• Nenhum resultado encontrado

TODO O JOELHO SE DOBRARÁ AO SEU NOME

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TODO O JOELHO SE DOBRARÁ AO SEU NOME"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

TODO O JOELHO SE DOBRARÁ AO SEU NOME

Vítor Quinta Novembro 2008

A Palavra de Deus, tanto nas Escrituras Hebraicas como nas Apostólicas fala-nos de Um Deus Único ao qual todo o joelho se dobrará.

Vamos analisar as passagens que nos falam Daquele ao qual se dobrará todo o joelho, tanto dos que estão no céu (a Sua corte celestial), como dos que habitam na Terra para podermos compreender a multiplicidade em poder, majestade e glória do Deus da Bíblia, O Deus YHWH.

Em Isaías 45:21-23 YHWH dá-nos estas palavras acerca de Si Mesmo: “Anunciai, e chegai-vos, e tomai conselho todos juntos; quem fez ouvir isto desde a antiguidade? Quem desde então o anunciou? Porventura não sou eu, YHWH? Pois não há outro Deus senão eu; Deus justo e Salvador não há além de mim. Olhai para mim, e sereis salvos, vós, todos os termos da terra; porque eu sou Deus, e não há outro. Por mim mesmo tenho jurado, já saiu da minha boca a palavra de justiça [a Minha Lei], e não tornará atrás; que diante de mim se dobrará todo o joelho, e por mim jurará toda a língua.”

Reparemos na frase: “Deus justo e Salvador não há além de mim”, e comecemos por relacionar Este Deus Todo-Poderoso (O Pai) com Seu Filho Yeshua1, precisamente Aquele que nos é dado como Salvador – O Deus e Salvador de Israel. A este respeito vamos meditar no que nos é dito no Salmo 47:7 – “Pois Deus é o Rei de toda a terra, cantai louvores com inteligência” e, de seguida, leiamos o que nos diz também em Isaías 54:5 – “Porque o teu Criador é o teu marido; YHWH dos Exércitos é o seu nome; e o Santo de Israel é o teu Redentor; que é chamado o Deus de toda a terra”.

1

Utilizamos o Nome do Salvador na sua forma aramaica “Yeshua” e não na que é derivada da transliteração do nome que Lhe foi dado no grego: Ieosus, da qual derivou Jesus tanto para a língua inglesa como para a portuguesa. Poderíamos igualmente utilizar o Seu Nome em aramaico, tal como Ele é referido na Bíblia algumas vezes: “MarYah”, que significa, “Senhor Yah”.

(2)

Na realidade, o que podemos facilmente concluir destas palavras é que O Pai e O Filho são Um Único Deus (do hebraico: “echad”, que traduz a ideia de “unidade

composta”). Esta conclusão é ainda corroborada pelas passagens que nos são dadas no Evangelho de João, em João 1:1, 14 – “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus… E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigénito do Pai, cheio de graça e de verdade”. Na realidade, não são só os judeus que adoram Um Deus Único. Os cristãos também, pois reconhecem que O Filho é uma emanação, uma manifestação do Pai. Ou seja O Emanuel, O Deus connosco, na forma de Homem.

Este Mesmo Deus Único que veio em carne e que Se ofereceu a Si mesmo para resgate de muitos. Este Mesmo que se entregou para nos resgatar da mão de Satanás, pelo arrependimento, pelo baptismo e através de uma nova vida Nele, transformados pelo Seu Espírito Santo. Este que, achando-se na forma de Homem não teve por usurpação ser igual a Deus – Filipenses 2:6.

Continuemos este estudo baseados na Palavra.

YHWH continua o Seu discurso apontando já para Aquele que havia de vir (e que veio), O Seu Filho: Isaías 45:24-25 – “De mim se dirá: Deveras em YHWH justiça e força; até ele virão, mas serão envergonhados todos os que se indignarem contra ele [Yeshua]. Mas em YHWH será justificada, e se gloriará toda a descendência de Israel”.

Yeshua é YHWH revelado na carne, como Homem. Esta união perfeita entre O Pai e O Filho (“echad”) é corroborada em muitas passagens bíblicas. Vejamos Filipenses

2:11 – “E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.” Na realidade, só servimos a Um Senhor: O Criador e Deus de tudo o que foi criado e que por Ele é mantido, O Deus revelado ao homem através de Abraão, Isaac, Jacob, Moisés, Yeshua e tantos mais servos fiéis, pois Este É O Deus Único. Este Filho, Senhor Yeshua, é-nos também revelado na Sua grandeza e majestade (como Deus e Rei eterno, como O Verbo Divino de que nos fala o apóstolo João) pelas palavras de Paulo em Filipenses 2:1-11, de onde extraímos agora os versículos 5-10 – “De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra”.

Reparemos num pormenor importante: “fazendo-Se semelhante aos homens”. Na realidade podemos afirmar com segurança que Aquele que se achou na forma de homem, era Filho do Deus Altíssimo e filho de uma mulher. Ele foi gerado pelo poder do Espírito Santo de YHWH. Yeshua tinha tanto a componente carnal, humana (por isso Ele sofreu na Sua carne e no Seu espírito como qualquer mortal), como tinha

(3)

igualmente a componente divina Nele. Para levar a cabo a Sua missão até ao fim, derramando o Seu sangue inocente como O Verdadeiro Cordeiro de Deus, Ele despiu-se da sua componente divina (i.e. abdicou dessa prerrogativa enquanto viveu entre nós) e sofreu como qualquer homem mortal pode sofrer, i.e. na Sua carne (sem pecado).

Desta “semelhança” também nos fala a Palavra em 1.João 3:2 – “Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos”. Sim, seremos semelhantes a Ele, mas não iguais, pois só podemos herdar parte da glória que só a Ele pertence – o “todo” só a Ele pertence. Seremos iguais a Yeshua, o Homem, na sua condição glorificada, mas não iguais a YHWH.

Do mesmo modo nos é dito também que seremos iguais aos anjos, que são seres celestiais criados por Ele, O Eterno Deus YHWH: Lucas 20:35-36 – “Mas os que forem havidos por dignos de alcançar o mundo vindouro, e a ressurreição dentre os mortos, nem hão de casar, nem ser dados em casamento; porque já não podem mais morrer; pois são iguais aos anjos, e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição”.

Este Grande Deus e Salvador, quando foi achado na forma de homem, teve da parte daquele anjo que O precedeu, João, o Baptista, estas palavras: Marcos 1:7 – “Após mim vem aquele que é mais forte do que eu, do qual não sou digno de, abaixando-me, desatar a correia das suas alparcas”. Este Deus na carne, feito Homem, é O que causa escândalo entre os religiosos da Sua época quando afirma a Sua intemporalidade, ao responder em João 8:58 – “Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou”. Para além da humildade, estas palavras revelam o reconhecimento da grandeza, poder e majestade Daquele que veio até nós para nos salvar. Meditemos pois nelas e reconheçamos também quão grande e poderoso é YHWH a Quem servimos.

Olhemos agora para o conteúdo (derivado da tradução em grego) da passagem que está em 1.Coríntios 12:3 – “Portanto, vos quero fazer compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: Jesus é anátema, e ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor [Ma-Yah], senão pelo Espírito Santo”. Esta passagem perde a verdadeira dimensão quando traduzida do grego, pois onde diz: “ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor”, deveria dizer “ninguém pode dizer que Jesus é Mar-Yah, senão pelo Espírito Santo”, isto é, “Mar-Yah = “Senhor2 YAH” = “YHWH” na sua versão em aramaico3.

De alguma forma, a versão portuguesa e inglesa que derivam do grego perdem a verdadeira grandeza do que é dito pelo seu autor - Paulo, pois uma coisa é dizermos que Jesus é O Senhor e outra é vermos escrito na nossa Bíblia que Yeshua é Mar-Yah (YHWH).

2

“Mar” em aramaico significa “Senhor”. Esta palavra, noutras variantes, aplica-se igualmente a senhores humanos. Porém nesta variante, “Mar”, aplica-se somente a Deus.

3

(4)

Tomemos como exemplo o que nos é narrado no episódio da ressurreição da filha de Jairo, em Marcos 5:22 e Lucas 8:41. Jairo era um dos principais da sinagoga, um princípe da sinagoga. Porém, reconhecendo a majestade do Mestre, ele prostrou-se aos Seus pés, um acto de adoração que só é devido a Deus e tanto mais significativo quanto ele é prestado por um judeu que era um dos principais da sinagoga: “E eis que chegou um homem de nome Jairo, que era príncipe da sinagoga; e, prostrando-se aos pés de Jesus, rogava-lhe que entrasse em sua casa”. Jairo adorou a Yeshua e Este, tal como noutras ocasiões, recebeu adoração. Que pretendia Jairo? É-nos narrado que a sua filha de quase 12 anos estava a morrer e ele veio pedir o socorro do Mestre. O episódio mais marcante é aquele que se passa depois da menina ter morrido e quando Yeshua manda que todos saissem do aposento onde se encontrava o corpo, ficando somente com Ele “Pedro, Tiago,

João, e o pai e a mãe da menina.” E a parte marcante é esta, que depois da

ressurreição da menina, Yeshua dá a seguinte instrução aos que com Ele estavam no quarto – Lucas 8:56 – “E seus pais ficaram maravilhados; e ele lhes mandou que a ninguém dissessem o que havia sucedido”.

O texto em português, inglês ou em grego não nos diz a verdadeira razão para esta instrução de Yeshua. Porém, bastava que a menina aparecesse viva aos olhos dos que estavam fora e que pouco antes a viram morta para que, aparentemente, não fizesse sentido a instrução que Yeshua deu aos pais da menina para que não contassem a ninguém o que ali se havia passado. Não terá sido a ressurreição da menina que esteve na origem daquela instrução, porque essa tornou-se imediatamente conhecida por todos quantos ali tinham ido para consolar os pais, mas sim, acreditamos, que foi o facto de Yeshua se ter ali revelado como Mar-Yah (YHWH) perante os olhos dos pais, da mesma maneira que Yeshua se revelou na transfiguração no Monte perante alguns discípulos e estes puderam testemunhar a Sua glória.

A importância deste testemunho é-nos depois confirmada por Tomé quando tem estas palavras de reconhecimento perante O Messias Yeshua já ressuscitado: João 20:27-28 – “Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e põe-na no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente. E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu!”. Estas palavras de Tomé são-nos relatadas na versão em aramaico da seguinte forma: "Mari w'Elahi", ou “meu Senhor e meu Deus (El)”. Reconheçamos pois neste Yeshua O Deus Eterno na Sua forma de Homem. Precisamente na forma em que Deus se podia revelar ao homem, pois este não tem ainda condições para O poder ver em toda a Sua glória e majestade. Mesmo a expressão visível dessa glória suprema não foi dada ver aos discípulos de Yeshua no Monte, mas tão somente a glória do Unigénito Filho de YHWH, YHWH na carne, quando Ele se transfigurou no monte perante eles. Esta compreensão é imprescindível para que os crentes de hoje possam analisar muitas das passagens bíblicas escritas, por exemplo, pelos apóstolos de Yeshua que usaram tanto o hebraico como o aramaico, línguas comuns e próximas, ao tempo de Yeshua. O grego só era usado por alguns eruditos e, mesmo assim, não podiam nalgumas circunstâncias e palavras traduzir o verdadeiro sentido que elas assumiam nas duas línguas semitas. Daí a importância de se consultarem os textos originais (ou o que deles chegou até nós).

(5)

Tomemos o caso do episódio que nos é relatado em Lucas 2:10-11 – “E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo: Pois, na cidade de David, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor”. Esta frase na qual nos aparece o título “Senhor” corresponde a “Aquele que é O Messias, MarYah/YHWH”.

Continuemos com outros exemplos:

Actos 2:36 – “Saiba, pois com certeza toda a casa de Israel que a esse Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo”. Esta expressão no grego:

“Senhor e Cristo”, corresponde no aramaico a “MarYah/YHWH e Messias”.

E, não podemos deixar de considerar as palavras eternas que encontramos em várias passagens bíblicas que não nos deixam qualquer margem para dúvidas sobre o verdadeiro significado dos títulos e da pessoa do Salvador Yeshua:

• Apocalipse 1:11 - “Eu sou o Alfa e o Omega, o primeiro e o derradeiro” • Apocalipse 22:13 – “Eu sou o Alfa e o Omega, o princípio e o fim, o

primeiro e o derradeiro”

• Isaías 44:6 – “Assim diz YHWH, Rei de Israel, e seu Redentor, YHWH dos Exércitos: Eu sou o primeiro, e eu sou o último, e fora de mim não há Deus”; verso 8c – “Porventura há outro Deus fora de mim? Não, não há outra Rocha4 que eu conheça”.

• 1.Timóteo 6:15 – “…a seu tempo mostrará o bem-aventurado, e único poderoso Senhor, Rei dos reis e Senhor dos senhores”

• Apocalipse 19:16 – “E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores”

Todos estes atributos só podem ser identificados no Único Soberano eterno: YHWH! Deste Senhor YHWH diz-nos o profeta em Jeremias 10:10a – “Mas YHWH Deus é a verdade; ele mesmo é o Deus vivo e o Rei eterno”.

Há um só Deus e fora Dele não há Salvador: Aquele que veio e que há-de vir para reinar eternamente. Fora de YHWH não há Deus.

Concluímos este breve estudo com a transcrição da passagem que está em 1.Timóteo 1:17 e que traduz, de forma grandiosa e eloquente, o sentimento e ensinamento de Paulo acerca do Deus Único: “Ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus sábio, seja honra e glória para todo o sempre. Amém”. Digamos nós também: Ora vem Senhor Yeshua. Amém.

-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

4

Não esqueçamos que O Cristo Yeshua é em várias passagens chamado de “A Rocha”: e.g. Salmo 19:14; Habacuque 1:12. Ele que também foi chamado de pedra de tropeça e rocha de escândalo para muitos.

Referências

Documentos relacionados

Em um dado momento da Sessão você explicou para a cliente sobre a terapia, em seguida a cliente relatou perceber que é um momento para falar, chorar, dar risada

No entanto, a cultura predominante na gestão das unidades produtivas sucroalcooleiras, influenciada pelas altas taxas de rentabilidade dos mercados de etanol e de açúcar,

Implementar um plano de intervenção com vistas à redução da incidência da Diabetes mellitus descompensada na Unidade Básica de Saúde Vilas Reunidas tem uma grande

O candidato e seu responsável legalmente investido (no caso de candidato menor de 18 (dezoito) anos não emancipado), são os ÚNICOS responsáveis pelo correto

A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se baseia no fato de que uma

Figura 8 – Isocurvas com valores da Iluminância média para o período da manhã na fachada sudoeste, a primeira para a simulação com brise horizontal e a segunda sem brise

Entrando para a segunda me- tade do encontro com outra di- nâmica, a equipa de Eugénio Bartolomeu mostrou-se mais consistente nas saídas para o contra-ataque, fazendo alguns golos

12.° Se nos crimes a que pelo artigo 5.° é applicavel a pena de prisão maior cellular por tres an- nos, seguida de degredo por tempo de tres até dez annos, concorrerem as