• Nenhum resultado encontrado

O SOFTWARE GEOGEBRA COMO AUXÍLIO NO ENSINO NO 8º ANO PARA DIVISÃO PROPORCIONAL DE UM SEGMENTO. Guilherme Laudigi Pinheiro

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O SOFTWARE GEOGEBRA COMO AUXÍLIO NO ENSINO NO 8º ANO PARA DIVISÃO PROPORCIONAL DE UM SEGMENTO. Guilherme Laudigi Pinheiro"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

ISBN 978-85-87837-31-8

O SOFTWARE GEOGEBRA COMO AUXÍLIO NO ENSINO NO 8º

ANO PARA DIVISÃO PROPORCIONAL DE UM SEGMENTO

Guilherme Laudigi Pinheiro

–(laudigi@usp.br)

Modalidade: Relato de Experiência

RESUMO

Este trabalho faz parte de uma pesquisa mais ampla cujo objetivo é o ensino da geometria no ensino fundamental por meio das novas tecnologias. Aqui, descrevemos como procedemos, numa classe do 8º ano, para levar o aluno a realizar a divisão proporcional de um segmento e compreender as relações entre retas paralelas cortadas por uma transversal, trabalhando em um ambiente computacional com o auxilio do software Geogebra. Este é um software de geometria dinâmica que reúne recursos de fácil compreensão que possibilitam explorar, visualizar, modificar e representar objetos existentes na geometria plana. A fundamentação teórica nas quais as atividades foram embasadas é o Modelo de van Hiele do desenvolvimento do pensamento geométrico. Através do desenvolvimento do presente estudo, foi possível observar que os recursos tecnológicos, no caso do referido software, contribuíram facilitando as investigações matemáticas levando o aluno a encontrar novos caminhos que o auxiliassem a chegar a demonstrações de resultados geométricos, desenvolvendo assim alguns aspectos relevantes do raciocínio para a aprendizagem de Geometria, como: a visualização, a construção de desenhos, a argumentação e ordenação informal do raciocínio.

INTRODUÇÃO

O objetivo do presente estudo é proporcionar uma reflexão sobre uma perspectiva didática para o ensino da geometria fazendo uso de novas tecnologias com foco na investigação de conceitos básicos em ambientes de geometria dinâmica. Em especial foi usado, para uma turma do 8º ano, o

(2)

ISBN 978-85-87837-31-8

software Geogebra como auxílio no ensino da divisão proporcional de um segmento e de retas paralelas cortadas por uma reta transversal, sendo assim uma alternativa plausível para o estudo de matemática, em especial, em alguns tópicos relevantes da geometria no ensino fundamental do ciclo II.

MATERIAIS E MÉTODOS

O presente estudo foi aplicado na Escola Estadual Professor Evaristo Fabrício, na cidade de Franca - SP. O público alvo foi uma turma do 8º ano do ensino Fundamental numa sala com 26 alunos. Tínhamos 20 máquinas disponíveis. Logo para que o trabalho tivesse um melhor aproveitamento foi necessário reunir, no mínimo, dois a três alunos por microcomputador. O tempo de aplicação das atividades foi de aproximadamente 9 horas/ aulas.

Como pré-requisito o aluno deveria saber os conceitos de reta perpendicular, paralela, mediatriz e noções básicas na utilização de um computador, para o manuseio do software Geogebra.

A metodologia adotada com os alunos do 8º ano do ensino fundamental foi utilizar o laboratório de informática da escola, para que os alunos tivessem acesso ao software Geogebra e tomassem conhecimento de algumas de suas funções específicas como: traçar um segmento de reta, traçar uma perpendicular a outra reta, construção do ponto médio e da mediatriz de um segmento de reta, traçar uma circunferência, habilidades essas necessárias para o desenvolvimento do experimento. Também eram feitas explanações, usando recursos do PowerPoint, mostrando a construção de divisão de segmentos, a fim de que os alunos verificassem como foi possível tal procedimento.

(3)

ISBN 978-85-87837-31-8

DESENVOLVIMENTO

A aplicação do experimento relatado nesse trabalho teve por objetivo verificar, através do ensino da divisão de segmentos, a utilização do software Geogebra como uma ferramenta, que conduzisse positivamente a resultados para um ensino mais significativo, compreensivo e envolvente.

O experimento consistia de, através de um roteiro, e por meio do software, levar o aluno a compreender processos de divisão de segmentos, utilizando ferramentas de construções fundamentais da Geometria.

Inicialmente, os alunos encontraram dificuldades em realizar as construções, por não conhecerem as ferramentas necessárias do software. Frente a essas dificuldades, toda uma aula (50 minutos) foi despendida no ensino dos comandos do Geogebra, apresentando o significado de cada botão do software.

Após conhecer algumas funcionalidades do programa, percebeu-se também que, no conhecimento das construções fundamentais alguns dos alunos apresentaram dificuldades, por não conhecerem bem conceitos básicos de geometria, como, reta perpendicular, uma reta mediatriz etc. Também não sabiam o que significava a palavra “arbitrária”, não tinham clareza sobre o que era segmento de reta ou sobre equivalência de frações elementares como 1/4 e 2/8.

Atribuímos essas dificuldades ao desconhecimento das construções de elementos fundamentais da geometria, à pouca experiência com a manipulação das ferramentas para as construções geométricas através da geometria dinâmica, o que também era uma novidade para eles. Além disso viu-se uma falha na formação dos alunos no que tange o conceito de frações.

Antes do inicio deste experimento, já haviam sido previstas possíveis dificuldades de alguns alunos em relação aos conhecimentos e construções

(4)

ISBN 978-85-87837-31-8

geométricas, por essa razão fizemos a proposta da realização do presente experimento, com o esclarecimento de cada uma delas, com o uso do Geogebra.

Cabe lembrar que, alguns computadores do laboratório apresentaram problemas, no entanto, isso não foi motivo da não realização do experimento, pois os alunos foram distribuídos em duplas e trios.

Observando o desenvolvimento e o comportamento dos alunos frente ao questionamento proposto sobre um segmento AB arbitrário percebemos que, para responderem: “Seria possível determinar 1/4 deste segmento?...” os alunos realizaram representações diferentes como as dadas na figura 1.

Figura 1– Duas diferentes representações geométricas de de segmento Todos os alunos perceberam que bastaria realizar a construção da mediatriz de um segmento duas vezes para obterem 1/4 do segmento, o que não foi difícil para a compreensão do significado de 1/8. Verificaram que houve uma divisão proporcional do segmento.

Relato de um aluno:

“- Com essa aula eu pude aprender o que é mediatriz, retas perpendiculares. Ah! as minhas retas ficaram certinhas. Agora eu sei que 1/4

(5)

ISBN 978-85-87837-31-8

é equivalente a 2/8, pois antes eu não havia compreendido, mais agora visualizando ajudou-me”. (Texto na integra)

A partir das atividades realizadas e do seu desenvolvimento, considera-se que em uma experimentação mais longa e detalhada, poderá considera-se explorar ainda mais estas propriedades, como aconteceu na representação gráfica de 2/6 do segmento que é equivalente a 1/3. Assim um estudo geométrico acabou por proporcionar ao aluno a conscientização do significado de frações equivalentes.

No decorrer do experimento, percebemos que os alunos entendiam o que é segmento equivalente. Contudo ao dividir o segmento em 3 partes iguais tivemos mais cuidado para solicitar esta tarefa, pois alguns alunos ainda apresentavam algumas dificuldades por não recordarem o Teorema de Tales (figura 2).

Figura 2 – Construção geométrica da proporção 1:1:1

Depois da construção mostrada na figura 2, os alunos que não haviam compreendido a relação do Teorema de Tales com a divisão proporcional de um segmento, conseguiram entender, quando visualizaram e identificaram suas relações gráficas. Dessa forma acreditamos que os alunos poderão por si

(6)

ISBN 978-85-87837-31-8

mesmos, realizar outras representações de proporções através de esboços geométricas.

CONCLUSÕES

A análise do desenvolvimento dos estudantes do 8º ano à aplicação relacionada à divisão proporcional de um segmento com o auxílio do programa Geogebra, possibilitou identificar certos fatores que podem ser considerados origem de dificuldades no processo de aprendizagem de geometria.

Após a apresentação e reconhecimento das funcionalidades do programa percebemos algumas dificuldades em relação ao conteúdo geométrico dos alunos, como, por exemplo, não saberem com certeza o que era uma reta perpendicular, uma mediatriz, o termo “arbitrária”, nem “segmento de reta”. Bem como apresentaram estranhamento frente às expressões do tipo “equivalência de frações elementares como 1/2 e 2/4”. , No entanto, essas dificuldades não foram motivo para a não realização das atividades e de seu sucesso. No decorrer do desenvolvimento destas, os alunos conseguiram visualizar e definir o que eram, bem como construir no software, segmentos proporcionais equivalentes, apresentando ter compreendido o conceito de frações equivalentes. Puderam construir um feixe de retas paralelas, interceptá-las por transversais, e medir os ângulos formados pelas paralelas com as transversais.

Assim o procedimento com o programa mostrou facilitar motivar o aprendizado dos alunos, pois com o software foi possível manipular, transformar, arrastar, diminuir, aumentar até mudar as características, recursos esses que não seriam facilmente constatados, somente com lápis, papel, ou até mesmo quadro e giz.

(7)

ISBN 978-85-87837-31-8

REFERÊNCIAS

ALBUQUERQUE, Luciane, O uso do programa Geogebra no ensino de Geometria Plana de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental das Escolas Publicas Estaduais do Paraná, Curitiba 2008 disponível em: <

http://www.diaadiaeducacao.br.gov.br/portals/pde/arquivos/1735-6.pdf?PHSESSID=201006241052393> acesso em 24/03/2012.

ALVES, George .S.. Um Estudo sobre a visualização geométrica com o uso do computador. In: XVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Anais do XVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. São Paulo: Editora e Gráfica Vida& Consciência, 2007, p. 3-12

ARBACH, Nelson.O Ensino da Geometria Plana: O saber do aluno e o saber escolar. São Paulo, 2006. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – PUC/SP, São Paulo.

BAIRRAL, Marcelo. A.. Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação e Educação Matemática. 1. ed. Seropédica: Edur, 2009. v. 1. 111 p

BEDIM, Acacia Aparecida Pinto. O Ensino de Conceitos Geométricos no 2º ano do Ensino Fundamental Usando a Webquest “Viajando nas Obras de Artes”. Dissertação (Mestrado em Educação) Presidente Prudente: 2011 p. 137 – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciência e Tecnologia. Presidente Prudente, 2011.

BRASIL, Secretária de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução. 3 ed. Brasília: MEC, vol 1, 1997

._______. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental -. Brasília: MEC/SEF, 1998.

._______. Ministério da educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. v.1. 3.ed. Brasília: MEC, 2001 BOYER, Carl B. História da matemática. Tradução Elza F. Gomide. São Paulo/SP:

Edgard Blücher Ltda, 1996.

DE VILLIERS, Michael. Algumas reflexões sobre a Teoria de Van Hiele. Artigo publicado na revista Educação Matemática Pesquisa com permissão do autor, a partir da versão original apresentada no IV Congresso de Professores de Matemática da Sociedade Croata de Matemática, Zagreb, 30 de junho a 02 de julho de 2010.

FAINGUELERNT, Estela K. O Ensino de Geometria no 1º e 2º Graus: Educação Matemática em revista – SBEM 4, 1995, p. 45 – 52

(8)

ISBN 978-85-87837-31-8

FONSECA, Maria da Conceição F. R. et al. O ensino de geometria na escola fundamental: três questões para a formação do professor dos ciclos iniciais. Belo Horizonte. MG. 2001.

GRAVINA, Maria Alice. Geometria Dinâmica Uma Nova Abordagem Para o Aprendizado da Geometria. Anais do VII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, p.1-13, Belo Horizonte, Brasil, nov 1996 Instituto de Matemática da UFRGS. 14p. Porto Alegre, RS, 1996.

GROTHMANN, R. (2006) Z. u. L. - Zirkel und Lineal. http://www.rene-grothmann.de/car.html . Disponível em 25 de abril de 2012.

KALEFF, Ana Maria M. R. Jogos artísticos Geométricos concretos e virtuais. (2010). Disponível em:

http://www.uff.br/cdme/jogos_artisticos_geometricos/professor01.html, acesso em 03/04/2012.

KALEFF, Ana Maria M. R. Tópicos em Ensino de Geometria: A Sala de Aula Frente ao Laboratório de Ensino e à Historia da Geometria. Rio de Janeiro: UAB/CEDERJ/UFF. 2008.

KALEFF, Ana Maria M. R.; HENRIQUES, Almir.; REI, Dulce. M.; FIGUEIREDO, Guilherme. Desenvolvimento do Pensamento Geométrico: Modelo de van Hiele. Bolema – UNESP, (1994), pp. 24-30

LORENZATO, Sérgio. Por que não ensinar Geometria? A educação matemática em revista. Geometria. Blumenau, número 04, p.03-13, 1995. Edição especial. MATHIAS, Carlos E. M. Novas Tecnologias no Ensino da Matemática:

Informática no ensino da matemática: repensando práticas.Rio de Janeiro: NTEM. 2008.

OCHI, F. H. et al. O uso de quadriculados no ensino da geometria. São Paulo: CAEMIME/USP. 5. ed. 2006

OLIVEIRA, Elidiane Pedroso de ; CHAVES, Taniamara Vizzotto . A utilização do software geogebra como ferramenta de ensino no estudo de retas e ângulos. In: II Congresso Nacional de Educação Matemática, 2011, Ijui. II Congresso Nacional de Educação Matemática. Ijui : UNIJUI, 2011. v.

unico. p. 01-11. disponível: em:

http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/cnem/cnem/principal/re/PDF/RE18. pdf acesso em: 24/03/2012.

PIROLA, Nelson A. Solução de problemas geométricos: Dificuldades e

perspectivas. Disponível em:

(9)

ISBN 978-85-87837-31-8

POLATO, Amanda. A tecnologia que ajuda a ensinar. Revista Nova Escola. Nº 223. Editora Abril, p. 52, jun/jul, 2009.

Portal Educacional do estado do Paraná, 2011, Paraná, VERONA, Viviane Aparecida; LOPES, Maria Regina Maciera. Paraná: Dia a Dia Educação. Aplicação da Geometria Espacial em Ambientes Diversos. 20p. http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2455-8.pdf. Acessado em: 25 de março 2012.

SILVA, Marco. Educação presencial e online: sugestões de interatividade na cibercultura. In: TRIVINHO, E. CAZELOTO, E. (Orgs.) A cibercultura e seu espelho [recurso eletrônico]: campo de conhecimento emergente e nova vivência humana na era da imersão interativa. São Paulo: ABCiber; Instituto

Itaú Cultural, 2009. p.90-102. Disponível em:

<http://abciber.org/publicacoes/livro1/a_cibercultura_e_seu_ espelho.pdf>. Acesso em: 24 de março 2012.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Proposta Curricular do Estado de São Paulo: Matemática –Ensino Fundamental – Ciclo II e Ensino Médio. Coord. Maria Inês fini. - São Paulo: SEE, 2008.

Referências

Documentos relacionados

Many large and medium size cities in Europe have large urban distressed areas (LUDAs) suffering from multiple social, economic and environmental, such as degraded housing,

Co-Orientador Prof.. Samain pelo apoio ao meu ingresso no Programa de Mestrado. M~rcius Freire~ Orientador de Programa.. num periodo dificil. Hayd~e Dourado, pelo

Este trabalho limita-se ao estudo de substituições de equipamentos cuja eficiência operacional decresce com o decor rer do tempo, devido â ação do desgaste

A pesquisa pode ser caracterizada como exploratória e experimental em uma primeira etapa (estudo piloto), na qual foram geradas hipóteses e um conjunto de observáveis, variáveis

Estoque de placas para integração Transporte para célula de integração Montagem do produto Transporte para cura Cura Transporte para Burn-in Teste Burn-in Transporte para área de

Levantamento, flutuação populacional e análise faunística das espécies de moscas-das-frutas Dip., Tephritidae em quatro municípios do norte do estado de Minas Gerais.. Tese Doutorado

Para tanto, as ações das personagens principais do conto, Ana e Kiril, foram analisadas em termos de conceitos centrais das teorias da personalidade de Adler e de Freud, tais como

Através da Educação Ambiental, realizar uma trilha de interpretação, investigando o modo pelo qual os sujeitos surdos percebem o ambiente, utilizando os seus sentidos olfato,