• Nenhum resultado encontrado

Município de Guatambu - SC Concurso Público 001/2019 Prova objetiva escrita para o cargo de: MOTORISTA ORIENTAÇÕES E RECOMENDAÇÕES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Município de Guatambu - SC Concurso Público 001/2019 Prova objetiva escrita para o cargo de: MOTORISTA ORIENTAÇÕES E RECOMENDAÇÕES"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Município de Guatambu - SC Concurso Público 001/2019

Prova objetiva escrita para o cargo de:

MOTORISTA

ORIENTAÇÕES E RECOMENDAÇÕES

1. A Prova terá duração de 03 (três) horas, com horário previsto para o início as 09h00min e término às 12h00min.

2. O tempo gasto pelo Fiscal para as orientações gerais será descontado, iniciando-se a partir do momento em que o mesmo autorizar o inicio da realização da prova.

3. Esta prova contém 30 (trinta) questões objetivas, cada uma com 04 (quatro) alternativas, sendo apenas uma a correta.

4. Leia atentamente todas as questões assinale a alternativa que achar que esteja correta e passe para o cartão resposta, o qual possui sua identificação e a identificação por código de barras o qual você deverá opor a sua assinatura.

5. O caderno de provas é o seu rascunho, pode utilizá-lo para isso.

6. A marcação no cartão resposta deve-se dar com caneta esferográfica da seguinte maneira: Você deverá marcar a sua alternativa correta como no exemplo abaixo:

- preenchimento correto.

Não serão aceitos outros tipos de marcações, pois a correção será realizada por leitura óptica. 7. O cartão resposta é o único documento que comprova as respostas corretas.

8. Se durante a prova necessite ir ao banheiro, chame o fiscal, levantando uma das mãos. Lembre-se que você só poderá sair da sala após 01 (uma) hora do inicio da prova.

9. Qualquer dúvida ou reclamação relativamente a alguma questão, você poderá utilizar o formulário de recurso anexo ao Edital do Concurso Público 001/2019.

10. Boa prova.

11. Com auxilio do fiscal destaque, se desejar, o rascunho do seu cartão resposta.

12. Para levar o caderno de prova você deve permanecer na sala no mínimo até às 11h00min.

... Concurso Público Município de Guatambu - SC

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

A B C D

(2)
(3)

Conhecimentos Gerais

Leia o texto a seguir para responder as questões de 01 a 04.

Carne na alimentação: quais países lideram o ranking?

Muitas pessoas dizem estar reduzindo a carne ou cortando por completo este alimento de suas dietas, mas estatísticas mostram uma realidade diferente - inclusive no Brasil.

Muitas pessoas têm prometido diminuir o consumo de carne - ou cortá-la completamente de sua dieta -, seja para ser mais saudáveis, reduzir o impacto no meio ambiente, prezar pelo bem-estar dos animais ou uma combinação desses motivos.

Um terço dos britânicos afirma ter parado de comer carne ou reduzido sua ingestão, enquanto dois terços dos americanos dizem que estão comendo menos carne.

A tendência se deve em parte a iniciativas como a Segundas Sem Carne, em que adeptos passam o primeiro dia útil da semana sem comer esse alimento, e a Veganuary, que incentiva ficar um mês assim.

Ao mesmo tempo, diversos documentários e defensores do veganismo vêm destacando os possíveis benefícios de comer menos carne. Mas quais são os efeitos práticos dessa mudança de comportamento?

O consumo de carne no mundo aumentou rapidamente nos últimos 50 anos, e sua produção hoje é quase cinco vezes maior do que no início dos anos 1960 - de 70 milhões de toneladas passou para mais de 330 milhões em 2017.

Uma razão para isso é que há muito mais pessoas no mundo. No início da década de 1960, havia cerca de 3 bilhões. Hoje, somos mais de 7,6 bilhões.

Embora o crescimento populacional seja um dos fatores, isso não explica por que a produção de carne quintuplicou.

Quando comparamos o consumo em diferentes países, vemos que, tipicamente, quanto mais rico, mais carne é consumida. Não há apenas mais pessoas no mundo. Há mais pessoas que podem comprar carne. [...]

Em 2013, de acordo com os últimos dados disponíveis, os Estados Unidos e a Austrália lideravam o ranking global de consumo anual de carne. Juntamente com a Nova Zelândia e a Argentina, os dois países ultrapassaram a marca de mais de 100 kg por pessoa, o equivalente a cerca de 50 frangos ou metade de um boi.

Altos níveis de consumo de carne podem ser vistos em todo o Ocidente, e, na maioria dos países da Europa Ocidental, o consumo é de 80 a 90 kg por pessoa.

No outro extremo do espectro, em muitos dos países mais pobres do mundo, come-se pouca carne. O etíope médio, por exemplo, consome apenas 7 kg, os ruandeses, 8 kg, e os nigerianos, 9 kg. Trata-se de um patamar dez vezes menor que o da média europeia.

Esses números representam a quantidade de carne per capita disponível para consumo, mas não levam em consideração o alimento desperdiçado. Na realidade, as pessoas comem um pouco menos de carne do que isso. [...]

A Índia, no entanto, é uma importante exceção à regra. Enquanto a renda média triplicou desde 1990, o consumo de carne não seguiu o mesmo caminho.

É um equívoco presumir que a maioria dos indianos seja vegetariano - dois terços comem pelo menos um pouco de carne, de acordo com uma pesquisa realizada no país.

(4)

No entanto, o consumo de carne na Índia permaneceu reduzido. Com menos de 4 kg por pessoa por ano, é o menor do mundo. É provável que isso se deva em parte a fatores culturais, incluindo não comer certos animais por motivos religiosos. [...]

Mas em muitas nações, o consumo de carne vai muito além dos benefícios nutricionais básicos. Na verdade, pode ser um risco para a saúde. Estudos associam o consumo excessivo de carne vermelha e processada ao aumento do risco de doenças cardíacas, derrame e certos tipos de câncer.

Substituir carne ou bacon por frango pode ser, assim, um passo positivo. Essa troca também é melhor para o meio ambiente. Quando comparada com a carne de frango, a carne bovina tem um impacto três a dez vezes maior sobre o uso da terra, a água e as emissões de gases de efeito estufa. A carne de porco situa-se entre os dois.

Um futuro em que o consumo de carne é sustentável e equilibrado entre os países exigiria grandes mudanças. Isso significaria não apenas uma mudança nos tipos de carne que comemos, mas também na quantidade de carne que comemos.

Essencialmente, a carne teria que se tornar cada vez mais um "luxo".

Adaptado

https://g1.globo.com/economia/agronegocios/2019/02/09/carne-na-alimentacao-quais-paises-lideram-o-ranking.ghtml

01- Pelas características predominantes do texto, assinale a alternativa que indica seu gênero textual.

a) Reportagem. b) Notícia. c) Crônica.

d) Texto prescritivo.

02- “(...) em que adeptos passam o primeiro dia útil da semana sem comer esse alimento (...).” 3º§.

Assinale a alternativa que corresponde ao significado do termo destacado na frase acima. a) Veganos.

b) Saudáveis. c) Partidários. d) Antagonistas.

03- “Embora o crescimento populacional seja um dos fatores, isso não explica por que a produção de carne quintuplicou.” 7º§.

A palavra sublinhada nesse período estabelece a seguinte relação de ideia: a) Concessão.

b) Causa. c) Conclusão. d) Explicação.

04- “É provável que isso se deva em parte a fatores culturais, incluindo não comer certos animais por motivos religiosos.” 15º§.

Por essa frase, pode-se considerar que o autor do texto revela uma posição de: a) Otimismo.

b) Ironia.

c) Determinação. d) Incerteza.

(5)

05- Um produtor rural irá fazer um canteiro retangular conforme figura abaixo. Utilizando as medidas, é correto afirmar que a área deste terreno será:

a) 60 m. b) 17 m². c) 60 m². d) 34 m.

06- A figura inscrita no cubo a seguir é um(a):

a) Prisma. b) Cone.

c) Pirâmide de base Quadrangular. d) Tetraedro.

07- Sobre unidades de medida, é correto afirmar que a unidade de medida de comprimento inglesa é o(a):

a) Jarda. b) Arroba. c) Hectare. d) Polegada.

08- É correto afirmar que 2 (duas) horas 24 (vinte e quatro) minutos e 36 (trinta e seis) segundos equivalem à:

a) 8674 s. b) 8676 s. c) 8566 s. d) 8664 s.

09- De acordo com o histórico do município de Guatambu - SC complete a lacuna abaixo e assinale a alternativa correta.

A história do município remonta os idos de 1910. "Segundo um registro do cartório de imóveis de Chapecó, instalou-se uma serraria no _______________ (hoje povoado pertencente a Guatambu) datado de 1911" (SILVA, 1998, p.21) e vários depoimentos orais comprovam a existência da comunidade desde o final do século XIX e os primeiros anos do século XX. (Fonte: https://www.guatambu.sc.gov.br).

(6)

a) Município. b) Rio Uruguai. c) Porto Chalana. d) Rio dos Índios.

10- Guatambu - SC em 1938, e é elevado à categoria de Vila, pertencente a Chapecó e era chamado de:

(Fonte: https://www.guatambu.sc.gov.br) a) Fazenda Faxinal do Tigre. b) Porto Chalana.

c) Pau Marfim. d) Lauro Müller.

Conhecimentos Específicos

11- Conforme o que dispõe o Código de Trânsito Brasileiro são verdadeiras as seguintes afirmações, exceto:

a) O CONTRAN pode autorizar, em caráter experimental e por período prefixado, a utilização de sinalização não prevista no Código de Trânsito Brasileiro.

b) O ciclista desmontado empurrando a bicicleta equipara-se ao pedestre em direitos e deveres.

c) A sinalização de trânsito tem a seguinte ordem de prevalência: as normas de circulação, em seguida as ordens dos agentes de trânsito e logo após, as indicações do semáforo.

d) Nos locais em que houver sinalização semafórica de controle de passagem será dada preferência aos pedestres que não tenham concluído a travessia, mesmo em caso de mudança do semáforo liberando a passagem dos veículos.

12- Das velocidades mínimas permitidas para os automóveis nas vias abertas à circulação de veículos automotores, estabelecida pelo Código de Trânsito Brasileiro, assinale àquela que não está correta:

a) Rodovias de pista simples – não pode ser inferior a 50km/h. b) Estradas – não pode ser inferior a 55 km/h.

c) Via de Trânsito Rápido – não pode ser inferior a 40 km/h. d) Vias coletoras – não pode ser inferior a 20 km/h.

13- É uma das competências dos Conselhos Estaduais de Trânsito: a) Julgar os recursos interpostos contra decisões das JARI.

b) Aplicar e arrecadar as multas impostas por infrações de trânsito.

c) Fiscalizar o nível de emissão de poluentes e ruído produzidos pelos veículos automotores ou pela sua carga.

d) Estudar e oferecer sugestões e embasamento técnico sobre assuntos específicos do trânsito estadual.

14- Ao aproximar-se de qualquer tipo de cruzamento, o condutor do veículo deve: a) Utilizar-se da atenção concentrada.

b) Conduzir de forma passiva, a fim de perceber possíveis riscos de acidentes. c) Certificar-se de que está na marcha apropriada.

(7)

15- A sinalização de advertência tem por finalidade alertar os usuários da via sobre condições potencialmente perigosas, indicando sua natureza. Dentre tantas, podemos citar:

a) Lombada.

b) Parada Obrigatória. c) Proibido Estacionar. d) Conserve-se à Direita.

16- Um cruzamento rodoferroviário é sinalizado pela seguinte placa de sinalização:

a)

b)

c)

d)

17- No caso de transferência de domicílio ou residência no mesmo Município, o proprietário do veículo deve comunicar o novo endereço num prazo de:

a) 15 dias. b) 30 dias. c) 45 dias. d) 60 dias.

18- Os candidatos à habilitação para conduzir um veículo automotor, podem habilitar-se nas categorias de A à E. Assinale a alternativa correta quanto à descrição dessas categorias:

a) Categoria D - condutor de veículo motorizado utilizado no transporte de passageiros, cuja lotação exceda a oito lugares, incluído o do motorista.

b) Categoria C - condutor de veículo motorizado utilizado em transporte de carga, cujo peso bruto total exceda a três mil e quinhentos quilogramas.

c) Categoria B - condutor de veículo motorizado, não abrangido pela categoria A, cujo peso bruto total não exceda a três mil e quinhentos quilogramas e cuja lotação não exceda a oito lugares, incluído o do motorista.

(8)

19- Dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência, implica em:

a) Apreensão do veículo.

b) Suspensão do direito de dirigir por 06 (seis) meses. c) Perda de 05 pontos na carteira.

d) Multa no valor de R$ 2.934,70 (dois mil novecentos e trinta e quatro reais e setenta centavos).

20- O condutor do veículo cometerá uma infração gravíssima de trânsito, se:

a) Deixar de sinalizar qualquer obstáculo à livre circulação, à segurança de veículo e pedestres, tanto no leito da via terrestre como na calçada, ou obstaculizar a via indevidamente.

b) Deixar de atualizar o cadastro de registro do veículo ou de habilitação do condutor. c) Quando o veículo estiver em movimento, eixar de manter acesa a luz baixa durante a

noite.

d) Dirigir o veículo transportando pessoas, animais ou volume à sua esquerda ou entre os braços e pernas.

21- No sistema elétrico de um veículo, uma das funções do alternador é: a) Acionar o volante do motor para dar início ao funcionamento do motor.

b) Entrar em contato com o volante, girando a árvore de manivelas até que ocorra combustão em um dos cilindros do motor.

c) Suprir a bateria com energia elétrica suficiente para partida do motor e iluminação do veículo.

d) Acumular energia elétrica suficiente para assegurar a partida do motor e iluminação do veículo.

22- O termo “4 tempos” de um motor, é em função de que o pistão é submetido a quatro fases distintas. Em qual dessas fases, a válvula de admissão se fecha, o pistão sobe comprimindo o ar no cilindro, aumentando a sua pressão e a sua temperatura?

a) 1º Tempo. b) 2º Tempo. c) 3º Tempo. d) 4º Tempo.

23- O motorista defensivo sabe que não tem nenhum domínio sobre as ações irrefletidas de outros condutores ou pedestres, nem sabe as condições do tempo nem das estradas, e então desenvolve várias práticas defensivas contra todos esses riscos. Um dos elementos da Direção Defensiva é:

a) Desenvolver a maestria, a velocidade e dirigibilidade nas relações no trânsito, para que se antecipar a eventuais perigos.

b) Ter uma atitude passiva nas situações de tensão e conflitos no trânsito, a fim de evitar transtornos e acidentes nas ruas.

c) Demonstrar interesse em progredir, pois oportunidades podem surgir e você poderá ser beneficiado caso se esforce.

d) Tomar a decisão certa, escolhendo a melhor alternativa para evitar e amenizar os efeitos de um acidente.

(9)

24- Chama-se de primeiros socorros, aquele tratamento dado de imediato por uma pessoa leiga, a um acidentado, antes da chegada do médico ou enfermeiro. Diante de um acidente com várias vítimas, a prioridade de atendimento é ao acidentado:

a) Em estado de choque. b) Com fratura exposta.

c) Com queimadura de 1º grau. d) Com hemorragia nasal.

25- A manutenção diária é realizada antes do turno de trabalho ou após o encerramento do expediente. Dentre os principais itens da manutenção diária que devem ser revisados, está:

a) A troca do filtro de óleo.

b) Verificar a pressão dos pneus. c) O nível de óleo do cárter.

d) A remoção de partículas sólidas acumuladas no interior do radiador.

26- Podem também serem conduzidos em via pública por condutor habilitado na categoria B os veículos:

a) O trator misto ou o equipamento automotor destinado à movimentação de cargas. b) O equipamento automotor destinado à construção e ou pavimentação.

c) Somente tratores de roda.

d) O trator de roda e os equipamentos automotores destinados a executar trabalhos agrícolas.

27- Assinale a alternativa que corresponde ao filtro de Ar do motor de um veículo.

a) .

(10)

c) .

d) .

28- A qualidade do trabalho em equipe reflete o grau de eficiência da organização. Dentre os fatores que prejudicam um bom relacionamento com os colegas de trabalho podemos assinalar:

a) Não confiar nas habilidades de seus colegas de trabalho.

b) Atender bem qualquer funcionário independente de sua posição hierárquica. c) Cumprimentar a todos com um sorriso natural e espontâneo.

d) Partilhar de suas ideias com seus colegas e superiores.

29- Um bom relacionamento humano no trabalho depende de boas relações interpessoais entre os colegas de trabalho que são decisivos para a construção de relacionamentos em nossa vida profissional. Para que boas relações profissionais se consolidem é essencial que:

a) Sempre usar um tom de voz mais alto com quem você solicita algo para legitimar sua autoridade.

b) Não alimente confiança e amizades, pois são preceitos dispensáveis em um ambiente profissional.

c) Cumprimentar a todos de forma gentil e cordial.

d) Se alguém lhe auxiliou com alguma dificuldade não é necessário exercitar a congratulação, pois é obrigação profissional de quem lhe ajudou.

30- Os processos de higiene no trabalho devem fazer parte da cultura da organização, do cotidiano, desenvolvendo hábitos saudáveis e responsáveis em cada indivíduo. Assim as atividades e técnicas de higiene têm como objetivo principal:

a) Deixar o ambiente de trabalho mais atraente esteticamente. b) Aumentar a rotatividade da mão de obra especializada. c) Contribuir com a sustentabilidade economizando água.

Referências

Documentos relacionados

Tabela 5: Valores de média e desvio padrão para o perfil de textura (TPA), obtidos para os embutidos fermentados de carne caprina usando animais de descarte com e sem uso de

Visto que a utilização de animais polinizadores é uma alternativa para o aumento da produção de algumas espécies vegetais, a associação destes animais com as plantações de

Segundo esse autor, o gesso agrícola aplicado, mesmo que na superfície do solo, promove a elevação dos teores de cálcio nos frutos, pois sendo mais solúvel em água que o

As Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) são uma opção que pode preencher esse espaço.. Algumas delas têm propriedades medicinais e seus compostos

Das 140 amostras de leite cru, queijo Minas Frescal e manipuladores coletadas, 66 (47,1%) foram positivas para Staphylococcus aureus e destas foram obtidos 77 isolados (Tabela 1)..

seguramente coisas certas, por isso, passem para cá as respostas que eu decoro).?. Perspetiva

Para inferir a personalidade de cada participante foram propostos dois diferentes testes: (1) o teste para a inferência de personalidade, baseado em questionários explícitos foi

É sobre esse último enfoque – os gestos didáticos – que este trabalho se debruça, mais especificamente, tomando como foco um dos gestos didáticos fundadores propostos