• Nenhum resultado encontrado

ERP em Nuvem. SAP Business One VS NetSuite

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ERP em Nuvem. SAP Business One VS NetSuite"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Ambos, SAP Business One e NetSuite são produtos consolidados no mercado como uma plataforma completa e integrada de negócios e com o objetivo de ajudar as empresas a gerenciar suas operações.

Os dois ERP’s foram desenvolvidos a partir do zero como sistemas individuais e não através de integrações com aplicações autônomas. Isso significa que ambos os sistemas permitem que os usuários interajam com uma única fonte de dados, porém, com algumas diferenças importantes nas quais relataremos abaixo.

O SAP com sua longa história de fornecimento de produtos de ERP de nível empresarial pode parecer uma escolha óbvia, o NetSuite é uma alternativa muito bem avaliada que merece séria consideração. Enquanto a SAP criou versões distintas de produtos para atender diversos tamanhos de organização, e são produtos completamente distintos, a NetSuite tem uma única plataforma 100% na nuvem que atende empresas de diferentes portes.

ERP em Nuvem

(2)
(3)

Usabilidade e Aparência

NetSuite

(4)

Real Cloud?

A SAP no modelo SaaS, entregue como serviço, fica atrás das soluções atuais e mordernas em nuvem, como a própria NetSuite por exemplo. No entanto, o SAP “on demand” foi lançado e tem sido promovido como oferta da SAP para o Business One.

O Business One “on demand” pode ser fornecido como uma aplicação de "nuvem privada", o mercado apresenta características bem distintas do que seria um aplicativo em nuvem de fato (Real Cloud).

Para que fique claro, nesse documento destacaremos algumas diferenças e caracteristcas importantes de uma aplicação que está realmente na nuvem.

(5)

A computação em nuvem oferece um ambiente no qual um aplicativo não fica restrito ao hardware. Em vez disso, a aplicação pode escalar sob demanda para utilizar uma quantidade ideal de memória, potência do processador, espaço em disco e largura de banda. Esse modelo fornece um nível melhor de proteção contra problemas causados por falhas de hardware ou conexão de rede.

Executar uma aplicação em um ambiente único e compartilhado certamente será mais seguro. Os profissionais que cuidam da segurança de uma aplicação em nuvem compartilhada possui uma superfície única de ataque a considerar. No entanto, aqueles que mantêm nuvens privadas devem considerar problemas de segurança em todas as estações de trabalho separadamente, para cada base de dados, e ambientes. É improvável que as empresas tenham orçamento para proteger cada instalação integralmente em uma nuvem privada.

O fator segurança por si só, em poucos anos, levarão muitas empresas e aplicações para o modelo real de nuvem, pois toda a segurança e investimento são compartilhados. Geralmente os clientes que adotam essas soluções estão usufurindo de altos niveis de segurança e tecnologia de ponta. A segurança para o modelo de nuvem privada dependerá diretamente da capacidade financeira que uma companhia possui para investir em segurança e suas devidas atualizações, umas vez que são exclusivas.

O SAP Business One “On Demand” pode ser fornecido como um aplicativo de nuvem privada, isso significa que qualquer pessoa pode colocar uma cópia em seu próprio datacenter e chamá-lo de nuvem. No entanto, isso não o torna uma verdadeira aplicação em nuvem.

Pode ser Acessado Através de um Navegador de Internet?

Qualquer solução de software, chamada de “Client-Server” ou “Cliente-Servidor”, geralmente não atende esse requisito. Um software baseado em nuvem deve ser

(6)

acessível a partir de qualquer dispositivo que possa acessar a web através de um navegador de Internet, ou até mesmo aplicativos para dispositivo móvel.

Essa funcionalidade é muito importante, significa que o sistema pode ser acessado por usuários em qualquer lugar e a qualquer momento. Executivos por exemplo, podem estar viajando e necessitam vizualizar em tempo real informações para tomadas de decisão. Ou também funcionários apontarem despesas através de um dispositivo mobile.

O SAP Business One possui um aplicativo inatalado no desktop e fornece acesso remoto ao ERP. Porém, não é a mesma coisa que acessar uma aplicação que foi construída para ser executada em um navegador WEB, ou em um App em dispositivo móvel. Além disso, possui restrição de acesso a aplicação quando o usuário utiliza Apple/ MAC.

O NetSuite é acessado exclusivamente através de um navegador web, sem a necessidade de instalação de aplicativos, componetens, etc. e nos dispositivos móveis (telefone ou tablets), é possivel baixar um aplicativo no GooglePlay ou AppleStore.

Aplicações que são executados em um navegador são mais leves e consomem menos banda de internet, é fundamental que o sistema possa ser acessado através de uma rede 3G, em muitos locais no Brasil é a unica disponivel.

Migração Automática

Esse é um dos temas mais discutidos no mundo dos ERP’s, pois todas as empresas que passaram, em algum momento, por uma atualização ou migração de versão, sabem o quão truamático e custosos são esses processos.

Uma das características do ERP baseado em nuvem é que todos os clientes devem usar o mesmo código base, ou seja, o sistema precisa ter camadas específicas onde

(7)

se encontra o código base e outra para que o cliente possa customizar a sua aplicação. Essa arquitetura viabiliza a migração de todos os clientes ao mesmo tempo para ultima versão, sem impactos ou erros e, além disso, nessa camada o fornecedor incluirá novas funcionalidades para que o sistema evolua.

Somente a atualização em massa do código base não é suficiente, é necessário respeitar as customizações. Para atender essa demanda o sistema deve possuir tecnologia para migrar códigos de desenvolvimento, interfaces, relatórios, etc. automaticamente.

Para atualizar o SAP Business One é necessário executar esse procedimento para cada cliente individualmente, pois cada cliente faz uso da sua própria base de dados. Em alguns casos, a quantidade de ajustes e customizações necessárias para que a atualização seja concluida pode representar um custo elevado. O cliente SAP precisa pagar por um projeto de migração, o sistema não migra automaticamente.

A NetSuite nasceu em nuvem e reune todos os critérios acima, realiza suas atualizações programadas, de forma imperceptível para o cliente e garante ao menos duas grandes atualizações de versão por ano. O cliente não paga nada além da sua assinatura para manter seu produto sempre atualizado.

Com até 90 dias de antecedência a NetSuite disponibiliza para todos os cliente no mundo um espelho da base de produção já migrada, para testes de novas funcionalidades, implantação de novos recursos, etc. Ela garante o sistema funcionando e todas as customizações migradas.

E por que as plataformas não migram suas soluções para a nuvem? Resposta: Mover um produto “on-premisses” para a nuvem não pode ser feito simplesmente com algumas alterações no produto atual. Esse processo requer um desenvolvimento novo, a partir do zero. Neste quesito, infelizmente, o SAP Business One ainda tem muito a evoluir e talvez essa mudança nunca aconteça. Será necessário reescrever o produto e reimplementar todos os clientes, tarefa que implica em investimentos inimagináveis.

(8)

Custo e Licenciamento

A SAP oferece o ERP para comercialização, tanto no modelo on-premisses como Saas (hospedado), o que muda é somente a forma de cobrança, mas ambas são ofertas do mesmo produto.

Existe uma oferta em que o sistema e o projeto são financiados (acrescidos de juros), em alguns casos com garantia minima de permanência de 36 ou 48 meses, sujeito a multas contratuais. Os preços podem variar muito de acordo com a quantidade de licenças e escopo do projeto.

O NetSuite é licenciado de acordo com a quantidades de módulos e usuários, todos os usuários poderão acessar todos os módulos licenciados, desde que tenham responsabilidade para tal. Um diferencial é que no licenciamento do ERP o cliente recebe também, sem custo adicional, os módulos de CRM.

Quando se licencia um software em nuvem na modalidade Saas, outros aspectos devem ser levados em consideração, não somente o direito de uso da ferramenta, projeto e a modalidade de pagamento e/ou financiamento. É importante considerar todos os recursos para que o sistema esteja sempre disponivel, independente do volume de transações, base de dados, pessoas, segurança, servidores, migrações e etc.

Relatórios e Analises

A plataforma SAP HANA, uma combinação de software in-memory e hardware, possibilita processar e consultar múltiplos tipos de origens de dados em tempo real, com alto desempenho. O SAP Hana tem alta capacidade de expansão e conta com funcionalidades analíticas e de gerenciamento de volumes elevados de transações (Big Data), que permitem a empresas de pequeno e médio porte realizar seus negócios em tempo real.

(9)

Embora o lançamento do HANA tenha sido um sucesso, estamos falando de outra plataforma e tecnologia. Além disso, o HANA necessita de altos montantes de investimento, razão pela qual as empresas terão que se perguntar se realmente vale a pena. A SAP possui um conjunto de ferramentas de BI, Análises, Desempenho, mas são, para todos os produtos, ferramentas que precisam ser adquiridas à parte, com custos adicionais de licenciamento e projeto de implantação.

O NetSuite possui uma ferramenta de BI dentro da plataforma, sem custo adicional de licença. De acordo com as funcionalidade habilitadas, a NetSuite entrega um conjunto de indicadores, KPI’s e relatórios padrões. Os mesmos apresentam informações atualizadas em tempo real e podem ser modificados de acordo com a necessidade de cada cliente. Os relatórios e indicadores podem ser criados do zero, com qualquer informação existente na plataforma (padrão ou personalizada). Essas ferramentas são nativas, não é necessário licenciamento adicional.

Todos os relatórios no NetSuite possuem o recurso de “Drill-down” (recurso de ferramentas de BI para “perfurar” ou “aprofundar” em todos os niveis de informação), que permite aos usuários o rastreamento das informações até a transação original.

Os relatórios e indicadores podem ser comparados em diferentes periodos e também consolidados por empresa ou unidade de negócio.

Pacote Completo

Tanto o NetSuite como o SAP Business One possuem módulos para atender requisitos nas áreas mais comuns de uma empresa, tais como: finanças, gestão da cadeia de suprimentos, vendas, faturamento, inventário, planejamento de demanda, manufatura, compras, RH e CRM. Porém é importante avaliar o que mais os produtos podem oferecer, tanto do ponto de vista tecnológico, quanto do ponto de vista de evolução.

(10)

A NetSuite investiu nos ultimos anos em algumas verticais e desenvolveu módulos que não são facilmente encontrados em plataformas de gestão, como por exemplo:

 Gerenciamento de Projetos avançado

 Reconhecimento de Receita – Módulo que resolve o problema de muitas

empresas de serviço e tecnologia que necessitam reconhecer receitas conforme o cronograma de prestão de serviços, não simplesmente pela data do faturamento.

 Faturamento Recorrente – Módulo para empresas que faturam serviços

recorrentes, tais como assinaturas, mensalidades, pacotes e etc.

 Ecommerce integrado ao CRM e ERP – B2B e B2C;

 Portais de acesso a clientes, fornecedores e parceiros;

 Gerenciamento de despesas – apontamento via Mobile;

 SFA Off line.

Além disso, outra informação extremamente importante para avaliação é a capacidade de se criar novas demandas dentro do produto. Todo produto de ERP é Customizável, porém é fundamental que o produto traga embarcado uma plataforma de desenvolvimento aberta.

Customizações

Como mencionamos acima, quase todos os ERP’s disponíveis no mercado são customizáveis, porém, é importante saber o quão custoso (tempo e investimento) é para se desenvolver dentro da aplicação.

O SAP Business One não permite, por exemplo, que os usuários finais editem rapidamente campos, lógica, layouts e fluxos. Na maioria das vezes é necessário recursos com conhecimento técnico avançado para qualquer tipo de alteração, além de analistas de banco de dados. O SAP Business One possui restrições quanto às alterações nos códigos e, quando isso é necessário, requer profissionais qualificados

(11)

e específicos para esse fim, o que onera significativamente o custo total de manutenção da solução.

Soluções que são realmente em nuvem, como o NetSuite, possibilitam que o usuário final ou qualquer pessoa da sua área de TI, com a devida responsabilidade, consigam com apenas poucos cliques editar as telas/formulários, adicionar campos, gerenciar workflows visualmente, relatórios, KPI’s etc. Isso tudo sem a necessidade de consultoria especializada, o que diminui consideravelmente o custo total de propriedade.

Se mesmo com todos os recursos para edição de telas e processos for necessário o desenvolvimento de novas funcionalidades, a empresa precisa ter facilidade para encontrar profissionais.

Escalabilidade

Após o licenciamento inicial, é fundamental que o provedor da solução forneça flexibilidade para que os itens licenciados na proposta sejam ajustados de acordo com a demanda de cada cliente. Mesmo que na renovação o cliente opte por reduzir (downgrade) a quantidade de módulos, usuários e empresas.

No modelo de nuvem, o cliente deve pagar exatamente pelo que está usando e toda essa infraestrutura deva ser fornecida e dimensionada de acordo com a necessidade de cada negócio.

Contratos com permanência minima e sujeito a multa é também um risco muito grande, pois a estrutura corporativa não pode ficar atrelada a contratos de sistema.

(12)

Integração

O SAP Business One não fornece padrões, arquitetura aberta para conectividade e Apps de integração. Embora a SAP também possua Add-ons integrados, sua quantidade é pequena e limitada somente aos grandes “players” mundiais.

O NetSuite possui API’s de integração com qualquer módulo ou funcionalidade do sistema e uma plataforma robusta para gerenciamento das integrações. Toda a documentação, com exemplos de integração, está disponível para consulta no Help, é muito comum que os clientes absorvam os desenvolvimentos, pois a linguagem do sistema é padrão de mercado (JavaScript) e não proprietário.

Referências

Documentos relacionados

All standard reports an dashboards on SAP HANA Build custom reports / dashboards on SAP HANA Selected standard reports / on SAP HANA. Prebuild dashboards on SAP HANA

Nesta seção, relacionaremos os conceitos de Chartier com o fenô- meno das sagas fantásticas. Vamos refletir especialmente sobre qua- tro questões: a) as representações que existem

A realimentação é um processo de comunicação que reage a cada entrada de informação incorporando o resultado da ação-resposta desencadeada por meio de nova informação, a

posição ou tenclencia aos estados morbidos, fica-nos melhor resumir a diathese como constitnIçào allergica, sendo exacta a de· nombuH:fto de ,HllflH'se aHergl<~a, onde de-.

O peso dos meninos, como vimos no qua- dro de Camerer, é superior ao das meninas, na razão de 100 a 200 grammas, pesando mais, até á idade de doze annos os do sexo masculino, e de

Por outro lado, por serem estruturas, as línguas são necessariamente diferentes entre si, em todos os seus níveis, não apenas em seus “rótulos” (significantes) como também em

SAP S/4HANA Analytics + SAP Business Warehouse (BW/4HANA). Realidade transacional + Análise histórica temporal e planejamento com

SAP Business One: uma solução completa e personalizável Contabilidade e finanças Gestão de vendas e clientes Compras e operações Estoque e distribuição Relatórios