• Nenhum resultado encontrado

Veja tabela de prêmios e participe desta iniciativa.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Veja tabela de prêmios e participe desta iniciativa."

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Esta terceira edição do Servir traz mais histórias de pro-jetos de clubes que estão mudando a vida em suas comunida-des. Inspiração para m u i t o t r a b a l h o .

Páginas 8, 9 e 11

O Distrito en-controu uma nova forma pra celebrar os 100 anos da Fundação Rotária, e otimizar as doações para o Fundo Anual de Programas: uma gincana com vá-rios prêmios. Cada real doado será con-vertido em pontos. Veja tabela de prê-mios e participe desta iniciativa.

(2)

estas classes já for-madas.

Podemos ho-menagear professo-res, diretores e fun-cionários de esco-las, fornecendo ma-teriais escolares, lanches, e até for-mando classes de alfabetização em parceria com outras entidades e levando à comunidade que o Rotary atua em todos os setores. P R E M I A Ç Ã O Solicito o em-penho de todos na arrecadação de re-cursos à Fundação Rotária, através dos instrumentos dispo-nibilizados para doa-ções individuais (livros de receitas, certificados, eventos, classes especiais),

Servir é o informativo do Distrito 4510 do Rotary Internacional para a gestão 2016-2017

Presidente do RI John F. Germ

Rotary Club de Chattanooga, Tenessee, USA—Distrito 6780 Rotary International

One Rotary Center 156 Sherman Avenue

Evanston, Illinois 60201-3698 – USA

Diretor de RI – 2015-17 José Ubiracy Silva

joseubiracy@ebge.com.br

Rotary Club de Recife

Rotary International Brazil Office Rua Tagipuru, 209

CEP 01156-000 —São Paulo, SP Fone : (011) 3826-2966 Fax (011) 3667-6575 DISTRITO 4510 www.rotary4510.org.br Governador 2016-17

Wilson Hironobu Yamashiro/Eiko

wilsonyamashiro1617@gmail.com

Governador Eleito 2017-18 Mauricio de Agostinho Antonio

mauagantonio@gmail.com

Governador Indicado 2018-19 João Evangelista Pereira/Wania

joao.ep.adv@terra.com.br

Instrutor Distrital Valdeir Fagundes de Queiroz

vfq@gastroclinica.org

Secretário Geral Ageu Duarte Jr.

ageu@ageu.com.br

Tesoureiros do Governador Oswaldo Villela Filho

ovillelafilho@yahoo.com.br

Vera Lúcia Marques da Costa

costaver@terra.com.br

Diretores de Protocolo Dermeval Antonio Gregório Ângela Cecília Giovaneti Teixeira Dalvaro Girotto

Luiz Antonio Repetti Walter Antonio de Freitas Produzido por Giro Marília R dos Cardeais, 91—Marília/SP CEP 17.507.190

www.giromarilia.com.br rotary@giromarilia.com.br Jornalista responsável Rogério Martinez Fotos: Giro Marília e Rotary International Segundo a Unesco exis-tem 774 milhões de adultos anal-fabetos no mun-do, dos quais 64% são mulhe-res.

E o Brasil ocupa o 8º lugar no ranking dos países com mai-or número de adultos analfa-betos com 13,2 mi-lhões.

Em nosso país o programa federal “Brasil Alfabetizado” para alfabetização de adultos, criado para atender às metas mundiais, tem esten-dido classes de alfabe-tização de adultos também para as áreas rurais disponibilizan-do professores e ma-teriais escolares para o programa.

Porém estas classes muitas vezes mantém-se ociosas.

Setembro é o mês que o Rotary de-dica à Educação Bá-sica e Alfabetização, e como clubes de pres-tação de serviços, po-demos fortalecê-los participando de ações voltadas à esta ênfase rotária, apoi-ando os órgãos go-vernamentais e re-crutando alunos para

p e l a A B T R F (Empresa Cidadã, Se-guro Solidário), e também o Consórcio Comauto.

Para isso, cria-mos gincana que esta-rá identificando os participantes e clubes mais atuantes e pre-miando-os na Confe-rência Distrital, com reconhecimentos tra-zidos diretamente do Instituto de Recife e assinados pelo presi-dente John F. Germ, pelo diretor José Ubi-racy Silva, curador da Fundação Rotária Mário César de Ca-margo e pela governa-doria do distrito 4510, além de prêmios vali-osos já mencionados anteriormente pela Comissão de Premia-ção. Rotary a Servi-ço da Humanidade.

(3)

Com objetivo de comemorar os 100 anos da Fundação Ro-tária, o Distrito 4510 criou uma estratégia para otimizar as doa-ções para o Fundo Anual de Programas, através de uma ginca-na com vários prê-mios. Cada real doado será convertido em pontos.

A nossa Ginca-na vai oferecer cinco categorias de prê-mios: Clube, Associa-do, Cônjuge, Interac-tiano, RotaracInterac-tiano, (veja tabela abaixo).

Os prêmios serão destinados pa-ra os cinco maiores doadores por catego-ria, cujos pontos

se-rão somados durante o ano rotário 2016-17, até o dia 31/03/2017. A pre-miação será entregue na Conferencia Dis-trital.

Outra novida-de para os vencedo-res da Gincana é que serão agraciados pela Menção Internacio-nal, Nacional e

Dis-trital, assinadas pelo Presidente do RI John F. Germ, Curador da Fundação Rotária Má-rio César de Camargo, Diretor do RI José Ubiracy Silva e Equipe Distrital.

Lembramos, a importância de cada repasse para a Funda-ção, que é de todos nós.

A Fundação Rotária recebeu a clas-sificação máxima da Charity Navigator, agência avaliadora de entidades do gênero dos EUA. Os resultados da última avaliação, divulgados em 1° se-tembro, mostram a Fundação Rotária com 100 pontos graças à

sua gestão financeira, responsabilidade e transparência.

A nota da Charity mostra a con-fiança na Fundação Rotária quanto ao uso das doações , ad-ministração de pro-gramas e serviços, e comprometimento com a governança responsável.

(4)

A A p a e (Associação de Pais e Amigos dos Excepci-onais) de Quatá, que atende 50 alunos é mais uma instituição com a marca do Ro-tary no atendimento a ser visitada pelo go-vernador Wilson Ya-mashiro.

A entidade re-cebe subvenção da Prefeitura da cidade, que não é suficiente para bancar todos os

custos, e promove série de eventos para arrecadação.

Um dos mais importantes é o Lei-lão de Gado, em que rotarianos trabalham como voluntários no atendimento e venda de bebidas ao públi-co. Na última edi-ção foram 800 pesso-as atendidpesso-as por ro-tarianos.

Durante dez dias o presidente do Rotary International, John Germ, partici-pou no Brasil de en-contros com rotaria-nos de todo o país além de acompanhar pessoalmente o trei-namento dos gover-nadores rotários elei-tos e indicados e jo-vens do Rotaract. E deu um show de de-dicação e relaciona-mento.

John Germ passou por todas as salas e grupos de de-bates, respondeu a perguntas, posou pa-ra número infinito de fotos sem deixar de transmitir sua men-sagem e a confiança no trabalho da orga-nização.

O roteiro da

vi-sita guardou espaço para visitas a pontos turísticos do Recife e região, onde aconte-ceu a 39ª edição do Instituto Rotary do Brasil, além de even-tos como plantio de árvores, encontros com autoridades pú-blicas de Pernambuco e contato com a reali-dade brasileira.

“Nunca um presidente do Rotary acompanhou nossas atividades tão de per-to como ele fez”, disse o Diretor do Rotary International, o em-presário José Ubiracy Silva, associado do Rotary Club do Recife, no Distrito 4500 do Rotary International, que o acompanhou em todas as atividades no Brasil.

Apesar

de

uma queda de

qua-se 40% em relação

ao ano anterior, a

doação total do

es-critório brasileiro

do Rortary para a

Fundação Rotária

atingiu a marca de

US$ 3.255.473 e

colocou nosso país

na 11º colocação

entre os maiores

doadores do

mun-do.

Esperamos

contar com seu

i m p re s c i nd í ve l

apoio também em

2016-17, quando a

meta mundial de

arrecadação é de

300 milhões.

(5)

Grandes encon-tros, planejamento e muito trabalho com a marca do Distrito 4510 nas reuniões. Foi assim a 39ª edi-ção do Instituto Ro-tary do Brasil, que aconteceu no Recife.

Além de trei-namento para futu-ros governadores, o instituto apresentou muitas informações que subsidiaram de-bates e planejamento para o primeiro Mul-tisseminário realiza-do pelo Distrito. O governador Wilson Yamashiro e sócios de diferentes cidades acompanha-ram encontros como assinatura de

men-ções para os clubes do distrito que se destacarem em metas e projetos para o atu-al ano rotário. A en-trega será feita na Conferência Distrital, em 2017.

O Instituto apresentou palestras importantes do presi-dente do RI, John Germ, e de Luis Vi-cente Giay, presiden-te do RI 1996-1997. E guardou emoções, como a homenagem ao convocador, José Ubiracy . Para os futuros dirigentes, apresen-tou informações ad-ministrativas e rela-cionamento com os distrito.

O Conselho de Legislação apresen-tou novo modelo de relacionamento de sócios, inclusive a transferência. Confi-ra algumas mudan-ças: O clube pode determinar suas pró-prias regras para transferência de as-sociados, dualidade

de associação e associ-ados honorários.

As qualifica-ções obrigatórias são adultos de caráter ili-bado, integridade e habilidade de lideran-ça; boa reputação em sua área e capazes de trabalhar para a co-munidade em que atua ou outras comu-nidades

(6)

O primeiro Multisseminário Dis-trital, promovido em Marília, reuniu pouco mais de 200 rotaria-nos para muito traba-lho e troca de infor-mações em um evento que inaugura novo modelo de atividades e ainda apresentou muitas novidades.

Os seminários são comuns em atua-ção por áreas. Objeti-vo de unificar o en-contro foi cumprido: facilitar, reduzir cus-tos e eliminar necessi-dade de viagens, já que muitas vezes os mesmos companhei-ros precisam se deslo-car para diferentes compromissos.

Durante qua-se oito horas os rota-rianos assistiram a quatro importantes palestras, um gran-de almoço e gran-debates por área de atuação. A participação no encontro com os fa-cilitadores mostrou o sucesso do evento.

E os rotaria-nos que não pude-ram participar ainda vão ouvir falar muito do trabalho, seja nas reuniões em seus clubes ou nos efeitos práticos, já que o encontro apresentou muitas informações do Instituto Rotary, promovido no Reci-fe, e muita orienta-ção para projetos.

Gesner Dias Júnior (2015-2016) mostrou orientações para re-tenção e atração de sócios.

Destacou a preocupação começa na apresentação do clube, incluindo ima-gem pública, organi-zação das reuniões e roteiro de trabalho.

- Imagem pública

A forma como o Rotary se comunica com os sócios e a co-letividade influencia na atração e retenção de sócios. Imagem públi-ca foi discutida em complemento à edu-cação continuada so-bre Rotary. Saiba mais sobre o trabalho para divulgar bem. Palestra do

go-vernador Dauto de Al-meida Campos (1981-1982) apresentou al-guns projetos de sub-sídio que mudam as vidas de muitas famí-lias.

C o n v i d a d o s apresentaram iniciati-vas como a Vila Rotá-ria, em Presidente Prudente, o Cacam (Centro de Apoio à criança e Adolescente de Marília), além de atendimento em As-sis e Cândido Mota.

A palestra mostrou como é pos-sível atrair subsídios globais e mudar vi-das.

- Quadro associa-tivo

O governador

Multisseminário reúne 200 companheiros

(7)

Convidado es-pecial para o Multis-seminário, o enge-nheiro Wilson Takada Júnior, governador do Distrito 4310 em 2013 -2014, apresentou em Marília uma brilhante palestra sobre a atua-ção da Fundaatua-ção Ro-tária.

I n f o r m a ç ã o , compreensão sobre a Fundação e objetivos do trabalho mostra-ram formas esclarece-doras de entender e participar do trabalho e dos projetos da Fun-dação. Leve isso para os clubes e o trabalho será muito mais pro-dutivo.

Confira alguns dos destaques na for-ma didática e diferen-ciada de Wilson Taka-da apresentar a Fun-dação:

- Nossa Fundação

Grandes gru-pos empresariais têm suas fundações para serem braços em pro-jetos de investimen-tos. Cada rotariano em todo o mundo também tem a sua. Entender que a Fun-dação também é sua muda a forma de

tra-balhar pela organiza-ção.

- Os recursos

Em torno de 92% dos recursos ar-recadados são inves-tidos em projetos em comunidades do

mundo todo. Do valor restante, mais 6% fi-nanciam ajustes ou complemento de pro-gramas e 2% são des-tinados aos custos ad-ministrativos.

No ano rotário encerrado em julho, a

Fundação financiou 494 projetos de subsí-dios distritais, que movimentaram em todo o mundo US$ 26,8 milhões. No Bra-sil foram 37 projetos distritais, com US$ 1,1 milhão. Os projetos globais movimenta-ram US$ 76 milhões, dos quais US$ mi-lhões 25 no Brasil.

- A missão

A Fundação Rotária tem a missão de capacitar rotaria-nos para promover boa vontade e paz, compreensão por meio de apoio a inicia-tivas de melhoria da saúde, educação e combate à pobreza. - Participe, conhe-ça e acredite A proposta do Rotary é que os com-panheiros de todos os clubes não só compre-endam, mas partici-pem e acreditem neste trabalho. E se você acredita no trabalho, pode atuar e investir e atrair investidores não por estar no Rotary, mas por confiar no trabalho que é desen-volvido.

(8)

Em ano de jo-gos olímpicos no Bra-sil e tanta visibilidade para atletas, nada co-mo descobrir no cora-ção do Distrito 4510 um projeto que aten-de crianças aten-de 6 a 15 anos com formação em atletismo e diver-sas outras modalida-des. E tudo com apoio do Rotary.

O Ginásio Es-portivo de Martinó-polis é uma estrutura integrada ao progra-ma Espaço Cidadão, desenvolvido pela prefeitura da cidade, e conta atualmente com 250 crianças. O setor de Gi-nástica Olímpica tem mesa de salto, pista, bebedouro, trampo-lim, colchões e outros produtos adquiridos com o suporte do RC de Martinópolis.

Mais do que investir em material físico de apoio às mo-dalidades, os rotaria-nos de Martinópolis destacam o compro-misso com qualidade de vida, atividades saudáveis e motivação que vão acompanhar estes jovens por toda a vida.

E o trabalho no clube não para. O RC de Martinópolis já é um clube com 100% de sócios ALL STAR TEAM e mais um CLUBE ALL STAR TEAM no Distrito. C r i a d a e m

1939, a Associação Filantrópica de Prote-ção aos Cegos é uma tradicional instituição de atendimento e rea-bilitação de deficien-tes visuais em Presi-dente PruPresi-dente. E o trabalho do Rotary é muito conhecido por lá.

A entidade, que conta com 11 fun-cionários e atende aproximadamente 110 pessoas em vários ní-veis de deficiência vi-sual, oferece orienta-ção para leitura em braile, suporte para trabalho artesanal, informática e outros tipos de qualificação dos atendidos.

O trabalho conta com reconheci-mento de diferentes grupos de suporte, incluindo o RC de Presidente Prudente Nascente, onde atua uma das dirigentes da casa, a compa-nheira Conceição, esposa do presidente da Associação, Yas-suyuki Hório. A dedicação dos voluntários e funcionários é uma das marcas do proje-to e qualquer visitan-te recebe informa-ções que ajudam a entender a leitura a em braile, acompa-nhar deficientes e auxiliar na solução de problemas cotidi-anos. Um trabalho que muda a vida de quem é atendido e muda quem visita a entidade.

Trabalho vira artesanato e fonte de renda

(9)

Um projeto do RC Dracena Imperial organiza leilões, baza-res, feiras, doações e subsídios da Fundação Rotária entre outras formas de apoio para oferecer estrutura e suporte a um progra-ma que há 20 anos muda vidas naquela cidade: a Pousada do Bom Samaritano, que atende alcoólicos e de-pendentes químicos.

Criada a partir de uma iniciativa de padre Moacir Chine-latto, a casa de recupe-ração atua sob coorde-nação da Paróquia

Nossa Sra Aparecida e atualmente abriga 30 internos.

Conta com trabalho voluntário de muitos profissio-nais que já foram atendidos e atinge até 40% de recupera-ção plena.

Colchões e equipamentos de uso diário foram alguns dos benefícios obti-dos com trabalho do Rotary e da Casa da amizade. O próximo passo é oferecer sis-tema de projeção au-diovisual para a sala de reuniões, que é alugada para encon-tros corporativos e tem renda revertida para a entidade

O trabalho oferece suporte em psicologia, enferma-gem, nutrição e mo-nitoria

O Rotary Club de Tupi Paulista está fazendo a diferença no atendimento a crianças e adultos atendidos na Santa Casa da cidade. O clube mon-tou brinquedoteca para lazer do setor de pediatria e uma sala de punção veno-sa para a enferma-gem e ainda doou todo o equipamento para a reinauguração do Lactário do hos-pital. Isso inclui compra de pia, gabi-nete, fogão, geladei-ra, armários e toldos para a cozinha da instituição.

E os rotaria-nos de Tupi querem mais. Acabam de apresentar um proje-to ousado, chamado por eles de “sonho” para as próximas campanhas

comuni-tárias: a doação de uma prensa para pa-pelão, empilhadeira e uniformes para equi-par a Acatupi, a asso-ciação dos catadores de papel da cidade.

O trabalho, que promove geração de renda e ainda cumpre importante serviço ambiental, separa atualmente 80 toneladas de ma-terial por mês e usa uma presa empacota-deira emprestada.

Mesmo com o material prensado, a máquina solta fardos pesados, que preci-sam ser organizados. Sem a empilhadeira o trabalho é muito m a i s d i f í c i l .

Mas esta his-tória vai mudar, com apoio do Rotary e nossos companheiros de Tupi.

Brinquedoteca com apoio do Rotary Espaço oferece recuperação e Rotary apoia

(10)

O Dia Mundial de Combate à Pólio, em 24 de outubro, vai dar destaque ao pro-gresso extraordinário alcançado na campa-nha contra a paralisia infantil e ao trabalho que ainda precisa ser feito para a erradica-ção completa do vírus.

Como o núme-ro de novos casos no mundo foi reduzido em praticamente 50% em relação ao ano passado, temos a oportunidade ideal para mobilizar nossos recursos e alcançar o

objetivo de acabar com a poliomielite.

Oficiais da área da saúde e em-baixadores da cam-panha Elimine a Pó-lio Agora vão partici-par do quarto grande

evento do Rotary pa-ra marcar o dia, que pela primeira vez se-rá realizado no Cen-tro Norte-Americano de Controle e Pre-venção de Doenças, em Atlanta, EUA. Baixe o kit de recursos para encon-trar mais informações e material de promo-ção da campanha, in-clusive sobre planeja-mento e divulgação do seu próprio evento.

Lembre-se de cadastrar seu evento para concorrer à chance de ser reco-nhecido em Atlanta ou aparecer no site do Rotary e redes sociais.

Use as imagens oficiais e a hashtag #endpolio nas mídias sociais.

O cantor e so-brevivente da pólio Donovan Leitch, ou simplesmente Dono-van, juntou-se ao Ro-tary na luta contra a poliomielite.

Donovan con-traiu pólio com três anos de idade em Glasgow, na Escócia.

“Acredito que uma deficiência em uma área faz com que você explore outras para compensar”,

Donovan cola-borou com os Beatles em músicas como “Yellow Submarine” e dividiu palco com ícones como Bob Dylan e Joan Baez.

Como embai-xador do Rotary, Donovan irá apoiar a c a m p a n h a P u r -ple4Polio, uma cola-boração entre o Ro-tary International na Grã-Bretanha e Ir-landa e a Sociedade Real de Horticultura.

(11)

Há 61 anos, o rotariano Mário Mar-condes Reis e esposa, Geny, do RC Regente Feijó, doaram um imóvel em grande ter-reno na cidade desti-nado à realização de trabalhos voluntários e de atendimento, com uma ressalva: a enti-dade deve ser sempre dirigida por um rotari-ano. Não poderia dar mais certo.

Hoje a Associa-ção Casa da Criança atua em conjunto com uma escola municipal e atende 37 alunos da Maternal, 52 da

escola I e 45 da Pré-escola II, em perío-do integral. E expan-de atendimento, in-clusive com projeto integrado à Justiça. O imenso ter-

reno na cidade abriga ainda espaço coberto que várias entidades utilizam para a reali-zação de seus even-tos. O atual dirigente é José Roberto

Pa-lopólis, que explica algumas inovações do projeto, como uma metodologia moderna de ensino : liberdade de escolha de temas expostas pela profes-sora.

E os investi-mentos do Rotary não param. Além de doa-ções, como a cobertu-ra na entcobertu-rada da esco-la, o trabalho envolve dedicado grupo do Rotaract, que já per-mitiu a montagem de uma brinquedoteca para as crianças e abriu vagas para está-gios de psicólogas.

O trabalho do Rotary começa nas comu-nidades. Embora o Rotary atue em diversos campos, o mesmo se concentra em seis áreas .

Tais áreas de enfoque atendem às neces-sidades humanas mais urgentes, nas quais tem um nível alto de excelência. São elas:

• Paz e prevenção/resolução de conflitos • Prevenção e tratamento de doenças • Recursos hídricos e saneamento • Saúde materno-infantil

• Educação básica e alfabetização

• Desenvolvimento econômico e comunitário Todo rotariano que estiver planejando projetos deve considerar enquadrá-los em uma ou mais destas áreas.

(12)

Robson Duar-te, Assistente Admi-nistrativo do escritó-rio do RI no Brasil, foi selecionado para p a r t i c i p a r d a “Corrida Contra a Pó-lio" (Miles to End Po-lio) é uma iniciativa do Secretário Geral de Rotary, John Hewko, para arreca-dar fundos para nos-sa campanha de erra-dicação da pólio.

E a preocupa-ção com a pólio me-rece dedicação. Fo-ram registrados dois novos casos de pólio na Nigéria – país

on-de a doença não era diagnosticada desde 2014.

Você pode aju-dar o brasileiro a através de sua página “Corrida contra a Pó-lio - apoie o Robson nesta corrida”, com uma doação direta pelo pay-pal ou em www.rotary.org.br/ contribua (em real e via Boleto).

Nesta ultima opção, escolha no fundo de alocação “Corrida contra a Pó-lio - Apoie o Robson nesta corrida”.

1° de outubro de 2016: Prêmio Dar de Si Antes de Pensar em Si •

1° de novembro de 2016: Prêmio de Liderança em Serviços Profissionais

1° de março de 2017: Prêmio a Cônjuge/Parceiro de Rotariano

15 de março de 2017: Prêmio por Realizações Significativas

30 de junho de 2017: Prêmio por Serviços Emi-nentes, Menção Avenidas de Serviços e Menção da Fundação Rotária por Serviços Meritórios 30 de junho de 2017 (até meia noite, horário de Chicago): Menção Presidencial

1° de julho a agosto de 2017: líderes de clube e distrito podem indicar à Menção os Interact Clubs elegíveis

Referências

Documentos relacionados

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

proposta.--- ----Admissão da Proposta | Aprovação por unanimidade.--- ----Hugo Meira introduziu a proposta de salvaguarda do direito dos naturais a serem sepultados na freguesia.---

A segmentação manual de estruturas anatômicas pode gerar resultados volumétricos bem distintos justificados pela diversidade de processos de delimitação da região

Figura 8 – Isocurvas com valores da Iluminância média para o período da manhã na fachada sudoeste, a primeira para a simulação com brise horizontal e a segunda sem brise

 Para os agentes físicos: ruído, calor, radiações ionizantes, condições hiperbáricas, não ionizantes, vibração, frio, e umidade, sendo os mesmos avaliados

Folga Radial (mm) Ø do alojamento da bucha Engrenagem Eixo Comando Eixo do Auxiliar/Balancim Bucha Eixo Auxiliar/Balancim. TORQUE RECOMENDADO Contrapeso Virabrequim Capa do Mancal

Como também observado no Programa de Pesquisa em Biodiversidade do Semiárido (PPBio), onde foram 566 registros de 271 espécies e 39 famílias de aranhas, para vários