• Nenhum resultado encontrado

EEEFM SÃO FRANCISCO XAVIER DIRETOR: MANOEL CARLOS PROFESSORA: JACILENE NEGRÃO.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EEEFM SÃO FRANCISCO XAVIER DIRETOR: MANOEL CARLOS PROFESSORA: JACILENE NEGRÃO."

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

EEEFM SÃO FRANCISCO XAVIER DIRETOR: MANOEL CARLOS

PROFESSORA: JACILENE NEGRÃO. TURMAS: 6º A e B. TURNO: MANHÃ

ALUNO(A): _________________________________ DATA: 17/02/2021 – QUARTA-FEIRA.

DATA DE ENTREGA: 24/02/2021.

ASSUNTO: ATIVIDADES SOBRE BIOGRAFIA E AUTOBIOGRAFIA.

ORIENTAÇÕES: AS ATIVIDADES DEVEM SER ESCRITAS NO CADERNO (PERGUNTAS E RESPOSTAS) E DEVEM SER ENCAMINHADAS PARA O WATSAP DA PROFESSORA. QUALQUER DÚVIDA OS ALUNOS PODERÃO PERGUNTAR PARA A PROFESSORA.

O ALUNO QUE OPTAR EM IMPRIMIR PODERÁ RESOLVER NA PRÓPRIA APOSTILA DE ATIVIDADES.

Leia o texto abaixo:

Lázaro Ramos

Luís Lázaro Sacramento Ramos é um ator, apresentador, cineasta e escritor de literatura infantil brasileiro, que iniciou a carreira artística no Bando de Teatro Olodum. Durante os anos de 1998 a 2002, foi âncora do Fantástico. Ganhou notoriedade ao interpretar João Francisco dos Santos no filme Madame Satã (2002). Lázaro foi indicado ao Emmy (2007) de melhor ator por sua interpretação na novela Cobras & Lagartos, como Foguinho.

Ele nasceu em 01 de novembro de 1978 e cresceu em meio ao cenário pobre, porém, rico em cultura na periferia de Salvador. Foi justamente ali que o ator descobriria seu talento e chegaria a ocupar seu lugar no meio artístico.

Com apenas 10 anos de idade Lázaro Ramos aprendeu teatro na escola e já se apresentava como ator mirim em eventos escolares. Não demorou muito e engajou-se no projeto Bando do Teatro Olodum que integrava jovens às artes cênicas através do

(2)

teatro e cinema. O grupo teatral formado por atores negros era dirigido por Márcio Meirelles que sempre notou o talento nato de Lázaro Ramos.

Neste tempo o aprendiz de artes cênicas e futuro ator global se dividia entre um laboratório de análises clínicas onde trabalhava para ajudar a sustentar a casa, haja vista, ser filho único e sua mãe estar doente.

Ao passar em testes pela Rede Globo para o papel de Foguinho na novela Cobras e Lagartos o ator ganhou a simpatia nacional e se tornou um fenômeno. A novela levada ao ar em 2007 garantiu a Lázaro Ramos uma indicação ao Emmy por sua excelente interpretação. Mas para chegar até o ano de 2007 e a uma novela da Globo o ator teve que fazer diversas peças desde 1993 quando na peça A Máquina ganhou notoriedade no eixo Rio – São Paulo. Foi justamente desta época que ele aproximou-se de grandes atores e diretores.

Antes de chegar a novela Cobras e Lagartos a estreia de Lázaro Ramos foi na microssérie Pastores da Noite que lhe rendeu elogios dos principais diretores globais. Ao juntar-se a Wagner Moura, Lúcio Mauro Filho e outros atores da emissora Lázaro participou da série Sexo Frágil. O papel de Lázaro Ramos assim como os demais se dividia em interpretar um homem e uma mulher.

O ator é um ativista dos Direitos Humanos e de conscientização contra o racismo. Casado com a atriz Taís Araújo tem dois filhos João Vicente de Araújo Ramos e Maria Antônia. Em 2013, ele e a esposa voltaram a contracenar juntos no filme Acorda Brasil, em 2014 em Geração Brasil e em 2015 em Mister Brau.

(Fonte: https://www.biografiaresumida.com.br)

1. Após a leitura do texto, responda no seu caderno. a) Que gênero textual é esse que você acabou de ler?

______________________________________________________________________ b) Para que serve esse tipo de texto na sociedade?

______________________________________________________________________ c) Sobre quem trata esse texto?

______________________________________________________________________ d) Qual a profissão dessa pessoa?

______________________________________________________________________ e) Em que ano ele estreou no canal Rede Globo?

______________________________________________________________________

2. Ainda sobre o texto, explique: a) Onde esse famoso nasceu?

______________________________________________________________________ b) O que ele faz além de ser ator, apresentador e cineasta?

______________________________________________________________________ c) Em que tipo de condição social essa pessoa cresceu?

(3)

______________________________________________________________________ d) Com quem esse ator é casado atualmente?

______________________________________________________________________ e) O que é um ativista dos Direitos Humanos?

______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

3. Sobre as características do texto que você leu, assinale V ou F nos parênteses abaixo: ( ) Esse texto é uma autobiografia.

( ) O texto está disponível na internet.

( ) A voz presente no texto é do ator Lázaro Ramos. ( ) Há a presença constante de verbos no tempo futuro.

( ) O texto não apresenta a vida do ator em ordem cronológica dos fatos. 4. Leia as frases abaixo e indique quais delas traz um FATO ou uma OPINIÃO:

a) Lázaro Ramos é um ator, apresentador, cineasta e escritor de literatura infantil brasileiro. b) Lázaro Ramos é um espetacular ator, apresentador, cineasta e escritor de literatura infantil

brasileiro.

_______________________

c) Com apenas 10 anos de idade Lázaro Ramos aprendeu teatro na escola. ______________________

d) É casado com a linda atriz Taís Araújo tem dois filhos. _________________________

e) Em 2013, ele e a esposa voltaram a contracenar juntos no filme Acorda Brasil. _______________________

5. ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA:

A partir do texto, é CORRETO afirmar que Lázaro foi indicado ao Emmy (2007) porque: (a) Teve um desempenho razoável na novela.

(b) Foi fraco enquanto ator na novela. (c) Não cumpriu seu trabalho direito. (d) Foi o melhor ator no seu papel. (e) Exerceu seu trabalho normalmente. 6. Esse texto é uma biografia porque: (a) Um famoso escreveu sobre ele mesmo. (b) Trata sobre a vida de uma pessoa

(c) Transmite uma opinião sobre Lázaro Ramos. (d) Explica um acontecimento na vida do ator. (e) Relata coisas boas na vida da esposa do ator. 7. No trecho:

(4)

Ele nasceu em 01 de novembro de 1978 e cresceu em meio ao cenário pobre, porém, rico em cultura na periferia de Salvador.

A palavra em destaque leva a entender desse trecho que: (a) A pobreza fez Lázaro não ter cultura.

(b) Lázaro Ramos era rico financeiramente.

(c) O fato de ter sido pobre não quis dizer com relação a bagagem cultural que ele adquiriu na infância.

(d) Lázaro Ramos foi pobre e sem cultura.

(e) A cultura de Salvador é apenas para os ricos.

8. Assinale a única expressão abaixo retiradas do textos NÃO tem o sentido de TEMPO PASSADO:

(a) Durante os anos de 1998 a 2002, foi âncora do Fantástico.

(b) Neste tempo o aprendiz de artes cênicas e futuro ator global se dividia entre um laboratório de análises clínicas onde trabalhava para ajudar a sustentar a casa.

(c) Com apenas 10 anos de idade Lázaro Ramos aprendeu teatro na escola. (d) Em 2013, ele e a esposa voltaram a contracenar juntos.

(e) O ator é um ativista dos Direitos Humanos e de conscientização contra o racismo. 9. Leia a charge abaixo e marque um (X) na única alternativa CORRETA:

(a) A charge faz uma crítica humorística ao fato de que algumas pessoas não autorizam que escrevam sobre suas vidas.

(b) A charge faz uma crítica ao mal comportamento do aluno na escola.

(c) A crítica que a charge está fazendo é o fato de alguns pais ficarem do lado errado dos filhos.

(d) A charge faz um elogio aos famosos que deixam os jornalistas escreverem suas biografias.

(5)

PARA COMPLEMENTAR SEUS ESTUDOS LEIA A BIOGRAFIA DA ARTESÃ ABAETETUBENSE “NINA ABREU”.

Campus de Abaetetuba lança Exposição: Eternamente Nina Abreu

Entendendo a importância da Mestra Nina Abreu para a Cultura e visando apoiar a iniciativa da sua filha Rita Abreu, A Universidade Federal do Pará, Campus Universitário do Baixo Tocantins, vai promover em parceria com o I Circuito Vidas Negras e Direitos Humanos, no período de 20/11 a 19/12/2019, a exposição: “Eternamente Nina Abreu”. Local: Museu do Tocantins – Campus Universitário da UFPA – Abaetetuba.

História de Nina Abreu

Em 11/09/1935, nascia um ser de luz. Seus pais Raimundo e Joana Abreu a batizaram de NINA MARY ABREU DA SILVA. Um nome com poucas letras e sílabas, mas que expressavam a grande mulher que ela foi e continuará sendo para aqueles que amam a arte e a cultura. Uma mulher à frente de seu tempo, enfrentou uma separação em plena década de 1960, de cabeça erguida e construiu uma linda história de amor à vida, a arte, a cultura e ao artesanato.

Para sustentar seus três filhos biológicos e mais cinco que o coração escolheu, trabalhou como vendedora de mingau onde iniciou sua trajetória na cadeia produtiva do miriti. Um dos mingaus mais requisitados era o de miriti. A herança de amor pela cultura, herdada de seus pais a estimulou a produzir inúmeros cordões: o Boi Mimoso, a Patativa, a Arara Encantada, a Borboleta, dentre outros. Por seu trabalho, recebeu o título de Rainha do Folclore Abaetetubense.

(6)

Na década de 1980, fundou o Centro Cultural e Artesanal Nina Abreu, um espaço que abrigou muitas atividades artísticas, culturais e educacionais, dentre elas o Forró do Banho de Cheiro.

Nina Abreu foi uma pessoa tão abençoada que Deus escolheu o Dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, para que fizesse sua passagem para outro plano, porque pessoas como ela não morrem.

Sua filha Rita Abreu, assumiu em 2018, junto ao Ministério da Cultura ao ser contemplada através do Prêmio Cultural, Edição Selma do Coco, na Categoria Herdeiros de Mestres In Memoriam, em desenvolver um trabalho de preservação da memória da sua memória.

(7)

Atividade II - AUTOBIOGRAFIA

Leia os textos e responda as questões no caderno: Texto 01: Autobiografia

Helena Kolody

Nasci no dia 12 de outubro de 1912, no núcleo colonial de Cruz Machado, em pleno sertão paranaense. Eram 8 horas da manhã de um dia de sol e geada. Meus pais eram ucranianos, que se conheceram e se casaram no Paraná. Eu sou a primogênita e a 1ª brasileira de minha família. Miguel Kolody, meu pai, nasceu na parte da Ucrânia chamada Galícia Orienta, em 1881. Tendo perdido o pai na grande epidemia de cólera que assolou a Ucrânia em 1893, Miguel, no ano seguinte, emigrou para o Brasil com a mãe e os irmãos. Mamãe, cujo nome de solteira era Victoria Szandrowska, também nasceu na Galícia Oriental, em 1892. Veio para o Brasil em 1911. Vovô radicou-se em Cruz Machado, onde papai trabalhava. “Seu” Miguel conheceu a jovem Victoria e apaixonou-se por ela. Casaram-se em janeiro de 1912. Estava escrito o primeiro capítulo da minha história. Cursei a Escola Normal de Curitiba (atual Instituto de Educação do Paraná), diplomando-me em 1931. Sou uma simples professora normalista e tenho muito orgulho disso. Escolhi o Magistério levada pelo impulso irresistível da vocação. A poesia foi um imperativo psicológico. Ao Magistério, dediquei os melhores anos de minha vida. Lecionei com prazer e entusiasmo. Amei meus alunos como se fossem meus irmãos, meus filhos. Muitas de minhas melhores amigas de hoje foram minhas alunas. O Magistério e a poesia são as duas asas do meu ideal.

(8)

Texto 02

Rubem Alves

Vocês, crianças que leem as minhas estórias, frequentemente ficam curiosas sobre a minha vida. Eu conto. Eu nasci, faz muito tempo, no dia 15 de setembro de 1933, numa cidade do sul de Minas, Boa Esperança (procurem no mapa). Façam as contas para saber quantos anos tenho agora. Meu pai foi muito rico, perdeu tudo, ficamos pobres, morei numa fazenda velha. Não tinha nem água, nem luz e nem privada dentro de casa. A água, a gente tinha de pegar na mina. A luz era de lamparina a querosene. A privada era uma casinha fora da casa. Casinha do lado de fora. Não precisava de brinquedos. Havia os cavalos, as vacas, as galinhas, os riachinhos, as pescarias. E eu gostava de ficar vendo o monjolo. Depois mudei para cidades: Lambari, Três Corações, Varginha. Me divertia fazendo meus brinquedos. Brinquedo que a gente compra pronto não tem graça. Enjoa logo. Quantos brinquedos há no seu armário, esquecidos? Fazer o brinquedo é parte da brincadeira. Foi fazendo brinquedos que aprendi a usar as ferramentas, martelo, serrote, alicate. Gostava de andar de carrinho de rolemã. Brincava de soltar papagaio, bolinhas de gude, pião. Fiz um sinuquinha. Se quiser ler a estória de como fiz o sinuquinha. Como a gente era pobre nunca tive velocípede ou bicicleta. Ainda hoje não sei andar de bicicleta. Depois nos mudamos para o Rio de Janeiro onde sofri muito. Os meninos cariocas caçoavam de mim por causa do meu sotaque de mineiro da roça. Gostava de ler Gibi e X-9. Nunca fui um bom aluno. Não me interessava pelas coisas que ensinavam nas escolas. Estudei piano porque queria ser pianista. Mas eu não tinha talento. Desisti. Pensei ser engenheiro, médico. Li a biografia de um homem extraordinário, chamado Albert Schweitzer. Ele era filho de um pastor protestante. Pastor é uma espécie de padre das igrejas protestantes. Schweitzer desde menino tocava órgão. Foi um especialista na música de Bach e dava concertos por toda a Europa. Fui ser pastor porque queria cuidar dos pensamentos e dos sentimentos das pessoas, porque é daí que surgem nossas ações. Se a gente tem pensamentos bons a gente faz coisas boas. Se tem pensamentos maus faz coisas ruins. Morei e estudei nos Estados Unidos. Voltei para o Brasil. Vim morar em Campinas. Fui ser professor numa universidade. Tenho 3 filhos. O mais velho se chama Sérgio e é médico. O segundo se chama Marcos, é biólogo. E a Raquel, minha última filha, que vai ser arquiteta. Meu maior brinquedo hoje é escrever. Adoro escrever. Especialmente estórias para crianças. Já escrevi mais de trinta. Todas com ilustrações. Meus dois últimos livros para crianças são O gato que gostava de cenouras e A história dos três porquinhos (A estória que normalmente se conta não é a verdadeira. Eu escrevi a verdadeira…). Para mim cada livro é um brinquedo. Sou também psicanalista, que é um tipo de médico que cuida dos pensamentos e dos sentimentos das pessoas. Quando os pensamentos e os sentimentos não são cuidados eles podem ficar doentes. São várias as

(9)

doenças que podem atacar os pensamentos e os sentimentos. Aí as pessoas podem ficar mandonas, malvadas, falam sem parar, ou não falam nunca, têm medo de coisas imaginadas, ficam tímidas, não sabem repartir, ficam chatas, etc. A psicanálise existe para ajudar as pessoas a ter sentimentos e pensamentos mansos. Coisas que me dão alegria: ouvir música, ler, conversar com os amigos, andar nas matas, olhar a natureza, tomar banho de cachoeira, brincar com as minhas netas (Mariana e Camila, filhas do Sérgio; Ana Carolina e Rafaela, filhas do Marcos), armar quebra-cabeças, empinar pipas, cachorros. Fazer os próprios brinquedos e armar quebra–cabeças ajuda a desenvolver a inteligência. Cuidado com os brinquedos comprado prontos: eles podem emburrecer!

Texto 03: Autobiografia – Um pouco de minha vida

Meu nome é Felipe Simões Quartero, nasci em 30 de julho de 1981, na cidade de São Bernardo do Campo, estado de São Paulo. Aos 5 anos de idade comecei a apresentar algumas dificuldades físicas relacionadas a força muscular. Um ano depois, após inúmeros exames, fui diagnosticado como sendo portador da Distrofia Muscular de Duchenne, deficiência neuromuscular progressiva, na qual as células musculares sofrem um processo degenerativo contínuo. Apesar das limitações, que foram crescendo com o passar dos anos, continuei vivendo normalmente, sempre estudando, fazendo amigos e curtindo a vida. A deficiência nunca foi motivo para eu desistir de meus objetivos, e penso ser essa atitude a mais importante e decisiva em minha vida. Aos 11 anos passei a me locomover “sobre rodas” (com o auxílio de cadeira de rodas), uma condição nova para mim, a qual logo me adaptei. Em 1999, aos 17 anos, iniciei o curso superior de Ciências da Computação, me formando quatro anos mais tarde. Atualmente atuo como professor de informática, palestrante e escritor. Minha biografia não acaba aqui, continua sendo escrita, mas já me rendeu (e segue rendendo) muitas experiências e histórias para contar, agora é hora de compartilhá-las com as pessoas. Felipe Simões Quartero.

(10)

Após a leitura atenta dos textos acima, responda as questões abaixo: 01. O que você percebeu que há em comum entre os textos?

_______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ 02. Qual o papel social (profissão) de:

a) Helena Kolody: ________________________________________________________

b) Rubem Alves: _________________________________________________________

c) Felipe Simões Quartero: _________________________________________________

03. Qual a Autobiografia que mais lhe chamou a atenção? Por quê?

_______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________

04. Você conhece outras autobiografias, além dessas de Rubem Alves e Helena Kolody e Felipe Simões Quartero? Quais? Cite duas.

______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________

05. Localize nos textos:

06. Depois de ler as três autobiografias, que traços você considerou mais importantes na personalidade de cada um dos autobiografados?

______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________

(11)

07. Volte ao texto 3, e com a ajuda do dicionário, encontre o significado das seguintes expressões: a) Locomover:_________________________________________________________ b) Limitações:_________________________________________________________ c) Auxílio: ____________________________________________________________ d) Diagnosticado:______________________________________________________ e) Portador: ___________________________________________________________ f) Degenerativo: _______________________________________________________

08. Observe essas mesmas palavras no texto. Você julga possível substituí-las pelo significado atribuído pelo dicionário, sem alterar o sentido do texto? A que conclusão você chega?

______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ 09. Volte aos textos e observe: a que tempo os autores se reportam para falar de sua vida?

a) ( ) Presente

b) ( ) Pretérito / Passado c) ( ) Futuro

10. Por que será que os autores optam por esse tempo verbal?

_______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________

11. Observe o seguinte trecho do texto 02, quando Rubem Alves escreve:

“… Foi fazendo brinquedos que aprendi a usar as ferramentas, martelo, serrote, alicate. Gostava de andar de carrinho de rolemã. Brincava de soltar papagaio, bolinhas de gude, pião.”

(12)

I- As palavras destacadas são verbos, pois revelam AÇÕES. Analisando-as, podemos dizer que elas

a) ( ) revelam ações totalmente concluídas.

b) ( ) eram ações rotineiras que, portanto, repetiram-se por muitas vezes. c) ( ) não se realizaram ainda, mas poderão realizar-se.

Referências

Documentos relacionados

Table 1- Atlantic and Pacific chub Mackerel metazoan parasites and its geographical distribution………..………….5 Table 2- Targeted gene, sequence of the

A função de autocorrelação dependente do tempo obtida para vários valores de mostra o crossover de um regime de excitação de modo coletivo para um regime de modo central, à

O primeiro passo para introduzir o MTT como procedimento para mudança do comportamento alimentar consiste no profissional psicoeducar o paciente a todo o processo,

Convenio para desenvolvimento de servicos assistenciais de natureza continuada, para atendimento da populacao local em situacAo de vulnerabilidade, compreendidos na area

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

Esta dissertação assume como principal objectivo avaliar a intervenção urbana mais recente na vertente Este da cidade do Porto, o Plano de Pormenor das Antas, e averiguar o

Como hipótese, assumiremos que o desenvolvimento de um modelo matemático diferente do tradicional poderia, por permitir a criação de personagens com comportamentos adaptáveis a

The European Parliament and the Council, acting in accordance with the ordinary legislative procedure, and after consulting the Economic and Social Committee, shall adopt measures