• Nenhum resultado encontrado

BANCO DO BRASIL PROGRAMA DE CERTIFICAÇÃO DE CONHECIMENTOS REGULAMENTO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "BANCO DO BRASIL PROGRAMA DE CERTIFICAÇÃO DE CONHECIMENTOS REGULAMENTO"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

1 BANCO DO BRASIL

PROGRAMA DE CERTIFICAÇÃO DE CONHECIMENTOS REGULAMENTO

O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (CEBRASPE) realiza o 19º certame do Programa de Certificação de Conhecimentos do Banco do Brasil.

1 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 O certame será de responsabilidade técnica e operacional do Cebraspe.

1.1.1 A realização desse certame será regida por este regulamento e compreenderá aplicação de provas objetivas para certificação nas seguintes treze áreas de conhecimento: Agronegócios, Atendimento Bancário, Comércio Exterior, Conhecimentos Jurídicos, Controles Internos e Risco Operacional, Economia e Finanças, Gestão de Segurança, Gestão do Crédito, Gestão Organizacional e de Pessoas, Marketing e Comunicação, Responsabilidade Socioambiental e Desenvolvimento Sustentável, Setor Público e Tecnologia da Informação.

2 DAS PROVAS OBJETIVAS

2.1 As provas serão realizadas na data provável de 28 de agosto de 2016 e ocorrerão simultaneamente em todo o Brasil, em 249 polos. Os locais de realização estarão disponíveis para consulta a partir das 9 horas do

dia 18 de agosto de 2016, no endereço eletrônico

http://www.cespe.unb.br/avaliacao/bb_16_2_certificacao. O endereço eletrônico não estará disponível de forma explícita na página do Cebraspe, portanto, para acessá-lo, o participante deverá digitar o link referente ao evento e informar o CPF (com 11 dígitos) e a matrícula funcional (sem F e com dígito).

2.1.1 As provas objetivas para todas as áreas serão compostas por 30 questões. Todas as questões serão baseadas nos níveis cognitivos da Taxonomia de Bloom, elaboradas no formato de múltipla escolha, com cinco opções.

(2)

2 2.1.2 Em todas as 13 provas, cada participante poderá ser classificado em um dos quatro níveis de certificação: insuficiente, básico, intermediário ou avançado. A classificação nesses níveis será estabelecida em razão da média geral dos participantes e da dispersão em torno dessa média. Será disponibilizado ao participante dessas áreas de conhecimento um boletim de desempenho com o detalhamento do resultado. 2.1.3 O participante poderá realizar as provas para até três áreas, conforme opção feita durante o período de inscrição.

2.1.4 Para efeito de pontuação, serão desconsideradas as questões que vierem a ser anuladas.

2.1.5 As questões serão elaboradas conforme os conteúdos programáticos encaminhados ao Cebraspe pelo Banco do Brasil.

2.1.6 As provas terão a duração de 4 horas, tendo início às 9 horas e 30 minutos, observado o horário oficial de Brasília/DF.

2.1.7 O participante não poderá realizar as provas em outros horários, locais ou em datas diferentes das que constam neste Regulamento e no link de consulta individual dos locais e horários das provas.

2.1.8 O participante somente realizará as provas no polo para o qual se inscreveu.

2.1.9 Os portões dos locais de realização das provas serão fechados às 9 horas e 30 minutos, considerando o horário oficial de Brasília/DF. Não será admitido o ingresso de participante após o fechamento dos portões.

2.1.10 Não haverá, por qualquer motivo, prorrogação do tempo previsto para a aplicação das provas. 2.1.11 As provas serão corrigidas por meio de processamento eletrônico.

3 DAS DISPOSIÇÕES RELATIVAS AOS PARTICIPANTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS OU NECESSIDADES ESPECÍFICAS

(3)

3 3.1 Na inscrição, o participante informará se tem deficiência e(ou) necessidade específica, explicitando essas necessidades, conforme abaixo, para que as providências operacionais de fiscalização e disponibilidade de local sejam tomadas:

a) prova em Braille;

b) auxílio na leitura da prova (ledor); c) prova ampliada (fonte entre 14 e 16); d) prova superampliada (fonte 28);

e) intérprete de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS); f) leitura labial;

g) sala para amamentação (candidata que tiver necessidade de amamentar seu bebê); h) sala térrea (dificuldade de locomoção);

i) sala individual (participante com doença infectocontagiosa ou outras situações que ensejem seu isolamento);

j) maca;

k) mesa para cadeira de rodas; l) apoio para perna;

m) mesa e cadeira separadas (gravidez de risco/obesidade/limitações físicas); n) auxílio para leitura da prova (ledor – dislexia/ledor – tetraplegia);

o) auxílio para preenchimento da folha de respostas das provas objetivas (dificuldade ou impossibilidade de escrever);

p) ledor de tela Jaws; q) ledor de tela Dos Vox;

(4)

4 s) autorização para usar reglete, sorobam, punção ou máquina braile;

t) autorização para usar óculos escuros; u) autorização para usar prótese auditiva; v) autorização para utilizar aparelho auditivo; w) autorização para usar bomba de insulina;

y) autorização para utilizar adereços por motivos religiosos.

3.2 Caso o participante não tenha solicitado, no ato da inscrição, atendimento às suas necessidades especiais, essas não serão atendidas no dia de realização das provas.

3.2.1 O participante com deficiência ou que possua alguma limitação física ou, ainda, que, por motivos de saúde, necessitar utilizar, durante a realização das provas, objetos ou dispositivos proibidos neste edital, bem como próteses que contenham esses dispositivos, deverá solicitar, no ato da inscrição, atendimento às suas necessidades especiais.

3.2.2 Na solicitação de atendimento especial que requeira utilização de recursos tecnológicos, caso ocorra eventual falha desses recursos no dia de aplicação das provas, poderá ser disponibilizado outro tipo de atendimento ou outro recurso suplementar.

3.3 A participante que tiver necessidade de amamentar durante a realização das provas, além de solicitar o atendimento específico para tal fim, deverá levar um acompanhante adulto, que ficará em sala reservada para essa finalidade e que será responsável pela guarda da criança. A participante nessas condições que comparecer sem acompanhante adulto não realizará as provas.

3.4 Outros casos de necessidades especiais ou específicas, não descritos no subitem 3.1 deste regulamento, serão avaliados pelo Cebraspe e atendidos com base em critérios de viabilidade e de razoabilidade.

4 DO REGULAMENTO

(5)

5 4.2 Não será permitido fumar nos locais de realização das provas, conforme a Lei nº 9.294, de 15 de julho de 1996.

4.3 Os participantes deverão se apresentar ao local de realização das provas com antecedência mínima de 30 minutos, portando caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, documento de identidade original com foto (Registro Geral – RG, Carteira Nacional de Habilitação – CNH, passaporte, Carteira de trabalho ou crachá funcional).

4.4 Ficará impedido de realizar as provas o participante que não apresentar documento de identidade original com foto ou crachá funcional, conforme subitem 4.3 deste regulamento.

4.4.1 Caso o participante esteja impossibilitado de apresentar documento de identidade original, por motivo de perda, roubo ou furto, deverá levar documento que ateste o registro da ocorrência em órgão policial, expedido há, no máximo, 90 dias, ocasião em que será submetido à identificação especial, compreendendo coleta de assinaturas em formulário próprio.

4.4.2 A identificação especial será exigida, também, do participante cujo documento de identificação suscite dúvidas quanto à veracidade causada por estranhamento de fisionomia e (ou) assinatura de seu titular.

4.5 As provas serão realizadas, obrigatoriamente, nos locais de que trata a consulta individual a ser disponibilizada no endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/avaliacao/bb_16_2_certificacao, na forma do subitem 2.1 deste regulamento.

4.6 Devido ao tempo de duração das provas, os participantes poderão adentrar na sala de provas com água e alimentos.

4.7 O participante só poderá ausentar-se do local de realização das provas após 1 hora do seu início.

4.7.1 O participante não poderá permanecer no local de realização das provas após o término de suas provas, sob pena de tê-las anuladas, desde que observado o disposto no subitem 4.7 deste Regulamento.

(6)

6 4.8 O participante poderá retirar-se do local de realização das provas levando o rascunho das suas marcações após 2 horas de realização das provas.

4.9 O participante poderá retirar-se do local de realização das provas levando o caderno de provas nos últimos 30 minutos de realização das provas.

4.10 O esquecimento de algum objeto no local de realização das provas só poderá ser verificado pelos fiscais do processo. A perda, extravio ou quebra de utensílio pessoal do participante não será de responsabilidade do Cebraspe.

4.11 Será eliminado do certame o participante que, durante a realização das provas, for surpreendido portando aparelhos eletrônicos, tais como: máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipod®, gravadores, pendrive, mp3 player ou similar, relógio digital, ou qualquer receptor ou transmissor de dados e mensagens, bipe, notebook, palmtop, Walkman®, máquina fotográfica etc., óculos escuros, protetor auricular, burca, lenço ou véu na cabeça (exceto nos casos em que o participante tenha informado a necessidade de utilização no ato da inscrição, no subitem 3.1 deste regulamento), ou quaisquer acessórios de chapelaria, tais como chapéu, boné, gorro etc. e, ainda, lápis, caneta fabricada em material não transparente, lapiseira/grafite e(ou) borracha.

4.12 É vedado o ingresso de participante em local de realização das provas portando arma.

4.13 O participante deverá preencher a folha de respostas utilizando caneta preta, fabricada em material transparente, e assinar a lista de presença para encerrar sua participação nas provas.

4.13.1 Para obter pontuação na questão, o participante deverá marcar somente um dos campos da folha de respostas.

4.13.2 O participante deverá transcrever as respostas das provas para a folha de respostas, que será considerado o único documento válido para a correção das provas. O preenchimento da folha de respostas será de inteira responsabilidade do participante, que deverá proceder ao preenchimento em conformidade

(7)

7 com as instruções específicas contidas neste regulamento e na folha de respostas. Em hipótese alguma haverá substituição da folha de respostas por erro do participante.

4.13.3 O participante que preencher incorretamente a folha de respostas terá as respectivas questões anuladas pelo sistema de leitura óptica. Será considerado preenchimento incorreto da folha de respostas a marcação de mais de um campo em uma questão, a marcação rasurada ou emendada e (ou) campo de marcação não preenchido integralmente.

4.13.4 O participante não deverá amassar, molhar, dobrar, rasgar, manchar ou, de qualquer modo, danificar a sua folha de respostas, sob pena de arcar com os prejuízos advindos da impossibilidade de realização de leitura óptica.

4.14 Será eliminado do certame o participante que, durante a realização das provas: a) for surpreendido dando ou recebendo auxílio para a execução das provas;

b) utilizar-se de consulta a qualquer material, tais como apostilas ou quaisquer tipos de equipamentos eletrônicos, inclusive calculadora;

c) for surpreendido portando qualquer objeto mencionado no subitem 4.11 deste regulamento; d) ausentar-se da sala, antes dos horários estipulados, levando o caderno de provas;

e) ausentar-se da sala levando a folha de respostas;

f) descumprir as instruções contidas no caderno de provas ou na folha de respostas; g) perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos;

h) não permitir a coleta de sua assinatura, nos casos necessários;

i) ausentar-se do local de realização das provas antes de 1 hora do seu início.

4.15 Terá suas provas anuladas o participante que utilizar linguagem imprópria, ofensiva ou obscena, que caracterize atitudes evidentes de desrespeito ou grosseria, ou aquele que não entregar o material das provas ao término do tempo destinado para a sua realização.

(8)

8 5 DOS RECURSOS

5.1 Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados no endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/avaliacao/bb_16_2_certificacao, a partir das 9 horas do dia 30 de agosto de 2016, observado o horário oficial de Brasília/DF.

Nos gabaritos oficiais preliminares, serão divulgados os cadernos de provas de cada área e os gabaritos. 5.2 O participante que desejar interpor recursos contra os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas disporá das 9 horas do dia 31 de agosto de 2016 às 18 horas do dia 1º de setembro de 2016 para fazê-lo, ininterruptamente. O referencial para a elaboração das questões e, por conseguinte, para eventuais recursos, serão os conteúdos programáticos encaminhados ao Cebraspe pelo Banco do Brasil.

5.3 O participante deverá utilizar, exclusivamente, o Sistema Eletrônico de Interposição de Recursos, disponibilizado no endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/avaliacao/bb_16_2_certificacao, de acordo com as instruções nele descritas.

5.4 O participante deverá ser claro, consistente e objetivo em seu pleito. O recurso inconsistente ou intempestivo será preliminarmente indeferido.

5.5 Não serão aceitos pedidos de revisão de recursos nem recursos contra o gabarito oficial definitivo. 5.6 As respostas aos recursos interpostos pelos participantes serão individualizadas, indicando as questões recorridas, os recursos deferidos e o link do endereço das alterações/manutenções dos gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas.

5.7 Se houver alteração, por força de impugnações, de gabarito oficial preliminar de questão integrante de prova, essa alteração valerá para todos os participantes, independentemente de terem recorrido.

5.8 A banca examinadora do Cebraspe constitui-se em última instância para recurso, sendo soberana em suas decisões, razão porque não caberão recursos adicionais.

(9)

9 6.1 A data dos resultados nas provas objetivas será informada na ocasião de divulgação dos locais e horários de realização das provas.

6.2 Todos os participantes terão acesso individualizado, por meio do endereço eletrônico do Cebraspe, aos resultados de seu desempenho nas provas por meio de boletim desempenho.

7 DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

7.1 Ao realizar as provas, o participante inscrito declara, tacitamente, que conhece e concorda com as regras deste regulamento.

7.2 A organização do processo de provas não disponibilizará atendimento médico emergencial de qualquer natureza, sendo utilizada nestes casos a infraestrutura pública de saúde local.

7.3 O participante deverá estar constantemente atento a possíveis modificações deste regulamento que possam ser divulgadas no endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/avaliacao/bb_16_2_certificacao. 7.4 As alterações nos materiais de apoio após a divulgação do regulamento não devem ser consideradas para estudo.

7.5 Casos omissos serão resolvidos pelo Cebraspe em conjunto com o Banco do Brasil.

Referências

Documentos relacionados

• The definition of the concept of the project’s area of indirect influence should consider the area affected by changes in economic, social and environmental dynamics induced

O Caderno de Atividades será o seu guia diário que vai orientar, passo a passo, o que fazer no trabalho de campo e como você pode realizar o diagnóstico das condições de vida e

ITIL, biblioteca de infraestrutura de tecnologia da informação, é um framework que surgiu na década de mil novecentos e oitenta pela necessidade do governo

nestes estatutos, em regulamentos internos aprovados e em decisões da Administração; d) Tomar parte nas Assembleias Gerais e outras reuniões ou eventos para as quais tenham

Idade recomendada: a partir dos 6 meses Material: Livre de BPA, PVC e Phtalato!. Aquecimento: não vai

Os maiores coeficientes da razão área/perímetro são das edificações Kanimbambo (12,75) e Barão do Rio Branco (10,22) ou seja possuem uma maior área por unidade de

Após isso, com a aceleração não prevista de novos óbitos no país, em especial no estado de São Paulo, a média móvel observada (dados oficiais) descolou de nossa

Serão consideradas marcações indevidas as que estiverem em desacordo com este edital e(ou) com as instruções contidas na folha de respostas, tais como marcação rasurada ou emendada