• Nenhum resultado encontrado

E. M. NICE BEOLCHI NUNES FERREIRA Semana 15-14/06 a 18/06

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "E. M. NICE BEOLCHI NUNES FERREIRA Semana 15-14/06 a 18/06"

Copied!
27
0
0

Texto

(1)

1

Língua Portuguesa

AULA 01

- Esta aula será de interpretação de texto.

- Faremos a revisão da classe de palavras: Numerais.

- Revisaremos esta classe palavras de uma forma contextualizada, portanto leiam os

enunciados de cada questão com muita atenção.

- Em caso de dúvidas, pesquise em seu material, em suas aulas anteriores, pois este conteúdo já foi apresentado e ensinado para vocês.

Tubarão será uma das atrações do novo Museu da Academia de Hollywood

Bruce, um tubarão de fiberglass de 7 metros e meio de comprimento, 550 quilos e 110 quilos, é o único sobrevivente do filme ―Jaws‖ (Mandíbulas) – ou ―Tubarão‖ no Brasil. Três tubarões mecânicos foram construídos para as filmagens, mas acabaram destruídos depois. Com o sucesso de bilheteria, os produtores resolveram fazer um quarto tubarão, a partir do molde dos originais. Bruce passou 15 anos no parque Universal Studios de Hollywood como parte de um cenário para fotos dos visitantes. Acabou num ferro-velho no início dos anos 1990.

Marcelo Duarte. Disponível em: <https://www.guiadoscuriosos.com.br/>. (Fragmento).

ATIVIDADES

1) Em ―[…] 550 quilos e 110 quilos […]‖, os numerais são cardinais porque indicam:

a) ( ) fração.

b) ( ) quantidade. c) ( ) ordem numérica.

2) Grife o numeral cardinal nesta passagem do texto:

―Três tubarões mecânicos foram construídos para as filmagens, mas acabaram destruídos […]‖

3) O numeral cardinal grifado acima: a) ( ) não varia.

b) ( ) varia em gênero. c) ( ) varia em número.

4) No segmento ―[…] os produtores resolveram fazer um quarto tubarão, a partir do molde dos originais.‖, há um numeral:

a) ( ) ordinal. b) ( ) cardinal. c) ( ) fracionário.

5) Observe este trecho:

―Acabou num ferro-velho no início dos anos 1990.‖

Agora, escreva por extenso o numeral cardinal que o compõe: _______________________________________ _______________________________________ Língua Portuguesa AULA 02 Cigarra-verdadeira

Parente dos canários, a cigarra-verdadeira é encontrada somente na Mata Atlântica. Vive em grupo e realiza longos voos, sendo que gosta de

(2)

2 sobrevoar áreas mais abertas, como pântanos e

plantações de arroz. Não costuma ficar muito tempo na mesma área da floresta.

Conhecida como Sporophila falcirostris pelos cientistas, a cigarra-verdadeira ganhou esse nome porque a parte de cima do seu bico é curva e bem mais fina do que a parte de baixo, fazendo com que ele pareça uma foice. Daí o termo falcirostris, que vem do latim e significa ―em forma de foice‖. Tanto as fêmeas quanto os jovens dessa espécie têm o bico escuro, enquanto, nos machos, ele é amarelo.

As cores diferentes do bico, porém, não são as únicas características que diferenciam as cigarras-verdadeiras. A plumagem também. As fêmeas e os jovens são pardos, enquanto os machos adultos têm uma plumagem cinza-azulado e uma faixa branca nas penas das asas.

A cigarra-verdadeira, como muitas espécies de aves, come sementes, sobretudo as de bambu, suas preferidas. É provável que ela se desloque para outros lugares da mata em busca de alimento. Porém, como muitas espécies de bambu, nativas de Mata Atlântica, não são mais encontradas, a população de cigarras-verdadeiras tende a diminuir. Além disso, a captura e o comércio ilegal dessas aves para criação em cativeiro também contribuem para o seu desaparecimento.

Considerada uma ave rara na natureza, a cigarra-verdadeira já não é mais encontrada em determinados lugares. Por essa razão, os cientistas sabem muito pouco sobre o seu comportamento. Algo, porém, é certo: preservar o ambiente em que ela vive, evitar a sua captura e

o seu comércio são ações muito importantes para que possamos continuar apreciando a beleza dessa ave não apenas em fotografias.

Maria Alice S. Alves e Maurício B. Vecchi. Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 175. Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>. (Com corte e adaptação).

ATIVIDADES

1) Em ―Vive em grupo e realiza longos voos, sendo que gosta de sobrevoar áreas mais abertas […]‖, os autores do texto referem-se: _______________________________________ _______________________________________

2) Na passagem ―Tanto as fêmeas quanto os jovens dessa espécie têm o bico escuro […]‖, os autores do texto:

a) ( ) fazem uma descrição. b) ( ) levantam uma hipótese. c) ( ) expressam uma opinião.

3) No segmento ―A cigarra-verdadeira, como muitas espécies de aves, come sementes, sobretudo as de bambu, suas preferidas.‖, o termo ―como‖ introduz:

a) ( ) uma causa. b) ( ) um exemplo. c) ( ) uma comparação.

4) No período abaixo, há um pronome empregado para retomar a cigarra-verdadeira. Sublinhe esse pronome:

(3)

3 ―É provável que ela se desloque para outros

lugares da mata em busca de alimento.‖

5) Identifique os fatores que, de acordo com o texto, contribuem para o desaparecimento da cigarra-verdadeira: R: _______________________________________ _______________________________________ _______________________________________ _______________________________________

6) Segundo o texto, ―os cientistas sabem muito pouco sobre o comportamento da cigarra-verdadeira‖. Por quê?

R:______________________________________ _______________________________________

7) Releia este trecho:

―[…] preservar o ambiente em que ela vive, evitar a sua captura e o seu comércio são ações muito

importantes para que possamos continuar apreciando a beleza dessa ave […]‖ A expressão ―para que‖ introduz:

a) ( ) a finalidade dos fatos anteriores. b) ( ) a explicação dos fatos anteriores. c) ( ) a consequência dos fatos anteriores.

Língua Portuguesa

AULA 03

- Esta aula será de interpretação de texto.

- Faremos a revisão da classe de palavras dos pronomes.

-Analisaremos esta classe de palavras de forma contextualizada.

- Leiam as questões com muita atenção e em caso de dúvidas pesquise em suas aulas anteriores, os conteúdos e a classificação dos pronomes.

- Lembrete: Vocês também já foram

apresentados e aprenderam esta classe de palavras também.

A fábula-mito do Cuidado

Certo dia, ao atravessar um rio, Cuidado viu um pedaço de barro e teve uma inspiração. Pegou no barro e começou a dar-lhe forma. Enquanto contemplava a sua obra, apareceu Júpiter e Cuidado pediu-lhe que soprasse espírito sobre ela. Júpiter assim fez. Mas, quando Cuidado, quis dar um nome à criatura que tinha moldado, Júpiter proibiu-o e exigiu que fosse imposto o seu nome. Enquanto Júpiter e Cuidado discutiam, surgiu, de repente, a Terra. E ela também quis conferir o seu nome à criatura, pois esta foi feita de barro, material do seu corpo. Originou-se uma discussão generalizada. Finalmente, de comum acordo, pediram a Saturno que fosse o árbitro nesta questão. Saturno tomou a seguinte decisão: Tu, Júpiter, deste-lhe o espírito. Receberás, pois, o espírito de volta por ocasião da sua morte. Tu, Terra, deste-lhe o corpo. Receberás, portanto, de volta o corpo quando ela morrer. Mas, como tu, Cuidado, moldastes a criatura, ela ficará sob os teus cuidados, enquanto viver. E ela se chamará homem, isto é, feito de húmus, que significa terra fértil.

(4)

4 Fábula de Higino. “Revista Bons fluidos”, abril

de 2014.

Questões

1 ) Na passagem: ―[…] apareceu Júpiter e Cuidado pediu-lhe que soprasse espírito sobre ela.‖, o pronome pessoal em destaque retoma:

a) ( ) a forma b) ( ) a sua obra c) ( ) a criatura

2) O pronome ―ela‖ refere-se à Terra em:

a) ( ) ―E ela também quis conferir o seu nome à criatura […]‖

b) ( ) ―Receberás, portanto, de volta o corpo quando ela morrer.‖

c) ( ) ―E ela se chamará homem, isto é, feito de húmus, que significa terra fértil.‖

3) Em todas as alternativas, o pronome ―ela‖ é reto, exceto em:

a) ( ) ―[…] apareceu Júpiter e Cuidado pediu-lhe que soprasse espírito sobre ela.‖

b) ( ) ―Receberás, portanto, de volta o corpo quando ela morrer.‖

c) ( ) ―[…] ela ficará sob os teus cuidados, enquanto viver.‖

4) ―Tu, Júpiter, deste-lhe o espírito.‖. Aponte o pronome reto presente nessa oração:

R:______________________________________ _______________________________________

5) Classifica-se como reto, o pronome pessoal que desempenha a função de:

a) ( ) complemento nominal b) ( ) complemento verbal c) ( ) sujeito

Língua Portuguesa AULA 04

- Aula de interpretação e texto e revisão das classes palavras dos advérbios, verbos e pronomes.

- Veremos estas classes de palavras nos exercícios de forma contextualizada.

- Vocês sabem quem é a Mafalda? Do que ela gosta e do que ela não gosta? Ficou curioso (a)? Leia o texto para você descobrir e responder os exercícios.

Quino, o „pai‟ da Mafalda

O cartunista argentino Joaquin Salvador Lavado, o Quino, foi o criador da personagem Mafalda, uma menininha questionadora, que amava os Beatles e odiava sopa, guerras e desigualdades sociais.

Nascido em 17 de julho de 1932, em Mendoza, na Argentina, Quino era filho de imigrantes espanhóis. Desde criança, sempre gostou de desenhar.

A carreira de Quino começou em 1950, desenhando para publicidade e colaborando com algumas páginas de humor. Ele publicou sua primeira tirinha aos 22 anos e o primeiro livro, ―Mundo Quino‖, aos 31.

(5)

5 Sua personagem mais famosa, Mafalda, foi

concebida em 1963, em tirinhas que ilustravam uma campanha publicitária que nunca foi ao ar, mas que a revista ―Primera Plana‖ aceitou publicar. Foi um grande sucesso!

A menina de seis anos filosofava sobre a vida, questionava a situação política de seu país, criticava as guerras e se opunha às injustiças. E, claro, como toda criança da sua idade, brincava muito com seus amiguinhos (muitos deles, inspirados em amigos de infância do próprio Quino).

Pelo teor crítico de suas tirinhas, Quino nunca considerou Mafalda um personagem infantil. Mas a pequena argentina conquistou e conquista até hoje leitores de todas as idades! Suas histórias foram traduzidas para mais de 35 idiomas, sendo comparadas com as tirinhas da Turma do Snoopy e da Turma da Mônica, em popularidade.

Pelo conjunto de sua obra – e, claro, pelas tirinhas de sua personagem mais famosa – Quino recebeu muitas premiações importantes, como o Prêmio Príncipe de Astúrias de Comunicação e Humanidades e a Medalha da Ordem e Letras da França.

Quino faleceu no dia 30 de setembro de 2020, aos 88 anos, deixando personagens memoráveis e muita saudade!

Disponível em: <plenarinho.leg.br – Câmara dos Deputados>.

ATIVIDADES

1) Releia o primeiro parágrafo do texto. Em seguida, transcreva a passagem que apresenta a Mafalda:

R:______________________________________ _______________________________________

2) Na passagem ―Desde criança, sempre gostou de desenhar.‖, o vocábulo grifado foi usado para indicar uma circunstância de:

a) ( ) modo. b) ( ) tempo. c) ( ) intensidade.

3) No trecho ―Ele publicou sua primeira tirinha aos 22 anos […]‖, o pronome destacado:

a) ( ) retoma Quino. b) ( ) anuncia Quino. c) ( ) interpela Quino.

4) Em ―Foi um grande sucesso!‖, o texto refere-se à publicação de tirinhas da Mafalda:

a) ( ) na revista ―Primera Plana‖. b) ( ) em algumas páginas de humor. c) ( ) em uma campanha publicitária.

5) Sublinhe os verbos neste segmento do texto: ―A menina de seis anos filosofava sobre a vida, questionava a situação política de seu país, criticava as guerras e se opunha às injustiças.‖

6) Os verbos sublinhados anteriormente exprimem:

a) ( ) ações da Mafalda. b) ( ) estados da Mafalda. c) ( ) características da Mafalda.

(6)

6 7) De acordo com o texto, ―Quino nunca

considerou Mafalda um personagem infantil‖. Identifique o motivo:

a) ( ) O tom crítico das tirinhas da Mafalda. b) ( ) A tradução em vários idiomas das tirinhas da Mafalda.

c) ( ) Os leitores de todas as idades das tirinhas da Mafalda.

8) Na parte ―[…] Quino recebeu muitas

premiações importantes, como o Prêmio Príncipe de Astúrias de Comunicação e Humanidades e a Medalha […]‖, o termo ―como‖ introduz:

a) ( ) exemplos de premiações recebidas por Quino.

b) ( ) justificativas de premiações recebidas por Quino.

c) ( ) comparações entre premiações recebidas por Quino.

- Olá alunos e alunas eu sou a Mafalda, durante este ano vocês analisarão minhas tirinhas nas aulas de língua portuguesa da professora Viviane Camilo e Lauriane Munhoz, até a breve.

Matemática

(aula 1)

A avaliação está chegando e por esse motivo vamos revisar os conteúdos já estudados no 2° Bimestre!

Vamos revisar reta, plano e ponto

Assista ao vídeo abaixo para relembrar o conteúdo

https://www.youtube.com/watch?v=ud_zk5pSyKU - Ponto, reta e plano

Ponto, reta e plano são noções primitivas e não possuem definição e seus conceitos aprendemos através de nossas observações e experiências.

Exercício

1) Escreva a ideia que nos dá cada situação descrita a seguir:

a) superfície de uma mesa: _________________ b) uma folha de cartolina: ___________________ c) a cabeça de um parafuso: ________________ d) a linha de um caderno: __________________ e) estrelas no céu: _______________________

Matemática

(aula 2)

Hoje vamos revisar os ângulos agudo, reto, obtuso e raso.

Observe o quadro com o resumo ou assista ao vídeo abaixo:

Podemos ter ideia de ponto observando marcas de lápis feitas no papel, estrelas no céu, grãos de areia, marca do pênalti no campo de futebol, etc.

Temos ideia de reta se imaginarmos um fio, sem começo nem fim, bem esticado. Uma reta é um conjunto de pontos infinitos, e é sempre representada por uma letra minúscula. Podemos imaginar o plano no tampo de uma mesa, o campo de futebol é um plano, o chão da sala, sempre imaginando que sempre prolonga, não tem fim.

(7)

7 https://www.youtube.com/watch?v=OyPmDWje6fI&t=1

1s - Classificação dos Ângulos.

Chamamos de ângulo agudo quando a sua abertura em grau é maior do que 0° e menor que 90°. Já o ângulo reto é a medida exata em abertura de 90°. O ângulo obtuso é a abertura maior que 90° e menor que 180°. Já o ângulo

raso é a quando a medida tem exatamente 180°.

Exercícios

1) Relacione as colunas de acordo com os ângulos:

(A) ângulo agudo ( ) 135° (B) ângulo reto ( ) 180° (C) ângulo raso ( ) 90° (D) ângulo obtuso ( ) 26°

2) Qual o ângulo formado pelos ponteiros do relógio e o nome que esse ângulo recebe quando marca 3h?

Ângulo formado: _______________ Nome do ângulo: ______________

3) Marque V para Verdadeiro e F para Falso, nas afirmações abaixo:

a) ( ) o ângulo de 180° é chamado de obtuso. b) ( ) o ângulo de 10° é chamado de agudo. c) ( ) o ângulo de 90° é chamado de reto. d) ( ) o ângulo de 100° é chamado de raso.

Matemática

(aula 3)

Hoje vamos revisar as Potenciações

Assista ao vídeo para relembrar o conteúdo https://www.youtube.com/watch?v=cWL3FjqL hOM - POTÊNCIA - Dica RÁPIDA| COMO CALCULAR POTÊNCIA | | POTENCIAÇÃO 6 ANO | Matemática Básica \Prof. Gis/

Potenciação é a operação matemática utilizada para escrever de forma resumida números muito grandes, onde é feita a multiplicação de n fatores iguais que se repetem. Para essa situação, temos: dois (5) é a base, três (3) é o expoente e o resultado da operação, cento e vinte e cinco (125), é a potência.

Exercícios

1) Preencha a tabela, conforme o modelo:

base expoente Multiplicação em fatores iguais Potência 33 3 3 3x3x3 27 26 62 105

(8)

8 18

04

2) Transforme multiplicações em forma de potenciação:( Exemplo: 2 x 2 x 2 x 2 = 24)

a) 4 x 4 x 4 x 4 x 4 = ______ b) 6 x 6 x 6 = ______

c) 1 x 1x 1 x 1 = ______ d) 10 × 10 = ______

3) Relacione as colunas com os respectivos resultados (A) 53 ( ) 256 (B) 104 ( ) 16 (C) 28 ( ) 125 (D) 42 ( ) 10000 Matemática (aula 4)

Hoje vamos revisar as Raízes:

Assista ao vídeo para relembrar o conteúdo https://www.youtube.com/watch?v=i7bCpeTMgT U - RAIZ QUADRADA 6 ANO - \Prof.Gis/

A raiz quadrada de um algarismo é dada por um o número positivo n, que ao ser elevado

ao quadrado (multiplicado por ele mesmo), se iguala a x.

Dessa forma, √ = 2, pois 2x2=4

Exercícios 1) Calcule: a) √ = _____________ b) √ = _____________ c) √ = _____________ d) √ = _____________ e) √ = _____________ f) √ = _____________ 2) A raiz quadrada de 196 é (a) 98 (b) 16 (c) 14 (d) 12

3) Resolva a expressão numérica a seguir:

Devemos resolver as operações que aparecem em uma expressão numérica, na seguinte ordem:

1º) Potenciação e Radiciação 2º) Multiplicação e Divisão 3º) Soma e Subtração

Se a expressão apresentar mais de uma operação com a mesma prioridade, deve-se começar com a que aparece primeiro (da esquerda para a direita).

(9)

9

4³ + √ - 10 ÷ √

= 64 + 8 – 10 ÷ 5

= 64 + 8 – 2

=70

a) 102 + 62 ÷ √ - 32 b) 53 x 22 - √ Matemática (aula 5)

Hoje vamos revisar as frações:

Assista ao vídeo para relembrar o conteúdo https://www.youtube.com/watch?v=vq1HOs78-TA - Frações Equivalentes

Frações equivalentes são aquelas que representam a mesma parte do inteiro. Observe o exemplo:

Verifique se as frações a seguir são equivalentes:

1)

Resolução: Vamos multiplicar o numerador da primeira fração com o denominador da segunda fração e o numerador da segunda fração com o denominador da segunda fração.

Como os produtos são diferentes, as frações não são equivalentes.

2)

=

Resolução: Vamos multiplicar o numerador da primeira fração com o denominador da segunda fração e o numerador da segunda fração com o denominador da segunda fração.

3 . 8 = 4 . 6 24 = 24

Como os produtos são iguais, as frações são equivalentes.

Para encontrar uma fração equivalente podemos utilizar a divisão ou a multiplicação. Observe:

Exemplo 1) Encontre uma fração equivalente a

fração

Resolução: Nesse caso, podemos multiplicar o

numerador e o denominado por 2, 3, 4 ou qualquer outro número

= Dessa forma, dizemos que é uma fração equivalente a

Solução: Solução:

Note que todas as frações são do mesmo tamanho, apenas foram divididas em partes diferentes.

(10)

10

Exemplo 2) Encontre uma fração equivalente a

fração

Resolução: Nesse caso, podemos dividir o

numerador e o denominado por 3, pois tanto o numerado quanto o denominador é divisível por 3

= Dessa forma, dizemos que é uma fração equivalente a

Exercícios:

1) Assinale a alternativa que contém uma fração equivalente a (a) (b) (c) (d)

2) Determine qual das opções abaixo não é equivalente a (a) 22 24 (b) 33 36 (c) 164 180 (d) 220 240 3) Quanto é de R$60,00 ? Resposta: _____________________ Matemática (aula 6)

Hoje vamos revisar os Polígonos

Assista aos vídeos abaixo para relembrar

https://www.youtube.com/watch?v=YmZvP6cppOU - Polígonos

https://www.youtube.com/watch?v=YP4EGbkjtgM&t=3 s - Triângulos e suas classificações

https://www.youtube.com/watch?v=9VUMf2M2Azc - AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DOS QUADRILÁTEROS - Ensino Fundamental

Lembre-se que:

Polígonos são figuras geométricas planas e

fechadas formadas por segmentos de reta. Exercícios

1) Os polígonos recebem seus nomes de acordo com a quantidade de lados que possui. Complete as lacunas com os nomes dos polígonos corretamente:

a) uma figura de oito lados chama-se ____________________

b) uma figura de três lados chama-se _____________________

c) uma figura de vinte lados chama-se _____________________

d) uma figura de cinco lados chama-se _____________________

2) Classifique os triângulos de acordo com a medidas dos lados em escaleno, isósceles e equilátero: a) ______________________________________ b) _______________________________________ 3 cm 3 cm 3 cm 5 cm 3 cm 3 cm

(11)

11 c) _______________________________________ 3) Associe corretamente: (1) Paralelogramo 2) Retângulo (3) Trapézio (4) Quadrado ( ) ( ) ( ) ( )

4) As figuras geométricas e cores fortes, são elementos bem presentes na obras de Gustavo Rosa, um talentoso desenhista, gravador e pintor, nascido em São Paulo em dezembro de 1946. Suas obras encantam crianças de todas as idades. Observe a obra de Gustavo Rosa abaixo e localize as formas geométricas presentes nela e que já estudamos nesse bimestre.

Resposta: ______________________

Ciências

(Aula 1)

Sistema Respiratório

Quando respiramos, nosso corpo troca gases com a atmosfera, o que ocorre pela ação do sistema respiratório, conjunto de órgãos que permite a respiração pulmonar, ou seja, a

captação do gás oxigênio presente no ar atmosférico e a eliminação do gás carbônico, que é um dos resíduos da reação de produção de energia nas células.

A respiração ocorre naturalmente, controlada por mecanismos involuntários e de acordo com a necessidade do nosso organismo.

O ar entra no nosso corpo por meio da inspiração, percorre o sistema respiratório, atravessa a membrana do pulmão e entra em contato com o sangue, que transporta o oxigênio para o interior das células.

O sistema respiratório humano é composto das vias aéreas e dos pulmões. As vias aéreas são formadas pela cavidade nasal, faringe, laringe, traqueia, brônquios e bronquíolos. Os pulmões são formados por milhares de alvéolos pulmonares. A entrada de ar no corpo ocorre pelas narinas e pela boca, mas é na cavidade nasal que ele é aquecido, filtrado e umedecido. No interior da cavidade nasal há pelos e muco que ajudam a filtrar o ar. Observe o esquema abaixo, os órgãos que compõem o sistema respiratório.

Atividades

1) A função da cavidade nasal não é

simplesmente a entrada e saída do ar. Ela possui a função de:

a) aquecer, umidificar e filtrar o ar. b) aquecer e filtrar o ar.

c) aquecer e umidificar o ar. d) filtrar o ar e umidificar. 9 cm

2 cm 8 cm

(12)

12 2) Analise a figura e substitua os números de 1 a

5 pelos seguintes órgãos: TRAQUEIA, FARINGE, EPIGLOTE ,FARINGE e CAVIDADE NASAL.

3) Assinale a alternativa que indica a sequência correta do trajeto do ar nas estruturas do sistema respiratório:

a) cavidade nasal - laringe - esôfago - brônquios – traqueia – bronquíolos e alvéolos pulmonares b) cavidade nasal - faringe - laringe - traqueia – brônquios – bronquíolos e alvéolos pulmonares c) cavidade nasal - laringe - faringe - traqueia – brônquios – bronquíolos e alvéolos pulmonares d) cavidade nasal - faringe - traqueia - laringe – brônquios – bronquíolos e alvéolos pulmonares

4) Escreva o nome das estruturas respiratórias indicadas pelas letras de A a H.

A: ________________________ B: ________________________ C: ________________________ D: ________________________ E: ________________________ F: ________________________ G: ________________________ H: ________________________ Ciências (Aula 2) Etapas da respiração

A respiração não é apenas a entrada de ar nos pulmões e a saída de ar deles. Ela inclui as trocas gasosas entre o ar inalado e o sangue e as trocas gasosas entre o sangue e as células dos tecidos. Dessa forma, a respiração pode ser dividida em três etapas: ventilação pulmonar, respiração pulmonar e respiração tecidual.

Ventilação pulmonar

A ventilação é a etapa da respiração em que o ar entra nos alvéolos pulmonares e sai deles. Essa etapa é dividida em duas fases: a inspiração e a expiração.

A inspiração é a entrada de ar nas vias respiratórias e que chega aos alvéolos dos pulmões.

A expiração é a saída do ar.

Para que ocorram a entrada do ar nas vias respiratórias e a saída do ar delas, o organismo realiza os movimentos respiratórios. Os principais músculos envolvidos nos movimentos respiratórios são o diafragma e os intercostais. O diafragma é um musculo que se localiza na base da cavidade torácica. Já os músculos intercostais se localizam entre as costelas. Veja no esquema a seguir como esses músculos atuam durante a inspiração e a expiração.

INSPIRACÃO: com os movimentos do diafragma

e dos músculos intercostais, a caixa torácica se expande, ou seja, seu volume aumenta. Com isso, a pressão interna diminui, ficando menor do que a pressão atmosférica. A pressão atmosférica, que nesse momento é maior do que a pressão interna, empurra o ar através das narinas para dentro dos pulmões.

(13)

13

EXPIRAÇÃO: durante a expiração, o diafragma e

os músculos intercostais relaxam e voltam à sua posição original. Esse relaxamento faz com que a pressão do ar dentro dos pulmões fique maior que a atmosférica, e então o ar sai para o ambiente por meio das narinas.

Atividades

1) Quais são os principais músculos envolvidos nos movimentos respiratórios?

_______________________________________ __________________

2) Observe a figura seguinte, que representa os dois movimentos respiratórios. Identifique os movimentos respiratórios B1 e B2:

B1 - ____________________________________

B2 - ____________________________________

3) No processo de inspiração, o ar rico em __________ é filtrado, aquecido e umedecido quando passa pelas vias respiratórias, sendo levado __________. No pulmão o __________ do ar inspirado entra na circulação sanguínea, e o gás carbônico do sangue venoso é liberado nos__________ para que seja eliminado com o ar expirado.

Assinale a alternativa que preenche

corretamente, na sequência, os espaços em branco no texto acima.

a) oxigênio – aos pulmões – oxigênio – alvéolos b) gás carbônico – aos pulmões – oxigênio – alvéolos

c) gás carbônico – à traqueia – dióxido de carbono – alvéolos

d) oxigênio – aos pulmões – dióxido de carbono – alvéolos

Ciências

(Aula 3)

Respiração pulmonar

Da traqueia, o ar segue em direção aos pulmões direito e esquerdo. Isso é possível porque a traqueia se ramifica em duas passagens: os brônquios. Dentro dos pulmões, os brônquios se ramificam em inúmeros tubos chamados de bronquíolos.

Na ponta de cada bronquíolo, encontra-se um alvéolo pulmonar, e cada pulmão é composto por milhões deles. Os alvéolos pulmonares são formados por pequenos sacos de ar, recobertos por inúmeros vasos sanguíneos muito finos, chamados capilares.

Nos alvéolos pulmonares, ocorrem as trocas gasosas da respiração, num processo denominado hematose. Os alvéolos estão envolvidos por capilares sanguíneos. A parede desses capilares mantém-se bem próxima às paredes dos alvéolos, formando uma membrana respiratória. Essa membrana é bastante fina e permite a passagem do gás oxigênio dos alvéolos para o sangue dos capilares e a passagem do gás carbônico do sangue dos capilares para os alvéolos. O sangue é responsável por transportar o gás oxigênio até as células dos tecidos do corpo e o gás carbônico dos tecidos do corpo para os alvéolos. Os glóbulos vermelhos (hemácias) do sangue são as células responsáveis pelo transporte do gás oxigênio e do gás carbônico. Observe abaixo o esquema da hematose.

Respiração tecidual

O gás oxigênio que entrou nos capilares dos alvéolos será transportado por meio do sistema circulatório sanguíneo para os diferentes tecidos do corpo, essa respiração garante o suprimento de sangue com nutrientes e oxigênio para os tecidos.

(14)

14 1) A hematose ocorre:

a) no citoplasma das células b) nos átrios cardíacos c) nos ventrículos cardíacos d) nos alvéolos pulmonares

2) A estrutura abaixo é um esquema dos alvéolos pulmonares, local onde ocorrem as trocas gasosas (hematose). No interior dos alvéolos estão representados dois gases 1 e 2. Responda:

a) Quais os gases representados pelos algarismos 1 e 2?

1: ___________________________ 2: ___________________________

b) Após a entrada do oxigênio no sangue, ele se liga as hemácias e é transportado pela corrente sanguínea para que lugar?

_______________________________________ 3) Os alvéolos possuem capilares como os que estão localizados na figura e são encontrados no:

a) coração b) fígado c) pulmão d) intestino Ciências (Aula 4)

Algumas doenças do sistema respiratório

Bronquite

A bronquite é uma inflamação nos brônquios. A parede interna desses órgãos é revestida por células produtoras de muco. Nos casos de bronquite, essas células aumentam a

produção de muco, dificultando a passagem de ar.

Enfisema pulmonar

O enfisema pulmonar caracteriza-se por uma dilatação dos alvéolos, provocada pelo ar que permanece nessas estruturas mesmo após a expiração. O enfisema pulmonar provoca a perda da elasticidade dos pulmões e a obstrução das vias respiratórias. Com isso, a expiração fica prejudicada, e o ar permanece no interior dos alvéolos. Com o tempo, ocorrem lesões nos alvéolos, prejudicando ainda mais a respiração.

Os principais sintomas do enfisema são dificuldade para respirar, aumento das batidas do coração e uma coloração azulada nas extremidades dos membros do corpo.

Com o tempo, o pulmão e a caixa torácica aumentam de tamanho, resultando no popularmente conhecido ―tórax de barril‖.

Atividades

1) Leia o texto e responda às questões

No tratamento de pacientes com bronquite, muitas vezes são utilizados medicamentos que estimulam a dilatação das paredes dos bronquíolos. Um aparelho muito utilizado nesse tratamento e no de outras doenças do sistema respiratório é o inalador. Ele vaporiza o medicamento que é inalado pelo paciente, atingindo diretamente os brônquios, bronquíolos e alvéolos pulmonares, de forma que melhora a respiração e facilita a eliminação do excesso de muco produzido.

a) Explique por que, em pacientes com bronquite, devem ser utilizados medicamentos que dilatem os brônquios e bronquíolos.

_______________________________________ _______________________________________ b) Grife, no texto, a forma como o inalador facilita o tratamento dos pacientes com bronquite e outras doenças respiratórias.

2) O enfisema é uma doença pulmonar caracterizada pelo aumento permanente e anormal dos alvéolos e a destruição da parede entre eles, sendo a causa mais frequente dessa doença, o tabagismo. Ela forma grandes bolsas como mostram os esquemas a seguir: (Obs. As setas indicam o fluxo do ar).

(15)

15 Alvéolos normais Enfisema

Explique quais os sintomas do enfisema pulmonar. _______________________________________ _______________________________________ História Aula 01 Revisão de Conteúdos

01 -Sobre o Código de Hamurábi que tinha por princípio a Lei de Talião, olho por olho e dente por dente observe a questão e marque a correta:

(Fupac/2013) O primeiro registro de leis de que se tem notícia é o Código de Hamurabi. A seguir, a transcrição de quatro de seus artigos:

Artigo 2: Se alguém acusar um homem e o acusado mergulhar em um rio e afundar, quem o acusa pode tomar posse de sua casa. Mas se o rio provar que o acusado é inocente e ele escapar ileso, então quem o acusa será executado, e o acusado tomará sua casa.

Artigo 200: Se um homem arrancou um dente de um outro homem livre igual a ele,

arrancarão o seu dente.

Artigo 201: Se ele arrancou o dente de um homem vulgar, pagará um terço de uma mina de prata.

Artigo 202: Se um homem agrediu a face de um outro homem que lhe é superior, será golpeado sessenta vezes diante da

assembleia com um chicote de couro de boi.

O Código de Hamurábi é uma criação da:

a) Fenícia, e não estabelece equivalência entre a punição e o crime cometido.

b) Mesopotâmia, fundamentado no princípio da Lei de Talião ―olho por olho, dente por dente‖.

c) Grécia, e não descarta a possibilidade de um julgamento divino.

d) Mesopotâmia, e a pena pelo delito não dependia da posição social da vítima e do agressor.

e) Grécia e estabeleceu regras e direitos a todos os súditos, mas com privilégios às classes dominantes.

02 - Exponha o que era a escrita cuneiforme e sua função _______________________________________ _______________________________________ _______________________________________ _______________________________________ _______________________________________ _______________________________________ _______________________________________ _______________________________________ _______________________________________ _______________________________________

03 – Nome da teoria mais aceita para o povoamento da América. Marque a correta:

a) Teoria do Estreito de Gibraltar. b) Teoria do Estreito de Dardanelos. c) Teoria do Estreito de Bering. d) Teoria do Estreito de Bósforo.

04 - Que cidade da atualidade surgiu das ruínas da capital asteca Tenochtitlán?

_______________________________________ _______________________________________ _______________________________________ _______________________________________ _______________________________________

(16)

16

História

Aula 02

01– A principal divindade dos incas, que eram politeístas, era o deus:

a) Set b) Zeus c) Apolo d) Viracocha

02 – Os incas estavam situados na:

a) Cordilheira do Himalaia. b) Cordilheira dos Andes. c) Cordilheira Australiana. d) Cordilheira Caucasiana.

03 – (UGF/RJ-adaptado) A cultura maia, uma das mais importantes do mundo pré-colombiano, floresceu na região que hoje corresponde ao(s):

a) Uruguai, Argentina e sul do Chile.

b) Paraguai e Bolívia. c) Brasil e Venezuela.

d) norte de Guatemala, Belize, parte de El Salvador, Honduras e sudeste do México. e) Andes peruanos.

04 - A capital asteca impressionou os espanhóis pela quantidade de habitantes (estima-se um número entre 200.000 e 300.000 habitantes) e pela grandiosidade das construções. Os espanhóis a conquistaram em 1521 sob a

liderança de Hernán Cortés. Estamos falando de:

a) Teotihuacan b) Calpulli c) Tenochtitlán d) Yucatã e) Montezuma História Aula 03

01 - Como viviam os primeiros habitantes do continente americano? _______________________________________ _______________________________________ _______________________________________ _______________________________________ _______________________________________ _______________________________________ _______________________________________ _______________________________________ _______________________________________ ______________________________________ 02 - O que são os sambaquis?

_______________________________________ _______________________________________ _______________________________________ _______________________________________ _______________________________________ _______________________________________ 03 - O texto a seguir sobre a arquóloga brasileira Niède Guidon e depois responda as questões:

(17)

17 A arqueóloga Niède Guidon é defensora ferrenha

da Serra da Capivara, no Piauí. Foi ela que descobriu, lá, na década de 1970, as pinturas rupestres mais importantes dos primeiros seres humanos a habitarem o Brasil e uma das maiores coleções desse tipo de arte no mundo.

Após a descoberta de Niède, a compreensão sobre a presença dos Homo sapiens na América do Sul mudou para sempre. Ela lutou para criar o Parque Nacional da Serra da Capivara, hoje considerado patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Nascida em Jaú, São Paulo, em 1933, Niède nunca mais deixou o Piauí — tamanha a consciência que ela tem sobre a importância histórica do local. E o medo que ele seja destruído.

O parque vem enfrentando grandes problemas de orçamento ao longo dos anos, com nenhum apoio governamental. Além disso, Niède já sofreu inúmeras ameaças de empresários do Agreste, que insistem em intimidá-la. Mas ela continua lá, aos 86 anos de idade, sendo a alma e a guardiã do parque.

A) O que ela descobriu na década de 1970 na Serra da Capivara?

B) Que problemas enfrentou a partir do parque por ela criado na Serra da Capivara?

_______________________________________ _______________________________________ _______________________________________

História

Aula 04

01 – Sobre Esparta e Atenas. Coloque E para as características de Esparta e A para as características de Atenas:

( ) Foi fundada pelos jônios. ( ) Foi fundada pelos dórios.

( ) Estava situada na região da Lacônia. ( ) Estava situada na região da Ática.

( ) Seu sistema político era baseado na Democracia.

( ) Seu sistema político era baseado na Diarquia.

( ) Era mais voltada para o sistema militar. ( ) Era mais voltada para as artes e ciências. ( ) Em sua sociedade crianças com deficiência eram descartadas.

( ) Em sua sociedade era considerado cidadão homem maior de 21 anos.

02 – Essa cidade-estado grega saiu vitoriosa da Guerra do Peloponeso:

A) Atenas. B) Corinto. C) Tebas. D) Esparta.

03 – Os gregos fundaram inúmeras colônias na Península Itálica, uma muito desenvolvida foi ao sul e ganhou o nome de:

A) Super Grécia. B) Máxima Grécia. C) Grande Itália. D) Magna Grécia

04 – De acordo com o texto a seguir os jogos olímpicos foram criados em homenagem a que deus grego?

De acordo com a mitologia grega, o herói Hércules criou as Olimpíadas por volta de 2.500 a.C., na Grécia antiga, para homenagear o pai dele, Zeus. Contudo, os primeiros registros históricos das Olimpíadas são de 776 a.C., quando os atletas vencedores começaram a ter seus nomes registrados. Nessa época, os reis de Ilia, de Esparta e de Pissa aliaram-se para que, durante os jogos, houvesse trégua sagrada em toda a Grécia. A aliança foi realizada no templo de Hera, localizado no santuário de Olímpia. Essa é a origem do termo ―Olimpíadas‖.

A) Poseidon. B) Hermes. C) Zeus. D) Baco.

(18)

18 05 – A sociedade romana dividia-se em

camadas, dispostas segundo os privilégios de nascimento. Na imagem a seguir relacione as especificações a cada camada social. Complete:

06 - No contexto social da Roma Antiga, os escravos poderiam ser:

a) patrícios sem posses de terras.

b) prisioneiros de guerra ou escravos por dívida. c) somente do continente africano.

d) somente gregos.

e) trocados com os nativos da América do Sul.

07 - Era o chefe das famílias, o patriarca, dono de todos e de todas as terras e de tudo o que nelas possuía.

a) Pater Absolutus. b) Pater Autoritarius. c) Pater Soberanus. d) Pater Familias.

08 – Sobre a origem lendária da fundação de Roma observe a figura a seguir e marque a alternativa correta:

Escultura de Rômulo e Remo

A imagem representa uma antiga escultura etrusca, representando a loba amamentando os gêmeos Rômulo e Remo. Essa imagem nos revela que:

A) Os romanos explicavam a origem de sua cidade por meio de lendas que envolviam deuses e heróis.

B) Não há nenhuma relação com a criação da cidade de Roma.

C) As lendas são totalmente verdadeiras, retratando fielmente os fatos históricos da fundação de Roma.

D) Não existem lendas que busquem explicar a origem de Roma.

09 – No Período da Monarquia Romana, esse órgão era formado por um Conselho de Anciãos, que fiscalizava(limitava) as ações do rei:

A) Curiata. B) Senado. C) Distrito. D) Câmara. GEOGRAFIA Aula 1 TIPOS DE EROSÃO

A erosão é uma transformação no solo e nas rochas, ou melhor, o processo de desgaste, transporte e sedimentação do solo e das rochas. Ocorre de forma natural, mas pode ser intensificada e até provocada pela ação humana. A classificação das erosões está condicionada a fatores como o tipo de agente erosivo (a água, os ventos e os seres vivos), o relevo, a estrutura geológica do terreno erodido e os processos anteriores a que foi submetido.

Vejamos a seguir alguns dos principais tipos de erosão:

Erosão pluvial

É o tipo de erosão provocado pela água da chuva. Na realidade, a água das precipitações é a maior responsável pelos processos erosivos. A chuva provoca a erosão natural das rochas e

(19)

19 agrava o processo de desgaste de solos

degradados pela ação humana. A proporção da erosão, portanto, não depende apenas da intensidade e do volume de água da chuva, mas, especialmente, do tipo de tratamento dado ao terreno.

Erosão fluvial

Ela é ocasionada pela ação da água dos rios e córregos e aprofunda os vales em relação às terras circundantes. A erosão fluvial é agravada quando a mata ciliar é retirada, pois as margens são desgastadas pela força das águas, o que intensifica os processos de assoreamento dos rios.

Erosão marinha

Provocada pela ação das águas dos mares e oceanos, a erosão marinha causa o desgaste de rochas e solos litorâneos, contribuindo para a formação de praias e de paisagens costeiras, tais como as falésias.

A erosão marinha é ocasionada pela ação das águas de oceanos e mares no modelado do relevo litorâneo

Erosão eólica

É provocada pela ação dos ventos, que, aos poucos, vão deslocando partículas das rochas e do solo e atuando no transporte de sedimentos. Esse tipo de erosão é bem mais lento do que o ocasionado pela água e é mais perceptível em locais onde o clima apresenta baixas médias de

precipitação e umidade. Veja um exemplo de erosão eólica na imagem a seguir:

Na erosão eólica, o vento é responsável por esculpir as formas de relevo por meio do transporte de materiais.

Erosão glacial

Nas regiões em que há temperaturas negativas, há o congelamento da água contida na superfície e no subterrâneo. Quando a água congela, seu volume aumenta – ela se expande –, e essa expansão gera a movimentação em blocos, que provoca o deslocamento de material. Além disso, as partículas de água contidas nos solos quando congeladas também se movimentam, contribuindo para os processos erosivos nesses locais.

Erosão gravitacional

Como o próprio nome sugere, esse tipo de erosão ocorre em terrenos com alta declividade, como em cadeias montanhosas. Os materiais das áreas superiores, por força da gravidade, ―caem‖ para as áreas inferiores. A depender da proteção do solo ou da rocha e do tipo de material, esse processo pode ser gradual ou deslocar grandes blocos rochosos.

Por Amarolina Ribeiro Graduada em Geografia As erosões são processos naturais que podem ser agravados pela ação humana.

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO

1) EROSÃO VOLTA A DESTRUIR E

CONDENAR CASAS EM ARQUIPÉLAGO NO AMAPÁ: Fenômeno das 'Terras Caídas' é provocado pelo avanço do rio Amazonas. Moradores falam em 15 novos desabamentos em vilas no Bailique.

―As fortes chuvas que começaram a cair no Amapá estão deixando em alerta comunidades ribeirinhas do Arquipélago do Bailique, a 180

(20)

20 quilômetros de Macapá. A erosão causada pela

cheia do rio Amazonas está destruindo casas e passarelas construídas às margens do rio. Registros feitos por moradores da região

mostram os prejuízos e riscos de desabamentos.” G1 – Acessado em 20 jan 2017. A erosão citada na notícia é do tipo:

a) Erosão por gravidade b) Erosão laminar c) Erosão fluvial d) Erosão eólica e) Erosão geológica

2) O mais importante agente dos processos erosivos é a água, seja em forma de chuva, seja por meio dos cursos d'água, como rios e

córregos, ou até pelo gelo. No entanto, não apenas a água é responsável pela transformação do solo e do modelado terrestre. Existem outros agentes que participam ou realizam o processo de erosão.

Das alternativas a seguir, que tipo de erosão não é ocasionada pela água?

a) Erosão em splash b) Erosão laminar c) Erosão em sulcos d) Erosão eólica e) Ravina GEOGRAFIA Aula 2 Intemperismo

O intemperismo, também conhecido como meteorização, consiste na alteração física e química das rochas e de seus minerais. É um importante agente no processo de formação de solos e modelador do relevo.

Existem dois tipos de intemperismo:

Intemperismo químico: Quebra da estrutura

química dos minerais que compõe a rocha ou sedimento (material de origem). As rochas, então, sofrem um processo de decomposição. A intensidade deste intemperismo é relacionada com a temperatura, pluviosidade e vegetação, ocorrendo principalmente nas regiões intertropicais.

Intemperismo físico: Desagregação ou desintegração do material de origem (rocha ou sedimento) sem que haja alteração química dos minerais constituintes. Ele, portanto, causa uma desagregação de fragmentos cada vez menores, conservando as características de seus minerais,

aumentando a superfície de contato dos fragmentos, o que colabora com o intemperismo químico. Em regiões desérticas e de clima semiárido esse processo é mais intenso.

Esquema que demonstra a desagregação da rocha e o aumento de sua superfície de contato

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dentre os fatores que influenciam o intemperismo, tem-se, principalmente:

Clima: principal agente do intemperismo, pois ele

determina a quantidade de chuva e temperatura que atingirá a rocha, alterando quimicamente seus minerais. O clima também determina a quantidade de ventos, o que altera fisicamente as rochas.

Relevo: Ele determina o fluxo de água e sua

infiltração no solo. Em terrenos mais íngremes, a infiltração da água no solo será baixa, enquanto que em superfícies mais aplainadas ela será maior. Isso é importante, pois quanto mais tempo de contato entre água e rocha, mais reações químicas, aumentando assim a intensidade do intemperismo.

Existem também outros fatores que influenciam o intemperismo, tais como a composição mineral das rochas, o tempo cronológico, cobertura vegetal e a rocha-mãe.

Por Régis Rodrigues Graduado em Geografia

(21)

21 Fatores que influenciam no intemperismo: clima,

chuva e relevo

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO

1) ―O intemperismo é o processo geral pelo qual as rochas são destruídas na superfície da Terra. O intemperismo produz todas as argilas, todos os solos e as substâncias dissolvidas e carregadas pelos rios para os oceanos. (…) O intemperismo é um dos principais processos do ciclo das rochas. Ele modela a topografia da superfície terrestre e altera os materiais rochosos, convertendo todos os tipos de rochas em sedimentos e formando solos‖.

GROTIZINGER, J. JORDAN, T. Para entender

da Terra. Porto Alegre: Bookman, 2010. p.440

(adaptado). O processo supracitado atua no ciclo das rochas por meio de:

a) fixação dos minerais, durante a renovação b) geração de sedimentos, durante o desgaste c) consolidação magmática, durante a composição

d) metamorfização rochosa, durante a transformação

e) agregação clástica, durante as intrusões

2) ―É importante salientar que a intensidade do intemperismo depende do tipo de subtrato exposto aos diversos agentes intempéricos. Por exemplo, nas regiões tropicais, com substrato rochoso muito antigo, sujeitas a alternâncias de estações secas e úmidas, originam-se expressas camadas de lateritos. Na estação seca, a evaporação é intensa e na estação úmida ocorre por forte lixiviação do manto de intemperismo‖.

DUARTE, L. M., THEODORO, S. H. Dilemas do

Cerrado: entre o ecologicamente (in)correto e o

socialmente (in)justo. Rio de Janeiro: Garamond, 2002. p.161. No trecho acima, podemos considerar o clima como uma variável importante do intemperismo por meio do controle sobre:

a) a temperatura e a umidade

b) a radiação solar e as massas de ar c) os ventos e a pressão atmosférica d) a definição das estações do ano e) a precipitação e a temperatura

GEOGRAFIA Aula 3

TERREMOTOS

Algumas regiões da Terra são mais propicias a terremotos. Clique e entenda!

Imagine que, em um dia como qualquer outro, você está indo para escola estudar Geografia, quando, de repente, o chão começa a tremer! Com certeza, isso iria gerar sérios transtornos, pois, dependendo da força desses tremores, pessoas poderiam se machucar e construções poderiam desabar. Esses tremores de terra são chamados de terremotos.

Mas você sabe como e por que surgem os terremotos?

Os terremotos só existem porque a crosta, a parte mais externa da Terra (a crosta terrestre), é ―rachada‖ em inúmeros blocos, que são denominados de Placas Tectônicas. Essas placas flutuam sobre um líquido muito quente e pastoso, chamado de magma (é aquele que os vulcões expelem!).

Em razão dessas flutuações, essas placas estão em constantes movimentos e, eventualmente, encontram-se, provocando os terremotos. O local onde eles surgem (no subsolo) é chamado de hipocentro, e o lugar na superfície terrestre onde eles primeiro se manifestam é chamado de epicentro.

Quando os terremotos ocorrem em regiões localizadas no oceano, podem provocar os Tsunamis, que são ondas gigantes que invadem o litoral de alguns países e provocam caos e destruição.

(22)

22 Esquema explicativo da formação dos terremotos

e tsunamis.

Portanto, algumas regiões da Terra são mais propícias do que outras para sofrerem com os tremores, pois são zonas em que duas placas diferentes estão em constante interação, a exemplo do Japão. Observe o mapa:

Mapa das Placas Tectônicas pelo mundo. Como podemos perceber no mapa acima, o Brasil não possui a tendência de apresentar grandes tremores, porque o nosso país está longe da zona de encontro e interação entre duas ou mais placas tectônicas.

A intensidade dos terremotos é calculada com base na Escala Richter, que é medida de 1 (muito fraco) a 10 (muito forte). O aparelho utilizado para realizar essa medição chama-se sismógrafo.

Por Rodolfo Alves Pena Graduado em Geografia

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO

1) Dos países sul-americanos os que têm maiores possibilidades de serem atingidos por terremotos de grande magnitude e intensidade são: a) Chile e Peru b) Uruguai e Paraguai c) Brasil e Bolívia d) Argentina e Paraguai e) Chile e Haiti

2) Quais as principais consequências dos terremotos? _______________________________________ _______________________________________ _______________________________________ _______________________________________ _______________________________________ _______________________________________ INGLÊS (Aula1)

Be healthy! (Seja saudável!)

Essa semana vamos refletir sobre a alimentação saudável e não saudável (Healthy food/Junk

food). Nos dias de hoje a comida rápida dos fast

food está cada vez mais incorporada aos nossos

hábitos alimentares. Porém, esses alimentos são desprovidos de nutrientes e fartos em gorduras e açúcares. Sabemos que a alimentação tem um papel muito importante na promoção da saúde e proteção contra doenças. Para garantir a qualidade da alimentação é necessário escolher o que comer.

Atividades

Observe esta pirâmide alimentar para uma alimentação saudável e responda:

(23)

23 1. Você concorda com a forma com que ela está

apresentada? Você mudaria algo? Se sim, o que você mudaria?

R:

_______________________________________ _________________________________ 2. Pesquise em um dicionário o vocabulário a seguir. Este vocabulário é referente à grupos de alimentos. a. Grains = ____________________ b. Vegetables = _________________ c. Fruits = ______________________ d. Dairy = ______________________ e. Protein = ____________________ INGLÊS (Aula 2)

The Kid‟s Healthy Eating Plate is a visual guide

to help educate and encourage children to eat well and keep moving. At a glance, the graphic features examples of best-choice foods to inspire the selection of healthy meals and snacks, and it emphasizes physical activity as part of the equation for staying healthy. (O prato de

alimentação saudável para crianças é um guia

visual para ajudar a educar e incentivar as crianças a comer bem e se manter em movimento. Em resumo, o gráfico apresenta exemplos das melhores opções de alimentos para inspirar a seleção de refeições e lanches saudáveis, e enfatiza a atividade física como parte da equação para se manter saudável.)

Atividades

1. Responda com suas palavras o que significa healthy food e junk food?

R:

_______________________________________ _________________________________ 2. Observe a figura a seguir e circule o alimento que é HEALTHY FOOD e faça um X nos

alimentos JUNK.

3. Assista aos vídeos abaixo. Procure cantar e repetir as palavras para praticar o seu inglês. Healthy Food Vs Junk Food Song! https://www.youtube.com/watch?v=fE8lezHs19s Our Favorite Food Songs For Kids! |

Super Simple Songs

https://www.youtube.com/watch?v=i_JQwhPKzdI

Arte Revisão Aula 01

Introdução as Artes Visuais

As artes denominadas visuais, são aquelas formas de arte que podem ser percebidas pelo sentido da visão. São elas: pintura, desenho, fotografia, cinema etc. Vamos conhecer alguns elementos importantes das artes visuais para

(24)

24 assim compreender de forma mais ampla essas

artes. Elementos determinantes para as artes visuais: pontos, linhas, cores, texturas, movimentos, planos, entre outros. Juntos esses elementos constituem a informação visual, porém sozinhos, isolados nada definem.

Definição Ponto: Elemento básico da geometria,

através do qual se originam todas as outras formas geométricas. Ponto é o lugar onde duas linhas se cruzam. Pode o ponto ser representado por interseção de duas linhas ou por um simples toque na superfície com um instrumento apropriado.

Muitos artistas utilizaram-se do ponto como elemento de base para a construção de suas obras, dando-se assim o conhecido pontilhismo. O pontilhismo surgiu na França no final do século XIX. Foi um método artístico elaborado por dois pintores Georges Seurat e Paul Signac. Podemos perceber esse elemento (ponto) na obra do artista Georges Seurat na obra ―Uma tarde de domingo na ilha da Grande Jatte, que utiliza de pontos diversos e cores puras para sua criação.

Definição de Textura: A textura é outro

elemento das artes visuais que expressa a qualidade tátil das superfícies e dos objetos, que podem ser macios, ásperos, lisos enrugados. Podem ser representadas visualmente, como nas artes gráficas, no desenho e na pintura. O pintor Paul Jackson Pollock (1912-1956), mas conhecido como Jackson Pollock, foi um pintor norte-americano e referência no movimento do expressionismo abstrato. Conhecido por seu estilo de pintura chamado ―gotejamento‖, ele colocava suas telas imensas no chão, eram tão grandes que ele tinha que pisar sobre ela e deixava a tinta líquida escorrer do pincel sobre ela, criando composições abstratas transmitidas em forma de linhas, respingos e texturas espontâneas. Outro artista que utiliza textura (gráfica) em suas obras é o nosso renomado pintor brasileiro Romero Britto (1963), conhecido internacionalmente por apresentar uma arte pop, com característica alegre e colorida.

Romero foi influenciado pela estética cubista e tem o pintor Pablo Picasso como seu mestre. Podemos encontrar estilos de sua pintura em vários lugares, inclusive em nossa escola ―Nice

Beolchi‖ que tem várias telas com releituras de suas obras, instaladas nos corredores e inclusive em sala de aula. Você já deve ter se deparado com alguma imagem do trabalho deste artista pelas ruas. Vale lembrar que sua técnica de textura é diferente da textura utilizada por Pollock.

Cores

Hoje vamos conhecer um pouco sobre as cores, desde os primórdios as pessoas utilizavam da arte como um todo para poderem se expressar, a partir dos anos a população foi se desenvolvendo e criando maneiras e significados através de formas, linhas, pontos e cores para descreverem muitas das vezes seus sentimentos, emoções entre muitos outros.

Cores primárias: As consideradas puras. O vermelho representa o fogo, sangue e paixão. O azul representa o céu, a imensidão, a calma, a

tranquilidade. O amarelo representa o ouro, cor vitalizante e age contra a tristeza.

Cores secundárias: São obtidas através da

mistura de partes de cores primarias em partes iguais como a cor laranja, a cor verde e a cor roxa.

Cores em harmonia- Monocromia e Policromia.

Uma pintura ou desenho emprega vários tons de uma mesma cor, recebe o nome de

MONOCROMIA: a arte feita com uma única cor,

com variações de tonalidades. É a harmonia obtida através da adição gradativa de branco ou preto a uma cor única, podendo ser primária, secundária ou terciária. O termo monocromático não é empregado para o preto e o branco, nem em escala de cinza. A arte de usar em uma pintura ou desenho, muitas cores, chamamos de

POLICROMIA: poli = muitas e cromia = cores

muitas cores.

A Pintura Renascentista

Foi no século XV na cidade de Florença, na Itália que a arte assumiu papel de destaque com a função social, tendo o ―homem‖ e a natureza como centro. Embora o divino e o sobrenatural continuassem a ser explorados como tema nas pinturas seguindo padrões clássicos do passado. As características das pinturas no Renascimento foram:

(25)

25  Emprego da perspectiva (profundidade nos

desenhos) – ilusão de profundidade;  Composição piramidal nas pinturas;  Luz e sombra em destaque;

 Temas como mitologia grega, retrato, situações do cotidiano e temas religiosos

 Uso da tinta a óleo substituiu a têmpera nas pinturas em telas;

 As figuras humanas têm movimento corporal nas pinturas. Não são mais estáticas

Da têmpera ao óleo

Antes do Renascimento, os pintores usavam tinta que eram feitas de pigmentos em pó, misturados com água e ovo, em pinturas de madeira ou tela, mas passaram a usar tintas produzidas a óleo que davam tempo maior para pintar com perfeição, pois demoravam a secar. Também temos a técnica de claro e escuro; e esfumado. Consistem em produzir na superfície plana, um efeito de relevo dando volume as formas.

Uma forma muito fácil de nos recordar sempre do período do Renascimento é através da imagem das tartarugas ninjas, afinal quem não os conhece? O desenho é composto por quatro tartarugas que levam o nome dos artistas italianos mais famosos do período Renascentista, Michelangelo, Donatello, Rafael e Leonardo. Vamos recordar... Michelangelo: pintor, escultor, arquiteto e escritor, considerado o gigante do Renascimento. Pietà (1499) Utiliza nesta obra a base piramidal. Donatello: escultor, esculpia estátuas de santos e figuras bíblicas grego/romanas. Maria Madalena (1453-1455) Rafael Sanzio: Técnica do contraste de luz e sombras, composições triangulares, cores para destacar os personagens. Sagrada Família (1507) Leonardo da Vinci: Principal artista do Renascimento, pintor, escultor, arquiteto e literato.

Na aula anterior estudamos um pouquinho a pintura no Renascimento seus artistas que se destacaram naquela época buscando novos conhecimentos e técnicas. E não é diferente essa busca de novos conhecimentos

É através do tecido que temos nossas vestimentas, e várias outras funções que ele nos proporciona. O tecido pode carregar uma memória, um sentimento e outras coisas que são característicos dos seres humanos.

Por exemplo: Uma roupa de infância que mantemos guardados, de algum ente querido que guardamos com carinho e isso nos traz lembranças.

Muitos artistas utilizam tecidos em suas obras, como a artista Sonia Gomes, Hélio Oiticica e Jum Nakao. Vamos conhecer um pouco mais desses artistas?

Sonia Gomes

Passou o início da sua infância sob os cuidados da avó materna, quando adolescente descontruía suas próprias roupas para dar a elas um toque pessoal já que não gostava das roupas prontas das lojas, e assim começou a criar suas próprias peças, mas só percebeu que suas criações eram obras contemporâneas quando passou uma temporada nos Estados Unidos e ouviu diversos especialistas comentarem sobre seu trabalho. Artista mineira, que transformou suas lembranças e de outras pessoas em Arte, para produzir seus trabalhos utilizou de peças de roupas antigas, que foram doadas por um amigo e que fizeram parte do enxoval da mãe dele, essas peças possuíam um grande valor afetivo. Ela desenhou sobre elas utilizando linhas, alfinetes, costurou, amarrou pedaços de rendas e retalhos em cada peça, além de bordar, essas peças carregavam muitas memórias.

Para exibir seus trabalhos, optou por pendurá-los no teto da exposição, suspensos por fios transparentes, com a ação do vento, as obras pareciam estar flutuando dando-lhes assim a sensação de leveza.

As criações de Sonia Gomes têm forte ligação com o seu passado e com o tempo, aspectos que podem ser percebidos tanto pelos materiais utilizados quanto pelas cores e procedimentos artísticos que são reflexos das raízes afro-brasileiras da artista.

(26)

26

Arte (Aula 2)

ATIVIDADE

1-) Artes visuais, referem-se às manifestações

artísticas, que envolvem o sentido da visão, o que pode ser artes visuais? Assinale a alternativa correta.

a-) ( ) dança, teatro, tocar instrumentos

b-) ( ) atuar representando, expressão corporal, cantar

c-) ( ) cinema, escultura, fotografia

d-) ( ) danças folclóricas, canto coral, encenar

2-) Você se lembra quais são as cores primárias?

Pinte o quadro ―Vendedor de Frutas‖ de Tarsila do Amaral (1925) com as cores primárias.

3-) Artista do período Renascentista que pintou a

obra Mona Lisa? Assinale a alternativa correta: a-) ( ) Donatello;

b-) ( ) Segall; c-) ( ) Michelangelo; d-) ( ) Leonardo da Vinci ; e-) ( ) Van Eyck .

4-) Qual desenho animado pode nos fazer

lembrar dos artistas italianos do período Renascentista? _______________________________________ _______________________________________ _______________________________________ _______________________________________

5-) Quem é considerado o principal artista do

movimento Renascentista. Assinale a alternativa CORRETA. a-) ( ) Michelangelo b-) ( ) Leonardo da Vinci c-) ( ) Rafael Sanzio d-)( ) Donatello EDUCAÇÃO FÍSICA AULA 01 e 02

TEMA: Esportes Olímpicos

Caros alunos, nesta semana estaremos trabalhando o conteúdo em especifico para revisão.

Portanto não iremos fazer a parte prática, o texto será trabalhado em duas aulas. Leia com atenção, e caso tenha alguma dúvida ou curiosidade me procure, estarei à disposição para ajudá-lo.

SKATE

É um esporte radical muito praticado atualmente. Consiste em, realizar manobras deslizando sobre o solo (com ou sem obstáculos) equilibrando-se sobre o skate. O skate é uma prancha (shape) que possui dois eixos (trucks), rolamentos e quatro pequenas rodas.

Mais do que um esporte, o skate tornou-se um estilo de vida. Os skatistas usam roupas características, tem suas próprias gírias e costumes.

O skate surgiu na Califórnia, Estados Unidos, nos anos 60. Foi inventado por alguns surfistas, como uma brincadeira para um dia no qual não havia ondas no mar. Eles utilizaram rodinhas de patins. Já em 1965 foram fabricados os primeiros skates e realizados os primeiros campeonatos.

Mas o esporte só ganhou o mundo nos anos 90, quando o norte-americano Tony Hawk realizou uma revolução com seus aéreos e flips. Tony Hawk é considerado, até hoje, o maior skatista de todos os tempos.

O skate é praticado pelas ruas do mundo todo, ou em lugares específicos, como os skate parks.

(27)

27 É essencial a utilização de equipamentos de

segurança como o capacete, joelheira e cotoveleira para o mínimo de proteção em caso de quedas.

Existem as seguintes modalidades para a prática do skate:

Freestyle – manobras feitas em sequência, no chão.

Down Hill – descida de ladeiras na maior

velocidade possível.

Downhill Slide – descida de ladeiras em

alta velocidade, realizando manobras de derrapagem.

Vertical - é praticada em pista, e pode ser

subdividida em outras modalidades, variando sempre as condições da pista. As manobras podem ser aéreas ou deslizando pela borda metálica da pista.  Street Style (skate de rua) – na

modalidade mais praticada em todo o mundo, os bancos, corrimões, escadas das ruas das cidades são utilizadas como obstáculos para o skate.

Mini-rampas – práticado em rampa que

mistura os estilo Street e Vertical (paredes pouco inclinadas).

Nas competições, só existem duas categorias: a Street (circuito com obstáculos) e a Half Pipe (rampa em formato de ―U‖). As manobras são avaliadas por juizes que atribuem notas considerando a dificuldade e a desenvoltura das manobras realizadas.

Geralmente as competições duram dois dias, sendo que no primeiro dia acontece à fase classificatória e no segundo, os melhores skatistas tem duas chances de realizar suas manobras. Aquele que somar mais pontos na mesma volta vence.

Nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, o skate fará sua estreia e contará com duas de suas inúmeras modalidades fazendo parte do programa olímpico: Skate Street (rua) e Skate

Park (parque).

OS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE:

Melhora da coordenação motora e equilíbrio; Ganho de condicionamento físico e aeróbico;

Desenvolvimento da flexibilidade; Queima de calorias e emagrecimento; Aumento de força;

Melhora do sistema cardiovascular; Aumento da concentração;

Adoção de estilo de vida mais saudável; Desenvolvimento do condicionamento para a prática desportiva;

Alívio de estresse, ansiedade e depressão; Promoção da socialização;

Referências

Documentos relacionados

Mas se você me deixar e amar outro, Você vai se arrepender de tudo algum dia: Você é meu raio de sol meu único raio de sol Você me faz feliz quando o céu está cinza Você

Execução: Utilizando-se de uma pequena área determinada, o objetivo de um dos praticantes é permanecer dentro da área demarcada, enquanto o outro procura fazê-lo deixar.

ORIENTAÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE CIÊNCIAS. Página 21 – Animais Vertebrados.. Leia com atenção o conteúdo da página 21 e grife as palavras peixes, anfíbios

Ignorar palavra-passe Esta opção permite ignorar as solicitações da palavra-passe (de arranque) do sistema e da palavra- passe da HDD interna ao reiniciar o sistema. • Desativado

Observando inicialmente os resultados, pode-se verificar que no caso de sistemas em que as cargas estão ligadas em estrela, a convergência para o fluxo de carga com ajuste

Com linguagem poética, a obra traduz o dia a dia do circo e descreve todos os participantes das apresentações, inclusive aqueles que não fazem parte

Schnopp Klinik und Poliklinik für Dermatologie am Biederstein, TU München Kinderdermatologie Aktuelle Aspekte bakterieller Hautinfektionen

Não existem conteúdos programáticos fixos para a unidade curricular, pois cada aluno desenvolve o trabalho de investigação com foco num problema de investigação de uma área