• Nenhum resultado encontrado

INFORMAÇÕES FACULDADE DE LETRAS DA UNIVERSIDADE DE LISBOA DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INFORMAÇÕES FACULDADE DE LETRAS DA UNIVERSIDADE DE LISBOA DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

FACULDADE DE LETRAS DA UNIVERSIDADE DE LISBOA DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA

MESTRADO EM ENSINO DA FILOSOFIA

Trata-se de um mestrado profissionalizante, indispensável para quem pretende leccionar Filosofia. Processa-se em colaboração com as Facul-dades de Ciências e de Psicologia e Ciências de Educação. Incide sobre temas de pedagogia, de didáctica, de filosofia da educação, de organiza-ção escolar e educativa, de avaliaorganiza-ção e análise de conteúdos programáti-cos. Tem uma forte componente prática de trabalho nas escolas.

Docentes do Departamento de Filosofia leccionam as seguintes cadeiras: Metodologia do Ensino da Filosofia, Didáctica da Filosofia I e II, Inicia-ção à Prática Profissional I, II, III e IV, Análise de Conteúdos Programá-ticos I e II, Tópicos de Filosofia.

MESTRADO EM FILOSOFIA (2.º CICLO)

O Curso de Mestrado em Filosofia resulta da adequação do anterior Mes-trado em Filosofia ao 2.º Ciclo de Bolonha e visa dar continuidade a uma longa experiência de estudos avançados desenvolvida pelo Departamento de Filosofia da FLUL nas suas áreas de especialidade.

Este nível de estudos, conducente à obtenção do grau de Mestre, tem sido frequentado não só por licenciados em Filosofia, como por licenciados de muitas outras áreas (Belas-Artes, Ciências, Direito, Comunicação, Eco-nomia....) que procuram na reflexão filosófica a fundamentação teórica e os dispositivos conceptuais indispensáveis para as respectivas inves-tigações.

(2)

O Curso de Mestrado em Filosofia complementa conhecimentos adquiri-dos no 1.º Ciclo, ampliando-os e orientando-os para níveis avançaadquiri-dos e visa responder às expectativas de estudos avançados por parte de licenci-ados de diferentes áreas.

A frequência da parte curricular confere um diploma de especialização em Filosofia.

O grau de Mestre é concedido após a defesa de um trabalho científico original.

Grupos Disciplinares

O Mestrado em Filosofia confere uma especialização única (Filosofia), encontrando-se as Unidades Curriculares distribuídas, por razões de coe-rência científica, em 6 Grupos Disciplinares: Estética e Filosofia da Arte; Epistemologia e Metafísica; Filosofia do Espaço Público; Filosofia da Natureza, da Vida e do Ambiente; Filosofia da Linguagem e da Mente; História da Filosofia. Os Grupos Disciplinares destinam-se a organizar, do ponto de vista do conteúdo, as Unidades Curriculares e a orientar o percurso escolhido pelo estudante, de acordo com o seu orientador.

PLANO DE ESTUDOS ÁREA CI-ENTÍFICA CRÉDITOS OBRIGATÓRIOS OPTATIVOS

6 Disciplinas Curriculares FILOSOFIA 42

2 Seminários de Investigação FILOSOFIA 20

2 Unidades Curriculares opcionais OUTRA 14

Dissertação FILOSOFIA 44

TOTAL 120 106 14

1.º Ano / 1.º semestre curricular UNIDADES CURRICULARES

ÁREA

CIENTÍFICA CRÉDITOS

Disciplina Curricular I FILOSOFIA 7

Disciplina Curricular II FILOSOFIA 7

Disciplina Curricular III FILOSOFIA 7

(3)

1.º Ano / 2.º semestre curricular UNIDADES CURRICULARES

ÁREA

CIENTÍFICA CRÉDITOS

Disciplina Curricular IV FILOSOFIA 7

Disciplina Curricular V FILOSOFIA 7

Disciplina Curricular VI FILOSOFIA 7

Disciplina Opcional II Outra 7 2.º Ano / 3.º semestre curricular

UNIDADES CURRICULARES

ÁREA

CIENTÍFICA CRÉDITOS

Seminário de Investigação I FILOSOFIA 10 2.º Ano / 4.º semestre curricular

UNIDADES CURRICULARES

ÁREA

CIENTÍFICA CRÉDITOS

Seminário de Investigação II FILOSOFIA 10

Dissertação FILOSOFIA 44

SEMINÁRIOSpara2009-2010

Filosofia da Educação – Leonel Ribeiro dos Santos Ser, Racionalidade e Ideia – Mafalda Blanc

Soberania – temas e problemas – Pedro M. S. Alves Seminário de Investigação I – Adriana Veríssimo Serrão Sobre Marx. Materialismo e Dialéctica – José Barata-Moura Filosofia da Natureza e da Paisagem – Adriana Veríssimo Serrão O Paradoxo da Incontinência – António Zilhão

Seminário de Investigação II – João Branquinho

Os Seminários opcionais podem ser escolhidos de entre: A. Seminários do Departamento de Filosofia

Filosofia Clássica Indiana Introdução ao Budismo Filosofia e Poesia em Portugal Saudade nas Culturas Lusófonas Portugal como Problema

Teatro e Filosofia na Cultura Portuguesa Contemporânea Oriente/Ocidente: Diálogos e Cruzamentos

(4)

Pensamento Político Antigo e Medieval Teorias da argumentação

Pensamento Político Moderno e Contemporâneo Fundamentos da Ciência Cognitiva

Filosofia da Mente, Linguagem e Cognição

B. Qualquer outro Seminário dos programas de pós-graduação da Facul-dade de Letras.

HORÁRIOS: Os Seminários funcionam em horário pós-laboral.

DOUTORAMENTOS

A – DOUTORAMENTO EM FILOSOFIA (3.º CICLO)

O programa de Doutoramento em Filosofia visa promover o alto desen-volvimento científico da investigação em Filosofia, contribuindo assim para alargar os conhecimentos nesta área do saber através da produção de trabalhos originais.

CANDIDATURAS: Poderão candidatar-se a este programa de estudos os titulares do grau de mestre ou equivalente legal. Poderão ainda candida-tar-se, a título excepcional, titulares do grau de licenciado “detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reco-nhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estu-dos pelo órgão legal e estatutariamente competente da universidade onde pretendem ser admitidos.” (Regulamento de Estudos Pós-Graduados da Universidade de Lisboa, DR, 2.ª série, N.º 209, 30-10-2006, Artigo 32.º). PLANO DE ESTUDOS: O plano de estudos inclui três componentes: 1) Curso de Formação Avançada; 2) Seminários de Investigação; 3) Ela-boração, discussão e aprovação da dissertação de doutoramento.

CRÉDITOS

6 Seminários do Curso de Formação Avançada 15 90 3 Seminários de Investigação 30 90

Dissertação 60 60

(5)

ORIENTAÇÃO: Cada orientando deve ter um orientador que o aconselha na elaboração de um Plano de Estudos individualizado e acompanha re-gularmente os trabalhos.

DURAÇÃO: Duração normal do Curso: 8 semestres (3 semestres do Cur-so de Formação Avançada + 3 semestres de Seminários de Investigação + 2 semestres de composição da dissertação).

SEMINÁRIOS para 2009-2010

Para o Curso de Formação Avançada, valem todos os seminários de pós-graduação oferecidos pelo Departamento de Filosofia, desde que integra-dos em planos de estuintegra-dos definiintegra-dos pelo Orientador.

B – DOUTORAMENTO EM CIÊNCIA POLÍTICA

O doutoramento em Ciência Política é conferido pela Universidade de Lisboa, sendo os seminários ministrados por docentes da Faculdade de Letras (Departamento de Filosofia), da Faculdade de Direito e do Institu-to de Ciências Sociais.

Seminários oferecidos pelo Departamento de Filosofia Pensamento Político Antigo e Medieval

Teorias da argumentação

Pensamento Político Moderno e Contemporâneo

Os objectivos, o plano de estudos e o processo de candidatura podem ser consultados em http://www.cienciapolitica.ul.pt/

C – DOUTORAMENTO EM CIÊNCIA COGNITIVA

O doutoramento em Ciência Política é conferido pela Universidade de Lisboa, sendo os seminários ministrados por docentes da Faculdade de Letras (Departamento de Filosofia), da Faculdade de Ciências, da Facul-dade de Medicina e da FaculFacul-dade de Psicologia e Ciências da Educação Seminários oferecidos pelo Departamento de Filosofia

Fundamentos da Ciência Cognitiva

Filosofia da Mente, Linguagem e Cognição

Os objectivos, o plano de estudos e o processo de candidatura podem ser consultados em http://www.dout_ciencia_cognitiva.ul.pt/

INFORMAÇÕES em: www.fl.pt

Directora do Curso de Pós-Graduação: Prof.ª Adriana Veríssimo Serrão adrianaserrao@fl.ul.pt

(6)
(7)

C E N T R O D E F I L O S O F I A D A

U N I V E R S I D A D E D E L I S B O A

PUBLICAÇÕES

E

ACTIVIDADES

2009

PUBLICAÇÕES

PUBLICAÇÕES PRÓPRIAS

A Crise, autoria de Jacquie Pigeaud, tradução de Adelino Cardoso, Trans-lata 2, Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2009.

A Crise das Ciências Europeias e a Fenomenologia Transcendental, autoria de Edmund Husserl, tradução de Diogo Ferrer, direcção Científica de Pedro M. S. Alves, colecção Obras de Edmund Husserl, Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2009.

A Linguagem em Foucault, autoria de Nuno Melim, Academica 10, Cen-tro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2009.

Intersubjectividade e Comunicação. Uma Abordagem Fenomenológica, autoria de Pedro M. S. Alves, colecção Phainomenon – Estudos de Fe-nomenologia, Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2009. O Poder pelo Poder. Ficção e Ordem no combate de Carl Schmitt em torno do Poder, autoria de Alexandre Franco de Sá, Academica 9, Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2009.

PUBLICAÇÕES PERIÓDICAS

Disputatio – International Journal of Philosophy, Vol. II n.º24, direcção de João Branquinho, Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2009.

(8)

Disputatio – International Journal of Philosophy, Vol. II n.º25, direcção de João Branquinho, Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2009. Phainomenon 15, Revista de Fenomenologia, direcção de Pedro M. S. Alves, Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2009.

EVENTOS DE NATUREZA CIENTÍFICA E CULTURAL

COLÓQUIOS E JORNADAS

Colóquio Internacional Fenomenologia, Psicologia e Psicoterapia. 23 e 24 de Janeiro de 2009, Instituto Superior de Psicologia Aplicada. Orga-nização: ISPA, CFUL, Associação Portuguesa de Filosofia Fenome-nológica.

Colóquio Internacional Longos dias têm cem anos. Vieira da Silva, Um olhar Contemporâneo. 15 e 16 de Janeiro. FLUL. Org.: Carlos João Cor-reia, Maria Luísa Ribeiro Ferreira, Ana Rita Ferreira e Teresa Quirino da Fonseca.

Colóquio «O Legado de Agostinho da Silva: quinze anos após a sua mor-te». 3 de Abril de 2009, FLUL.

Conferência Luso-Brasileira de Metafísica Analítica. 13 e 14 de Abril de 2009, Fortaleza. Organização de João Branquinho.

«Mestres do Curso Superior de Letras». Colóquio Comemorativo dos 150 Anos do Curso Superior de Letras. 21 de Maio de 2009, FLUL.

«Anselmo Sola Ratione 900 anos depois». II Colóquio da Sociedade Por-tuguesa de Filosofia Medieval. 28 e 29 de Maio de 2009, FLUL.

«Olhares Europeus sobre Fernando Pessoa», Seminário Internacional. 2 de Junho de 2009, FLUL.

La parabole de la notion de personne dans la pensée occidentale. Ciclo de conferências pelo Professor Sergio Sorrentino (Univ. Salerno). 1 a 3 de Junho de 2009, FLUL.

Introduction to Secular Buddhism. Conferência de Stephen Batchelor. 3 de Setembro de 2009, FLUL.

Was ist der Mensch? Antropologia, Estética e Teleologia em Kant. II Colóquio Ítalo-Luso-Brasileiro. 15 a 18 de Setembro de 2009, FLUL. Workshop Concepções e Práticas da História da Filosofia. 21 de Setem-bro de 2009, FLUL.

(9)

XIV Colóquio Ibero-Americano de Filosofia. 7 a 9 de Outubro de 2009, FLUL.

Colóquio Proença, Cortesão, Sérgio e o Grupo Seara Nova. 28 a 30 de Outubro de 2009, FLUL.

Filosofia e Literatura na Península Ibérica: Respostas à Crise do Final do Séc. XIX. Jornadas Luso-Espanholas de Filosofia. 26 e 27 de Novembro de 2009, FLUL.

SEMINÁRIOS E CONFERÊNCIAS

Seminários do Projecto PTDC/FIL/64836/2006 «Filosofia, Medicina e Sociedade», Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, coordenação de Adelino Cardoso. Seminários do Projecto POCI/FIL/60600/2006 «Heidegger em Portu-guês», Universidade de Évora, Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, coordenação de Irene Borges-Duarte.

Seminário Permanente de Filosofia Analítica, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, coordenação de João Branquinho.

Seminários do Grupo Langcog, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, coordenação de João Branquinho.

Seminários do Grupo de Estética Arte e Religião, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, coordenação de Carlos João Correia.

Seminários do Projecto Filosofia e Paisagem, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, coordenação de Adriana Veríssimo Serrão.

PUBLICAÇÕES E EVENTOS DE NATUREZA CIENTÍFICA E CUL-TURAL PREVISTOS PARA 2010

PUBLICAÇÕES PRÓPRIAS

A Possibilidade e Altruísmo, autoria de Thomas Nagel, tradução de Dio-go Fernandes, Translata 1, Lisboa, Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2009.

(10)

EVENTOS CIENTÍFICOS PARA 2010

Colóquio Razão, Optimismo e Teodiceia: A Herança de Leibniz no Ilu-minismo Europeu. FLUL.

Seminários do Projecto PTDC/FIL/64836/2006 «Filosofia, Medicina e Sociedade», Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, coordenação de Adelino Cardoso. Seminários do Projecto POCI/FIL/60600/2006 «Heidegger em Portu-guês», Universidade de Évora, Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, coordenação de Irene Borges-Duarte.

Seminário Permanente de Filosofia Analítica, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, coordenação de João Branquinho.

Seminários do Grupo Langcog, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, coordenação de João Branquinho.

Seminários do Grupo de Estética Arte e Religião, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, coordenação de Carlos João Correia.

Seminários do Projecto Filosofia e Paisagem, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, coordenação de Adriana Veríssimo Serrão.

Nota: os preços dos livros estão indicados na página do Centro de Filosofia na internet: www.centrofilosofia.org

Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa Faculdade de Letras de Lisboa

Alameda da Universidade P-1600-214 Lisboa

Tel/Fax: 217920091 ● E-mail: c.filosofia@fl.ul.pt Web: www.centrofilosofia.org

Nº Id. Fiscal: 502 447 699

Referências

Documentos relacionados

A eficácia tanto do extrato de alecrim quanto do carnosol e do ácido carnósico também é significativamente influenciada pelo tipo de sistema testado (óleo ou emulsão), tipo de

A partir de 2007, o MBA em Administração Global, cujo contrato de cooperação se extinguiu, cedeu espaço para o MBA EXECUTIVO INTERNACIONAL EM GESTÃO DE NEGÓCIOS, com grade

Como consequência dos resultados obtidos, da bibliografia consultada e dos múltiplos espaços reflexivos que se criaram, desenvolveu-se um conjunto de produtos que,

A caldeira faz parte de um sistema de aquecimento central e tem como principais objetivos, o aumento da temperatura do ar interior de um edifício e a redução da humidade

Artigo 13º - Tomando conhecimento da existência da ocorrência de crime do qual resultou morte ou lesões corporais, em especial em via pública ou em casos de grandes tragédias,

O objetivo deste estudo foi de comparar o comportamento das respostas cardiovasculares da Pressão Arterial Sistólica (PAS), Pressão Arterial Diastólica (PAD), Frequência

No âmbito da frequência do curso de 2º ciclo em Ciências da Comunicação, área de especialização em Comunicação Estratégica, e uma vez que exerço funções de coordenação

Caderno de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR, Revistas de Terapia Ocupacional da USP e Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia