cresce 27% no Estado de São Paulo em 2012. Folha de São Paulo online. São Paulo, abr. 2013. Disponível em:

<http://classificados.folha.uol.com.br/imoveis/2013/04/1268602-numero-de-loteamentos-cresce-27-no-estado-de-sp-em-2012.shtml>. Acesso em: 03 dez. 2013.

MOTTA, Luana Dias. A questão da habitação no brasil: políticas públicas, conflitos urbanos e o direito à cidade. Universidade Federal de Minas Gerais. Minas Gerais, 2010. Disponível em:

<http://conflitosambientaismg.lcc.ufmg.br/geral/anexos/txt_analitico/MOTTA_Luana_-_A_questao_da_habitacao_no_Brasil.pdf> Acesso em: 03 dez. 2013.

Referências

Documentos relacionados

tangente do perfil de entrada da pá do rotor e, no ponto 4, a tangente do perfil de entrada da pá direcionadora não coincide com a tangente da trajetória

Diversos são os segmentos de mercado onde se faz necessário o uso das estruturas metálicas parafusadas, estas executadas em diversos tipos de instalações para

Mas existe grande incerteza sobre quem detém esses direitos em certas áreas do Brasil rural.. Esta é a posição do Brasil em relação à segurança de direitos de propriedade de

Segundo XRD, em todos os nanocompósitos houve intercalação em 2θ=2,70°, e de acordo com as imagens de transmissão o nanocompósito com 5% de PPMA apresentou a melhor distribuição

Tanto este como outros exemplos podem ser utilizados para realizar um exercício rápido sobre o modo de obter informação na internet que possa ser útil na resolução de um

No sentido de formalizar a inserção da variável ambiental nos procedimentos de enquadramento, análise de crédito, contratação e acompanhamento de operações do BNDES, a Diretoria

Este adesivo indica alguns cuidados ao utilizar o equipamento: -Não exceder a capacidade máxima de uso de 150kg para RTE; -Não exceder a capacidade máxima de uso de 180kg para

O EVA® pode ser calculado tanto para uma organização inteira quanto para suas partes (EVA® divisional). Para isso, as variáveis utilizadas no cálculo do valor econômico adicionado