• Nenhum resultado encontrado

EDITAL Nº 37, DE 12 DE JULHO DE 2021 PROCESSO SELETIVO DE ALUNO ESPECIAL MESTRADO E DOUTORADO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL Nº 37, DE 12 DE JULHO DE 2021 PROCESSO SELETIVO DE ALUNO ESPECIAL MESTRADO E DOUTORADO"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

EDITAL Nº 37, DE 12 DE JULHO DE 2021

PROCESSO SELETIVO DE ALUNO ESPECIAL 2021.2. – MESTRADO E DOUTORADO

Programa de Pós-Graduação em Letras, do Câmpus de Três Lagoas da FUFMS.

A Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, por meio da Coordenação de Curso, no uso de suas atribuições legais, e tendo em vista o disposto na Resolução nº 165, de 3 de setembro de 2019, torna pública a abertura de inscrições do processo sele vo para preenchimento de vagas de Aluno Especial no Programa de Pós-Graduação em Letras, Cursos de Mestrado e de Doutorado, do Câmpus de Três Lagoas, para ingresso no segundo semestre le vo de 2021.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. Aluno Especial é o estudante que, após aprovado em processo sele vo específico, cursa disciplinas do Mestrado ou Doutorado com a obrigação de cumprir todas as a vidades, sem, no entanto, receber o tulo de Mestre ou de Doutor. O aluno terá número de matrícula e histórico escolar com as suas notas, carga horária e número de créditos rela vos à disciplina cursada. Se o aluno ver interesse em, posteriormente, cursar regulamente o Curso de Mestrado ou de Doutorado, caso aprovação em seleção, poderá solicitar o aproveitamento desses créditos adquiridos.

1.2. O Processo Sele vo será regido pelas regras dispostas no presente Edital e conduzido por Comissão de Seleção aprovada pelo Colegiado de Curso e composta de professores do Curso.

1.3. As dúvidas quanto ao Edital poderão ser esclarecidas pelo e-mail da Secretaria de Curso: coordpgletrascptl@ufms.br

1.4. O Processo Sele vo de Aluno Especial para o Curso de Mestrado des na-se a classificar candidatos portadores de diploma de Graduação em Letras e/ou áreas afins. O Processo Sele vo de Aluno Especial para o Curso de Doutorado des na-se a classificar candidatos portadores de diploma de Mestre em Letras e/ou áreas afins. Os portadores de diploma de Graduação em Letras ou de Mestre em Letras e/ou áreas afins, devem ser devidamente registrado, se ob do no Brasil, ou revalidado, se ob do no exterior, ressalvado o disposto nos itens 1.4.1 e 1.4.2.

1.4.1. A aceitação de candidatos com diploma de graduação e de Mestre em Letras e/ou expedidos por ins tuição estrangeira não revalidados/reconhecidos seguirá o disposto no art. 54 do Regimento Geral da UFMS.

1.4.2. O candidato estrangeiro selecionado deverá providenciar os documentos abaixo no ato de matrícula no curso:

a) para o Curso de Mestrado: diploma de graduação, histórico escolar e cer dão de nascimento ou casamento ou equivalente apos lados no caso de sua origem ser de um país signatário da Convenção de Haia, ou auten cados por autoridade consular competente, no caso de país não signatário;

b) Para o Curso de Doutorado: diploma de graduação e de mestrado, histórico escolar de graduação e de mestrado e cer dão de nascimento ou casamento ou equivalente

(2)

apos lados no caso de sua origem ser de um país signatário da Convenção de Haia, ou auten cados por autoridade consular competente, no caso de país não signatário;

c) passaporte e visto temporário com prazo de validade, de acordo com a Resolução norma va/CNIg nº 116 de 8 de abril de 2015;

d) comprovante de ser beneficiário de bolsa de estudo ou comprovante, entregue junto à autoridade consular brasileira, de que possui seguro saúde, dispõe de recursos suficientes para manter-se durante o período de estudo e que se encontra matriculado ou formalmente aceito em ins tuição de ensino ou de pesquisa no Brasil;

e) apólice quitada de seguro de vida e saúde internacional válido para o Brasil, contemplando além de despesas rela vas a eventuais problemas de saúde, translado do aluno caso ocorra óbito no exterior.

1.4.3. O candidato que es ver em fase de conclusão do curso de Graduação, em conformidade com a Resolução nº 165, de 3 de setembro de 2019, poderá inscrever-se para o processo sele vo, “desde que tenham cumprido, no mínimo, setenta e cinco por centro da carga horária total de seu curso de graduação e, preferencialmente, tenham par cipado ou estejam par cipando de Programa de Iniciação Cien fica Ins tucional (PIBIC/PIVITI/PIVIC), Programa de Iniciação à Docência (PIBID) ou Programa de Educação Tutorial (PET)”.

1.5. O aluno ingressante poderá realizar matrícula em uma disciplina por semestre le vo.

1.5.1. As disciplinas do segundo semestre semestre de 2021, Cursos de Mestrado e de Doutorado, que receberão inscrições de Aluno Especial são:

Disciplina Tópicos Especiais em Análise Linguís ca: Network and Language Change Docentes

responsáveis

Profa. Dra. Taísa Peres de Oliveira

Prof. Dr. Graeme Trousdale (University of Edinburgh)

Prof. Dr. Sebas ão Carlos Leite Gonçalves (UNESP/São José do Rio Preto) Prof. Dr. Edson Rosa Francisco de Souza (UNESP/São José do Rio Preto)

Área de

Concentração Estudos Linguís cos Carga Horária

/Créditos 60h - 4 créditos

As aulas serão ministradas de forma remota via Google Meet

OBS: A disciplina será em cooperação entre UFMS/UNESP/University of Edinburgh no âmbito do Programa CAPES PrInt

Ementa

A disciplina tem como proposta enfocar a organização da gramá ca das línguas em rede de construções a par r de processos de mudança que as cons tuem, entendidos dentro do quadro teórico-metodológico mais amplo dos chamados “Modelos Baseados no Uso da Língua. No primeiro momento da disciplina, serão abordados os aspectos teóricos e metodológicos para compreensão da organização das línguas em redes de construções, para, na sequência, tratar dos processos de mudança que (re)configuram as redes de construções.

Obje vo Organizada em torno de tópicos avançados em estudos da mudança línguís ca, a disciplina aborda a natureza

(3)

construcional da gramá ca, compreendida a par r de um quadro explanatório que fornece subsídios teóricos e metodológicos para a descrição das línguas em perspec va tanto sincrônica quanto diacrônica. Espera-se que, ao final da disciplina, o aluno seja capaz de apreender os subsídios teóricos e analí cos da abordagem construcional, especialmente os oferecidos pelas Teorias da Mudança Construcional e da Construcionalização, para, em estudos avançados, saber aplicar princípios da teoria e discu r a validade de seus fundamentos na análise de fenômenos linguís cos específicos.

Disciplina Tópicos especiais em Estudos Linguís cos Docente

responsável Profa. Dra. Solange de Carvalho For lli Área de

Concentração Estudos Linguís cos Carga

Horária/Créditos 30 h - 2 créditos

As aulas serão ministradas de forma remota via Google Meet

Ementa

A percepção da mudança linguís ca. A abordagem cien fica da mudança e a historiografia linguís ca. Bases da sociolinguís ca variacionista. Mudança linguís ca como fenômeno sociocogni vo de base funcional.

Obje vo Discu r os tratamentos dispensados à mudança linguís ca no âmbito de diferentes teorias da linguagem.

Disciplina Polí cas Linguís cas

Docentes responsáveis: Docentes colaboradores:

Profa. Drs. Celina Aparecida Garcia de Souza Nascimento Profa. Dra. Claudete Cameschi de Souza

Profa. Dra. Leina Claudia Viana Jucá (UFMG)

Profa. Dra. Juliana de Castro Santana (UNIVÁS e FATEC de Jacareí e São José dos Campos)

Profa. Dra. Cris ne Gorski Severo (UFSC)

Prof. Dr. Andérbio Márcio Silva Mar ns (FACALE/UFGD)

Prof. Mestre Aronaldo Julio (indígena Terena), Doutorando na área de Linguís ca na Universidade Federal de Rio de Janeiro (UFRJ). Professor de Língua Terena na rede pública municipal de Miranda.

Profa. Lilí Raquel Medina Torres (Universidad Mayor Real y Pon ficia San Francisco Xavier de Chuquisaca/BOLÍVIA).

Profa. Gloria Garcia (Ins tuto Provincial de Idiomas/Terra do Fogo/ARGENTINA).

(4)

Área de

Concentração Estudos Linguís cos Carga

Horária/Créditos 60 h - 4 créditos

As aulas serão ministradas de forma remota via Google Meet

Ementa

Na reflexão da história das ideias linguís cas, estudam-se alguns fatos discursivos importantes para a cons tuição de polí cas linguís cas no Brasil no que tange ao espaço da ins tucionalização de um saber da/sobre a língua na especificidade de seus efeitos no processo de escolarização no Brasil. Estudam-se as polí cas linguís cas e tensões epistemológicas em torno das noções de linguagem e língua. Reflete-se, ainda, sobre a perspec va colonialista, o papel dos conceitos pós-coloniais de hibridismo e diferença cultural, subalternidade, agência periférica, entre-lugar e negociação iden tária na construção de um aparato teóricometodológico crí co do estudo da diversidade e da língua(gem).

Obje vos

a) Exposição teórica do arcabouço das polí cas de ensino de língua materna em contextos escolares;

b) Entender as situações de

bilinguismo/mul linguismo/translinguismo e suas implicações para as propostas curriculares;

c) Mostrar a escrita em contextos de bilinguismo/mul língue/translingue e as ações de (re)vitalização linguís ca;

d) Entender que a língua é essencialmente dinâmica e varia no tempo e no espaço e que as polí cas de avaliação linguís ca no ensino de línguas, quer a materna, indígena e Libras, quer línguas estrangeiras precisam contemplar tais movimentos;

e) Refle r sobre as tensões epistemológicas em torno das noções de (língua)gem, na modernidade e no período pós-colonial, e seu aparato metodológico.

Disciplina Análise do Discurso

Docente responsável: Profa. Dra. Vânia Maria Lescano Guerra Docentes

colaboradores: Prof. Dr. Marcos Aurélio Barbai (UNICAMP) – 2 hProf. Dr. Willian Diego de Almeida (FACEM) – 2 h

Profa. Dra. Silvio Posoco (Birkbeck, University of London) – 2 h Prof. Dr. Roberto Baronas (USCAR) – 2 h

Prof. Dr. Elisio Estanque (Universidade de Coimbra - Centro de Estudos Sociais – CES - FEUC) – 2 h

Área de

(5)

Carga

Horária/Créditos 60h - 4 créditos

As aulas serão ministradas de forma remota via Google Meet

Ementa

A disciplina tem por meta discu r as relações entre as teorias lingüís cas e as concepções de História que estão subjacentes às teorizações da Análise do Discurso no seu desenvolvimento teórico-metodológico, da década de sessenta até os dias atuais. Para essa abordagem serão focalizados diálogos teóricos estabelecidos, no campo da Análise do Discurso, pelas tendências formalista, sociológica e histórica, a par r dos textos de Michel Pêcheux, Michel Foucault e Mikhail Bakh n.

Obje vo

Examinar os princípios e os procedimentos de Análise de Discurso de origem francesa (AD) na atualidade. 1) Iden ficar o desenvolvimento da AD, a par r da exploração de novas formas de relacionamento com o texto e o discurso;

2) Direcionar pesquisas que visem aos procedimentos analí cos cujos obje vos sejam a relação da língua portuguesa com o mundo, as histórias e o outro no processo de construção de sen dos;

3) Introduzir as bases teóricas da Análise do Discurso (AD), a par r da textualidade e da discursividade na interface com os estudos sobre cultura e sociedade; 4) Ar cular as condições de produção e os interdiscursos, aplicando conceitos como Esquecimentos, Paráfrase, Polissemia, Relações de Força, Formações imaginárias, Formação discursiva, Ideologia e Sujeito;

5) Levar à iden ficação da materialidade linguís ca, a par r das categorias de análise como a metáfora, paráfrase e efeitos de sen do, História e memória discursiva, o dito e o não dito, Heterogeneidade e Argumentação, no bojo das prá cas discursivas.

1.5.2. Está disponível no ANEXO I deste edital e na página do curso (h ps://cptl.ufms.br/ppgletras/oferta-de-disciplinas/) os dias e horários que as disciplinas serão ministradas.

1.5.3. As a vidades de ensino ocorrerão de forma remota, com uso de ferramentas de EAD e de TIC, em consonância com o Plano de Biossegurança da FUFMS, que tem como obje vo preservar a saúde de toda a comunidade universitária decorrente da Covid-19. O retorno das a vidades presenciais só acontecerá após autorização da FUFMS.

1.6. A inscrição para Aluno Especial nos cursos de Mestrado e de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Letras é gratuita. Uma vez aprovado na seleção, o candidato fará a matrícula conforme o calendário acadêmico da UFMS.

(6)

1.7. A matrícula de Aluno Especial em disciplinas isoladas está condicionada ao número de vagas e à autorização do professor responsável pela disciplina, e de acordo com o disposto nas Normas para Pós- Graduação stricto sensu.

1.7.1. Os docentes responsáveis pela disciplina têm autoridade para selecionar a candidatura ou rejeitá-la, não cabendo ao candidato recurso sobre a decisão.

1.7.2. O Aluno Especial receberá idên co tratamento dispensado ao aluno regular, no que se refere à frequência e às avaliações.

1.8. Ao inscrever-se, o candidato declara o conhecimento e a tácita aceitação das normas e condições estabelecidas no presente edital, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento.

1.9. As despesas com par cipação no Processo Sele vo correrão por conta do candidato, que não terá direito a alojamento, alimentação, transporte e/ou ressarcimento de despesas por parte da UFMS.

2. DO CRONOGRAMA

2.1. O presente Edital segue o cronograma de etapas abaixo:

DATA ETAPA

13/07/2021 Publicação do Edital no Bole m da UFMS e início de divulgação das inscrições. 13/07/2021 a

22/08/2021, às 15h Período de inscrições, com envio dos documentos para o e-mail coordpgletrascptl@ufms.br

23/07/2021, às 17h Publicação do resultado das inscrições deferidas e indeferidas

26 a 28/07/2021 Período para matrícula online de Estudantes Especiais da Pós-Graduação 2021/2

02/08/2021 Início das aulas

3. DAS INSCRIÇÕES

3.1. As inscrições ficarão abertas das 7h do dia 13/07/2021 às 15h do dia 22/07/2021.

3.1.1. A ficha de inscrição para Aluno Especial (Anexo II) e os documentos exigidos para inscrição devem ser enviados, em PDF, no ato da inscrição, exclusivamente, pelo e-mail: coordpgletrascptl@ufms.br até às 15h do dia 22/07/2021.

3.1.2. A relação de isenções deferidas e indeferidas será publicada no dia 23/07/2021, às 17h, na página do curso em h ps://cptl.ufms.br/ppgletras/

3.1.3. Vigora, em todos os efeitos deste Edital, o horário do Estado de Mato Grosso do Sul.

3.1.4. Os modelos de formulários encontram-se anexos a este Edital e, também, estão disponíveis na página do curso.

3.2. Os documentos necessários para a realização da inscrição são os seguintes: a) comprovante de Ficha de Inscrição (Anexo II) impressa, preenchida e assinada;

b) termo de compromisso, impresso em folha A4, preenchido e assinado, conforme formulário (ANEXO III);

c) Currículo La es gerado a par r de h p://la es.cnpq.br/;

d) documento de iden dade oficial legível, frente e verso, somente para brasileiros;

(7)

e) CPF;

f) Título de Eleitor e comprovante de quitação com a Jus ça Eleitoral, somente para brasileiros exceto para indígenas;

g) Cer ficado de Reservista, somente para brasileiros do sexo masculino exceto para indígenas;

h) Cer dão de Nascimento ou Casamento; i) Passaporte, somente para estrangeiros;

j) Histórico escolar e diploma de graduação (frente e verso), para os candidatos ao Curso de Mestrado;

k) Histórico escolar e diploma de conclusão do Mestrado (frente e verso), cer dão, declaração ou equivalente, para os candidatos ao Curso de Doutorado;

l) Histórico escolar e cer dão, declaração ou equivalente da ins tuição que comprove que o estudante de graduação tenha cumprido, no mínimo, setenta e cinco por cento da carga horária total de seu curso de graduação, para os candidatos ao Curso de Mestrado;

m) Declaração do responsável, caso o estudante de graduação tenha, comprovando que o aluno tenha par cipado ou esteja par cipando de Programa de Iniciação Cien fica Ins tucional (PIBIC/PIVITI/PIVIC), Programa de Iniciação à Docência (PIBID) ou Programa de Educação Tutorial (PET), para os candidatos ao Curso de Mestrado; .

n) Carta de intenção dirigida ao docente da disciplina, redigida de modo a deixar claras as razões para cursar a disciplina indicada, bem como em que medida ela pode contribuir para sua formação.

3.3. A falta de documentação ou o descumprimento do prazo de envio implicam o indeferimento da inscrição.

3.4. A Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e a Comissão de Seleção não se responsabilizam por solicitações de inscrições não recebidas por movo de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, conges onamento das linhas de comunicação, falta de energia elétrica, bem como outros fatores de ordem técnica ou meteorológica que impossibilitem a transferência de dados.

3.5. A relação de inscrições deferidas e indeferidas será publicada no dia 23/07/2021, às 17h, na página do curso.

4. DA HOMOLOGAÇÃO

4.1. O resultado final do Processo Sele vo de Aluno Especial será homologado pelo Colegiado de Curso por meio de Resolução, publicada no Bole m Oficial da UFMS e divulgada na Secretaria de Curso e no site do curso no dia 24/07/2021.

ANEXO I

OFERTA DE DISCIPLINAS 2021.2 ESTUDOS LINGUÍSTICOS

Disciplina: Tópicos Especiais em Análise Linguís ca: Networks and Language Change

Carga Horária: 60h

(8)

Docente responsável: Profa. Dra. Taísa Peres de Oliveira

Prof. Dr. Graeme Trousdale (University of Edinburgh)

Prof. Dr. Sebas ão Carlos Leite Gonçalves (UNESP/São José do Rio Preto) Prof. Dr. Edson Rosa Francisco de Souza (UNESP/São José do Rio Preto) Cursos: Mestrado e Doutorado

As aulas serão ministradas de forma remota via Google Meet

Horário: 13h-17h

Mês AGOSTO SETEMBRO OUTUBRO NOVEMBRO DEZEMBRO

Dias da semana 3ª 4ª 5ª 6ª 3ª 4ª 5ª 6ª 3ª 4ª 5ª 6ª 3ª 4ª 5ª 6ª 3ª 4ª 5ª 6ª 03 05 09 07 10 14 16 14 17 21 19 23 24 28 26 30 31

Disciplina: Tópicos especiais em Estudos Linguís cos

Carga Horária: 30h

Créditos: 2

Docente responsável: Profa. Dra. Solange de Carvalho For lli Cursos: Mestrado e Doutorado

As aulas serão ministradas de forma remota via Google Meet

Horário: 8h30 às 11h30

Mês AGOSTO SETEMBRO OUTUBRO NOVEMBRO DEZEMBRO

Dias da semana 3ª 4ª 5ª 6ª 3ª 4ª 5ª 6ª 3ª 4ª 5ª 6ª 3ª 4ª 5ª 6ª 3ª 4ª 5ª 6ª

2 7 4

9 11

16 21 18

23 28

Disciplina: POLÍTICAS LINGUÍSTICAS

Carga Horária: 60h

Créditos: 4

Docente

responsável: Profa. Dra. Celina Aparecida Garcia de Souza NascimentoProfa. Dr. Claudete Cameschi de Souza

Docentes Colaboradores:

Profa. Dra. Leina Claudia Viana Jucá /UFMG

Profa. Dra. Juliana de Castro Santana/UNIVÁS e FATEC de Jacareí e São José dos Campos Profa. Dra. Cris ne Gorski Severo/UFSC

Prof. Dr. Andérbio Márcio Silva Mar ns/FACALE/UFGD

Prof. Mestre Aronaldo Julio (indígena Terena), Doutorando na área de Linguís ca na Universidade Federal de Rio de Janeiro (UFRJ). Professor de Língua Terena na rede pública municipal de Miranda.

Profa. Lilí Raquel Medina Torres/Universidad Mayor Real y Pon ficia San Francisco Xavier de Chuquisaca/BOLÍVIA.

Profa. Gloria Garcia/Ins tuto Provincial de Idiomas/Terra do Fogo/ARGENTINA. Profa. Eliane Pinheiro Santos/Centro Cultural Brasil-Bolívia/BOLÍVIA.

(9)

As aulas serão ministradas de forma remota via Google Meet. Horário: Quarta-feira – Das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30.

Mês AGOSTO SETEMBRO OUTUBRO NOVEMBRO DEZEMBRO

Dias da

semana 3ª 4ª 5ª 6ª 3ª 4ª 5ª 6ª 3ª 4ª 5ª 6ª 3ª 4ª 5ª 6ª 3ª 4ª 5ª 6ª

11 15 13 10

25 29 27 24

Disciplina: Análise do Discurso

Carga Horária: 60h

Créditos: 4

Docentes

responsáveis: Profa. Dra. Vânia Maria Lescano Guerra

Docentes Colaboradores:

Prof. Dr. Marcos Aurélio Barbai (UNICAMP) – 2 h Prof, Dr. Willian Diego de Almeida (FACEM) – 2 h

Profa. Dra. Silvio Posoco (Birkbeck, University of London} – 2 h Prof. Dr. Roberto Baronas (USCAR) – 2 h

Prof. Dr. Elisio Estanque (Universidade de Coimbra Centro de Estudos Sociais – CES -FEUC) – 2 h

Os docentes ministrarão tópicos do programa no decorrer do semestre a serem definidos com os docentes responsáveis pela disciplina.

Cursos: Mestrado e Doutorado

As aulas serão ministradas de forma remota via Google Meet. Horário: Quinta-feira – 14h às 17h30

Mês AGOSTO SETEMBRO OUTUBRO NOVEMBRO DEZEMBRO

Dias da semana 3ª 4ª 5ª 6ª 3ª 4ª 5ª 6ª 3ª 4ª 5ª 6ª 3ª 4ª 5ª 6ª 3ª 4ª 5ª 6ª 12 02 07 04 19 09 14 11 26 16 21 18 23 28 25 ANEXO II

FICHA DE INSCRIÇÃO – ALUNO ESPECIAL

Curso: MESTRADO ( ) ( ) DOUTORADO Área de Concentração:

ESTUDOS LINGUÍSTICOS ( ) ESTUDOS LITERÁRIOS ( )

(10)

Nome da disciplina de interesse: Docente(s) responsável(eis): Data:

Nome completo: Data de Nascimento: Endereço Rua ( ) / Av.( ):

CEP: Cidade: UF:

Tel.: Cel.: E-mail: Estado Civil: CPF: RG: Órgão Emissor Nestes Termos. Pede Deferimento. Três Lagoas, de de . NOME COMPLETO ASSINATURA

* O candidato deve enviar, para o e-mail do Programa (coordpgletrascptl@ufms.br), mensagem com os documentos, listados no item 3.2 do Edital. Colocar no assunto do e-mail: Inscrição para ALUNO ESPECIAL 2021/2 – MESTRADO OU DOUTORADO - NOME COMPLETO.

ANEXO III

TERMO DE COMPROMISSO E RESPONSABILIDADE PROCESSO SELETIVO DE ALUNO ESPECIAL 2021.2

Pelo presente TERMO DE COMPROMISSO E RESPONSABILIDADE, eu, ____________________, sob o RG nº _______ – SSP/____ e CPF nº ____________, filho de ________________ e de __________________, nascido aos ____ dias do mês de _________de 19__, na cidade de _____________, Estado de ________________, domiciliado e residente na rua ___________________ nº _____, complemento ____________, bairro ____________, na cidade de __________________, Estado de ______________, assumo os seguintes compromissos:

1º) li o Edital referente ao Processo Sele vo de Aluno Especial 2021.2 do Programa de Pós-Graduação em Letras, em nível de Mestrado ou Doutorado.

(11)

Fico ciente, desde já, de que:

a) Acatarei a cada item exposto pelo Edital referente ao Processo Sele vo de Aluno Especial 2021.2 do Programa de Pós-Graduação em Letras, em nível de Mestrado e Doutorado;

b) O não atendimento aos itens do Edital acarretará no indeferimento do Processo Sele vo de Aluno Especial 2021.2 do Programa de Pós-Graduação em Letras, em nível de Mestrado e Doutorado. __________________(local), ____ de _____________ de 2021. Nome do Candidato Tel. (___) _______- ________ Cel. (___) _______- ________ E-mail: _____________________________ Três Lagoas, 12 de julho de 2021.

KELCILENE GRÁCIA RODRIGUES

Documento assinado eletronicamente por Kelcilene Gracia Rodrigues,

Coordenador(a) de Curso de Pós-graduação, em 12/07/2021, às 15:36,

conforme horário oficial de Mato Grosso do Sul, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.

A auten cidade deste documento pode ser conferida no site

h ps://sei.ufms.br/sei/controlador_externo.php?

acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2649846 e o código CRC 9026F150.

COLEGIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS

Avenida Ranulpho Marques Leal, 3484 Fone: (67) 3509-3701 CEP 79613-000 - Três Lagoas - MS

Referências

Documentos relacionados

Janaína Oliveira, que esteve presente em Ouagadougou nas últimas três edições do FESPACO (2011, 2013, 2015) e participou de todos os fóruns de debate promovidos

A constatação de que a leptina também é um forte modulador dos níveis endocanabinóides no hipotálamo foi um marco importante na identificação do sistema endocanabinóide

Não obstante a reconhecida necessidade desses serviços, tem-se observado graves falhas na gestão dos contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada, bem

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

Esta dissertação pretende explicar o processo de implementação da Diretoria de Pessoal (DIPE) na Superintendência Regional de Ensino de Ubá (SRE/Ubá) que

O capítulo I apresenta a política implantada pelo Choque de Gestão em Minas Gerais para a gestão do desempenho na Administração Pública estadual, descreve os tipos de

A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação

Dessa forma, diante das questões apontadas no segundo capítulo, com os entraves enfrentados pela Gerência de Pós-compra da UFJF, como a falta de aplicação de