• Nenhum resultado encontrado

A AHEG deseja a todos os associados um Feliz Ano Novo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A AHEG deseja a todos os associados um Feliz Ano Novo"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

A AHEG deseja

a todos os

associados um

Feliz Ano Novo

ASSOCIAÇÃO DOS HOSPITAIS DO ESTADO DE GOIÁS

FILIADA À FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE HOSPITAIS - FBH

Ano III - Nº 11

Conheça a equipe da AHEG

A última publicação do ano traz um

balanço de todos os departamentos

(2)
(3)

3

EDITORIAL

TDA Comunicação e Assessoria Ltda - CNPJ: 11.839.908/0001-00 - Av. 85, 1.940, Galeria Nacional, Setor Marista - Goiânia-Goiás - Fone/Fax: (62) 3087-7869/3087-2449.

e-mail: tdacomunicacao@gmail.com. Diretora - Patrícia Gomes

Diretor de Criação - Juliano Fagundes Jornalista - Cláudia Nunes - 719 JP-GO Karla Rady 01147JP-G0

Correção Ortográfica - Jaqueline Nascimento Impressão - Gráfica América

Tiragem - 1.000 exemplares Distribuição Gratuita

Publicação da Aheg

Associação dos Hospitais do Estado de Goiás - (62) 3093 4307 Alameda Botafogo nº 101, Centro CEP 74030-020 - Goiânia - Goiás www.casadoshospitais.com.br aheg@casadoshospitais.com.br DIRETORIA

CONSELHO DIRETOR Presidente

Adelvânio Francisco Morato 1º Vice-Presidente

José Silvério Peixoto Guimarães 2º Vice-Presidente

Max Lânio Gonzaga Jaime Secretário Geral

Carlos Frederico Veras e Silva Tavares Secretário Adjunto

Humberto Carlos Borges Tesoureiro Geral

Fernando Antônio Honorato da Silva e Souza

Tesoureiro Adjunto Álvaro Soares de Melo CONSELHO FISCAL Membros Efetivos Márcio de Oliveira Gomes Ricardo Bitencourt de Sousa Couto Yuri Vasconcelos Pinheiro Membros Suplentes

Ermínio Parralego (in memoriam) Márcio Luiz Mendonça Maurício Lopes Prudente COMISSÃO DE SINDICÂNCIA E ÉTICA Marciano de Sousa Nóbrega Vicente Guerra Filho COMISSÃO DE CONTRATOS E CONVÊNIOS

Clemente Martins de Oliveira Neto Joubert Vieira Toledo (in memoriam) Roberto Helou Rassi

CONSELHO DELIBERATIVO Alexandre Chater Taleb Evandélio Alpino Morato João Batista de Souza Roque Gomide Fernandes Salomão Rodrigues Filho ASSESSORIA DE IMPRENSA Cláudia Nunes - 719 JP-GO

@

Cas dos Hospitais

Nesse momento em que um ano novo se aproxima, cada um de nós renova seus votos de esperança em uma vida melhor, lança um últi-mo olhar para o passado recente que fica para trás e volta-se para o futuro.

Esse é o momento opor-tuno para manifestarmos toda a gratidão que sen-timos pelas pessoas que caminharam conosco, en-frentando os desafios para consolidar a AHEG como referência de uma entidade ética e honesta.

Nós, da diretoria da as-sociação, temos plena cons-ciência de que as conquistas

alcançadas ao longo dos anos, devem-se, antes de tudo, ao empenho e dedica-ção do conjunto dos nossos colaboradores.

Por isso, desejamos fazer um afetuoso agradecimento e um reconhecimento à par-ticipação de cada um, com-partilhando com o associa-do as vitórias e os planos de futuro de cada departamen-to de nossa associação.

Nas páginas desta última edição do ano da Revista da AHEG, você, caro associado, irá conhecer cada equipe e o resultado do seu trabalho. Esperamos com sincerida-de que esse encontro possa

gerar mais aproximação e confiança.

Muito obrigado a todos os colaboradores e colabo-radoras da Associação dos Hospitais do Estado de Goi-ás. Essa história de vitórias pertence a vocês.

Dr. Adelvânio Francisco Morato Presidente da Aheg e

Vice-Presidente da FBH

Um ano de muitas

(4)

4 RECEPÇÃO E COPA

Seja bem vindo à AHEG!

N

a recepção, Alinne Gualberto sempre sorri para deixar todos à vontade, enquanto presta diversos tipos de serviços de apoio aos associados, desde atendimento telefônico; fornecimento de informações; marcação de entrevistas para os candidatos do Banco de Empregos, averiguando também suas necessidades; agendamento de consultoria de CCIH. Compete ainda à recepcionista realizar ligações telefônicas para co-laboradores e diretores, fazer convocações e convites para reuniões, assembleias e eventos. “O trabalho exi-ge organização e planejamento diário das atividades e sempre conto com a colaboração de todos”, diz Alinne.

Copa

Na Copa, as colaboradoras Aparecida Rosa de Jesus e Maria Antonia dos Santos dedicam-se a tornar o ambiente da associação mais agradável e acolhedor, tanto para as equipes profissionais como para convidados e visitantes, tratando a todos com genti-leza e cordialidade. “Um bom ambiente de trabalho faz muito bem. A alegria que sentimos aqui nos acompanha até nossas casas e nos deixa mais tranquilas”, garantem Aparecida e Maria Antônia.

Alinne Gualberto

(5)

55

FARMÁCIA

O

Departamento de Assessoria

Farmacêutica da AHEG presta atendimento especializado para aproximadamente 238 estabelecimen-tos hospitalares em todo o estado. Em Goiânia, são realizadas visitas periódicas a todos os estabelecimentos de saúde. Em agosto de 2012, a Assessoria Far-macêutica da AHEG iniciou visita aos estabelecimentos de saúde, fi liados, do interior do Estado, em cidades próximas à Goiânia; além da assessoria feita por telefone e atendimentos presenciais na

sede da associação.

Assim, em todas as visitas técnicas realizadas, os farmacêuticos da AHEG passam informações importantes das portarias e resoluções vigentes da AN-VISA, em relação às não conformidades encontradas. O departamento também atua como interlocutor dos hospitais junto à Vigilância Sanitária estadual e municipal.

Ao longo de 2013, foram realizados treinamentos com novos funcionários, abordando de forma completa o

Dispen-sário Farmacêutico e, em alguns casos, o PGRSS.

“Para o ano de 2014, o departamen-to está elaborando um programa de mini palestras sobre assuntos de interesse dos nossos fi liados. Queremos adotar ações que, além de oferecer a seguran-ça do cumprimento da legislação com a consequente satisfação dos pacientes dos nossos associados, ainda possam gerar uma maior aproximação com a AHEG”, afi rma a coordenadora do depar-tamento, Maysa da Fonseca Signoreli. Equipe profi ssional do Departamento de Assessoria Farmacêutica: Maysa da Fonseca Signoreli (coordenadora), Luiz Otávio Guimarães Pereira e Cristiane do Carmo Diniz

Assessoria Farmacêutica

planeja a realização

de um Programa de

Palestras em 2014

(6)

6 CCIH

A

Consultoria em Controle de In-fecção Hospitalar (CCIH) da AHEG é feita pela médica infec-tologista, Dra. Sheila de Almeida Pai-va, que orienta os estabelecimentos de saúde a respeito da prevenção e o controle das infecções hospitalares, vi-sando proporcionar maior segurança aos usuários e profissionais que atuam nestas instituições.

“Precisamos enfatizar a importân-cia da implantação e efetivação das comissões de controle de infecção hospitalar (CCIH), de acordo com a Portaria 2616/98. A medida deve ser vista como um benefício e não como uma despesa. O controle da infecção hospitalar minimiza custos e torna o ambiente mais seguro e confiável para os pacientes”, alerta Dra. Sheila.

Entre as principais atividades de-senvolvidas pela Consultoria em 2013 estão diversas consultorias personali-zadas, que é o atendimento

individu-alizado dos associados; elaboração e divulgação de textos semanais sobre CCIH, segurança do paciente e quali-dade da assistência à saúde para o site e a revista da AHEG; coordenação dos encontros mensais do grupo de estudo que discutiu inúmeros temas pertinen-tes à CCIH; participação nas reuniões da DPCISS (Vigilância Municipal) e participação de reuniões internas e com hospitais associados, para prestar consultoria no setor da Classificação Hospitalar.

As metas estabelecidas para 2014 incluem a manutenção de todas as ati-vidades já desenvolvidas e a adoção de novas ações para o aperfeiçoamento do setor, como a ampliação da divulga-ção de informações nas redes sociais, revista AHEG, site e mala direta para os hospitais associados; organização de um evento comemorativo do Dia Inter-nacional do Controle de Infecção (Maio 2014).

CCIH investirá em

mais comunicação

Dra. Sheila de Almeida Santos Paiva é médica infectologista e consultora de CCIH da Aheg

(7)
(8)

8

A

Superintendência da AHEG é responsável por assesso-rar os diretores na gestão da associação, trabalhando em conjunto com uma equipe formada por dezessete profi ssionais, envolvidos na prestação de serviços aos associa-dos.

Em 2013, a superintendência iniciou o desenvolvimento de um processo de modernização tecnológica, promovendo a renovação de equipamentos e programas, para melhorar o desempenho das atividades e dar mais agilidade aos serviços oferecidos.

A ação incluiu a implantação de uma nova ferramenta de atendimento, interligando todos os departamentos da associa-ção com o objetivo de aperfeiçoa-lo e ampliar os serviços. “A Superintendência obteve total apoio dos diretores na aprova-ção e execuaprova-ção do projeto. Com o projeto piloto alinhado à atualização tecnológica, esperamos obter bons resultados a partir de 2014”, explica a superintendente Jovelina Dias Ra-mos Lopes.

Outro ponto destacado por ela, é a qualifi cação dos pro-fi ssionais, graduados e pós-graduados, que têm o incentivo e apoio constante da diretoria na realização de cursos de atuali-zação, o que proporciona qualidade no atendimento aos esta-belecimentos de saúde associados.

No planejamento para o ano que vem, continuarão sendo desenvolvidos projetos com foco na melhoria do atendimento

e na prestação de serviços aos associados e acompanhamento das ações propostas pelos departamentos.

A fi losofi a de trabalho da AHEG de busca permanente de ampliação dos conhecimentos, discussão de ideias e troca de informações, tem o objetivo de orientar bem seus associados para que mantenham uma estrutura adequada e de qualidade. SUPERINTENDÊNCIA

Superintendência inicia

processo de inovação

tecnológica

Sugestões e opiniões dos nossos associados são muito importantes. Entre em contato com

a Superintendência por meio do e-mail superintendencia@casadoshospitais.com.br ou pelo

telefone (62) 3093-4307.

(9)

9

O

ano de 2013 trouxe

uma série de novas de-terminações e exigên-cias legais, que demandaram a atuação da Assessoria Jurídica da AHEG não apenas para in-formar e orientar a conduta de seus associados, mas também para garantir mudanças na le-gislação do setor de saúde. A assessoria atuou de for-ma destacada nas questões li-gadas ao lixo hospitalar, como a implementação dos novos EPI’s e a obrigatoriedade de gerenciamento dos resíduos sólidos pelos estabelecimentos de saúde, com a apresentação de um Plano de Gerenciamen-to de Resíduos.

Também esteve presente em reuniões com o prefeito de Goiânia, Dr. Paulo Garcia, e o secretário municipal de Saúde, Dr. Fernando Machado, acompanhando o presidente da AHEG, Dr. Adelvânio Mo-rato, e uma audiência pública para discutir, de forma séria e responsável, a lei que obriga os hospitais a terem UTIs. Na oportunidade, as autoridades asseguraram que serão

pro-postas mudanças para aperfei-çoar o referido projeto de lei, para garantir que sua interfe-rência possa realmente melho-rar as condições de saúde da população, como todos nós esperamos.

“Uma importante vitória foi alcançada pelos membros do Conselho Jurídico da Confede-ração Nacional de Saúde (CNS) e Federação Brasileira dos Hospitais (FBH), dentre eles o Assessor Jurídico da AHEG, que realizou um árduo traba-lho político e técnico, com o apoio fundamental da Confe-deração Nacional dos Traba-lhadores na Saúde (CNTS), em relação à jornada de trabalho. O Tribunal Superior do Traba-lho fez a revisão de 43 temas de sua jurisprudência em ma-nutenção, criação, alteração ou cancelamento de súmula, dentre as quais estava a cria-ção de súmula específica para a área da saúde que permite a jornada de trabalho de 12 por 36 horas, desde que contem-plada em negociação coletiva”, conta o assessor jurídico, Wal-domiro Alves Costa Júnior.

Assessoria Jurídica atuou em

questões regionais e nacionais

JURÍDICO

Waldomiro Alves Costa Júnior, assessor jurídico da AHEG

(10)

10 JURÍDICO

Dois temas de grande impacto nacional foram dis-cutidos em eventos realiza-dos para os associarealiza-dos pela AHEG: o I Encontro para Esclarecimentos sobre a Im-plantação do Padrão TISS 3.0 da Região Centro Oeste e Tocantins em parceria com a FBH e as Palestras sobre a Terceirização no Setor de Saúde e a Jornada de Traba-lho do Profissional de Enfer-magem, em parceria com a CNS e FBH, que teve a parti-cipação do deputado federal Sandro Mabel, autor do pro-jeto de lei 4.330/2004, que regulamenta a matéria. Em reunião com os Mi-nistros da Saúde, Alexandre Padilha, da Previdência, Gari-baldi Alves Filho, e represen-tantes de entidades da área, discutiu-se a desoneração da folha de pagamento da saúde, o Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN) e a bitributação do PIS/CO-FINS, que sofreu mudanças. A Assessoria Jurídica participou ainda de diversas atividades representando a AHEG, com destaque para a solenidade de comemoração dos 70 anos da CLT e o 4º Congresso Brasileiro de As-pectos Legais, que aconteceu paralelamente ao evento da Feira Hospitalar em São Pau-lo.

Alexandre Venzon Zanetti, assessor jurídico da CNS, ministrou palestra durante o evento para associados da AHEG

Mesa de abertura do Encontro: Celina Maria Ferro de Oliveira, coordenadora de Estrutura de Dados e Terminologia da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS); Dr. Adelvânio Morato, vice presidente da FBH e presidente da Associação dos Hospitais do Estado de Goiás (AHEG); Dr. Luiz Aramicy Pinto, presidente da Federação Brasileira de Hospitais (FBH) e presidente da Associação dos Hospitais do Ceará; Dr. Eduardo de Oliveira, secretário geral da FBH e presidente da Associação dos Hospitais do Estado de São Paulo

(11)

11

CLASSIFICAÇÃO

A

avaliação feita pelo Departa-mento de Classificação Hospi-talar aponta para um cresci-mento da presença da AHEG, em todo o estado, com o aumento significativo da realização de visitas aos associa-dos do interior; maior percentual de visita aos estabelecimentos de saúde para avaliação e auxílio na correção das não conformidades identificadas; maior presença dos associados em reuniões para discutir as adequações sugeridas; contato de diretores dos estabelecimentos com o Departamen-to de Classificação para esclarecimen-to de dúvidas; disponibilização de ferramentas para profissionais técni-cos elaborarem documentos exigidos pelos órgãos fiscalizadores; auxílio na implantação de normas e trabalhos na área técnica; incentivo aos profis-sionais de saúde durante as visitas e reuniões na AHEG, como estímulo ao crescimento e à valorização do traba-lho desenvolvido; contato direto com os associados para esclarecimento de dúvidas e realização de visitas, com o intuito de liberação do documento de

Classificação e visitas preliminares de orientação.

Pode ser destacado também a elaboração do novo MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA CLASSIFICA-ÇÃO HOSPITALAR APLICADO AOS ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE, com distribuição a todos os associa-dos e com exemplares disponíveis na AHEG para seus novos associados. Foi feita ainda, a revisão dos instrumen-tos de classificação hospitalar, com atualização das particularidades e ob-servação para portarias, resoluções e normas que entraram em vigência. “No ano que vem, planejamos a publicação de novos manuais, que irão auxiliar nossos associados na ela-boração de documentos para atender as exigências do Ministério da Saú-de, Agência Nacional de Vigilância Sanitária e demais órgãos que moni-toram e avaliam as ações de saúde e também a realização de mini cursos e palestras relacionados às normati-vas vigentes”, afirma a coordenadora Cristiane Maia.

Aumenta o número de

estabelecimentos de saúde

visitados pela Classificação

Hospitalar

Equipe do Departamento de Classificação Hospitalar: Cristiane Rodrigues Maia, Luiz Otávio Guimarães Pereira e Catarina Mesquita

(12)

12 BANCO DE EMPREGOS

Banco de Empregos é bem

avaliado pelos associados

O

Banco de Empregos da AHEG, responsável por auxiliar seus as-sociados na contratação de pro-fissionais de saúde, tem recebido uma avaliação bastante satisfatória, com inú-meros feedbacks positivos em função dos bons resultados obtidos.

No decorrer de 2013, o departamento atendeu em média 60 associados, sendo que 51 deles cumpriram o procedimento padrão estabelecido para a abertura de

processo seletivo. Destes associados, fo-ram recebidas solicitações referentes a 237 vagas para diferentes profissionais da área da saúde. Assim, 334 candidatos foram atendidos e encaminhados, após avaliação de perfil, mediante entrevistas, técnicas de grupo e expressão escrita. Além destes, somem-se mais 35 candida-tos indicados pelos próprios associados, para avaliação complementar.

“No ano que vem, o objetivo é

am-pliar o atendimento, apresentando proje-tos de melhoria da eficiência com base nas necessidades dos associados e no investimento em uma boa comunicação, ferramenta indispensável para o êxito do trabalho do departamento”, explicam Marcela Gonçalves e Rosana da Silva. O Banco de Empregos encontra-se à disposição dos associados para críticas, sugestões, esclarecimentos e informa-ções.

Marcela Gonçalves está à frente do Banco de Empregos em substituição à Rosana da Silva Oliveira, afastada temporariamente por licença maternidade

62 3238 7800 - Al. Coronel Joaquim Bastos, 260 - St. Marista - Goiânia - GO www.irggoiania.com.br

(13)

13

AHEG possui bom

equilíbrio financeiro

O

Departamento Financeiro da AHEG tem reali-zado o controle diário das mensalidades dos associados; a conferência de notas fiscais de prestadores e fornecedores; a organização e confe-rência de arquivos do departamento de pessoal e contábil, enviando-os ao contador para a emissão de relatórios financeiros, tais como a prestação de con-tas e a previsão orçamentária, conforme Estatuto. Também verificou o cumprimento de ações do PPRA e PCMSO para preservar a saúde e a integri-dade física dos colaboradores da AHEG e tem acom-panhado as leis vigentes para o bom funcionamen-to da entidade, conforme as exigências dos órgãos públicos fiscalizadores (receita federal, prefeitura, corpo de bombeiros, ministério do trabalho). “A AHEG encontra-se em um momento de equilí-brio financeiro, sem débitos ou dívidas. Hoje seus as-sociados contribuem normalmente e compreendem a importância de manterem o equilíbrio da associa-ção, para que os serviços sejam prestados eficiência e qualidade”, destacou Dr. Fernando Antônio Hono-rato.

FINANCEIRO

Dra. Sheila de Almeida Santos Paiva, médica infectologista e coordenadora do CCIH da AHEG

Marly Jovina de Assis, responsável pelo Departamento Financeiro Dr. Fernando Antônio Honorato da Silva e Souza, tesoureiro da AHEG

(14)

14 CONVÊNIOS E INTERIOR

Departamento de Convênios

presta assessoria na área da

saúde suplementar

O

Departamento de Convênios da AHEG

tem o objetivo de prestar uma ampla assessoria aos seus associados, no rela-cionamento com as operadoras de planos de saúde e convênios, acompanhando a forma-lização e o cumprimento dos contratos, ana-lisando as propostas apresentadas e fazendo levantamento de dados e índices de mercado de custos administrativos, para cálculos de remuneração dos valores de diárias e taxas, tabelas de medicamentos e OPME, pagos. O departamento está ligado diretamente ao CIER/Saúde, o que facilita o acesso a

infor-mações importantes para os hospitais. “O objetivo da celebração de parcerias, visa garantir um maior grau de satisfação dos nossos associados, sendo essa nossa constante preocupação. Esperamos contri-buir para tornar o relacionamento entre os estabelecimentos de saúde e as operadoras mais equilibrado e harmonioso. Nossa expec-tativa é que os associados da AHEG partici-pem ativamente desse setor e avaliem seus efeitos na operacionalização dos seus esta-belecimentos”, explica Franksérgio Pereira, assessor do departamento.

O Departamento do Interior, Filiação e Cadastro registrou 20 novos filiados em 2013, sendo 15 estabelecimentos de saúde em Goiânia e 5, no interior do estado. Atualmente, a AHEG possui 310 associados (189 na capital e 121 no in-terior).

Além de tomar todas as providên-cias para a conclusão das novas filia-ções com atualização permanente do cadastro, o departamento também rece-be inúmeras solicitações, encaminhan-do-as para os outros setores, conforme sua natureza. Os principais assuntos abordados pelos associados, com pedi-do de informações, foram: a carga ho-rária dos profissionais de Enfermagem; NR/32; guarda de prontuários; acompa-nhamento em sala de parto; e

esclareci-mentos sobre o Simples.

Desde sua criação em 2009, o servi-ço voltado para o interior tem cumprido seu objetivo de dar agilidade no retorno para esclarecimento de dúvidas, ofere-cendo ao associado um serviço diferen-ciado, que leva em consideração as di-ferenças dos problemas enfrentados no interior em relação aos da capital. “Recebemos muitas visitas de asso-ciados, principalmente do interior do estado, que trazem questionamentos de acordo com a realidade de sua região. Esse contato tem sido muito importan-te para que possamos conhecer melhor essas diferenças e atuar de forma mais adequada”, afirma Marivalda Cândida Pereira, coordenadora do departamen-to.

Franksérgio Pereira

Marivalda Cândida Pereira

(15)
(16)

UNICRED CENTRO BRASILEIRA www.unicredgyn.com.br

VENHA PARA A UNICRED.

A INSTITUIÇÃO FINANCEIRA

QUE É SUA.

Mais de 270 mil profissionais

da saúde em todo o país

escolheram a Unicred como sua

instituição financeira.

UNICRED - O MAIOR SISTEMA COOPERATIVO DE CRÉDITO DOS

PROFISSIONAIS DA SAÚDE DO PAÍS.

Conta Corrente Cheque Especial

Financiamentos e Empréstimos Aplicações Financeiras

CONTE TAMBÉM COM OS PRODUTOS COMPLETOS DE UMA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA E AS VANTAGENS DE UMA COOPERATIVA QUE É SUA:

Faz sentido operar com uma instituição financeira que é sua.

MAIS DE 423 AGÊNCIAS COOPERATIVAS UNICRED EM TODO O BRASIL.

Débito Automático Assessoria Financeira Cartão de crédito e débito Seguros

Produtos Corporativos Internet Banking Serviços de Malote

Referências

Documentos relacionados

62 daquele instrumento internacional”, verifica-se que não restam dúvidas quanto à vinculação do Estado Brasileiro à jurisdição da Corte Interamericana, no que diz respeito a

5 Cs e 1 contexto : uma experiência de ensino de português língua estrangeira conforme os parâmetros de ensino de língua norte-americanos – Standards for Foreign Language Learning

Com o estudo anterior (AMARAL, 2009) sobre a evolução da infografia no meio, surgiram dúvidas a respeito de alguns exemplos pesquisados. Percebemos que a fronteira

Podem treinar tropas (fornecidas pelo cliente) ou levá-las para combate. Geralmente, organizam-se de forma ad-hoc, que respondem a solicitações de Estados; 2)

Finally,  we  can  conclude  several  findings  from  our  research.  First,  productivity  is  the  most  important  determinant  for  internationalization  that 

Diversos métodos foram usados para avaliar a fertilidade masculina, inclusive desprendimento, coloração e germinação de pólen e formação de sementes após "sib-matings";

Estudo e identificação das diferentes sintomatologias, com base na semiologia e avaliação dos exames complementares laboratoriais e de imagem, com o objetivo do

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá