• Nenhum resultado encontrado

Investir em Angola. 1-Incentivos a) Local Estratégico b) Exportação c) Recursos Naturais d) Investidores Estrangeiros

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Investir em Angola. 1-Incentivos a) Local Estratégico b) Exportação c) Recursos Naturais d) Investidores Estrangeiros"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Investir em Angola

1-Incentivos a) Local Estratégico b) Exportação c) Recursos Naturais d) Investidores Estrangeiros 2-Razões para Investir

a) Estabilidade Económica e Militar 3-Investimento Estrangeiro a) Processo de Investimento b) Taxas c) Estrutura corporativa d) Leis e) Custos

(2)

Existe uma série de atractivos geográficos e económicos que incentivam os investidores estrangeiros a implantar os seus negócios em Angola.

1- Incentivos

a) Local estratégico

Entre os países que formam o continente africano, Angola ganha destaque pela a sua excelente localização geográfica. A costa leste litorânea, banhada pelo o Oceano Atlântico, é responsável pela a lucrativa actividade pesqueira e pelo constante movimento de navios através das suas eficientes hidrovias. Os portos de Luanda e Lobito estão a passar por reformas, para oferecer mais segurança e agilidade nos embarques e desembarques dos produtos nacionais e estrangeiros. Além de Luanda e Lobito, o país possui outros oito portos.

O transporte por terra pode ser feito através dos mais de 50 mil quilómetros de estradas que cortam o país, ou por meio dos caminhos-de-ferro, que estão a ser ampliados. Estrategicamente, ainda destacam-se o acesso rápido, através das províncias localizadas ao sul, às fronteiras dos potenciais mercados vizinhos, como Namíbia.

O Aeroporto 4 de Fevereiro, o maior de Angola, construído em Luanda, recebe voos nacionais e internacionais que aterrizam decolam diariamente. Mais 31 aeroportos possuem pistas pavimentadas, agilizando dessa forma o transporte de passageiros e mercadorias leves.

b) Exportação

EXPORTAÇÕES EM ANGOLA – Valor total: US$ 8,6 bilhões.

COMMODITIES: Petróleo cru, diamantes, derivados de petróleo, gás, café, sisal, e pescado, madeira, algodão.

PARCEIROS COMERCIAIS: EUA 41.2%, China 13.7%, França 8%, Bélgica 6.3%, Taiwan 6.3%, Japão 4.9%, Espanha 4.3% (2002)

c) Recursos Naturais

Angola é um dos países com maior potencial de desenvolvimento em África. Extrai cerca de 800 mil barris de petróleo por dia (CONFERIR O NÚMERO EXACTO) e tem reservas estimadas em 10 bilhões de barris (CONFERIR O NÚMERO EXACTO). Tem também diamantes, 3 milhões de hectares de terra fértil, uma das maiores reservas de água da África, grande capacidade de produção de energia eléctrica, pesca e muitos minerais nobres. O país já foi o 4º maior produtor mundial de café, de diamantes, grande produtor de minério de ferro, exportava mármore de qualidade, alimentos e sisal. Definitivamente, vê-se agora que Angola está pronta para recuperar a sua posição no mundo dos negócios.

(3)

Petróleo

• Produção: 742,400 barris/dia (2001 est.) • Consumo: 31,000 barris/dia (2001 est.)

• Reservas comprovadas: 5.691 bilhões de barris (37257) Gás Natural • Produção: 530 milhões metros cúbicos (2001 est.)

• Consumo: 530 milhões metros cúbicos (2001 est.)

• Reservas comprovadas: 79.57 bilhões metros cúbicos (37257) b) Investidores Estrangeiros

Angola é um dos poucos países africanos que conseguem oferecer inúmeros e excelentes atractivos fiscais aos novos investidores estrangeiros, que decidem ampliar os seus mercados pelo mundo. São quinze anos de isenção de impostos, além de outros grandes benefícios.

Importação de máquinas e equipamentos com isenção:

• Apresentar o Certificado de Registo de Investimento Privado com a autorização de incentivos Aduaneiros, cuja cópia é enviada às alfândegas pela ANIP, acompanhada da listagem dos equipamentos a investir.

• O registo das operações de entrada no país de máquinas, equipamentos, acessórios e outros materiais é efectuado pelo seu valor CIF (custo, seguro e frete) em moeda estrangeira e o seu contravalor em moeda nacional, ao câmbio do dia do desembarque.

• O preço das máquinas e equipamentos está sujeito à comprovação através de um documento idóneo passado pela entidade de inspecção pré-embarque.

• Para as máquinas, equipamentos e acessórios usados, a isenção é reduzida para 50% e para os bens em estado novo a isenção é total.

Outros benefícios para investir em Angola:

• Isenção de até 6 anos do pagamento de direitos e outras imposições aduaneiras sobre os bens e equipamentos, incluindo viaturas pesadas e tecnológicas desde o início até ao desenvolvimento das operações de investimentos. O investidor apenas paga o imposto de selo e taxas pela

(4)

• Isenção de 5 anos de direitos aduaneiros para as mercadorias incorporadas ou consumidas directamente nos actos de produção de outros produtos incluindo na fase de testes, com excepção dos bens de equipamento, acessórios, sobressalentes e das matérias-primas produzidas no país. Por estas mercadorias, o investidor paga apenas o imposto de selo e as taxas pela prestação de serviços.

• Isenção de imposto industrial de até 15 anos para os lucros dos investimentos bem como do imposto industrial sobre o preço da empreitada, os subempreiteiros contratados para execução do projecto de investimento. • Despesas com construção e reparação de estradas, caminhos-de-ferro, telecomunicações, abastecimento de água e infra-estruturas sociais para trabalhadores, suas famílias e a comunidade, assim como as despesas com a formação profissional e investimentos no sector cultural, inclusive a compra de objectos de arte de autores ou criadores angolanos são considerados como custos e podem ser deduzidos nos impostos.

2 - Razões para Investir

a) Estabilidade Económica e Militar

Estabilidade Económica e Militar. Quem conhece Angola, descobre hoje um novo país. Mais dinâmico e seguro, com estabilidade política, militar e económica. Angola está a viver o momento mais próspero de toda a sua história. A guerra faz parte do passado. Em apenas 3 anos, o país reorganizou-se para dar início ao seu processo de reconstrução. Luanda, a capital de Angola, reúne as características de uma cidade com grande potencial de desenvolvimento. A construção civil merece destaque dentro deste novo contexto sócio-económico. Inúmeros prédios estão a ser erguidos em vários pontos da capital. Restaurantes e bares estão a servir os mais variados e sofisticados pratos da culinária nacional e mundial. Diversos produtos alimentícios e electrónicos já são encontrados no comércio de Luanda. As províncias do extenso território nacional angolano também estão a desenvolver-se, ampliando a infra-estrutura necessária para construir uma forte nação. Angola é governada pelo presidente José Eduardo dos Santos, do MPLA. A moeda está a ganhar força, dia após dia, incentivando o hábito de consumo entre as populações angolana e estrangeira que vivem na capital e nas províncias. A estabilidade política e económica abriu novas e excelentes oportunidades para se investir no país. Em síntese, todos os aspectos social, económico e político são favoráveis ao progresso. É assim que Angola apresenta a sua nova realidade ao mundo: todos a trabalhar hoje, para todos crescerem juntos amanhã.

(5)

3 - Investimento Estrangeiro a) Processo de investimento

Para investimento com capital estrangeiro, o investidor deve:

 Apresentar a proposta à Agência Nacional para o Investimento Privado (ANIP), acompanhada da documentação necessária para identificação e caracterização jurídica do investidor e do investimento projectado. Para investimento até US$ 5 milhões, a proposta consiste no formulário de Declaração Prévia a adquirir na ANIP.

 Apresentar a Certidão de Admissão da empresa quando se pretende constituir uma sociedade comercial.

 Apresentar o pacto social da futura sociedade e, se for o caso, juntar procuração quando houver mandatário.

 Apresentar Certidão de Registo Criminal (para investidores pessoas singulares).

 Apresentar listagem do equipamento a incorporar ao projecto, se for o caso.

 Juntar ao processo Acta Deliberativa se tiver em vista a participação social numa sociedade já existente.

* Aprovado o investimento, a ANIP emite o CRIP - Certificado de Registo do Investimento Privado, cuja cópia é remetida ao Banco Nacional de Angola para efeitos de licenciamento da entrada de capitais, através de uma instituição de crédito autorizada a exercer o comércio de câmbios.

Na política de investimento privado estão garantidas a atribuição de incentivos e outras facilidades, a igualdade de tratamento entre nacionais e estrangeiros, a segurança e protecção ao investimento, bem como o respeito e integral cumprimento de acordos e tratados internacionais. A escolha da zona ou área a investir é livre, excepto naquelas áreas definidas por Lei como reserva do Estado.

Protecção para Empresas:

1 - O Estado Angolano garante a todos os investidores privados o acesso aos tribunais angolanos para a defesa dos seus direitos, sendo-lhes garantido o devido processo legal.

2 - No caso de os bens objecto de investimento privado, serem expropriados por motivos ponderosos e devidamente justificados como interesse público, o Estado assegura o pagamento de uma indemnização justa, pronta e efectiva, cujo montante é determinado de acordo com as regras de direito aplicáveis.

(6)

4 - No caso de ocorrerem alterações de regime político e económico dos quais decorram medidas excepcionais de nacionalização, o Estado garante a justa e pronta indemnização em dinheiro.

5 - O Estado garante às sociedades e empresas constituídas para fins de investimento privado total protecção e respeito pelo sigilo profissional, bancário e comercial.

6 - Os direitos concedidos aos investimentos privados nos termos da presente lei são assegurados sem prejuízo de outros que resultem de acordos e convenções de que o Estado Angolano seja parte integrante. Áreas de investimentos exclusivas do Estado Angolano:

 Produção, distribuição e venda de materiais de guerra;  Banco Central e assuntos relacionados à moeda;  Propriedade de portos e aeroportos;

 Rede Nacional de infra-estruturas básicas de Telecomunicações. Sectores onde é obrigatória a participação maioritária ou privilegiada do Estado:

 Infra-estruturas de dimensão local, quando constituem extensão da rede básica de telecomunicações.

 Serviço Postal Transferência de lucros:

O investidor pode transferir para o exterior, nas condições definidas pela Lei cambial, os dividendos e lucros distribuídos, com dedução das amortizações legais e dos impostos devidos, de acordo com as respectivas participações no capital próprio, da sociedade ou da empresa.

Pode ainda transferir o produto da liquidação dos seus investimentos (depois de pagos os devidos impostos), o produto das indemnizações, royalties ou outros rendimentos de remuneração de investimentos indirectos associados a cedência de transferência de tecnologias. O investidor pode também transferir quaisquer importâncias previstas em contratos de investimento privado que lhe sejam devidas, com dedução dos respectivos impostos. Investimentos no domínio dos diamantes, petróleos e Instituições Financeiras regem-se por legislação específica.

(7)

Sectores prioritários para investimento:

Em Angola, os sectores considerados prioritários são: produção agro-pecuária, indústria de transformação, pesca e derivados, construção civil, saúde e educação, infra-estruturas rodoviárias, ferroviárias, portuárias e aeroportuárias, telecomunicações, energia e águas. Assim, o investidor ganha incentivos ao aplicar o seu capital nestes sectores. Os incentivos incidem ainda em função da zona onde o capital é investido quer seja A, B ou C.

b) Taxas

O acesso a incentivos é garantido a investimentos domiciliados no país com valor mínimo de 50 mil dólares ou para os domiciliados no estrangeiro, no valor mínimo de 100 mil dólares, independentemente da nacionalidade do investidor.

Imposto sobre a aplicação de capitais:

Os investidores ficam isentos de pagamento do imposto sobre a aplicação de capitais por um período de 5 anos, se investirem na zona A, 10 anos para a zona B e 15 anos na zona C. Na aquisição de terrenos e imóveis adstritos ao projecto, o investidor fica isento do pagamento do imposto de SISA.

Outros investimentos:

Para investimentos que vão de 50 mil a 250 mil dólares, o investidor vê reduzido pela metade as taxas de direitos aduaneiros e demais imposições aduaneiras sobre os equipamentos importados para construção, apetrechamento, viaturas até 3,5 toneladas e matérias-primas. Se o equipamento a importar for usado, a redução da taxa pode ir até 75 por cento.

Incluem-se nesta classe os investimentos em sectores prioritários ou zona C, aqueles que garantam mais de 10 postos de trabalho para nacionais ou ainda empreendimentos novos, com impacto positivo na região, construção e ou reabilitação de infra-estruturas económicas ou sociais.

Se realizada na zona C, a aplicação de recursos em empreendimentos novos, bem como na reabilitação de empreendimentos destruídos ou paralisados fica isento de imposto industrial por 10 anos. Por igual período, não pagarão imposto industrial os investimentos na indústria alimentar, agrícola, pecuária e ou ainda investimentos que criem 50 ou mais postos de trabalho para cidadãos nacionais.

Escolha do veículo de investimento:

Nos termos do disposto no Decreto nº 29/92, de 3 de Julho e no Decreto Executivo nº 23/93, de 29 de Outubro, todo o investidor estrangeiro que pretenda desenvolver a sua actividade em Angola deverá proceder à sua inscrição junto do Ministério das Finanças, obtendo um número e um cartão

(8)

c) Estrutura corporativa

Dependendo da dimensão e do tipo de actividade a desenvolver em Angola, caso o investidor estrangeiro pretenda estabelecer uma presença física no país, poderá optar por registar-se como escritório de representação, ou por constituir uma sociedade de direito angolano.

Escritório de representação:

 O escritório de representação tem o objectivo exclusivo de zelar pelos interesses da empresa estrangeira que representa, acompanhando e prestando assistência aos negócios que a mesma possa desenvolver em Angola;

 O escritório de representação não tem capacidade jurídica autónoma para praticar actos de comércio em nome próprio;

 O número máximo de empregados que poderá ter ao seu serviço é de 6.

 Tratando-se de uma estrutura que está sujeita a diversas restrições não é a mesma aconselhável no caso de o investidor estrangeiro pretender exercer actividade económica regular em Angola, ou no caso de investimentos de significativo montante.

Sucursal:

 A sucursal é a forma mais comum de representação em Angola de uma empresa de direito estrangeiro, pois permite ao investidor estrangeiro exercer actividade comercial em Angola nas mesmas condições que uma empresa de direito Angolano.

 A sucursal não tem personalidade jurídica própria, embora tenha personalidade judiciária para demandar e ser demandada em tribunal em determinadas circunstâncias.

d) Leis

Sociedade de direito angolano:

 A sociedade tem personalidade jurídica própria e tem por objectivo a prática de actos de comércio;

 Em Angola, o investidor estrangeiro poderá optar por escolher um dos cinco tipos societários previstos na lei:

- Sociedade anónima; - Sociedade por Quotas;

(9)

- Sociedade em Comandita Simples; - Sociedade em Nome Coletivo;

- Sociedades em Comandita por Acções; Para mais informações, consulte a Lei nº 1/04, DR nº13

 Por enquanto, qualquer um dos tipos societários previstos na lei requer uma pluralidade de sócios, mas o investidor pode apresentar-se também como comerciante em nome individual, nos termos da lei comercial.

e) Custos

Comparados com os outros países da África, em Angola os custos de moradia, trabalho, transporte, despesas gerais e acesso a serviços profissionais especializados são extremamente convidativos e, principalmente, acessíveis ao orçamento do empresariado estrangeiro. O valor médio dos custos, estipulado pela a Agência Nacional de Investimentos Privados- ANIP, gira em torno de US$ XXX/mês, no qual estão inclusos os gastos com aluguer de escritório, despesas com electricidade, telefone, Internet, além de hospedagem, transporte e serviços de advogado e contador.

(Fonte: ANIP - http://www.investinangola.org/web/default.asp )

Referências

Documentos relacionados

No 1T19 o caixa gerado nas atividades operacionais de R$247,6 milhões foi destinado para: investimentos em imobilizados e intangíveis no valor de R$14,6

A Teoria da Matemática da Comunicação foi desenvolvida por Claude Shannon (1948) e Warren Weaver (1949), e sua contribuição fundamental foi provar que existe um limite para

O pescado é um importante constituinte da dieta humana, entretanto, a presença de parasitos pode constituir um risco à saúde pública, além de impor prejuízos econômico

Cartografia do grafite carioca : transgressão, cooptação e mercado na Zona Sul do Rio de Janeiro / Hely Geraldo Costa Júnior ; orientadora: Denise Berruezo Portinari.. Rio

interpretar dados de natureza diversa (laboratoriais, bibliográficos, internet...) sobre estratégias de obtenção de matéria por diferentes seres heterotróficos.. -

Não deve ser classificado como tóxico para órgãos-alvo específicos (exposição única). Não deve ser classificado como tóxico para órgãos-alvo específicos

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

b) Caracterizar as NFCs obtidas conforme sua morfologia, diâmetro, comprimento, carga superficial (potencial zeta) , grupos funcionais (FTIR e XPS) e índice de