• Nenhum resultado encontrado

PROFESSOR EDUCAÇÃO FÍSICA ATIVIDADES ESPORTIVAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROFESSOR EDUCAÇÃO FÍSICA ATIVIDADES ESPORTIVAS"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Município de Guatambu - SC Concurso Público 001/2019

Prova objetiva escrita para o cargo de:

PROFESSOR EDUCAÇÃO FÍSICA – ATIVIDADES ESPORTIVAS

ORIENTAÇÕES E RECOMENDAÇÕES

1. A Prova terá duração de 03 (três) horas, com horário previsto para o início as 09h00min e término às 12h00min.

2. O tempo gasto pelo Fiscal para as orientações gerais será descontado, iniciando-se a partir do momento em que o mesmo autorizar o inicio da realização da prova.

3. Esta prova contém 30 (trinta) questões objetivas, cada uma com 04 (quatro) alternativas, sendo apenas uma a correta.

4. Leia atentamente todas as questões assinale a alternativa que achar que esteja correta e passe para o cartão resposta, o qual possui sua identificação e a identificação por código de barras o qual você deverá opor a sua assinatura.

5. O caderno de provas é o seu rascunho, pode utilizá-lo para isso.

6. A marcação no cartão resposta deve-se dar com caneta esferográfica da seguinte maneira: Você deverá marcar a sua alternativa correta como no exemplo abaixo:

- preenchimento correto.

Não serão aceitos outros tipos de marcações, pois a correção será realizada por leitura óptica. 7. O cartão resposta é o único documento que comprova as respostas corretas.

8. Se durante a prova necessite ir ao banheiro, chame o fiscal, levantando uma das mãos. Lembre-se que você só poderá sair da sala após 01 (uma) hora do inicio da prova.

9. Qualquer dúvida ou reclamação relativamente a alguma questão, você poderá utilizar o formulário de recurso anexo ao Edital do Concurso Público 001/2019.

10. Boa prova.

11. Com auxilio do fiscal destaque, se desejar, o rascunho do seu cartão resposta.

12. Para levar o caderno de prova você deve permanecer na sala no mínimo até às 11h00min.

... Concurso Público Município de Guatambu - SC

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

A B C D

(2)
(3)

Conhecimentos Gerais

Leia atentamente o texto abaixo para responder às questões de números 01 a 04. DIREITOS DA MULHER

"Igualdade entre gêneros é um ótimo negócio para empresas", diz ONU.

As eleições se aproximam e a desigualdade salarial e de oportunidades entre homens e mulheres ganha destaque nos debates sobre o futuro do país. A questão também está no radar de várias empresas que vêm se beneficiando de políticas de inclusão, mas, segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), ainda há muito espaço para avanços. “A igualdade de gênero não é apenas uma questão de justiça e de direitos humanos, é importante para o desenvolvimento econômico e um ótimo negócio para as empresas”, defendeu Nadine Gasman, representante da ONU Mulheres Brasil, durante o Fórum dos Princípios de Empoderamento das Mulheres, em São Paulo, que aconteceu nos dias 29 e 30 de agosto de 2018.

O Evento, que reuniu representantes de governos, empresas e instituições da América Latina, Caribe e Europa, foi palco do lançamento oficial do Programa Ganha-Ganha: Igualdade de gênero significa bons negócios. A iniciativa foi criada pela ONU Mulheres em parceria com a Organização Mundial do Trabalho e a União Europeia para estimular e apoiar o setor privado no fortalecimento da liderança das mulheres nos negócios, aumento da participação na força de trabalho e igualdade de direitos e oportunidades.

Apesar de reconhecer avanços como o aumento de mulheres no mercado de trabalho nos últimos anos, a Diretora Regional da ONU Mulheres, Luiza Carvalho, destaca que a desigualdade ainda prevalece. “O programa não é endereçado apenas às próximas gerações, é destinado às mulheres deste tempo em que vivemos. Buscamos mudanças aqui e agora”, disse.

Para Nadine, este é um momento decisivo para que os diversos setores se unam para fazer as escolhas certas que levarão às mudanças necessárias para a garantia dos direitos da mulher. “Algumas vezes, recai sobre uma geração ser grande e fazer grandes avanços”, completou Luiza, citando Nelson Mandela, ao convocar os empresários a assumirem um papel de agentes dessa mudança.

Atualmente as mulheres brasileiras ganham, em média, 76,5% do rendimento masculino e são minoria em cargos de liderança. Os desafios apontados por estudos especializados são muitos, como o preconceito, muitas vezes inconsciente, na hora de contratar ou promover funcionárias, carência de modelos, exposição a assédio, falta de flexibilidade, entre outros. Para João Gomes Cravinho, Embaixador da Delegação da União Europeia no Brasil, o rápido avanço tecnológico também pode ser uma barreira, pois dificulta o reingresso ao mercado de trabalho após alguns anos, o que prejudica mulheres que se afastam pela maternidade. ”É um absurdo que igualdade de gênero no trabalho ainda tenha que ser um tema em 2018, mas a boa notícia é que estamos trabalhando juntos para que isso não seja mais uma realidade no futuro", comentou.

Algumas empresas já apresentam um quadro de funcionários equilibrado, mas isso não significa que o trabalho acabou. “Esse número é apenas um dos indicadores. Tem toda uma questão de postura, cultura e comportamentos que precisa ser observada para garantir a igualdade”, alerta Adriana Carvalho, Gerente para os Princípios de Empoderamento Econômico da ONU Mulheres Brasil.

O Fórum abordou ainda outros tipos de discriminação no mundo corporativo, como a questão racial e LGBTI. “O Brasil ainda é um país marchista e racista, por isso precisamos de ações

(4)

afirmativas nas empresas para mudar esse quadro”, afirmou Carlo Pereira, Secretário Executivo da Rede Brasil Pacto Global.

A posição do Ex-Secretário Geral da ONU, Koffi Annan, falecido no dia 18 de agosto de 2018 , também foi destacada durante o evento. “Ele defendia que a igualdade de gênero não era um fim em si, mas um meio para diminuição da violência, o avanço da economia e o desenvolvimento de todos”, lembrou Carlo. Os benefícios de políticas de diversidade e inclusão também são percebidos no resultado financeiro de diversas empresas que apresentaram seus casos de sucesso durante o Evento.

Roberta Figueiras

Colaboração para Universa – Adaptado.

https://universa.uol.com.br

01- A partir da leitura do texto, assinale a alternativa que apresenta sua ideia central:

a) A igualdade de gêneros é um direito, importante para o desenvolvimento econômico e para as empresas.

b) O Fórum dos Princípios de Empoderamento das Mulheres reuniu representantes de governos, empresas e instituições da América Latina, Caribe e Europa.

c) O rápido avanço tecnológico dificulta o reingresso de mulheres que se afastam pela maternidade.

d) Os debates sobre o futuro do país ganham destaques na aproximação das eleições. 02- A relação de ideia estabelecida pela oração destacada, foi identificada CORRETAMENTE entre parênteses em:

a) “O Brasil ainda é um país marchista e racista, por isso precisamos de ações afirmativas nas empresas para mudar esse quadro.” 7º parágrafo (explicação)

b) “Algumas empresas já apresentam um quadro de funcionários equilibrado, mas isso não significa que o trabalho acabou.” 6º parágrafo (oposição)

c) “Para João Gomes Cravinho (...), o rápido avanço tecnológico também pode ser uma barreira, pois dificulta o reingresso ao mercado de trabalho após alguns anos (...).” 5º parágrafo (causa).

d) “Tem toda uma questão de postura, cultura e comportamentos que precisa ser observada para garantir a igualdade” 6º parágrafo (concessão).

03- É incorreto afirmar que, para o desenvolvimento do texto, o autor fez uso do seguinte recurso:

a) Elementos de coesão para articular com maior clareza as ideias do texto.

b) Linguagem em prosa literária e plurissignificativa com o discurso variando entre o polêmico e o irônico.

c) Linguagem predominantemente denotativa para objetivar as informações.

d) Linguagem predominantemente impessoal para eliminar marcas de subjetividade.

04- No texto lê-se “A questão também está no radar de várias empresas (...), mas, segundo a ONU, ainda há muito espaço para avanços.” (1º parágrafo).

Os termos sublinhados acima têm, respectivamente, a equivalência de: a) Afirmação/tempo/realce.

b) Designação/explicação/ratificação. c) Inclusão/tempo/intensidade.

(5)

05- Conforme incisos do artigo 5º da Lei Complementar Municipal nº 004/2001 – Estatuto dos Servidores Públicos Municipais de Guatambu, são requisitos básicos para investidura em cargo Público, exceto:

a) Aptidão física e mental. b) A idade mínima de 16 anos.

c) A quitação com as obrigações militares e eleitorais. d) O gozo dos direitos políticos.

06- Lei o fragmento de texto abaixo.

No Brasil, em 2018, 56,4 milhões de pessoas frequentavam escola ou creche. Entre as crianças de 0 a 3 anos, a taxa de escolarização foi 34,2%, o equivalente a 3,5 milhões de estudantes. Comparado ao ano de 2017, a taxa de escolarização das crianças de 0 a 3 anos aumentou 1,5 p.p. (158 mil crianças). Entre as crianças de 4 e 5 anos, faixa de idade correspondente à pré-escola, a taxa foi de 92,4% em 2018, frente aos 91,7% em 2017, totalizando quase 5 milhões de crianças.

Já na faixa de idade de 6 a 14 anos, a universalização já estava praticamente alcançada, com 99,3% das pessoas na escola em 2018. A taxa de escolarização entre os jovens de 15 a 17 anos, em 2018, foi de 88,2%, 1 p.p. acima de 2016 e 2017, quando essa taxa se manteve estável em 87,2%. Entre as pessoas de 18 a 24 anos e aquelas com 25 anos ou mais, 32,7% e 4,6% estavam frequentando escola. Frente aos resultados de 2017, a escolarização aumentou, exceto para faixa de idade de 18 a 24 anos que ficou estável.

Fonte: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa

Com base no texto, é correto afirmar que, os avanços significativos nos índices de matrículas em todos os níveis da Educação Básica evidenciam:

a) A democratização do acesso à escola a educação como direito de todos. b) O atendimento escolar satisfatório para adolescentes entre 15 e 17 anos.

c) O retrocesso no dever do Estado na garantia do ensino fundamental, obrigatório e gratuito.

d) O cumprimento da meta do Plano Nacional de Educação relacionada as crianças de 4 e 5 anos.

07- A Lei 9394/96, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, estabelece a abrangência que deve ter a educação e disciplina o desenvolvimento da educação escolar. A lei apresenta como princípios fundamentais, exceto:

a) A liberdade e ideais de solidariedade humana. b) O preparo para o exercício da cidadania. c) A estruturação de um projeto educativo. d) A gestão democrática do ensino público.

08- O Projeto Político-Pedagógico (PPP) constitui-se como importante elemento de planejamento e de engajamento educacional, com base em seus pressupostos, marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.

( )Implanta na escola as normas estabelecidas pela Secretaria de Ensino.

( )Explicita a intencionalidade da escola como instituição, indicando seu rumo, sua direção. ( )Centraliza a gestão e a prática escolar estabelecendo princípios um ensino comum a todas as escolas.

( )Garante uma intencionalidade política no trabalho pedagógico, construindo um espaço de reflexão.

( )Resgata a escola como espaço público, lugar de debate e do diálogo.

(6)

A sequência correta de cima para baixo é: a) V- V- F- V- V- V.

b) F- V- F- V- V- V. c) F- V- V- F- V- F. d) V- V- V- V- V- V.

09- O Estatuto da Criança e do Adolescente é um conjunto de normas do ordenamento jurídico brasileiro que tem como objetivo a proteção integral da criança e do adolescente. De acordo com o Estatuto, a medida socioeducativa, de liberdade assistida, consiste em promover:

a) Socialmente o adolescente e sua família, fornecendo-lhes orientação e inserindo-os, se necessário, em programa oficial ou comunitário de auxílio.

b) Tarefas gratuitas de interesse da comunidade por um período de um ano. c) Jornada de trabalho de oito horas incluindo os sábados, domingos e feriados. d) Prestação de trabalho obrigatório a comunidade por um período de seis meses.

10- As Diretrizes Curriculares do Ensino Fundamental são um conjunto de parâmetros, princípios, fundamentos e procedimentos que servem para nortear a educação básica, do primeiro ao nono ano, assegurando:

a) A uniformidade do ensino. b) A regulamentação da escola. c) A aprendizagem multidisciplinar. d) A formação básica comum.

Conhecimentos Específicos

11- O músculo esquelético é um conjunto de células especializadas agrupadas em forma de feixe e fixas em suas extremidades. Tem íntima associação com o sistema esquelético e articulações sinoviais, permitindo os movimentos corporais. Sobre o sistema músculo esquelético, é incorreto afirmar que:

a) A contração muscular, ou seja, o encurtamento dessas células produz o movimento da estrutura a qual está fixado. O músculo é considerado nesse arranjo como sendo o elemento ativo do movimento, enquanto os ossos são elementos passivos do movimento.

b) A porção média, o ventre muscular avermelhado, onde se localizam as fibras musculares propriamente ditas do músculo esquelético apresentam função de fixação, podem ser cilindroides ou em forma de fita denominados tendões, enquanto os laminares são aponeuroses, seu tecido esbranquiçado rico em fibras de colágeno permite uma fixação muito resistente e são praticamente inextensíveis.

c) A disposição das fibras do ventre muscular influencia no poder de contração, músculos de fibras paralelas como o bíceps braquial apresentam maior poder de contração, são músculos de ação rápida, enquanto os músculos que apresentam disposição oblíqua têm capacidade reduzida de contração, mas desenvolvem força considerável, observado em musculatura de sustentação.

d) Para a contração muscular gerar movimento, são necessários dois pontos de fixação, que são denominados origem (ponto fixo) e inserção (ponto móvel), o conhecimento dos pontos de origem e inserção de um músculo permite explicar a ação do mesmo.

12- As respostas metabólicas ao exercício físico no corpo humano são influenciadas principalmente pela duração e pela intensidade do próprio exercício físico. Sendo assim, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas.

(7)

( )O exercício de curta duração (menos de dez segundos) e alta intensidade utiliza sobretudo as vias metabólicas aeróbicas para produzir ATP.

( )A produção do ácido lático durante o exercício é a principal causa de dor muscular de início retardado, aquela dor que ocorre 24 a 48 horas após o exercício físico.

( )O consumo de oxigênio aumenta de forma linear durante o exercício progressivo até que o VO2 máx seja atingido.

( )O limiar de lactato possui aplicações práticas, tais como a predição do desempenho e a indicação da intensidade do treinamento.

A sequência correta é: a) F – F – V – V. b) F – V – F – V. c) V – F – F – V. d) V – V – V – F.

13- Os nutrientes têm funções específicas e combinadas. Podem ser classificados como: plásticos ou construtores: proteínas e minerais; energéticos: lipídios e carboidratos; reguladores: vitaminas, ácidos graxos essenciais, minerais e água. Sobre os nutrientes plásticos ou construtores, é correto afirmar que:

a) As proteínas e os minerais são a forma mais concentrada de energia que consumimos. b) As proteínas e os minerais devem aparecer na alimentação em maior quantidade.

c) As proteínas e os minerais compõem todos os tecidos, ossos, dentes e pêlos do corpo humano.

d) As proteínas e os minerais têm função de participar nas reações metabólicas de modo a favorecer, acelerar e controlar as vias de utilização dos nutrientes energéticos (carboidratos e lipídios) e síntese de tecidos e secreções.

14- O professor de Educação Física, durante o exercício de sua prática profissional, pode se deparar com um quadro denominado pré-síncope em seus alunos, momento que precede a perda da consciência, decorrente da redução do fluxo sanguíneo cerebral, com sintomas de tontura, mal-estar, pele fria, pálida e úmida, suor frio e sensação de formigamento. Nesses casos, para evitar o desmaio, devemos posicionar a vítima em decúbito. Ao encontrar ou presenciar uma pessoa que sofreu um desmaio, o professor não deve:

a) Deitar a vítima em decúbito ventral, deixando os membros inferiores elevados b) Verificar o mecanismo de trauma e se a vítima está consciente.

c) Deitar a vítima em decúbito dorsal, deixando os membros inferiores elevados. d) Afrouxar as roupas, principalmente do tórax e pescoço.

15- O Voleibol se constitui hoje como um dos esportes mais praticados no Brasil. Talvez por ter aspectos peculiares que, ao decorrer desses anos, vem evoluindo, tornando-se mais dinâmico, inclusivo e participativo. Caracteriza-se como esporte coletivo que depende essencialmente da forma com a qual seus jogadores se organizam para receber a bola e organizar o ataque. Quanto às dimensões sociais que o Voleibol pode ser trabalhado, podem ser classificadas em: Voleibol-participação, Voleibol-educação e Voleibol-performance. Sobre a classificação Voleibol-educação, é correto afirmar que:

a) Esta prática do vôlei implica uma série de situações, envolvendo interesses políticos-esportivos e de grande repercussão social em uma cidade, um estado e um país.

b) O Voleibol-educação é aquele onde o jogo de vôlei é desenvolvido com um alto padrão técnico motor e visando um quase perfeito desempenho em busca da vitória.

(8)

c) No momento da prática, o que interessa são as ações motoras básicas do esporte regidas pelo prazer de estar realizando uma prática esportiva.

d) Neste âmbito, pode vir a ser um instrumento de educar para a vida e, constituir forma de desenvolver qualidades físicas, morais, éticas e estabelecer relações interdisciplinares com um conjunto de outras disciplinas formadoras.

16- A organização de eventos, esportivos ou não esportivos, guarda uma semelhança significativa, sendo que cada um possui peculiaridades que devem ser respeitadas. A organização de qualquer evento tem início com a elaboração de um planejamento competente, que deve ser registrado em um documento denominado “projeto” e pela confecção de um regulamento adequado, claro e factível. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir.

I- Regulamento é um conjunto de normas que permitem, proíbem e definem as atitudes dos participantes em eventos esportivos e eventos não esportivos.

II- Regimento é um conjunto de normas funcionais para organizar e disciplinar o funcionamento de uma entidade ou de seus diversos poderes, seus departamentos, suas instalações sociais e esportivas.

III- Os materiais e os equipamentos a serem utilizados em eventos esportivos são em grande número e não há como relacioná-los de maneira precisa, uma vez que cada modalidade ou conjunto de modalidades esportivas e outras peculiaridades exigirão diferentes produtos para a sua realização.

IV- A Comissão Organizadora do evento deve ser composta por pessoas qualificadas, comprometidas com o sucesso do evento e que possuam tempo para se dedicar ao cumprimento de suas atividades.

Estão corretas as afirmativas: a) I, II e IV.

b) I, II, III e IV. c) II, III e IV. d) I e III.

17- As lutas de judô são praticadas num tatame de formato quadrado (de 14 a 16 metros de lado). Cada luta dura até 5 minutos. Vence quem conquistar mais pontos ou conquistar o ippon primeiro. Se ao final da luta nenhum judoca conseguir o ippon, vence aquele que obteve mais vantagens durante a luta. Sobre a classificação dos pontos, ou vantagens, no judô, é incorreto afirmar que:

a) O ippon é conquistado quando um judoca consegue derrubar o adversário, encostando, as costas ou ombros no chão.

b) Outra forma de conquistar o ippon é através da obtenção de dois yuko, que valem meio ponto (vantagem).

c) O wazari é um ippon que foi aplicado de forma incompleta, ou seja, o adversário cai sem ficar com os dois ombros no tatame.

d) Quando o ippon é concretizado o combate se encerra.

18- Os modelos esportivos de ginástica são as manifestações institucionalizadas, submetidas aos códigos e normas oficiais para competições, que exigem um desempenho físico e técnico baseado num padrão de alto nível. Cada um deles tem características próprias, podendo ser trabalhados na escola sem a preocupação com as exigências do padrão competitivo. Sendo assim, analise as afirmativas a seguir.

I- É possível trabalhar com espaços e aparelhos alternativos em aulas de Educação Física ou em atividades de caráter lúdico, considerando que a formação de equipes competitivas não deve ser vista como um objetivo dessas aulas.

(9)

II- Os seguintes aparelhos oficiais da ginástica artística são utilizados nas provas femininas: paralelas assimétricas: 2,30 m x 1,50 m de altura; trave de equilíbrio 5 m x 10 cm; barra fixa; solo; e argolas.

III- O nome estendida é dado à posição assumida pelo corpo na realização de exercícios ginásticos. Ela é definida com o tronco, os braços e as pernas (unidas) estendidos.

IV- O nome selada é dado à posição assumida pelo corpo na realização de exercícios ginásticos. Ela é definida pernas estendidas e afastadas, com o tronco flexionado entre elas ou ereto com braços estendidos.

Estão corretas as afirmativas: a) I, II e III.

b) II, III e IV. c) I, II e IV. d) I e III.

19- O tempo é um dos elementos da dança muito importante, pois ele tem relação direta com o ritmo. Quando estudamos ou criamos um movimento podemos decrevê-lo em seu fator tempo observando sua duração, velocidade, acentuação e periodicidade. Nesse sentido, sobre o fator velocidade, é correto afirmar que:

a) A velocidade diz respeito à variação da duração dos movimentos em relação a uma referência inicial. Os movimentos podem ir acelerando ou desacelerando em relação a essa referência.

b) A velocidade nos fala da qualidade do movimento. É o como ele é feito.

c) A velocidade refere-se à incidência dos fatores de tempo. Ou seja, de quanto em quanto tempo, na coreografia, acontecem os acentos, as pausas, as acelerações ou as desacelerações etc.

d) A velocidade refere-se às marcas, o “relevo” que acontece no percurso do movimento; pode ser identificado por marcações rítmicas.

20- A adaptação à bola é a postura específica para segurar a bola e, sendo assim, torna-se uma das técnicas mais importantes no handebol, pois o passe e o arremesso dependerão da sua correta execução. Essa técnica deve ser realizada com cuidado, pois as possibilidades de rapidez nas ações dependerão da segurança na posse da bola e da disposição para sua próxima ação, de forma continuada e imediata. O handebol por ser um esporte muito dinâmico, possui um repertório enorme de movimentações, possibilitando uma variedade de passes e arremessos, o que torna a empunhadura um pré-requisito no desenvolvimento do jogo. Sobre a empunhadura no handebol, é incorreto afirmar que:

a) Dedos e palma da mão controlam a bola, constituindo os pontos de contato fundamentais para segurar a bola.

b) As pontas dos dedos possuem maior sensibilidade, constituindo a parte mais importante dos pontos de contato das mãos com a bola.

c) Deve-se segurar a bola com muita rigidez dos dedos e mão espalmada, sem concavidade.

d) Deve-se segurar a bola com a mão ligeiramente côncava com os dedos abertos sem muita rigidez, suficiente para segurar a bola.

21- O basquetebol possui diversos fundamentos que são muito importantes para uma atuação adequada neste jogo. Todos devem ser trabalhados, não havendo um que se sobreponha aos demais, pois todos interagem e se complementam. Relacione corretamente cada fundamento a seguir e suas respectivas características.

1 – Manejos do corpo. 2 – Empunhadura. 3 – Manejo de bola. 4 – Drible.

(10)

( )São movimentos do corpo específicos para a prática do Basquetebol.

( )Maneira correta de segurar a bola, para executar adequadamente os fundamentos do Basquetebol.

( ) É um fundamento de ataque. É a forma de se deslocar, com a posse de bola, sem infringir as regras do jogo.

( ) Movimentos que visam proporcionar melhor empunhadura e, com isso, perfeito domínio de bola.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta. a) 3 – 4 – 2 – 1.

b) 1 – 2 – 4 – 3. c) 4 – 1 – 3 – 2. d) 2 – 3 – 1 – 4.

22- De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação Física, foram eleitos alguns critérios para a seleção dos conteúdos propostos, com a preocupação de garantir a coerência com a concepção exposta e de efetivar os objetivos. Todas as alternativas a seguir indicam corretamente tais critérios, exceto:

a) Características da própria área: os conteúdos são um recorte possível da enorme gama de conhecimentos que vêm sendo produzidos sobre a cultura corporal e estão incorporados pela Educação Física.

b) Características dos alunos: a definição dos conteúdos buscou guardar uma amplitude que possibilite a consideração das diferenças entre regiões, cidades e localidades brasileiras e suas respectivas populações. Além disso, tomou-se também como referencial a necessidade de considerar o crescimento e as possibilidades de aprendizagem dos alunos nesta etapa da escolaridade.

c) Relevância financeira: a definição dos conteúdos deve caminhar conforme os recursos financeiros dos quais a escola dispõe.

d) Relevância social: foram selecionadas práticas da cultura corporal que têm presença marcante na sociedade brasileira, cuja aprendizagem favorece a ampliação das capacidades de interação sociocultural, o usufruto das possibilidades de lazer, a promoção e a manutenção da saúde pessoal e coletiva.

23- O déficit de oxigênio expressa quantitativamente a diferença entre o oxigênio total que seria consumido se houvesse sido alcançado um ritmo estável de metabolismo aeróbico desde o início e o oxigênio realmente consumido durante o exercício. A energia utilizada no estágio inicial do exercício provém do sistema ATP-CP e da glicólise anaeróbica até que o consumo de oxigênio supra a demanda total de energia. Sendo assim, assinale a alternativa correta sobre o consumo de oxigênio durante o exercício físico.

a) A pessoa destreinada em endurance alcança o ritmo estável mais rapidamente, com menor déficit de oxigênio que o indivíduo treinado e com o componente anaeróbico proporcionalmente menor.

b) Após vários minutos de exercício submáximo o consumo de oxigênio torna-se proporcional à intensidade do exercício, alcançando um ritmo estável.

c) Com o déficit de oxigênio no início do exercício, os fosfatos de alta energia são armazenados e qualquer exercício adicional poderá prosseguir independente do chamado “pagamento contínuo”, com a ressíntese do ATP, seja através da glicólise anaeróbica, seja pelo fracionamento aeróbico dos macronutrientes.

d) O nível de lactato começa a diminuir no músculo ativo mesmo antes dos fosfatos de alta energia serem totalmente depletados, indicando que a glicólise também contribui nos estágios iniciais do exercício.

(11)

24- O futsal adquiriu essa denominação em substituição ao termo futebol de salão, com a finalidade de unificar e difundir o esporte em âmbito mundial. Também conhecido como o “esporte da bola pesada”, é um desporto muito praticado em nível mundial. Aumentou o número de praticantes, após ter sua prática reconhecida pela Federação Internacional de Futebol – FIFA, em 1989. Sobre as características relativas às funções e às posições em quadra, assinale a alternativa incorreta.

a) O goleiro é o atleta que defende a meta (gol) de sua equipe. Sua principal função é impedir que as finalizações (chutes) da equipe adversária sejam convertidas em gol. Além dessa função defensiva, esse atleta é o responsável pela transição da defesa para o ataque de sua equipe – o chamado contra-ataque.

b) Os atletas que jogam na posição de fixo devem possuir um perfil coletivista. Fisicamente necessitam de boa impulsão vertical (força explosiva de membros inferiores), além de senso de cobertura, firmeza, estabilidade e segurança em suas ações. Taticamente são definidos como “última linha de defesa”. Essas são características fundamentais para um bom desempenho atlético nessa posição.

c) Geralmente, os pivôs são atletas com perfis individualistas, agressivos, imprevisíveis, criativos e com ótima capacidade de improviso, além de possuir ótima técnica de drible e finalização.

d) Os Alas atuam próximos à meta adversária, por isso, recebem dos defensores adversários especial atenção, pela constante vigilância. Atualmente, esses atletas são treinados para atacar, aprimorar e desenvolver características defensivas, a fim de estabelecerem a primeira linha de defesa da equipe no aspecto tático.

25- Na modalidade esportiva coletiva futebol de campo, o sistema de jogo é considerado o posicionamento inicial (desenho) dos alunos/atletas no campo de jogo. Sendo assim, assinale a alternativa incorreta.

a) Para a montagem de um sistema, devemos considerar como será a distribuição quantitativa de alunos/atletas nos setores do campo que são: a defesa (defensores), a intermediária (meio-campistas) e o ataque (atacantes).

b) As características dos alunos/atletas que envolvem os aspectos físicos, técnicos, táticos e psicológicos são uma variável a se considerar no momento de decidir a montagem de um sistema de jogo.

c) O melhor sistema de jogo (desenho) é aquele que ignora e miminiza as características dos alunos/atletas para neutralizar as ações (individuais, grupo ou coletivas) da equipe adversária.

d) Ao montarmos um sistema, devemos considerar os objetivos e as características de seus alunos/atletas. Quando o objetivo é estruturar um sistema de jogo defensivo (prioridade é a defesa), o professor/técnico colocará em campo alunos/atletas com esse perfil.

26- No Brasil, a história da Educação Física e a do lazer caminham juntas; não é por acaso que o profissional de Educação Física foi considerado o mais apto a atuar no campo do lazer. Em uma época de mudança social, em meio ao processo de construção das grandes cidades, o lazer era o discurso de regeneração do homem da vida urbana. O lazer oferece possibilidades para um desenvolvimento social e pessoal, possibilitando contatos, e não somente levar em conta o divertimento e o descanso proporcionados nesses momentos. Assinale a alternativa abaixo que não indica corretamente a relação entre Educação Física e lazer.

a) O jogo e o repertório do que se convencionou chamar de recreação, uma das possibilidades de atividades que ocorrem no lazer, são conteúdos históricos da Educação Física, o que, aliado a uma vinculação também histórica do profissional da área com o mercado de trabalho do Lazer, provocou uma identificação forte entre os dois campos de atuação.

(12)

b) A educação física como disciplina inserida no contexto escolar pode ser vista e utilizada como um meio de educação para o lazer, pelo qual o professor pode se utilizar de “brincadeiras dirigidas” como uma forma de oportunidade para que seus alunos obtenham o conhecimento das diversas possibilidades que o lazer engloba.

c) O profissional de educação Física deve atuar como mediador na questão de conhecimento e escolha das atividades, orientando como se utilizam determinados espaços e equipamentos de lazer.

d) A formação profissional em educação física deve ignorar, em se tratando dos conhecimentos sobre lazer, a questão de seu duplo aspecto educativo, quando entendido como um veículo de educação e também como objeto de educação.

27- O jogo e a arte nascem de um acréscimo de energia vital, de que o homem e a criança não necessitam para a satisfação de suas necessidades imediatas e que utilizam para a imitação gratuita e divertida de comportamentos reais. E também para criar, ou melhor, recrear. O jogo caracteriza-se, em nível das essências, como uma atividade livre, incerta, improdutiva e regulamentada, delimitado pelo tempo/espaço. À medida que o processo de aculturação ocorre, o indivíduo toma contato com as representações sociais e, então, o jogo passa a se apresentar em quatro categorias fundamentais de acordo com Roger Caillois. Relacione cada categoria do jogo com suas respectivas características.

1 – Categoria Agon (Agônica).

2 – Categoria Mimicry (Representação, Simulação). 3 – Categoria Ilinx ou Vertigo (Desequilíbrio ou Vertigem). 4 – Categoria Alea (Aleatória).

( ) Essa categoria diz respeito à presença de um desafio, de uma disputa. Todo jogo insere um desafio. Por essa categoria, estrutura-se a noção de limite. A presença de desafios muito abaixo, ou muito acima, das expectativas dos jogadores pode inviabilizar o jogo. Achar a “dosagem” adequada de agônico da pessoa, ou do grupo, pode levar às aprendizagens significativas.

( ) Essa categoria diz respeito ao imprevisível, ao aspecto da sorte. O que nos remete ao mistério. Àquilo que não podemos governar. Mesmo que nos preparemos exaustivamente para o imprevisto, ainda assim é impossível chegar-se ao domínio completo das situações. O treino não nos garante o resultado que desejamos.

( ) Essa categoria está associada a uma busca frenética de uma situação, que põe o corpo numa exaustão física, ou psíquica, que atinge um frenesi momentâneo, com o máximo de êxtase. Os jogos dessa categoria têm em comum as situações de pânico e de grande prazer. ( ) O mais essencial nessa categoria é que através dela exercitamos e desenvolvemos nossa imaginação. É pela nossa capacidade imaginária que nos tornamos seres superiores (sapiens). A imaginação é “irmã” da criação. A imaginação nos permite adentrar no campo subjetivo da fantasia.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta. a) 1 – 4 – 3 – 2.

b) 2 – 1 – 4 – 3. c) 3 – 2 – 1 – 4. d) 4 – 3 – 2 – 1.

28- Para o senso comum, no geral, ritmo é uma palavra associada diretamente e unicamente à música. Nesse entendimento, ele diz respeito à velocidade de execução de uma música (se ela é “rápida” ou “lenta”) e, também, a nossa capacidade de acompanhar essa música com sincronia. Porém, pensar ritmo relacionado à música é apenas uma das formas de entender ritmo. Nesse sentido, assinale a alternativa incorreta.

a) O conceito ampliado de ritmo se baseia nessa alternância. Ritmo é a forma como está organizada a aparição de um fenômeno ao longo do tempo e também do espaço; melhor dizer ao longo do tempo-espaço, para deixar evidenciada a constatação de que tempo e espaço, de fato, não são dimensões isoladas uma da outra. Ritmo é sempre movimento.

(13)

b) O ritmo fisiológico é o ritmo com que acontecem as funções vitais. Respiração, batimentos cardíacos, sono e vigília, o ciclo menstrual feminino, a necessidade de alimentação, funcionamento do intestino, todos esses obedecem a um ritmo próprio. Esses ritmos não estão isolados uns dos outros. Eles se influenciam e transformam permanentemente, alterando, inclusive, outras esferas do ser, como o humor, o raciocínio, dentre outros.

c) O ritmo interno engloba o ritmo fisiológico, é influenciado por ele, mas abarca, também, outros elementos de do ser como a personalidade, a educação e a cultura. Ele se mostra na maneira de pensar, de andar, de falar; assim como nas reações emocionais. Passa a se chamar ritmo pessoal quando um indivíduo entre em contato com outras pessoas. É a forma como as pessoas se relacionam, como integram o movimento individual com o movimento dos outros.

d) O ritmo universal é a forma de organização dos movimentos de um grupo. É o resultado da coordenação dos vários ritmos pessoais que compõem aquele grupo.

29- A busca da qualidade de vida tem sido objeto de estudo de várias áreas de atuação profissional. No que tange a área do lazer, é importante saber em que medida a prática orientada por um profissional de Educação Física pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos praticantes. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir a respeito das possíveis relações entre o lazer e a qualidade de vida, sob a ótica da atuação profissional em Educação Física, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A prática do lazer e das atividades esportivas proporcionam elementos prazerosos para o indivíduo. Esses elementos podem contribuir para a melhoria da sua auto-motivação, bem como podem trazer maior satisfação pessoal e social, contribuindo também para uma melhor qualidade vida.

( ) Para que haja lazer é necessário apenas estar livre das obrigações do trabalho cotidiano, as outras obrigações tais como: familiares, sociais e religiosas não devem ser consideradas quando pensamos em qualidade de vida.

( ) Um maior entendimento do lazer na sua relação com a qualidade de vida, pode subsidiar uma atuação profissional mais integrada, no sentido de favorecer a melhoria da vida em sociedade de um modo geral.

( ) O lazer pode ser um elemento importante para a vida social na atualidade, sobretudo em uma sociedade tecnológica em que a cada dia se tornam mais complexas as necessidades sociais, bem como os problemas inerentes a ela.

A sequência correta é: a) V – F – V – V. b) F – F – F – V. c) F – V – V – F. d) V – F – V – F.

30- A nutrição é um fator importante para a saúde do indivíduo. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir relacionadas à alimentação antes da realização de exercícios físicos.

I – A alimentação pré-exercício deve conter entre um a cinco gramas de carboidratos por quilograma de peso corporal e ser ingerida uma a quatro horas antes da prática do exercício. II – A fonte de carboidratos deve ser um alimento líquido, rico em carboidratos e facilmente digerível, mas se a alimentação for ingerida uma hora antes do exercício, ela deve estar sob a forma sólida.

III – O atleta deve ter conhecimento das sensações (exemplo fadiga) que indicam uma sensibilidade à carga de carboidratos, a qual pode não ser benéfica para o desempenho.

Estão corretas as afirmativas: a) I e II.

b) I e III. c) I, II e III. d) II e III.

Referências

Documentos relacionados

A implantação da multiprogramação pela emissora de televisão TV Cultura é um momento relevante na história da televisão pública no Brasil, em especial do estado de São

Não nos restam assim quaisquer dúvidas que somente Yeshua, O Ungido foi, até ao presente, constituído como as primícias (O Primeiro entre todos os santos do Altíssimo) de todos os

De um modo geral, a Organização das Nações Unidas (ONU), ou simplesmente Nações Unidas (NU), é uma organização internacional cujo objetivo é facilitar a

Para Marc Ferro, discípulo de Braudel nos Annales: “Outubro é ao mesmo tempo a tomada do poder por uma maioria relativa ‐ a representada pelo Segundo Congresso dos Sovietes ‐,

CÂMARA MUNICIPAL DE NINHEIRA - MG, torna pública a realização do Pregão Presencial nº 003/2020 para a contratação de empresa para o fornecimento de licenciamento de uso de

conclusão geral [...]”. PASOLD, Cesar Luiz. Metodologia da pesquisa jurídica: teoria e prática. Florianópolis: Conceito Editorial; Millennium Editora, 2008.p.. Maria

Caso sua central não esteja equipada com o chip de atendimento / mensagem de espera personalizada a ligação será apenas redirecionada para o ramal programado como

Arremessado de 5000 pés de altura, um livro pode certamente matar (um livro pesado, que vencesse com facilidade a resistência do ar), mas, para além disso, talvez ainda seja