• Nenhum resultado encontrado

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA - FBMG

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA - FBMG"

Copied!
73
0
0

Texto

(1)

1

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO – CPA - FBMG

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

Ano Base – 2020

DE ACORDO COM O MODELO DO: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – COMISSÃO NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR – CONAES/INSTITUTO DE ESTUDOS E PESQUISAS NACIONAIS ANISIO TEIXEIRA – INEP

(2)

2

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO INSTITUICIONAL - CPA - 2020

PARTE I - INTRODUÇÃO

A Faculdade Batista de Minas Gerais (FBMG), sediada na Cidade de Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais, é um estabelecimento particular de ensino superior e mantido pelo INSTITUTO PEDAGÓGICO DE MINAS GERAIS LTDA - IPEMIG, inscrito no CNPJ sob o n°. 11.371.257/0001-76, sediada na Avenida Amazonas, n.º 491, 15º andar, Bairro Centro, CEP: 30180-001, em Belo Horizonte - MG, representado legalmente por Maria Lucimary Lage Silva, brasileira, empresária, RG nº. MG-6.329.204, inscrita no CPF (MF) sob o n.º 738.193.796-49.

A FBMG foi fundada em 1999 e está em pleno funcionamento, alcançando êxito e sucesso naquilo que propôs realizar. Iniciou com o curso de graduação em Administração em 2000, o curso de graduação em Ciências Contábeis em 2005, o curso de graduação em Direito em 2006, e o de Bacharelado em Teologia, em 2007, modalidade presencial, o Bacharelado em Teologia, em 2017, modalidade a Distância. Mantém cursos de Pós-graduação Lato-Sensu em Gestão, Direito e Teologia.

Por ser uma Instituição de Ensino Superior, a FBMG, além de ser respaldada pela história dos batistas mineiros na área da educação, já tem alcançado desde o início de suas atividades acadêmicas, uma qualidade ímpar que é reconhecida pela comunidade onde está inserida. Por cuidar e ministrar a educação superior, a FBMG estará encampando e promovendo outros cursos superiores que julgar capaz de implementar, além de capacitações e formações extensionistas, assim como cursos de pós-graduação lato sensu.

A FBMG foi fundamentada na trajetória histórico-educativa do Colégio Batista Mineiro, na experiência significativa de educar, na autonomia didático-científica e na relação existente entre ensino, pesquisa e extensão promulgados na Constituição Federal de 1988 e na nova LDBEN (Lei 9.394/96).

(3)

3 Buscando ampliar seu alcance como instituição superior a FBMG no ano de 2019 teve sua mantença transferida ao INSTITUTO PEDAGÓGICO DE MINAS GERAIS – IPEMIG, que possui mais de dez anos de tradição e reconhecimento em ensino a distância em pós-graduações.

A Comissão Própria de Avaliação da FBMG, instituída para o Biênio 2019/2020, pela PORTARIA No 16, datada de 22 de abril de 2019, passa a formada por 07 (sete) membros, quais sejam:

Bertie Simão de Moura– segmento docente, assumindo também a presidência da CPA;

Celiamara Teixeira Silva – segmento técnico administrativo; Cleide Nascimento Pimentel – segmento técnico administrativo; Maria Regina Velasquez Santos – segmento docente;

Danilo Secon – Segmento docente EaD

Wagno Alves Bragança – segmento docente;

Geraldo Magela de Souza Barroso – segmento discente – Curso EaD; Michel Gonçalves Pimentel – segmento discente – Curso Presencial; Elbert Guimarães Barbosa – Sociedade civil organizada.

Na Faculdade Batista, os integrantes da CPA são responsáveis em levantar, por meio de diversas ferramentas de avaliação, direcionados a cada grupo, informações dos discentes, dos docentes, dos funcionários e da comunidade acadêmica. Semestralmente, a CPA, após a análise dos dados levantados das pesquisas realizadas, elabora relatório para encaminhamento ao MEC e à direção da Faculdade Batista de Minas Gerais, para ciência e providências das necessidades apontadas. Somente com a participação de todos os envolvidos é que a CPA tem conseguido promover o bem-estar e a melhoria da FBMG. Perante a direção da IES, além de emissão de relatório, os resultados práticos da Avaliação Institucional são compartilhados a quem de direito para análise de medidas cabíveis e possíveis de serem tomadas.

(4)

4 Destaca-se que o presente relatório de auto avaliação institucional é relativo ao ano de 2020, conforme nota técnica INEP/DAES/CONSAES Nº 065.

A implantação, o desenvolvimento e o acompanhamento da avaliação institucional, pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), estão intimamente ligados à conquista de melhorias, a fim de consolidar as propostas educacionais da Instituição.

Nesse sentido, a formulação de metas concretas e objetivas possibilitou a avaliação sistemática do processo e dos resultados atingidos, assim como os consequentes ajustes e correções de rumos, em uma permanente busca da qualidade. Coube à CPA a concepção e o desenvolvimento da metodologia dos trabalhos necessários à consecução das metas dirigidas à avaliação dos cursos da Faculdade Batista de Minas Gerais – FBMG.

Por fim, cumpre destacar que as conquistas da CPA são visíveis a cada semestre que se inicia, uma vez que seus resultados têm servido de parâmetros objetivos para a implementação de práticas e métodos de transformação, adequação e qualificação da construção do processo ensino-aprendizado.

A partir da análise dos resultados divulgados a todos os setores pela CPA, a Faculdade Batista de Minas Gerais – FBMG tem buscado a melhoria constante de suas práticas, por meio da qualificação incessante de seu corpo docente, da renovação de seu acervo bibliográfico, do aprimoramento de seus serviços administrativos prestados à comunidade acadêmica, da proposição de cursos, seminários e eventos que integrem seus alunos aos propósitos e propostas de seus cursos, sem, contudo perder o lastro com a comunidade de Belo Horizonte e, por fim, as constantes e sucessivas melhorias em sua estrutura física, em busca de um ambiente agradável e propício à formação dos futuros profissionais das áreas de Teologia, Direito, Administração, Ciências Contábeis, bem como as pós-graduações.

(5)

5 No momento que estamos vivenciando a pandemia do COVID-19 a Faculdade Batista de Minas Gerais – FBMG tem buscado as inovações para melhor desempenho dos alunos.

As estratégias de ensino e aprendizagem aplicadas durante a pandemia do COVID-19, para atender a Portaria nº 343, de 17 de março de 2020, do Ministério da Educação e as Resoluções da Presidência do IPEMIG/FBMG nº 110, de 24 de março de 2020, e 111, de 18 de junho de 2020, principalmente no tocante as seguintes disposições:

As aulas anteriormente ministradas presencialmente passaram a ser ministradas, a partir do dia 25 de março de 2020, na modalidade remota ao vivo pela plataforma “zoom”, no mesmo dia e horário da aula presencial, por meio das tecnologias de informação e comunicação, com a utilização de ferramentas síncronas (via transmissão online – Webconferências, chats, seminários e debates online, que acontecem em horário previamente agendado) com aula mediada pelo professor, e as ferramentas assíncronas (são aquelas consideradas desconectadas do momento real e/ou atual) como materiais disponíveis e acessíveis no sistema de acesso dos alunos.

As atividades foram disponibilizadas na área do aluno, quais sejam: testes, tarefas, listas de exercícios, e-mail, arquivos de conteúdo, vídeos, gravação das aulas. Está sendo utilizada uma combinação entre ferramentas síncronas e assíncronas para oferecer uma boa experiência de ensino, permitindo doses certas de interatividade e autonomia do protagonismo dos nossos estudantes.

As atividades práticas supervisionadas (reais) estão suspensas até nova regulamentação do MEC sobre como as IES deverão proceder. Todavia as práticas supervisionadas (simuladas) permanecem sendo ministradas normalmente durante o período acadêmico, pois as aulas perfazem a carga horária exigida com as atividades extracurriculares.

(6)

6 No período pandêmico estão sendo aplicadas Metodologias Ativas possibilitando ao aluno desenvolver habilidades e competências previstas na DNC e no PPC do curso utilizando:

1) A aprendizagem entre pares e times (TBL): formação de equipes dentro de determinada turma para que o aprendizado seja feito em conjunto e haja compartilhamento de ideias.

2) Aprendizagem Baseada em Problemas: construir o aprendizado conceitual, procedimental e atitudinal por meio de problemas propostos que o expõe a situações motivadoras e o prepara para o mundo do trabalho.

3) Aprendizagem baseada em projetos (ABP): fazer com que os alunos adquiram conhecimento por meio da solução colaborativa de desafios.

PARTE II - METODOLOGIA

O processo da autoavaliação parte sempre da sensibilização da comunidade. Para que a sensibilização ocorra e o processo avaliativo fique claro para todos a CPA elabora um esquema que garante a transparência do processo, a informação clara e fidedigna e as orientações necessárias aos responsáveis diretos pelas ações, além de divulgar amplamente seus resultados.

O diagnóstico consiste na sondagem do ambiente interno para conhecer a instituição. Identificam-se áreas vulneráveis e a solução perpassa uma discussão sistêmica, não apenas com a Direção e Coordenação da IES, mas todos os setores de apoio envolvidos: Manutenção, Coordenação Pedagógica, Núcleo de Educação à Distância, Registro Acadêmico e demais setores da RBE. Esta tem sido a tônica em nossa instituição: o diálogo e a manifesta responsabilidade de todos no bom desempenho da IES, nos indicadores e também na realização cotidiana de uma educação de excelência.

(7)

7 O processo avaliativo poderia configurar-se como mera prestação burocrática de contas ao sistema, desvinculado de qualquer compromisso com a construção de uma qualidade de ensino que possa vir a converter-se em diferencial qualitativo da instituição. A construção de um modelo de ensino competente não se resolve artificialmente. Exige projeto de longa duração. Impõe seriedade na leitura da realidade vigente. Leitura referenciada ao dever-ser institucional. O uso utilitário de medidas restauradoras da qualidade perdida ou pretendida resolve em parte a situação.

O processo de reflexão desencadeado pela avaliação tem como consequência levar toda a Instituição a assumir a responsabilidade efetiva da gestão política, acadêmica e científica. Quando a instituição se conhece e reflete sobre si própria, ela está tomando o seu destino nas próprias mãos. Não deixa que a rotina, as pressões externas ou políticas governamentais determinem as suas prioridades e o seu cotidiano. O autoconhecimento visa o aperfeiçoamento e a melhoria da qualidade do funcionamento da instituição, de suas atividades, das ações desenvolvidas por todos os sujeitos, em todos os processos de ensino, de pesquisa, de extensão e de gestão.

A reavaliação periódica é fruto da reflexão e possibilita que se transforme gradativamente a avaliação em um processo naturalmente integrado à instituição, por meio de atividades que façam parte do seu cotidiano, voltadas para o constante aperfeiçoamento e criando a cultura da avaliação. A avaliação não é processo inerte em um momento determinado do tempo, mas cíclico.

A reavaliação tem como consequência lógica à retroalimentação. Esse processo de constante autoconhecimento e reconstrução institucional é o caminho para a interlocução e mediação com a realidade social. O processo de investigar e produzir conhecimento, de formar profissionais, de qualificar professores, de estender o conhecimento à sociedade, dá-se de uma forma sistemática e continuada.

O Sistema de Avaliação Institucional da Faculdade Batista de Minas Gerais - FBMG, no que tange o processo qualitativo de avaliação, foi desenvolvido considerando a

(8)

8 legislação vigente no sistema educacional e é de grande relevância, pois tem como finalidade avaliar as ações praticadas nos diversos níveis sistêmicos da instituição, a fim de consolidar a essência do seu propósito educacional, qual seja a busca ativa e contínua da excelência de seus resultados, numa perspectiva de totalidade. A Avaliação Institucional é coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA).

O Sistema de Avaliação Institucional da Faculdade Batista compõe-se de três subsistemas: 1 – Subsistema de Avaliação de Desempenho Global; 2 – Subsistema de Avaliação da Gestão; 3 – Subsistema de Avaliação dos Cursos. A consecução dos indicadores de sucesso encontra-se baseada no monitoramento dos planos, projetos e programas desenvolvidos no âmbito da gestão acadêmica, gestão de pessoas, gestão de serviços de apoio, recursos físicos e financeiros e gestão de resultados centrados na primazia da integração e participação, consubstanciados na missão institucional.

O Sistema de Avaliação Interna quantitativo é um instrumento de análise das atividades instituídas, voltado para a consecução dos objetivos estabelecidos e, por ter como meta a excelência do ensino e compreende:

I. A avaliação da Administração Geral; II. A avaliação da Administração Acadêmica; III. A avaliação dos Cursos de Graduação; IV. A avaliação dos Cursos de Pós-Graduação; V. A avaliação dos Cursos de Extensão;

VI. A avaliação da Organização Didático-Pedagógica;

VII. A avaliação de Pesquisas e Elaboração de Trabalhos Científicos; VIII. A avaliação das Infraestrutura Física;

IX. A avaliação da Biblioteca; X. A avaliação dos Laboratórios; XI. A avaliação do Corpo Docente; XII. A avaliação do Corpo Discente; e XIII. A avaliação de Integração Social.

(9)

9 O Sistema de Autoavaliação subdivide-se em três Subsistemas:

I. Subsistema de Avaliação do Desempenho Global; II. Subsistema de Avaliação de Gestão;

III. Subsistema de Avaliação dos Cursos.

O Subsistema de Avaliação do desempenho Global objetiva:

▪ Fixar a relação entre oferta de vagas nos processos seletivos e a utilização das normas no ingresso acadêmico (relação candidato/vaga);

▪ Estabelecer a taxa de evasão e de produtividade dos cursos e o tempo médio de conclusão dos cursos;

▪ Estabelecer a qualificação do corpo docente por curso;

▪ Determinar a relação professores/alunos e funcionários/alunos na Instituição; ▪ Determinar o tamanho médio das turmas por curso e o custo/aluno por curso, envolvendo o conjunto de anuidades;

▪ Estabelecer o tempo semanal de dedicação docente.

O Subsistema de Avaliação de Gestão compreende os seguintes aspectos: ▪ Administração Geral;

▪ Administração Acadêmica; ▪ Integração Social;

▪ Produção Acadêmica.

O Subsistema de Avaliação de Cursos considerará a partir dos padrões de qualidade estabelecidos para cada curso, os seguintes aspectos:

▪ A organização didático-pedagógica configurada no projeto pedagógico do respectivo curso;

▪ A adequação das instalações físicas e infraestrutura de materiais;

▪ A adequação dos laboratórios e outras dependências indispensáveis à execução dos currículos;

▪ A adequação do corpo docente, sua titulação, regime de trabalho e dedicação; ▪ A Biblioteca, seu acervo, regime de funcionamento, informatização e articulação

(10)

10 Complementa a Avaliação Institucional o Sistema de Gestão Participativa (GAP) já aplicado na IES. De acordo com o Sistema, o formulário fica disponível no campus da IES e pode ser encaminhando-o via e-mail ou pessoalmente para a CPA. A partir daí, inicia-se um processo formal, no qual o representante da CPA encaminha a solicitação ao setor responsável que tomará ciência e as providências necessárias para resolução da questão posta. Além do GAP, a Direção da CPA mantém grupo de WhatsApp com os representantes de turma a fim de agilizar as demandas mais urgentes.

No ano de 2016, com base na proposta da própria CPA, inaugurou-se um sistema bifásico de avaliação, que permanece sendo adotado, que se constitui a partir de 2 (dois) olhares: Uma primeira avaliação quantitativa, na qual todos os alunos são convidados a participar da avaliação, com participação de aproximadamente 70% (setenta por cento) do corpo discente e aproximadamente de 90% (noventa por cento) de adesão do corpo docente. Em um segundo momento, os dados da avaliação quantitativa são levados, ao fórum de representantes de turma, que tem atuação permanente e constante na IES. A metodologia revela-se extremamente rica, na medida em que é possível obter detalhes e compreender exatamente os anseios de nossa comunidade acadêmica, a fim de produzir um relatório bastante completo e encaminhá-lo aos Dirigentes da IES e da Rede de Educação, em busca de ações assertivas por parte do corpo diretor.

PARTE III – DESENVOLVIMENTO

EIXO 1 – PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Dimensão 8: Planejamento e Avaliação

A FBMG realiza a avaliação do desempenho docente e dos serviços institucionais semestralmente, considerando ser esse requisito fundamental para subsidiar proposições de melhorias, tais como as que impliquem em capacitação docente, acompanhamento psicopedagógico, revisão de contratos docentes e designação

(11)

11 semestral para disciplinas do curso, manutenção ou interferências no quadro docente, melhorias da infraestrutura física e de serviços, entre outras. A avaliação da FBMG é um compromisso de envolvimento, de legitimidade e de globalidade do diagnóstico a ser realizado gradualmente, percorrendo todos os eixos e atores envolvidos no processo de construção da qualidade da instituição com o objetivo de oportunizar diagnóstico e proposições pontuais de melhorias dos processos e procedimentos.

Após a coleta e tratamento dos dados obtidos, os resultados da avaliação institucional são apreciados pelo Conselho Acadêmico e Direção da FBMG, devolvidos aos atores do processo por meio de reuniões com docentes e responsáveis pelos setores de apoio, oportunidade em que são elaboradas proposições de melhorias que, após condensadas, passam a incorporar as práticas institucionais.

A partir do ano de 2016 (dois mil e dezesseis) e seguintes, a FBMG assumiu uma postura dicotômica na avaliação institucional, buscando alternância entre mecanismos qualitativos e quantitativos de avaliação.

A CPA, com base nos resultados e análise comparativa com outras Avaliações Institucionais de anos anteriores, reúne-se periodicamente para estabelecer as diretrizes gerais da Avaliação Institucional e outros mecanismos de atuação, sistematização e determinação - ouvidas as partes envolvidas - os critérios e metodologias aplicáveis ao processo avaliativo e, após o processo de coleta de dados, para analisar os relatórios de autoavaliação da infraestrutura e serviços oferecidos, do corpo docente, coordenadores, direção e corpo técnico-administrativo da IES, avaliar o cumprimento dos objetivos e metas da Instituição e propor medidas de aperfeiçoamento.

A partir das ações de avaliação e dos diagnósticos efetuados, a FBMG tem atuado em processos de capacitação para aperfeiçoar a atuação dos docentes contemplando questões vinculadas a apropriação de competências profissionais, didática de ensino, concepções e práticas de avaliação, atuação interdisciplinar, oficinas de elaboração

(12)

12 de planos de ensino a partir de nova modalidade de planejamento da ação pedagógica.

Nos últimos anos a instituição efetuou, ainda, melhorias em salas de aula, ampliação do acervo da Biblioteca, inclusive o virtual, investimento em laboratórios e em espaços de atendimento, aperfeiçoou serviços disponibilizando-os online, criou o serviço de ouvidoria (inclusive via chat) e o centro de atendimento ao aluno (CAA), entre outras ações. Ou seja, as avaliações têm sido efetivamente utilizadas como ferramentas para aperfeiçoamento contínuo da melhoria da instituição.

EIXO 2- DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL

Dimensão 1: Missão e Plano de desenvolvimento Institucional

O cumprimento de diretrizes, objetivos e metas que orientem a consecução do PDI e adequações, revisados pelo Conselho Acadêmico, é feito sobre o status de cada meta estabelecida visando a um melhor funcionamento da instituição, pois tal revisão implica em pensar as ações antes de executá-las, implementando melhorias contínuas e, depois, com o objetivo de avaliar, aperfeiçoando o processo.

A atividade de planejamento constante no desenvolvimento das ações operacionais da Faculdade Batista de Minas Gerais é organizada por meio de Planos Operacionais (ferramenta de gestão) com o objetivo de racionalizar a utilização de recursos humanos e materiais, para melhorar o grau de eficiência interna (planejamento dos meios). Tais Planos Operacionais têm como alicerce:

• Flexibilidade e dinamicidade, simplicidade, clareza e coerência; • Abrangência, abarcando todos os níveis da estrutura organizacional;

• Objetividade, visando o alcance de metas claras e possíveis de acompanhamento e medição.

De modo a viabilizar o bom uso das avaliações internas e externas e promover ações corretivas, a Faculdade Batista de Minas Gerais, tanto no aspecto administrativo, quanto no acadêmico, utiliza-se dos seguintes mecanismos:

(13)

13  Análise de informações acadêmicas, de resultados das avaliações internas e externas e de dados gerenciais da instituição para diagnóstico e elaboração de proposições das ações corretivas necessárias a cada semestre;

 Implementação de melhorias didático-pedagógicas e gerenciais através de reuniões de capacitação, de socialização das normatizações estabelecidas e das ações corretivas a serem implementadas, com a equipe técnico-administrativa e docente;

 Análise e avaliação periódica de documentos normativos que orientem os processos institucionais e de instrumentos e mecanismos de planejamento, avaliação e controles, empreendendo melhorias nestes.

Dimensão 3: Responsabilidade Social da IES.

A FBMG é uma instituição de ensino, que destina representativa parcela de sua receita a bolsas de estudos a alunos carentes, nas formas de gratuidade total e parcial.

A Bolsa Social tem o objetivo de atender alunos em situação de vulnerabilidade pessoal e social. A situação socioeconômica do grupo familiar do aluno é avaliada a partir de critérios estabelecidos pela legislação pertinente. São utilizados instrumentos objetivos para essa avaliação, como o preenchimento de formulários, apresentação de documentação, entrevistas, visitas domiciliares e análise técnica, sob os cuidados do setor de assistência social.

Esse processo é de responsabilidade de um profissional de Serviço Social da instituição e está sujeito a fiscalização do Conselho Nacional e Municipal de Assistência Social e Receita Federal do Brasil. Além das bolsas de Estudo Social, das bolsas em parceria com os Sindicatos SINPRO-MG, SAAE-MG, Bolsa Família, Convênios Corporativos e Bolsa para Ex-Alunos, a FBMG também oferta bolsas do PROUNI.

(14)

14 Dentre as muitas ações que priorizam a responsabilidade social da FBMG, importante destacar que:

• A FBMG mantém o Juizado de Conciliação e Mediação, o Núcleo de Prática e Assistência Jurídica (NPAJ), o Núcleo de Pesquisa e Estudos em Mediação de Conflitos (MEDIANDO), o Núcleo de Justiça Restaurativa (em parceria com o Ministério Público e Tribunal de Justiça de Minas Gerais) e a Monitoria, esse último, com o incentivo de bolsa de pesquisa e de iniciação científica, aos alunos participantes.

Em função do reconhecimento da comunidade pelo trabalho desenvolvido na FBMG temos firmado convênios para ações de parceria com mais de 120 (cento e vinte) segmentos representativos de órgão públicos e da iniciativa privada.

Esses convênios oportunizam descontos aos estudantes e seus familiares e, em contrapartida, possibilitam a participação de profissionais diferenciados representantes dos conveniados nos eventos da instituição, por meio do compartilhamento de cases de sucesso, da disponibilidade de visitas técnicas e de vagas de estágio para estudantes da FBMG.

EIXO 3 – POLÍTICAS ACADÊMICAS

Dimensão 2: Politicas para o ensino, a pesquisa e a extensão.

A Faculdade Batista de Minas Gerais, em consonância com o estabelecido para a gestão do PDI e de modo a garantir a aplicação das políticas estabelecidas nesse instrumento, utiliza ferramenta de gestão de acompanhamento do status das ações propostas para o alcance das metas institucionais, avaliando-as a cada semestre, empreendendo melhorias contínuas e garantindo que estejam devidamente coerentes com o proposto no PDI e com seus referenciais de qualidade.

Em cumprimento aos objetivos e metas estabelecidos em seu PDI, a FBMG, por meio da CPA, tem aplicado avaliações semestrais, com a finalidade de obter informações

(15)

15 sobre o processo de ensino-aprendizagem e a partir do retorno, elaborar o plano de capacitação docente, que se efetiva no início de cada semestre acadêmico, com reuniões e disponibilização de material de conteúdo didático-pedagógico, visando ao aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem.

São efetivadas reuniões entre os profissionais da FBMG e especialistas de outras instituições, a fim de promoverem o aperfeiçoamento dos conhecimentos didático-pedagógicos e de técnicas de ensino aprendizagem aplicáveis nos ambientes de produção do conhecimento. Além disso, nessas reuniões, são propostas reflexões sobre projetos interdisciplinares e transdisciplinares a serem desenvolvidos e demais práticas a serem partilhadas, como a monitoria, extensão, pesquisa, além da promoção de espaço propício à publicação de artigos em revistas e livros e visitas técnicas visando sempre o aperfeiçoamento e a melhoria na qualidade do curso.

A instituição aperfeiçoa e disponibiliza, semestralmente, o Guia do Docente, em que há, entre outras, orientações sobre o perfil do docente conforme requerido pela instituição, itens de avaliação docente, atribuições, competências regimentais, considerações relativas a prática pedagógica, instâncias de suporte ao processo de ensino-aprendizagem, sendo que tais orientações são aperfeiçoadas e reconstruídas tendo por base os resultados das avaliações efetivadas, tanto no que tange as observações dos discentes, quanto as dos coordenadores, relativas a dinâmica de rotina dos processos acadêmicos.

Os coordenadores de curso atuam interagindo cotidianamente com os docentes e discentes, no sentido de monitoramento e aperfeiçoamento constante das rotinas vinculadas ao processo de ensino-aprendizagem, principalmente aquelas indicadas pelo resultado das avaliações encaminhadas pela CPA, aos setores.

São efetivadas aulas inaugurais e fóruns sobre temas transdisciplinares semestralmente, com efetiva participação dos alunos e docentes, oportunizando discussões relevantes e oportunas. As ações extensionistas efetivadas pelo Núcleo

(16)

16

Núcleo de Justiça Restaurativa, além das formações e capacitações em diversas

áreas, geram grande impacto na comunidade acadêmica e no entorno da IES, a medida em que enriquecem as práticas pedagógicas da sala de aula, a formação dos educandos e a participação da sociedade como um todo.

As contribuições do Projeto de Ética e Caráter, desenvolvido pela instituição através das várias frentes e iniciativas envolvendo esta temática na IES, a exemplo de reuniões, fóruns, eventos, e atendimentos diversos, fomenta a formação de profissionais comprometidos com a justiça social e a integridade, com vistas a uma ação transformadora da sociedade.

A extensão oportuniza o incremento da reflexão, a partir dos questionamentos trazidos pelos diferentes segmentos atingidos.

Destaca-se o núcleo de mediação, que reiniciou seus trabalhos em 21 de setembro de 2011 e, hoje, amadurecido, como órgão proponente na instituição, realiza a capacitação e preparação constantes de alunos mediadores-pesquisadores, através da publicação de edital de pesquisa para a comunidade acadêmica.

Outras importantes ações são empreendidas pelo setor do Núcleo de Prática e Assistência Jurídica, como, por exemplo, o atendimento jurídico de casos visando a instauração de procedimentos judiciais, atendimento de casos através conciliações, mediações, os círculos restaurativos, judiciais (em parceria com o TJMG) e extrajudicialmente, projeto de extensão em Mediação de Conflitos Hospitalares (convênio realizado com o Hospital São Francisco), entre outros projetos, não menos relevantes.

Importante destacar que no ano de 2020 em razão da pandemia do COVID-19, não houve atendimento pessoal aos assistidos do NPAJ-FBMG, evitando maiores contatos físicos, como também por medidas de saúde pública adotada pelos Decretos Municipais. Mas, os acompanhamentos processuais foram realizados e respeitados todos os prazos exigidos.

(17)

17 Além disso, os alunos matriculados nas disciplinas de estágio supervisionado (7º, 8º, 9º e 10º períodos) participaram ativamente e elaboraram petições iniciais e/ou intermediárias para os processos em andamento, com supervisão da coordenação e dos advogados do NPAJ-FBMG; acompanharam andamento processual, emitiram pareceres e participaram de audiências virtuais. Em dezembro de 2019 o NPAJ-FBMG contava com 301 processos judiciais ativos e 57 processos concluídos após sentença.

CEAP (Centro de Estágio e Apoio Profissional) da FBMG - O CEAP a partir do mês de agosto de 2017 passou a centralizar todos os requerimentos de estágios dos alunos matriculados nos cursos de Direito, Teologia, Administração e Ciências Contábeis. A alteração, propiciou maior celeridade nos processos de regularização de Estágios, Avaliações Periódicas das Atividades de Estágio, assinatura dos Aditivos contratuais de estágios e Rescisões de Contratos de Estágios. O CEAP trabalhou em parceria com as coordenações orientando todos os alunos da FBMG por e-mail, telefone e/ou pessoalmente sobre as regras impostas pela legislação para regulamentação dos estágios obrigatórios e não obrigatórios. Periodicamente, mesmo quando não solicitado pelas coordenações, o CEAP comunica aos coordenadores sobre inconsistências nos documentos de estágios protocolizados pelos alunos. O CEAP mantém arquivo de documentação dos Estágios.

O projeto de pesquisa intitulado Da implementação das formas não adversariais de

conflitos envolvendo direitos disponíveis e a construção do Estado Democrático de Direito, foi incorporado aos trabalhos do núcleo e a pesquisa e a prática da mediação

de conflitos acontecem concomitantemente, além de parcerias com instituições que carecem do apoio, prestado pela comunidade acadêmica. O Núcleo de Mediação e de Justiça Restaurativa promovem semestralmente cursos de capacitação dos alunos para atuação nos meios não adversariais de conflitos, inclusive no próprio núcleo de prática e assistência jurídica, além de atender a outros parceiros como associações de bairros, igrejas e ONGS.

(18)

18 Como proposta de conexão maior com o mundo social, cultural e econômico a FBMG iniciou, em 2018, o projeto CAPACITAÇÃO, com a presença de docentes e discentes, a fim de proporcionar momento de diálogos, reflexões e interação entre alunos, cursos e professores, envolvendo abordagens de relevância social e cultural. Foram realizados diversos seminários temáticos que, trouxeram ao debate temas relevantes e afinados aos clamores da comunidade acadêmica, proporcionando, aos envolvidos um ambiente propício à experiência educacional.

Destaca-se, ainda que, os Cursos de Pós-Graduação são organizados e ministrados por professores igualmente comprometidos com os valores da instituição e são operacionalizados nos mesmos moldes da graduação, em termos de diretrizes e processos de avaliação e melhorias contínuas. Atualmente com cursos de pós-graduação nas áreas de Direito, Negócios e Teologia.

Ressalta-se também o aumento de cursos de pós-graduação disponíveis aos alunos da IES e ofertados pela mantenedora IPEMIG, Instituto com mais de 10 anos em experiência de sucesso em oferta de cursos EAD de pós-graduação.

A Faculdade Batista de Minas Gerais implantou a Pós-Graduação Lato Sensu em Direito de Família, Sucessões e Processo Civil e a Pós-Graduação direito Público e os Regimes Previdenciários – on-line síncrono, com carga horária de 420 h.

A FBMG adota a plataforma A.V.A., como instrumento de capacitação dos alunos na metodologia semipresencial, oportunizando ao corpo discente da IES, as competências e habilidades, hoje, exigidas da maioria dos profissionais, como autonomia e autoconhecimento. Vale ressaltar que a FBMG é uma das poucas Faculdades no Brasil a receber nota 5 (cinco) no Credenciamento em EAD da IES, fruto do trabalho e comprometimento com a qualidade e excelência do Ensino, não só presencial, mas semipresencial e EAD.

(19)

19 Dimensão 4: Comunicação com a sociedade / Dimensão 9: Política de atendimento aos discentes.

A instituição dispõe de mecanismos de comunicação com a sociedade realizado pelo setor de MKT, tais como site, facebook, Instagram, e-mails de todos os setores devidamente divulgados e acessíveis a comunidade e demais setores de apoio. O site é atualizado semanalmente com informações das atividades desenvolvidas por docentes e discentes e demais programações da rotina da instituição. Além disso, a IES passou a adotar, o chat online e criou o Centro de Apoio ao Aluno, setor direcionado exclusivamente a acompanhar o aluno desde de sua inscrição no processo seletivo, até sua formatura na IES.

O serviço de Ouvidoria (Fale Conosco) da FBMG é atividade diretamente subordinada à Direção da FBMG, sendo responsável pelo aperfeiçoamento do serviço institucional junto aos segmentos da sociedade civil e aos diversos setores da Faculdade. Atende aos usuários pessoalmente, por telefone, ou via chat, de segunda à sexta-feira, das 13 às 17 horas e das 18 às 22 horas, ou por e-mail, através do formulário e-mail: ouvidoria@fbmg.edu.br.

São objetivos do serviço de Ouvidoria da FBMG: Assegurar a participação da comunidade na instituição em vista do aperfeiçoamento das atividades nela desenvolvidas; Garantir ao cidadão/usuário/aluno resposta às suas manifestações; Atuar com autonomia, transparência, imparcialidade e de forma personalizada no controle da qualidade dos serviços e no exercício da cidadania; e encaminhar as demandas sobre o funcionamento administrativo e acadêmico da Faculdade, com o fim de contribuir para uma gestão institucional mais eficiente. Os setores envolvidos nas demandas terão até 5 (cinco) dias para manifestar-se sobre cada assunto, contados a partir da comunicação do serviço de Ouvidoria.

A Ouvidoria pode ser utilizada: por estudantes, servidores, docentes, técnico-administrativos e pessoas da comunidade externa. A Ouvidoria da FBMG encaminha à Diretoria, semanalmente, informações sobre o tipo de ocorrência, a unidade

(20)

20 envolvida, a situação apresentada e a resposta dada ao solicitante. Além disso, o IES desenvolveu a oportunidade de manifestação sem identificação no serviço, o que possibilita que o interessado possa manifestar-se sem ser identificado, abrindo mais esta possibilidade àqueles que temem a identificação.

O Serviço de Ouvidoria visa: a) assegurar a participação da comunidade na instituição em vista do aperfeiçoamento das atividades nela desenvolvidas e garantir ao cidadão/usuário resposta às suas manifestações; b) encaminhar as demandas sobre o funcionamento administrativo e acadêmico da Faculdade Batista a seus respectivos cursos, com o fim de contribuir para uma gestão institucional mais eficiente.

Além da ouvidoria, os colaboradores, o corpo discente e docente da FBMG podem enviar suas sugestões, elogios, críticas e reclamações ao e-mail da Comissão Própria de Avaliação (cpa@fbmg.edu.br) que providencia o devido encaminhamento, com retorno ao requerente.

A FBMG cumpre sua política para atendimento ao corpo discente atuando junto ao aluno como suporte em sua trajetória no ensino superior. Para tanto desenvolve mecanismos que promovem condições socioeconômicas que viabilizam a permanência dos alunos de baixa renda na Instituição. A FBMG disponibiliza bolsas de Estudo Sociais, em parceria com vários órgãos e instituições como os Sindicatos SINPRO-MG e SAAE-MG, Bolsa Família, Convênios Corporativos, Bolsa para Ex-Alunos e Bolsa para a pesquisa.

A instituição conta com mais de 120 (cento e vinte) convênios assinados, sendo que entre esses convênios, temos vários com instituições públicas, do governo Federal, Estadual e Municipal, diversos convênios com instâncias militares e outras tantas especificamente relacionadas a demais instituições e empresas para obtenção de estágios e oferta de percentuais de bolsas de estudo, com vistas à melhor formação de seus alunos, objetivando o seu preparo para ingresso no mercado de trabalho. A FBMG garante o acesso dos egressos a eventos da Instituição, promove cursos de pós-graduação, reservando vagas e ofertando incentivos para egressos, cria

(21)

21 mecanismos de vínculo entre egressos e Instituição e utiliza política de fomento à educação continuada.

Através do Projeto CEAP – Centro de Estágios e Aperfeiçoamento Profissional (CEAP) a Faculdade Batista promove a aproximação do aluno com o mercado de trabalho, estabelecendo uma rede de contatos e parcerias, tendo por objetivo oportunizar a divulgação de vagas de estágio e de colocação profissional.

Eixo 4- POLITICAS DE GESTÃO

Dimensão 5: Politicas de Pessoal / Dimensão 6: Organização e Gestão da IES.

A Faculdade Batista de Minas Gerais entende que a capacitação docente é um dos pilares da melhoria da qualidade do ensino e do aperfeiçoamento didático-pedagógico dos Cursos, portanto investe nesta capacitação continuada promovendo cursos semestrais, que em sua preparação têm por base, os diagnósticos realizados através das avaliações docentes. Além das capacitações continuadas a instituição subsidia até 10% de seu corpo docente na formação em cursos de pós-graduação strictu

senso, com bolsas de até 70 %.

A Faculdade Batista de Minas Gerais investe no aprimoramento técnico pedagógico de seus professores, viabilizando as iniciativas de capacitação, desde que cumpram duas condições básicas: enquadrem-se nas áreas prioritárias definidas pela própria Faculdade e estejam respaldadas pelos aspectos legais inerentes à questão.

A FBMG tem trabalhado na consolidação de um quadro docente titulado e altamente qualificado que responde em qualidade e quantidade o exercício de suas funções, tem aperfeiçoado o Plano de Carreira Docente – que contém as regras de ingresso, progressão, direitos e deveres dos docentes; selecionado profissionais já titulados e disponíveis no mercado, mediante seleção criteriosa; atuado sistematicamente numa política interna de qualificação de recursos humanos, a partir da avaliação interna semestral, sobre temas estabelecidos através da identificação de demandas da avaliação realizada, implementando a oferta de programas de qualificação próprios;

(22)

22 racionaliza os quantitativos de professores concentrando e disponibilizando maior volume de horas-aula para os professores com avaliação de excelência, dentro dos limites possíveis e viáveis, valorizando e aumentando os ganhos remuneratórios e os níveis de satisfação.

A valorização das atividades dos funcionários técnico-administrativos também é efetuada visando contemplar o desempenho e formação do colaborador, de modo que a instituição oferta bolsas de até 70% para a formação destes nos cursos da Faculdade, implementa a oferta de programas de qualificação próprios voltados à atuação específica, cursos de relações interpessoais para o bom desempenho profissional; atualização de conhecimentos na área da informática e atua no sentido de desenvolver e reter talentos, bem como possibilitar a ascensão de carreira dentro do próprio quadro da instituição.

A administração da FBMG, de acordo com seu Regimento Interno da Faculdade Batista de Minas Gerais, é de responsabilidade, em função executiva, da Direção e tem como instância colegiada a Direção Superior – órgão superior administrativo da Faculdade, constituído pelo Diretor, Coordenadores de Curso, Secretário Geral e pelo Diretor Geral do IPEMIG e tem como atribuições definições administrativas de caráter estratégico.

Na Estrutura da FBMG o Conselho Acadêmico, é órgão deliberativo, normativo e consultivo superior em matéria acadêmica, pedagógica e/ou científica. Este conselho é formado pela Coordenação Pedagógica, os coordenadores dos cursos oferecidos pela Faculdade e presidido pelo diretor da Faculdade. Reúne-se quinzenalmente e tem ação de grande importância na condução dos processos de seu âmbito de atuação. Como órgão consultivo e deliberativo estará o Colegiado de cada curso, formado pelo coordenador, por três representantes dos docentes e por um representante dos discentes. As Reuniões do Colegiado de curso acontecem bimestralmente em convocações relacionadas a temas eventuais de relevância para o Curso. A coordenação do curso é representada pelo seu coordenador, e atua como

(23)

23 órgão executivo e recursal, em primeira instância, concernente à matéria acadêmica, pedagógica e/ou científica do curso.

A Faculdade Batista de Minas Gerais conta ainda, com a Comissão Própria de Avaliação (CPA) Institucional, que é formada por 02 (dois) representantes do segmento técnico-administrativo, por 03 (três) representantes dos docentes do curso, por 02 (dois representantes dos discentes e por 01 (um) representante da sociedade civil organizada e 01 (um) presidente da CPA.

Essa Comissão utiliza-se da autoavaliação institucional como o instrumento pelo qual a Faculdade afere a qualidade da educação superior, a orientação da expansão da sua oferta, o aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social e, especialmente, a promoção do aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais da Faculdade. Os resultados da avaliação institucional são utilizados para decisões relativas a melhorias contínuas a serem implementadas em setores de atendimento, na prestação dos diferentes serviços e no processo de ensino-aprendizagem. Os coordenadores apresentam os dados conclusivos das avaliações dos docentes, estabelecendo metas de aperfeiçoamento, bem como consenso de ações a serem tomadas de modo colegiado para melhoria educacional dos resultados dos cursos.

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é o órgão responsável pela autoavaliação institucional na FBMG. Desta forma, objetiva a democratização do diálogo dos atores envolvidos pela instituição, ou seja, os professores, alunos, colaboradores e sociedade, como forma de conhecimento dos processos educacionais, pedagógicos, organizacionais, repensando os objetivos, modos de atuação, estudando, propondo e implementando mudanças no cotidiano acadêmico e na gestão institucional.

Assim os alunos da Faculdade Batista de Minas Gerais participam ativamente do processo de melhoria de nossa Instituição utilizando-se do formulário do GAP (Gestão Acadêmica Participativa) disponível no site da IES.

(24)

24 Esse formulário do GAP é direcionado ao representante de turma de cada sala, quando há ocorrências relativas à satisfação, atrasos e faltas de docentes e a comunicação sobre a prestação de serviços de nossa Instituição que implique em processo de melhoria.

O representante de turma encaminha o formulário para a Coordenação do seu Curso para as providências necessárias.

Considerando que a instituição trabalha com cursos noturnos, os alunos, por deliberação própria, não dispõem de tempo para dedicarem-se às organizações estudantis, portanto a participação estudantil se dá através do Conselho de Representantes de Turma que se reúne com a coordenação do curso para discutir temas relativos a organização dos fóruns acadêmicos, para apoiar a execução de avaliações docentes, para a organização dos jogos estudantis e demais assuntos relativos a melhorias no curso. A parceria tem se tornado cada vez mais frutífera com interação, inclusive através de grupo de WhatsApp.

A FBMG, utiliza alguns instrumentos de gestão, tais como mapeamento, otimização e normatização de processos e planejamentos operacionais, como ferramentas para acompanhamento das rotinas e garantia de melhoria contínua da qualidade.

Dimensão 10: Sustentabilidade Financeira

O grupo IPEMIG esforça-se para atender a legislação visando a oferecer o maior número possível de benefícios a alunos carentes, empenhando-se em aplicar da forma mais eficiente possível os recursos financeiros necessários para isso.

A sustentabilidade financeira do IPEMIG e da FBMG é garantida por todos os elementos contemplados acima, ou seja, o suporte, escala e recursos oferecidos por todo o sistema organizacional do IPEMIG; a baixa capacidade ociosa possível pelo compartilhamento de ativos e de atividades meio entre as várias unidades de negócio do IPEMIG; as receitas advindas das mensalidades escolares pagas pelos alunos.

(25)

25 De acordo com a Política Financeira estabelecida no PDI, a FBMG considera como essencialmente relevantes para a excelência do processo de ensino-aprendizagem a alta performance de seu corpo docente, portanto, prima por manter rigoroso acompanhamento de seu quadro, de modo que haja excelência nos projetos de extensão, de estágios e atividades acadêmicas, etc, de modo eficaz, embora evitando ultrapassar os percentuais estabelecidos para uma gestão saudável da instituição.

De igual modo, como estabelecido nas metas financeiras institucionais a FBMG tem exercido controle da aplicação das normatizações relativas a concessão de bolsas dentro dos percentuais estabelecidos no orçamento. Há controle do orçamento, utilizando-se medidas compensatórias para que os percentuais estabelecidos sejam mantidos na avaliação anual.

Com relação aos investimentos a instituição tem primado pela atualização da biblioteca e de seus de laboratórios, bem como tem investido na melhoria da estrutura de suporte aos discentes e docentes. A instituição atua com relação ao controle da inadimplência e evasão, com ações sistemáticas, rigorosas e eficazes para o desenvolvimento de uma cultura de adimplência.

Utiliza ferramentas de gerenciamento de resultados da gestão, para manter visão clara das ações corretivas necessárias e tem atuado na busca de recursos para o suprimento das necessidades institucionais (parcerias, convênios, apoio através de projetos governamentais, etc).

Há um trabalho de conscientização constante dos colaboradores quanto as metas e indicadores de modo que haja comprometimento de toda a equipe para que se atinjam os objetivos institucionais. A Instituição tem ampliado gradualmente o Sistema de Informações Gerenciais da Faculdade Batista de Minas Gerais, incluindo o levantamento e acompanhamento de custos, de maneira que seja uma eficaz ferramenta de gestão.

(26)

26 EIXO 5- INFRAESTRUTURA FÍSICA

Dimensão 7 – Infraestrutura Física

O campus da instituição dispõe de 19.800 m² de área e desses 8.000 m² de área construída, com quatro auditórios, espaço amplo de convivência e uma infraestrutura física privilegiada. A instituição dispõe de ampla sala de professores e sala de apoio no prédio da Administração da FBMG, trata-se de sala ampla, arejada e bem iluminada, com mais de 32,00m², sofás, mesas, cadeiras, lixeiras, computadores, bebedouros, ventiladores, espaço para lanche, quadro de avisos e armários individuais.

Os professores possuem espaço reservado para atendimento aos alunos. São 04 gabinetes com mesa e cadeiras, com disponibilidade de conexão via internet, que favorecem o apoio aos alunos e individualizam o atendimento.

As salas de aula existentes nos Prédios I e III da Faculdade, num total de 30, possuem adequado espaço físico ao número de alunos autorizados para a Instituição e boa acústica. Possuem iluminação artificial, compatível com o turno de funcionamento – noturno, recebendo manutenção e análise de luminosidade periódicas. Salas amplas, com alto pé-direito, favorecendo a ventilação e circulação de ar, contando ainda com ventiladores de teto e ar condicionado para dias mais quentes. A ventilação de cada sala, em geral, é feita através de quatro janelas, medindo em média 4m2. A maioria delas já consta com aparelhos de ar condicionado para os dias mais quentes, cada vez mais comuns na região, conhecida anteriormente pelo clima ameno.

Para garantir um maior conforto para alunos e professores, a capacidade máxima admitida em cada sala será de 50 alunos. São equipadas com mobiliários novos, cadeiras ergonômicas, quadros brancos, utilizados com pincéis especiais, de alta qualidade, além de aparelhos de multimídia disponibilizados em todas salas aula. Recebem limpeza diária, através de pessoal especializado, e dispõem de lixeiras, a fim de manter a conservação. Contam ainda com manutenção periódica de pintura,

(27)

27 lavação, cera, dedetização, dentre outros, feitos com materiais de limpeza específicos, inclusive para os quadros brancos.

A Faculdade Batista dispõe de cinco laboratórios de informática com equipamentos de última geração, acesso à internet, aplicativos offices, simulação de ambientes de virtualização para atender as necessidades mercadológicas, monitores de plantão permanente e todo o suporte tecnológico necessário aos processos de ensino-aprendizagem. Dispõe ainda de parcerias acadêmicas com IBM, quatro salas com lousa interativa e acesso a rede wireless.

A Biblioteca Central do Sistema Batista Mineiro de Educação foi inaugurada em 2003 e abriga um acervo de 24.776 títulos e 72.371 exemplares, divididos em: 1) Obras: Títulos: 24.527 e 69.810 exemplares e 2) Periódicos: Títulos: 249 e 2.561 exemplares disponíveis aos leitores do Colégio Batista Mineiro, Escola Batista de Idiomas e Faculdade Batista de Minas Gerais.

Seu acervo especializado é composto por bibliografias nas áreas de Administração, Banco de Dados, Contabilidade, Direito, Redes de Computadores e Teologia disponíveis para empréstimo. A Coleção Especial é composta por obras de conteúdos gerais com enfoque na área de Teologia. Possui obras em latim, inglês, francês, espanhol e línguas indígenas.

Em seu espaço disponibiliza mesas e cadeiras para estudo, cabines individuais de estudo e quatro salas para estudo em grupo.

A Biblioteca possui parceria com outras bibliotecas universitárias, dentre elas o Sistema de Bibliotecas da UFMG, a fim de oferecer o acesso a uma maior quantidade de obras com conteúdo de qualidade para a formação acadêmica.

O acervo é informatizado e dispõe de consulta ao catálogo online e bases de dados por meio de três terminais de autoatendimento com livre acesso aos usuários.

(28)

28 Dentre os serviços prestados pela Biblioteca Central estão:

• empréstimos de obras bibliográficas e mídias digitais; • empréstimo de obras de bibliotecas parceiras;

• renovações online;

• orientação para pesquisa na hemeroteca dos Jornais Batistas; • orientação para pesquisa em bibliotecas virtuais;

• auxílio na pesquisa bibliográfica nos catálogos da Biblioteca Central e bibliotecas parceiras;

• treinamento de usuários;

• envio por e-mail de clipping semanal de notícias.

O Setor conta com uma grande equipe preparada para atender o público das 7h15 às 21h50 durante os dias de semana e, aos sábados, das 8h00 às 12h00. Essa equipe desenvolve, viabiliza e gerencia a execução das tarefas pertinentes aos serviços prestados à comunidade acadêmica da Faculdade Batista de Minas Gerais.

O Núcleo de Atendimento a Comunidade dispõe de um espaço com ambientes específicos que propiciam a realização de experiências profissionais para aproximadamente 200 alunos (1 sala de recepção e protocolo; 01 sala de espera; 03 gabinetes de atendimento; 01 sala de supervisão; 01 sala para realização de atendimentos diversos.

A instituição possui instalações planejadas e/ou adaptadas de acessibilidade para portadores de necessidades especiais ou com mobilidade reduzida garantindo assim a mobilidade com autonomia e segurança e as conquistas sociais e do conceito de cidadania. Busca constantemente sanar/minimizar as barreiras físicas, sistêmicas e atitudinais, conforme citado abaixo: Entrada exclusiva paralela às catracas de acesso, corrimão nas escadas, banheiros exclusivos com vaso sanitário especial e barra de apoio, elevador plataforma, rampas de acesso aos prédios e salas, laboratórios de informática no térreo com rampa de acesso e com monitor de 17’, salas de aula amplas, passarelas que dão acesso aos pátios, com rampas. Vagas especiais no estacionamento nas entradas da Rua Pomblagina e Rua Varginha, 630. O campus da

(29)

29 FBMG, recebe periodicamente novos investimentos para torna-lo ainda mais adaptado para pessoas com necessidades especiais, com melhorias visíveis para toda a comunidade acadêmica.

No período de enfrentamento da pandemia COVID-19 as aulas estão sendo ofertadas pelo sistema ZOOM – on-line síncrono, sem perder o foco no aprendizado, com os professores imbuídos na participação dos alunos e disponibilizando todo o conteúdo escrito por intermédio de e-mails e outros meios de comunicação.

PARTE IV- ANÁLISE DOS DADOS E DAS INFORMAÇÕES 4.1. Formas de análise e tratamento dos dados

Os dados coletados receberam tratamento estatístico e foram organizados em gráficos e tabelas.

(30)

30 ANO DE 2019

(31)

31 GRÁFICOS 2019 PARA ESTE ITEM: CORPO DISCENTE AVALIA CURSOS

(32)

32

Arthur Jose Ramos Gasperoni

Período: 05/11/2020 a 17/11/2020

Questão 1 2 3 4 5

1.01 Plano de ensino e cronograma 7,69% 7,69% 30,77% 7,69% 46,15%

1.02 Cumprimento do plano de ensino 15,38% 7,69% 15,38% 7,69% 53,85%

1.03 Assiduidade 7,69% 23,08% 7,69% 7,69% 53,85%

1.04 Pontualidade - início e término das aulas 7,69% 23,08% 7,69% 38,46% 23,08%

1.05 Produtividade - aproveitamento do

período de aula 15,38% 23,08% 0,00% 23,08% 38,46% 1.06 Preparação das aulas 7,69% 0,00% 23,08% 15,38% 53,85%

1.07 Clareza na exposição do conteúdo 7,69% 15,38% 15,38% 7,69% 53,85%

1.08 Exercícios e trabalhos 7,69% 15,38% 15,38% 30,77% 30,77%

1.09 Formulação de avaliação 7,69% 15,38% 7,69% 23,08% 46,15%

1.10 Relacionamento com a turma 7,69% 7,69% 15,38% 15,38% 53,85%

1.11 Relação teoria e prática 7,69% 15,38% 7,69% 30,77% 38,46%

1.12 Disponibilidade para atendimento das

dúvidas 7,69% 7,69% 7,69% 23,08% 53,85% 1.13 Pontualidade no lançamento de notas

conforme calendário acadêmico 15,38% 15,38% 30,77% 15,38% 23,08%

(33)

33

Bertie Simão de Moura

Período: 05/11/2020 a 17/11/2020

Questão 1 2 3 4 5

1.01 Plano de ensino e cronograma 20,87% 6,96% 24,35% 17,39% 30,43%

1.02 Cumprimento do plano de ensino 13,91% 8,70% 15,65% 15,65% 46,09%

1.03 Assiduidade 15,65% 1,74% 14,78% 19,13% 48,70% 0,00% 10,00% 20,00% 30,00% 40,00% 50,00% 60,00% 1.01 1.02 1.03 1.04 1.05 1.06 1.07 1.08 1.09 1.10 1.11 1.12 1.13 1 2 3 4 5

(34)

34 1.04 Pontualidade - início e término das aulas 13,91% 1,74% 13,91% 13,91% 56,52%

1.05 Produtividade - aproveitamento do

período de aula 24,35% 6,09% 19,13% 20,87% 29,57% 1.06 Preparação das aulas 20,00% 10,43% 6,96% 23,48% 39,13%

1.07 Clareza na exposição do conteúdo 14,78% 11,30% 17,39% 18,26% 38,26%

1.08 Exercícios e trabalhos 14,78% 10,43% 15,65% 20,87% 38,26%

1.09 Formulação de avaliação 14,78% 8,70% 14,78% 23,48% 38,26%

1.10 Relacionamento com a turma 39,13% 1,74% 10,43% 12,17% 36,52%

1.11 Relação teoria e prática 27,83% 5,22% 20,87% 19,13% 26,96%

1.12 Disponibilidade para atendimento das

dúvidas 33,91% 7,83% 12,17% 10,43% 35,65% 1.13 Pontualidade no lançamento de notas

conforme calendário acadêmico 19,13% 0,00% 25,22% 15,65% 40,00%

Total Geral: 21,00% 6,22% 16,25% 17,73% 38,80% 0,00% 10,00% 20,00% 30,00% 40,00% 50,00% 60,00% 1.01 1.02 1.03 1.04 1.05 1.06 1.07 1.08 1.09 1.10 1.11 1.12 1.13 1 2 3 4 5

(35)

35

Breno Augusto Silveira

Período: 05/11/2020 a 17/11/2020

Questão 1 2 3 4 5

1.01 Plano de ensino e cronograma 22,97% 12,16% 20,27% 21,62% 22,97%

1.02 Cumprimento do plano de ensino 13,51% 13,51% 28,38% 25,68% 18,92%

1.03 Assiduidade 12,16% 8,11% 29,73% 21,62% 28,38%

1.04 Pontualidade - início e término das aulas 14,86% 1,35% 16,22% 17,57% 50,00%

1.05 Produtividade - aproveitamento do

período de aula 16,22% 5,41% 36,49% 21,62% 20,27% 1.06 Preparação das aulas 24,32% 2,70% 22,97% 25,68% 24,32%

1.07 Clareza na exposição do conteúdo 21,62% 10,81% 29,73% 16,22% 21,62%

1.08 Exercícios e trabalhos 24,32% 14,86% 24,32% 12,16% 24,32%

1.09 Formulação de avaliação 22,97% 24,32% 16,22% 10,81% 25,68%

1.10 Relacionamento com a turma 39,19% 25,68% 8,11% 6,76% 20,27%

1.11 Relação teoria e prática 27,03% 13,51% 20,27% 14,86% 24,32%

1.12 Disponibilidade para atendimento das

(36)

36 1.13 Pontualidade no lançamento de notas

conforme calendário acadêmico 22,97% 16,22% 18,92% 14,86% 27,03%

Total Geral: 22,97% 13,31% 22,14% 17,15% 24,43%

Daniel de Resende Travessoni

Período: 05/11/2020 a 17/11/2020

Questão 1 2 3 4 5

1.01 Plano de ensino e cronograma 0,00% 26,67% 0,00% 13,33% 60,00% 0,00% 10,00% 20,00% 30,00% 40,00% 50,00% 60,00% 1.01 1.02 1.03 1.04 1.05 1.06 1.07 1.08 1.09 1.10 1.11 1.12 1.13 1 2 3 4 5

(37)

37 1.02 Cumprimento do plano de ensino 0,00% 26,67% 0,00% 0,00% 73,33%

1.03 Assiduidade 0,00% 0,00% 26,67% 0,00% 73,33%

1.04 Pontualidade - início e término das aulas 0,00% 13,33% 13,33% 0,00% 73,33%

1.05 Produtividade - aproveitamento do

período de aula 0,00% 26,67% 0,00% 0,00% 73,33% 1.06 Preparação das aulas 26,67% 0,00% 0,00% 0,00% 73,33%

1.07 Clareza na exposição do conteúdo 13,33% 13,33% 0,00% 20,00% 53,33%

1.08 Exercícios e trabalhos 0,00% 0,00% 26,67% 0,00% 73,33%

1.09 Formulação de avaliação 0,00% 0,00% 0,00% 33,33% 66,67%

1.10 Relacionamento com a turma 0,00% 26,67% 13,33% 0,00% 60,00%

1.11 Relação teoria e prática 13,33% 0,00% 26,67% 0,00% 60,00%

1.12 Disponibilidade para atendimento das

dúvidas 13,33% 13,33% 13,33% 0,00% 60,00% 1.13 Pontualidade no lançamento de notas

conforme calendário acadêmico 0,00% 0,00% 13,33% 26,67% 60,00%

Total Geral: 5,13% 11,28% 10,26% 7,18% 66,15% 0,00% 10,00% 20,00% 30,00% 40,00% 50,00% 60,00% 70,00% 80,00% 1.01 1.02 1.03 1.04 1.05 1.06 1.07 1.08 1.09 1.10 1.11 1.12 1.13 1 2 3 4 5

(38)

38 Eden Mattar Período: 05/11/2020 a 17/11/2020 Questão 1 2 3 4 5

1.01 Plano de ensino e cronograma 0,00% 0,00% 12,50% 25,00% 62,50%

1.02 Cumprimento do plano de ensino 4,17% 0,00% 4,17% 25,00% 66,67%

1.03 Assiduidade 0,00% 0,00% 4,17% 8,33% 87,50%

1.04 Pontualidade - início e término das aulas 0,00% 0,00% 4,17% 8,33% 87,50%

1.05 Produtividade - aproveitamento do

período de aula 4,17% 0,00% 8,33% 16,67% 70,83% 1.06 Preparação das aulas 0,00% 0,00% 12,50% 20,83% 66,67%

1.07 Clareza na exposição do conteúdo 0,00% 0,00% 12,50% 12,50% 75,00%

1.08 Exercícios e trabalhos 0,00% 0,00% 12,50% 33,33% 54,17%

(39)

39 1.10 Relacionamento com a turma 0,00% 0,00% 4,17% 12,50% 83,33%

1.11 Relação teoria e prática 0,00% 4,17% 4,17% 37,50% 54,17%

1.12 Disponibilidade para atendimento das

dúvidas 0,00% 4,17% 0,00% 20,83% 75,00% 1.13 Pontualidade no lançamento de notas

conforme calendário acadêmico 0,00% 0,00% 12,50% 33,33% 54,17%

Total Geral:

0,64% 0,96% 7,69% 21,79% 68,91%

Flavio Antônio Nigro Arantes

0,00% 10,00% 20,00% 30,00% 40,00% 50,00% 60,00% 70,00% 80,00% 90,00% 100,00% 1.01 1.02 1.03 1.04 1.05 1.06 1.07 1.08 1.09 1.10 1.11 1.12 1.13 1 2 3 4 5

(40)

40

Período: 05/11/2020 a 17/11/2020

Questão 1 2 3 4 5

1.01 Plano de ensino e cronograma 7,14% 14,29% 7,14% 0,00% 71,43%

1.02 Cumprimento do plano de ensino 0,00% 21,43% 0,00% 14,29% 64,29%

1.03 Assiduidade 21,43% 7,14% 7,14% 28,57% 35,71%

1.04 Pontualidade - início e término das aulas 14,29% 21,43% 14,29% 14,29% 35,71%

1.05 Produtividade - aproveitamento do

período de aula 7,14% 21,43% 7,14% 14,29% 50,00% 1.06 Preparação das aulas 14,29% 14,29% 14,29% 7,14% 50,00%

1.07 Clareza na exposição do conteúdo 14,29% 7,14% 7,14% 14,29% 57,14%

1.08 Exercícios e trabalhos 7,14% 0,00% 14,29% 14,29% 64,29%

1.09 Formulação de avaliação 7,14% 0,00% 14,29% 14,29% 64,29%

1.10 Relacionamento com a turma 0,00% 7,14% 14,29% 7,14% 71,43%

1.11 Relação teoria e prática 14,29% 0,00% 21,43% 14,29% 50,00%

1.12 Disponibilidade para atendimento das

dúvidas 7,14% 0,00% 21,43% 7,14% 64,29% 1.13 Pontualidade no lançamento de notas

conforme calendário acadêmico 7,14% 7,14% 7,14% 35,71% 42,86%

Total Geral: 9,34% 9,34% 11,54% 14,29% 55,49%

(41)

41

Frederico Costa Greco

Período: 05/11/2020 a 17/11/2020

Questão 1 2 3 4 5

1.01 Plano de ensino e cronograma 33,33% 0,00% 0,00% 0,00% 66,67%

1.02 Cumprimento do plano de ensino 33,33% 0,00% 0,00% 0,00% 66,67%

1.03 Assiduidade 33,33% 0,00% 0,00% 0,00% 66,67%

1.04 Pontualidade - início e término das aulas 33,33% 0,00% 0,00% 0,00% 66,67%

1.05 Produtividade - aproveitamento do

período de aula 33,33% 0,00% 0,00% 33,33% 33,33% 1.06 Preparação das aulas 33,33% 0,00% 0,00% 33,33% 33,33%

0,00% 10,00% 20,00% 30,00% 40,00% 50,00% 60,00% 70,00% 80,00% 1.01 1.02 1.03 1.04 1.05 1.06 1.07 1.08 1.09 1.10 1.11 1.12 1.13 1 2 3 4 5

(42)

42 1.07 Clareza na exposição do conteúdo 33,33% 0,00% 0,00% 33,33% 33,33%

1.08 Exercícios e trabalhos 33,33% 0,00% 0,00% 0,00% 66,67%

1.09 Formulação de avaliação 33,33% 0,00% 0,00% 0,00% 66,67%

1.10 Relacionamento com a turma 33,33% 0,00% 0,00% 0,00% 66,67%

1.11 Relação teoria e prática 33,33% 0,00% 0,00% 33,33% 33,33%

1.12 Disponibilidade para atendimento das

dúvidas 33,33% 0,00% 0,00% 0,00% 66,67% 1.13 Pontualidade no lançamento de notas

conforme calendário acadêmico 33,33% 0,00% 0,00% 0,00% 66,67%

Total Geral: 33,33% 0,00% 0,00% 10,26% 56,41% 0,00% 10,00% 20,00% 30,00% 40,00% 50,00% 60,00% 70,00% 80,00% 1.01 1.02 1.03 1.04 1.05 1.06 1.07 1.08 1.09 1.10 1.11 1.12 1.13 1 2 3 4 5

(43)

43

Leticia Baptista Gamboge Reis

Período: 05/11/2020 a 17/11/2020

Questão 1 2 3 4 5

1.01 Plano de ensino e cronograma 0,00% 0,00% 0,00% 9,09% 90,91%

1.02 Cumprimento do plano de ensino 0,00% 0,00% 0,00% 18,18% 81,82%

1.03 Assiduidade 0,00% 0,00% 9,09% 18,18% 72,73%

1.04 Pontualidade - início e término das aulas 0,00% 0,00% 0,00% 9,09% 90,91%

1.05 Produtividade - aproveitamento do

período de aula 0,00% 0,00% 0,00% 18,18% 81,82% 1.06 Preparação das aulas 0,00% 0,00% 9,09% 9,09% 81,82%

1.07 Clareza na exposição do conteúdo 0,00% 0,00% 0,00% 9,09% 90,91%

1.08 Exercícios e trabalhos 0,00% 0,00% 0,00% 9,09% 90,91%

1.09 Formulação de avaliação 0,00% 0,00% 0,00% 9,09% 90,91%

1.10 Relacionamento com a turma 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 100,00%

1.11 Relação teoria e prática 0,00% 0,00% 0,00% 18,18% 81,82%

1.12 Disponibilidade para atendimento das

dúvidas 0,00% 0,00% 0,00% 0,00% 100,00% 1.13 Pontualidade no lançamento de notas

conforme calendário acadêmico 0,00% 0,00% 18,18% 18,18% 63,64%

Total Geral: 0,00% 0,00% 2,80% 11,19% 86,01%

(44)

44

Maria Aparecida Vidigal Barbosa Azevedo

Período: 05/11/2020 a 17/11/2020

Questão 1 2 3 4 5

1.01 Plano de ensino e cronograma 0,00% 2,86% 20,00% 28,57% 48,57%

1.02 Cumprimento do plano de ensino 2,86% 0,00% 14,29% 31,43% 51,43%

1.03 Assiduidade 0,00% 0,00% 14,29% 31,43% 54,29% 0,00% 20,00% 40,00% 60,00% 80,00% 100,00% 120,00% 1.01 1.02 1.03 1.04 1.05 1.06 1.07 1.08 1.09 1.10 1.11 1.12 1.13 1 2 3 4 5

(45)

45 1.04 Pontualidade - início e término das aulas 0,00% 0,00% 14,29% 25,71% 60,00%

1.05 Produtividade - aproveitamento do

período de aula 2,86% 5,71% 14,29% 28,57% 48,57% 1.06 Preparação das aulas 0,00% 5,71% 8,57% 40,00% 45,71%

1.07 Clareza na exposição do conteúdo 0,00% 2,86% 14,29% 34,29% 48,57%

1.08 Exercícios e trabalhos 0,00% 0,00% 28,57% 28,57% 42,86%

1.09 Formulação de avaliação 0,00% 0,00% 11,43% 34,29% 54,29%

1.10 Relacionamento com a turma 2,94% 8,82% 17,65% 20,59% 50,00%

1.11 Relação teoria e prática 0,00% 5,88% 17,65% 32,35% 44,12%

1.12 Disponibilidade para atendimento das

dúvidas 2,86% 14,29% 11,43% 22,86% 48,57% 1.13 Pontualidade no lançamento de notas

conforme calendário acadêmico 2,86% 11,43% 14,29% 17,14% 54,29%

Total Geral: 1,10% 4,42% 15,45% 28,92% 50,11% 0,00% 10,00% 20,00% 30,00% 40,00% 50,00% 60,00% 70,00% 1.01 1.02 1.03 1.04 1.05 1.06 1.07 1.08 1.09 1.10 1.11 1.12 1.13 1 2 3 4 5

(46)

46

Naiara Aguilar de Oliveira

Período: 05/11/2020 a 17/11/2020

Questão 1 2 3 4 5

1.01 Plano de ensino e cronograma 0,00% 7,14% 7,14% 7,14% 78,57%

1.02 Cumprimento do plano de ensino 0,00% 7,14% 14,29% 0,00% 78,57%

1.03 Assiduidade 0,00% 0,00% 7,14% 0,00% 92,86%

1.04 Pontualidade - início e término das aulas 0,00% 0,00% 0,00% 14,29% 85,71%

1.05 Produtividade - aproveitamento do

período de aula 0,00% 0,00% 7,14% 14,29% 78,57% 1.06 Preparação das aulas 0,00% 0,00% 7,14% 7,14% 85,71%

1.07 Clareza na exposição do conteúdo 7,14% 7,14% 7,14% 14,29% 64,29%

1.08 Exercícios e trabalhos 0,00% 14,29% 0,00% 7,14% 78,57%

1.09 Formulação de avaliação 0,00% 0,00% 7,14% 21,43% 71,43%

1.10 Relacionamento com a turma 0,00% 7,14% 7,14% 14,29% 71,43%

1.11 Relação teoria e prática 0,00% 0,00% 21,43% 7,14% 71,43%

1.12 Disponibilidade para atendimento das

Referências

Documentos relacionados

Para realização do Diagnóstico Rápido Participativo da UNIFIMES - Ciclo avaliativo 2013/2015 e levantamento de ações para elaboração do Projeto de

Art.1º O SINAES tem por finalidades a melhoria da qualidade da educação superior, a orientação da expansão da sua oferta, o aumento permanente da sua eficácia institucional e

Por sua vez, a complementação da geração utilizando madeira, apesar de requerer pequenas adaptações do sistema, baseia-se em um combustível cujas origens são mais diversifi

Na Tabela 6, apresentamos as frequências relativas de alunos de Administração em cada categoria da pergunta “Qual o grau de dificuldade desta prova na parte de

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL A análise apresentada neste relatório considera os resultados obtidos com os processos de

A Avaliação Institucional é um mecanismo de comparação da qualidade do sistema de ensino no Brasil, uma peça fundamental para garantir a busca pela qualidade É

A ESNS no Capítulo 8 do seu PDI – Período 2013/2017 – apresenta o seu Projeto de Auto Avaliação Institucional conduzido por esta CPA. A ESNS é uma IES que vem

• Desenvolver e efetivar um mecanismo de avaliação que integre a comunidade acadêmica, de modo que o Grupo Polis acadêmica, de modo que o Grupo Polis Educacional mantenha