• Nenhum resultado encontrado

Enfermeiro supervisor: Contratação não é necessária, diz CFM

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Enfermeiro supervisor: Contratação não é necessária, diz CFM"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Ano 8 Nº 159 Junho/2012

COMUNICAÇÃO

Casa dos Hospitais amplia a

comunicação com o público

A criação de um novo site,

com espaços específicos para a divulgação dos assuntos relacio-nados a cada entidade, e a partici-pação na rede social/Facebook vieram ampliar a comunicação da Casa dos Hospitais com o público.

O novo portal da Casa dos Hospitais dá acesso direto aos si-tes da Aheg, Fehoesg, Sindhoesg, IFL e Cier-Saúde, que são atuali-zados diariamente. A presença na rede social também possibilita maior interação entre as entidades

e os estabelecimentos filiados e associados.

Página 3

Enfermeiro supervisor:

Contratação não é necessária, diz CFM

De acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM), clínicas médicas, consultórios e serviços médicos em geral não são obrigados a contratar profissional enfermeiro para supervisionar o trabalho do auxiliar do médico nos procedimentos de caráter médico. A contratação vinha sendo exigida pelo Conselho Federal de Enfermagem. Página 5

Ainda nesta edição...

IFL: palestra...Página 2

Hospitais: lavanderia...Página 7

(2)

CURTAS

Perfurocortantes -

Desde janeiro de 2012, as instituições de saúde estão obrigadas a apresentar o Plano de Pre-venção de Ris-cos para Aci-dentes com Materiais Perfurocortantes às even-tuais fiscalizações realizadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O plano, que também tem ser disponi-bilizado para os trabalhadores e seus representantes, deve conter um cro-nograma que preveja a substituição dos materiais perfurocortantes sem dispositivo de segurança para os materiais com proteção. Saiba mais no site do Sindhoesg.

Perfurocortante: Palestra

O Instituto Francisco Ludovico (I-FL) vai ministrar, no dia 27 de julho, das 14h30 ás 17h30, a palestra Im-plantação da Planilha de Perfurocor-tante. O tema será abordado pela enfermeira Luciene Paiva da Silva Potenciano. A palestra será na Casa dos Hospitais e é aberta administra-dores, médicos, enfermeiros, farma-cêuticos, técnicos de segurança do trabalho e departamento de pessoal,

departamento de compras e demais interessados.

Para mais informações, ligue (62) 3093- 4310 / 3086- 4311/ 3093-4311 e 9611-3189 (após as 17h) ou acese www.iflcursos.com.br .

Ipasgo: credenciamento

- Os médicos prestadores de serviços de saúde ao Ipasgo têm até 27 de setembro para se recadastrarem. O recadastramento é obrigatório e visa a atualização dos dados cadastrais e do termo contratual de credencia-mento dos profissionais.

Jornada 12x36 -

No dia 26 de junho, membros do Conse-lho Jurídico da Confe-deração Nacional da Saúde

(CNS) reuniram-se com a ministra Maria Cristina Irigoyen Peduzzi, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília, em busca de uma solu-ção para revigorar a jornada de tra-balho 12x36 no setor da saúde. Os assessores Rosana Florencio (Feho-esg) e Waldomiro Costa Júnior (Sin-dhoesg/Aheg) participaram do en-contro.

Saúde em Foco Ano 8 Nº 159 1º a 30/06/2012

Publicação da Casa dos Hospitais (AHEG, FEHOESG, IFL e SINDHOESG) Presidentes

Adelvânio Francisco Morato/AHEG - (62) 3093 4307 Carlos Alberto Ximenes/ FEHOESG – (62) 3093 4309 Aristóteles de Castro Barros/ IFL – (62) 3093 4310

José Silvério Peixoto Guimarães/SINDHOESG – (62) 3093 4309

Jornalista Responsável: Rosane Rodrigues da Cunha – MTb 764/JP

(3)

Casa dos Hospitais tem novo site

e páginas no Facebook

Desde junho, o site da Casa dos Hospitais tem um no-vo visual. Agora, ao acessar www.casadoshospitais.com.br, o visitante enconta as principais notícias em destaque nos sites da Aheg, Fehoesg, Sindhoesg, IFL e Cier-Saúde, além dos links das últimas edições dos informativos Saúde em Foco e Revista da Casa dos Hospitais.

Para conferir os destaques e as informações de cada site, o visitante tem apenas que clicar no ícone correspondente e já será direcionado aos portais das enti-dades, onde encontrará mais no-tícias, orientações, dicas e infor-mações da Aheg, Fehoesg, Sin-dhoesg, IFL e Cier-Saúde.

Mais dinâmico e de fácil na-vegação, o novo formato do portal da Casa dos Hospitais visa ampli-ar, agilizar e fortalecer a comuni-cação das entidades com os

as-sociados, filiados e com a socie-dade.

O público também poderá acessar as páginas da Aheg, Fe-hoesg e SindFe-hoesg no Facebook. Os links estão disponíveis nos si-tes das entidades. A participação na rede social, cada vez mais co-mum entre empresas e institui-ções de vários setores, vem am-pliar a comunicação das entida-des com os associados e filiados. Acesse e confira! O novo site foi feito para você!

Público pode sugerir mudanças

O novo site da Casa dos Hospitais já está no ar, mas o público pode e deve dar sua opinião, apre-sentando críticas, elogios e sugestões que contribu-am para melhorar a comunicação das entidades com os associados, filiados e todos os usuários. Participe, opine e nos ajude e melhorar os serviços prestados pela Casa dos Hospitais.

Para falar com a Assessoria de Comunicação da Casa dos Hospi-tais, enviar críticas, sugestões ou perguntas, encaminhe um e-mail para imprensa@aheg.com.br;

imprensa@fehoesg.org.br ou imprensa@sindhoesg.org.br

(4)

Resolução define requisitos de segurança

em serviços de radioterapia

A Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) publicou no Diário Oficial da União de 4 de junho de 2012, a Resolução nº 130/2012, que dispõe sobre os requisitos necessários para a se-gurança e a proteção radiológica em serviços de radioterapia de médicos e pacientes, relativos ao uso de radiação, constituídas por materiais ou equipamentos capa-zes de emitir radiação ionizantes para fins terapêuticos.

A resolução estabeleceu um período de transição de dois anos,

a partir da data da publica-ção, para as instala-ções já em opera-ção se adequa-rem às novas exi-gências. O

texto da resolução está disponível no site da Fehoesg:

www.fehoesg.org.br

Governo suspende novas vendas de planos

de saúde de 37 operadoras

O governo anunciou, no dia 10 de julho, a suspensão da venda de 268 planos de saúde comercializados por 37 operadoras. O motivo foi o desrespeito aos prazos máxi-mos de atendimento aos usuá-rios, conforme a Resolução Normativa 259 da Agência Na-cional de Saúde (ANS).

A lista das operadoras punidas foi definida a partir do número de reclamações dos usuários. As empresas terão três meses para se adequarem aos prazos que variam conforme a especialidade médica.

No Centro-Oeste, entre as operadoras punidas estão a Uni-med Brasília Cooperativa de

Tra-balho Médico e Unimed Federa-ção Interfederativa das Cooperati-vas Médicas do Centro-Oeste e Tocantins. As demais Unimeds goianas não apresentam proble-mas.

(5)

Serviços médicos não precisam contratar

enfermeiros como supervisor

Clínicas médicas, consultó-rios e serviços médicos em geral não são obrigados a contratar pro-fissional enfermeiro para supervi-sionar o trabalho do auxiliar do médico nos procedimentos de ca-ráter médico. Foi o que concluiu o Parecer CFM nº 16/12, aprovado na sessão plenária de maio do Conselho Federal de Medicina (CFM).

A consulta foi realizada pe-los conselhos regionais de medi-cina do Distrito Federal e de Per-nambuco, que referiram a exigên-cia do Conselho Federal de En-fermagem (Cofen) de que clínicas de endoscopia digestiva e outras clínicas médicas contratem profis-sional enfermeiro.

Segundo a orientação do CFM, o diretor técnico da institui-ção tem o direito e o dever legal e ético de exercer tal supervisão, haja vista ser o responsável pelo ato médico. “Os médicos e as ins-tituições médicas devem submis-são apenas à fiscalização e

nor-mas dos conselhos regional e fe-deral de Medicina e às exigências da Vigilância Sanitária”, aponta o parecer.

O relator e conselheiro Jecé Brandão reforça o entendimento: “As clínicas médicas, consultórios e serviços médicos em geral não estão submetidos às normas dos conselhos de Enfermagem, cuja aplicação restringe-se aos profis-sionais de enfermagem. Cabe, portanto, apenas aos conselhos de Medicina a fiscalização das en-tidades neles inscritos”, diz.

Para conferir o texto completo do parecer,

basta acessar o site do Sindhoesg: www.sindhoesg.org.br

Pesquisa: enfermeiros -

A Confederação

Na-cional de Saúde (CNS) está fazendo uma pesquisa para sa-ber mais sobre a atuação dos profissionais de enfermagem no país. Em Goiás, a Fehoesg enviou o formulário a todos os estabelecimentos de serviços de saúde, solicitando as res-postas até 18 de julho e ressaltando a importância da participação de Goiás na pesquisa.

(6)

Ministério da Saúde alerta sobre condutas

frente a casos de gripe

Durante o inverno, aumenta a circulação dos vários subtipos do vírus da influenza, por isso, o Ministério da Saúde alerta os pro-fissionais de saúde para que re-dobrem as medidas de vigilância epidemiológica e de assistência apropriadas e sigam as recomen-dações do órgão sobre possíveis casos de influenza pelo subtipo do vírus de influenza A/H1N1 2009.

Esse subtipo surgiu no iní-cio de 2009, no México, e foi res-ponsável pela pandemia de influ-enza registrada naquele ano. Mesmo com o fim da pandemia, o subtipo A/H1N1 2009 continua circulando no mundo inteiro, ago-ra produzindo apenas surtos loca-lizados.

A OMS manteve esse sub-tipo entre os três que fazem parte da composição da vacina contra a influenza, protegendo os grupos mais vulneráveis às complica-ções, como as grávidas, as crian-ças menores de 2 anos, os idosos e portadores de doenças crônicas. Além da garantia da vacinação desses grupos, o Ministério da Saúde revisou e divulgou, no ano passado, um novo Protocolo de Tratamento da Influenza.

De acordo com o protocolo, quando for comprovada a circula-ção do subtipo A/H1N1 2009, os

médicos devem prescrever o anti-viral oseltamivir, o mais precoce-mente possível, sem aguardar re-sultados de laboratório ou sinais de agravamento, em todas as pessoas que apresentarem a sín-drome gripal, particularmente nos grupos vulneráveis.

Para reduzir a transmissão e evitar os casos graves pelo sub-tipo A/H1N1 2009, também é pre-ciso cuidado com a higiene pes-soal, como lavar as mãos várias vezes ao dia, evitar tocar a face com as mãos e proteger a tosse e o espirro com lenço descartável, e procurar um serviço de saúde ca-so apresente a síndrome gripal, que é definida pelo surgimento, simultaneamente, de febre de iní-cio súbito + tosse ou dor na gar-ganta + cefaleia (dor de cabeça) ou mialgia (dor nos músculos) ou artralgia (dor nas articulações).

Fisoterapeutas –

O Sindheosg e o Sindicato dos Fisioterapeutas do Estado de Goiás (Sinfisio) assinaram Convenção Coletiva de Trabalho no dia 19 de junho de 2012. A cópia está disponível no site do Sindhoesg.

(7)

Anvisa define regras para a limpeza

de roupas hospitalares

Após quatro anos de dis-cussão, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publi-cou resolução que estabelece re-gras para limpeza de lençóis, a-ventais e outras roupas usadas em hospitais e serviços de saúde. O Sindhoesg recorda que até a publicação da resolução, as uni-dades de saúde não eram obriga-das a seguir nenhum tipo de pro-cedimento específico. Estava em uso apenas um manual de instru-ções, editado pela própria agên-cia, cujo cumprimento não era o-brigatório.

“Vigilâncias sanitárias locais podiam autuar as unidades, caso considerassem que a limpeza co-locava em risco a saúde do paci-ente. Mas agora, com regras

es-pecíficas, isso fica mais fácil”, a-firmou a gerente de regulação e controle sanitário da Anvisa, Maria Angela da Paz.

A resolução também obriga as empresas a terem controle de todas as etapas: o transporte de roupas sujas e limpas e forma de processamento terão de ser do-cumentados. A norma permite que a higienização das peças possa ser feita tanto por hospital quanto por empresas terceirizadas. Para execução do serviço, porém, a empresa terá de ter licença emiti-da pela vigilância sanitária local.

Entre as determinações descritas pela resolução está o uso de lavadoras especiais, com duas portas: uma para entrada de roupa suja e outra, para retirada da roupa limpa; a garantia da peratura específica da água, tem-po de trabalho da lavadora e uso de saneantes adequados.

A norma torna obrigatória também a capacitação de profis-sionais que participam do proces-so de limpeza do material e proíbe a reutilização de roupas descartá-veis.

Sindhoesg dispobibiliza o Manual de Processamento

de Roupas de Serviços de Saúde

O Manual de Processamento de Roupas de Serviços de Saúde, elaborado pela Anvisa, antes da publicação da RDC, que orienta sobre os boas práticas de lavagem, está disponível para download no site do Sindhoesg. Basta acessar www.sindhoesg.org.br, clicar no ícone “Segu-rança e Saúde Ocupacional” e conferir o manual.

(8)

PORTARIAS E RESOLUÇÕES

Portaria MS/ GM Nº 1306 de 27 de junho de 2012, publicada no DOU Nº 124 de 28 de junho de 2012, seção 1, página 196 - Institui o Comitê

de Mobilização Social para a Rede de Atenção Psicossocial.

Portaria MS/ SE Nº 539 de 21 de junho de 2012, publicada no DOU Nº 120 de 22 de junho de 2012, seção 1, páginas 34/35 - Define os temas

e objetivos prioritários para a elaboração de projetos referentes ao Pro-grama de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS) no triênio 2012-2014, na forma do Anexo, e dá outras providências.

Portaria MS/ SAS Nº 551 de 13 de junho de 2012, publicada no DOU Nº 115 de 15 de junho de 2012, seção 1, página 63 - Altera o valor de

remuneração do Serviço Hospitalar (SH) e estabelece compatibilidade do procedimento Videoartroscopia.

Resolução EFEPL/ CFE Nº 429 de 30 de maio de 2012, publicada no DOU Nº 110 de 08 de junho de 2012, seção 1, páginas 288/289 -

Dis-põe sobre o registro das ações profissionais no prontuário do paciente, e em outros documentos próprios da Enfermagem, independente do meio de suporte – tradicional ou eletrônico.

Resolução MS / CNS Nº 452 de 10 de maio de 2012, publicada no DOU Nº 109 de 06 de junho de 2012, seção 1, páginas 137/138 -

Re-solve que a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde – CIF, seja utilizada no Sistema Único de Saúde, inclusive na Saúde Suplementar.

Resolução MS / CNS Nº 453 de 10 de maio de 2012, publicada no DOU Nº 109 de 06 de junho de 2012, seção 1, páginas 138/139 -

Re-solve aprovar diretrizes para instituição, reformulação, reestruturação e funcionamento dos Conselhos de Saúde.

Lei nº 12.662 de 05 de junho de 2012, publicada no DOU Nº 109 de 06 de junho de 2012, seção 1, página 03 - Assegura validade nacional à

Declaração de Nascido Vivo - DNV, regula sua expedição, altera a Lei nº 6.015, de 31 de dezembro de 1973, e dá outras providências.

Portaria MS / GM Nº 1416 de 06 de julho de 2012, publicada no DOU Nº 131 de 09 de julho de 2012, seção 1, páginas 60/66 - Concede

au-mento no valor do Incentivo a Contratualização às Entidades Beneficen-tes sem Fins Lucrativos participanBeneficen-tes do Programa de Reestruturação e Contratualização dos Hospitais Filantrópicos ou do Programa de Reestru-turação dos Hospitais de Ensino no Sistema Único de Saúde (SUS).

Referências

Documentos relacionados

A edição do Diálogo dos oradores publicada pela Editora Autêntica, na tradução de Antônio Martinez de Rezende e Júlia Batista Castilho de Avellar, com introdução de Fábio

Equipe Sistemas: equipe@seletor.com.b'·.. TOTAL BCICMS VLR. EHPRESA OPTANTE PEW SIl'IPLES NACIONAL LC128108. CORREj SPONDENTE A ALIQUOTA 3,43% NOS TERMOS DO ART. ORDE:~I DE:

Evidências que fundamentam as classificações de cumprimento assinaladas em 3.2.1 e 3.2.2.: Os objetivos do ciclo de estudos estão de acordo com a definição do projeto

Isso seria o cúmulo da banalização do desprezo pela vida humana em sua fase inicial (2010, p.139). Como fechamento, à mulher agressora, não terá direito ao aborto

O caso relatado corresponde a uma paciente diagnosticada com a síndrome secundária, exibindo os mesmos sinais e sintomas da síndrome seca associados à artrite reumatoide,

Pôde-se afirmar que o percentual de evolução dos procedimentos odontológicos básicos realizados no período estudado é incom- patível com o percentual de expansão do número de ESB,

Em relação ao grau de satisfação, pode-se concluir que os motivos que levaram os alunos a buscar a prática do tênis no contexto escolar foram a oportunidade de aprendizagem e

Todos os pacientes foram submetidos à anastomose hepático-jejunal em “Y” de Roux, sendo que em dois casos os ductos hepáticos direito e esquerdo foram implantados separadamen- te