• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO INSTITUTO DE LINGUAGENS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DE LINGUAGEM

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO INSTITUTO DE LINGUAGENS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DE LINGUAGEM"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO INSTITUTO DE LINGUAGENS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DE LINGUAGEM

EDITAL DE ABERTURA DE VAGAS PARA ALUNOS ESPECIAIS 2017/1 (Publicado em 20/12/2016)

O Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem abre vagas para candidatura a Aluno Especial nas disciplinas dos cursos de Mestrado e Doutorado, abaixo relacionadas oferecidas no 1º semestre de 2017.

INÍCIO DAS AULAS: 13 de fevereiro de 2017 ÁREA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS

DOCENTE DISCIPLINA Nível CH PERÍODO HORÁRIO

PROF. Dra. Solange Maria de Barros e PROF.

Dra. Fabíola Aparecida Sartin Dutra Parreira

Almeida (UFG)

ESTUDOS CRÍTICOS DO DISCURSO EMENTA:

Realismo crítico e análise crítica do discurso (ACD). Diferentes concepções sobre discurso. Conceito de discurso em Fairclough. Discurso e mudança social. Aspectos teórico-metodológicos da ACD. Interface da ACD com a Linguística Sistêmico-Funcional (LSF).

Nº VAGAS: ATÉ 10

OBSERVAÇÃO: Alguns textos serão em língua inglesa. M/D 60 h Modular 13-18 de fevereiro de 2017 14h-18 h Segunda, terça e quarta, das 8 às 12 e das 18 às 23 h. Quinta (16/02) - das 14 às 18 e das 18 às 23 h. Sexta (17/02) - das 8 às 12 e das 14 às 18 h. Sábado (18/02) -

(2)

das 8 às 12

PROF. DR. Dánie Marcelo de Jesus

LINGUÍSTICA APLICADA:GENDER AND CRITICAL LITERACY

EMENTA:

This course explores some of the major issues and debates in the field of gender. Firstly, we will examine the social construction of gender in theory. Based on this framework; we will then focus on issues of critical literacy and language teaching and gender, including issues of didactic sequences.

Observação: o curso será conduzido em língua inglesa.

Nº VAGAS: ATÉ 10 M/D 60h Terça-feira Parte da disciplina será no evento “Vamos falar de gênero?” 03 a 05 de abril 2017 14h-18 h

PROF. DRA. Clarissa Menezes Jordão (UFPR)

LETRAMENTO CRÍTICO E ENSINO DE LÍNGUAS

EMENTA:

Criticidade e reflexividade: sentidos críticos da escola de Frankfurt, os conceitos de rizoma em Deleuze e Guattari e de discurso no Pós-estruturalismo. Discurso e palavra-mundo em Freire: relatividade. (Des)colonidade: identidade e o ensino-aprendizagem de línguas. Principais diferenças entre a abordagem comunicativa, pedagogia crítica e letramento crítico. “Pós-método” como alternativa para a descolonidade das práticas educacionais. OBSERVAÇÃO: Alguns textos serão em língua inglesa. Nº VAGAS: ATÉ 10 M/D 30h Modular 22-26 de maio de 2017 14h-18 h

PROF. DRA. Simone de Jesus Padilha

CONCEITOS BAKHTINIANOS EM PESQUISAS EM ESTUDOS DE LINGUAGENS: PERSPECTIVAS TEÓRICO-APLICADAS M/D 60h Modular 06 - 17 de março de 2017 14-18 h

(3)

EMENTA:

A concepção dialógica da linguagem. Conceitos basilares do arcabouço teórico bakhtiniano: signo ideológico; enunciado concreto/gênero do discurso; alteridade; cronotopo; exotopia; responsividade; polifonia; plurilinguismo e plurivocalidade; vozes; carnavalização. Pesquisas em Estudos Bakhtinianos: o estado da arte e do conhecimento no Brasil e no mundo.

Nº VAGAS: ATÉ 10 PROF. DRA. Cláudia

Graziano Paes de Barros

ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA: DOS GÊNEROS DISCURSIVOS AO LETRAMENTO CRÍTICO.

EMENTA:

A linguagem como interação. A teoria de ensino-aprendizagem vigotskiana. Gêneros discursivos. Estudos de letramento crítico.

Nº VAGAS: ATÉ 10 M/D 60h Modular 20-24 de fevereiro de 2017 20 a 24 de março de 2017 14-18 h PROF. DR. Maxwell Miranda MORFOLOGIA EMENTA:

Tipologia morfológica. Morfema, alomorfe, distribuição complementar. Morfemas livres, presos e clíticos. Estrutura morfológica da palavra. Morfologia flexional e derivacional. Morfologia e mudança linguística: reanálise e gramaticalização. Interface Morfologia - Fonologia e Morfologia – Sintaxe.

Nº VAGAS: ATÉ 10 M/D 30h Modular 10-14 de abril de 2017 14-18 h

ÁREA DE ESTUDOS LITERÁRIOS

DOCENTE DISCIPLINA Nível CH DIA HORÁRIO

PROF. DRA. Célia Maria Domingues da Rocha Reis

TEORIA DOS GÊNEROS LITERÁRIOS: POESIA EMENTA: Discussão sobre os Gêneros Literários. Hibridismos de gêneros. O gênero lírico. Sonoridade, ritmo e imagem. Lírica e sociedade. Análise de textos poéticos.

(4)

Nº VAGAS: ATÉ 10

PROFA. DR. Vinicius

Carvalho Pereira

ANÁLISE E CRÍTICA LITERÁRIA: JÚLIA KRISTEVA E A SEMIOLOGIA.

EMENTA:

A Revolução Poética da Linguagem. Linguagem semiótica e linguagem simbólica. Teoria dos paragramas. Semiótica e Semanálise. Semiologia e Psicanálise. Semiologia e Feminismo. Relações entre linguística, semiótica e textualidade. Poesia e negatividade.

 OBSERVAÇÃO: Alguns textos do curso ainda não têm tradução para o português. No caso dessas obras, serão oferecidas aos alunos versões em francês e em inglês do mesmo texto, a fim de que escolham o idioma com que cada um se sinta mais confortável. Sempre que possível, porém, dar-se-á preferência às traduções para o português, quando existirem.

Nº VAGAS: até 10

M/D 60h 5ª feira 14h-18 h

* somente será permitida a participação de alunos especiais até o limite de 50% dos alunos regulares matriculados em cada disciplina.

O candidato a aluno especial deverá apresentar, junto com o Requerimento de Inscrição, devidamente preenchido, os seguintes documentos:

a. Cópia autenticada em cartório do diploma ou atestado de curso superior com graduação plena (licenciatura plena ou bacharelado). O candidato também pode optar por trazer o documento original no ato da inscrição. Nesse caso, a cópia será conferida e autenticada na Secretaria do Programa;

b. Cópia autenticada em cartório do Histórico Escolar do curso de graduação plena (licenciatura plena ou bacharelado). O candidato também pode optar por trazer os documentos originais no ato da inscrição. Nesse caso, as cópias serão conferidas e autenticadas na Secretaria do Programa;

c. Curriculum vitae no modelo lattes com cópias dos comprovantes das apresentações de trabalho, publicações em anais de eventos científicos, artigos publicados em periódicos e livros ou capítulos referentes à produção dos últimos três anos (não incluir cópias dos certificados de eventos em que participou apenas como ouvinte). No ato da inscrição, o candidato também deverá trazer os certificados originais para que as cópias sejam conferidas e autenticadas;

d. Justificativa para a realização da disciplina;

e. Cópia autenticada em cartório do RG e do CPF. O candidato também pode optar por trazer os documentos originais no ato da inscrição. Nesse caso, as cópias serão conferidas e autenticadas na Secretaria do Programa;

f. 1 fotografia 3x4 recente.

g. Comprovante de que é aluno regular de programa de pós-graduação stricto sensu de outra universidade, se for o caso.

O requerimento e os respectivos documentos serão recebidos pela Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem (2º piso, sala 42 do Instituto de Linguagem), no período de 06 e 07 de fevereiro de 2017 das 14:00 às 17:00.

O Colegiado de Curso, em concordância com os docentes responsáveis pelas disciplinas, fará a análise e homologação das inscrições. O resultado será divulgado no dia 09 de fevereiro de 2017 no site da

(5)

UFMT www.ufmt.br e no mural da Secretaria do Programa, localizada no 2º piso, sala 42 do Instituto de Linguagens da UFMT.

Caberá recurso em relação ao resultado no prazo de 24 horas a contar da data de publicação do resultado. A solicitação deverá ser dirigida à Coordenação do Programa de Pós-Graduação em questão, por meio de processo instruído e protocolado junto ao Setor de Protocolo Central da UFMT.

Critérios para aprovação da inscrição: afinidades entre áreas de conhecimento apresentadas no

curriculum vitae e a(s) disciplina(s) indicada (s). A justificativa (item d dos documentos exigidos) deverá endossar

tais afinidades, o interesse e o compromisso em cursar a disciplina. Existe a possibilidade de o candidato, não aprovado na disciplina para a qual se inscreveu, ter a sua inscrição avaliada numa outra disciplina que ainda disponha de vagas, desde que assinale no requerimento de inscrição a concordância em ser remanejado para outra disciplina.

O candidato cujo requerimento for aprovado deverá efetivar sua matrícula de Aluno Especial no dia 10 de fevereiro de 2017 na Secretaria do Programa, mediante apresentação de comprovante de pagamento da Taxa Matrícula de R$ 180,00 (cento e oitenta reais) por disciplina, em favor da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da UFMT (Fundação UNISELVA), exclusivamente através de boleto bancário a ser emitido neste site:

http://www.fundacaouniselva.org.br/. Somente será aceito como comprovante de pagamento o Boleto Bancário

com autenticação de pagamento original ou o Boleto Bancário com o comprovante de pagamento original emitido pelos caixas eletrônicos (não serão aceitas cópias), não serão aceitos comprovantes de agendamento de pagamento emitidos pelos caixas eletrônicos.

O aluno Especial poderá cursar disciplinas optativas no Programa, que totalizem, no máximo, 120h, e poderá frequentar unicamente as aulas das disciplinas nas quais estiver matriculado. Para a aprovação em cada disciplina, deverá submeter-se a todas as avaliações aplicadas aos alunos regulares, assim como alcançar a frequência mínima exigida de 75%.

As atividades realizadas por aluno especial não lhe conferem qualquer direito a uma vaga como aluno regular do programa de Pós-Graduação. As vagas para aluno regular somente poderão ser preenchidas por candidatos aprovados no processo seletivo específico.

Em caso de aprovação em processo seletivo futuro para o Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem – PPGEL - UFMT, o aluno poderá solicitar a incorporação dos créditos realizados, no Programa, como Aluno Especial. Nesse caso, cabe ao Colegiado de Curso a análise dessa solicitação.

Atenção:

- Não haverá devolução de taxa de inscrição em caso de desistência.

Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pelo Colegiado de Curso do PPG em Estudos de Linguagem/IL/UFMT.

Cuiabá, 20 de dezembro de 2016.

PROF. DR. DANIE MARCELO DE JESUS Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem – Mestrado/Doutorado

Referências

Documentos relacionados

Existem dois lados da questão; acredito que para os outros Estados, que não possuem nenhum material didático, é uma evolução – finalmente algo será

[r]

O Serviço Especial de Televisão por Assinatura (Serviço de TVA), nos termos de seu regulamento, aprovado pelo Decreto n.º 95.744, de 23 de fevereiro de 1988, é um serviço

Uma dose diária inicial de 30 mg/kg pode ser considerada para pacientes recebendo mais que 14 mL/kg/mês de hemácias (aproximadamente mais de 4 unidades/mês para um adulto) e

Esse sistema permite a obtenção de um composto orgânico com qualidades físicas, químicas e biológicas comprovadas, sendo o produto certificado pelo

O objetivo deste estudo foi analisar, após cerca de 11 (onze) anos de sua publi- cação e vigência (a qual ocorreu no mês de dezembro do ano de 2003), o Estatuto do

Os enunciados discorreram, ainda, sobre as práticas psicológicas e de outros profissionais da saúde, tendo como conceitos chave a Saúde Mental

Os transtornos mentais ligados à loucura que ocorrem na sociedade Dogon e as representações culturais ligadas a esta doença são temas chaves do livro de Denise Dias Barros.. A