• Nenhum resultado encontrado

GUIA RÁPIDO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS EAD

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GUIA RÁPIDO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS EAD"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

GUIA RÁPIDO DO CURSO

SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM

(2)

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

Fundada em 1970 com o intuito de oferecer o primeiro curso superior de Turismo do Brasil, a Universidade Anhembi Morumbi ampliou sua oferta de cursos em diferentes áreas durante a década de 80. Credenciada como universidade na década de 90, inaugurou seu segundo câmpus, localizado na região da Mooca, para oferta concentrada de cursos na área da Saúde. Nas duas primeiras décadas do novo milênio, a Universidade continuou sua trajetória de expansão com o lançamento de novos câmpus – Morumbi, Vale do Anhangabaú, Paulista 1 e Paulista 2 – e polos de educação a distância em diversas regiões.

Ao longo de sua história, a Anhembi Morumbi tornou-se reconhecida pela oferta de cursos inéditos como: Gastronomia, Aviação Civil, Design Digital, Quiropraxia, entre outros.

Em 2005, torna-se uma universidade internacionalizada ao integrar a Rede Internacional de Universidades Laureate, dinamizando ainda mais o binômio “criatividade e inovação” que sempre esteve presente na Anhembi Morumbi. Com a internacionalização, passou a oferecer aos estudantes a oportunidade de formação e atuação mundial por meio de programas exclusivos de intercâmbio para complemento de suas matrizes curriculares, múltipla diplomação, estágio internacional, entre outros.

Situada em São Paulo, a Anhembi Morumbi conta, atualmente, com mais de 36 mil estudantes em Cursos Superiores de Tecnologia, de Graduação, Pós-graduação Lato Sensu, nas modalidades presencial e a distância, além de Pós-graduação Stricto Sensu e cursos de Extensão.

A Universidade tem como missão “Prover educação de alta qualidade, formando líderes e profissionais capazes de responder às demandas do mundo globalizado e contribuir para o progresso social com espírito empreendedor e valores éticos”. Sua visão é: “Consolidar a posição de liderança no Ensino Superior em todas as áreas de conhecimento em que atua, formando o maior número de profissionais diferenciados, por meio da excelência acadêmica, inovação e internacionalidade”.

Nossos valores modelam nossas ações, potencializando ainda mais resultados sempre voltados à educação e à excelência acadêmica, assegurando a perenidade de nossa Instituição, que valoriza o Respeito à Diversidade, o Trabalho em Equipe, a Inovação, o Foco em Resultado, a Responsabilidade Corporativa, o Compromisso Social, a Ética, Transparência e a Paixão.

ESCOLA DE NEGÓCIOS

Em 2006, iniciou-se na Universidade Anhembi Morumbi a concepção do projeto que veio a dar origem à criação das Escolas. Naturalmente, os cursos já estavam agrupados por áreas de conhecimentos afins, e o projeto de implantação das Escolas, entre 2009 e 2010, formalizou uma prática já existente. Ao estimular a sinergia entre os cursos afins, novas matrizes curriculares foram concebidas e foram implantadas neste mesmo período.

Neste sentido, a Missão da Escola de Negócios, criada no segundo semestre de 2009, é garantir oportunidade de alto desempenho para todos os alunos, implementando sistemas de aprendizagem que privilegiem o trabalho cooperativo, o uso de estudos de casos e os projetos, tendo como alicerces a internacionalidade e a inovação, promovendo a realização e o sucesso profissional do corpo discente e dos egressos, e colaborando para o desenvolvimento do País.

(3)

SOBRE O CURSO

Ao oferecer o curso, a Universidade Anhembi Morumbi, embora dê ênfase a uma formação que privilegie a atuação de seus formandos no setor privado, contempla em sua matriz curricular conteúdos que permitam conhecimentos aprofundados nas diferentes áreas relacionadas à gestão imobiliária, nas suas vertentes administrativa, financeira, tributária, legal e operacional, propriamente dita, proporcionando um robusto suporte ao desenvolvimento dos negócios neste setor.

Em decorrência da maior estabilidade da economia brasileira nos últimos anos, alinhada ao déficit habitacional, verificou-se intenso crescimento do mercado imobiliário brasileiro, este crescimento foi alavancado pela entrada de recursos, particularmente no que se refere ao processo de financiamento imobiliário, diversificação das edificações, modernização dos processos de construção, gestão, ocasionando demandas crescentes por profissionais qualificados na área de negócios imobiliários. A formação desses profissionais, para acompanhamento e direcionamento das exigências do mercado, com a agilidade e competência exigidas numa conjuntura econômica globalizada, tem proporcionado aos egressos do Curso Superior de Tecnologia em Negócios Imobiliários, oportunidades significativas de atuação, num mercado aquecido como o brasileiro, principalmente na cidade de São Paulo. O que diferencia o Curso Superior de Tecnologia em Negócios Imobiliários da Universidade Anhembi Morumbi de seus concorrentes, além de disciplinas e programas que privilegiam a internacionalidade, visando capacitar o egresso para atuar num mercado globalizado, é um currículo que contempla a aplicabilidade prática e a interdisciplinaridade, favorecendo a atuação do profissional em diversas áreas e organizações, como empresas públicas e privadas, empresas do terceiro setor, institutos de pesquisa, entidades governamentais, instituições de ensino, entre outras. Deve-se ressaltar, também, que a formação desse profissional possibilita sua atuação como gestor e empreendedor, apto a exercer essas funções em negócios próprios.

OBJETIVOS DO CURSO

GERAIS

Desenvolver, difundir e transferir conhecimentos científicos, tecnológicos, éticos e práticos relacionados à gestão de negócios imobiliários, promovendo aos alunos as competências necessárias para se tornarem profissionais capazes de mobilizar recursos e pessoas, a fim de gerar resultados nas diversas áreas de atuação profissional.

A matriz curricular dos cursos da Escola é composta por unidades de conteúdo que buscam o aprendizado por meio de competências em que o conhecimento transcende a informação. A formação compreensiva e ampla a respeito das complexidades humana e empresarial é possibilitada por meio de características inter e multidisciplinares das unidades de conteúdo, reforçada pela sinergia entre as unidades; de maneira que o aluno de qualquer dos cursos componentes da Escola desenvolva um conjunto de habilidades em perfeita consonância com o perfil desejado do egresso. A Escola oferece cursos presenciais em Administração, Ciências Contábeis, Comércio Internacional, Marketing e Relações Internacionais; cursos superiores de tecnologia em Marketing, Processos Gerenciais, Gestão Comercial, Finanças, Comércio Exterior e Recursos Humanos. Além disso, oferece cursos na modalidade EAD de bacharelado em Administração e Ciências Contábeis; cursos superiores de tecnologia em Processos Gerenciais, Gestão Comercial, Gestão de Qualidade, Negócios Imobiliários, Marketing, Gestão Financeira, Logística, Gestão de Recursos Humanos e Comércio Exterior. Adicionalmente, oferece os cursos de pós-graduação lato sensu presenciais: MBA em gestão de Negócios, MBA em Marketing e Vendas e MBA em Recursos Humanos e na modalidade EAD os cursos de especialização em Gestão de Empresas, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Projetos e Portfólios, Gestão de Marketing, e Gestão da Tecnologia da Informação. Todos têm como finalidade desenvolver competências (saber agir), habilidades (saber fazer e conhecer) e atitudes (saber ser). A Escola espera que seu aluno seja capaz de efetivar ações e práticas inovadoras, demandadas por um mercado globalizado e extremamente competitivo.

(4)

ESPECÍFICOS

• Qualificar e formar Corretores de Imóveis, na qualidade de “Gestor Imobiliário“ ou “Tecnólogo em Negócios Imobiliários“ ou “Consultor de Negócios Imobiliários“;

• Capacitar o profissional com base científica no campo do saber pluridisciplinar constituído pelo conjunto de disciplinas econômicas , cultural, administrativa, contábil, jurídica, técnica, mercadológica, política pública, entre outros;

• Ampliar o nível de empreendedorismo e eficácia do aluno, definido pelas exigências do mercado imobiliário;

• Promover ao aluno a capacidade de desenvolvimento de estratégias de negócios, fundamentadas no uso de conceitos e ferramentas de gestão;

• Estimular o desenvolvimento de liderança, capacidade de comunicação, trabalho em equipe e gestão eficiente de processos;

PÚBLICO-ALVO

• Ampliar a fluência digital do aluno em mídia de ensino a distância, crescentemente exigida em programas de educação corporativa nas empresas.

O curso Superior de Tecnologia em Gestão de Negócios Imobiliários é direcionado a todos que pretendem atuar ou já atuam na área de Negócios Imobiliários.

O presente curso tem como foco o profissional que objetiva aprimorar a visão integrada da gestão de negócios imobiliários neste mercado em evolução constante e necessidade premente de profissionais com conhecimentos técnicos e operacionais para a gestão.

Em um contexto de complexidade e competitividade dos mercados, em que atuam as organizações, é de fundamental importância uma gestão eficaz e eficiente dos recursos e o profissional com a formação em Tecnologia em Gestão de Negócios Imobiliários estará apto a desenvolver planejamento, organização, gestão e controle.

(5)

MATRIZ CURRICULAR (GRADE 2014)

PERÍODO DISCIPLINA

80 40

CH

CARGA HORÁRIA TOTAL: 1.720

o

1

o

2

PERÍODO DISCIPLINA 80 40 80 80 80 CH 40 Atividades Complementares 120 80 80 40 400 400 PERÍODO DISCIPLINA 80 CH

o

3

o

4

PERÍODO DISCIPLINA CH 80 400 80 80 80 80 40 40 40 40 40 40 40 40 40 400 40 Comunicação e Expressão Modelos de Administração Comportamento Organizacional Comunicação Empresarial Gestão de Marketing Raciocínio Logico Empreendedorismo Gestão de Pessoas Métodos Quantitativos Contabilidade e Custos Economia Projeto Interdisciplinar I

Gestão da Produção e Logística Estratégias Mercadológicas Gestão Financeira

Teoria e Prática das Obrigações e Contratos Imobiliários

Direitos Reais sobre Imóveis Projeto Interdisciplinar II

Avaliação de Imóveis Sistema Registral e Notarial Gestão de Locação

Avaliação de Imóveis: Laudos Periciais Gestão de Incorporações Imobiliárias Sociedade, Direito e Cidadania Negociação

Optativa

(6)

o

DISCIPLINAS – 1 SEMESTRE

MODELOS DE ADMINISTRAÇÃO – 80h

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL – 80h

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL – 80h

RACIOCÍNIO LÓGICO – 40h

o

DISCIPLINAS – 2 SEMESTRE

EMPREENDEDORISMO – 40h

GESTÃO DE PESSOAS – 80h

GESTÃO DE MARKETING – 80h

COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO – 40h

Trata do processo da comunicação e funções da linguagem. Discute gêneros textuais e tipos textuais como ferramentas para produção de textos, além de fatores de textualidade. Aborda, também, variações linguísticas, hipertexto e aspectos de leitura e produção de textos.

Apresenta e discute a evolução dos modelos de administração, desde os tradicionais até os contemporâneos, em uma perspectiva histórica,

explorando os conceitos, fundamentos e visões de cada um. Explora as possibilidades de aplicação de cada um dos modelos nas práticas empresariais atuais, destacando sua adequação às características do negócio.

Aborda o comportamento humano nas organizações, sob três perspectivas: do indivíduo, do grupo e do sistema organizacional. Abrange os conceitos de comportamento organizacional, motivação, grupos e equipes de trabalho, comunicação, liderança, poder e política, conflitos e negociação, cultura organizacional, mudança organizacional e resistência à mudança.

Trata da oralidade e a prática de apresentação. Discute a teoria da comunicação humana, seus elementos, efetividade e eficácia, obstáculos e tipologia da comunicação. Aborda, ainda, a gestão da comunicação nas organizações; aspectos da comunicação interna, características da comunicação institucional e comunicação mercadológica.

A disciplina trata de lógica e argumentação, dedução e indução, falácias, distintas concepções de lógica: fundamentos e relevância. Explora, ainda, silogismo aristotélico, lógica proposicional: sintaxe e semântica, lógica de predicados de primeira ordem e técnicas de dedução.

Apresenta o processo de planejamento, implantação e gestão de marketing, abordando o conceito e o papel do marketing nas organizações, as questões referentes à segmentação, posicionamento e colocação no mercado, além do composto do marketing. É enfatizada a manutenção e o crescimento em mercados correntes, e a abertura de novos mercados.

MÉTODOS QUANTITATIVOS - 80h

A disciplina trata do ambiente econômico e o empreendedorismo, bem como resgata a história do empreendedorismo. Caracteriza o perfil empreendedor e discute conceitos fundamentais do empreendedorismo. Discute criatividade e seleção de ideias, identificação e aproveitamento de oportunidades.

Discute os principais pressupostos teóricos que fundamentam as políticas e práticas da gestão de pessoas nas organizações e os impactos da sua operacionalização em diferentes instâncias organizacionais. São discutidos o planejamento e o processo de movimentação de pessoas,

desenvolvimento humano e organizacional, carreira, desempenho e remuneração, entre outros.

Resgata os conceitos básicos de matemática e estatística. Fornece ferramentas que permitem a extração de informações de um conjunto de dados em forma de medidas, tabelas e gráficos, bem como a simulação de fenômenos a partir de modelos quantitativos, além de conclusões sobre uma população a partir de dados amostrais.

(7)

o

DISCIPLINAS – 3 SEMESTRE

GESTÃO DA PRODUÇÃO E LOGÍSTICA – 80h

ESTRATÉGIAS MERCADOLÓGICAS – 80h

GESTÃO FINANCEIRA – 80h

TEORIA E PRÁTICA DAS OBRIGAÇÕES E CONTRATOS IMOBILIÁRIOS – 80h

CONTABILIDADE E CUSTOS – 80h

ECONOMIA – 80h

PROJETO INTERDISCIPLINAR I – 40h

Apresenta os conceitos e procedimentos fundamentais adotados pela Contabilidade, necessários à elaboração dos demonstrativos financeiros básicos (balanço patrimonial e demonstração do resultado), bem como discute as relações de custo-volume-lucro, alavancagem e formação de preços.

A disciplina trata dos fundamentos da teoria econômica, envolvendo a micro e a macro economia. Discute os principais problemas econômicos que afetam a sociedade e as organizações. Trata das intervenções governamentais que levam ao crescimento e desenvolvimento econômico.

Envolve a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos e competências desenvolvidas no decorrer do curso numa situação real de criação de uma empresa. Na condução deste trabalho, é possível ao aluno obter a visão geral de um negócio, além de estimular o empreendedorismo e o trabalho em equipe.

DIREITOS REAIS SOBRE IMÓVEIS – 40h

PROJETO INTERDISCIPLINAR II – 40h

Aborda a evolução da administração da produção, a localização e layout de planta e decisões de nível operacional tais como: planejamento de produção, arranjo físico e fluxo de produtos, qualidade e gestão de cadeia global de fornecedores, operações de entrega, sistemas de transporte, armazenagem, manuseio e acondicionamento do produto.

Estuda as etapas de elaboração e a implantação de um plano estratégico de marketing. Tem como ponto de partida o atendimento e satisfação das necessidades dos clientes, passando pela análise do mercado e dos concorrentes, a fim de determinar os produtos a serem ofertados e as estratégias de atuação. Fornece instrumentos para avaliar e analisar os resultados alcançados pelo marketing da empresa.

Aborda os conceitos fundamentais de finanças e suas aplicações práticas, bem como os principais instrumentos de gestão e mensuração da saúde financeira das empresas, fornecendo insumos importantes para a tomada de decisões, projetos de investimento e fontes de financiamento.

Discute conceitos de capacidade e legitimidade da pessoa natural e jurídica; fato, ato e negócios jurídicos; direito das coisas e das obrigações. Analisa contratos preliminares e os em espécie, tais como: locação, prestação de serviços, comodato, arrendamento e parceria. Avalia procedimentos para negociação imobiliária segura, evitando riscos e conflitos, nas relações de compra e venda.

Estuda os bens jurídicos e sua classificação. Enfoca o direito das coisas e da posse, enfocando conceitos, forma, tipos e efeitos, classificação, pressupostos de validade, elementos acidentais, nulidade absoluta e relativa, defeitos ou vícios. Dedica-se, ainda, ao direito das obrigações e direitos reais.

Envolve a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos e competências desenvolvidas no decorrer do curso para análise de viabilidade de um projeto de criação de uma empresa. Na condução deste trabalho, é possível ao aluno obter a visão gerencial de um negócio, além de estimular o empreendedorismo e o trabalho em equipe.

(8)

AVALIAÇÃO DE IMÓVEIS – 80h

o

DISCIPLINAS – 4 SEMESTRE

SISTEMA REGISTRAL E NOTARIAL – 40h

GESTÃO DE LOCAÇÃO – 40h

AVALIAÇÃO DE IMÓVEIS: LAUDOS PERICIAIS – 40h

GESTÃO DE INCORPORAÇÕES IMOBILIÁRIAS – 40h

SOCIEDADE DIREITO E CIDADANIA – 40h

OPTATIVA – 40h

NEGOCIAÇÃO – 40h

PROJETO INTERDISCIPLINAR III – 40h

Estuda os conceitos, métodos e procedimentos gerais para os serviços técnicos de avaliação de imóveis urbanos, rurais e empreendimentos imobiliários. Analisa as normas vigentes, terminologia, metodologia básica, especificação das avaliações, requisitos básicos de laudos, documentos necessários e pareceres técnicos de avaliação.

Analisa e compreende os conceitos e instrumentos do setor imobiliário. Avalia a importância dos registros públicos para segurança documental, aspectos notariais e registradores. Estabelece comparativos com o novo Código Civil. Estuda tecnicamente os cartórios de notas: suas funções, responsabilidades e especificidades das escrituras públicas.

A disciplina aborda conceitos de administração imobiliária, especificidades do Código Civil, contrato de locação, direito de preferência, despejo do locatário, retomada do imóvel e renovação da locação.

Dedica-se à avaliação de imóveis urbanos. Analisa o método comparativo de dados do mercado, nível de rigor da avaliação, avaliação por comparação e por custo de reposição, homogeneização de dados e estimativa de valor.

Estuda as práticas de gestão de empresas do setor imobiliário, incorporadoras, construtoras e condomínios. Enfoca o mercado de negócios imobiliários, estratégias e processos de incorporação, incluindo sua relação com os órgãos competentes. Discute estratégias financeiras e planejamento de marketing dos projetos imobiliários.

A disciplina discute sociedade e comunicação, indivíduo e alteridade, Estado, sociedade, direito e cidadania. Aborda os direitos fundamentais e debruça-se sobre tópicos de Direito do Consumidor e de Direito Trabalhista.

Enfoca, de maneira intensiva, a negociação no contexto profissional envolvendo empregadores e empregados, pares organizacionais, clientes e empresas, entre outros. São abordados conceitos básicos de negociação, planejamento da negociação, questão ética, conflitos, estilos de negociação e negociações internacionais, envolvendo diferentes culturas.

A disciplina dedica-se à aplicação prática dos conhecimentos específicos adquiridos e competências desenvolvidas no decorrer do curso. Dedica-se ao aumento da eficiência na gestão de negócios imobiliários.

(9)

FREQUÊNCIA

A avaliação do desempenho escolar, além do aproveitamento, abrange também aspectos de frequência.

A Universidade adota como critério para aprovação a frequência mínima de 75% da carga horária total da disciplina. O estudante que ultrapassar esse limite está automaticamente reprovado na disciplina. Nas disciplinas e cursos a distância, a frequência é apurada a partir da completude das atividades propostas no ambiente de aprendizagem e seguem o mesmo critério para aprovação.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

A Universidade Anhembi Morumbi desenvolve a avaliação de aprendizagem em duas etapas: N1 e N2. A N1 consiste em uma série de atividades desenvolvidas ao longo do semestre que permitem avaliar o estudante continuamente. A N2 consiste em uma prova presencial individual. A nota final do estudante (NF) é obtida a partir da média entre N1 e N2. É considerado aprovado o estudante que atingir média igual ou superior a 6,0 (seis). Nos cursos e disciplinas na modalidade a distância, a N2 corresponde a 60% da nota final.

O estudante tem direito a realizar prova de segunda chamada no caso de ter perdido a oportunidade de cumprir a prova na data estipulada, ou para fins de melhoria de nota. Se, eventualmente, for reprovado o estudante deverá cumprir novamente a disciplina em regime de dependência.

(10)

Você, estudante, é parte integrante da comunidade acadêmica da Anhembi Morumbi e pode desfrutar de toda infraestrutura que a Universidade oferece. São seis câmpus com instalações modernas, laboratórios de última geração, bibliotecas com acervo abundante, além de academias de ginástica.

• Vila Olímpia – Rua Casa do Ator, 275 – Vila Olímpia

• Centro – Rua Dr. Almeida Lima, 1.134 – Mooca

• Vale do Anhangabaú – Rua Líbero Badaró, 487 – Centro

• Morumbi – Av. Roque Petroni Jr., 630 – Morumbi

• Paulista 1 – Av. Paulista, 2.000 – Bela Vista

• Paulista 2 – Rua Treze de Maio, 1.266 – Bela Vista

COORDENAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS

ANHEMBI MORUMBI PARA VOCÊ

CÂMPUS

DIREÇÃO / COORDENAÇÃO

Prof. Claudio José Stefanini

DIREÇÃO DA ESCOLA DE NEGÓCIOS

Prof. Dr. Paolo Tommasini

É doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorado pelo Massachusetts Institute of Technology e pelo Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics, ambos nos Estados Unidos. Desde 1999 na área educacional, atuou como professor e orientador pela Toronto Waldorf School, professor de graduação no curso de Administração, pós-graduação MBA e como Diretor Acadêmico. Ele também foi consultor na área de excelência em gestão.

Cursando Doutorado em Administração pelo Centro Universitário da FEI, possui graduação em Administração de Empresas, especialização em Gestão Estratégica de Negócios e Mestrado em Administração. Coordenador Adjunto do Curso de Administração e professor do ensino superior da Universidade Anhembi Morumbi, é Pesquisador dos grupos de pesquisa: Hospitalidade e Serviços em Organizações e Grupo de Estudos em Gestão de Organizações Contemporâneas (GOC), ambos pela Universidade Anhembi Morumbi.

(11)

Referências

Documentos relacionados

2 Quando o regime de trabalho do coordenador do curso é de tempo parcial ou integral, sendo que as horas reservadas à coordenação não satisfazem a relação mínima de 1 hora

Na tentativa de avaliar se a expressão de APAF-1XL e APAF-1LN é modulada pelo aumento da apoptose em células mielodisplásicas, células CD34+ obtidas de um doador de medula

Nesse experimento, apenas ocorreram brotações nas plantas cultivadas nos substratos 2 (E) e 11 (T + E + A) durante a última avaliação (aos 12 meses), com uma média de 0,37 e

Outra atividade que o projeto Fala Sério! vêm objetivando é proporcionar diálogos com professores, pais e alunos sobre temas pertinentes que comprometem a vida. Esses são três,

As Demonstrações Contábeis tem como objetivo fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, para avaliação e tomada de decisão econômica e, também para

Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo avaliar os efeitos de um treinamento de componentes múltiplos sobre a funcionalidade e a percepção subjetiva de esforço

Analisando a metodologia de produção de materiais da FIAP, é possível verificar que existem processos mais complexos se comparados à proposta de Kilpatrick (1918), pois as

Assim sendo, o objetivo geral deste trabalho é propor um modelo de predição precoce que mapeie o desempenho dos alunos em cursos de nível superior, na modalidade de ensino a