• Nenhum resultado encontrado

ITUTORPlay: Da Educação à Transformação! Uma plataforma educacional que aproxima o colaborador.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ITUTORPlay: Da Educação à Transformação! Uma plataforma educacional que aproxima o colaborador."

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

ITUTORPlay: Da Educação à Transformação! Uma plataforma educacional que aproxima o colaborador.

José Israel de Almondes (1) Valério Breno Santos Nunes Costa (2) Deyvison Ribeiro de Araújo (3) João Pedro Augusto Costa (4)

RESUMO

O ITUTORPlay é um projeto inovador que busca transformar os procedimentos convencionais da Gerência de Eletroeletrônica EFC na VALE S/A em São Luís – MA em vídeos e podcasts rápidos, contendo situações reais de "o quê" e "como" fazer, sempre destacando temas de Saúde & Segurança, além da qualidade no serviço. Os conteúdos e conhecimentos a serem compartilhados são elaborados pelas próprias áreas internas, a partir de critérios pré-estabelecidos de curadoria, e são validados por especialistas da própria área, ficando após isso em uma plataforma digital acessível a todos.

Esse ambiente promove uma maior interação do colaborador com o conteúdo, proporcionando uma nova experiência de aprendizado, tudo de forma rápida, simples e atraente. Dentre os resultados já alcançados pode-se destacar: Oferecimento de um guia rápido e atraente sobre passos das tarefas; Minimização de erros de execução por despadronização; Promoção de um maior engajamento entre as áreas, onde todos podem contribuir com a criação dos conteúdos; Assim como outros benefícios intangíveis como: Promoção da transformação digital e interação, pois aprender com vídeos e conteúdo personalizado é bem mais atraente; Incentivo ao protagonismo de carreira; Transformar experiência em conhecimento compartilhado.

(1) VALE – Engenheiro Senior

(2) VALE – Técnico Eletroeletrônica II

(3) VALE – Gerente Manutenção Eletroeletrônica EFC (4) VALE – Analista Operacional

(2)

1. Introdução

A educação no Brasil e no mundo está em constante mudança. Métodos diferentes vem se mostrando cada vez mais eficientes em substituição às metodologias convencionais.

Dentro das grandes corporações e indústrias não é diferente. Muito se têm investido em educação para formar mão de obra qualificada e hábil dentro da quarta revolução industrial que se vive, atrelado ao conceito de andragogia, como forma de melhorar a retenção de conteúdos para os empregados, já que para cada função, seja administrativa ou operacional, existem inúmeros procedimentos e ações que devem ser cumpridas para melhor desempenho técnico e de segurança.

Segundo o Panorama do Treinamento no Brasil 2015, realizado pela associação brasileira de treinamento, a ABTD, as corporações com mais de 500 funcionários gastam em média 1.385.819 reais com treinamento e desenvolvimento (T&D), o que representa 11% de sua folha de pagamento.

Porém com os avanços da tecnologia plataformas como o e-learning vem se mostrando uma excelente estratégia para oferecer treinamento e conhecimento para os colaboradores.

Em meio a esse contexto buscou-se desenvolver um método alternativo para compartilhamento de conhecimentos e experiências da gerência de Eletroeletrônica da Estrada de Ferro Carajás (EFC), VALE S/A, em São Luís do Maranhão através de vídeos, artigos e podcasts, conteúdos estes gerados pelos próprios colaboradores das áreas, a partir de critérios pré-estabelecidos de curadoria, que pudessem estar disponíveis para acesso quando necessário, seja para retirada de dúvidas, consulta, contribuição, etc.

A realização desse projeto teve como objetivo possibilitar uma nova experiência educacional aos colaboradores, promover uma maior interação e engajamento da equipe com os conteúdos, criar meios modernos de disponibilização de conteúdos e tornar cada colaborador protagonista em sua carreira.

2. Fundamentação Teórica

Para contextualizar esse trabalho é importante citar que até antes desse projeto todos os treinamentos práticos e teóricos realizados na gerência da Eletroeletrônica EFC eram realizados práticos e teóricos eram feitos da forma convencional, com equipe em sala de aula, com leitura de padrões operacionais, manuais técnicos, apresentações de material pelo instrutor qualificado, em alguns casos com aplicações práticas e visitas em campo.

Antes do desenvolvimento ativo da solução, algumas pesquisas foram realizadas entre os possíveis usuários da plataforma como forma de pesquisa e teste de usabilidade do produto.

Usabilidade corresponde à questão específica de saber se as pessoas são capazes de usar determinada coisa (FALCÃO, 2013).

Desde o início os resultados mostraram-se favoráveis ao desenvolvimento da solução, tanto da confirmação que os vídeos são uma forma atrativa de ensinar e aprender, como na contribuição ativa para produzir os conteúdos, tanto na usabilidade da plataforma. Veja nas imagens a seguir:

(3)

Figura 1 – Teste de Escolha do Método de Aprendizado

Fonte: Autor (2019)

Figura 2 – Teste de Usabilidade da Plataforma

(4)

Figura 3 – Teste de Engajamento para Criação de Conteúdo

Fonte: Autor (2019)

As corporações saíram na frente no e-learning, pressionadas pela competição, pelo corte de custos no treinamento e pela necessidade de atualização constante (MORAN, 2005).

Além do e-learning uma solução igualmente proveitosa vem se mostrando eficiente e com bastante aceitação, que o microlearning.

Trata-se de uma forma rápida e direta de transmitir o conhecimento ― pequenas pílulas de informação que podem ser consumidas pelos colaboradores no momento em que acharem mais adequado. Pode ser um link interessante, um pequeno vídeo, um texto compartilhado. É uma forma leve e bem direcionada de educação corporativa, que tem tudo para dar certo na sua organização (IMPULSE, 2019).

O trabalho do ITUTORPlay veio como alternativa a esse método convencional de aprendizado. A estratégia foi que os conhecimentos operacionais padronizados das áreas fossem transformados em vídeos, elaborados pelos colaboradores das áreas, e após isso validados especialistas como forma de curadoria de conteúdo.

Os especialistas são colaboradores com grande bagagem técnica, tanto teórica como prática, que geralmente trabalham no setor de Confiabilidade da gerência, e atuam como chanceladores dos materiais produzidos, sugerindo alterações, melhorias, exclusões, etc.

A plataforma do ITUTORPlay serve para hospedar os conteúdos e disponibilizar para acesso sempre que necessário. Os conteúdos foram organizados em formas de trilhas educacionais para facilitar a busca, ou seja, os conteúdos estão organizados por disciplinas, equipamentos e níveis crescentes de complexidade.

(5)

3. Metodologia

O primeiro grande desafio de solução para a plataforma ITUTORPlay foi de mapear os conteudistas da área, ou seja, definir as pessoas dispostas e aptas a preparar os conteúdos e desenvolver as tarefas de roteirizar, gravar e editar os materiais.

Após isso seria necessário definir os especialistas que iriam chancelar os conteúdos criados. Para essa etapa usou-se como solução os especialistas existentes no setor de Confiabilidade da gerência da Eletroeletrônica EFC, já que estas já são as pessoas responsáveis por validar os procedimentos e instruções técnicas.

Outra necessidade foi de desenvolver a plataforma interna capaz de suportar esses vídeos e disponibilizá-los em um meio que pudesse ser acessível a todos os envolvidos sempre que necessário.

Para priorização dos conteúdos elaborados usou-se como critério o nível de complexidade técnica e maior risco de segurança envolvido. Os materiais eram gravados via celular, algum com maiores recursos como tripés, iluminação, microfone, etc. e após isso editados para melhor visualização.

Figura 4 – Gravação de Vídeo Aula sobre Redes Elétricas

Fonte: Autor (2019)

4. Resultados

Como resultado esperado obtemos uma plataforma online capaz de hospedar os conteúdos produzidos pelas diversas áreas que compões a Eletroeletrônica EFC em São Luís – MA, estando facilmente disponíveis via online, facilitadas pelo endereçamento de palavras via TAGs que caracterizam o conteúdo disponível, como por exempli: energia, sinalização, telecomunicações, automação, entre outras.

(6)

Figura 5 – Vídeos disponíveis para consulta no ITUTORPlay

Fonte: Autor (2019)

Na tela de acesso é possível ainda buscar por algum conteúdo específico, a partir de determinado tema. Além do mais, é possível acessar os conteúdos disponibilizados pelo ITUTORPlay tanto de um computador como de um smartphone.

Figura 6 – Telas de Acesso ao ITUTORPlay

Fonte: Autor (2019)

Após o desenvolvimento da plataforma piloto na gerência da Eletroeletrônica EFC em São Luís – MA nos anos de 2018 e 2019, e da confirmação de efetividade do sistema para criação e compartilhamento de conhecimentos, uma solução corporativa única e definitiva está sendo desenvolvida em parceria com fornecedores externos como forma de alavancar e trazer resultados para toda a companhia.

(7)

5. Conclusão

Conforme apresentado nesse trabalho observa-se que os métodos convencionais de ensino e aprendizagem estão mudando, inclusive nos ambientes corporativos. Baseado nisso um método alternativo para compartilhamento de conhecimentos e experiências foi desenvolvido pela gerência de Eletroeletrônica da Estrada de Ferro Carajás (EFC), VALE S/A, em São Luís do Maranhão, onde vídeos de procedimentos de trabalho e outros conteúdos são disponibilizados em uma plataforma, previamente validados por especialistas, e ficam disponíveis para acesso aos diversos colaboradores, de forma a facilitar a execução segura e com qualidade das diversas atividades. Com essa solução novas experiências educacionais são possíveis aos colaboradores, assim como um maior engajamento e incentivo ao protagonismo de carreira, estando todos cada vez mais inseridos e vivendo a transformação digital.

6. Referências

1. Batalha, Felipe. Educação Corporativa: 5 Estratégias Eficazes para Adotar na sua Empresa. Impulse. 3 de Julho de 2016. Disponível em: <https://impulse.net.br/educacao-corporativa-estrategias/>. Acesso em: 22 de jun. de 2019.

2. Falcão, Christianne Soares. Usabilidade de Produtos de Consumo: uma análise dos conceitos, métodos e aplicações. Estudos em Design | Revista (online). Rio de Janeiro: v. 21 | n. 2 [2013], p. 01 – 26 | ISSN 1983-196X.

3. Moran, José. Tendências da educação online no Brasil. Educação Corporativa e Educação a Distância. Rio de Janeiro: Editora Qualitymark, 2005.

Referências

Documentos relacionados

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Para analisar as Componentes de Gestão foram utilizadas questões referentes à forma como o visitante considera as condições da ilha no momento da realização do

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Ainda segundo Gil (2002), como a revisão bibliográfica esclarece os pressupostos teóricos que dão fundamentação à pesquisa e às contribuições oferecidas por

A pesquisa pode ser caracterizada como exploratória e experimental em uma primeira etapa (estudo piloto), na qual foram geradas hipóteses e um conjunto de observáveis, variáveis

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo de espécies de Myrtaceae, com dados de anatomia e desenvolvimento floral, para fins taxonômicos, filogenéticos e

O objetivo deste trabalho é utilizar os conceitos de engenharia de confiabilidade para identificar os sistemas e conjuntos mais críticos da socadora de linha S21 da Estrada de

Com intuito, de oferecer os gestores informações precisas atualizadas e pré-formatas sobre os custos que auxiliem nas tomadas de decisões corretas, nos diversos