• Nenhum resultado encontrado

PLANO DE PASTORAL UNIVERSITÁRIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PLANO DE PASTORAL UNIVERSITÁRIA"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

PLANO DE

PASTORAL

UNIVERSITÁRIA

(2)

1. APRESENTAÇÃO

O Plano de Pastoral Universitária tem por finalidade promover, articular e coordenar ações que desenvolvam processos de tomada de consciência e decisões a partir de princípios universais humanizantes. Busca integrá-las da melhor maneira possível com os diferentes agentes da academia, pela pesquisa, ensino e extensão, de acordo com os objetivos, princípios e metas institucionais.

“Educar para bem-viver” segundo S. J. B. de La Salle deve compreender uma educação integral que acolha os diferentes aspectos da identidade humana. Nesta identidade a dimensão antropológica da transcendentalidade do ser humano deve assumir papel claro e distintivo da Pastoral Lassalista.

Neste sentido a realização das ações de pastoral da faculdade não deve ser ato isolado de pessoas ou momentos específicos de espiritualidade ou ações de caridade, mais que isso, é assunção de um credo e aposta na capacidade humana de tornar-se melhor com os demais numa perspectiva de responsabilidade pessoal e coletiva forjada na proposta de JESUS CRISTO e dos princípios ético-morais do Cristianismo à luz da espiritualidade Lassalista.

Como a universidade é um espaço de pluralidades, a Pastoral Universitária buscará, de forma criativa e proativa, criar espaços e tempos onde seus participantes vivenciarão experiências positivas de encontro consigo mesmo, com Deus e com seus semelhantes, numa perspectiva verdadeira de amor e solidariedade, forjando conhecimentos críticos, habilidades colaborativas e atitudes cada vez mais coerentes com os princípios evangélicos.

2. FUNDAMENTAÇÃO INSTITUCIONAL

De acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional a Faculdade La Salle tem por:

2.1 MISSÃO: Formar profissionais conscientes da realidade brasileira com uma

base teórica aliada à competência técnica e política, capazes de incorporar, criar ou reformular o saber científico, integrado à comunidade, de forma a possibilitar uma ação transformadora em direção a uma sociedade mais solidária.

(3)

2.2. VISÃO: Ser uma Instituição de Ensino Superior reconhecida socialmente

por sua excelência no ensino, pesquisa e extensão, com foco no desenvolvimento local e regional.

2.3. PRINCÍPIOS:

1. Inspiração e vivência cristã lassalista;

2. Prática da Excelência da Educação Superior; 3. Exercício da Cidadania fraterna e solidária; 4. Respeito à diversidade e à vida;

5. Valorização da inovação, da criatividade e do empreendedorismo; 6. Qualificação dos agentes educativos;

7. Agilidade e compartilhamento da informação; 8. Integração entre ensino, pesquisa e extensão; 9. Eficiência e eficácia na gestão;

10. Valorização do ambiente para as relações interpessoais.

2.4. OBJETIVOS INSTITUCIONAIS

A Faculdade La Salle, como instituição de educação superior, confessional, católica e lassalista, em consonância com a legislação em vigor, tem por finalidades:

1. Preparar, sob a inspiração cristã, profissionais com sólida formação ética, cultural, filosófica, tecnológica e pedagógica, com espírito científico e crítico; 2. Promover o ensino nas diferentes áreas de conhecimento, formando

profissionais para atuarem no desenvolvimento da sociedade brasileira, colaborando, também, para a formação contínua dos profissionais egressos; 3. Incentivar o trabalho de pesquisa e de investigação científica, visando ao

desenvolvimento da ciência e da tecnologia, da criação e difusão da cultura e, desse modo, desenvolver o entendimento do homem e do meio em que vive; 4. Promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos através

(4)

5. Estimular o conhecimento e a compreensão dos problemas atuais, em particular os nacionais e regionais, favorecer a prestação de serviços especializados à comunidade, em parceria e relação recíproca;

6. Promover a extensão aberta à participação da comunidade, visando socializar os conhecimentos gerados na Instituição, e difundindo as conquistas e os benefícios oriundos da pesquisa e da criação cultural geradas na Instituição; 7. Desenvolver a cultura dentro da visão cristã e adaptada à realidade;

8. Colaborar na investigação da verdade e na busca de soluções dos problemas humanos, através da análise e difusão do pensamento ético, moral e social cristão;

9. Integrar-se à comunidade local, contribuindo para o seu desenvolvimento social, cultural e a melhoria da qualidade de vida.

2.4. PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS LASSALISTAS - PDI

Conforme o Plano de Desenvolvimento Institucional1, a Faculdade La Salle

concebe a pessoa como um ser criado à imagem e semelhança de Deus que se expressa como um todo, constituído em três níveis: físico, psíquico e espiritual; e em três potencialidades: afeto, inteligência e vontade, que a fazem relacionarem-se consigo, com Deus, com outras pessoas e com a natureza. Compreende e trata a pessoa como sujeito de seu próprio desenvolvimento. Por isso, procura conhecê-la e respeitá-la, tanto em sua individualidade quanto em suas relações. Centra a ação educativa na formação integral da pessoa e pretende ajudá-la a desenvolver-se em sua originalidade, acrescida das experiências acumuladas da cultura e da realidade atual, como pessoa consciente, livre, responsável, solidária, participativa e aberta ao transcendente.

Por outro lado, concebe o conhecimento como social e historicamente constituído, perpassado por componentes objetivos e subjetivos, permeado de intencionalidades, gerando distintos olhares sobre a realidade.

Entende que o conhecimento é um processo explicativo e complexo, oportunizando ao acadêmico e ao educador representarem e explicarem as

(5)

experiências do mundo e de si, enquanto edificam saberes científicos – os saberes são os resultados da contínua investigação sobre o mundo natural, humano e social.

O conhecimento também é intuição fenomenológica, oportunizando ao acadêmico e ao docente analisarem e contextualizarem suas intencionalidades de aprendizagem - os saberes serão expressão da conscientização das intencionalidades subjetivas que povoam os conhecimentos objetivos no horizonte do mundo da vida.

As ações educativas são pautadas por relações representativas dinâmicas do sujeito com o objeto, através da dialogicidade entre os agentes construtores de conhecimento; por relações mediadoras de elevação de informações anteriores a conhecimentos significativos, reconhecidos pelo grupo investigativo; pela consciência da provisoriedade dos saberes que se constituem e pela pluralidade de compreensão de sentido dos agentes educativos envolvidos, a partir de seus contextos sócio históricos, sem abdicar a possibilidade de um sentido transcendente absoluto da vida humana.

Considerando os princípios ético-morais o ato educativo é um meio privilegiado de formação e realização do agir ético. O processo educativo é realizado de forma a favorecer a autonomia de cada pessoa humana; a responsabilidade por si e por suas atitudes em relação aos outros e ao meio em que vive; o espírito de solidariedade para com a vida, nas suas mais diversas manifestações; o respeito ao bem comum; a sensibilidade ante a verdade, o bem e o belo; a criatividade e o espírito inventivo; a aceitação da diversidade de manifestações artísticas, culturais, religiosas, ideológicas e políticas.

2.5. PRINCÍPIOS DA PROPOSTA EDUCATIVA LASSALISTAS

Além dos princípios do Plano de Desenvolvimento Institucional, toda a ação pastoral leva em consideração os Princípios Antropológicos, Teológicos, Epistemológicos, Pedagógicos, Pastorais, Políticos e socioculturais, Ecológicos, Estético-expressivos e Administrativos expressos na Proposta Educativa Lassalista. Entre esses, deve-se destacar os princípios Pastorais que afirmam a fé e zelo, a fraternidade e o serviço como centrais em todo processo educativo por ser o estilo lassalista de educar.

O PERLA1 assim expressa os valores do estilo lassalista. “Pela fé nos

(6)

participar na construção do seu Reino. Assumir a fé como itinerário de vida e esperança significa a abertura de espírito para reconhecer, nos acontecimentos, o Deus que caminha conosco.

A dimensão comunitária é constitutiva do ser humano porque Deus é comunidade. Portanto, como filhos de Deus, somos todos irmãos e irmãs, chamados a construir relações fraternas que reconheçam o valor e a dignidade de cada pessoa. Neste sentido, a fraternidade é um dos elementos característicos do estilo educativo lassalista.

A fé em Deus, vivenciada em comunidade, se expressa em serviço. O serviço, em termos evangélicos e lassalistas, implica em promover a paz, a justiça, a fraternidade, a tolerância e a solidariedade.

A compreensão e a prática destes valores são enriquecidas por outras visões culturais e religiosas. Por isso, acolher a pluralidade étnica, cultural e religiosa, mediante um autêntico diálogo inter-religioso e ecumênico, permite integrar e expressar melhor esses valores em nossa realidade cultural.”

Entre os desafios e urgências educativas existentes, o PERLA destaca o da Democratização do Conhecimento, Novas Tecnologias, Educação de Qualidade, Educação a partir da promoção do desenvolvimento humano sustentável, Educação a partir do respeito aos Direitos humanos, especialmente da infância e da juventude. Urgências que desafiam os agentes acadêmicos de nossa comunidade a buscar e propor respostas inovadoras e eficientes mediante ações pastorais e de extensão.

2.6. PRINCÍPIOS ECLESIAIS

Segundo João Paulo II, no documento Constituição Apostólica sobre as Universidades Católicas, Ex Corde Eclesieae, 1998, uma “Universidade Católica, como qualquer Universidade, é uma comunidade de estudiosos, representada por vários campos do saber humano. Ela dedica-se à investigação, ao ensino e às várias formas de serviço, compatíveis com a sua missão cultural. Uma Universidade Católica, enquanto católica, inspira e realiza a sua investigação, o ensino e todas as outras atividades segundo os ideais, os princípios e os comportamentos católicos. Ela está ligada à Igreja ou através de um vínculo formal segundo a constituição e os

(7)

estatutos, ou em virtude de um compromisso institucional assumido pelos seus responsáveis.”

Segundo os documentos da Igreja, a universidade católica deve ter como objetivos fazer com que se realize “uma presença, por assim dizer, pública, constante e universal do pensamento cristão em todo o esforço dedicado a promover a cultura superior, e além disso a formar todos os estudantes, de modo a que se tornem homens e mulheres verdadeiramente insignes pelo saber, prontos a realizar tarefas responsáveis na sociedade e a testemunhar a sua fé perante o mundo”.

As características consideradas essenciais dessa universidade deve considerar: uma inspiração cristã não só dos indivíduos, mas também da Comunidade universitária enquanto tal; uma reflexão incessante, à luz da fé católica, sobre o tesouro crescente do conhecimento humano, ao qual procura dar um contributo mediante as próprias investigações; a fidelidade à mensagem cristã tal como é apresentada pela Igreja; o empenho institucional ao serviço do povo de Deus e da família humana no seu itinerário rumo àquele objetivo transcendente que dá significado à vida.

Por outro lado, a Igreja reconhece que a Educação Universitária, de acordo com sua própria identidade institucional, oferece um importante contributo na sua obra de evangelização e que as atividades fundamentais de uma Universidade Católica estão ligadas e harmonizadas com a missão evangelizadora da Igreja.

Ademais é importante levar em consideração o documento da CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, no documento Diretrizes e normas para as Universidades Católicas, o Documento de Aparecida e as ideias expressas pelo Papa Francisco na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium - Alegria do Evangelho , que desafia todos os cristãs a testemunharem com alegria sua fé em Jesus Cristo .

3. OBJETIVO PASTORAL

Promover, articular e coordenar ações de pastoral integrando-as com o ensino, a pesquisa e a extensão, a partir de programas, projetos, cursos e atividades orientados para o desenvolvimento integral das pessoas, de acordo com os objetivos, princípios e metas institucionais.

(8)

4. PROGRAMAS DE PASTORAL

4.1. FORMAÇÃO E ESPIRITUALIDADE

O Programa Formação e Espiritualidade abrange a formação humana e cristã a toda comunidade acadêmica e Igreja Local integrando-se ao projeto de formação profissional e cristã da Extensão Universitária. Oferece projetos, cursos, atividades e outros tipos de eventos que fortaleçam a identidade cristã e/ou Lassalista numa perspectiva de amadurecimento humano e de fé. Este programa é desenvolvido pela Pastoral Universitária, pela Extensão e em parceria com a Igreja local e outras Instituições afins.

4.2. AÇÃO E VOLUNTARIADO

O Programa Ação e Voluntariado fundamenta-se no princípio da consciência crítica e solidária de atuação junto à comunidade promovendo saberes multidisciplinares e culturais que acolham os valores humanos nos processos de identificação, planejamento, execução e avaliação de todas as ações da pastoral universitária. Integra-se com o Núcleo de Acompanhamento ao Aluno (NAA), aos egressos diplomados pela IES e ao Projeto Central de Voluntariado articulado pela Extensão Universitária da Faculdade.

(9)

5. PROGRAMA FORMAÇÃO E ESPIRITUALIDADE

AÇÃO DATA PÚBLICO ALVO META PARCERIAS RESPONSÁVEIS STATUS Comemoração de Aniversários Ao longo do ano Acadêmicos, colaboradores e docentes 100% do público no segundo semestre Setor de Comunicação e Marketing e NAA Pastoral, Professores Em realização Celebrações Eucarísticas Primeira Quinta-feira do mês 18h Acadêmicos, colaboradores, docentes e fiéis, pais e alunos CEL Cumprir calendário estabelecido Pastoral CEL, Voluntários, e Paróquia local Pastoral FLS, Voluntários Em realização Celebrações formativas de Páscoa e Natal 02/04/2015 23/12/2015 Comunidade Acadêmica e Educativa Cumprir calendário estabelecido

Pastoral CEL/FLS Pastoral CEL/FLS Em

realização

Reflexões diárias na sala dos professores de forma voluntária Ao longo do ano Educadores e colaboradores da FLS Cumprir calendário estabelecido Professores FLS Pastoral FLS Em realização Atendimento comunitário e qualificação profissional. Ao longo do ano Extensão Universitária FLS Ao menos 2 ações colaborativas com o Projeto. Coord. de Ext, cursos, prof, voluntários, acadêmicos de SI, empresas interessadas Pastoral FLS, Coord. Extensão, Curso de SI A realizar

(10)

Ação de formação cristã e espiritualidade para a Igreja local. Ao longo do ano Comunidade Acadêmica e Igreja Local Ao menos 2 ações Coord. De Ext, Livraria Paulinas, Igreja local e outras Instituições afins. Pastoral e Coord. De Extensão Em realização Atendimento individualizado de apoio a dimensão da espiritualidade Ao longo do ano Acadêmicos da FLS Reservar 2h semanais a disposição dos interessados Professores de Cultura Religiosa e Irmãos da Com. Religiosa Pastoral Em realização Dia de formação em regime de imersão Ao longo do ano Acadêmicos da FLS Ao menos uma ação por ano

NAA, Setor Comu/Market, profs. Colab. e convidados Pastoral, NAA e professores e colaboradores voluntários A ser realizado Missas/Culto de formatura Ao longo do ano Comunidade Acadêmica Cumprir 100% do Calendário NAA,Comu/Market, profs. Colab. e convidados

Pastoral, NAA, prof. e colaborador, voluntários

Em

realização

Cuidado dos espaços como capela, murais

Ao longo do ano Comunidade Acadêmica Cumprir 100% do Calendário Pastoral, Com/market e voluntários Pastoral Em realização Memória de festas religiosas ou cívicas e comemorativas Ao longo do ano Comunidade Acadêmica Cumprir 100% do Calendário Pastoral, NAA, Comu/Market, profs. Colab. e convidados Pastoral Em realização Mensagens pelo Sistema de Som Ao longo do ano Comunidade Acadêmica

Ação Quinzenal Pastoral e convidados

Pastoral e Voluntários

Em

(11)

6. PROGRAMA AÇÃO E VOLUNTARIADO

AÇÃO DATA PÚBLICO ALVO META PARCERIAS RESPONSÁVEIS STATUS Natal Solidário De 01/12 a 20/12/2015 Crianças carentes Distribuir 200 kits de Natal Com. Acadêmica e empresas Pastoral, NAA e Com. Acadêmica A realizar Composição de grupo de voluntários, formação e ação de voluntariado Ao longo do ano Professores, acadêmicos e colaboradores da FLS e pessoas interessadas. Realizar 4 encontros de formação e 3 ações de voluntariado Comunidade acadêmica, instituições beneficentes, empresas... Pastoral Em realização Atendimento comunitário e qualificação profissional. Ao longo do ano Extensão Universitária FLS Ao menos 2 ações colaborativas com o Projeto. Coord. de Ext e cursos, profs, voluntários, acad/SI, empresas interessadas

Pastoral, coord. Ext, e Curso de SI – Profs. e Voluntários A realizar Seminário: promoção do desenvolvimento humano sustentável e o respeito aos direitos humanos da infância e juventude Ao longo do ano Comunidade acadêmica e local Cumprir 100% do Calendário Comu/Market, profs. Colaborad. Convidados e voluntários

Pastoral, coord. Ext, e coord. de cursos Voluntários...

(12)

7. AVALIAÇÃO DO PLANO DE PASTORAL

A avaliação será contínua e após a realização de cada ação pastoral por meio de preenchimento de formulário próprio de aferição de satisfação. O instrumento será utilizado como informação elementar para a proposição de melhorias entendidas como essenciais para as novas atividades e poderão redirecionar ou formular novos objetivos, projetos, ações e atividades.

A avaliação auxilia os processos de ampliação da qualidade e alcance de resultados uma vez analisados e confrontados com os resultados esperados e alcançados.

8. RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS

As pessoas envolvidas nos processos de Pastoral são: Prof. Davi Denis Dalla Vecchia – Coordenador dos Cursos de Extensão, Juliana Cohen – Coordenadora do NAA, professores voluntários, colaboradores voluntários, acadêmicos voluntários e convidados. Os recursos materiais serão definidos e solicitados em tempo hábil aos setores responsáveis.

9. REFERÊNCIA

EX CORDE ECCLESIANE (ECE) – Constituição Apostólica sobre as Universidades Católicas. São Paulo: Paulinas, 1990.

Faculdade La Salle - Plano de Desenvolvimento Institucional. Manaus: 2014.

Província Lassalista Brasil-Chile – Proposta Educativa Lassalista. Dezembro de 2014. RELAL – Região americana Lassalista - Projeto Educativo Regional Lassalista Latino-americano – PERLA – 2011.

1 Conforme PERLA – Projeto Educativo Regional Lassalista Latino-americano – RELAL – Versão 2011, p. 12.

Referências

Documentos relacionados

Ação IV: Criação do “espaço sustentabilidade” na newsletter Meta - Tem-se como meta atingir 100% dos

Luísa Cristina Carpovinski Pieniz, no uso de suas atribuições e de acordo com as normas que regem o Programa Institucional de Assistência Educacional – PIAE, torna público

Para verficar esses dados, propõe-se o cruzamento dos exemplares do Almanak Laemmert, dos anos de 1850 e 1870, — o qual possibilitou o le- vantamento do número de anunciantes

Marcello Árias Dias Danucalov - Psicofisiologista com Experiência em Técnicas de Integração Cérebro, Mente e Corpo e Biofeedback; Especialista em Fisiologia

Parágrafo Único – Para efeito de emissão de cotas, conversão para fins de resgate e de contagem de prazo entre a data de conversão e liquidação dos resgates de cotas, os dias

corridos 1 o (primeiro) dia útil da Data da Conversão Parágrafo Primeiro – Alternativamente, mediante o pagamento de taxa de saída equivalente a 10% (dez por cento)

Artigo 3 o – O F UNDO tem por objetivo buscar retorno aos seus C OTISTAS através de investimentos em cotas de Fundos de Investimento de renda fixa ou cotas de Fundos de

Parágrafo Primeiro – Alternativamente, mediante o pagamento de taxa de saída equivalente a 10% (dez por cento) sobre o valor total resgatado, o Cotista poderá solicitar por