• Nenhum resultado encontrado

OS GRANITOS DE VILA POUCA DE AGUIAR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "OS GRANITOS DE VILA POUCA DE AGUIAR"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

COORDENAÇÃO: LUÍS SOUSA

OS GRANITOS DE VILA POUCA DE AGUIAR

COMO FACTOR DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL

(2)

F

icha

T

écnica

Título

Os granitos de Vila Pouca de Aguiar como factor de desenvolvimento regional. Uma abordagem multidisciplinar.

Coordenação

Luís Sousa

Edição

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 2012

Design

Raquel Pimenta - Minfo Gráfica

Impressão e acabamento Minfo Gráfica Tiragem 500 ISBN 978-972-704-375-0 Depósito Legal 360601/13

(3)

í

ndice

OS rECurSOS gEOLógICOS Em VILa POuCa DE aguIar

2

PágINa

23

a gEOLOgIa Da rEgIãO DE VILa POuCa DE aguIar

1

PágINa

11

OS graNITOS DE VILa POuCa DE aguIar

3

PágINa

29

a ImPOrTâNCIa Da INDúSTrIa DO graNITO Na rEgIãO

4

PágINa

43

rECurSOS gEOLógICOS E OrDENamENTO DO TErrITórIO

5

PágINa

53

PrOSPECçãO DE graNITO OrNamENTaL

6

PágINa

71

LICENCIamENTO DE PEDrEIraS

7

PágINa

85

ExTraCçãO mECâNICa DE graNITO

8

PágINa

115

ExTraCçãO DE graNITO COm ExPLOSIVOS

9

PágINa

123

máquINaS E EquIPamENTO uTILIzaDOS Em PEDrEIraS

10

PágINa

133

TraNSfOrmaçãO DE graNITO

11

PágINa

143

arquITECTura Em graNITO - BrEVE rELaNCE Da Sua hISTórIa

12

PágINa

153

SEguraNça, hIgIENE E SaúDE Em PEDrEIraS

13

PágINa

177

ImPaCTES amBIENTaIS rESuLTaNTES Da aCTIVIDaDE ExTraCTIVa

14

PágINa

187

PEDrEIraS SujEITaS a aVaLIaçãO DE ImPaCTE amBIENTaL

15

PágINa

199

rESíDuOS Da INDúSTrIa DO graNITO

16

PágINa

209

aTErrOS DE rESíDuOS INErTES

17

PágINa

219

rECuPEraçãO amBIENTaL E PaISagíSTICa DE PEDrEIraS

18

PágINa

237

PaTrImóNIO gEOLógICO Na rEgIãO DE VILa POuCa DE aguIar

19

PágINa

251

INOVaçãO E INVESTIgaçãO

20

PágINa

269

a rOTa Da PEDra Em VILa POuCa DE aguIar

21

PágINa

285

aIgra - aSSOCIaçãO DOS INDuSTrIaIS DE graNITO

22

PágINa

293

(4)

Luís M. O. Sousa

a importância

da indústria

do granito na região

(5)

UMA ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR OS GRANITOS DE VILA POUCA DE AGUIAR COMO FACTOR DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL

(6)

45

A IMPORTâNCIA DA INDúSTRIA DO GRANITO NA REGIãO

A exploração de granito na região de Vila Pouca de Aguiar é, desde há muitas décadas, uma actividade económica com uma importância significativa. O núcleo de extracção de Pedras Salgadas foi o primeiro a ter um elevado desenvolvimento, devido às excelentes características físico-mecânicas e texturais do granito aí extraído, que foi um dos mais procurados pela indústria transformadora. As primeiras pedreiras com produção contínua ter-se-ão instalado na década de 60 do século passado, e produziam essencialmente peças para arruamentos e perpianho para a construção de habitações. Os monumentos e construções mais antigas não integram este granito, no seu estado menos meteorizado, pois a sua extracção pelos habitantes locais não era facilitada devido à pouca fracturação natural, e apenas se observa a sua utilização em construções mais recentes. Neste capítulo referem-se os aspectos principais da evolução da extracção dos granitos ao longo das últimas décadas e apresentam-se os números que atestam a importância económica e social desta indústria.

Com a evolução do campo de aplicação começaram a ser extraídos pequenos blocos, inicialmente com métodos artesanais que gradualmente foram substituídos por métodos mais modernos. Em Agosto de 1965 apenas existiam quatro pedreiras activas no granito de Pedras Salgadas, como podemos verificar na fotografia área à data. À semelhança de outros centros produtores de rocha ornamental, foi a partir da década de 80 que se verificou um salto significativo na extracção, quer pelas técnicas (recurso a ar comprimido) quer pelo número de pedreiras em actividade. O crescimento deste núcleo foi sustentado por um esforço de dotar as unidades extractivas com equipamento moderno, pela integração de jovens quadros técnicos e pela gradual formação dos operários.

O núcleo de Pedras Salgadas teve o seu apogeu na última década do século passado, a partir da qual entrou em declínio acentuado devido sobretudo à concorrência de granitos similares importados da China e também em consequência do aumento da oferta de outras variedades de rocha. Actualmente há apenas 8 pedreiras em laboração, embora com produções significativas quer em quantidade quer em tipologia de materiais.

INTrODuçãO

Nas construções mais antigas observa-se a utilização do granito mais meteorizado.

(7)

46

OS GRANITOS DE VILA POUCA DE AGUIAR COMO FACTOR DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL O núcleo de Telões teve um desenvolvimento muito diferente do núcleo de Pedras Salgadas, pois a exploração de granito apenas ocorreu em função das necessidades das populações locais. A existência de grandes lajes facilitou a extracção de blocos para a construção de habitações, como podemos observar nas povoações de Telões, Pontido e Gouvães da Serra, só para citar alguns exemplos. Mais recentemente, há cerca de 20 anos, a exploração incidiu sobre grandes bolas desenraizadas que eram talhadas e completamente removidas. Actualmente há apenas 3 pequenas pedreiras que produzem essencialmente perpianho e outras peças fendidas, com pouca importância económica mas, contudo, socialmente significativas. A extracção é realizada sem recurso a grandes máquinas/ equipamentos, tendo a vantagem de aproveitar as bolas quase integralmente.

O núcleo da serra da Falperra, onde se explora o granito Amarelo Real, teve um desenvolvimento

Área afectada pelas pedreiras em Pedras Salgadas (sistema de referenciação Hayford-Gauss militar) (Sousa et al., 2008).

(8)

47

A IMPORTâNCIA DA INDúSTRIA DO GRANITO NA REGIãO

Áreas ocupadas pelas pedreiras do granito de Pedras Salgadas em 1984 e 1992 (sistema de referenciação Hayford-Gauss militar) (adaptado de Sousa, 1995).

(9)

48

OS GRANITOS DE VILA POUCA DE AGUIAR COMO FACTOR DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL muito diferente dos outros dois núcleos atrás referidos. Até há cerca de 20 anos, a extracção era efectuada apenas para satisfazer as necessidades das populações locais e, portanto, os consumos eram pontuais e diminutos. Como este granito se apresenta à superfície com elevada meteorização, apresenta uma grande facilidade para ser trabalhado e a sua exploração artesanal era intensa nalguns pontos, como na zona de S. Bento. Na fotografia área de 1965 são visíveis muitos locais de extracção que já evidenciam uma grande importância desta actividade, pois a inexistência de meios mecânicos supõe a necessidade de muitos operários. Em 1990 estavam em funcionamento apenas duas pedreiras que, com

grandes dificuldades no escoamento do granito amarelo, procuram subsistir face à maior procura dos granitos cinzentos/azulados. De então para cá, com o aumento de procura dos granitos amarelos e com a diminuição da procura do granito de Pedras Salgadas, a área de extracção aumentou continuamente, tornando este núcleo no principal pólo produtor da região. O número de pedreiras activas no núcleo da serra da Falperra é de 13, embora seja maior o número de estabelecimentos com licença de exploração.

Exemplo das explorações artesanais no granito de Telões.

Construções antigas com o granito de Telões (povoação de Pontido).

Fotografia aérea da zona de S. Bento (concelho de Vila Real, Agosto de 1965), onde são visíveis inúmeros locais de exploração.

(10)

49

A IMPORTâNCIA DA INDúSTRIA DO GRANITO NA REGIãO

Vestígios da extracção artesanal de granito na zona de S. Bento.

(11)

50

OS GRANITOS DE VILA POUCA DE AGUIAR COMO FACTOR DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL Com a evolução da actividade extractiva verificou-se também uma gradual modificação na actividade transformadora. Se inicialmente a transformação ocorria apenas junto aos locais de exploração, com a obtenção de peças fendidas, ela evoluiu para a obtenção de todo o tipo de produtos através do recurso a modernos equipamentos. As unidades de transformação existentes permitem a obtenção de qualquer tipo de produto, no entanto a grande maioria do recurso extraído não é transformado na região e assim a riqueza local em granito é aproveitada por outras regiões.

A actividade extractiva e transformadora de granito assume grande importância económica e social, sobretudo em regiões onde não há outras actividades económicas dignas de realce. Na região, este sector é responsável por cerca de 2000 postos de trabalho, directos e indirectos, e tem contribuindo de forma significativa para limitar a desertificação humana.

A exploração de granito no distrito de Vila Real é maioritariamente para fins ornamentais e está concentrada nos concelhos de Vila Real e Vila Pouca de Aguiar, com predomínio deste último. Os dados económicos relativos ao ano de 2010 apontam para uma produção de cerca de 1 milhão de toneladas de granito no distrito de Vila Real, com um valor (na pedreira) na ordem dos 12 000 000 €. A este valor devemos acrescentar as mais-valias resultantes da transformação, assim como todas as actividades económicas a montante e a jusante da produção, tornando este recurso geológico um importante factor de desenvolvimento regional.

ImPOrTâNCIa ECONómICa Da aCTIVIDaDE

O granito continua a ser muito utilizado na região onde é extraído, quer na sua utilização mais tradicional, em habitações, ou em novas utilizações, como monumentos e arranjos urbanísticos.

(12)

51

A IMPORTâNCIA DA INDúSTRIA DO GRANITO NA REGIãO

As novas acessibilidades rodoviárias constituem uma oportunidade única para alicerçar esta região como a mais importante produtora nacional de granito ornamental e potenciar o nível de transformação de matéria-prima. A evolução futura ditará certamente que algumas empresas não terão capacidade para continuar a laborar, mas as que souberem dar os passos correctos produzirão mais e melhor.

Esta actividade económica tem crescido e adaptou-se às circunstâncias do mercado, e hoje é o motor do desenvolvimento da região de Vila Pouca de Aguiar. Contudo, a diminuição da actividade económica na área da construção e das obras públicas tem consequências imediatas nas indústrias a montante, entre as quais a das rochas ornamentais. Hoje os desafios são muitos, e a maioria das ameaças não advêm directamente das condições do mercado, mas devem ser resolvidas para manter o sector pujante. De entre os vários problemas que afectam o sector (AIGRA, 2010), salientam-se as seguintes:

- Empresas com reduzida dimensão, sem possibilidade de se munirem com equipamentos mais produtivos e com dificuldade em suplantarem os ciclos económicos recessivos;

- Resistência à mudança por parte de muitas organizações, as quais não têm um quadro de pessoal adequado a um mercado competitivo;

- Imagem negativa associada à actividade extractiva, sobretudo no que diz respeito aos impactes ambientais e eventuais acidentes, que sendo mediatizados mascaram a real importância do sector;

- Acessibilidades aos locais de extracção, em especial à serra da Falperra, que oneram o custo de transporte;

- Condições climáticas adversas durante alguns meses do ano, tornando difíceis as condições de trabalho e as operações de lavra;

- Poucas unidades de transformação instaladas na região, não permitindo maximizar as mais-valias associadas à transformação;

- Custos financeiros com as cauções, obrigatórias no processo de licenciamento;

- Dificuldades no cumprimento da legislação, quer devido a constantes alterações quer às exigências financeiras associadas;

- Forte carga burocrática em consequência da muita e variada informação exigida pelas muitas entidades com competência neste tipo de actividade;

- Concorrência de outros granitos e materiais, pois a oferta é muita e variada; - Concorrência desleal por parte de muitos produtos não licenciados;

- Actividade muito dependente da construção civil/obras públicas, sujeita a flutuações que podem ser prolongadas;

- Flutuação e aumento do preço dos combustíveis, os quais representam uma percentagem elevada dos custos fixos.

Para que o sector mantenha a sua vitalidade é importante que aumente a quantidade de matéria-prima transformada na região. Este desafio terá de ser vencido.

Referências

Documentos relacionados

Este estudo, assim, aproveitou uma estrutura útil (categorização) para organizar dados o que facilitou a sistematização das conclusões. Em se tratando do alinhamento dos

15% de desconto em alojamento e uma garrafa de vinho “Pousadas” ao jantar ou uma bebida regional. 15% off accommodation

No desenvolvimento da presente reavaliação foram utilizadas as premissas e hipóteses atuariais relacionadas no relatório de avaliação atuarial, bem como a

(COLEÇÃO HIS- TÓRIA TEMÁTICA, 5ª série, p.. Considere-se que a narrativa destaca a passi- vidade indígena perante a colonização, reforçando uma visão polarizada sobre índios

A partir dos resultados estatísticos obtidos, foi possível observar que o número de folhas totais para a variedade “Americana” apresentou uma diferença

51 Tabela 11 - Ingestão diária estimada (IDE) em μg/kg de peso corpóreo por dia calculada para as amostras em que o acetaldeído, acroleína, furfural e furfuril álcool

Verificada a efetividade da proposta, a Comissão de Licitações declarou vencedor o licitante Francisco Souza Lima Helm, sendo o total do item 14 licitado o valor de

Artigo 84.º - Responsabilidade do sócio único CAPÍTULO VIII - Alterações do contrato SECÇÃO I - Alterações em geral Artigo 85.º - Deliberação de alteração Artigo 86.º