• Nenhum resultado encontrado

UNILAVRAS CONCURSOS Concurso Público da Prefeitura Municipal de Conceição do Rio Verde - MG Edital nº 01/2019 LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNILAVRAS CONCURSOS Concurso Público da Prefeitura Municipal de Conceição do Rio Verde - MG Edital nº 01/2019 LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO."

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

UNILAVRAS CONCURSOS

Concurso Público da

Prefeitura Municipal de Conceição do Rio Verde - MG

Edital nº 01/2019

CADERNO DE

PROVAS

MONITOR DE

CRECHE

LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO. 1. Aguarde a autorização do fiscal de sala para iniciar a prova.

2. Este Caderno de Provas contém 30 (trinta) questões objetivas de múltipla escolha.

3. Para cada questão, dentre 4 (quatro) alternativas de resposta, há apenas 1 (uma) adequada ao enunciado.

4. Após a autorização para o início da prova, confira este Caderno de Provas e o cargo ao qual você concorre especificado no canto superior direito deste. Caso verifique incorreção, inconsistência ou defeito, solicite ao fiscal de sala a substituição. Não caberão reclamações posteriores nesse sentido.

5. Leia as instruções específicas contidas no Cartão de Respostas e utilize SOMENTE caneta esferográfica de tinta azul ou preta fabricada em material transparente para assinalar as respostas.

6. A duração máxima da prova será de 3 (três) horas, já incluído o tempo para preenchimento do Cartão de Respostas. 7. Você SOMENTE poderá se retirar definitivamente da sala de prova após transcorrido o tempo de 90 (noventa) minutos do

início desta.

8. Ao terminar a prova, entregue ao fiscal de sala este Caderno de Provas e o Cartão de Respostas DEVIDAMENTE PREEN-CHIDO E ASSINADO.

9. Você poderá levar a folha de rascunho que se encontra ao final deste Caderno de Provas. Utilize-a EXCLUSIVAMENTE para a marcação de suas respostas. Qualquer anotação que ultrapasse essa finalidade implicará a retenção da folha de rascu-nho pelo fiscal de sala.

10. Você não poderá ingressar ou permanecer na sala de provas caso esteja portando um dos seguintes objetos fora da em-balagem fornecida pelo Unilavras Concursos: boné, óculos escuros, bolsas, material de consulta, protetor auricular, lápis, lapiseira, régua, marca-texto, borracha, corretivo, recipiente ou embalagem que não sejam fabricados com material transparente, e, ainda, equipamentos como bip, telefone celular, walkman, agenda eletrônica, notebook, pager, palmtop, ipod, ipad, tablet, smartphone, mp3, mp4, receptor, gravador, máquina de calcular, máquina fotográfica, controle de alarme de carro, relógio de qualquer modelo ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos.

11. Durante as provas, não se levante sem permissão, não se ausente da sala de prova sem o acompanhamento do fiscal, nem se comunique com outros candidatos ou terceiros.

(2)

Língua Portuguesa

Leia o texto a seguir para responder às questões de 1 a 10.

Zaptiqueta

Antonio Prata Já que estamos viciados nos celulares e autocondena-dos a arrastá-los por aí como as bolas de chumbo autocondena-dos prisioneiros nas histórias em quadrinhos, é mister entrar-mos num acordo sobre algumas mínimas normas de eti-queta. Não me refiro aos trolls do Twitter, aos ogros da dark web, às almas sebosas que dedicam a vida a aprofun-dar, via redes sociais, o murundu em que nos encontramos (sic). Desses cuidará o capeta no décimo nono círculo do inferno atualizado de Dante. Falo aqui das pessoas de bom coração que, por falta de um protocolo, atrapalham-se com os talheres do WhatsApp.

Mensagem de voz, por exemplo. Há quem queira proi-bi-la. Minha irmã fica revoltada com quem manda: “A gente estudou junto! Ele era legal! Teve pai e mãe legais. É um profissional sério. Doa pro Médicos Sem Fronteiras. Medita. Como pode mandar áudio?!”. Meu amigo Sérgio tem como legenda do WhatsApp: “Não ouço áudio”. Dava um bom epitáfio. Se bem que no caso do morto, que tam-pouco lê mensagens, talvez fosse melhor simplesmente: “Offline”.

Sou menos radical quanto às mensagens de voz. Acho que têm seu lugar. Num grupo de trabalho, para fazer comentários urgentes. Se estou na feira e a minha mulher escreve perguntando cadê a chave reserva do carro e eu tenho que dar umas doze possibilidades de onde posso tê-la deixado. Quando se está dirigindo. (Embora eu descon-fie que 67% dos brasileiros que começam o áudio dizendo “Desculpa o áudio, é que eu tô dirigindo” estão na verdade deitados no sofá). Fora dessas situações excepcionais, áudio é um abuso. É quase como condenar alguém a assis-tir a um filme que dura o tempo que levou para ser produ-zido. (Emílio, meu caro, não leve a mal. Eu gosto de você mesmo assim e espero que possa dizer o mesmo de mim depois [...]).

Generosidade igual peço ao Paulo, cujo costume, exato oposto do áudio, criticarei aqui. Ele escreve: “Oi”. Ou: “Mano”. E só. Isso nos obriga a um diálogo inútil que é “Oi”. “Oi”. “Tudo bem?”. “Tudo e você”. “Tudo. Então, tem o celular da Clarissa?”. Pra que isso? Se você quiser con-versar, me escreve dizendo “Vamos conversar?” e eu te ligo com o maior prazer, mas todo este longo e inútil fres-cobol digital só pra pedir o celular da Cla? Qual o sentido?

Fabrício: sei que você é poeta e está acostumado a es-crever em versos, mas não precisa mandar cinco mensa-gens pra dizer “Oi.” “Antonio”. “Tudo bem?”. “Você vai na festa do Gustavo?” “Que horas?”. Ouço essa metralhada de “Pim! Pim! Pim! Pim! Pim!”, penso que começou a terceira guerra mundial e vou correndo ler as mensagens

para saber se o abrigo antiaéreo mais próximo é o piscinão do Pacaembu ou a estação Marechal Deodoro.

Mãe: quando você começar a responder uma mensa-gem e desistir no meio, apague-a. Senão eu fico olhando praquele “digitando...” na tela por sete horas, até perce-ber que você foi fazer outra coisa da vida e já são quatro da manhã e eu não jantei e nem tomei banho e nem fui pra cama e vou precisar de um quiroprata pra curar meu torcicolo.

Pior que áudio, porém, pior que o “Oi” solitário, a me-tralhada ou o “digitando...” eterno, é o egoísmo daquele sujeito cujos tracinhos de mensagem lida jamais ficam azul, tirando de quem escreveu a possibilidade de saber se foi lido. É de enlouquecer. Sei bem, porque fiz isso há quase um ano e tenho recebido inúmeras reclamações.

Para criarmos coletivamente este urgente Manual de Etiqueta do envio e recebimento de mensagens, proponho –e aqui entra o último desvio whatsáppico, o pior de to-dos, um de que sofro e com que faço os outros sofrerem–: vamos criar um grupo?

Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/ colunas/antonioprata/2019/11/ zaptiqueta.shtml>.

Acesso em 25 abr. 2020

QUESTÃO 1) Em relação ao gênero e ao tipo textuais em que “Zaptiqueta” se inscreve, é correto afirmar que

A) se trata de uma crônica de caráter dissertativo-argumentativo.

B) é um artigo de opinião de natureza injuntiva.

C) pertence ao gênero notícia e apresenta estrutura expositiva.

D) configura-se como um conto e tem predominância

narrativa.

QUESTÃO 2) O nível de linguagem empregado ao lon-go do texto estabelece clara correlação como gênero textual em que este se inscreve. Desse modo, é ade-quado considerar que o nível de linguagem empre-gado é

A) padrão, uma vez que o veículo de comunicação de

serve de suporte ao texto exige essa configuração linguística.

B) coloquial, já que é abordado um tema cotidiano e

o tom escolhido pelo produtor é de uma conversa com o leitor.

C) formal, tendo em vista a utilização de termos co-mo “tampouco” e “epitáfio” associados a esse nível de linguagem.

D) informal, haja vista que o produtor do texto é um

(3)

QUESTÃO 3)Em razão do papel social que desempenha, constitui-se intenção do texto “Zaptiqueta”

A) chamar, de maneira constrangedora, a atenção

dos descuidados usuários do aplicativo de mensa-gens mencionado no texto.

B) discutir a utilização do aplicativo de mensagens referido no texto como forma de coibir usos indevi-dos pelos usuários.

C) abordar de maneira jocosa e divertida um aspecto

da realidade cotidiana com o intuito de divertir o leitor, sem deixar de promover a reflexão sobre o assunto.

D) instruir os leitores quanto ao uso adequado de aplicativos de mensagens para que não ocorram desvios em relação à função de informar.

QUESTÃO 4) Em “Zaptiqueta”, Antonio Prata faz alusão a uma importante obra da literatura universal. O trecho em que se verifica essa alusão é:

A) “Não me refiro aos trolls do Twitter, aos ogros da

dark web, às almas sebosas que dedicam a vida a aprofundar, via redes sociais, o murundu em que nos encontramos (sic).” (1º parágrafo)

B) “Desses cuidará o capeta no décimo nono círculo do inferno atualizado de Dante.” (1º parágrafo)

C) “Ouço essa metralhada de ‘Pim! Pim! Pim! Pim!

Pim!’, penso que começou a terceira guerra mundial e vou correndo ler as mensagens para saber se o abrigo antiaéreo mais próximo é o piscinão do Paca-embu ou a estação Marechal Deodoro.” (5º parágra-fo)

D) “Para criarmos coletivamente este urgente

Manu-al de Etiqueta do envio e recebimento de mensa-gens, proponho –e aqui entra o último desvio whatsáppico, o pior de todos, um de que sofro e com que faço os outros sofrerem–: vamos criar um gru-po?” (8º parágrafo)

QUESTÃO 5) Ao longo do texto, o autor procura utilizar perguntas retóricas com o intuito de estabelecer seu ponto de vista a respeito de algum aspecto do tema e motivar a reflexão. Dentre os trechos selecionados do 4º parágrafo, assinale a alternativa cuja interroga-tiva não atende a essa finalidade.

A) “[...] todo este longo e inútil frescobol digital só pra pedir o celular da Cla?”

B) “Qual o sentido?”

C) “Pra que isso?”

D) “Vamos conversar?”

QUESTÃO 6) Conforme se observa no texto, o nome do autor, Antonio Prata, é grafado sem o acento,

contrariando a norma gramatical. Desse modo, a palavra que pode servir de exemplo à regra que de-termina a utilização do acento gráfico em Antonio é

A) você.

B) whatsáppico.

C) antiaéreo.

D) inútil.

QUESTÃO 7) No trecho “Não me refiro aos trolls do Twitter, aos ogros da dark web, às almas sebosas que dedicam a vida a aprofundar, via redes sociais, o mu-rundu em que nos encontramos (sic).”, presente no 1º parágrafo, verificou-se a obrigatoriedade do acen-to indicativo de crase. Dentre as alternativas a seguir, assinale aquela em que o termo destacado deve obrigatoriamente receber esse acento.

A) Sua maneira de agir é idêntica a que observo em indivíduos apressados em classificar os outros.

B) Ajudei a senhora que se encontrava do outro lado

da rua.

C) Fiz um enorme bem a Flávia ao indicar-lhe um bom

advogado.

D) Cada qual deve agir a sua maneira desde que

en-tenda que um direito não deve se sobrepor a outro.

QUESTÃO 8) Em relação à regência verbal nas alterna-tivas que se seguem, assinale aquela que apresenta verbo cuja indicação de predicação verbal esteja em desacordo com o exemplo apresentado.

A) Proibir: verbo transitivo direto. Exemplo: “Há

quem queira proibi-la.”

B) Pedir: verbo transitivo direto e indireto. Exemplo: “Generosidade igual peço ao Paulo [...].”

C) Estudar: verbo transitivo direto. Exemplo: “A gente

estudou junto.”

D) Assistir: verbo transitivo indireto. Exemplo: “É quase como condenar alguém a assistir a um filme que dura o tempo que levou para ser produzido.”

QUESTÃO 9) Assinale a alternativa em que a palavra “que” atua como pronome relativo.

A) “Eu gosto de você mesmo assim e espero que

possa dizer o mesmo de mim depois [...].”

B) “Desculpa o áudio, é que eu tô dirigindo”

C) “Pior que áudio [...] é o egoísmo daquele sujeito cujos tracinhos de mensagem lida jamais ficam azul [...].”

D) “Falo aqui das pessoas de bom coração que, por falta de um protocolo, atrapalham-se com os talhe-res do WhatsApp.”

(4)

QUESTÃO 10)Assinale a alternativa em que se verifica uma ideia de concessão.

A) “Embora eu desconfie que 67% dos brasileiros que

começam o áudio dizendo ‘Desculpa o áudio, é que eu tô dirigindo’ estão na verdade deitados no sofá.”

B) “[...] sei que você é poeta e está acostumado a escrever em versos, mas não precisa mandar cinco mensagens [...].”

C) “Pior que áudio, porém, [...] é o egoísmo daquele

sujeito cujos tracinhos de mensagem lida jamais fi-cam azul [...].”

D) “[...] eu te ligo com o maior prazer, mas todo este

longo e inútil frescobol digital [...].”

Matemática

QUESTÃO 11) Pedrinho fez o cálculo de uma expressão numérica e encontrou a resposta corretamente. A expressão dada foi: [(10,2 - 6,3).(9,8-17,6) + 17,6]. Logo, a resposta encontrada por Pedrinho foi

A) 13,7.

B) -17,6.

C) -12,82.

D) 16,6.

QUESTÃO 12) Sabe-se que a metade de um número somado com o terço desse número resulta em 10 unidades. Esse número é

A) 4.

B) 6.

C) 8.

D) 12.

QUESTÃO 13) Dados os intervalos numéricos X = ]-4;3] e Y = [2;5], pode-se afirmar que o único número in-teiro descrito dentre os itens a seguir que está conti-do no conjunto representaconti-do por (Y - X) é

A) 0.

B) 2.

C) 4.

D) 6.

QUESTÃO 14) Considere os conjuntos A e B, em que A é o conjunto dos números naturais (de zero a dez, incluindo o zero e o dez) e B é o conjunto dos núme-ros primos (limitados entre zero e quinze). Nessas condições, pode-se afirmar que B - A é igual a

A) {11, 13}.

B) {0, 10, 15}.

C) {2, 5, 7, 11, 13}.

D) {1, 2, 5, 7, 11, 13}.

QUESTÃO 15) Ao sair de casa para a escola, Bia esque-ceu a torneira da pia levemente aberta, causando um desperdício de 12000cm³. Ou seja, em sua conta de água do mês, esse desperdício veio representado por

A) 0,12 litros.

B) 1,2 litros.

C) 12 litros.

D) 120 litros.

Noções de Informática

QUESTÃO 16) Analise as afirmações a seguir, relativas aos tipos de ataques maliciosos a computadores. I. Os vírus são fragmentos de programas que anexam cópias de si mesmos em outros arquivos (processo de replicação) e, a partir dessas cópias, novas cópias são anexadas em novos arquivos criando uma in-fecção.

II. Os cavalos de Troia são fragmentos de código, embutidos em um programa aparentemente seguro, que fazem algo útil ou interessante para o usuário, mas também realizam algo inesperado, como roubar senhas e copiar arquivos.

III. Os cavalos de Troia não conseguem se replicar sozinhos.

É correto o que se afirma em

A) I e II somente.

B) I e III somente.

C) II e III somente.

(5)

QUESTÃO 17) O ataque na internet cuja técnica consis-te em alconsis-terar o conconsis-teúdo da página web de um siconsis-te, deixando mensagens como "hacked by", é conhecido como

A) pichação.

B) negação de serviço.

C) força bruta.

D) spam.

QUESTÃO 18) Assinale a alternativa incorreta em rela-ção aos mecanismos de segurança que podem ser utilizados para proteção de riscos envolvendo o uso da Internet.

A) Ausência de filtros antispam

B) Realização de cópias de segurança (Backup)

C) Registro de eventos (Logs)

D) Existência de política de senhas

QUESTÃO 19) Assinale a alternativa incorreta em rela-ção ao sistema operacional Ubuntu.

A) O Ubuntu é um sistema operacional de código

aberto.

B) Os navegadores de internet Firefox, Chrome e

Opera podem ser instalados no Ubuntu.

C) É possível criar documentos, planilhas e apresen-tações no Ubuntu por meio do LibreOffice.

D) O Ubuntu somente pode ser instalado em

compu-tadores que não possuam o sistema operacional Mi-crosoft Windows.

QUESTÃO 20) Na planilha de cálculo Calc, idioma por-tuguês do Brasil, para congelar linhas e colunas, a partir da barra de Menu, deve ser selecionado:

A) Exibir > Dividir janela > Congelar linhas e colunas.

B) Exibir > Fixar células > Congelar linhas e colunas.

C) Formatar > Dividir janela > Congelar linhas e colu-nas.

D) Formatar > Fixar células > Congelar linhas e colu-nas.

Conhecimentos Específicos

QUESTÃO 21) De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, eixos estruturan-tes são experiências por meio das quais as crianças podem construir e apropriar-se de conhecimentos por meio de suas ações e interações com seus pares e com os adultos, o que possibilita aprendizagens, desenvolvimento e socialização. Assinale a

alternati-va que apresenta os dois eixos estruturantes das práticas pedagógicas na Educação Infantil.

A) Interações e brincadeiras.

B) Jogos, brinquedos e brincadeiras.

C) Interações e cuidado com o outro.

D) Jogos e interações.

QUESTÃO 22) A Base Nacional Comum Curricular, apresenta seis direitos de aprendizagem e desenvol-vimento na Educação Infantil. Assinale a alternativa que apresenta esses seis direitos.

A) Conviver, interagir, brincar, cuidar, explorar, ex-pressar.

B) Conviver, brincar, participar, explorar, expressar, conhecer-se.

C) Conviver, brincar, jogar, participar, conhecer-se, explorar.

D) Conviver, brincar, participar, explorar, interagir, conhecer-se.

QUESTÃO 23) Assinale a alternativa que completa adequadamente o trecho a seguir.

______________ ativamente, com adultos e outras crianças, tanto do planejamento da gestão da escola e das _________________ propostas pelo educador quanto da realização das atividades da vida cotidiana, tais como a escolha ___________________, dos materiais e dos ambientes, desenvolvendo diferentes _______________ e elaborando conhecimentos, decidindo e se posicionando.

A) Comunicar - brincadeiras - das atividades –

apren-dizagens.

B) Participar - brincadeiras - dos brinquedos –

lingua-gens.

C) Participar - atividades - das brincadeiras – lingua-gens.

D) Comunicar - atividades - das brincadeiras- saberes.

QUESTÃO 24) São alguns dos meios utilizados para registrar as atividades das crianças que irão garantir os direitos de aprendizagem no tempo e no espaço da Educação Infantil.

A) Relatórios, portfólios, desenhos e textos.

B) Relatórios, portfólios, atas e textos.

C) Relatórios, avaliações, desenhos e listas de classifi-cação.

D) Relatórios, portfólios, seleções e textos.

QUESTÃO 25) Considerando que, na Educação Infantil, as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças têm eixos estruturantes, que asseguram direitos, a organização curricular da Educação Infantil na Base

(6)

Nacional Comum Curricular está estruturada em cinco campos de experiências, em que estão defini-dos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimen-to. Assinale a alternativa que não apresenta um des-ses campos de experiências descritos na BNCC.

A) Corpos, gestos e movimento.

B) O eu, o outro e o nós.

C) Escuta, fala, imaginação e brincadeira.

D) Espaços, tempos, quantidades, relações e

trans-formações.

QUESTÃO 26) Reconhecendo as especificidades dos diferentes grupos etários que constituem a etapa da Educação Infantil, os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento estão sequencialmente organiza-dos, na Base Nacional Comum Curricular, em três grupos por faixa etária, que correspondem, aproxi-madamente, às possibilidades de aprendizagem e às características do desenvolvimento das crianças. Assinale a alternativa que não apresenta um desses grupos:

A) Bebês (zero a 1 ano e 6 meses).

B) Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos

e 11 meses).

C) Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 11 meses).

D) Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses).

QUESTÃO 27) De acordo com a Base Nacional Comum Curricular, são objetivos de aprendizagem e desen-volvimento a serem alcançados ao se trabalhar com bebês no campo de experiência "O eu, o outro e o nós”, exceto:

A) Perceber que suas ações têm efeitos nas outras crianças e nos adultos.

B) Comunicar necessidades, desejos e emoções,

utilizando gestos, balbucios, palavras.

C) Interagir com outras crianças da mesma faixa

etá-ria e adultos, adaptando-se ao convívio social.

D) Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras.

QUESTÃO 28) A organização de materiais, espaços e tempos nas instituições de Educação Infantil deverão assegurar, exceto:

A) a educação em sua integralidade, entendendo o

cuidado como algo indissociável ao processo educati-vo.

B) a participação, o diálogo e a escuta cotidiana das famílias, o respeito e a valorização de suas formas de organização.

C) o reconhecimento das especificidades etárias, das

singularidades individuais e coletivas das crianças,

promovendo interações entre crianças de mesma idade e crianças de diferentes idades.

D) o estabelecimento de uma relação efetiva com a comunidade local, sem levar em conta os saberes da comunidade, pois, em uma Instituição de Educação Infantil não há espaço para a gestão democrática.

QUESTÃO 29) O trecho a seguir apresenta o conceito de currículo para qual etapa da Educação Básica? "Concebido como um conjunto de práticas que bus-cam articular as experiências e os saberes das crian-ças com os conhecimentos que fazem parte do pa-trimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, de modo a promover o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 5 anos de idade".

A) Ensino Fundamental.

B) Educação Infantil.

C) Ensino Médio.

D) Ensino Profissionalizante.

QUESTÃO 30) "Primeira etapa da educação básica, oferecida em creches e pré-escolas, às quais se ca-racterizam como espaços institucionais não domésti-cos que constituem estabelecimentos educacionais públicos ou privados que educam e cuidam de crian-ças, regulados e supervisionados por órgão compe-tente do sistema de ensino e submetidos a controle social”. O conceito apresentado se refere a qual eta-pa da Educação Básica?

A) Educação de Jovens e Adultos.

B) Ensino Fundamental Anos Iniciais.

C) Ensino Médio.

D) Educação Infantil.

(7)

CARTÃO DE RESPOSTAS

RASCUNHO

Questão/resposta 1 A B C D 2 A B C D 3 A B C D 4 A B C D 5 A B C D 6 A B C D 7 A B C D 8 A B C D 9 A B C D 10 A B C D Questão/resposta 11 A B C D 12 A B C D 13 A B C D 14 A B C D 15 A B C D 16 A B C D 17 A B C D 18 A B C D 19 A B C D 20 A B C D Questão/resposta 21 A B C D 22 A B C D 23 A B C D 24 A B C D 25 A B C D 26 A B C D 27 A B C D 28 A B C D 29 A B C D 30 A B C D

Referências

Documentos relacionados

2 – Os efeitos agudos são subdivididos em respostas observadas durante o exercício (também chamadas de per exercício) e respostas observadas após o exer- cício (também

Acho que foi o Hemingway quem disse que olhava cada coisa à sua volta como se a visse pela última vez. Pela últi- ma ou pela primeira vez? Pela primeira vez foi outro escri- tor

Você SOMENTE poderá se retirar definitivamente da sala de prova após transcorrido o tempo de 90 (noventa) minutos do início desta. Ao terminar a prova, entregue ao fiscal de sala

Você SOMENTE poderá se retirar definitivamente da sala de prova após transcorrido o tempo de 90 (noventa) minutos do início desta. Ao terminar a prova, entregue ao fiscal de sala

A Norma Regulamentadora nº 10 (NR 10) define os limites em que uma instalação em cor- rente alternada é considerada de baixa tensão. QUESTÃO 17) Em instalações

Claudia Costin Venho de uma família de leitores, via meus pais com frequência lendo em seu tempo de lazer. Isso me ajudou a ter na leitura um hábito e fonte de

A) a temperatura deve ser verificada no período da manhã assim que os funcionários chegam, no meio da tarde e 10 minutos antes do término do expedien- te. B) no

A) Laranja; alta velocidade do veículo no momento da colisão, apresenta dor moderada em maléolo direito e um sangramento contínuo, porém de pequena intensidade, história de