• Nenhum resultado encontrado

UNIFIP CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS SELEÇÃO RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL APS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIFIP CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS SELEÇÃO RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL APS"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

SELEÇÃO RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL APS Aluno:

Componente Curricular: PSICOLOGIA, SAÚDE COLETIVA Professor (es):

202002 Período: Turma: - Data:

SELEÇÃO RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL APS PSICOLOGIA 2021 CADERNO DE QUESTÕES 003

-1ª Questão

A Lei Orgânica da Saúde estabelece entre outros dispositivos os princípios doutrinários do SUS. Ao garantir a visita domiciliar mensal assistencial pelo profissional da equipe de Saúde da Família para uma pessoa acamada visando atender suas necessidades de saúde. Qual princípio doutrinário do SUS prevalece nesse exemplo?

a. Participação popular b. Descentralização c. Universalidade d. Integralidade e. Equidade

2ª Questão

A NOAS 01/01 enfatiza a proposta de ampliação da Atenção Básica objetivando definir responsabilidades e ações estratégicas as quais os municípios devem desenvolver. São elas, EXCETO:

a. Controle da Dengue b. Ações de Saúde Bucal c. Ações de Saúde da Mulher d. Controle da tuberculose e. Eliminação da Hanseníase

3ª Questão

A gerência de Vigilância em Saúde do município de Patos (Paraíba) identificou que em um bairro do município os casos de diabetes descompensados e obesidade reduziram ao longo de 2 anos. Considerando importante a informação, a Coordenação de Atenção Básica do município levantou os principais aspectos do modelo de atenção em saúde aplicado pela Equipe de Saúde da UBS daquele bairro. Observou-se que a equipe mantinha reuniões periódicas com compartilhamento de materiais científicos, relacionando as evidências com a prática cotidiana. A equipe reorganizava as informações de forma mais prática e repassava aos grupos de doenças crônicas também em reuniões periódicas com estratégias distintas (vídeos, encenação, gincanas, rodas de discussão). Além, de que a equipe priorizava a assistência centrada no paciente.

Diante das informações acima julgue as assertivas:

I. A equipe utilizava de ferramentas da educação em saúde para a população como estratégia de promoção à saúde, desta forma foi fortalecida a conscientização individual e coletiva de responsabilidades e de direitos à saúde.

II. A equipe utilizava ferramentas da educação permanente em saúde uma vez que havia uma periodicidade contínua nas reuniões entre os profissionais, cujo enfoque estava na resolução de problemas, de forma interprofissional e baseados em evidência científica.

III. A equipe estava integrada e participativa com a população em questão, por isso houve melhora dos quadros clínicos, e para tal, pode-se inferir que foi devido à uma gestão de mudança protagonizada pela equipe e pelos usuários. A alternativa CORRETA é: a. II e III b. Apenas a I c. Nenhuma d. I e II e. Todas

4ª Questão

000042410017d186e0109841b0aece3234f84aae37a2384 Página 1 de 15

(2)

“A evolução do campo da Saúde Coletiva no último século aponta na irreversível direção da complexidade, tanto em termos de produção do conhecimento como de intervenção de estilos de expressão das diferentes disciplinas incluídas no campo” (LUZ, 2009, p. 304). A interprofissionalidade é a prática profissional que mais se assemelha à visão sistêmica complexa, pois transcende a segregação teórico-prática e entende que uma assistência integral exige esse movimento de aproximação. Sobre as práticas interprofissionais as quais o psicólogo integra, assinale a alternativa correta.

LUZ, M.T. Complexidade do campo da Saúde Coletiva: multidisciplinaridade, interdisciplinaridade, e transdisciplinaridade de saberes e práticas-análise sócio-histórica de uma trajetória paradigmática. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 18, n. 2, jun. 2009. a. O psicólogo enfrenta o desafio de delimitar os espaços específicos da sua profissão, não permitindo que nenhum

outro profissional ultrapasse esses limites.

b. Divide tarefas e acompanha o desenvolvimento das ações de forma individualizada.

c. Identifica a explicação psicológica do fenômeno e a transmite para os demais profissionais, colocando a sua atuação como prioritária para o caso.

d. Caso seja o profissional de referência do caso, unifica os objetivos de todos os profissionais envolvidos, planeja ações e proporciona o diálogo entre os atores do processo.

e. Vai ser sempre o profissional de referência para o diálogo entre os usuários e a equipe.

5ª Questão

Desde 1970, a psicologia e as práticas em saúde mental têm tido importante papel no âmbito de assistência pública à saúde no Brasil, ajudando a construir uma alternativa ao modelo psiquiátrico hospitalocêntrico. Para tanto, tem sido direcionado esforços para ultrapassar o ideário individualista e adaptacionista que por muito tempo marcou a cultura profissional dos psicólogos brasileiros. Refletindo sobre esta trajetória, Moskovics e Machado (2019, p. 40) ressaltam que a implantação do Sistema Único de Saúde (SUS), em 1990, demarcou uma importante revisão de modelos epistemológicos e metodológicos, abordando saúde como uma questão integral, interdisciplinar, plural e coletiva. “A Atenção Primária à Saúde (APS) constitui a porta de entrada dos usuários ao SUS e caracteriza-se por um conjunto de ações no âmbito individual e coletivo, que abrangem a proteção, a recuperação e a promoção da saúde, assumindo seu cuidado integral e longitudinal”. A respeito da atuação do psicólogo na APS, assinale a alternativa correta.

MOSKOVICS, Jenny Milner; MACHADO, Pâmela de Freitas. Avaliação em Saúde Mental na Atenção Primária. In: HUTZ, Claudio Simon (org.). Avaliação Psicológica nos Contextos de Saúde e Hospitalar. Porto Alegre: Artmed, 2019.

a. O papel do psicólogo na elaboração do Projeto Terapêutico Singular e no apoio matricial é o de curador, apoiando-se no modelo de atuação clínico-assistencialista.

b. O psicólogo na APS deve focar sua atenção no atendimento ao indivíduo a partir de uma perspectiva curativa, com fins de assegurar seu espaço nas equipes de saúde devido aos resultados satisfatórios das suas terapêuticas.

c. Entre os profissionais da APS, é o psicólogo que pode tratar os usuários com sofrimento emocional/transtorno mental, valorizando o cuidado longitudinal e fortalecendo o vínculo com os usuários e suas famílias.

d. Considerando que atuação do psicólogo na APS valoriza o diálogo de aspectos intrapsíquicos do sujeito e aspectos sociais, as abordagens domiciliares em equipe e o apoio matricial configuram-se como importantes ferramentas de cuidado.

e. A atuação do psicólogo na APS se fundamenta em técnicas próprias da psicologia, que devem estar acima, em critério de importância, das dimensões culturais, históricas e políticas dos comportamentos.

6ª Questão

A Regionalização é uma diretriz do Sistema Único de Saúde e um eixo estruturante do Pacto de Gestão e deve orientar a descentralização das ações e serviços de saúde e os processos de negociação e pactuação entre os gestores. As regiões compostas por mais de um município, dentro de um mesmo estado é denominada:

a. Regiões Intraestaduais b. Regiões Intermunicipais c. Regiões Interestaduais d. Regiões Fronteiriças. e. Regiões Intramunicipais

(3)

O cuidado integral em saúde se dá, atualmente, a partir de um modelo de assistência que considera as dimensões biológicas, psicológicas e sociais. No que diz respeito à dimensão psicológica, a função da percepção na forma como nós vivenciamos determinada doença deve ser considerada pelo psicólogo. A percepção é um fenômeno que varia amplamente entre sujeitos e situações. Sobre esse processo psicológico básico, podemos afirmar:

a. É um estado mental subjetivo, associado a sentimentos e amplamente variável. b. É responsável pela codificação, armazenamento e recuperação das informações. c. É a resposta sensorial aos estímulos recebidos do meio de forma objetiva. d. Interpreta os estímulos recebidos do meio ambiente de forma subjetiva.

e. Compreende, forma conceitos e os organiza, associando dados e os transformando em informação.

8ª Questão

O psicólogo, como agente de transformação da realidade, possui vastas possibilidades de atuação. Quando se trata de educação em saúde, a educação permanente é valiosa e deve acontecer continuamente. Sobre as práticas de educação em saúde desenvolvidas pelo psicólogo, podemos citar:

a. Estimular a repetição de práticas de saúde tradicionais.

b. Desenvolver ações apenas junto aos usuários do serviço, protagonistas do seu processo de saúde.

c. Desenvolver intervenções baseadas em evidências científicas, contextualizadas à realidade na qual as mesmas acontecerão.

d. Construir práticas educativas baseadas na repetição das orientações dos profissionais de saúde sem maiores questionamentos.

e. Criar uma atmosfera de dependência entre psicólogo e equipe, para reafirmar a presença do profissional psicólogo.

9ª Questão

A Organização Mundial de Saúde (OMS) (2010) salienta que no atual contexto global “Para se tornar um bom profissional, não basta mais ser profissional, o profissional de saúde também precisa ser interprofissional” que corrobora com as Políticas de Reorientação da Formação em Saúde; com os Planos de Ação da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e OMS, com Política Nacional de Educação Permanente; com algumas Diretrizes Curriculares Nacionais e outras, haja vista às evidências que indicam que a Educação Interprofissional e as Práticas Colaborativas “otimizam os serviços de saúde, fortalecem o sistema e incitam melhorias de resultados na saúde”. Assim, o investimento intelectual nessas áreas, deve-se:

a. Diminuição de conflito e rotatividade entre os profissionais, bem como redução das taxas de erros médicos e de mortalidade.

b. Melhorias na assistência e segurança do paciente.

c. Melhorias de acesso, coordenação do cuidado e do uso dos recursos clínicos especializados. d. Todas alternativas estão corretas.

e. Diminuição do número de complicações de pacientes e de internações e as melhorias dos resultados na saúde de usuários com doenças crônicas.

10ª Questão

O manejo do trabalho com grupos operativos é essencial para o profissional psicólogo que atue em qualquer um dos níveis de atenção à saúde (primário, secundário ou terciário). O grupo operativo tem como principal objetivo realizar uma tarefa específica que tenha impacto direto na realidade do próprio grupo. Assinale a alternativa que exemplifica o trabalho de um grupo operativo.

a. Apresentação de tarefas previamente estabelecidas pelo facilitador que dividirá um grupo de pacientes diabéticos em grupos menores responsáveis, cada subgrupo, por apresentar parte da tarefa, finalizando o encontro.

b. Intervenções individuais focadas em cada um dos membros de um grupo de idosos.

c. Ações de educação em saúde que tenham como finalidade fortalecer vínculos entre gestantes e bebês em um grupo de pré-natal psicológico.

d. Levantamento dos objetivos individuais de cada um dos sujeitos que compõe um grupo de usuários do CAPS AD para cumprimento de metas.

e. Psicoterapia de grupo de abordagem psicanalítica voltada para pacientes hipertensos.

11ª Questão

(4)

A OMS definiu saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas como a ausência de doença ou enfermidade. Corroborando essa definição, entende-se que os contextos biológico, psicológico e sociológico influenciam diretamente na nossa saúde. Logo, fica claro que existe uma série de comportamentos que podem ter impactos positivos ou negativos à saúde, dependendo da sua intensidade e duração. Mediante o exposto, que relações se pode estabelecer entre saúde e comportamento?

a. A forma como você percebe doenças orgânicas, como o câncer, não influencia a forma como você o vivencia. b. A inexistência de uma rotina alimentar e de atividades físicas não interfere na sua saúde, desde que sua carga

genética seja favorável ao não surgimento de doenças.

c. O lugar onde você vive nada tem a ver com a forma como você se desenvolve, envelhece, adoece e morre. d. A alimentação nutricionalmente balanceada, a prática de exercícios físicos e a higiene do sono são

comportamentos que tem impactos positivos sobre a saúde.

e. A manutenção de uma rigorosa “rotina fitness” é um comportamento que sempre tem impacto positivo sobre a saúde.

12ª Questão

Dentro do arcabouço jurídico do SUS, qual dispositivo legal regulamenta o Controle Social por meio dos Conselhos de Saúde e das Conferências de Saúde.

a. Lei 8142 b. Lei dos MM c. NOAS2002 d. Lei 8080 e. NOB96

13ª Questão

Após exames solicitados pela ginecologista, uma mulher de 45 anos é diagnosticada com câncer de mama em estágio avançado e necessita de hospitalização para iniciar o tratamento. A paciente sai do consultório dizendo que vai organizar questões pessoais e não retorna para a internação. A equipe da APS é informada e uma visita domiciliar é feita. Na ocasião, residentes de psicologia que estavam na UBSF acompanharam a equipe e prestaram uma escuta qualificada. Sobre escuta qualificada, responda:

a. Se trata do ato de ouvir atentamente aquilo que o outro produz através da fala e pode ser oferecida por qualquer profissional da área da saúde.

b. Diz respeito a ouvir ativamente aquilo que o outro comunica, oferecendo soluções diante de todos os problemas e questionamentos apresentados.

c. É o instrumento psicológico mais elementar e se dá pela via da comunicação verbal entre terapeuta e cliente. d. A escuta é o ato de ouvir o outro, capturando institivamente os discursos mais significativos da fala do sujeito. e. Diz respeito ao ato de escutar tecnicamente o indivíduo na sua singularidade, captando informações relevantes

para planejamento terapêutico e prestação do cuidado integral.

14ª Questão

Há quase 10 anos atrás, segundo o Datasus, o SUS já produzia anualmente mais de um bilhão e seiscentos milhões de procedimentos ambulatoriais a atenção básica, 370 milhões de consultas médicas, mais de 11 milhões de internamentos hospitalares, mais de 1 milhão e novecentos mil partos, mais de 490 milhões de exames laboratoriais, mais de 13 milhões de ultrassonografias e mais de 136 milhões de doses aplicadas (LAVRAS, 2015). Acerca do dado acima jugue as assertiva abaixo:

I – O sistema de saúde é conceituado como um conjunto integrado de serviços e de ações voltado para dar respostas aos problemas de saúde, nesse sentido, é notório a partir dos dados acima, a importância do sistema de saúde brasileiro organizado em rede de atenção.

II – Infere-se também que os serviços acima descritos foram alcançados pois o SUS se organiza em uma ampla e diversificada rede de serviços de saúde sob a responsabilidade de municípios, estados e União.

III – os serviços acima descritos poderiam ser alcançados de forma autônoma e de forma não complementar entre municípios, estados e União.

A alternativa CORRETA é: a. Todas estão corretas b. Apenas a I

c. Apenas a III d. I e II e. II e III

(5)

Uma pessoa nunca adoece sozinha. Quando ela adoece, especialmente quando se trata de uma condição crônica, todos os membros do sistema familiar são afetados, em maior ou menor intensidade, por esse evento. Sendo assim, a doença crônica precisa ser compreendida como um novo membro dentro do sistema familiar. Para Carter e McGoldrick, e m As mudanças no ciclo de vida familiar: uma estrutura para a terapia familiar, são estratégias de cuidados psicológicos em saúde prestados aos sistemas familiares que vivenciam uma doença crônica:

CARTER, B. & MCGOLDRICK, M. As Mudanças no Ciclo de Vida Familiar. Porto Alegre, Artmed, 1995.

I. Deve-se partir da compreensão da tipologia psicossocial da doença.

II. É preciso também ajudar as famílias a desenvolver competências específicas para cada fase temporal da doença. III. Considerar que as forças centrípetas que atuam nos sistemas familiares afastam seus membros uns dos outros e da doença.

IV. Investigar a história transgeracional de doença, perda e crise, e cruzar os dados obtidos com a forma de viver a doença no contexto atual.

V. Identificar como os ciclos de vida da doença, do indivíduo e da família se entrelaçam. Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para cada sentença apresentada anteriormente.

a. V, V, F, V, V. b. F, V, F, V, F. c. F, V, F, V, V. d. V, V, V, V, V. e. V, V, V, V, F.

16ª Questão

As doenças cardiovasculares são as principais causas de morte no mundo, tornando-se desafio central para Saúde Coletiva. O Estudo de Framingham que avalia de forma prospectiva os desfechos das doenças cardiovasculares a partir dos riscos populacionais é um típico exemplo de:

a. Estudo de caso-controle b. Relatos de casos c. Estudo de coorte d. Série de casos e. Estudo tipo Survey

17ª Questão

A mortalidade infantil é um marcador sensível do desenvolvimento humano e da qualidade de vida da população. Qual período tem apresentado maior dificuldade em redução dos índices de mortalidade infantil no Brasil:

a. Pós-neonatal b. Neonatal precoce c. Entre cinco e nove anos d. Entre um e quatro anos e. Neonatal tardia

18ª Questão

Os modelos de gestão e assistência em saúde mental vem sofrendo profundas modificações desde a criação da Lei nº 10.216/2001. A instituição da Política Nacional de Saúde Mental e implementação da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) são fortes marcos desse processo que ainda tem muito a batalhar para a efetiva transformação do planejamento das ações em práticas cotidianas. Sobre a reforma psiquiátrica e a RAPS, assinale a alternativa correta.

a. As unidades básicas de saúde da família não estão devidamente preparadas para o acolhimento de pessoas com doença doenças mentais, tanto do ponto de vista estrutural quanto da equipe técnica.

b. As oficinas terapêuticas e trabalhos de arte desenvolvidos nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são recreativos e de grande importância para os usuários do serviço.

c. Tem como referência para o atendimento de urgências e emergências o SAMU e as UPAs, bem como hospitais gerais que ofereçam serviço de pronto socorro.

d. Os hospitais psiquiátricos são o principal equipamento para pronto atendimento em caso de urgência psiquiátrica. e. Por se tratar de um serviço especializado, a RAPS tem como equipamento de referência o Centros de Atenção

Psicossocial (CAPS) e outros serviços de saúde mental encontrados apenas na Atenção Secundária.

19ª Questão

(6)

É preciso lembrar: a morte é o último grande evento de nossas vidas e, distante de ser um evento médico, é antes, um acontecimento familiar. “A morte pertence à vida, como pertence o nascimento. O caminhar tanto está em levantar o pé como em pousá-lo no chão.” (Rabindranath Tagore, Pássaros errantes, CCXVII). Elizabeth Kubler-Ross apresenta essa passagem em um dos trechos do seu livro Sobre a morte e o morrer. Ela diz: “temos de examinar detalhadamente nossa posição diante da morte e do morrer, antes de nos sentarmos tranquilos e sem ansiedade ao lado de um paciente em fase terminal”. Com o objetivo de prestar assistência adequada a pacientes terminais e suas famílias, o psicólogo precisa:

ROSS, E. K. Sobre a Morte e o Morrer: o que os doentes terminais têm para ensinar a médicos, enfermeiras, religiosos e aos seus próprios parentes. 10. ed. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2017.

I. Estar disposto a falar sobre morte;

II. Se submeter a processo terapêutico para lidar com suas demandas relacionadas a morte e luto; III. Entender que o trabalho com pacientes terminais carece de experiência profissional prática; IV. Iniciar o encontro com a consciência de que o indivíduo pode morrer antes da próxima visita.

a. As alternativas I, II e III estão corretas. b. Nenhuma das alternativas está correta. c. As alternativas I, II, III e IV estão corretas. d. Apenas a alternativa II está correta. e. As alternativas I, II e IV estão corretas.

20ª Questão

“O Estado pode transferir ações para o setor privado ou agir em parceria com agentes sociais. Transforma-se, portanto, o antigo Estado centralizador da produção do bem público em um moderno Estado coprodutor, mas ainda na condição de responsável último por sua produção. Logo, a regulação pode ser vista como a influência deliberada e propriamente dita do Estado em qualquer área ou setor que influencie a sociedade”(VILARINS ET AL, 2012).

O recorte do texto em questão faz referência:

a. A regulação enquanto atividade exclusiva da vigilância sanitária.

b. A legitimidade que o SUS tem frente a possibilidade de fazer convenio com o setor privado, utilizando a regulação em saúde para monitorar essas parcerias.

c. A função da regulação atestar o funcionamento de serviços que não são conveniados e que são conveniados ao SUS.

d. A regulação, a qual tem papel multar o setor privado se ele não desempenhar adequadamente a prestação de serviço ao SUS.

e. Ao papel amplo da gestão, sob o qual os demais profissionais, tais quais médicos, não possuem papel de relevância no processo de regulação.

(7)

De acordo com o DSM-5: Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, “Um transtorno mental é uma síndrome caracterizada por perturbação clinicamente significativa na cognição, na regulação emocional ou no comportamento de um indivíduo que reflete uma disfunção nos processos psicológicos, biológicos ou de desenvolvimento subjacentes ao funcionamento mental” (2014, p. 62). Sobre os transtornos abordados no DSM-V, avalie as afirmações a seguir.

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION (APA). DSM-5: Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. Porto Alegre: Artmed, 2014.

I. O Transtorno do espectro Autista ou Transtorno de personalidade esquizoide caracteriza-se por déficits persistentes na comunicação social e na interação social em múltiplos contextos.

II. Transtorno voyeurista (espiar outras pessoas em atividades privadas) e transtorno exibicionista (expor os genitais) são exemplos de disfunções sexuais.

III. Um dos possíveis critérios diagnósticos do Transtorno por Uso de Álcool é que existe um desejo persistente ou esforços malsucedidos no sentido de reduzir ou controlar o uso de álcool presente por pelo menos trinta dias.

IV. O Transtorno da personalidade obsessivo-compulsiva é um padrão de preocupação com ordem, perfeccionismo e controle, enquanto o Transtorno da personalidade histriônica refere-se a um padrão de emocionalidade e busca de atenção em excesso.

V. Anorexia nervosa, bulimia nervosa e obesidade são exemplos de transtornos mentais alimentares, caracterizados por uma perturbação persistente na alimentação ou no comportamento relacionado à alimentação.

Está correto o que se afirma em: a. Apenas a IV.

b. I, III e V. c. II, IV e V.

d. Todas as alternativas estão erradas. e. IV e V.

22ª Questão

Os principais objetivos do processo de Programação Pactuada e Integrada - PPI, segundo a portaria GM/MS nº 1.020/02 são, EXCETO:

a. Consubstanciar as diretrizes de regionalização da assistência à saúde, mediante a adequação dos critérios de distribuição dos recursos, dando concretude à conformação de redes assistenciais regionalizadas e hierarquizadas.

b. Buscar a eqüidade de acesso da população brasileira às ações e serviços de saúde em todos os níveis de complexidade.

c. Definir os limites financeiros globais para assistência de todos os municípios, compostos por parcela destinada ao atendimento à população do próprio município, em seu território e pela parcela correspondente à programação das referências de outros municípios, de acordo com o previsto na NOAS/SUS 01/01.

d. Explicitar os recursos federais, estaduais e municipais, que compõem o montante de recursos do SUS destinados às ações e serviços de saúde.

e. Orientar a alocação de recursos financeiros federais de custeio da assistência à saúde pela lógica de atendimento às necessidades de saúde da população.

23ª Questão

O novo programa de financiamento do governo federal, denominado Previne Brasil, altera algumas formas de repasses financeiros entre os entes federativos brasileiros e estabelece algumas medidas. A proposta do programa tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado nas assertivas abaixo, exceto:

a. Pagamento por desempenho que considera os resultados alcançados em um conjunto de indicadores monitorados e avaliados no trabalho das equipes da APS.

b. O Programa Saúde na Hora viabiliza o custeio aos municípios e Distrito Federal para implantação do horário estendido de funcionamento das Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) em todo o território brasileiro.

c. Os incentivos para ações estratégicas de acordo com a necessidade de cada território que contemplam a implementação de programas, estratégias e ações que refletem na melhoria do cuidado na APS e na Rede de Atenção à Saúde.

d. Capitação ponderada, modelo de remuneração calculado com base no número de pessoas cadastradas sob responsabilidade das equipes de Saúde da Família ou equipes de Atenção Primária.

e. Pagamento por procedimento embasado no total de procedimentos realizados, desprovido de avaliação de desempenho.

(8)

A instância colegiada de Controle Social que se constitui como órgão colegiado, permanente e deliberativo, composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atuando na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, trata-se:

a. Apoio Institucional b. Conferência de saúde c. Ouvidoria

d. Todas as alternativas estão corretas e. Conselho de Saúde

25ª Questão

A Epidemiologia é uma ciência fundamental para o desenvolvimento de ações efetivas no campo da saúde. O conceito que mensura a quantidade de casos novos e antigos num determinado espaço geográfico e de tempo em uma população suscetível, refere-se ao conceito de:

a. Acurácia b. Prevalência c. Sensibilidade d. Incidência e. Especificidade

26ª Questão

A partir do século XX, registros dos termos multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade são encontrados em documentos históricos, na literatura científica internacional. Estabeleceu-se uma distinção conceitual baseada no grau de integração das interações entre as disciplinas, apresentados em diferentes níveis. As definições dizem respeito aos seguintes níveis, exceto:

a. Nível Interdisciplinar refere ao processo em que ocorre quando estudantes de duas ou mais profissões aprendem sobre os outros, com os outros e entre si para melhorar a prática colaborativa e a qualidade dos cuidados. b. Nível transdisciplinar, em que as relações entre as disciplinas ocorrem dentro de um sistema total sem limites

estáveis entre disciplinas.

c. Nível interdisciplinar não tem a pretensão de criar novas disciplinas, mas utilizar o conhecimento de várias disciplinas para contribuir com a resolução de problemas concretos ou para favorecer a compreensão de fenômenos sob vários pontos de vista”.

d. Nível multidisciplinar, caracterizado por fenômenos de empréstimo ou importação de informação de uma ciência para outra, sem causar alterações na disciplina original.

e. Nível interdisciplinar, existe, entre disciplinas ou entre "setores heterogêneos da mesma ciência", uma reciprocidade de trocas "de modo que haja em todo o enriquecimento mútuo".

27ª Questão

A população brasileira vem se transformando ao longo dos anos. Essa transformação, inicialmente sociodemográfica, ultrapassa esse contexto e indica o envelhecimento populacional, o aumento expressivo no número de doenças crônicas e o perfil de morbimortalidade. Diante desse cenário, a estruturação da atenção à saúde em redes de cuidado se apresenta como estratégia eficaz e é modelo em vários países do mundo. Assim estruturadas, as redes de atenção à saúde necessitam do profissional da psicologia na assistência, pois este é capaz de:

a. Conhecer estratégias para facilitar a relação médico-paciente, favorecendo a adesão terapêutica, como preconiza o modelo biomédico.

b. Atuar prioritariamente na gestão de programas institucionais em saúde.

c. Identificar lideranças na comunidade para serem os porta-vozes das práticas de saúde.

d. Identificar e utilizar aspectos psicossociais para facilitar a relação equipe-usuários, integrando equipe de saúde à comunidade.

(9)

A Cartilha de Avaliação Psicológica, do Conselho Federal de Psicologia, define avaliação psicológica como “um processo técnico e científico realizado com pessoas ou grupos de pessoas que, de acordo com cada área do conhecimento, requer metodologias específicas. Ela é dinâmica, e se constitui em fonte de informações de caráter explicativo sobre os fenômenos psicológicos, com a finalidade de subsidiar os trabalhos nos diferentes campos de atuação do psicólogo, dentre eles, saúde, educação, trabalho e outros setores em que ela se fizer necessária” (2013, p. 8-9). Considerando tal definição, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Cartilha avaliação psicológica. Brasília, 2013.

I. Avaliação psicológica e testagem psicológica são processos diferentes. Porque

II. Avaliação psicológica é um processo abrangente que integra informações provenientes de várias fontes, dentre elas, testes, entrevistas, observações, análise de documentos. Logo, a testagem psicológica pode ser considerada uma etapa da avaliação psicológica.

a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. b. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. d. As asserções I e II são proposições falsas.

e. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

29ª Questão

Um dos elementos que constitui as Redes de Atenção à Saúde (RASs) é a sua estrutura operacional, a qual é composta por cinco elementos, que vão desde a APS, passando pelos pontos de atenção secundários e terciários, seguindo até o sistema de governança. Indique nas alternativas abaixo quais das alternativas pertencem ao Sistema de Apoio e Sistema Logístico da estrutura operacional das RASs:

I- Sistema de Apoio II- Sistema Logístico

( ) Sistema de Assistência Farmacêutica ( ) Registro Eletrônico em Saúde

( ) Sistema de Acesso Regulado ( ) Teleassistência

( ) Sistema de Informação em Saúde Assinale a alternativa CORRETA:

a. II, I, II, II, I b. I, I, II, II, II c. II, II, I, I, I d. I, II, II, I, I e. I, I, I, I, I

30ª Questão

A Prática Colaborativa é um dos temas centrais na Educação Interprofissional, pois:

a. Está pautada no trabalho em conjunto que respeite os valores éticos dos membros, a partir da sustentação de relações de trabalho eficazes e saudáveis.

b. Ocorre a partir de abordagem participativa, colaborativa e coordenada que visam a tomada de decisões compartilhadas sobre questões sociais e de saúde em uma parceria que envolve equipes de profissionais de saúde e clientes.

c. Ocorrem quando profissionais de saúde de diferentes áreas prestam serviços com base na integralidade, envolvendo os pacientes, famílias, cuidadores e comunidades para atenção à saúde da mais alta qualidade em todos os níveis da rede de serviços e envolvem o trabalho clínico e não clínico relacionado à saúde.

d. Diz respeito à urgente necessidade de compartilhamento com os usuários dos diagnósticos e condutas em saúde, tanto individual quanto coletivamente, buscando sua participação e autonomia em seu projeto terapêutico. e. Está centrado no paciente/cliente/família como “uma parceria entre uma equipe de profissionais e o paciente que mantém o controle sobre seus cuidados e fornece acesso ao conhecimento e habilidades dos membros da equipe para chegar a uma abordagem realista, plano de cuidados de equipe compartilhada” e acesso aos recursos para alcançar o plano.

(10)

As evidências cinetíficas são de fundamental importância para o direcionamento e qualidade dos cuidados primários. A Organização Mundial da Saúde identificou mitos, enganos generalizados, e ideias equivocadas acerca das doenças crônicas (WORLD HEALTH ORGANIZATION, 2005).

Identifique nas alternativas abaixo mitos sobre as doenças crônicas: I. As doenças crônicas afetam principalmente os países de alta renda. II. As doenças crônicas afetam as pessoas de idade.

III. As doenças crônicas podem ser prevenidas.

IV. As doenças crônicas são resultados de estilos de vida não saudáveis.

V. Há um exagero no cuidado às doenças crônicas, pois há muitos que fuma e tem vida longeva. São MITOS: a. I, III e IV b. I, II, IV c. IV d. Todas as alternativas e. I e IV

32ª Questão

Após quase 50 anos de pesquisa, a Organização Mundial de Saúde (2010) e seus parceiros reconhecem evidências suficientes para mostrar que a Educação Interprofissional proporciona a prática colaborativa eficaz. A Educação Interprofissional, refere-se:

a. Portaria MS nº198 GM/MS/13 de fevereiro de 2004 que institui a Política Nacional de Educação Interprofissional para o SUS como estratégia para formação e desenvolvimento de trabalhadores do setor como estratégia de transformação das práticas de formação, atenção, gestão, formulação de políticas, participação popular e do controle social no setor saúde.

b. Ao esquema pedagógico de ensino-aprendizagem relacionado com o desenvolvimento das seguintes etapas: observação da realidade, identificação das variáveis do problema, teorização, propor hipóteses de solução e aplicação à realidade.

c. Abordagem prioritária que formalmente está sendo incorporada nas políticas de educação na saúde, tendo em vista que é considerada como estratégia potencial para fortalecimento do SUS que consiste em ocasiões onde membros ou estudantes de duas ou mais profissões aprendem juntos, de modo interativo, com a finalidade de valorizar a qualidade da atenção à saúde.

d. Estratégia pedagógica que contempla atividades que possui período definido para execução e utiliza, em sua maior parte, os pressupostos da metodologia de ensino tradicional com atividades educacionais que visam promover a aquisição sequencial e acumulativa de informações técnico-científicas.

e. Ao conceito que aponta para relações independentes entre diferentes práticas das categorias profissionais.

33ª Questão

A ciência baseada em evidência, fundamenta-se na qualidade dos estudos desenvolvidos em grupos populacionais. Que tipo de estudo tem natureza retrospectiva, pode ser usado em doenças raras e apresenta viés de memória.

a. Estudo caso-controle b. Estudo clínico randomizado c. Estudo tipo Survey

d. Estudo de coorte e. Estudo de prevalência

34ª Questão

Sistemas lógicos que organizam o funcionamento das Redes de Atenção à Saúde, articulando as situações demográficas e epidemiológicas, determinantes sociais e da saúde, com os componentes da rede e as intervenções sanitárias. (MENDES, 2012).

O texto acima refere-se ao conceito de: a. Sistema de Informação em Saúde b. Modelos de Atenção à Saúde

c. Vigilância sanitária e vigilância epidemiológica d. Vigilância em Saúde

(11)

No hospital, o sujeito hospitalizado sofre um processo chamado de despersonalização: “Deixa de ter o seu próprio nome e passa a ser um número de leito ou então alguém portador de uma determinada patologia. O estigma de doente — paciente até mesmo no sentido de sua própria passividade frente aos novos fatos e perspectivas existenciais — irá fazer com que exista a necessidade premente de uma total reformulação até mesmo de seus valores e conceitos de homem, mundo e relação interpessoal em suas formas conhecidas. Deixa de ter significado próprio para significar a partir de diagnósticos realizados sobre sua patologia” (ANGEREMI-CAMON, 1994, p. 16). Nesse cenário, possíveis atuações da psicologia hospitalar versam sobre:

ANGEREMI-CAMON, V. A. Psicologia Hospitalar: Teoria e Prática. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 1994.

a. Um trabalho de humanização particular para cada indivíduo, seus acompanhantes e familiares e para a própria equipe que presta assistência em saúde.

b. Um trabalho de reflexão que envolva apenas a equipe de saúde. c. Intervenções curativas, focando na reabilitação orgânica do paciente.

d. O restabelecimento da humanidade dos sujeitos, ceifada pela condição de hospitalização, independente das consequências orgânicas.

e. O acolhimento das demandas dos usuários diretos (pessoas hospitalizadas) e apenas deles.

36ª Questão

Considerando que os cidadãos têm direito ao acesso às ações e aos serviços de promoção, proteção e recuperação da saúde ofertados pelo Sistema Único de Saúde estão inclusos abaixo, EXCETO:

a. O encaminhamento à Atenção Especializada e Hospitalar será estabelecido em função da necessidade de saúde e indicação clínica, levando-se em conta critérios de vulnerabilidade e risco com apoio de centrais de regulação ou outros mecanismos que facilitem o acesso a serviços de retaguarda.

b. Quando houver limitação circunstancial na capacidade de atendimento do serviço de saúde, fica sob responsabilidade do gestor municipal a pronta resolução das condições para o acolhimento e devido encaminhamento do usuário do SUS, devendo ser prestadas informações claras ao usuário sobre os critérios de priorização do acesso na localidade por ora indisponível. A prioridade deve ser baseada em critérios de vulnerabilidade clínica e social, sem qualquer tipo de discriminação ou privilégio.

c. O acesso se dará prioritariamente pelos Serviços de Saúde da Atenção Básica próximos ao local de moradia. d. Nas situações de urgência/emergência, o atendimento se dará de forma incondicional, em qualquer unidade do

sistema.

e. Em caso de risco de vida ou lesão grave, deverá ser assegurada a remoção do usuário em condições seguras, que não implique maiores danos, para um estabelecimento de saúde com capacidade para recebe-lo.

37ª Questão

O controle social, possuindo representação de diferentes segmentos da sociedade civil, compõe uma diretriz do Sistema Único de Saúde (SUS) que garante a participação da sociedade nas questões relacionadas à saúde em todas as esferas de governo. Essa participação se faz conforme a:

a. Lei 141/91 na gestão dos recursos humanos.

b. Lei 141/91 na gestão dos valores mínimos que devem ser aplicados anualmente pela união, pelos Estados, pelo Distrito Federal e pelos municípios em serviços públicos.

c. Lei 8.142/90 com a participação nas Conferências de Saúde nacionais e Conselhos de Saúde. d. Lei 8.142/90 com a participação nas Conferências de Saúde em todas as esferas de governo.

e. Lei 8.142/90 nos conselhos de Assistência Social, Conselhos da Criança e adolescentes e nos Conselhos de Saúde

38ª Questão

Anualmente o Brasil apresenta cerca de um milhão de mortes por diversas causas, considerando as mortes em todas as faixas etárias. Nessa perspectiva, qual a maior causa de morte na população brasileira nos últimos dez anos?

a. Doenças Infecciosas b. Doenças Cardiovasculares c. Doenças Oncológicas d. Causas Externas e. Malformações congênitas

39ª Questão

000042410017d186e0109841b0aece3234f84aae37a2384 Página 11 de 15

(12)

O SUS é um sistema de saúde que tem por objetivo atender às necessidades de saúde da população brasileira. Porém, este sistema tem tido muitos desafios. Avalie as assertivas abaixo e identifique desafio(s) e problema(s) que o SUS enfrenta:

I. Desequilíbrio entre as questões epidemiológicas e sociais – transição demográfica, epidemiológica, nutricional – e as questões de inovação e incorporação de novas tecnologias.

II. Função resolutiva de assistir 85% dos problemas de saúde mais comuns por meio da Atenção Primária à Saúde (APS).

III. A APS com função coordenadora dos fluxos e contrafluxos de pessoas, produtos e informações nas rede. Identifique a alternativa CORRETA:

a. As alternativas II e III são desafios e a I é um problema. b. A alternativa I e III são problemas e a II é um desafio. c. Todas as alternativas são desafios.

d. As alternativas I e III são desafios e a II é um problema. e. Todas as alternativas são problemas.

40ª Questão

A cartilha Saúde mental e atenção Psicossocial na Pandemia COVID-19 destaca a importância dos profissionais da atenção psicossocial frente à pandemia que estamos atravessando. Sobre as possibilidades de atuação do psicólogo nesse contexto, avalie as alternativas a seguir:

MINISTÉRIO DA SAÚDE/FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. Saúde Mental e Atenção psicossocial na pandemia COVID-19: Recomendações aos psicólogos para o atendimento on-line. Brasília: 2020.

I. O atendimento remoto na pandemia COVID-19 não é recomendável, visto que só é possível distinguir reações psicológicas esperadas desse tipo de evento e indicadores de risco em atendimentos presenciais.

II. A saúde mental e o bem-estar dos trabalhadores da linha de frente devem ser reconhecidos e apoiados, a exceção do psicólogo que foi treinado para escuta qualificada em situações emergenciais sem se deixar abalar.

III. A atuação do psicólogo visa prioritariamente a promoção do bem-estar psicossocial e redução do estresse agudo, além de possibilitar apoio e cuidado.

IV. O cuidado especializado permite a estabilização emocional emergencial, visando diminuir as chances de ocorrência de transtornos psicopatológicos a médio e longo prazos.

V. É recomendável que o psicólogo realize a adaptação de técnicas terapêuticas presenciais baseadas em evidências científicas para as situações em que o atendimento remoto seja necessário, como por exemplo técnicas de manejo de estresse.

Está correto o que se afirma em: a. III e IV.

b. II e V. c. III e V. d. III, IV e V. e. I, IV e V.

(13)

O código de ética do psicólogo em seu Artigo 1º versa sobre os deveres fundamentais desse profissional e traz a seguinte diretriz: “Informar, a quem de direito, os resultados decorrentes da prestação de serviços psicológicos, transmitindo somente o que for necessário para a tomada de decisões que afetem o usuário ou beneficiário”. No contexto da assistência aos equipamentos da saúde pública, a evolução do acompanhamento em prontuários comuns a todos os profissionais é uma prática bastante comum. Diante disso, o psicólogo precisa ter sempre o cuidado do que está sendo registrado, lembrando que o prontuário é de acesso a todos os profissionais e até mesmo ao próprio paciente. Sobre essa prática, assinale a alternativa correta.

Conselho Federal de Psicologia. Código de Ética Profissional do Psicólogo. Brasília, 2005.

a. Tal prática deve ser denunciada ao conselho de psicologia responsável pela região onde a mesma ocorre.

b. Diante da impossibilidade de registro no prontuário do serviço, o psicólogo deve criar um arquivo de evolução separado, que ficará sob sua tutela, em ambiente doméstico.

c. Trata-se de uma falha ética e o psicólogo deve se negar a fazer esses registros.

d. No prontuário deve ser escrito apenas o que for necessário para direcionamento das condutas da equipe para cada usuário.

e. Tudo que o paciente relata é necessário para elaboração da conduta da equipe, portanto, tudo deve ser registrado.

42ª Questão

Os níveis de evidência dos estudos para tratamento e prevenção são hierarquizados de acordo com o grau de confiança dos estudos que estão relacionados à qualidade metodológica dos mesmos. A determinação dos níveis de evidência científica dos estudos clínicos é uma tarefa fundamental para a escolha de condutas baseadas nas melhores evidências científicas. Qual das assertivas abaixo determina o maior nível de evidência científica?

a. Estudo de revisão sistemática b. Ensaio clínico randomizado c. Estudo de prevalência d. Estudo caso-controle e. Estudo de coorte

43ª Questão

Na perspectiva da valorização da Saúde Pública, a proposta é que o SUS se movimente, implicando toda sociedade brasileira, para a conquista das metas desafiadoras que o país assumiu com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e eles foram colocados de forma orientar as políticas nacionais e as atividades de cooperação internacional atualizando os Objetivos do Milênio. (OPAS, 2018). Está apresentado nos dezessete desafios da Saúde Pública para próxima década, segundo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (2013-2015), entre eles:

a. Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar em todas as idades. b. Erradicação da pobreza e fome.

c. Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

d. Todas as alternativas estão corretas.

e. Promover o crescimento econômico, inclusivo e sustentável, emprego pleno e trabalho decente para todos.

44ª Questão

Em dezembro de 2020 o Brasil contava com mais de 180 mil mortes por Covid-19. A pandemia do novo coronavírus escancarou para o mundo um assunto tabu que tende a ser evitado desde os primórdios da humanidade, a morte. As mortes pandêmicas se apresentam sem os rituais de luto costumeiros, potencializando a existência dos “terceirizados profissionais da morte”. É especialmente recomendado ao psicólogo nesse contexto:

a. Oferecer uma perspectiva religiosa para o enfrentamento do luto.

b. Ignorar os sintomas e estresse paralelos e focar no luto, pois é a demanda principal.

c. Utilizar eufemismos ao se comunicar com a família, com o objetivo de atenuar a dor pela morte.

d. Seguir sempre o mesmo roteiro de intervenção, independente da função do falecido dentro do sistema familiar. e. Reconhecer e ajudar a família a utilizar novos rituais, costumes e estilos para lidar com a morte.

45ª Questão

(14)

A criança precisa experimentar estímulos adequados à cada fase do desenvolvimento vivenciada. O desenvolvimento motor, fisiológico, é sempre base para o desenvolvimento psicológico, acontecendo de forma coordenada. É essencial que o psicólogo conheça as características desenvolvimentais de cada uma dessas fases para adequar as suas intervenções à criança assistida. Baseando-se nos estágios de desenvolvimento propostos por Piaget, são intervenções possíveis ao psicólogo que acompanha uma criança que vive a fase sensória-motora:

a. Jogos de tabuleiros, com o objetivo de estimular na criança o conceito de regras.

b. Contação de histórias de “faz de conta”, com o objetivo de estimular a formação de imagens mentais.

c. Jogos de conservação, com o objetivo de estimular a distinção entre valores, quantidades e noções de conservação.

d. Brincadeiras de deixar objetos caírem, com o objetivo de estimular a consciência de que seus movimentos geram um impacto no mundo.

e. Jogos de estratégia, com o objetivo de estimular o pensamento abstrato.

46ª Questão

Em seu livro Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais, Dalgalarrondo (2019, p. 27) define Psicopatologia como sendo, em seu sentido mais amplo, “o conjunto de conhecimentos referentes ao adoecimento mental do ser humano. É um conhecimento que se esforça por ser sistemático, elucidativo e desmistificante”. Assim, como conhecimento que visa ser científico, a Psicopatologia:

DALGALARRONDO, Paulo. Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2019.

a. Iguala-se à neurologia das funções corticais superiores, já que se trata de uma ciência natural dos fenômenos referentes às zonas associativas do cérebro lesado.

b. Busca observar, identificar e compreender os vários elementos do transtorno mental, posto que o conhecimento produzido pela área está resguardado de críticas e reformulações.

c. Opõe-se ao saber clínico, visto que este fundamenta a prática profissional a partir de intuição.

d. Inclui uma multiplicidade de abordagens e referenciais teóricos, o que requer debate constante e aprofundado, no qual não há uma teoria ou perspectiva absolutamente hegemônica.

e. Deve incluir critérios de valor e julgamentos morais sobre aquilo que se estuda, a fim de garantir um conhecimento atrelado ao contexto cultural.

47ª Questão

A Norma Operacional Básica do SUS (NOB/SUS96) teve um papel crucial no financiamento de Políticas Indutoras da Estratégia Saúde da Família, pelo incentivo de Políticas Públicas de fortalecimento da Atenção Primária à Saúde. Qual dispositivo criou financiamento específico para municípios que aderissem à Estratégia Saúde da Família?

a. Pacto pela Saúde b. PAB fixo

c. Pacto pela Gestão d. PAB variável

e. Transferência fundo a fundo

48ª Questão

O Brasil tem envelhecido rapidamente, o que impõe aos sistemas de saúde o desafio da integralidade, tanto na perspectiva de articular ações de promoção à saúde, preventivas e curativas, como na adoção de uma visão holística do ser humano. Quanto à atenção a saúde do idoso no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS) e o papel do psicólogo, assinale a alternativa correta:

a. O atendimento ao idoso pelo psicólogo na APS deve ser fundamentado na lógica queixa-conduta.

b. O psicólogo deve privilegiar o diagnóstico e o tratamento de doenças nos idosos, por ser considerado grupo de risco para doenças como depressão e infecções virais.

c. Ao serem recebidos nas Unidades Básicas de Saúde da Família, os idosos devem ser encaminhados aos hospitais, que contam com recursos mais apropriados para o atendimento das diversas demandas que acometem essa faixa etária.

d. Sem considerar o quão autônomo e independente for o idoso, o conceito de saúde para esta faixa etária se traduz pela presença ou ausência de doença orgânica. Por isso, cabe ao psicólogo rastreio constante dos transtornos psicológicos mais frequentes em idosos.

e. O cuidado multidimensional ao idoso é um processo global e amplo que envolve o idoso, a família e a comunidade, olhando para as várias formas de produção de saúde e vida do território e ajudando a promover a preservação da funcionalidade, sempre quando possível, e da qualidade de vida do idoso.

(15)

A Constituição de 1988, chamada Constituição Cidadã, foi um avanço civilizatório na história brasileira quando incorporou mudanças no papel do Estado e criou novas relações entre as diferentes esferas de governo, ressaltando o entendimento da saúde como “direito de todos e dever do Estado”. Qual artigo regulamenta esse entendimento de saúde de acesso universal e igualitário?

a. Art. 199 b. Art. 200 c. Art. 197 d. Art. 196 e. Art. 198

50ª Questão

Acerca das Redes de Atenção à Saúde (RASs) avalie as afirmativas abaixo:

Redes de Atenção à Saúde bem estruturadas e otimizadas podem melhorar a qualidade da atenção em saúde, de vida da população, trazendo inclusive eficiência na utilização dos recursos.

PORQUE,

São organizações poliárquicas de conjuntos de serviços em saúde articulados e vinculados que permitem ofertar uma atenção contínua e integral a determinda população.

a. A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.

b. As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira. c. A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.

d. Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.

e. As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

(16)
(17)

CURSO DE SELEÇÃO RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL APS Aluno:

Componente Curricular: Psicologia e Saúde coletiva Professor (es):

Semestre: 202002 Período: Turma: Data:

SELEÇÃO RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL APS PSICOLOGIA 2021

GABARITO DE PROVA (RESUMIDO) PROVA 04241 - CADERNO 003 Questão Resposta 1ª questão (E) 2ª questão (A) 3ª questão (E) 4ª questão (D) 5ª questão (D) 6ª questão (A) 7ª questão (D) 8ª questão (C) 9ª questão (D) 10ª questão (C) 11ª questão (D) 12ª questão (A) 13ª questão (E) 14ª questão (D) 15ª questão (A) 16ª questão (C) 17ª questão (B) 18ª questão (C) 19ª questão (C) 20ª questão (B) 21ª questão (A) 22ª questão (C) 23ª questão (E) 24ª questão (E) 25ª questão (B) 26ª questão (A) 27ª questão (D) 28ª questão (C) 29ª questão (D) 30ª questão (C) 31ª questão (B) 32ª questão (C) 33ª questão (A) 000042.410016.5e06f1.e881fa.352b6f.9d29a8.1d3bc9.7f1c1 Pgina 1 de 2

(18)

34ª questão (B) 35ª questão (A) 36ª questão (B) 37ª questão (C) 38ª questão (B) 39ª questão (A) 40ª questão (D) 41ª questão (D) 42ª questão (A) 43ª questão (D) 44ª questão (E) 45ª questão (D) 46ª questão (D) 47ª questão (D) 48ª questão (E) 49ª questão (D) 50ª questão (B) Questão Resposta

Referências

Documentos relacionados

uso específico ..... que

serviços referidos no subitem 4.2.5 obedecerá ao Quadro II, anexo, considerando-se como número de empregados o somatório dos empregados existentes no estabelecimento que

A Escola Senai de Valinhos iniciou atividades em 1º de agosto de 1976 como Unidade de Formação Profissional mantida em convênio com a Prefeitura do Município de Valinhos.. Nestes

Essa questão pode ser aprofundada. Acredito que a súmula vinculante não virá em detrimento da independência do Juiz, mas em favor daquele que precisa de justiça, o

Acção de formação, específica, leccionada pela Parque Expo na área da Direcção.. Geral

As Janelas de Infravermelho e a Câmera Térmica AX8 são soluções ideais para encontrar falhas em painéis elétricos.. Se você escolher uma Janela de Infravermelho, terá uma

Discussão e Harmonização IPAC participa desde 2005 Avaliações pelos pares inicial e. periódica Enquadramento comunitário 20 An os EM AS Site EMAS na CE

Com a Aero Stand posicionada para operação, gire os pés de nivelamento, conforme necessário, para garantir que a bancada fique nivelada. Garanta que os eixos dos pés de