CNC A solução ideal para a usinagem de moldes de precisão e tornos de produção de barramento inclinado. Características técnicas

16 

Texto

(1)
(2)

CNC 8060

O CNC 8060 incorpora

diferentes formas de

programar que se

adaptam ao trabalho

a ser realizado com a

máquina: a linguagem

ISO para grandes séries

(otimizando o tempo de

execução) e a linguagem

conversacional para

séries reduzidas ou peças

unitárias (reduzindo o

tempo de programação).

Características técnicas

Eixos + Spindles Até 7 Eixos interpolados 4 Canais de execução Até 2 Interface Sercos, CAN Periféricos Ethernet, RS232/485, USB

Monitor 10”

Tela touch screen Sim Eixos Tandem e spindles Sim Processamento 64 bits

A solução ideal para a

usinagem de moldes

de precisão e tornos

de produção de

(3)

275 mm 329 mm 329 mm 393 mm 175 mm 175 mm 420 mm 175 mm

Opções

Painel de operação (JOG) Fagor com botão de emergência e potenciômetro de spindle.

Desenhado para ambientes industriais

Os teclados e monitores dos CNC’s da Fagor são projetados para poderem ser montados em qualquer máquina com a máxima garantia de estanqueidade. A fixação na máquina é feita pela parte traseira, impedindo que impurezas ou líquidos possam ter acesso ao seu interior, atendendo a norma IP65 (NEMA 12) de estanqueidade.

Graças à utilização de avançadas técnicas de projeto, não são utilizados componentes perecíveis como baterias e ventiladores, razão pela qual não é necessário nenhum tipo de manutenção.

Outro resultado deste projeto é que o CNC não produz nenhum calor, o que permite reduzir o alojamento e não se utilizar um ventilador para o seu resfriamento. Painel de operação de fabricação própria.

(4)

PC PC

Ethernet TCP/IP

Ethernet TCP/IP

Sercos Can Open

A Fagor Automation possibilita ao integrador possuir um único interlocutor para o projeto da sua máquina e lhe facilita a instalação de seus produtos, uma vez que iniciando pelo CNC, passando pelos acionamentos e chegando até os sistemas de medição, a Fagor Automation oferece uma solução integral para suas máquinas.

Solução integral

Um interlocutor único

para todas as suas necessidades

A Fagor Automation levou em consideração

todos os dispositivos e acionamentos que

constituem a máquina para obter o seu

máximo rendimento, de forma que o cliente

disponha a cada momento de uma solução

dimensionada para suas necessidades reais.

Módulos remotos

Volantes eletrônicos Sistemas de regulação

Servomotores Motor de spindle Sistemas de captação Sistemas de captação CNC Fagor Serviço Rede da empresa

(5)

Confiabilidade, robustez, durabilidade:

qualidade total

Para garantir o funcionamento adequado do sistema, nas condições de ambiente mais adversas (temperatura, vibrações, etc.), a Fagor Automation inclui no

desenvolvimento de todos os seus produtos diversos métodos de teste, como o processo HALT-HASS, que tem como objetivo a detecção e solução de imperfeições antes de lançar no mercado um produto. Desta forma garante um produto muito mais maduro e com um maior grau de confiabilidade.

Um maior intercâmbio de informações com dispositivos externos (USB, rede local, web, etc.) aumenta as ameaças de um ataque por vírus. O recurso FBWF que equipa o sistema operacional do CNC, além de protegê-lo de ataques informatizados, também protege o sistema de desligamentos imprevistos e instalações inadequadas de software. A qualidade, robustez e confiabilidade dos sistemas da Fagor têm sido comprovadas e certificadas por numerosas entidades externas (TÜV, CE, etc.).

Inovação tecnológica a serviço de

nossos clientes

Grande parte da trajetória de sucesso da Fagor Automation deve-se aos investimentos que nossa empresa realiza, tanto em infraestruturas como em atividades de P&D&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação). Isso nos permite estar continuamente inovando, desenvolvendo, criando novos produtos e alcançar a liderança em alguns deles. O centro tecnológico da Fagor, na Espanha, denominado AOTEK, tem participado, em conjunto com outros centros de pesquisas e universidades, nacionais e internacionais, de numerosos projetos tecnológicos, como o POWER-OM, ReBORN, CHAMELEON, IMPELER, etc.

Recentemente, a Fagor Automation ampliou seus recursos e infraestrutura de P&D&I com a inauguração de dois novos centros tecnológicos em Ivrea (Itália) e Pequim (China).

Comprometimento com o meio ambiente

A preocupação por um menor consumo de recursos naturais é um compromisso muito sério para a proteção do meio ambiente. A constante inovação e incorporação de avançadas técnicas de projeto de nossos produtos têm nos permitido a eliminação de componentes perecíveis e contaminantes, como baterias e ventiladores.

A utilização de fontes de alimentação regenerativas em nossos sistemas de regulação permite não utilizar resistências de dissipação térmica nas frenagens dos motores e devolver a referida energia, uma vez transformada, à rede elétrica, com a consequente redução de custos e proteção do meio ambiente.

Temos também reduzido drasticamente o uso de papel na documentação técnica, com o consequente benefício para o meio ambiente. Atualmente, toda a informação que o usuário necessita encontra-se no CNC em formato digital, bastando pressionar a tecla Help para acessá-la.

(6)

Motorização

A Fagor Automation oferece uma ampla gama de motores para cobrir todo o tipo de demanda.

Oferece motores de fuso principal para alta velocidade. São produzidos motores com potência desde 3,7 kW até 130 kW, com níveis de ruídos e vibrações muito baixos. Podendo chegar a velocidades de 15.000 rpm.

Existe a opção de motor com duplo bobinado (estrela/ triângulo) e de ataque direto com eixo vazado para refrigeração da ferramenta.

Motores de eixo com velocidades de 3.000 à 6.000 rpm e com torque desde 1,7 Nm até 115 Nm.

Sistemas de regulação

O sistema digital de acionamentos da Fagor Automation é a solução perfeita para o fabricante de máquina ferramenta que busca uma usinagem suave, rápida e precisa.

Os reguladores da Fagor Automation estão projetados para obterem o máximo rendimento de seus motores oferecendo a solução mais apropriada para controlar o fuso principal e os eixos da máquina.

Sistemas de medição

A Fagor Automation dispõem de transdutores óticos lineares e rotativos que permitem otimizar o funcionamento das máquinas.

O transdutor envia o dado real da diferença ao CNC, este minimiza os erros devido ao comportamento térmico da máquina ou erros no passo do fuso de esferas. São oferecidas soluções tanto incrementais como absolutas em função das necessidades das máquinas, com curso de medição desde 70 mm até 60 m, uma resolução de 0,1 µm e uma precisão de 3 µm. Disponibilizam sistema TDMS® (Thermally Determined Mounting System) que evita

erros devido a alterações de temperatura e podem chegar a trabalhar com avanços de até 120 m/min.

Todos os dispositivos e acionamentos

(7)

Simulador no PC

Permite operar em um PC como se fosse o CNC. É a ferramenta ideal para formação e para assistência técnica, porque permite editar e simular o programa salvo do ruído e distrações da planta de produção.

Módulos remotos

São módulos de simples instalação.

São montados em pontos estratégicos da máquina para fornecer um número de entradas e saídas distribuídas perto de dispositivos que podem estar montados em vários pontos da máquina.

A utilização destes módulos facilita uma melhor distribuição dos elementos no armário elétrico. E com isto diminuir a utilização de cabos.

Volantes

A Fagor Automation oferece diferentes alternativas para deslocar os eixos por meio de volantes. Isso permite ao operador deslocar-se para a área de usinagem e controlar visualmente as operações que deseja realizar.

Além dos volantes clássicos, o volante inteligente da Fagor é uma estação portátil com tela que permite monitorar e executar as funções mais importantes da máquina.

Ferramentas de

personalização

Quando o fabricante projeta uma nova máquina de características especiais, a Fagor Automation lhe oferece, de série, uma ferramenta de personalização para adequar o CNC às suas necessidades e fazê-lo único no mercado, diferenciando-o da sua concorrência.

Com este software, denominado FGUIM, poderá criar novas rotinas (ciclos) de usinagem, telas de diagnóstico ou ajustes, etc.

(8)

Potência e precisão

Desde peças maiores até

as minúsculas

Os CNC’s da Fagor conseguem obter

níveis de usinagem ótimos graças à sua

ampla gama de ferramentas, alcançando

as tolerâncias mais precisas e a melhor

qualidade superficial.

Eixos Gantry / Tandem / Combinações

do sistema de medição

O CNC está projetado para adaptar-se facilmente a todo tipo de estrutura de máquina. Quando se trabalha com eixos Gantry ou pares de eixos que por contrução da máquina devem se movimentar sincronizados, o operador somente deverá programar os deslocamentos de um dos eixos e será o CNC quem controlará o movimento da estrutura.

Os eixos em Tandem são estruturas que possuem dois motores acoplados mecanicamente entre si formando um único sistema de transmissão (eixo ou fuso principal). São utilizados para deslocar os eixos em máquinas de grandes dimensões com o ganho de benefício na redução do efeito da folga nas inversões de movimento. De início ao usuário, a operação é similar a um eixo Gantry.

O CNC permite, para grandes estruturas de máquina, combinar eixos Tandem com eixos Gantry.

Neste tipo de estrutura é muito útil a prestação de combinação de sistemas de medição. Combinando a precisão do encoder linear com o encoder do motor se amortiza o efeito da vibração nas inversões de movimento da máquina. Graças a esta prestação se obterá uma excelente qualidade superficial nas peças usinadas.

(9)

Usinagens em planos inclinados

O CNC gerencia as cinemáticas padrões (cinemáticas paralelas, spindles esféricos, mesas giratórias, etc.) e possibilita integrar cinemáticas específicas do fabricante.

Permite efetuar o trabalho em planos inclinados sem a necessidade de soltar e calçar a peça. Uma vez orientada a ferramenta, manual ou automaticamente, basta definir o plano inclinado e efetuar qualquer tipo de usinagem, deslocamentos, giros, etc.

Graças ao sistema de usinagem HSSA da Fagor Automation, nossos CNC’s proporcionam a usinagem mais rápida com formas suaves, a melhor qualidade e precisão total.

O CNC processa o conjunto de pontos recebido dos programas CAD-CAM e os interpreta com algoritmos de terceiro grau por meio de splines (tipo Akima, NURBS, etc.), gerando uma trajetória muito próxima da original, respeitando as tolerâncias programadas.

A posição dos eixos é controlada e compensada a cada 250 µs reproduzindo a geometria original com precisão nanométrica.

Usinagem com

precisão nanométrica

Usinamos peças tão pequenas como a espessura de um cabelo

(10)

A colocação em funcionamento de um CNC

pode tornar-se complexa e trabalhosa se

não dispor das ferramentas adequadas.

A Fagor Automation disponibiliza todos os

tipos de ferramentas padrões de ajuste em

seus produtos, tais como o osciloscópio,

o diagrama de Bode ou o software de

autoajuste Finetune.

Assistente (Wizard) para a colocação em

funcionamento

A Fagor Automation fornece este software para facilitar a integração de seus sistemas e reduzir o tempo de fabricação da máquina. Basta o fabricante entrar com as características da máquina e o software apresentará um programa de PLC e alguns parâmetros básicos para colocar a máquina em funcionamento.

Autoajuste (Finetune)

O programa de autoajuste Finetune realiza uma otimização automática dos diferentes vínculos de controle da máquina para obter usinagens com a qualidade exigida pelos clientes. Combinando o Assistente (Wizard) com o Finetune se obtém os seguintes benefícios:

– Uma redução drástica no tempo de colocação em funcionamento da máquina.

– A redução no tempo implica por sua vez na redução dos custos de produção das máquinas.

– Obtenção de um ajuste de qualidade.

– Por ser um software de autoajuste intuitivo, não é necessária a presença de pessoal especializado. – Evita-se a possibilidade de serem cometidos erros com

ajustes manuais.

– Um ótimo ajuste preserva a durabilidade dos componentes mecânicos da máquina.

– Se a máquina se desajusta ou deteriora devido ao seu uso continuado, sua manutenção e reajuste são bastante simplificados.

Diagrama de Bode

É uma ferramenta que permite conhecer a resposta das frequências da máquina. Estas informações nos ajudam a filtrar vibrações provenientes das frequências de ressonância próprias do projeto mecânico e ajuda a obter um ajuste ótimo.

Teste de circularidade

Permite melhorar o comportamento dos eixos nas inversões de sentido de movimento. Ao executar um círculo, o gráfico teórico é comparado com o real, facilitando a otimização para um ajuste correto.

Osciloscópio

Diagrama de Bode

Teste de circularidade

Osciloscópio

Colocações em funcionamento mais rápidas e econômicas

Otimiza o desempenho da máquina

(11)

Fill the oil tank

Telediagnóstico

O CNC possui, de série, um software que possibilita ao fabricante da máquina inspecionar, diagnosticar, manter e reparar a máquina do seu cliente diretamente a partir do seu PC.

O objetivo do Telediagnóstico é permitir que a empresa encarregada de prestar o serviço técnico possa acessar a informação correspondente sem a necessidade de enviar técnicos ao local do cliente. Este sistema evita deslocamentos de pessoal caros e desnecessários.

Black box

A “Caixa Preta” ou “Black Box” do CNC registra todos os comandos e operações efetuados pelo operador, assim como os movimentos da máquina.

Sua função é armazenar dados que, em caso de imprevistos ou incidências, permitam analisar o ocorrido para determinar a causa.

Criptografia de arquivos

A Fagor Automation oferece aos fabricantes a possibilidade de proteger o seu “know-how” por meio de um sistema de criptografia de arquivos.

O fabricante só precisa selecionar o arquivo a proteger, criptografar e apagar o arquivo original.

O programa continuará funcionando exatamente como antes, porém não poderá ser visualizado, editado ou modificado.

Aviso de ocorrências

Certos processos, como a usinagem de peças seriadas ou os processos de longa duração, não exigem a presença contínua do operador. Nestas circunstâncias, quando ocorre um incidente, a ausência do operador pode gerar inatividades e chegar a colocar em risco a produtividade da máquina. A função “Process Informer” permite enviar SMS e e-mails informando a situação da máquina para que possam ser tomadas as ações de correção necessárias.

Documentação do fabricante

O fabricante da máquina pode introduzir suas próprias mensagens de PLC para informar ao operador sobre medidas preventivas e de manutenção.

Estas mensagens do PLC podem incluir manuais de manutenção, arquivos de texto, fotos ou, inclusive, vídeos. Com esta aplicação se reduz os serviços de manutenção do fabricante e os tempos de parada da máquina, uma vez que é dada ao usuário a capacidade de solucionar ele próprio os problemas que surgem, graças à documentação incluída.

Aviso de ocorrências Criptografia de arquivos Telediagnóstico

(12)

Serviço personalizado

Atenção personalizada

A Fagor Automation trabalha em parceria com seus clientes, assegurando-lhes a melhor solução para cada uma de suas aplicações.

Uma equipe de técnicos altamente qualificados da Fagor Automation permanece próxima ao cliente durante a colocação em funcionamento dos produtos, colaborando para o melhor ajuste da máquina.

A Fagor Automation conta com um serviço técnico direto e próximo que lhe presta pessoalmente

assistência sobre qualquer questão relacionada com nossos produtos.

Nossa rede conta com mais de 30 escritórios e 40 distribuidores espalhados pelo mundo todo.

(13)

Nos dedicamos a

solucionar os seus

problemas

Em um mundo cada vez mais competitivo, no qual as paradas das máquinas constituem um problema, é

imprescindível contar com um “parceiro” que represente uma organização com nítida vocação de serviço voltado para o cliente.

A Fagor Automation conta com um serviço de pré e pós-venda de alta qualidade, com pessoal qualificado, para atender qualquer necessidade que se apresente.

Manutenção

A Fagor Automation oferece um serviço flexível de

manutenção, tanto para um reparo como para a substituição de uma peça.

Serviços fornecidos:

– Suporte telefônico ou em campo

– Treinamentos de programação, operação e instalação na Fagor ou nas instalações do cliente

– A relação da Fagor com o cliente não termina na venda do produto, nos envolvemos com as necessidades de nossos clientes durante toda vida útil de nossos produtos.

Conosco sua produção

não irá parar

Tão importante como a máquina funcionar em seu melhor desempenho, é minimizar os seus tempos de parada frente a qualquer incidente.

A prioridade da Fagor é garantir que a máquina siga funcionando, uma vez que uma parada só acarreta perdas para o cliente.

Plants &

Headquarters

Subsidiary

Distributor

(14)

C N C 8 0 6 0

Características técnicas

Hardware

Monitor LCD 10”

Monitor LCD com tela Touch Screen ∆

Potenciômetro override do spindle Configuração básica dos eixos 3 Configuração máxima dos eixos 6 Configuração máxima dos eixos interpolados 4 Configuração máxima dos spindles 3 Configuração máxima dos canais de execução 2

Memória do usuário Mínimo 500 Mb

Conector para Compact Flash externo O

Ethernet O

Conexões USB 2

Tempo de processamento de bloco 1 ms

Máximo I/O digitais locais 16/8

Expansão máx. I/O digitais remotas 1024/1024

Regulação digital O

Características gerais

Blocos de look ahead 300

Máximo número de ferramentas 1000

Idiomas suportados 10 (*)

Linha serial configurável como

RS232, RS422 ou RS485 ∆

Cinemática de terceiros O

Ferramentas para a

colocação em funcionamento

Software Finetune (Autoajuste) O

Diagrama de Bode O

Osciloscópio O

Analisador lógico O

Telediagnóstico O

Compensação bidirecional de fuso O

Compensação cruzada O

Eixos gantry O

Eixos / spindles tandem ∆

Combinação de captações O

Adaptação à máquina

Trabalho em planos ortogonais O

Interface personalizável O

Rotinas (ciclos) fabricante/usuário

Eixo rotativo infinito O

Eixos de canal independente O

Estacionar eixos O

Ressaltos eletrônicos

Interpolação polinomial O

Número de apalpadores (comutando) 2

Eixos Hirth O

PLC

Entradas/Saídas 1024/1024 Marcas 8192 Número Mensagens PLC 1024 Número Erros PLC 1024 Registros 1024 Temporizadores 512 Contadores 256

Controle de spindle via PLC

(posicionamento, oscilação) O

Programação / Navegação

Navegação tipo Pop-up O

Execução e simulação simultânea O

Criptografia de programas O

Sub-rotinas de interrupção O

Giro do sistema de coordenadas O Intervenção manual durante a usinagem O

Seleção de cinemática ativa por programa O

Feedrate override 0...200%

Velocidade, máx. (mm/min) 500000 Aceleração com controle de jerk O

Velocidade máxima do spindle 100000

Override do spindle 0...200%

Gamas de spindle 4

Gerenciamento automático de gamas O

Parada orientada do spindle O

Sincronização de spindles “on the fly”

Níveis de sub-rotinas, máx. 20

Rotinas de interrupção, máx. 4

O Standard

(15)
(16)

w w w. f a g o r a u t o m a t i o n . c o m

BARCELONA BJERRING BRO BUCHAREST BUDAPEST CLERMONT FERRAND GOMEL GÖPPINGEN GÖTEBORG ISTANBUL IZEGEM KAPELLEN KOTLIN LANGENTHAL LOG PRI BREZOVICI

MILANO MOSKVA NEUCHATEL NORTHAMPTON PORTO PRAHA ROOSENDAAL THESSALONIKI TOIJALA UTRECHT WIEN USURBIL ESKORIATZA BEIJING MONDRAGÓN BANGALORE BANGKOK CHENGDU DELHI GUANGZHOU

HO CHI MINH CITY

HONG KONG JAKARTA KUALA LUMPUR MANILA NANJING PUNE RAJKOT SHANGHAI SEOUL SINGAPORE TAICHUNG TEL-AVIV TOKYO AUCKLAND DUNEDIN MELBOURNE SYDNEY BOGOTÁ BUENOS AIRES CHICAGO DALLAS EL SALVADOR D.F. LIMA LOS ANGELES MEXICO D.F. MONTERREY N.L. MONTEVIDEO MONTREAL NEW JERSEY SANTIAGO SAO PAULO TAMPA TORONTO JOHANNESBURG ER-073/1994

Fagor Automation está habilitada pelo Certificado de Qualidade ISO 9001 e o Certificado para todos os seus produtos.

CNC

8060 OEM

PT 0513

europe

america

Plants

Headquarters

africa

oceania

s u b s i d i a r y

d i s t r i b u t o r

asia

Fagor Automation, S. Coop.

Bº San Andrés, 19

E-20500 Arrasate - Mondragón SPAIN

Tel.: +34 943 719 200 Fax.: +34 943 791 712 E-mail: info@fagorautomation.es

Imagem

Referências

temas relacionados :