• Nenhum resultado encontrado

PEREGRINAÇÃO 13 DE JUNHO, JULHO, AGOSTO, SETEMBRO 2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PEREGRINAÇÃO 13 DE JUNHO, JULHO, AGOSTO, SETEMBRO 2016"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

PEREGRINAÇÃO 13 DE JUNHO,

JULHO, AGOSTO, SETEMBRO 2016

9 Noites, 10 Dias, 11 Cidades

Incluindo:

Lisboa / Fátima / Alcobaça / Nazaré / Coimbra / Óbidos /

Bombarral / Cascais / Sintra / Tomar / Batalha

A pensar na Família, A pensar nos amigos.

9 Noites em Alojamento, 9 Cafés da Manhã, 6 Almoços, 9 Jantares

(2)

1º DIA

Seja bem-vindo a Portugal

No aeroporto encontrará um representante da nossa agência para lhe desejar boas vindas e prestar todo o auxílio necessário. De seguida, partiremos para o nosso hotel em Fátima onde disfrutaremos de um delicioso almoço de boas vindas. Após o almoço, teremos a tarde livre.

Jantaremos no hotel e depois partiremos para a PROCISSÃO DAS VELAS, pequeno percurso, efec-tuado pela Virgem de Fátima, acompanhado de peregrinos segurando velas acesas e entoando cânticos de louvor.

Hospedagem no Hotel.

2º DIA

Fátima/Alcobaça e Nazaré

Café da manhã e almoço servido no hotel.

Pela manhã percorreremos a Via Sacra - um dos percursos mais populares de Fátima, que conduz os peregrinos pelas 14 capelas que representam as diferentes estações da Paixão de Cristo. Depois seguiremos para a Casa dos Pastorinhos. A seguir ao almoço, partiremos para Alcobaça. Visitaremos o imponente Mosteiro de Alcobaça, primeira obra plenamente gótica erguida em solo português. Classificado como Património da Humanidade pela UNESCO e como Monumento Nacional, foi eleito como uma das sete maravilhas de Portugal. Continuaremos e nosso próximo destino será uma linda e pacata vila de pescadores chamada Nazaré. Conhecida pelas belas praias, famosa pelas grandes ondas, nazaré é um dos preferidos destinos turísticos do País (em Nazaré, passaremos por vários pontos de interesse).

Hospedagem e jantar no hotel.

3º DIA

Lisboa

Após o café da manhã, saída de Fátima em direção a linda cidade de Lisboa. Inclui visita ao Parque Eduardo VII, Praça Marques de Pombal, Avenida da Liberdade, Praça dos Restauradores, Praça do Comercio, Baixa Pombalina, Rua Augusta e Praça do Comércio.

** Tempo livre para almoço.

Retornaremos nossa visita, desta vez em direção a Belém. Lá visitaremos o lindo Mosteiro dos Jerónimos, construído no século XVI, ponto culminante da arquitetura manuelina, classificando como Monumento Nacional desde 1907 e como Patrimônio mundial da UNESCO desde 1983, a Torre de Belém, um do monumentos mais expressivos da cidade de Lisboa, o Padrão dos Descobrimentos, monumento construído em 1960, no local onde partiram as caravelas de Pedro Álvares Cabral e Vasco da Gama rumo aos descobrimentos.

Em 2007 foi eleito uma das sete maravilhas de Portugal, Aqui poderão apreciar os deliciosos Pastéis de Belém. Hospedagem e jantar no hotel

4º DIA

Conimbriga/Coimbra

Café da manhã no hotel. Manhã livre!

Sugerimos uma visita ao Museu de Cristo (Fátima), onde poderão ver alguns dos momentos mais importantes da vida de Cristo, retratados em 210 figuras em cera que estão distribuídas por 33 cenários, os quais representam os anos que Jesus viveu.

Pela tarde saímos para visitar as Ruinas de Conimbriga, que é uma das maiores povoações romanas de que há vestígios em Portugal. Classificada Monumento Nacional, Conímbriga foi à época da

Invasão romana da Península Ibérica a principal cidade do Convento Escalabitano, província romana da Lusitânia.

Continuação para Coimbra, cidade de ruas estreitas, pátios, escadinhas e arcos medievais, Coimbra é sem dúvida uma das cidades mais bonitas de Portugal.

Marcada pela universidade, a primeira da Portugal (criada em 1290) e uma das mais antigas da Europa, a cidade desenvolveu-se em duas frentes: a cidade alta, designada por Alta ou Almedina, onde viviam os aristocratas, os clérigos e, mais tarde, os estudantes; e a Baixa, do comércio, do artesanato e dos bairros ribeirinhos populares. Visitaremos o Arco da Almedina, Sá Velha e Sá Nova e é claro, a Universidade de Coimbra.

A caminho do hotel visitaremos uma adega. Hospedagem e jantar no hotel

5º DIA

Óbidos / Bombarral.

Após o café da manhã, saída em direção a belíssima Cidadela de Óbidos onde teremos a oportuni-dade de visitar seus principais pontos turísticos (Castelo, igrejas, capelas, lojinhas e todo o casario típico de Óbidos, com seus detalhes em azul e amarelo) e provar um dos deliciosos Licores de Óbidos, carinhosamente chamado de "ginjinha" por muito dos seus apreciadores.

** Tempo livre para almoço.

Próxima paragem, Quinta dos Loridos, Bombarral. Onde se encontra o maior jardim oriental da Europa, o impressionante Buddha Eden. Com cerca de 35 hectares, o jardim surge em resposta à destruição dos Budas Gigantes de Bamyan, naquele que foi um dos maiores actos de barbárie cultural, apagando da memória obras-primas do período tardio da Arte de Gandhara.

Hospedagem e jantar no hotel.

6º DIA

Cascais/Sintra

Café da manhã no hotel, saída de Fátima em direção a Cascais, onde faremos uma rápida visita ao centro histórico de Cascais, continuação da viajem para Boca do Inferno, uma espécie de caverna, que combina a sua beleza natural com o mar revolto.

**Tempo livre para almoço

Após o almoço conheceremos Sintra e seus palácios. Visita ao Palácio da Pena e tempo livre para desfrutar da fantástica vila.

Aproveite para explorar as lojas de artesanato e não deixe de provar os travesseiros e as queijadas, os ícones da doçaria de Sintra.

Hospedagem e jantar no hotel.

7º DIA

Tomar/ Pia do Urso/ Grutas da Moeda e Batalha o almoço e um breve descanso.

Depois do almoço seguimos para Batalha, a caminho passaremos em Pia do Urso, uma aldeia típica serrana, cujas habitações em pedra e madeira, integram-se na paisagem deslumbrante da serra de S. Mamede. A poucos quilómetros faremos outra paragem, desta vez na Gruta das Moedas, onde poderão desfrutar da linda paisagem e conhecerem um pouco de sua lenda.

Finalizaremos nosso dia visitando uma das mais belas obras da arquitetura portuguesa, no Mosteiro de Santa Maria da Vitória mais conhecido como Mosteiro Da Batalha. Erguido pelo rei D. João I, em agradecimento pela vitória em Aljubarrota, batalha que lhe assegurou o trono e garantiu a inde-pendência de Portugal.

Hospedagem e jantar no hotel

8º DIA

Fátima

Primeiro dia de Peregrinação MISSAS, em português:

07:30,09:00, 11:00 e 12:30.

07:30 - VIA-SACRA, aos Valinhos, partindo da Capelinha das Aparições e terminando na Capela do Calvário Húngaro, com a Eucaristia. (Pedimos aos grupos que se abstenham de fazer via-sacra própria, entre as 07h30 e as 09h00, para não perturbar a oficial).

MISSAS em línguas, na Capelinha das Aparições:

07:30 - Deutsch (Alemão). 08:30 - English (Inglês). 09:30 - Français (Francês). 10:30 - Español (Espanhol). 11:30 - Nederlands (Neerlandês). 12:30 - Italiano (Italiano). 13:30 - Po Polsku (Polaco).

16:30 - MISSA com a participação dos doentes, em maio, no Recinto de Oração;

17:30 - PROCISSÃO EUCARÍSTICA

18:30 - INÍCIO OFICIAL DA PEREGRINAÇÃO, na Capelinha das Aparições.

21:30 - Bênção solene das velas e ROSÁRIO, na Capelinha das Aparições, e PROCISSÃO DAS VELAS.

22:30 - EUCARISTIA, no Recinto de Oração. *** Café da manhã, almoço e jantar no hotel

9º DIA

Fátima

Noite de Vigília 00:00 às 02:00 - Adoração Eucarística 02:00 às 03:30 - Via-sacra. 03:30 às 04:30 - Celebração Mariana. 04:30 às 05:30 - Missa.

05:30 às 07:00 - Adoração com Laudes do SS.mo Sacramento.

07:00 - PROCISSÃO EUCARÍSTICA.

09:00 - ROSÁRIO, na Capelinha das Aparições.

10:00 - PROCISSÃO, EUCARISTIA, BÊNÇÃO DOS DOENTES, CONSAGRAÇÃO E ADEUS. Almoço no Hotel

Tarde livre

Horário da Capela do Lausperene nos dias 12 e 13 de Maio a Outubro

Nas noites de 12 para 13 entre os meses de Maio a Outubro fecha-se a Capela do Santíssimo Sacra-mento/Capela do Lausperene. O objetivo é a valorização da vigília noturna da peregrinação aniversária, na noite do dia 12, e para evitar a dispersão dos peregrinos. Assim, nos dias 12 de Maio a Outubro, a Capela do Santíssimo Sacramento fecha às 21:30, pelos motivos apontados, e por ser esta a hora em que efetivamente tem início a vigília, com a recitação do Rosário na Capelinha das Aparições.

No dia 13 a reabertura da Capela, localizada na Galilé dos Apóstolos S. Pedro e S. Paulo, na Basílica da Santíssima Trindade, é feita às 07:00.

*** Café da manhã, almoço e jantar no hotel

10º DIA

Partida de Lisboa

Café da manhã no hotel. Transfer para o aeroporto.

FIM DA VIAGEM!

Nota:

- O Alojamento e as refeições referidas no roteiro, serão efectuadas no Hotel Virgem Maria em Fátima.

Serviços inclusos

• 9 Cafés da manhã, 6 almoços e 9 Jantares (no hotel); • Circuito em vans, mini bus ou ônibus de turismo; • Transfer de chegada e saída;

• Estadia em quartos duplos nos hotéis mencionados; • Taxas hoteleiras e de serviço;

• Acompanhamento durante todo o circuito;

• Visitas as Cidades e Locais mencionadas no roteiro, acompanhada pelo nosso representante.

Serviços não inclusos

* Todos os serviços não mencionados no item " serviços incluídos "

(3)

1º DIA

Seja bem-vindo a Portugal

No aeroporto encontrará um representante da nossa agência para lhe desejar boas vindas e prestar todo o auxílio necessário. De seguida, partiremos para o nosso hotel em Fátima onde disfrutaremos de um delicioso almoço de boas vindas. Após o almoço, teremos a tarde livre.

Jantaremos no hotel e depois partiremos para a PROCISSÃO DAS VELAS, pequeno percurso, efec-tuado pela Virgem de Fátima, acompanhado de peregrinos segurando velas acesas e entoando cânticos de louvor.

Hospedagem no Hotel.

2º DIA

Fátima/Alcobaça e Nazaré

Café da manhã e almoço servido no hotel.

Pela manhã percorreremos a Via Sacra - um dos percursos mais populares de Fátima, que conduz os peregrinos pelas 14 capelas que representam as diferentes estações da Paixão de Cristo. Depois seguiremos para a Casa dos Pastorinhos. A seguir ao almoço, partiremos para Alcobaça. Visitaremos o imponente Mosteiro de Alcobaça, primeira obra plenamente gótica erguida em solo português. Classificado como Património da Humanidade pela UNESCO e como Monumento Nacional, foi eleito como uma das sete maravilhas de Portugal. Continuaremos e nosso próximo destino será uma linda e pacata vila de pescadores chamada Nazaré. Conhecida pelas belas praias, famosa pelas grandes ondas, nazaré é um dos preferidos destinos turísticos do País (em Nazaré, passaremos por vários pontos de interesse).

Hospedagem e jantar no hotel.

3º DIA

Lisboa

Após o café da manhã, saída de Fátima em direção a linda cidade de Lisboa. Inclui visita ao Parque Eduardo VII, Praça Marques de Pombal, Avenida da Liberdade, Praça dos Restauradores, Praça do Comercio, Baixa Pombalina, Rua Augusta e Praça do Comércio.

** Tempo livre para almoço.

Retornaremos nossa visita, desta vez em direção a Belém. Lá visitaremos o lindo Mosteiro dos Jerónimos, construído no século XVI, ponto culminante da arquitetura manuelina, classificando como Monumento Nacional desde 1907 e como Patrimônio mundial da UNESCO desde 1983, a Torre de Belém, um do monumentos mais expressivos da cidade de Lisboa, o Padrão dos Descobrimentos, monumento construído em 1960, no local onde partiram as caravelas de Pedro Álvares Cabral e Vasco da Gama rumo aos descobrimentos.

Em 2007 foi eleito uma das sete maravilhas de Portugal, Aqui poderão apreciar os deliciosos Pastéis de Belém. Hospedagem e jantar no hotel

4º DIA

Conimbriga/Coimbra

Café da manhã no hotel. Manhã livre!

Sugerimos uma visita ao Museu de Cristo (Fátima), onde poderão ver alguns dos momentos mais importantes da vida de Cristo, retratados em 210 figuras em cera que estão distribuídas por 33 cenários, os quais representam os anos que Jesus viveu.

Pela tarde saímos para visitar as Ruinas de Conimbriga, que é uma das maiores povoações romanas de que há vestígios em Portugal. Classificada Monumento Nacional, Conímbriga foi à época da

Invasão romana da Península Ibérica a principal cidade do Convento Escalabitano, província romana da Lusitânia.

Continuação para Coimbra, cidade de ruas estreitas, pátios, escadinhas e arcos medievais, Coimbra é sem dúvida uma das cidades mais bonitas de Portugal.

Marcada pela universidade, a primeira da Portugal (criada em 1290) e uma das mais antigas da Europa, a cidade desenvolveu-se em duas frentes: a cidade alta, designada por Alta ou Almedina, onde viviam os aristocratas, os clérigos e, mais tarde, os estudantes; e a Baixa, do comércio, do artesanato e dos bairros ribeirinhos populares. Visitaremos o Arco da Almedina, Sá Velha e Sá Nova e é claro, a Universidade de Coimbra.

A caminho do hotel visitaremos uma adega. Hospedagem e jantar no hotel

5º DIA

Óbidos / Bombarral.

Após o café da manhã, saída em direção a belíssima Cidadela de Óbidos onde teremos a oportuni-dade de visitar seus principais pontos turísticos (Castelo, igrejas, capelas, lojinhas e todo o casario típico de Óbidos, com seus detalhes em azul e amarelo) e provar um dos deliciosos Licores de Óbidos, carinhosamente chamado de "ginjinha" por muito dos seus apreciadores.

** Tempo livre para almoço.

Próxima paragem, Quinta dos Loridos, Bombarral. Onde se encontra o maior jardim oriental da Europa, o impressionante Buddha Eden. Com cerca de 35 hectares, o jardim surge em resposta à destruição dos Budas Gigantes de Bamyan, naquele que foi um dos maiores actos de barbárie cultural, apagando da memória obras-primas do período tardio da Arte de Gandhara.

Hospedagem e jantar no hotel.

6º DIA

Cascais/Sintra

Café da manhã no hotel, saída de Fátima em direção a Cascais, onde faremos uma rápida visita ao centro histórico de Cascais, continuação da viajem para Boca do Inferno, uma espécie de caverna, que combina a sua beleza natural com o mar revolto.

**Tempo livre para almoço

Após o almoço conheceremos Sintra e seus palácios. Visita ao Palácio da Pena e tempo livre para desfrutar da fantástica vila.

Aproveite para explorar as lojas de artesanato e não deixe de provar os travesseiros e as queijadas, os ícones da doçaria de Sintra.

Hospedagem e jantar no hotel.

7º DIA

Tomar/ Pia do Urso/ Grutas da Moeda e Batalha o almoço e um breve descanso.

Depois do almoço seguimos para Batalha, a caminho passaremos em Pia do Urso, uma aldeia típica serrana, cujas habitações em pedra e madeira, integram-se na paisagem deslumbrante da serra de S. Mamede. A poucos quilómetros faremos outra paragem, desta vez na Gruta das Moedas, onde poderão desfrutar da linda paisagem e conhecerem um pouco de sua lenda.

Finalizaremos nosso dia visitando uma das mais belas obras da arquitetura portuguesa, no Mosteiro de Santa Maria da Vitória mais conhecido como Mosteiro Da Batalha. Erguido pelo rei D. João I, em agradecimento pela vitória em Aljubarrota, batalha que lhe assegurou o trono e garantiu a inde-pendência de Portugal.

Hospedagem e jantar no hotel

8º DIA

Fátima

Primeiro dia de Peregrinação MISSAS, em português:

07:30,09:00, 11:00 e 12:30.

07:30 - VIA-SACRA, aos Valinhos, partindo da Capelinha das Aparições e terminando na Capela do Calvário Húngaro, com a Eucaristia. (Pedimos aos grupos que se abstenham de fazer via-sacra própria, entre as 07h30 e as 09h00, para não perturbar a oficial).

MISSAS em línguas, na Capelinha das Aparições:

07:30 - Deutsch (Alemão). 08:30 - English (Inglês). 09:30 - Français (Francês). 10:30 - Español (Espanhol). 11:30 - Nederlands (Neerlandês). 12:30 - Italiano (Italiano). 13:30 - Po Polsku (Polaco).

16:30 - MISSA com a participação dos doentes, em maio, no Recinto de Oração;

17:30 - PROCISSÃO EUCARÍSTICA

18:30 - INÍCIO OFICIAL DA PEREGRINAÇÃO, na Capelinha das Aparições.

21:30 - Bênção solene das velas e ROSÁRIO, na Capelinha das Aparições, e PROCISSÃO DAS VELAS.

22:30 - EUCARISTIA, no Recinto de Oração. *** Café da manhã, almoço e jantar no hotel

9º DIA

Fátima

Noite de Vigília 00:00 às 02:00 - Adoração Eucarística 02:00 às 03:30 - Via-sacra. 03:30 às 04:30 - Celebração Mariana. 04:30 às 05:30 - Missa.

05:30 às 07:00 - Adoração com Laudes do SS.mo Sacramento.

07:00 - PROCISSÃO EUCARÍSTICA.

09:00 - ROSÁRIO, na Capelinha das Aparições.

10:00 - PROCISSÃO, EUCARISTIA, BÊNÇÃO DOS DOENTES, CONSAGRAÇÃO E ADEUS. Almoço no Hotel

Tarde livre

Horário da Capela do Lausperene nos dias 12 e 13 de Maio a Outubro

Nas noites de 12 para 13 entre os meses de Maio a Outubro fecha-se a Capela do Santíssimo Sacra-mento/Capela do Lausperene. O objetivo é a valorização da vigília noturna da peregrinação aniversária, na noite do dia 12, e para evitar a dispersão dos peregrinos. Assim, nos dias 12 de Maio a Outubro, a Capela do Santíssimo Sacramento fecha às 21:30, pelos motivos apontados, e por ser esta a hora em que efetivamente tem início a vigília, com a recitação do Rosário na Capelinha das Aparições.

No dia 13 a reabertura da Capela, localizada na Galilé dos Apóstolos S. Pedro e S. Paulo, na Basílica da Santíssima Trindade, é feita às 07:00.

*** Café da manhã, almoço e jantar no hotel

10º DIA

Partida de Lisboa

Café da manhã no hotel. Transfer para o aeroporto.

FIM DA VIAGEM!

Foto de Allan Kirsten

Nota:

- O Alojamento e as refeições referidas no roteiro, serão efectuadas no Hotel Virgem Maria em Fátima.

Serviços inclusos

• 9 Cafés da manhã, 6 almoços e 9 Jantares (no hotel); • Circuito em vans, mini bus ou ônibus de turismo; • Transfer de chegada e saída;

• Estadia em quartos duplos nos hotéis mencionados; • Taxas hoteleiras e de serviço;

• Acompanhamento durante todo o circuito;

• Visitas as Cidades e Locais mencionadas no roteiro, acompanhada pelo nosso representante.

Serviços não inclusos

* Todos os serviços não mencionados no item " serviços incluídos "

(4)

1º DIA

Seja bem-vindo a Portugal

No aeroporto encontrará um representante da nossa agência para lhe desejar boas vindas e prestar todo o auxílio necessário. De seguida, partiremos para o nosso hotel em Fátima onde disfrutaremos de um delicioso almoço de boas vindas. Após o almoço, teremos a tarde livre.

Jantaremos no hotel e depois partiremos para a PROCISSÃO DAS VELAS, pequeno percurso, efec-tuado pela Virgem de Fátima, acompanhado de peregrinos segurando velas acesas e entoando cânticos de louvor.

Hospedagem no Hotel.

2º DIA

Fátima/Alcobaça e Nazaré

Café da manhã e almoço servido no hotel.

Pela manhã percorreremos a Via Sacra - um dos percursos mais populares de Fátima, que conduz os peregrinos pelas 14 capelas que representam as diferentes estações da Paixão de Cristo. Depois seguiremos para a Casa dos Pastorinhos. A seguir ao almoço, partiremos para Alcobaça. Visitaremos o imponente Mosteiro de Alcobaça, primeira obra plenamente gótica erguida em solo português. Classificado como Património da Humanidade pela UNESCO e como Monumento Nacional, foi eleito como uma das sete maravilhas de Portugal. Continuaremos e nosso próximo destino será uma linda e pacata vila de pescadores chamada Nazaré. Conhecida pelas belas praias, famosa pelas grandes ondas, nazaré é um dos preferidos destinos turísticos do País (em Nazaré, passaremos por vários pontos de interesse).

Hospedagem e jantar no hotel.

3º DIA

Lisboa

Após o café da manhã, saída de Fátima em direção a linda cidade de Lisboa. Inclui visita ao Parque Eduardo VII, Praça Marques de Pombal, Avenida da Liberdade, Praça dos Restauradores, Praça do Comercio, Baixa Pombalina, Rua Augusta e Praça do Comércio.

** Tempo livre para almoço.

Retornaremos nossa visita, desta vez em direção a Belém. Lá visitaremos o lindo Mosteiro dos Jerónimos, construído no século XVI, ponto culminante da arquitetura manuelina, classificando como Monumento Nacional desde 1907 e como Patrimônio mundial da UNESCO desde 1983, a Torre de Belém, um do monumentos mais expressivos da cidade de Lisboa, o Padrão dos Descobrimentos, monumento construído em 1960, no local onde partiram as caravelas de Pedro Álvares Cabral e Vasco da Gama rumo aos descobrimentos.

Em 2007 foi eleito uma das sete maravilhas de Portugal, Aqui poderão apreciar os deliciosos Pastéis de Belém. Hospedagem e jantar no hotel

4º DIA

Conimbriga/Coimbra

Café da manhã no hotel. Manhã livre!

Sugerimos uma visita ao Museu de Cristo (Fátima), onde poderão ver alguns dos momentos mais importantes da vida de Cristo, retratados em 210 figuras em cera que estão distribuídas por 33 cenários, os quais representam os anos que Jesus viveu.

Pela tarde saímos para visitar as Ruinas de Conimbriga, que é uma das maiores povoações romanas de que há vestígios em Portugal. Classificada Monumento Nacional, Conímbriga foi à época da

Invasão romana da Península Ibérica a principal cidade do Convento Escalabitano, província romana da Lusitânia.

Continuação para Coimbra, cidade de ruas estreitas, pátios, escadinhas e arcos medievais, Coimbra é sem dúvida uma das cidades mais bonitas de Portugal.

Marcada pela universidade, a primeira da Portugal (criada em 1290) e uma das mais antigas da Europa, a cidade desenvolveu-se em duas frentes: a cidade alta, designada por Alta ou Almedina, onde viviam os aristocratas, os clérigos e, mais tarde, os estudantes; e a Baixa, do comércio, do artesanato e dos bairros ribeirinhos populares. Visitaremos o Arco da Almedina, Sá Velha e Sá Nova e é claro, a Universidade de Coimbra.

A caminho do hotel visitaremos uma adega. Hospedagem e jantar no hotel

5º DIA

Óbidos / Bombarral.

Após o café da manhã, saída em direção a belíssima Cidadela de Óbidos onde teremos a oportuni-dade de visitar seus principais pontos turísticos (Castelo, igrejas, capelas, lojinhas e todo o casario típico de Óbidos, com seus detalhes em azul e amarelo) e provar um dos deliciosos Licores de Óbidos, carinhosamente chamado de "ginjinha" por muito dos seus apreciadores.

** Tempo livre para almoço.

Próxima paragem, Quinta dos Loridos, Bombarral. Onde se encontra o maior jardim oriental da Europa, o impressionante Buddha Eden. Com cerca de 35 hectares, o jardim surge em resposta à destruição dos Budas Gigantes de Bamyan, naquele que foi um dos maiores actos de barbárie cultural, apagando da memória obras-primas do período tardio da Arte de Gandhara.

Hospedagem e jantar no hotel.

6º DIA

Cascais/Sintra

Café da manhã no hotel, saída de Fátima em direção a Cascais, onde faremos uma rápida visita ao centro histórico de Cascais, continuação da viajem para Boca do Inferno, uma espécie de caverna, que combina a sua beleza natural com o mar revolto.

**Tempo livre para almoço

Após o almoço conheceremos Sintra e seus palácios. Visita ao Palácio da Pena e tempo livre para desfrutar da fantástica vila.

Aproveite para explorar as lojas de artesanato e não deixe de provar os travesseiros e as queijadas, os ícones da doçaria de Sintra.

Hospedagem e jantar no hotel.

7º DIA

Tomar/ Pia do Urso/ Grutas da Moeda e Batalha o almoço e um breve descanso.

Depois do almoço seguimos para Batalha, a caminho passaremos em Pia do Urso, uma aldeia típica serrana, cujas habitações em pedra e madeira, integram-se na paisagem deslumbrante da serra de S. Mamede. A poucos quilómetros faremos outra paragem, desta vez na Gruta das Moedas, onde poderão desfrutar da linda paisagem e conhecerem um pouco de sua lenda.

Finalizaremos nosso dia visitando uma das mais belas obras da arquitetura portuguesa, no Mosteiro de Santa Maria da Vitória mais conhecido como Mosteiro Da Batalha. Erguido pelo rei D. João I, em agradecimento pela vitória em Aljubarrota, batalha que lhe assegurou o trono e garantiu a inde-pendência de Portugal.

Hospedagem e jantar no hotel

8º DIA

Fátima

Primeiro dia de Peregrinação MISSAS, em português:

07:30,09:00, 11:00 e 12:30.

07:30 - VIA-SACRA, aos Valinhos, partindo da Capelinha das Aparições e terminando na Capela do Calvário Húngaro, com a Eucaristia. (Pedimos aos grupos que se abstenham de fazer via-sacra própria, entre as 07h30 e as 09h00, para não perturbar a oficial).

MISSAS em línguas, na Capelinha das Aparições:

07:30 - Deutsch (Alemão). 08:30 - English (Inglês). 09:30 - Français (Francês). 10:30 - Español (Espanhol). 11:30 - Nederlands (Neerlandês). 12:30 - Italiano (Italiano). 13:30 - Po Polsku (Polaco).

16:30 - MISSA com a participação dos doentes, em maio, no Recinto de Oração;

17:30 - PROCISSÃO EUCARÍSTICA

18:30 - INÍCIO OFICIAL DA PEREGRINAÇÃO, na Capelinha das Aparições.

21:30 - Bênção solene das velas e ROSÁRIO, na Capelinha das Aparições, e PROCISSÃO DAS VELAS.

22:30 - EUCARISTIA, no Recinto de Oração. *** Café da manhã, almoço e jantar no hotel

9º DIA

Fátima

Noite de Vigília 00:00 às 02:00 - Adoração Eucarística 02:00 às 03:30 - Via-sacra. 03:30 às 04:30 - Celebração Mariana. 04:30 às 05:30 - Missa.

05:30 às 07:00 - Adoração com Laudes do SS.mo Sacramento.

07:00 - PROCISSÃO EUCARÍSTICA.

09:00 - ROSÁRIO, na Capelinha das Aparições.

10:00 - PROCISSÃO, EUCARISTIA, BÊNÇÃO DOS DOENTES, CONSAGRAÇÃO E ADEUS. Almoço no Hotel

Tarde livre

Horário da Capela do Lausperene nos dias 12 e 13 de Maio a Outubro

Nas noites de 12 para 13 entre os meses de Maio a Outubro fecha-se a Capela do Santíssimo Sacra-mento/Capela do Lausperene. O objetivo é a valorização da vigília noturna da peregrinação aniversária, na noite do dia 12, e para evitar a dispersão dos peregrinos. Assim, nos dias 12 de Maio a Outubro, a Capela do Santíssimo Sacramento fecha às 21:30, pelos motivos apontados, e por ser esta a hora em que efetivamente tem início a vigília, com a recitação do Rosário na Capelinha das Aparições.

No dia 13 a reabertura da Capela, localizada na Galilé dos Apóstolos S. Pedro e S. Paulo, na Basílica da Santíssima Trindade, é feita às 07:00.

*** Café da manhã, almoço e jantar no hotel

10º DIA

Partida de Lisboa

Café da manhã no hotel. Transfer para o aeroporto.

FIM DA VIAGEM!

Nota:

- O Alojamento e as refeições referidas no roteiro, serão efectuadas no Hotel Virgem Maria em Fátima.

Serviços inclusos

• 9 Cafés da manhã, 6 almoços e 9 Jantares (no hotel); • Circuito em vans, mini bus ou ônibus de turismo; • Transfer de chegada e saída;

• Estadia em quartos duplos nos hotéis mencionados; • Taxas hoteleiras e de serviço;

• Acompanhamento durante todo o circuito;

• Visitas as Cidades e Locais mencionadas no roteiro, acompanhada pelo nosso representante.

Serviços não inclusos

* Todos os serviços não mencionados no item " serviços incluídos "

(5)

1º DIA

Seja bem-vindo a Portugal

No aeroporto encontrará um representante da nossa agência para lhe desejar boas vindas e prestar todo o auxílio necessário. De seguida, partiremos para o nosso hotel em Fátima onde disfrutaremos de um delicioso almoço de boas vindas. Após o almoço, teremos a tarde livre.

Jantaremos no hotel e depois partiremos para a PROCISSÃO DAS VELAS, pequeno percurso, efec-tuado pela Virgem de Fátima, acompanhado de peregrinos segurando velas acesas e entoando cânticos de louvor.

Hospedagem no Hotel.

2º DIA

Fátima/Alcobaça e Nazaré

Café da manhã e almoço servido no hotel.

Pela manhã percorreremos a Via Sacra - um dos percursos mais populares de Fátima, que conduz os peregrinos pelas 14 capelas que representam as diferentes estações da Paixão de Cristo. Depois seguiremos para a Casa dos Pastorinhos. A seguir ao almoço, partiremos para Alcobaça. Visitaremos o imponente Mosteiro de Alcobaça, primeira obra plenamente gótica erguida em solo português. Classificado como Património da Humanidade pela UNESCO e como Monumento Nacional, foi eleito como uma das sete maravilhas de Portugal. Continuaremos e nosso próximo destino será uma linda e pacata vila de pescadores chamada Nazaré. Conhecida pelas belas praias, famosa pelas grandes ondas, nazaré é um dos preferidos destinos turísticos do País (em Nazaré, passaremos por vários pontos de interesse).

Hospedagem e jantar no hotel.

3º DIA

Lisboa

Após o café da manhã, saída de Fátima em direção a linda cidade de Lisboa. Inclui visita ao Parque Eduardo VII, Praça Marques de Pombal, Avenida da Liberdade, Praça dos Restauradores, Praça do Comercio, Baixa Pombalina, Rua Augusta e Praça do Comércio.

** Tempo livre para almoço.

Retornaremos nossa visita, desta vez em direção a Belém. Lá visitaremos o lindo Mosteiro dos Jerónimos, construído no século XVI, ponto culminante da arquitetura manuelina, classificando como Monumento Nacional desde 1907 e como Patrimônio mundial da UNESCO desde 1983, a Torre de Belém, um do monumentos mais expressivos da cidade de Lisboa, o Padrão dos Descobrimentos, monumento construído em 1960, no local onde partiram as caravelas de Pedro Álvares Cabral e Vasco da Gama rumo aos descobrimentos.

Em 2007 foi eleito uma das sete maravilhas de Portugal, Aqui poderão apreciar os deliciosos Pastéis de Belém. Hospedagem e jantar no hotel

4º DIA

Conimbriga/Coimbra

Café da manhã no hotel. Manhã livre!

Sugerimos uma visita ao Museu de Cristo (Fátima), onde poderão ver alguns dos momentos mais importantes da vida de Cristo, retratados em 210 figuras em cera que estão distribuídas por 33 cenários, os quais representam os anos que Jesus viveu.

Pela tarde saímos para visitar as Ruinas de Conimbriga, que é uma das maiores povoações romanas de que há vestígios em Portugal. Classificada Monumento Nacional, Conímbriga foi à época da

Invasão romana da Península Ibérica a principal cidade do Convento Escalabitano, província romana da Lusitânia.

Continuação para Coimbra, cidade de ruas estreitas, pátios, escadinhas e arcos medievais, Coimbra é sem dúvida uma das cidades mais bonitas de Portugal.

Marcada pela universidade, a primeira da Portugal (criada em 1290) e uma das mais antigas da Europa, a cidade desenvolveu-se em duas frentes: a cidade alta, designada por Alta ou Almedina, onde viviam os aristocratas, os clérigos e, mais tarde, os estudantes; e a Baixa, do comércio, do artesanato e dos bairros ribeirinhos populares. Visitaremos o Arco da Almedina, Sá Velha e Sá Nova e é claro, a Universidade de Coimbra.

A caminho do hotel visitaremos uma adega. Hospedagem e jantar no hotel

5º DIA

Óbidos / Bombarral.

Após o café da manhã, saída em direção a belíssima Cidadela de Óbidos onde teremos a oportuni-dade de visitar seus principais pontos turísticos (Castelo, igrejas, capelas, lojinhas e todo o casario típico de Óbidos, com seus detalhes em azul e amarelo) e provar um dos deliciosos Licores de Óbidos, carinhosamente chamado de "ginjinha" por muito dos seus apreciadores.

** Tempo livre para almoço.

Próxima paragem, Quinta dos Loridos, Bombarral. Onde se encontra o maior jardim oriental da Europa, o impressionante Buddha Eden. Com cerca de 35 hectares, o jardim surge em resposta à destruição dos Budas Gigantes de Bamyan, naquele que foi um dos maiores actos de barbárie cultural, apagando da memória obras-primas do período tardio da Arte de Gandhara.

Hospedagem e jantar no hotel.

6º DIA

Cascais/Sintra

Café da manhã no hotel, saída de Fátima em direção a Cascais, onde faremos uma rápida visita ao centro histórico de Cascais, continuação da viajem para Boca do Inferno, uma espécie de caverna, que combina a sua beleza natural com o mar revolto.

**Tempo livre para almoço

Após o almoço conheceremos Sintra e seus palácios. Visita ao Palácio da Pena e tempo livre para desfrutar da fantástica vila.

Aproveite para explorar as lojas de artesanato e não deixe de provar os travesseiros e as queijadas, os ícones da doçaria de Sintra.

Hospedagem e jantar no hotel.

7º DIA

Tomar/ Pia do Urso/ Grutas da Moeda e Batalha o almoço e um breve descanso.

Depois do almoço seguimos para Batalha, a caminho passaremos em Pia do Urso, uma aldeia típica serrana, cujas habitações em pedra e madeira, integram-se na paisagem deslumbrante da serra de S. Mamede. A poucos quilómetros faremos outra paragem, desta vez na Gruta das Moedas, onde poderão desfrutar da linda paisagem e conhecerem um pouco de sua lenda.

Finalizaremos nosso dia visitando uma das mais belas obras da arquitetura portuguesa, no Mosteiro de Santa Maria da Vitória mais conhecido como Mosteiro Da Batalha. Erguido pelo rei D. João I, em agradecimento pela vitória em Aljubarrota, batalha que lhe assegurou o trono e garantiu a inde-pendência de Portugal.

Hospedagem e jantar no hotel

8º DIA

Fátima

Primeiro dia de Peregrinação MISSAS, em português:

07:30,09:00, 11:00 e 12:30.

07:30 - VIA-SACRA, aos Valinhos, partindo da Capelinha das Aparições e terminando na Capela do Calvário Húngaro, com a Eucaristia. (Pedimos aos grupos que se abstenham de fazer via-sacra própria, entre as 07h30 e as 09h00, para não perturbar a oficial).

MISSAS em línguas, na Capelinha das Aparições:

07:30 - Deutsch (Alemão). 08:30 - English (Inglês). 09:30 - Français (Francês). 10:30 - Español (Espanhol). 11:30 - Nederlands (Neerlandês). 12:30 - Italiano (Italiano). 13:30 - Po Polsku (Polaco).

16:30 - MISSA com a participação dos doentes, em maio, no Recinto de Oração;

17:30 - PROCISSÃO EUCARÍSTICA

18:30 - INÍCIO OFICIAL DA PEREGRINAÇÃO, na Capelinha das Aparições.

21:30 - Bênção solene das velas e ROSÁRIO, na Capelinha das Aparições, e PROCISSÃO DAS VELAS.

22:30 - EUCARISTIA, no Recinto de Oração. *** Café da manhã, almoço e jantar no hotel

9º DIA

Fátima

Noite de Vigília 00:00 às 02:00 - Adoração Eucarística 02:00 às 03:30 - Via-sacra. 03:30 às 04:30 - Celebração Mariana. 04:30 às 05:30 - Missa.

05:30 às 07:00 - Adoração com Laudes do SS.mo Sacramento.

07:00 - PROCISSÃO EUCARÍSTICA.

09:00 - ROSÁRIO, na Capelinha das Aparições.

10:00 - PROCISSÃO, EUCARISTIA, BÊNÇÃO DOS DOENTES, CONSAGRAÇÃO E ADEUS. Almoço no Hotel

Tarde livre

Horário da Capela do Lausperene nos dias 12 e 13 de Maio a Outubro

Nas noites de 12 para 13 entre os meses de Maio a Outubro fecha-se a Capela do Santíssimo Sacra-mento/Capela do Lausperene. O objetivo é a valorização da vigília noturna da peregrinação aniversária, na noite do dia 12, e para evitar a dispersão dos peregrinos. Assim, nos dias 12 de Maio a Outubro, a Capela do Santíssimo Sacramento fecha às 21:30, pelos motivos apontados, e por ser esta a hora em que efetivamente tem início a vigília, com a recitação do Rosário na Capelinha das Aparições.

No dia 13 a reabertura da Capela, localizada na Galilé dos Apóstolos S. Pedro e S. Paulo, na Basílica da Santíssima Trindade, é feita às 07:00.

*** Café da manhã, almoço e jantar no hotel

10º DIA

Partida de Lisboa

Café da manhã no hotel. Transfer para o aeroporto.

FIM DA VIAGEM!

Nota:

- O Alojamento e as refeições referidas no roteiro, serão efectuadas no Hotel Virgem Maria em Fátima.

Serviços inclusos

• 9 Cafés da manhã, 6 almoços e 9 Jantares (no hotel); • Circuito em vans, mini bus ou ônibus de turismo; • Transfer de chegada e saída;

• Estadia em quartos duplos nos hotéis mencionados; • Taxas hoteleiras e de serviço;

• Acompanhamento durante todo o circuito;

• Visitas as Cidades e Locais mencionadas no roteiro, acompanhada pelo nosso representante.

Serviços não inclusos

* Todos os serviços não mencionados no item " serviços incluídos "

(6)

1º DIA

Seja bem-vindo a Portugal

No aeroporto encontrará um representante da nossa agência para lhe desejar boas vindas e prestar todo o auxílio necessário. De seguida, partiremos para o nosso hotel em Fátima onde disfrutaremos de um delicioso almoço de boas vindas. Após o almoço, teremos a tarde livre.

Jantaremos no hotel e depois partiremos para a PROCISSÃO DAS VELAS, pequeno percurso, efec-tuado pela Virgem de Fátima, acompanhado de peregrinos segurando velas acesas e entoando cânticos de louvor.

Hospedagem no Hotel.

2º DIA

Fátima/Alcobaça e Nazaré

Café da manhã e almoço servido no hotel.

Pela manhã percorreremos a Via Sacra - um dos percursos mais populares de Fátima, que conduz os peregrinos pelas 14 capelas que representam as diferentes estações da Paixão de Cristo. Depois seguiremos para a Casa dos Pastorinhos. A seguir ao almoço, partiremos para Alcobaça. Visitaremos o imponente Mosteiro de Alcobaça, primeira obra plenamente gótica erguida em solo português. Classificado como Património da Humanidade pela UNESCO e como Monumento Nacional, foi eleito como uma das sete maravilhas de Portugal. Continuaremos e nosso próximo destino será uma linda e pacata vila de pescadores chamada Nazaré. Conhecida pelas belas praias, famosa pelas grandes ondas, nazaré é um dos preferidos destinos turísticos do País (em Nazaré, passaremos por vários pontos de interesse).

Hospedagem e jantar no hotel.

3º DIA

Lisboa

Após o café da manhã, saída de Fátima em direção a linda cidade de Lisboa. Inclui visita ao Parque Eduardo VII, Praça Marques de Pombal, Avenida da Liberdade, Praça dos Restauradores, Praça do Comercio, Baixa Pombalina, Rua Augusta e Praça do Comércio.

** Tempo livre para almoço.

Retornaremos nossa visita, desta vez em direção a Belém. Lá visitaremos o lindo Mosteiro dos Jerónimos, construído no século XVI, ponto culminante da arquitetura manuelina, classificando como Monumento Nacional desde 1907 e como Patrimônio mundial da UNESCO desde 1983, a Torre de Belém, um do monumentos mais expressivos da cidade de Lisboa, o Padrão dos Descobrimentos, monumento construído em 1960, no local onde partiram as caravelas de Pedro Álvares Cabral e Vasco da Gama rumo aos descobrimentos.

Em 2007 foi eleito uma das sete maravilhas de Portugal, Aqui poderão apreciar os deliciosos Pastéis de Belém. Hospedagem e jantar no hotel

4º DIA

Conimbriga/Coimbra

Café da manhã no hotel. Manhã livre!

Sugerimos uma visita ao Museu de Cristo (Fátima), onde poderão ver alguns dos momentos mais importantes da vida de Cristo, retratados em 210 figuras em cera que estão distribuídas por 33 cenários, os quais representam os anos que Jesus viveu.

Pela tarde saímos para visitar as Ruinas de Conimbriga, que é uma das maiores povoações romanas de que há vestígios em Portugal. Classificada Monumento Nacional, Conímbriga foi à época da

Invasão romana da Península Ibérica a principal cidade do Convento Escalabitano, província romana da Lusitânia.

Continuação para Coimbra, cidade de ruas estreitas, pátios, escadinhas e arcos medievais, Coimbra é sem dúvida uma das cidades mais bonitas de Portugal.

Marcada pela universidade, a primeira da Portugal (criada em 1290) e uma das mais antigas da Europa, a cidade desenvolveu-se em duas frentes: a cidade alta, designada por Alta ou Almedina, onde viviam os aristocratas, os clérigos e, mais tarde, os estudantes; e a Baixa, do comércio, do artesanato e dos bairros ribeirinhos populares. Visitaremos o Arco da Almedina, Sá Velha e Sá Nova e é claro, a Universidade de Coimbra.

A caminho do hotel visitaremos uma adega. Hospedagem e jantar no hotel

5º DIA

Óbidos / Bombarral.

Após o café da manhã, saída em direção a belíssima Cidadela de Óbidos onde teremos a oportuni-dade de visitar seus principais pontos turísticos (Castelo, igrejas, capelas, lojinhas e todo o casario típico de Óbidos, com seus detalhes em azul e amarelo) e provar um dos deliciosos Licores de Óbidos, carinhosamente chamado de "ginjinha" por muito dos seus apreciadores.

** Tempo livre para almoço.

Próxima paragem, Quinta dos Loridos, Bombarral. Onde se encontra o maior jardim oriental da Europa, o impressionante Buddha Eden. Com cerca de 35 hectares, o jardim surge em resposta à destruição dos Budas Gigantes de Bamyan, naquele que foi um dos maiores actos de barbárie cultural, apagando da memória obras-primas do período tardio da Arte de Gandhara.

Hospedagem e jantar no hotel.

6º DIA

Cascais/Sintra

Café da manhã no hotel, saída de Fátima em direção a Cascais, onde faremos uma rápida visita ao centro histórico de Cascais, continuação da viajem para Boca do Inferno, uma espécie de caverna, que combina a sua beleza natural com o mar revolto.

**Tempo livre para almoço

Após o almoço conheceremos Sintra e seus palácios. Visita ao Palácio da Pena e tempo livre para desfrutar da fantástica vila.

Aproveite para explorar as lojas de artesanato e não deixe de provar os travesseiros e as queijadas, os ícones da doçaria de Sintra.

Hospedagem e jantar no hotel.

7º DIA

Tomar/ Pia do Urso/ Grutas da Moeda e Batalha o almoço e um breve descanso.

Depois do almoço seguimos para Batalha, a caminho passaremos em Pia do Urso, uma aldeia típica serrana, cujas habitações em pedra e madeira, integram-se na paisagem deslumbrante da serra de S. Mamede. A poucos quilómetros faremos outra paragem, desta vez na Gruta das Moedas, onde poderão desfrutar da linda paisagem e conhecerem um pouco de sua lenda.

Finalizaremos nosso dia visitando uma das mais belas obras da arquitetura portuguesa, no Mosteiro de Santa Maria da Vitória mais conhecido como Mosteiro Da Batalha. Erguido pelo rei D. João I, em agradecimento pela vitória em Aljubarrota, batalha que lhe assegurou o trono e garantiu a inde-pendência de Portugal.

Hospedagem e jantar no hotel

8º DIA

Fátima

Primeiro dia de Peregrinação MISSAS, em português:

07:30,09:00, 11:00 e 12:30.

07:30 - VIA-SACRA, aos Valinhos, partindo da Capelinha das Aparições e terminando na Capela do Calvário Húngaro, com a Eucaristia. (Pedimos aos grupos que se abstenham de fazer via-sacra própria, entre as 07h30 e as 09h00, para não perturbar a oficial).

MISSAS em línguas, na Capelinha das Aparições:

07:30 - Deutsch (Alemão). 08:30 - English (Inglês). 09:30 - Français (Francês). 10:30 - Español (Espanhol). 11:30 - Nederlands (Neerlandês). 12:30 - Italiano (Italiano). 13:30 - Po Polsku (Polaco).

16:30 - MISSA com a participação dos doentes, em maio, no Recinto de Oração;

17:30 - PROCISSÃO EUCARÍSTICA

18:30 - INÍCIO OFICIAL DA PEREGRINAÇÃO, na Capelinha das Aparições.

21:30 - Bênção solene das velas e ROSÁRIO, na Capelinha das Aparições, e PROCISSÃO DAS VELAS.

22:30 - EUCARISTIA, no Recinto de Oração. *** Café da manhã, almoço e jantar no hotel

9º DIA

Fátima

Noite de Vigília 00:00 às 02:00 - Adoração Eucarística 02:00 às 03:30 - Via-sacra. 03:30 às 04:30 - Celebração Mariana. 04:30 às 05:30 - Missa.

05:30 às 07:00 - Adoração com Laudes do SS.mo Sacramento.

07:00 - PROCISSÃO EUCARÍSTICA.

09:00 - ROSÁRIO, na Capelinha das Aparições.

10:00 - PROCISSÃO, EUCARISTIA, BÊNÇÃO DOS DOENTES, CONSAGRAÇÃO E ADEUS. Almoço no Hotel

Tarde livre

Horário da Capela do Lausperene nos dias 12 e 13 de Maio a Outubro

Nas noites de 12 para 13 entre os meses de Maio a Outubro fecha-se a Capela do Santíssimo Sacra-mento/Capela do Lausperene. O objetivo é a valorização da vigília noturna da peregrinação aniversária, na noite do dia 12, e para evitar a dispersão dos peregrinos. Assim, nos dias 12 de Maio a Outubro, a Capela do Santíssimo Sacramento fecha às 21:30, pelos motivos apontados, e por ser esta a hora em que efetivamente tem início a vigília, com a recitação do Rosário na Capelinha das Aparições.

No dia 13 a reabertura da Capela, localizada na Galilé dos Apóstolos S. Pedro e S. Paulo, na Basílica da Santíssima Trindade, é feita às 07:00.

*** Café da manhã, almoço e jantar no hotel

10º DIA

Partida de Lisboa

Café da manhã no hotel. Transfer para o aeroporto.

FIM DA VIAGEM!

Nota:

- O Alojamento e as refeições referidas no roteiro, serão efectuadas no Hotel Virgem Maria em Fátima.

Serviços inclusos

• 9 Cafés da manhã, 6 almoços e 9 Jantares (no hotel); • Circuito em vans, mini bus ou ônibus de turismo; • Transfer de chegada e saída;

• Estadia em quartos duplos nos hotéis mencionados; • Taxas hoteleiras e de serviço;

• Acompanhamento durante todo o circuito;

• Visitas as Cidades e Locais mencionadas no roteiro, acompanhada pelo nosso representante.

Serviços não inclusos

* Todos os serviços não mencionados no item " serviços incluídos "

(7)

1º DIA

Seja bem-vindo a Portugal

No aeroporto encontrará um representante da nossa agência para lhe desejar boas vindas e prestar todo o auxílio necessário. De seguida, partiremos para o nosso hotel em Fátima onde disfrutaremos de um delicioso almoço de boas vindas. Após o almoço, teremos a tarde livre.

Jantaremos no hotel e depois partiremos para a PROCISSÃO DAS VELAS, pequeno percurso, efec-tuado pela Virgem de Fátima, acompanhado de peregrinos segurando velas acesas e entoando cânticos de louvor.

Hospedagem no Hotel.

2º DIA

Fátima/Alcobaça e Nazaré

Café da manhã e almoço servido no hotel.

Pela manhã percorreremos a Via Sacra - um dos percursos mais populares de Fátima, que conduz os peregrinos pelas 14 capelas que representam as diferentes estações da Paixão de Cristo. Depois seguiremos para a Casa dos Pastorinhos. A seguir ao almoço, partiremos para Alcobaça. Visitaremos o imponente Mosteiro de Alcobaça, primeira obra plenamente gótica erguida em solo português. Classificado como Património da Humanidade pela UNESCO e como Monumento Nacional, foi eleito como uma das sete maravilhas de Portugal. Continuaremos e nosso próximo destino será uma linda e pacata vila de pescadores chamada Nazaré. Conhecida pelas belas praias, famosa pelas grandes ondas, nazaré é um dos preferidos destinos turísticos do País (em Nazaré, passaremos por vários pontos de interesse).

Hospedagem e jantar no hotel.

3º DIA

Lisboa

Após o café da manhã, saída de Fátima em direção a linda cidade de Lisboa. Inclui visita ao Parque Eduardo VII, Praça Marques de Pombal, Avenida da Liberdade, Praça dos Restauradores, Praça do Comercio, Baixa Pombalina, Rua Augusta e Praça do Comércio.

** Tempo livre para almoço.

Retornaremos nossa visita, desta vez em direção a Belém. Lá visitaremos o lindo Mosteiro dos Jerónimos, construído no século XVI, ponto culminante da arquitetura manuelina, classificando como Monumento Nacional desde 1907 e como Patrimônio mundial da UNESCO desde 1983, a Torre de Belém, um do monumentos mais expressivos da cidade de Lisboa, o Padrão dos Descobrimentos, monumento construído em 1960, no local onde partiram as caravelas de Pedro Álvares Cabral e Vasco da Gama rumo aos descobrimentos.

Em 2007 foi eleito uma das sete maravilhas de Portugal, Aqui poderão apreciar os deliciosos Pastéis de Belém. Hospedagem e jantar no hotel

4º DIA

Conimbriga/Coimbra

Café da manhã no hotel. Manhã livre!

Sugerimos uma visita ao Museu de Cristo (Fátima), onde poderão ver alguns dos momentos mais importantes da vida de Cristo, retratados em 210 figuras em cera que estão distribuídas por 33 cenários, os quais representam os anos que Jesus viveu.

Pela tarde saímos para visitar as Ruinas de Conimbriga, que é uma das maiores povoações romanas de que há vestígios em Portugal. Classificada Monumento Nacional, Conímbriga foi à época da

Invasão romana da Península Ibérica a principal cidade do Convento Escalabitano, província romana da Lusitânia.

Continuação para Coimbra, cidade de ruas estreitas, pátios, escadinhas e arcos medievais, Coimbra é sem dúvida uma das cidades mais bonitas de Portugal.

Marcada pela universidade, a primeira da Portugal (criada em 1290) e uma das mais antigas da Europa, a cidade desenvolveu-se em duas frentes: a cidade alta, designada por Alta ou Almedina, onde viviam os aristocratas, os clérigos e, mais tarde, os estudantes; e a Baixa, do comércio, do artesanato e dos bairros ribeirinhos populares. Visitaremos o Arco da Almedina, Sá Velha e Sá Nova e é claro, a Universidade de Coimbra.

A caminho do hotel visitaremos uma adega. Hospedagem e jantar no hotel

5º DIA

Óbidos / Bombarral.

Após o café da manhã, saída em direção a belíssima Cidadela de Óbidos onde teremos a oportuni-dade de visitar seus principais pontos turísticos (Castelo, igrejas, capelas, lojinhas e todo o casario típico de Óbidos, com seus detalhes em azul e amarelo) e provar um dos deliciosos Licores de Óbidos, carinhosamente chamado de "ginjinha" por muito dos seus apreciadores.

** Tempo livre para almoço.

Próxima paragem, Quinta dos Loridos, Bombarral. Onde se encontra o maior jardim oriental da Europa, o impressionante Buddha Eden. Com cerca de 35 hectares, o jardim surge em resposta à destruição dos Budas Gigantes de Bamyan, naquele que foi um dos maiores actos de barbárie cultural, apagando da memória obras-primas do período tardio da Arte de Gandhara.

Hospedagem e jantar no hotel.

6º DIA

Cascais/Sintra

Café da manhã no hotel, saída de Fátima em direção a Cascais, onde faremos uma rápida visita ao centro histórico de Cascais, continuação da viajem para Boca do Inferno, uma espécie de caverna, que combina a sua beleza natural com o mar revolto.

**Tempo livre para almoço

Após o almoço conheceremos Sintra e seus palácios. Visita ao Palácio da Pena e tempo livre para desfrutar da fantástica vila.

Aproveite para explorar as lojas de artesanato e não deixe de provar os travesseiros e as queijadas, os ícones da doçaria de Sintra.

Hospedagem e jantar no hotel.

7º DIA

Tomar/ Pia do Urso/ Grutas da Moeda e Batalha o almoço e um breve descanso.

Depois do almoço seguimos para Batalha, a caminho passaremos em Pia do Urso, uma aldeia típica serrana, cujas habitações em pedra e madeira, integram-se na paisagem deslumbrante da serra de S. Mamede. A poucos quilómetros faremos outra paragem, desta vez na Gruta das Moedas, onde poderão desfrutar da linda paisagem e conhecerem um pouco de sua lenda.

Finalizaremos nosso dia visitando uma das mais belas obras da arquitetura portuguesa, no Mosteiro de Santa Maria da Vitória mais conhecido como Mosteiro Da Batalha. Erguido pelo rei D. João I, em agradecimento pela vitória em Aljubarrota, batalha que lhe assegurou o trono e garantiu a inde-pendência de Portugal.

Hospedagem e jantar no hotel

8º DIA

Fátima

Primeiro dia de Peregrinação MISSAS, em português:

07:30,09:00, 11:00 e 12:30.

07:30 - VIA-SACRA, aos Valinhos, partindo da Capelinha das Aparições e terminando na Capela do Calvário Húngaro, com a Eucaristia. (Pedimos aos grupos que se abstenham de fazer via-sacra própria, entre as 07h30 e as 09h00, para não perturbar a oficial).

MISSAS em línguas, na Capelinha das Aparições:

07:30 - Deutsch (Alemão). 08:30 - English (Inglês). 09:30 - Français (Francês). 10:30 - Español (Espanhol). 11:30 - Nederlands (Neerlandês). 12:30 - Italiano (Italiano). 13:30 - Po Polsku (Polaco).

16:30 - MISSA com a participação dos doentes, em maio, no Recinto de Oração;

17:30 - PROCISSÃO EUCARÍSTICA

18:30 - INÍCIO OFICIAL DA PEREGRINAÇÃO, na Capelinha das Aparições.

21:30 - Bênção solene das velas e ROSÁRIO, na Capelinha das Aparições, e PROCISSÃO DAS VELAS.

22:30 - EUCARISTIA, no Recinto de Oração. *** Café da manhã, almoço e jantar no hotel

9º DIA

Fátima

Noite de Vigília 00:00 às 02:00 - Adoração Eucarística 02:00 às 03:30 - Via-sacra. 03:30 às 04:30 - Celebração Mariana. 04:30 às 05:30 - Missa.

05:30 às 07:00 - Adoração com Laudes do SS.mo Sacramento.

07:00 - PROCISSÃO EUCARÍSTICA.

09:00 - ROSÁRIO, na Capelinha das Aparições.

10:00 - PROCISSÃO, EUCARISTIA, BÊNÇÃO DOS DOENTES, CONSAGRAÇÃO E ADEUS. Almoço no Hotel

Tarde livre

Horário da Capela do Lausperene nos dias 12 e 13 de Maio a Outubro

Nas noites de 12 para 13 entre os meses de Maio a Outubro fecha-se a Capela do Santíssimo Sacra-mento/Capela do Lausperene. O objetivo é a valorização da vigília noturna da peregrinação aniversária, na noite do dia 12, e para evitar a dispersão dos peregrinos. Assim, nos dias 12 de Maio a Outubro, a Capela do Santíssimo Sacramento fecha às 21:30, pelos motivos apontados, e por ser esta a hora em que efetivamente tem início a vigília, com a recitação do Rosário na Capelinha das Aparições.

No dia 13 a reabertura da Capela, localizada na Galilé dos Apóstolos S. Pedro e S. Paulo, na Basílica da Santíssima Trindade, é feita às 07:00.

*** Café da manhã, almoço e jantar no hotel

10º DIA

Partida de Lisboa

Café da manhã no hotel. Transfer para o aeroporto.

FIM DA VIAGEM!

Nota:

- O Alojamento e as refeições referidas no roteiro, serão efectuadas no Hotel Virgem Maria em Fátima.

Serviços inclusos

• 9 Cafés da manhã, 6 almoços e 9 Jantares (no hotel); • Circuito em vans, mini bus ou ônibus de turismo; • Transfer de chegada e saída;

• Estadia em quartos duplos nos hotéis mencionados; • Taxas hoteleiras e de serviço;

• Acompanhamento durante todo o circuito;

• Visitas as Cidades e Locais mencionadas no roteiro, acompanhada pelo nosso representante.

Serviços não inclusos

* Todos os serviços não mencionados no item " serviços incluídos "

(8)

Nossos esforços são direcionados para prestar sempre o melhor serviço.

Obrigada por escolher e confiar em nossa empresa.

Fique a vontade para entrar em contato por um de

nossos meios de atendimento.

(+351) 215 924 530 (+351) 963 737 123 vincitravel

(9)

1º DIA

Seja bem-vindo a Portugal

No aeroporto encontrará um representante da nossa agência para lhe desejar boas vindas e prestar todo o auxílio necessário. De seguida, partiremos para o nosso hotel em Fátima onde disfrutaremos de um delicioso almoço de boas vindas. Após o almoço, teremos a tarde livre.

Jantaremos no hotel e depois partiremos para a PROCISSÃO DAS VELAS, pequeno percurso, efec-tuado pela Virgem de Fátima, acompanhado de peregrinos segurando velas acesas e entoando cânticos de louvor.

Hospedagem no Hotel.

2º DIA

Fátima/Alcobaça e Nazaré

Café da manhã e almoço servido no hotel.

Pela manhã percorreremos a Via Sacra - um dos percursos mais populares de Fátima, que conduz os peregrinos pelas 14 capelas que representam as diferentes estações da Paixão de Cristo. Depois seguiremos para a Casa dos Pastorinhos. A seguir ao almoço, partiremos para Alcobaça. Visitaremos o imponente Mosteiro de Alcobaça, primeira obra plenamente gótica erguida em solo português. Classificado como Património da Humanidade pela UNESCO e como Monumento Nacional, foi eleito como uma das sete maravilhas de Portugal. Continuaremos e nosso próximo destino será uma linda e pacata vila de pescadores chamada Nazaré. Conhecida pelas belas praias, famosa pelas grandes ondas, nazaré é um dos preferidos destinos turísticos do País (em Nazaré, passaremos por vários pontos de interesse).

Hospedagem e jantar no hotel.

3º DIA

Lisboa

Após o café da manhã, saída de Fátima em direção a linda cidade de Lisboa. Inclui visita ao Parque Eduardo VII, Praça Marques de Pombal, Avenida da Liberdade, Praça dos Restauradores, Praça do Comercio, Baixa Pombalina, Rua Augusta e Praça do Comércio.

** Tempo livre para almoço.

Retornaremos nossa visita, desta vez em direção a Belém. Lá visitaremos o lindo Mosteiro dos Jerónimos, construído no século XVI, ponto culminante da arquitetura manuelina, classificando como Monumento Nacional desde 1907 e como Patrimônio mundial da UNESCO desde 1983, a Torre de Belém, um do monumentos mais expressivos da cidade de Lisboa, o Padrão dos Descobrimentos, monumento construído em 1960, no local onde partiram as caravelas de Pedro Álvares Cabral e Vasco da Gama rumo aos descobrimentos.

Em 2007 foi eleito uma das sete maravilhas de Portugal, Aqui poderão apreciar os deliciosos Pastéis de Belém. Hospedagem e jantar no hotel

4º DIA

Conimbriga/Coimbra

Café da manhã no hotel. Manhã livre!

Sugerimos uma visita ao Museu de Cristo (Fátima), onde poderão ver alguns dos momentos mais importantes da vida de Cristo, retratados em 210 figuras em cera que estão distribuídas por 33 cenários, os quais representam os anos que Jesus viveu.

Pela tarde saímos para visitar as Ruinas de Conimbriga, que é uma das maiores povoações romanas de que há vestígios em Portugal. Classificada Monumento Nacional, Conímbriga foi à época da

Invasão romana da Península Ibérica a principal cidade do Convento Escalabitano, província romana da Lusitânia.

Continuação para Coimbra, cidade de ruas estreitas, pátios, escadinhas e arcos medievais, Coimbra é sem dúvida uma das cidades mais bonitas de Portugal.

Marcada pela universidade, a primeira da Portugal (criada em 1290) e uma das mais antigas da Europa, a cidade desenvolveu-se em duas frentes: a cidade alta, designada por Alta ou Almedina, onde viviam os aristocratas, os clérigos e, mais tarde, os estudantes; e a Baixa, do comércio, do artesanato e dos bairros ribeirinhos populares. Visitaremos o Arco da Almedina, Sá Velha e Sá Nova e é claro, a Universidade de Coimbra.

A caminho do hotel visitaremos uma adega. Hospedagem e jantar no hotel

5º DIA

Óbidos / Bombarral.

Após o café da manhã, saída em direção a belíssima Cidadela de Óbidos onde teremos a oportuni-dade de visitar seus principais pontos turísticos (Castelo, igrejas, capelas, lojinhas e todo o casario típico de Óbidos, com seus detalhes em azul e amarelo) e provar um dos deliciosos Licores de Óbidos, carinhosamente chamado de "ginjinha" por muito dos seus apreciadores.

** Tempo livre para almoço.

Próxima paragem, Quinta dos Loridos, Bombarral. Onde se encontra o maior jardim oriental da Europa, o impressionante Buddha Eden. Com cerca de 35 hectares, o jardim surge em resposta à destruição dos Budas Gigantes de Bamyan, naquele que foi um dos maiores actos de barbárie cultural, apagando da memória obras-primas do período tardio da Arte de Gandhara.

Hospedagem e jantar no hotel.

6º DIA

Cascais/Sintra

Café da manhã no hotel, saída de Fátima em direção a Cascais, onde faremos uma rápida visita ao centro histórico de Cascais, continuação da viajem para Boca do Inferno, uma espécie de caverna, que combina a sua beleza natural com o mar revolto.

**Tempo livre para almoço

Após o almoço conheceremos Sintra e seus palácios. Visita ao Palácio da Pena e tempo livre para desfrutar da fantástica vila.

Aproveite para explorar as lojas de artesanato e não deixe de provar os travesseiros e as queijadas, os ícones da doçaria de Sintra.

Hospedagem e jantar no hotel.

7º DIA

Tomar/ Pia do Urso/ Grutas da Moeda e Batalha o almoço e um breve descanso.

Depois do almoço seguimos para Batalha, a caminho passaremos em Pia do Urso, uma aldeia típica serrana, cujas habitações em pedra e madeira, integram-se na paisagem deslumbrante da serra de S. Mamede. A poucos quilómetros faremos outra paragem, desta vez na Gruta das Moedas, onde poderão desfrutar da linda paisagem e conhecerem um pouco de sua lenda.

Finalizaremos nosso dia visitando uma das mais belas obras da arquitetura portuguesa, no Mosteiro de Santa Maria da Vitória mais conhecido como Mosteiro Da Batalha. Erguido pelo rei D. João I, em agradecimento pela vitória em Aljubarrota, batalha que lhe assegurou o trono e garantiu a inde-pendência de Portugal.

Hospedagem e jantar no hotel

8º DIA

Fátima

Primeiro dia de Peregrinação MISSAS, em português:

07:30,09:00, 11:00 e 12:30.

07:30 - VIA-SACRA, aos Valinhos, partindo da Capelinha das Aparições e terminando na Capela do Calvário Húngaro, com a Eucaristia. (Pedimos aos grupos que se abstenham de fazer via-sacra própria, entre as 07h30 e as 09h00, para não perturbar a oficial).

MISSAS em línguas, na Capelinha das Aparições:

07:30 - Deutsch (Alemão). 08:30 - English (Inglês). 09:30 - Français (Francês). 10:30 - Español (Espanhol). 11:30 - Nederlands (Neerlandês). 12:30 - Italiano (Italiano). 13:30 - Po Polsku (Polaco).

16:30 - MISSA com a participação dos doentes, em maio, no Recinto de Oração;

17:30 - PROCISSÃO EUCARÍSTICA

18:30 - INÍCIO OFICIAL DA PEREGRINAÇÃO, na Capelinha das Aparições.

21:30 - Bênção solene das velas e ROSÁRIO, na Capelinha das Aparições, e PROCISSÃO DAS VELAS.

22:30 - EUCARISTIA, no Recinto de Oração. *** Café da manhã, almoço e jantar no hotel

9º DIA

Fátima

Noite de Vigília 00:00 às 02:00 - Adoração Eucarística 02:00 às 03:30 - Via-sacra. 03:30 às 04:30 - Celebração Mariana. 04:30 às 05:30 - Missa.

05:30 às 07:00 - Adoração com Laudes do SS.mo Sacramento.

07:00 - PROCISSÃO EUCARÍSTICA.

09:00 - ROSÁRIO, na Capelinha das Aparições.

10:00 - PROCISSÃO, EUCARISTIA, BÊNÇÃO DOS DOENTES, CONSAGRAÇÃO E ADEUS. Almoço no Hotel

Tarde livre

Horário da Capela do Lausperene nos dias 12 e 13 de Maio a Outubro

Nas noites de 12 para 13 entre os meses de Maio a Outubro fecha-se a Capela do Santíssimo Sacra-mento/Capela do Lausperene. O objetivo é a valorização da vigília noturna da peregrinação aniversária, na noite do dia 12, e para evitar a dispersão dos peregrinos. Assim, nos dias 12 de Maio a Outubro, a Capela do Santíssimo Sacramento fecha às 21:30, pelos motivos apontados, e por ser esta a hora em que efetivamente tem início a vigília, com a recitação do Rosário na Capelinha das Aparições.

No dia 13 a reabertura da Capela, localizada na Galilé dos Apóstolos S. Pedro e S. Paulo, na Basílica da Santíssima Trindade, é feita às 07:00.

*** Café da manhã, almoço e jantar no hotel

10º DIA

Partida de Lisboa

Café da manhã no hotel. Transfer para o aeroporto.

FIM DA VIAGEM!

Nota:

- O Alojamento e as refeições referidas no roteiro, serão efectuadas no Hotel Virgem Maria em Fátima.

Serviços inclusos

• 9 Cafés da manhã, 6 almoços e 9 Jantares (no hotel); • Circuito em vans, mini bus ou ônibus de turismo; • Transfer de chegada e saída;

• Estadia em quartos duplos nos hotéis mencionados; • Taxas hoteleiras e de serviço;

• Acompanhamento durante todo o circuito;

• Visitas as Cidades e Locais mencionadas no roteiro, acompanhada pelo nosso representante.

Serviços não inclusos

* Todos os serviços não mencionados no item " serviços incluídos "

Referências

Documentos relacionados

Preenchimento, por parte dos professores, do quadro com os índices de aproveitamento (conforme disponibilizado a seguir). Tabulação dos dados obtidos a partir do

O presente trabalho objetiva investigar como uma escola da Rede Pública Municipal de Ensino de Limeira – SP apropriou-se e utilizou o tempo da Hora de

Não podemos deixar de dizer que o sujeito pode não se importar com a distância do estabelecimento, dependendo do motivo pelo qual ingressa na academia, como

Uma vez que o brincar é o recurso pedagógico e inerente à Educação Infantil, as brincadeiras de roda, as histórias cantadas, a manipulação de instrumentos (ora

O artigo “A importância da sociolinguística educacional na formação docente educacional continuada” propõe que os professores estudem alguns aspectos da pedagogia da

Pressione a tecla STOP/ EJECT (PARAR /EJETAR) para abrir o compartimento do cassete e coloque uma fita que possa ser gravada.. Se necessitar de uma pausa na gravação, pressione

Para analisar as Componentes de Gestão foram utilizadas questões referentes à forma como o visitante considera as condições da ilha no momento da realização do

Foi membro da Comissão Instaladora do Instituto Universitário de Évora e viria a exercer muitos outros cargos de relevo na Universidade de Évora, nomeadamente, o de Pró-reitor (1976-