• Nenhum resultado encontrado

ESTADO DE MATO GROSSO PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESTADO DE MATO GROSSO PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA"

Copied!
69
0
0

Texto

(1)

PREGÃO ELETRÔNICO Nº 26/2010

PREÂMBULO

O ESTADO DE MATO GROSSO, por intermédio do Poder Judiciário/Tribunal de Justiça, por meio dos recursos do FUNAJURIS, com sede no Palácio da Justiça, Centro Político Administrativo, em Cuiabá/MT, e de seu(sua) PREGOEIRO(A) OFICIAL, designado pelas Portarias nº 246/2010/C.ADM., DJE nº 8303 de 29/03/2010 e nº 551/2010/C.ADM. DJE nº 8380 de 27/07/2010, tornam público ao conhecimento dos interessados que farão realizar licitação na modalidade PREGÃO ELETRÔNICO, destinada a selecionar propostas mais vantajosa pelo critério de julgamento MENOR PREÇO, observado os prazos máximos para fornecimento, as especificações técnicas e parâmetros mínimos de desempenho e qualidade definidos nos Termos de Referências - anexo I do presente Edital, na forma da Lei nº 10.520, de 17/07/2002, do Decretos nº 3.555, de 08/08/2000, e nº 5.450/05, de 31/05/2005, na Lei Complementar nº 123/2006, e, subsidiariamente pela Lei nº 8.666, de 21/06/1993 (e suas alterações posteriores), na data, horário e local abaixo indicados.

MODALIDADE LICITATÓRIA: PREGÃO ELETRÔNICO Nº 26/2010 – ID. nº 221.314/221.609

SETOR INTERESSADO: COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO.

OBJETO:

LOTE 01 - Contratação de empresa especializada na prestação de serviços de clipping noticioso em áudio e vídeo de veículos de comunicação eletrônicos (rádio e tv), de modo sistemático e efetivo, com apresentação e atualização on line em tempo real e ininterrupto, durante 24h/dia, sete dias por semana.

LOTE 02 - Contratação de empresa especializada no fornecimento de clipping noticioso, incluindo relatório analítico, de veículos impressos e digital de modo sistemático e efetivo, com apresentação e atualização on line em tempo real e ininterrupto, durante 24h/dia, sete dias da semana.

FORMA: INDIRETA

TIPO: MENOR PREÇO

DATA E HORÁRIO DA SESSÃO PÚBLICA:

Dia: 14 de outubro de 2010, ou no primeiro dia útil subseqüente, no mesmo local e hora, na hipótese de não haver expediente no Tribunal de Justiça.

Hora de abertura das propostas: 9h30min – Horário de BRASÍLIA/DF.

(2)

Hora da Sessão: 10h30min – Horário de BRASÍLIA/DF.

ENDEREÇO:

No site do Banco do Brasil www.licitacoes-e.com.br

- Identificação do Tribunal de Justiça na página do Banco do Brasil: MATO GROSSO TRIBUNAL DE JUSTIÇA.

MEIOS DE CONTATO: E-mail: licitacao@tj.mt.gov.br

Fax: (065) 3617-3727

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. O presente Edital vincula-se, ainda, ao disposto nas normas abaixo discriminadas:

1.1.1. Constituição Federal Art. 7º, XXXIII;

1.1.2. Lei Complementar nº 123/2006;

1.1.3. Resolução do Conselho Nacional de Justiça nº 07/05;

1.1.4. Resolução do Conselho Nacional de Justiça nº 09/05;

1.1.5. Resolução do Conselho Nacional de Justiça nº 21/06;

1.1.6. Portaria nº 182/2004 do Tribunal de Justiça/MT (Marco Regulatório)

1.2. A sessão pública de realização do pregão será conduzida por servidor(a) designado(a) como PREGOEIRO(A), que terá a atribuição de decidir sobre todos os atos relativos à Sessão.

1.3. O Edital e documentação técnica poderão ser baixados por download no site

www.tjmt.jus.br/servicos/licitacao/ ou pelo site do Banco do Brasil www.licitacoes-e.com.br

2. DAS CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

2.1. Poderão participar deste PREGÃO ELETRÔNICO somente as empresas que

atendam às condições deste Edital e seus Anexos e estejam devidamente credenciadas no site www.licitacoes-e.com.br para acesso ao sistema eletrônico.

2.2. Como requisito para participação no Pregão Eletrônico, o licitante deverá

manifestar, em campo próprio do sistema eletrônico, o pleno conhecimento e atendimento às exigências de habilitação previstas neste Edital - § 2º, art. 21, Decreto nº 5.450/2005.

(3)

2.3. A declaração falsa relativa ao cumprimento dos requisitos de habilitação e proposta de preços sujeitará o licitante às sanções previstas nas Leis e Decretos citados no preâmbulo deste Edital e normas correlatas.

2.4. Não poderão participar desta licitação:

a) Empresa cujo Estatuto Social ou instrumento equivalente não contiver como finalidade a atuação no ramo do objeto licitado.

b) Consórcio de empresa, qualquer que seja sua forma de constituição; c) Empresa ou sociedade estrangeira;

d) Empresa declarada inidônea para licitar ou contratar com a Administração Pública;

e) Empresas inadimplentes com obrigações assumidas perante o Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso ou punidas com suspensão temporária para licitar ou contratar, nos termos do art. 87, inciso III, da Lei nº 8.666/93;

f) Que estejam sob recuperação judicial ou falência;

g) Empresas com vedação expressa pelas Resoluções nº 07/05, 09/05 e 21/06 – CNJ;

h) Não será admitida a subcontratação dos serviços.

2.5. Os documentos apresentados nesta licitação deverão

a) Conter número de CNPJ da empresa licitante que emitirá as notas fiscais referentes à contratação do objeto.

b) Estar no prazo de validade estabelecido pelo órgão expedidor, ou quando se tratar de documentos em que a validade não esteja expressa, serão considerados válidos os documentos expedidos nos últimos 90 (noventa) dias que antecederem à data da abertura das propostas, exceto procuração.

c) Ser apresentados em original, em publicação da imprensa oficial ou em cópia

autenticada por cartório.

3. DO CREDENCIAMENTO

3.1. O credenciamento dar-se-á pela atribuição de chave de identificação e de senha pessoal e intransferível, para acesso ao sistema eletrônico no site www.licitacoes-e.com.br (art. 3º, §1º, Decreto nº 5.450/2005).

3.2. Os interessados em participar desta Licitação deverão estar cadastrados no site www.licitacoes-e.com.br podendo fazê-lo em qualquer agência do Banco do Brasil

(4)

S.A., independentemente de ser correntista, quando então obterá a chave de identificação e de senha para participação na licitação.

3.3. Dúvidas e informações pertinentes ao cadastramento poderão ser esclarecidas pelo telefone 3003-0500 ou pelo site www.licitacoes-e.com.br na Cartilha do Fornecedor.

3.4. O credenciamento do licitante perante o provedor do sistema implicará responsabilidade legal pelos atos praticados, bem como a presunção de sua capacidade técnica para realização das transações inerentes ao pregão na forma eletrônica.

3.5. O uso da senha de acesso ao sistema eletrônico é de inteira e exclusiva responsabilidade do licitante, incluindo qualquer transação efetuada diretamente ou por quem utilize sua senha e chave, não cabendo ao provedor do sistema ou ao órgão promotor da licitação responsabilidade por eventuais danos decorrentes do uso indevido desta, ainda que por terceiros.

3.6. A perda da senha ou a quebra de sigilo deverá ser comunicada imediatamente ao provedor do sistema, para imediato bloqueio de acesso.

4. DO ENVIO DA PROPOSTA ELETRÔNICA DE PREÇOS

4.1. O licitante deverá encaminhar proposta com a descrição do objeto ofertado e o preço, apresentando o valor global do lote ao qual deseja concorrer, até a data e horário marcado para a abertura da sessão (horário de Brasília/DF), descritos no preâmbulo deste Edital, quando então encerrar-se-á automaticamente a fase de recebimento de propostas.

4.2. Qualquer elemento que possa identificar o licitante importa desclassificação da proposta, sem prejuízo das sanções previstas neste Edital.

4.3. Até a abertura da sessão, o licitante poderá retirar ou substituir a proposta anteriormente encaminhada.

4.4. O Licitante para fazer jus aos benefícios concedidos às microempresa ou empresa de pequeno porte, deverá declarar, em campo próprio do Sistema, que atende aos requisitos previstos do artigo 3º da LC nº 123/2006.

4.5. A declaração falsa relativa ao cumprimento dos requisitos de habilitação, à conformidade da proposta ou ao enquadramento como micro empresa ou a empresa de pequeno porte sujeitará o licitante às sanções previstas neste Edital.

4.6 A proposta encaminhada de forma escrita deverá conter:

4.6.1. Descrição dos serviços conforme especificação consignada nos Termos de Referências e Anexos, bem como valor global.

(5)

4.7. O preço ofertado deve ter a inclusão dos tributos, fretes, tarifas e as despesas decorrentes da execução;

4.8. Não será aceita oferta de objeto com especificações diferentes das indicadas no Anexo I - Termo de Referência.

5. DA ABERTURA DA SESSÃO PÚBLICA E CLASSIFICAÇÃO DAS PROPOSTAS

5.1. No dia e hora indicados no preâmbulo deste Edital, o(a) Pregoeiro(a) oficial designado(a) abrirá a sessão pública no site www.licitacoes-e.com.br, mediante a utilização de sua chave de acesso e senha.

5.2. O(a) Pregoeiro(a) verificará as propostas apresentadas e desclassificará, motivadamente, aquela que:

5.2.1. Não atenda aos termos deste Edital e seus anexos;

5.2.2. Contenha preços incompatíveis com os praticados no mercado, com os custos estimados para a execução do Contrato e com as disponibilidades orçamentárias do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso.

5.3. A comunicação entre o(a) pregoeiro(a) e os licitantes ocorrerá exclusivamente mediante troca de mensagens, em campo próprio do sistema eletrônico.

5.4. Em seguida, passar-se-á à oferta de lances, em valores sucessivos e decrescentes para o lote a ser contratado, considerando-se o valor global do lote.

5.5. Constatada a existência de proposta(s) manifestamente inexeqüível(eis), será(ão) desclassificado(s) pelo(a) Pregoeiro(a), com a conseqüente desclassificação do(s) respectivo(s) licitantes, da etapa de lances;

5.6. Serão considerados inexeqüíveis aqueles preços cuja viabilidade não tenha sido demonstrada pelo licitante;

5.7. Na análise da proposta de preços, será verificado o atendimento de todas as especificações e condições estabelecidas neste Edital e de seus Anexos.

5.8. A classificação das propostas será feita pelo critério de MENOR PREÇO, e o julgamento far-se-á em conformidade com a Lei nº 8.666/93.

5.9. Se a proposta ou o lance de menor preço não for aceitável, ou se o licitante desatender às exigências habilitatórias, o(a) Pregoeiro(a) examinará a proposta ou o lance subseqüente, verificando a sua aceitabilidade e procedendo à sua habilitação, na ordem de classificação, e assim sucessivamente, até a apuração de uma proposta ou lance que atenda ao Edital.

5.10. Ocorrendo a situação a que se refere o inciso anterior, o(a) Pregoeiro(a) poderá negociar com o licitante para que seja obtido preço melhor

(6)

6. DA COMPETITIVIDADE E FORMULAÇÃO DE LANCES

6.1. O sistema ordenará, automaticamente, e, somente as licitantes com propostas classificadas participarão da fase de lances.

6.2. Aberta a etapa competitiva, os licitantes classificados poderão encaminhar lances sucessivos, exclusivamente por meio do sistema eletrônico, sendo imediatamente informados do horário e valor consignados no registro de cada lance.

6.3. Em caso de empate, prevalecerá o lance recebido e registrado primeiro.

6.4. Os lances ofertados e levados em consideração para efeitos de julgamento serão de exclusiva e total responsabilidade do licitante, não lhe cabendo o direito de pleitear qualquer alteração.

6.5. Somente serão aceitos lances pelo valor global de cada lote.

6.6. Durante a sessão pública do pregão eletrônico, as licitantes serão informadas, em tempo real, o valor do menor lance, vedado à identificação do proponente.

6.7. Se houver desconexão do licitante este sofrerá o ônus de sua exclusão pelo tempo que esta perdurar.

6.8. Ocorrendo desconexão do(a) pregoeiro(a) no decorrer da etapa competitiva e o sistema eletrônico permanecer acessível às licitantes, os lances continuarão sendo recebidos, sem prejuízo dos atos realizado.

6.9. No caso de desconexão do site do Banco do Brasil, ou do(a) pregoeiro(a) por tempo superior a 20 (vinte) minutos, a sessão do pregão eletrônico será suspensa e terá início somente após comunicação expressa aos participantes, por meio de publicação no site do provedor (www.licitacoes-e.com.br) ou site deste Tribunal de Justiça (www.tjmt.jus.br/servicos/Licitacao).

6.10. O tempo normal da disputa será controlado e encerrado pelo(a) pregoeiro(a). Em seguida, a disputa entrará na fase randômica. O Sistema encaminhará aviso de fechamento iminente dos lances, após o que transcorrerá período de tempo de até 30(trinta) minutos, aleatoriamente determinado pelo sistema, findo o qual será automaticamente encerrada a recepção de lances.

6.11. Após o encerramento da etapa de lances da sessão pública, o(a) pregoeiro(a) iniciará etapa de negociação, encaminhando contraproposta à licitante vencedora, pelo sistema eletrônico, acompanhada pelos demais licitantes, buscando melhorar a margem de economia para a Administração, não se admitindo condições diferentes daquelas previstas neste Edital.

(7)

6.12. Será assegurado, como critério de desempate, preferência de contratação para as microempresas e empresas de pequeno porte; Entende-se por empate aquelas situações em que as propostas apresentadas pelas microempresas e empresas de pequeno porte seja de até 5% (cinco por cento) superior ao melhor preço.

6.13. Ocorrendo o empate, proceder-se-á da seguinte forma:

a) A microempresa ou empresa de pequeno porte mais bem classificada será convocada para apresentar nova proposta no prazo Maximo de 5 (cinco) minutos após o encerramento dos lances, sob pena de preclusão;

b) A microempresa ou empresa de pequeno porte mais bem classificada poderá apresentar proposta de preço inferior àquela considerada vencedora do certame, situação em que será adjudicado em seu favor o objeto licitado;

c) No caso de equivalência dos valores apresentados pelas microempresas ou empresas de pequeno porte, na forma estabelecida no subitem 6.10, será realizado sorteio entre elas para que se identifique aquela que primeiro poderá apresentar melhor oferta;

d) Na hipótese da não-contratação nos termos acima previstos, o objeto licitado será adjudicado em favor da proposta originalmente vencedora do certame.

7. DA HABILITAÇÃO

7.1. Os documentos exigidos são:

7.1.1. Documentos referentes à habilitação jurídica: a) Para empresário individual: registro comercial.

b) Para sociedade por ações: última ata de eleição de seus diretores registrada na junta Comercial e cópia do estatuto arquivado na Junta Comercial.

c) para Sociedade empresária ou não empresária: cópia do contrato social e última alteração contratual arquivados na Junta Comercial.

d) Cópia do CPF e documento de identificação com foto recente do proprietário, diretores ou sócios.

e) Inscrição do ato constitutivo, no caso de sociedades civis, acompanhada de prova de diretoria em exercício.

f) Decreto de autorização, em se tratando de empresa ou sociedade estrangeira em funcionamento no País, e ato de registro ou autorização para funcionamento expedido pelo Órgão competente, quando a atividade assim o exigir.

7.1.2. Documentos referentes à regularidade fiscal:

(8)

b) Prova de inscrição no Cadastro de Contribuintes Estadual ou Municipal, se houver, relativo ao domicílio ou sede da licitante, pertinente ao seu ramo de atividade e compatível com o objeto licitado;

c) Certidão Negativa relativa a contribuições administradas pela Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) Conjunta com a inscrição em Dívida Ativa do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS);

d) Certidão Negativa relativa a contribuições administradas pela Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) Conjunta com a inscrição em Divida Ativa da União junto à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), dentro do prazo de validade;

e) Certidão do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS);

f) Prova de regularidade para com a Fazenda Estadual do domicílio ou sede da licitante, ou outra equivalente, na forma da lei.

g) Prova de regularidade para com a Fazenda Municipal do domicílio ou sede da licitante, ou outra equivalente, na forma da lei.

7.1.3. Documentos referentes à qualificação econômica e financeira:

a) Certidão negativa de falência ou concordata, expedida pelo distribuidor da seda da pessoa jurídica do licitante, ou de execução patrimonial, expedida no domicílio da pessoa física;

b) Balanço patrimonial e demonstrações contábeis do último exercício social, já exigíveis e apresentados na forma da lei, que comprovem a boa situação financeira da empresa, vedada a sua substituição por balancetes ou balanços provisórios, podendo ser atualizados por índices oficiais quando encerrado há mais de 3 (três) meses da data de apresentação da proposta.

7.1.4. Declarações e documentos referentes à qualificação técnica:

a) As empresas licitantes deverão apresentar atestado de capacidade técnica, fornecido por pessoa jurídica de direito público ou privado que comprove a prestação de serviços compatíveis com o objeto dos respectivos Termos de Referências para o lote que deseja concorrer.

b) Comprovação, fornecida pelo licitante, de que recebeu os documentos e, quando exigido, de que tomou conhecimento de todas as informações e das condições locais para o cumprimento das obrigações objeto desta licitação.

7.1.4.1. Devem, ainda, serem apresentadas pelos licitantes as seguintes declarações:

a) Declaração de cumprimento ao disposto no Art. 7º, XXXIII, CF/88, conforme modelo anexo.

(9)

b) Declaração de que inexistem fatos supervenientes ao seu cadastramento junto a SAD/MT, impeditivos para a sua habilitação na presente licitação, conforme modelo anexo.

c) Declaração de cumprimento das Resoluções do Conselho Nacional de Justiça nº 07/05, nº 09/05 e nº 21/06, conforme modelo anexo.

d) Declaração de que a prestação dos serviços será efetuada tão logo o Contrato seja assinado, comprometendo-se a fornecer a respectiva nota fiscal.

7.2. Os documentos relacionados nos itens 7.1.1, 7.1.2 e 7.1.3, poderão ser substituídos pelo Certificado de Inscrição da Secretaria de Estado de Administração (SAD/MT), dentro do prazo de validade:

a) Cópia autenticada do Contrato Social, ou outra equivalente, na forma da lei. 7.3. Às empresas cadastradas na SAD/MT, que no momento da habilitação estejam com seus documentos com prazo de validade expirado, é assegurado, nos termos do Artigo 11, XIII, do Decreto nº 3.555/00, apresentar a documentação atualizada e regularizada na própria sessão.

7.4. Os documentos necessários à habilitação poderão ser apresentados em original ou por cópias, desde que autenticadas por Cartório do Foro Extrajudicial, podendo ser autenticadas pela Pregoeira, caso em que devem estar presentes os originais.

7.4.1. Não serão aceitas fotocópias efetuadas em aparelhos "fac-símile", bem como aquelas que se encontrarem ilegíveis.

7.5. Caso a licitante pretenda efetuar o fornecimento do objeto desta licitação por intermédio de outro(s) estabelecimento(s) da empresa (matriz/filial) deverá apresentar, nos envelopes de proposta de preços, o(s) CNPJ desse(s) estabelecimento(s), observando que a habilitação será feita em relação ao estabelecimento indicado.

7.6. A microempresa ou empresa de pequeno porte que usufruir dos benefícios de que trata a LC nº 123/2006 deverá apresentar, na forma da lei, a declaração de que não se encontra em nenhuma das situações previstas no § 4º do art. 3º da LC nº 123/2006.

a) Nos termos dos artigos 42 e 43 da Lei Complementar nº 123, de 14/12/2006, as microempresas e empresas de pequeno porte deverão apresentar toda a documentação, exigida neste Edital, para efeito de comprovação de regularidade fiscal, mesmo que esta apresente alguma restrição.

b) Havendo alguma restrição na comprovação da regularidade fiscal, será assegurado o prazo de 2 (dois) dias úteis, cujo termo inicial corresponderá ao momento em que o proponente for declarado o vencedor do certame, prorrogáveis por igual período, a critério da Administração Pública, para a regularização da documentação,

(10)

pagamento ou parcelamento do débito, e emissão de eventuais certidões negativas ou positivas com efeito de certidão negativa. Eventual interposição de recurso contra a decisão que declara o vencedor do certame não suspenderá o prazo supracitado.

c) A não-regularização da documentação no prazo previsto na alínea "b" implicará decadência do direito à contratação, sem prejuízo das sanções previstas no art. 81, da Lei n.º 8.666/93 e art. 7.º da Lei n.º 10.520/02, sendo facultado à Administração convocar os licitantes remanescentes, na ordem de classificação, para a assinatura do contrato, ou revogar a licitação.

7.7. A licitante que apresentar documentação em desacordo com este Edital será inabilitada.

7.8. Se a licitante detentora da melhor proposta desatender às exigências habilitatórias, o (a) pregoeiro (a) examinará a proposta subseqüente, na ordem de classificação, verificando a sua aceitabilidade e após negociação, iniciará a fase de habilitação.

7.9. Será declarada vencedora a licitante que apresentar o menor preço e que cumprir

todos os requisitos de habilitação.

8. ENCAMINHAMENTO DA PROPOSTA VENCEDORA E DA DOCUMENTAÇÃO DE HABILITAÇÃO

8.1. A proposta de preços ajustada ao lance final juntamente com os documentos exigidos para habilitação neste Edital deverá ser encaminhada, no prazo máximo de 03 (três) horas, contado da solicitação do(a) pregoeiro(a) no sistema eletrônico, por meio do fax nº (0xx65) 3617-3727 ou pelo e-mail: licitacao@tj.mt.gov.br.

8.2. A proposta de preços e os documentos originais ou em cópia autenticada por cartório, já encaminhada via fax ou endereçadas via correio eletrônico, também deverão ser encaminhados à Gerência Setorial de Licitação do Tribunal de Justiça, no prazo de 05 (cinco) dias, contados do encerramento da sessão do certame.

8.2.1. A proposta de preços mencionada no subitem 8.1 deverá conter declaração expressa, emitida pelo licitante, de que nos valores ofertados estão inclusas todas as despesas com tributos e fornecimento de certidões e documentos, bem como encargos fiscais, sociais, trabalhistas, previdenciários, comerciais e outros de qualquer natureza. 8.3. A proposta de preços a ser enviada, observado o disposto nos subitens 8.1 e 8.2 deverá ser redigida em língua portuguesa, datilografada ou digitada, sem alternativas, opções, emendas, ressalvas, borrões, rasuras ou entrelinhas, e dela deverão constar:

(11)

a) Identificação social, número do CNPJ, assinatura do representante da proponente, referência a esta licitação, número de telefone, endereço, dados bancários, número do fax e, se houver, indicação de endereço eletrônico (e-mail);

b) Descrição clara do objeto, de acordo com as especificações contidas nos Termos de Referências (Anexo I), deste Edital;

c) Apresentar proposta contendo: descrição do serviço com o valor global;

d) Prazo de validade da proposta não inferior a 60 (sessenta) dias, contado da data da sessão do Pregão (recebimento da documentação e proposta de preços).

8.4. Não será aceita oferta de serviços diferentes das indicadas nos Termos de Referências, deste Edital.

8.5. Os preços deverão ser calculados com duas casas centesimais.

8.6. A proposta apresentada em desacordo com este Edital será desclassificada.

9. DOS RECURSOS

9.1. Declarado o vencedor, qualquer licitante poderá manifestar imediata e motivadamente a intenção de recorrer, em campo próprio do sistema, sendo, a partir de então, aberto prazo para apresentação das razões do recurso.

9.2. Decairá o direito de recorrer pela ausência de manifestação ou pela apresentação intempestiva das razões pelo licitante, hipóteses em que o resultado será adjudicado ao licitante melhor classificado.

9.3. Após o registro de interesse em recorrer, no prazo de 03 (três) dias a licitante recorrente deverá transformar suas razões do recurso assinadas na extensão “pdf” e anexá-las no SISTEMA DO BANCO DO BRASIL – licitacoes-e.com.br em campo “documentos” - inclusive neste mesmo prazo deverá encaminhar as razões do recurso, em original, a esta Gerência Setorial de Licitação do Departamento Administrativo, aos cuidados do(a) PREGOEIRO(A) OFICIAL designado(a) para a Sessão Pública, no endereço mencionado no preâmbulo deste Edital, ficando os demais licitantes, desde logo, intimados para, querendo, apresentarem contra-razões em igual prazo, que começará a contar do término do prazo do recorrente, sendo-lhes assegurada vista imediata dos elementos indispensáveis à defesa dos seus interesses.

9.4. As licitantes terão duas formas de envio dos recursos ou suas contrarrazões: 9.4.1 No prazo de 03 (três) dias poderá transformá-las, na extensão “pdf” e endereçá-las a licitacao@tj.mt.gov.br, inclusive neste prazo deverá encaminhar as razões do recurso, em original, a esta Gerência Setorial de Licitação do Departamento

(12)

Administrativo, aos cuidados do(a) PREGOEIRO(A) OFICIAL designado para a Sessão Pública, no endereço mencionado no preâmbulo deste Edital.

9.4.2. No prazo de 03 (três) dias poderá protocolizá-las, em original, no Protocolo-Geral deste Tribunal de Justiça encaminhando-as a esta Gerência Setorial de Licitação do Departamento Administrativo, aos cuidados do(a) PREGOEIRO(A) OFICIAL designado para a Sessão Pública, no endereço mencionado no preâmbulo deste Edital. 9.5. O prazo da recorrente começa a correr no dia posterior ao término do prazo para interposição de recurso.

9.6. As razões do recurso poderão estar disponíveis no site do Tribunal de Justiça/MT com anexo ao Edital para conferência e contra-arrazoar.

9.7. O acolhimento do recurso importará a invalidação apenas dos atos insuscetíveis de aproveitamento.

9.8. O processo permanecerá com vista franqueada aos interessados, durante os prazos de recurso.

9.10. O recurso contra a decisão do(a) Pregoeiro(a) não terá efeito suspensivo.

9.11. Não será concedido prazo para recurso sobre assunto meramente protelatório ou quando não justificado a intenção de interpor o recurso pelo proponente.

10. DO PREÇO

10.1. Os preços serão considerados pelo valor global para cada LOTE, expressos em moeda corrente, com duas casas centesimais.

10.2. Não serão aceitos preços cujos valores globais sejam inexeqüíveis ou excessivos, sendo entendido como excessivos aqueles superiores ao praticado pelo mercado.

11. DA ADJUDICAÇÃO E DA HOMOLOGAÇÃO

11.1. Caso não haja recurso, o(a) pregoeiro(a) poderá adjudicar do objeto ao licitante declarado vencedor e ficará sujeita à homologação do certame pelo Presidente do Tribunal de Justiça.

11.2. Esta licitação poderá ser revogada ou anulada pelo Presidente do Tribunal de Justiça.

(13)

12. DAS OBRIGAÇÕES DA CONTRATADA

12.1. Ao ser convocada pelo TJ/MT para efetivar a contratação, o licitante vencedor

deverá comparecer nos 03 (três) dias úteis seguintes à convocação, para assinatura do Contrato, sob pena de decair do direito à contratação, sem prejuízo das sanções previstas neste Edital, caso em que a Administração se reserva no direito de chamar o Segundo e/ou Terceiro colocado. A empresa vencedora do certame se obriga a:

a) Assegurar a manutenção dos equipamentos, insumos e mão-de-obra com a qualificação necessária à realização dos serviços contratados;

b) Manter a capacidade de atendimento do fluxo gerado pelos serviços;

c) Manter-se, durante a vigência do contrato, em situação de regularidade no que tange às condições habilitatórias, inclusos a qualificação dos profissionais e equipamentos;

d) Responsabilizar-se pelos encargos legais relativos à execução do contrato. e) Em havendo cisão, incorporação ou fusão da contratada, a aceitação de qualquer uma destas operações, como pressuposto para a continuidade do contrato, ficará condicionada à análise, por este Tribunal de Justiça, do procedimento realizado e da documentação da nova empresa, considerando todas as normas aqui estabelecidas como parâmetros de aceitação, tendo em vista a eliminação dos riscos de insucesso na execução dos serviços;

f) Responsabilizar-se integralmente pelos serviços contratados, nos termos da legislação vigente;

g) Responsabilizar-se pelo cumprimento, por parte de seus empregados, das normas disciplinares determinadas pela Administração;

h) A Contratada deverá manter as mesmas condições habilitatórias, em especial, no que se refere ao recolhimento dos impostos federais, estaduais e municipais, durante toda a execução do objeto do contrato, as quais são de natureza sine qua non para a emissão de pagamentos e aditivos de qualquer natureza;

i) Todos os parâmetros e elementos que subsidiarão os serviços deverão ser,

obrigatoriamente, conferidos pela CONTRATADA, correndo por sua exclusiva

responsabilidade a constatação e aferição dos mesmos;

j) A Contratada deverá fornecer todos os materiais e equipamentos necessários para que sejam executados os serviços;

k) Todos os materiais a serem empregados nos serviços deverão atender aos padrões de mercado e deverão satisfazer as especificações e recomendações constante nos Termos de Referências - Anexo I;

(14)

l) Fica reservado ao contratante o direito de rejeitar os materiais que não satisfizerem aos padrões exigidos nas especificações constantes no Termo de Referência;

m) A Contratada não deverá transferir a terceiros, por qualquer forma, nem mesmo parcialmente, as obrigações assumidas, nem subcontratar qualquer das prestações a que está obrigada, sem prévio consentimento por escrito da Administração;

n) Prestar todos os esclarecimentos necessários que forem solicitados pela Contratante, obrigando-se a atender de imediato, todas as reclamações a respeito da qualidade dos serviços prestados.

13. DAS OBRIGAÇÕES DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA

13.1. O Tribunal de Justiça obrigar-se-á:

a) Efetuar pagamento em até 30(trinta) dias, após a apresentação do competente documento fiscal devidamente atestado pelo Fiscal do Contrato;

b) Disponibilizar e manter local adequado para a guarda dos equipamentos disponibilizados em consonância com o ditado pelo presente Termos de Referência;

c) Acompanhar e fiscalizar a execução dos contratos por meio do Fiscal do Contrato;

d) Proporcionar todas as facilidades para que a CONTRATADA possa cumprir seus compromissos, dentro das normas e condições deste processo;

e) Rejeitar no todo ou em parte, os materiais entregues em desacordo com as obrigações assumidas pelo licitante vencedor;

f) Fiscalizar e receber definitivamente o objeto contratado.

14. DAS SANÇÕES

14.1. Nos termos do art. 7.º da Lei n.º 10.520/2002, ficará impedida de licitar e contratar com a União, Estados, Distrito Federal ou Municípios e será descredenciada no SICAF ou nos sistemas de cadastramento de fornecedores (SAD/MT) a que se refere o inciso XIV do art. 4.º da mesma Lei, pelo prazo de até 5 (cinco) anos, sem prejuízo das multas previstas neste Edital e das demais penalidades legais, o licitante que:

a) Não assinar o contrato, quando convocada dentro do prazo de validade de sua proposta;

b) Não aceitar a nota de empenho, quando convocada dentro do prazo de vigência da Ata;

(15)

c) Apresentar documentação falsa;

d) Deixar de entregar os documentos exigidos para o certame; e) retardar, falhar ou fraudar a execução da obrigação assumida; f) não mantiver a proposta;

g) comportar-se de modo inidôneo ou cometer fraude fiscal.

14.2. Substituir o conteúdo deste item por: "Com embasamento na Lei n.º 8.666/1993, a contratada ficará sujeita, no caso de atraso injustificado, assim considerado pela Administração, de inexecução parcial ou de inexecução total da obrigação, sem prejuízo das responsabilidades civil e criminal, assegurada a prévia e ampla defesa, às seguintes penalidades:

a) Advertência; b) Multa de:

b.1) 0,5% ao dia sobre o valor adjudicado, no caso de atraso injustificado para atendimento dos prazos estabelecidos pela Administração para apresentação de documentos ou assinatura do contrato. Caso o atraso para assinatura do contrato seja superior a 10 (dez) dias, e a critério da Administração, poderá configurar inexecução total da obrigação assumida, sem prejuízo da rescisão unilateral da avença;

b.2) 0,5% ao dia sobre o valor constante da nota de empenho, no caso de atraso injustificado para entrega do objeto, até o limite de 10%. Após 20 (vinte) dias, e a critério da Administração, poderá ocorrer a não-aceitação do objeto, de forma a configurar, nessa hipótese, inexecução parcial da obrigação assumida;

b.3) 3% ao dia sobre o valor do bem, no caso de atraso injustificado para substituição do objeto que apresentar defeitos de fabricação durante o período da garantia, limitada a incidência a 10 (dez) dias. Após esse prazo, e a critério da Administração, poderá configurar inexecução parcial da obrigação assumida;

b.4) 40% sobre o valor do bem, na hipótese de atraso por período superior ao previsto na alínea "b.3";

b.5) 10% sobre o valor total adjudicado, no caso de não aceitar manter o compromisso assumido quanto aos preços registrados, ou em caso de inexecução total da obrigação assumida;

c) suspensão temporária do direito de participar de licitação e impedimento de contratar com o Tribunal, pelo prazo de até 2 (dois) anos;

d) declaração de inidoneidade para licitar ou contratar com a Administração Pública.

(16)

14.3. O valor da multa, aplicada após o regular processo administrativo, será descontado de pagamentos eventualmente devidos pelo Tribunal à adjudicatária ou cobrado judicialmente por meio da Procuradoria do Estado.

14.4. As sanções previstas nas alíneas "a", "c" e "d" do subitem 14.2 poderão ser aplicadas, cumulativamente, à pena de multa.

14.5. As penalidades previstas nas alíneas "c" e "d" do subitem 14.2 também poderão ser aplicadas à adjudicatária ou ao licitante, conforme o caso, que tenha sofrido condenação definitiva por fraudar recolhimento de tributos, praticar ato ilícito visando a frustrar os objetivos da licitação ou demonstrar não possuir idoneidade para contratar com a Administração.

14.6. Se a contratada não proceder ao recolhimento da multa no prazo de 05 (cinco) dias úteis contados da intimação por parte do TJ/MT, o respectivo valor será encaminhado para execução pela Procuradoria Estadual.

14.7. Do ato que aplicar a penalidade caberá recurso, no prazo de 05 (cinco) dias úteis, a contar da ciência da intimação, podendo a Administração reconsiderar ou não sua decisão ou nesse prazo encaminhá-lo devidamente informado para a apreciação e decisão superior, dentro do mesmo prazo.

14.8. Serão publicadas no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso e no Diário da Justiça Eletrônico as sanções administrativas previstas nas alíneas "c" e "d" do item 14.2 deste Edital, inclusive a reabilitação perante a Administração Pública.

15. DO MODO DE ENTREGA, DO PRAZO DE ENTREGA E DO RECEBIMENTO

15.1. A Contratada deverá entregar o serviço solicitado na Coordenadoria de Comunicação do Tribunal de Justiça, conforme consta os Termos de Referências deste Edital.

15.2. O serviço será avaliado com o escopo de verificar se foi realizado em conformidade com o descrito nos Termos de Referências deste Edital.

15.3. Caso sejam constatadas inadequações, falhas ou incorreções, fica a CONTRATADA obrigada a efetuar as correções necessárias, sem ônus para o CONTRATANTE

15.4. O fornecedor deverá prestar os serviços de acordo com pautas previamente definidas pela Coordenadoria de Comunicação, acompanhada pelo fiscal do contrato. 15.5. Será fiscal de acompanhamento e execução dos serviços, a Senhora Glaucianny da Silva Araújo Melo, matrícula 15020.

(17)

15.6. A correção dos serviços considerados falhos, incompletos ou insatisfatórios deverá ocorrer no prazo máximo de 5 (cinco) horas, contadas da notificação, sem prejuízo de outras penalidades previstas em contrato.

15.7. Os demais serviços serão regulados pelos respectivos termos de referências.

16. DO PAGAMENTO

16.1. O pagamento será efetuado mediante ordem bancária emitida em favor da empresa contratada, na estrita ordem cronológica da data de sua exigibilidade, no prazo

máximo de 30 (trinta) dias, a partir da data de entrega da Nota Fiscal ao Departamento

do FUNAJURIS, a ser processada em duas vias, com todos os campos preenchidos discriminando valor unitário e total do item, sem rasuras e devidamente atestada pelo servidor responsável pelo recebimento do bem, constando, ainda, o número do banco, da agência e da conta-corrente onde deseja receber seu crédito.

16.2. Em existindo documento com prazo de validade vencido ou irregular, o fornecedor será notificado para regularizar.

16.3. O fornecedor, depois de notificado, terá o prazo de 15 (quinze) dias para proceder à regularização. Findo o prazo, em não se manifestando ou não regularizando, o fato deverá ser certificado e comunicado ao Departamento Administrativo do órgão gerenciador para as providências cabíveis.

16.4. Caso a documentação esteja disponível na internet, o próprio órgão signatário poderá baixá-la e carrear para os autos, sem necessidade de comunicar o fato ao fornecedor.

16.5. Junto ao corpo da Nota Fiscal é recomendado que o fornecedor faça constar, para fins de pagamento, o nome e número do banco, da agência e da conta corrente, assim como se disponível, o número do fac-símile.

16.6. Nenhum pagamento será efetuado à adjudicatária enquanto pendente de liquidação qualquer obrigação. Esse fato não será gerador de direito a reajustamento de preços ou à atualização monetária.

17. DO REAJUSTE E REVISÃO DE PREÇO

17.1. É vedado qualquer reajuste de preços durante o prazo de fornecimento e execução do serviço, a contar da data de apresentação da proposta, exceto por força de legislação ulterior que assim o permita.

(18)

17.2. Nos preços deverão estar inclusos todos os custos incidentes sobre o objeto, inclusive tributos, fretes, entrega da publicação e qualquer incidência de seguros, se houver.

18. DOS RECURSOS ORÇAMENTÁRIOS

18.1: As despesas decorrentes da contratação, objeto desta licitação, correrão à conta dos recursos do Fundo de Apoio ao Judiciário - FUNAJURIS, consignados na Fonte 240, no Elemento de Despesa 3390-39 - Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica.

19. DA IMPUGNAÇÃO AO EDITAL E DO PEDIDO DE ESCLARECIMENTO

19.1. Decairá do direito de impugnar os termos do Edital deste Pregão, aquele que não

o fizer até 02 (dois) dias úteis antes da abertura da sessão pública, apontando o site WWW.licitacoes-e.com.br, de forma clara e objetiva as falhas e/ou irregularidades que entendem viciarem o Edital.

19.1.1 Os pedidos de esclarecimento referente ao certame deverão ser enviadas ao (à) pregoeiro (a), até 03 (três) dias úteis anteriores a data fixada para abertura da sessão pública, exclusivamente via e-mail à licitacao@tj.mt.gov.br ou protocolizadas no protocolo geral do Tribunal de Justiça/MT no mesmo prazo.

19.1.2 Caberá ao pregoeiro decidir sobre a informação/esclarecimento no prazo de 24 (vinte e quatro) horas.

19.1.3 Qualquer modificação no Edital exige divulgação pelo mesmo instrumento de publicação em que se deu o texto original, reabrindo-se o prazo inicialmente estabelecido, exceto quando, inquestionavelmente, a alteração não afetar a formulação das propostas.

19.2. Acolhida a impugnação ao ato convocatório, será designada nova data para a realização do certame.

20 - DA PARTICIPAÇÃO DE MICRO EMPRESA E EMPRESA DE PEQUENO PORTE

20.1. Nos termos dos artigos 42 e 43 da Lei Complementar nº 123, de 14/12/2006, as microempresas e empresas de pequeno porte deverão apresentar toda a documentação exigida para efeito de comprovação de regularidade fiscal, conforme Capítulo 8 (oito) deste Edital, mesmo que esta apresente alguma restrição.

(19)

20.2. Havendo alguma restrição na comprovação da regularidade fiscal, será assegurado o prazo de 02 (dois) dias úteis, cujo termo inicial corresponderá ao momento em que o proponente for declarado o vencedor do certame, prorrogáveis por igual período, a critério da Administração Pública, para a regularização da documentação, pagamento ou parcelamento do débito, e emissão de eventuais certidões negativas ou positivas com efeito de certidão negativa. Eventual interposição de recurso contra a decisão que declara o vencedor do certame não suspenderá o prazo supracitado.

20.3. A não-regularização da documentação no prazo previsto no subitem 20.2, implicará decadência do direito à contratação, sem prejuízo das sanções previstas no art. 81 da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, sendo facultado à Administração convocar para nova sessão pública os licitantes remanescentes, na ordem de classificação, para contratação, ou revogar a licitação.

21. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

21.1. Todas as referências de tempo no Edital, no aviso e durante a sessão pública observarão obrigatoriamente o horário de Brasília/DF e, dessa forma, serão registradas no sistema eletrônico e na documentação relativa ao certame.

21.2. Nenhuma indenização será devida às empresas licitantes pela elaboração de proposta, apresentação de documentos relativos a esta licitação ou participação na sessão pública.

21.3. A indicação do lance vencedor, a classificação dos lances apresentados e demais informações relativas à sessão pública deste pregão constarão de ata divulgada no sistema eletrônico.

21.4. Sem prejuízo das disposições contidas no Capítulo III da Lei nº 8.666/93, este Edital, seus Anexos e a proposta da adjudicatária serão partes integrantes do contrato. 21.5. O contrato poderá ser alterado nos casos previstos no art. 65 da Lei nº 8.666/93, desde que haja interesse da Administração.

21.6. Aplicam-se a esta licitação, subsidiariamente, a Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990 - Código de Proteção e Defesa do Consumidor, e demais normas legais pertinentes.

21.7. Consultas poderão ser formuladas pelo e-mail: licitacao@tj.mt.gov.br

21.8. Toda comunicação oficial ocorrerá por fax, e-mail ou por publicação, nos termos da legislação.

(20)

21.9. É facultada ao (à) Pregoeiro(a) ou à autoridade superior, em qualquer fase da licitação, a promoção de diligência destinada a esclarecer ou complementar a instrução do processo.

21.10. Os proponentes são responsáveis pela fidelidade e legitimidade das informações e dos documentos apresentados em qualquer fase da licitação.

21.11. Não havendo expediente ou ocorrendo qualquer fato superveniente que impeça a realização do certame na data marcada, a sessão será automaticamente transferida para o primeiro dia útil subseqüente, no mesmo horário anteriormente estabelecido, desde que não haja comunicação do(a) Pregoeiro(a) em contrário.

21.12. As normas que disciplinam este Pregão serão sempre interpretadas em favor da ampliação da disputa entre os interessados, desde que não comprometam o interesse da Administração, a finalidade e a segurança da contratação.

22. DOS ANEXOS

22.1. Fazem parte integrante deste Edital os seguintes Anexos:

Anexo I – Termo de Referência clipping rádio e tv.

- Termo de Referência clipping impressos e digital.

Anexo II – Modelo de Proposta de Preços.

Anexo III - Modelo Declaração de Inexistência de Fatos Supervenientes.

Anexo IV - Modelo de Declaração nos termos do inciso XXXIII, art. 7º da

Constituição Federal.

Anexo V – Modelo de declaração de cumprimentos das resoluções nº 07/05, 09/05 e

21/06 – CNJ.

Anexo VI - Declaração de não enquadramento no art. 3º, §4º, da LC nº 123/2006.

Anexo VII - Minuta de Contrato clipping radio e tv.

(21)

22. DO FORO

22.1. Fica eleito o Foro de Cuiabá/MT para dirimir quaisquer controvérsias advindas deste Edital, que não puderem ser resolvidas pela via administrativa, com renúncia de qualquer outro, por mais privilegiado que seja.

Cuiabá-MT, 27 de setembro de 2010.

VERA LÚCIA MARIA DE ARAUJO Pregoeira oficial

Ciente:

MARCILENE MELLO REIS JUNQUEIRA Diretora do Departamento Administrativo

(22)

ANEXO I

TERMO DE REFERÊNCIA LOTE 01 – ID 221.314 1.0. DO OBJETO

1.1. Contratação de empresa especializada no fornecimento de clipping noticioso em áudio e vídeo de veículos eletrônicos (rádio e TV), de modo sistemático e efetivo, com apresentação e atualização on line em tempo real e ininterrupto, durante 24h/dia, sete dias da semana.

2.0. DA FINALIDADE

2.1. Facilitar o acesso e monitoramento de conteúdos jornalísticos publicados sobre o Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso e/ou seus representantes nos veículos eletrônicos (rádio e TV), de modo a possibilitar o conhecimento, medição e controle dos resultados alcançados pelas ações de comunicação desenvolvidas pela Coordenadoria de Comunicação, bem como potencializar as iniciativas decorrentes de seu trabalho estratégico junto à imprensa;

2.2. Viabilizar o controle integrado, qualitativo e quantitativo da repercussão institucional do Poder Judiciário de Mato Grosso na imprensa, bem como o acompanhamento de tendências pertinentes aos seus interesses e demandas na relação com a sociedade; 2.3. Contribuir para o aprimoramento da qualidade dos serviços de comunicação interna e externa desenvolvidos pela Coordenadoria de Comunicação;

2.4. Dotar a Coordenadoria de Comunicação do ferramental necessário ao cumprimento do disposto na Resolução 85/09 do Conselho Nacional de Justiça, bem como à execução do Planejamento Estratégico do Judiciário.

3.0. DA ESPECIFICAÇÃO SUCINTA DOS SERVIÇOS

3.1. Os serviços a serem fornecidos compreendem, em caráter permanente:

3.1.1. Monitoramento, captação, seleção, compilação e disponibilização remota, pela via on line, de matérias jornalísticas de veículos eletrônicos (rádio e TV) versando sobre a instituição Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso e/ou seus representantes, assuntos correlatos e de interesse institucional, com indicação de veículo, data, programa e outros requisitos especificados neste Termo de Referência.

3.1.2. Resumo informativo de cada matéria captada, necessariamente instruída com as seguintes informações:

3.1.2.1. Título da matéria;

3.1.2.2. Data e hora da publicação;

3.1.2.3. Nome do veículo onde foi captada;

3.1.2.4. Nome do programa ou telejornal onde foi captada; 3.1.2.5. Editoria de publicação;

3.1.2.6. Tema abordado;

3.1.2.7. Em caso de entrevista, nome do entrevistador (es); 3.1.2.8. Seleção dos destaques principais do dia.

(23)

3.1.3. A apresentação de cada matéria captada e inserida no banco de notícias, deverá estar sempre vinculada a um texto resumo e organizada por palavras-chave a serem definidas pela Coordenadoria de Comunicação;

3.1.4. Disponibilização diária do clipping pela via on line para os usuários cadastrados via Intranet por meio de logon e senha da rede de comunicação interna; e via internet, por meio da página da CONTRATADA, também mediante logon e senha, ambos 24 horas por dia e sete dias da semana;

3.1.4.1. Garantia de que o acesso será exclusivo dos usuários cadastrados por indicação do CONTRATANTE, com senhas pessoais e intransferíveis, não podendo ser utilizadas por quaisquer outros órgãos ou pessoas não cadastradas;

3.1.5. Disponibilização do clipping para acessos isolados ou simultâneos por parte dos usuários cadastrados;

3.1.6. Disponibilização de ferramenta para pesquisa, downloads sem perda de qualidade ou velocidade, impressão de resumo informativo e envio de link contendo o arquivo;

3.1.7. Manutenção do clipping permanentemente disponível para pesquisa, arquivamento e impressão, inclusive após o término do contrato e por tempo indeterminado;

3.1.8. Disponibilização do clipping com garantias de diferentes opções de acesso às notícias e conteúdos, sendo palavras-chave uma das formas;

3.1.9. Armazenamento dos arquivos em ordem cronológica de publicação;

3.1.10. Adoção de critérios próprios de filtragem, para evitar clipagem em duplicidade;

3.1.11. No caso da publicação de matérias repetidas, indicar os veículos que publicaram;

3.1.12. Registro de ocorrência de eventual indisponibilidade de notícias em determinado veículo, sem prejuízo da posterior inclusão quando houver a disponibilidade; 3.1.13. Disponibilização do clipping de forma cumulativa, qual seja, durante a vigência do contrato, contendo todas as notícias captadas e de forma completa (resumo informativo e informações identificadoras);

3.1.14. Fornecimento mensal, até o dia 05 de cada mês, de relatório impresso contendo todos os arquivos inseridos no banco de notícias ao longo do mês anterior, acompanhado do respectivo CD-Rom, devidamente identificado e etiquetado com índice de localização das notícias;

3.1.15. Disponibilização diária da relação dos veículos clipados, com indicação do caráter da circulação (nacional, regional ou local –cidade), tipo de conteúdo do programa (especializados, dirigido ou geral), e tipo de mídia (rádio ou TV), obedecendo ordem alfabética dos nomes dos veículos, com a quantidade de notícias publicadas na data;

3.1.16. Disponibilização dos dados dos veículos de comunicação clipados como nome, endereço, telefone, CEP, e-mail, nome do diretor, editor-chefe e editor da redação e mantê-los sempre atualizados;

3.1.17. Fornecimento de orientação e atendimento pleno ao usuário cadastrado mediante, se for o caso, treinamento prévio para operar o sistema;

3.1.18. Garantia de suporte técnico efetivo em Cuiabá-MT para a devida operacionalização do sistema e utilização das ferramentas por parte do usuário.

3.2. Em caráter eventual:

3.2.1. Fornecimento, quando solicitado, de cópia adicional do material publicado, inclusive em DVD e CD Rom, acompanhada do respectivo relatório impresso;

(24)

3.2.2. Fornecimento, quando solicitado, de cópia digitalizada do material publicado, inclusive em DVD e CD Rom, de matérias jornalísticas referenciadas fora do escopo do presente Termo de Referência, acompanhada do respectivo relatório impresso; 3.2.2.1. O fornecimento de material de caráter eventual deverá ser entregue em até 02 (duas) horas após a solicitação. Caso envolva programa com mais de 01 (uma) hora de duração, o tempo de entrega poderá ser de até 04 (quatro) horas.

4.0 DAS CARACTERÍSTICAS DESEJÁVEIS DO SERVIÇO E DO SISTEMA

4.1. Privacidade e segurança garantidas aos operadores do sistema mediante acesso por senha;

4.2. Acesso ao sistema pela web, sem necessidade de aquisição de softwares próprios para operação;

4.3. Facilidade na delimitação ou ampliação de operadores autorizados;

4.4. Acessibilidade garantida, seja sob critérios de mobilidade, seja sob critérios de operação por portadores de necessidades especiais;

4.5. Recursos de Tecnologia da Informação adequados e atualizados, com servidores capazes de suportar o volume de informação e imagem necessário à atividade;

4.6. Facilidade de adaptação, expansão e integração com outros sistemas e tecnologias; 4.7. Serviço de suporte e assessoria técnica imediata, in loco;

4.8. Domínio da realidade local para maior segurança da qualidade crítica-analítica nos relatórios mensais solicitados.

5.0. DO MODO DE RECEBIMENTO/ACEITE

5.1. O serviço será avaliado com o escopo de verificar se foi realizado em conformidade com o descrito nos itens 3.0 e 7.0 do presente Termo de Referência;

5.1.1. Provisoriamente – apresentar os serviços e liberar o acesso ao banco de dados que contém as matérias jornalísticas, e testar o funcionamento do sistema;

5.1.2. Definitivamente – liberar definitivamente o acesso após testado e comprovado o funcionamento do sistema.

5.2. Caso sejam constatadas inadequações, falhas ou incorreções no fornecimento do objeto, ficará a contratada obrigada a efetuar as correções necessárias, sem ônus para este Tribunal. O recebimento provisório ou definitivo não exclui a responsabilidade civil e penal do fornecedor.

6.0. DO MODO DE ENTREGA/PRESTAÇÃO DO SERVIÇO

6.1. O(s) arquivo(s) derivados dos telejornais matutinos deve(m) estar à disposição do CONTRATANTE, diariamente, pela manhã, até às 9h (nove horas), disponível para pesquisa, arquivamento e impressão;

6.1.1. Em caso de arquivos derivados de programação ao longo do dia, deverão estar disponibilizados em até uma hora após a veiculação;

6.1.2. A atualização do clipping deverá ser constante ao longo do dia;

6.2. Em caso de situação excepcional que impossibilite a disponibilização do(s) arquivo(s) no horário estabelecido, a CONTRATADA deverá providenciar o registro imediato da impossibilidade e informar ao CONTRATANTE o tempo necessário para disponibilização, sem prejuízo da apresentação de justificativa posterior para análise pelo Fiscal do Contrato;

(25)

6.2.1. Se o tempo necessário para a disponibilização for superior a 01 (uma) hora, a CONTRATADA deverá enviar ao CONTRATANTE os arquivos indisponibilizados on line em CD-Rom, juntamente com as informações previstas no resumo informativo, e índice de localização das notícias;

6.3. A correção dos serviços considerados falhos, incompletos ou insatisfatórios deverá ocorrer no prazo máximo de 5 (cinco) horas, contadas da notificação, sem prejuízo de outras penalidades previstas em contrato.

7.0. DO PRAZO

7.1. Para efeito de prazos, a CONTRATADA deverá observar:

7.1.1. No prazo máximo de 24h (vinte e quatro horas), a contar da assinatura do contrato, deverá diligenciar junto ao CONTRATANTE a obtenção de todos os subsídios técnicos que julgar necessário para viabilizar a execução dos serviços pela rede interna de comunicação;

7.1.2. No prazo máximo de 03 (três) dias, a contar da assinatura do contrato, deverá fornecer cronograma detalhado, com todos os prazos para execução dos serviços,

incluindo prazo para apresentação do sistema demonstrativo, treinamentos,

funcionamento experimental e data para aceite final do sistema;

7.1.3. Os serviços devem ser concluídos e disponibilizados, em definitivo, no prazo máximo de 10 (dez) dias, a contar da assinatura do contrato.

8.0. OBRIGAÇÕES DA CONTRATADA

8.1. Executar os serviços conforme o disposto neste Termo de Referência, utilizando equipe técnica qualificada, com o perfil compatível para a qualidade dos serviços;

8.2. Disponibilizar número telefônico, e-mail ou outro meio hábil para contato pelo CONTRATANTE, bem como os dados do responsável pelo atendimento;

8.3. Providenciar imediata correção de quaisquer serviços julgados inadequados ou em desconformidade com o estabelecido em contrato;

8.4. Comunicar imediatamente ao CONTRATANTE sobre qualquer anormalidade, seja de caráter urgente ou não, e prestar os esclarecimentos julgados necessários;

8.5. Manter-se na execução dos serviços, em compatibilidade, com as obrigações assumidas, inclusive de qualificação exigidas neste Termo de Referência;

8.6. Manter-se, durante a vigência do contrato, em situação de regularidade no que tange às condições habilitatórias;

8.7. Arcar com todas as despesas, diretas ou indiretas, decorrentes do cumprimento das obrigações assumidas, sem qualquer ônus para o CONTRATANTE.

9.0. DAS OBRIGAÇÔES DA CONTRATANTE

9.1. Efetuar o pagamento na forma contratada até o trigésimo dia após a apresentação do documento fiscal;

9.2. Acompanhar e fiscalizar a execução do contrato por meio do Fiscal do Contrato. 10.0. DA QUALIFICAÇÃO TÉCNICA

10.1. As empresas licitantes deverão apresentar atestado de capacidade técnica, fornecido por pessoa jurídica de direito público ou privado que comprove a prestação de serviços compatíveis com o objeto deste Termo de Referência.

(26)

11.0. DO PREÇO

11.1. O serviço será contratado pelo menor valor global do lote, conforme preço ofertado em sessão pública.

12.0. DO MODO DE PAGAMENTO

12.1. O pagamento será efetuado até 30 (trinta) dias após a apresentação do competente documento fiscal contendo a especificação dos serviços prestados;

12.2. Apresentada a nota fiscal, caberá ao Fiscal do Contrato atestá-la e encaminhar ao departamento competente para o devido pagamento.

13.0. DA VIGÊNCIA

13.1. O Contrato terá vigência pelo período de 12 (doze) meses, facultada a prorrogação por iguais e sucessivos períodos, até o limite previsto para contratações dessa natureza de acordo com a lei.

14.0. DAS PENALIDADES

14.1. O inadimplemento, total ou parcial, ensejará a aplicação das penalidades previstas na Lei no. 8.666/93;

15.0. DAS PRERROGATIVAS DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA 15.1. Avaliar os serviços;

15.2. Negociar valores por ocasião das eventuais revisões;

15.3. Aplicar à CONTRATADA as penalidades administrativas se for o caso, com observância do contraditório, ampla defesa e devido processo legal;

15.4. Rescindir o contrato quando demonstrada a inadimplência por parte da CONTRATADA, sem prejuízo da aplicação de penalidades administrativas que o caso requerer.

16.0. DO FISCAL DO CONTRATO

16.1. O acompanhamento e fiscalização dos serviços ficarão a cargo da servidora Glaucianny da Silva Araújo Melo, matrícula 15020, nos termos do art. 67 da Lei n. 8.666/93, competindo-lhe tomar todas as providências, de modo a assegurar que este seja executado de acordo com o previsto no respectivo contrato.

(27)

17.0. DA PUBLICIDADE

17.1. Extrato do contrato resultante deste Termo de Referência deverá ser publicado no Diário da Justiça Eletrônico e disponibilizado no link Transparência logo após a sua assinatura. Cuiabá-MT, 10 de maio de 2010. Original assinado Araisa Ferreira Coordenadora de Comunicação/TJMT TERMO DE REFERÊNCIA LOTE 02 – ID 221.609 1.0 DO OBJETO

1.1. Contratação de empresa especializada no fornecimento de clipping noticioso, incluindo relatório analítico, de veículos impressos e digital de modo sistemático e efetivo, com apresentação e atualização on line em tempo real e ininterrupto, durante 24h/dia, sete dias da semana.

2.0 DA FINALIDADE

2.1. Facilitar o acesso e monitoramento conteúdos jornalísticos publicados sobre o Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso e/ou seus representantes nos veículos impressos e digitais, de modo a possibilitar o conhecimento, medição e controle dos resultados alcançados pelas ações de comunicação desenvolvidas pela Coordenadoria de Comunicação, bem como potencializar as iniciativas decorrentes de seu trabalho estratégico junto à imprensa;

2.2. Viabilizar o controle integrado, qualitativo e quantitativo da repercussão institucional do Poder Judiciário de Mato Grosso na imprensa, bem como o acompanhamento de tendências pertinentes aos seus interesses e demandas na relação com a sociedade;

2.3. Contribuir para o aprimoramento da qualidade dos serviços de comunicação interna e externa desenvolvidos pela Coordenadoria da área para o Poder Judiciário de Mato Grosso;

2.4. Dotar a Coordenadoria de Comunicação do ferramental necessário ao cumprimento do disposto na Resolução 85/09 do Conselho Nacional de Justiça, bem como da execução do Planejamento Estratégico do Judiciário.

(28)

3.0 DA ESPECIFICAÇÃO SUCINTA DOS SERVIÇOS

3.1. Os serviços a serem fornecidos compreendem, em caráter permanente:

3.1.1 Captação, seleção, compilação e fornecimento de matérias jornalísticas de veículos impressos e digitais versando sobre a instituição Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso e/ou seus representantes, assuntos correlatos e de interesse institucional, com indicação de fonte, data, veículo e outros requisitos especificados neste Termo de Referência.

3.1.2 Resumo informativo das matérias captadas, necessariamente instruídas com as seguintes informações sobre cada inserção:

3.1.2.1 - Título da matéria; 3.1.2.2 - Data da publicação;

3.1.2.3 - Tipo de mídia (se impresso ou digital); 3.1.2.4 - Título do veículo onde a matéria foi captada; 3.1.2.5 - Editoria de publicação;

3.1.2.6 - Página e quadrante de localização (em caso de publicação impressa);

3.1.2.7 - Seleção dos destaques principais do dia.

3.1.3 Relatórios analíticos com garantia das seguintes informações:

3.1.3.1 - Quantidade de veículos consultados, incluindo cálculo médio de leitores potenciais;

3.1.3.2 - Quantidade de notícias selecionadas;

3.1.3.3 - Seleção dos destaques principais e o percentual

correspondente com foco no objeto deste Termo de Referência;

3.1.3.4 - Motivação e quantitativo das notícias: quantas provocadas; quantas espontâneas;

3.1.3.5 - Classificação das notícias: se positiva, negativa ou neutra; 3.1.3.6 - Caráter das notícias: se institucional ou jurisdicional; 3.1.3.7 - Avaliação de enfoque;

3.1.3.8 - Tipo de mídia: se impresso ou digital;

3.1.3.9 - Caráter de circulação do veículo: se nacional, regional ou local (Cuiabá);

3.1.3.10 - Espaço ocupado numa comparação hipotética com mídia paga;

3.1.3.11 - Indicação e quantitativo dos assuntos mais comentados do dia, conforme as palavras-chave a serem definidas pela Coordenadoria de Comunicação da Presidência;

3.1.3.12 - Apresentação das informações também em formato de gráficos e tabelas.

3.1.4 Disponibilização diária do clipping pela via on line para todos os usuários via Intranet para leitura interna, e via Internet, para leitura externa, por meio do mesmo login e senha da rede de comunicação interna;

3.1.5 Disponibilização do clipping pela via on line com arquivos organizados, incluindo pastas com nomes, assuntos separados e outros critérios organizacionais;

3.1.6 Disponibilização do clipping pela via on line com garantias de diferentes opções de acesso a notícias e conteúdos, tais como:

3.1.6.1 - resumo de notícias por editoria;

(29)

padronizada;

3.1.6.3 - seleção e impressão de primeiras páginas de publicações indexadas;

3.1.6.4 - impressão de conteúdo em formato PDF; 3.1.6.5 - possibilidade de envio de notícias por e-mail;

3.1.7 Armazenamento dos arquivos de acordo com a data cronológica de publicação;

3.1.8 Adoção de critérios próprios de filtragem, para evitar clipagem em duplicidade;

3.1.9 No caso da publicação de matérias repetidas, indicar os veículos que publicaram;

3.1.10 Disponibilização para Coordenadoria de Comunicação de ferramenta de edição do clipping que possibilite complementações e correções imediatas, segundo critérios a serem definidos oportunamente;

3.1.11 Disponibilização de ferramenta de pesquisa com possibilidades variadas;

3.1.12 Manutenção da base de dados permanentemente disponível para pesquisa, arquivamento e impressão;

3.1.13 Registro de ocorrência de eventual indisponibilidade de notícias em determinado veículo, sem prejuízo da posterior inclusão quando houver a disponibilidade;

3.1.14 Cadastramento dos usuários do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso por meio de senha individual, para acesso 24 (vinte e quatro) horas por dia, sete dias da semana;

3.1.15 Disponibilização do banco de matérias publicadas e as ferramentas de busca e impressão após o término do contrato, por tempo indeterminado;

3.1.16 Disponibilização de lista dos veículos com as notícias publicadas por dia, com indicação do caráter da circulação (nacional, regional ou local Cuiabá), tipo de conteúdo (especializados, dirigido ou geral), e tipo de mídia (impresso ou digital), obedecendo ordem alfabética dos nomes dos veículos, com a quantidade de notícias publicadas na data;

3.1.17 Disponibilização dos dados dos veículos de comunicação como nome, endereço, telefone, CEP, e-mail, nome do diretor, editor-chefe e editor da redação e mantê-los sempre atualizados;

3.1.18 Fornecimento de orientação e atendimento pleno ao usuário mediante, se for o caso, treinamento prévio aos servidores autorizados a operar os sistemas contratados;

3.1.19 Garantia de suporte técnico efetivo em Cuiabá-MT para a devida operacionalização do sistema e utilização das ferramentas diversas de trabalho por parte do usuário.

3.2. Em caráter eventual:

3.2.1 Fornecimento, quando solicitado, de cópia de material publicado,

inclusive em arquivo formato PDF, sobre o Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso em veículos fora da base de pesquisa;

3.2.2 Fornecimento, quando solicitado, de relatório analítico de estatístico sobre o Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso em veículos fora da base de pesquisa.

(30)

4.0 DAS CARACTERÍSTICAS DESEJÁVEIS DO SERVIÇO E DO SISTEMA

4.1. Privacidade e segurança garantidas aos operadores do sistema mediante acesso por senha;

4.2. Acesso ao sistema pela web, sem necessidade de aquisição de softwares próprios para operação;

4.3. Facilidade na delimitação ou ampliação de operadores autorizados;

4.4. Acessibilidade garantida, seja sob critérios de mobilidade, seja sob critérios de operação por portadores de necessidades especiais;

4.5. Recursos de Tecnologia da Informação adequados e atualizados, com servidores capazes de suportar o volume de informação e imagem necessário à atividade;

4.6. Facilidade de adaptação, expansão e integração com outros sistemas e tecnologias;

4.7. Serviço de suporte e assessoria técnica imediata, in loco;

4.8. Domínio da realidade local para maior segurança da qualidade crítica-analítica nos relatórios mensais solicitados.

5.0 DO MODO DE RECEBIMENTO/ACEITE

5.1. O serviço será avaliado com o escopo de verificar se foi realizado em conformidade com o descrito no item 3.0 do presente Termo de Referência;

5.1.1. Provisoriamente – apresentar os serviços e liberar o acesso ao banco de dados que contém as matérias jornalísticas, e testar o funcionamento do sistema;

5.1.2. Definitivamente – liberar definitivamente o acesso após testado e comprovado o funcionamento do sistema.

5.2. Caso sejam constatadas inadequações, falhas ou incorreções no fornecimento do objeto, ficará a contratada obrigada a efetuar as correções necessárias, sem ônus para este Tribunal. O recebimento provisório ou definitivo não exclui a responsabilidade civil e penal do fornecedor.

Referências

Documentos relacionados

os mandantes dos candidatos chegaram a acordo na possibilidade do uso de filmes, não tendo chegado o acordo apenas quanto à sua dis­ tribuição temporal, não se pode dizer que

Passo 1: Determinar a profundidade da área danificada. A profundidade do dano deve ser medido com um medidor de profundidade. Passo 2: O diâmetro da área reparada deve ser

Torna-se público, para conhecimento dos interessados, que o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) – Câmpus Vilhena, por meio do

O conceito de comunidade de prática surge no panorama da Teoria da Aprendizagem no início dos anos 90 do século XX, quando Jean Lave e Etienne Wenger (1991) o propõem como contexto de

Assim, depois de conhecer os benefícios dessa prática é hora de saber colocá-la em prática. No caso desse artigo, o ambiente de realização de trabalho é na sala de aula. Um local

A partir destas relações entre espaço judiciário e espaço médico, Albuquerque chama a atenção para o argumento mais forte de Castel, que por conta dessas relações entre

Equipe de cientistas pode consultá-lo quando descobrirem todos os sintomas e mecanismos de transmissão a fim de descobrir qual vírus estavam enfrentando ao.. C AR TAS DE

Em relação a esta reunião foram deixadas as seguintes sugestões para discussão: “Criação de GARD lusófono – colaboração entre países lusófonos e criação de um