• Nenhum resultado encontrado

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

EDITAL  DE  PROCESSO  SELETIVO  PARA  CONTRATAÇÃO

AÇÃO JUVENIL

PROJETO DIÁLOGOS PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL DE SUAPE

O Laboratório de Estudos da Sexualidade Humana – LabESHU - e o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Poder, Cultura e Práticas Coletivas – GEPCOL -, grupos de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco, tornam público a realização do processo seletivo visando o preenchimento imediato de quatro vagas de estágio para estudantes de graduação (bolsa de iniciação científica), em conformidade com as condições estabelecidas neste edital.

Os estagiários vão atuar no Subprojeto Ação Juvenil, integrante do projeto Diálogos para o Desenvolvimento Social em Suape (resumo em anexo I). O subprojeto objetiva formar e instrumentalizar jovens de 16 a 19 anos, de ambos os sexos, enquanto lideranças capazes de atuar na produção e disseminação de informações qualificadas nos campos dos direitos da criança e adolescente, saúde sexual e reprodutiva, uso abusivo de álcool e outras drogas, e no enfrentamento a agravos de saúde e violações de direitos.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES:

1.1. O processo seletivo para contratação dos estagiários será regido por este edital e executado pela equipe do Ação Juvenil.

1.2. As inscrições serão realizadas na secretaria da Clínica Psicológica da UFPE, situada no Departamento de Psicologia (CFCH/UFPE, 7º andar), entre os dias 12 a 20 de agosto, no horário das 08h às 12h; e também por e-mail nesta mesma data, a ser enviado para o email:

acaojuvenil.dialogos@gmail.com

1.3. Para a inscrição o/a candidato/a deverá apresentar a seguinte documentação: a) Curriculum vitae;

b) Comprovante de Matrícula.

1.4. Toda a documentação deverá ser entregue em envelope lacrado e assinado. Na parte frontal do envelope deverá constar uma etiqueta de inscrição, cujo modelo se encontra no anexo II deste edital. Caso a inscrição seja feita por email, a organização do processo seletivo confirmará o recebimento da documentação e este servirá de comprovante da inscrição.

1.5. No ato da entrega da documentação para a inscrição no processo seletivo, o candidato deverá apresentar, devidamente preenchido, o “recibo de inscrição para seleção de estagiário, que se encontra no anexo II do presente edital. O funcionário que receber a documentação deverá datar e assinar este recibo que servirá de comprovante do/a candidato/a.

1.6. O processo seletivo compreende:

A) Avaliação do currículo;

B) Intervenção/diálogo em grupo, com base na discussão do texto: COIMBRA, C. C.; BOCCO, F.; NASCIMENTO, M. L. Subvertendo o conceito de adolescência. Arquivos Brasileiros de Psicologia, v. 57, n. 1, p. 2-11, 2005; C) Os candidatos selecionados serão aqueles/as que obtiverem os melhores desempenhos no processo, entre todos/as os/as participantes da seleção, de

(2)

acordo com os conhecimentos e habilidades exigidas para aprovação do referido cargo. Para isto, além da avaliação curricular, serão levados em conta: 1. compreensão do texto sugerido; 2. capacidade de expor de forma concisa e coerente as ideias constantes no texto; 3. percepção crítica quanto ao conteúdo do texto; e, 4. potencial de aplicabilidade do texto.

1.7. O prazo de validade do processo seletivo simplificado esgotar-se-á após 12 (doze) meses, a partir da data de publicação da homologação do resultado final.

2. DA VAGA DE ESTAGIÁRIO:

2.1. Atividades a serem desempenhadas: apoio nas atividades de pesquisa e intervenção social.

2.1.1. Habilidades: realizar entrevistas, aplicar questionários e conduzir grupos de discussão; facilitar oficinas de intervenção psicossocial; realizar atividades de sensibilização e/ou mobilização coletiva em direitos humanos e direitos sexuais e reprodutivos em comunidades; analisar e interpretar dados oriundos de pesquisas sociais e epidemiológicas; sintetizar ideias, relacionar informações e redigir relatórios, textos científicos e de divulgação.

2.1.2. Requisitos básicos: estar regularmente matriculado/a em cursos de graduação; estar cursando período igual ou superior ao terceiro semestre letivo de curso em 2013.1; demonstrar compromisso e disponibilidade condizentes com as requisições do projeto, além de uma boa capacidade de comunicação e iniciativa; disponibilidade para deslocamentos diários para Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca, onde as atividades serão realizadas; conhecimento e afinidade com as perspectivas teóricas feminista e de gênero sobre direitos sexuais e reprodutivos; e juventude.

2.2. Remuneração: bosista.

2.3. Jornada de trabalho: 20 horas semanais, manhã e/ou tarde. Contrato de estágio por seis meses, podendo ser renovado por até 12 meses.

3. DOS CRITÉRIOS DAS ETAPAS DE SELEÇÃO

3.1. 1ª etapa, de caráter eliminatório e classificatório - análise de currículo e Comprovante de Matrícula.

3.1.1. Nesta etapa os currículos e Comprovantes de Matrícula recebidos dentro do prazo divulgado em anúncio são analisados e selecionados de acordo com os requisitos exigidos.

3.1.2. Seguem para a próxima etapa (intervenção/diálogo em grupo) os candidatos cujos currículos e comprovantes de matrícula, em conjunto, atendam ao perfil do projeto.

3.1.3. O resultado desta etapa será divulgado em 23/08/2013 (sexta-feira) por meio de e-mail. A lista de aprovados será também fixada no mural da Clínica de Psicologia, no sétimo andar do CFCH - UFPE.

3.2. 2ª etapa, de caráter eliminatório e/ou classificatório – intervenção/diálogo em grupo:

Os/as candidatos/as selecionados/as serão submetidos/as à esta etapa em grupo, com base na discussão do texto: COIMBRA, C. C.; BOCCO, F.; NASCIMENTO, M. L. Subvertendo o conceito de adolescência. Arquivos Brasileiros de Psicologia, v. 57, n. 1, p. 2-11, 2005.

(3)

3.2.1. Esta etapa de seleção acontecerá na segunda-feira, 26/08/2013, na sala 09 do 7º andar da Clínica Psicológica no CFCH - UFPE, a partir das 14:00 horas.

3.2.2. Esta etapa visa realizar um levantamento dos seus interesses e experiência em pesquisa e intervenção social, comprometimento, capacidade de comunicação, iniciativa e disponibilidade para o trabalho a ser realizado. Também será averiguado o conhecimento mínimo sobre a perspectiva teórica feminista no enfrentamento de temas relacionados aos Direitos Sexuais e Reprodutivos e sobre Juventude, na interface com promoção à saúde e combate à violência sexual e de gênero.

4. DOS CRITÉRIOS DE MENSURAÇÃO PARA AS DUAS ETAPAS 4.1. Experiência prévia com as atividades e temáticas do projeto:

a) participações anteriores em projetos de pesquisa ou extensão afins ao projeto Diálogos;

b) realização de estágios em campos de atuação profissional afins ao projeto Diálogos;

4.2. participação em cursos e/ou capacitações em temáticas tratadas pelo projeto Diálogos. Competências:

a) interesse para o trabalho; b) comprometimento;

d) capacidade de comunicação; c) iniciativa/liderança.

4.3. Conhecimentos:

a) fundamentos da perspectiva teórica feminista no enfrentamento de temas relacionados aos Direitos Sexuais e Reprodutivos e sobre Juventude;

b) métodos e técnicas de pesquisa em Ciências Humanas. 5. DO CRONOGRAMA

 

ETAPA DATAS

Publicação do edital

Inscrição – entrega de documentos

12/08/2013 a 20/08/2013 (no turno da manhã até 12h)

1º etapa: análise de documentos De 21/08/2013 a 22/08/2013 Divulgação dos resultados por envio

de emails aos candidatos e publicação na clínica de psicologia

(7ºandar/CFCH) dos selecionados para a segunda etapa.

23/08/2013

2º etapa: intervenção/diálogo em grupo

26/08/2013 (14h) Divulgação do resultado final por

envio de emails aos selecionados e publicação dos nomes na clínica de

psicologia (7ºandar/CFCH).

28/08/2013

Início das atividades 02/09/2013

(4)

EMAIL PARA CONTATO E INSCRIÇÃO: acaojuvenil.dialogos@gmail.com

6. DAS DISPOSIÇÕES E INSTRUÇÕES FINAIS

6.1 É de responsabilidade do candidato, acompanhar a publicação de todos os atos, editais e comunicados feitos pela comissão responsável pelo processo seletivo, que ficarão dispostos nos quadros de aviso da Clínica Psicológica da UFPE;

6.2 Os casos omissos serão resolvidos pela equipe do subprojeto Ação Juvenil.

RECIFE, 12 DE AGOSTO DE 2013.

Prof. Dr. Luís Felipe Rios

Coordenador geral do Projeto Diálogos para o Desenvolvimento Social de Suape

(5)

ANEXO I

DIÁLOGOS PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL DE SUAPE RESUMO

Objetivos: o projeto busca contribuir para o desenvolvimento e inovação em tecnologias de intervenção

social através da implementação e analise da eficácia e da efetividade de um programa de promoção à saúde, calcado no preconizado pela política de saúde do estado brasileiro, e que tem como meta reduzir os índices relacionados a problemas de saúde e violência (gravidez na adolescência, DST e HIV/AIDS, uso abusivo de álcool e outras drogas, violência sexual e de gênero) na sub-região de Suape - PE.

Contexto e problemática: constituído enquanto uma pesquisa-intervenção, o projeto se configura para

responder a uma demanda da Refinaria Abreu e Lima (Petrobras) que em 2009 apresentou à UFPE um diagnóstico apontado possíveis perturbações nas condições de saúde da população dos municípios, relacionadas à chegada na região de milhares de trabalhadores atraídos pelos novos postos de trabalho na construção civil. Com base nos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), a UFPE elabora o programa diálogos que se organiza em um conjunto ações de mobilização das esferas públicas, privadas e comunitárias, voltadas para os diferentes atores que, direta ou indiretamente, participam na configuração dos agravos que se quer eliminar e/ou prevenir. A elaboração e implementação do programa pela universidade oferece a oportunidade para refletir sobre as possibilidades de se atuar na promoção da saúde, desde os princípios do SUS, de forma sinérgica e integrando os diferentes setores da sociedade (empresas, trabalhadores da construção civil e população em geral) e do estado (gestão e profissionais dos serviços). Fundamentação teórico-metodológica: a pesquisa fundamenta-se teoricamente numa perspectiva que concebe a produção social dos processos de saúde e doença como condicionadas por aspectos pessoais, culturais e estruturais que, em sinergia, constituem contextos de vulnerabilidade aos diferentes agravos. o estudo analisará o programa diálogos em duas frentes: 1) qualidade formal, mensurando o êxito técnico no alcance de indicadores previamente estabelecidos; 2) qualidade processual, realizando uma análise compreensiva de sua efetividade enquanto uma ação de promoção da saúde. Resultados esperados: o projeto contribuirá para inovação de tecnologias sociais na promoção da saúde e cidadania através da: 1) elaboração de recomendações para orientar processos interventivos em promoção à saúde no nível populacional; 2) criação de um protocolo que oriente o desenvolvimento de processos promotores de saúde e responsabilidade social entre trabalhadores da construção civil.

descritores: promoção à saúde; integralidade; intersetorialidade; pesquisa-intervenção; desenvolvimento social; inovação tecnológica em medicina preventiva.

(6)

ANEXO II

ETIQUETA   NOME:  

 

TELEFONE:  

SUBPROJETO  AÇÃO  JUVENIL  

Declaro  estar  ciente  que  assumo  total  responsabilidade   pela  documentação  entregue  em  envelope  lacrado  e  que  a   incorreção  na  documentação  entregue  implicará  no   indeferimento  da  solicitação.  

ASSINATURA   ETIQUETA  DE  

INSCRIÇÃO  PARA   ESTÁGIO  –   DIÁLOGOS  PARA  O   DESENVOLVIMENTO  

SOCIAL  DE  SUAPE  

DATA:         RECIBO   NOME:  

SUBPROJETO  AÇÃO  JUVENIL  

Declaro  que  recebi  em  envelope  lacrado  a  documentação   do  candidato  acima  mencionado.  

ASSINATURA   RECIBO  DE  

INSCRIÇÃO  PARA   ESTÁGIO  –   DIÁLOGOS  PARA  O   DESENVOLVIMENTO  

SOCIAL  DE  SUAPE  

DATA:    

Referências

Documentos relacionados

A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

Em pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE), em 2011 o consumo de artigos infantis movimentou cerca de R$26,2 bilhões, sendo que mais

Adotam-se como compreensão da experiência estética as emoções e sentimentos nos processos de ensinar e aprender Matemática como um saber epistêmico. Nesse viés, Freire assinala

Para além deste componente mais prático, a formação académica do 6º ano do MIM incluiu ainda disciplinas de cariz teórico, nomeadamente, a Unidade Curricular de

Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo realizar testes de tração mecânica e de trilhamento elétrico nos dois polímeros mais utilizados na impressão

Para Souza (2004, p 65), os micros e pequenos empresários negligenciam as atividades de planejamento e controle dos seus negócios, considerando-as como uma

O tema proposto neste estudo “O exercício da advocacia e o crime de lavagem de dinheiro: responsabilização dos advogados pelo recebimento de honorários advocatícios maculados