• Nenhum resultado encontrado

Projeto de Pesquisa. Dentro do Programa de Pesquisa em Políticas Públicas da FAPESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Projeto de Pesquisa. Dentro do Programa de Pesquisa em Políticas Públicas da FAPESP"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Projeto de Pesquisa

Dentro do Programa de Pesquisa em Políticas Públicas da FAPESP

“NOVOS INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO ENERGÉTICO REGIONAL VISANDO O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL” Processo 03/06441-7

RTC/PIRnaUSP-

Nº221

Relatório Técnico Científico

Relatório de visita técnica ao Sistema Meteorológico:

Avaliação e Gestão

Coordenador: Miguel Edgar Morales Udaeta

(2)

Equipe:

Alexandre Orrico Reinig Décio Cicone Junior Fatuma Catherine Atieno Odongo Felipe Coelho Costa Flávio Marques Azevedo Geraldo Francisco Burani Giselle Teles Isabel Akemi Bueno Sado Janaína Roldão de Souza Jonathas Luiz de Oliveira Bernal José Aquiles Baesso Grimoni Júlia Marques Bellacosa Lidiany Luiz Cláudio Ribeiro Galvão Mário Fernandes Biague Marina Martins Martim Debs Galvão Maurício Sabbag Miguel Edgar Morales Udaeta Paulo Roberto Carneiro Paulo Hélio Kanayama Renata Valério de Freitas Ricardo Lacerda Baitelo Rafael Augusto Possari Rafael Bragança de Lima Rafael Makiyama Raquel Gomes Brito Rodrigues Thiago Hiroshi de Oliveira Victor Takazi Katayama

(3)

Índice 1 Introdução _________________________________________________________________ 1 2 Visitas_____________________________________________________________________ 1 2.1 Equipe de Araçatuba __________________________________________________________ 1 2.2 COOPERHIDRO _____________________________________________________________ 1 2.3 Aeroporto de Araçatuba________________________________________________________ 2 2.4 Uni Salesiano _________________________________________________________________ 3 2.5 Laboratório do PIR na Uni Salesiano _____________________________________________ 4

(4)

1 Resumo

Esse relatório descreve as reuniões realizadas em 17 de dezembro de 2007. Esta visita teve o objetivo de orientar os membros da equipe de Araçatuba e discutir o andamento das atividades do grupo. Adicionalmente, foram feitas visitas aos colaboradores do projeto (COOPERHIDRO, Aeroporto e Uni Salesiano) com o objetivo de discutir e esclarecer o escopo e as responsabilidades do projeto vis-à-vis desses colaboradores.

1

I

NTRODUÇÃO

O Projeto “Novos Instrumentos de Planejamento Energético Regional Visando o Desenvolvimento Sustentável da FAPESP” conta com etapas intermediárias como o acompanhamento e orientação específica para o desenvolvimento correto das atividades da equipe de Araçatuba assim como a manutenção das boas relações com os envolvidos-interessados dessa região.

A visita do dia 17 de dezembro de 2007 foi feita com esse objetivo. Primeiramente, devido à necessidade de esclarecer aos colaboradores a função do projeto na região.

Em segundo lugar, devido à necessidade de intervenção junto à equipe de Araçatuba com o objetivo de orientar os integrantes na finalização dos questionários e motivar a equipe devido à problemas surgiram durante o desenvolvimento da atividade.

2

V

ISITAS

Neste dia foi feita uma reunião com a equipe de Araçatuba, foram visitados a COOPERHIDRO, o Aeroporto de Araçatuba e a Universidade Salesiano.

2.1 EQUIPE DE ARAÇATUBA

Durante a reunião foi discutido o andamento da aplicação dos questionários e o problema na coleta de dados da estação metereológica.

Constatou-se que a finalização dos questionários foi retardada, ambos os membros expuseram a falta de receptividade de algumas empresas da região como um grande entrave à obtenção de informações.

A importância e urgência dos questionários foram enfatizadas e foram discutidas formas para resolver o entrave na obtenção das informações e dividir o trabalho de forma satisfatória aos dois componentes. Foi estabelecido o prazo de uma semana para finalizar os questionários faltantes. O sistema de coleta de dados de forma remota na Uni Salesiano não estava operando. Foram discutidas maneiras alternativas para executar a coleta de dados de forma provisória. Inicialmente foi cogitado coletar os dados diretamente na torre localizada no Aeroporto. Se essa alternativa não desse resultado, tentaríamos coletar os dados na Uni Salesiano. Como ambas as localidades já estavam inclusas na agenda da visita não foi necessário alterar o cronograma previsto.

2.2 COOPERHIDRO

Na reunião com a COOPERHIDRO encontramos o presidente da COOPERHIDRO, Carlos Faria. O objetivo dessa reunião foi discutir sobre a participação da COOPERHIDRO no projeto. Carlos Faria é responsável pelo relacionamento com o aeroporto e nosso contato com as empresas da região.

Foi explicado à Carlos Faria que os dados da torre poderão ser coletados pelo colaboradores de forma bruta mas que não é incumbência dos integrantes da equipe fornecer os dados processados.

(5)

2 Carlos Faria foi informado que os dados da torre ainda não estavam sendo coletados devido a um problema no enlace que deve ser resolvido pela Campbell Scientific, empresa contratada para fornecer e instalar a estação metereológica.

Carlos Faria insistiu na necessidade de comunicar frequentemente o estado de avanço do projeto ao responsável do aeroporto.

Devido a essas restrições colocadas pelos responsáveis do aeroporto foi decidido que será estudada a viabilidade de transferir a estação meteorológica para a Uni Salesiano. Essa solução pôde ser envisajada somente nesse momento, pois a construção da universidade foi concluída recentemente, apresentando maior segurança para os equipamentos. Além disso, se a estação for transferida para a Uni Salesiano o problema de transmissão via rádio deixará de existir.

Ilustração 1: Visita à COOPERHIDRO

2.3 AEROPORTO DE ARAÇATUBA

A equipe foi juntamento com Carlos Faria ao Aeroporto de Araçatuba, onde fomos recebidos pelo administrador do aeroporto Alvaro Antônio de Oliveira Lellis. Ele nos informou que provavelmente para a renovação do contrato em abril provavelmente será cobrado do projeto uma contrapartida que beneficie de alguma forma o aeroporto.

O responsável foi informado dos problemas encontrados na transmissão de dados e que conseqüentemente os dados não haviam sido coletados. Ele também foi informado que os dados estão disponíveis diretamente na estação e que não é incumbência do projeto fornecer ao aeroporto os meios de explorar esses dados.

Ainda no Aerorporto, tentamos fazer a coleta dos dados meteorológicos da estação, mas como os conectores não eram compatíveis e não foi encontrado em loja especializada um conversor, não foi possível coletar os dados meteorológicos.

(6)

3

Ilustração 2: Estação Metereológica localizada no Aeroporto de Araçatuba

2.4 UNI SALESIANO

Juntamente com Carlos Faria a equipe também fez uma reunião na Uni Salesiano com Prof. Nelson Hitoshi Takiy. Discutimos a situação atual do sistema meteorológico e avaliamos a possibilidade de transferir a estação meteorológica para a Uni Salesiano. Prof. Nelson nos informou que há espaço para instalar a estação e que esse translado é bem-vindo à Universidade, pois trará benefícios aos alunos e à Universidade como um todo.

(7)

4 2.5 LABORATÓRIO DO PIR NA UNI SALESIANO

O Laboratório do PIR na Unisalesiano é onde se encontra o computador com o software para a conexão com o modem rádio de recepção dos dados.

Verificamos que o sistema não conseguia se conectar com a estação remota. Esse problema ocorreu após intensas chuvas na região. Esse problema de conexão ocorre quando o nível de sinal que chega ao receptor é insuficiente para garantir a transmissão com nível aceitável de erros.

Para tentar aumentar o nível de sinal, foi ajustada a direção da antena de forma a garantir um nível máximo na recepção, já que os fortes ventos podem ter alterado a regulagem direcional da antena.

Contudo, esse direcionamento garantiu um melhor nível de sinal, mas não o suficiente para a trasmissão completa. Assim, é necessário uma intervenção da Campbell para consertar o sistema.

(8)

5

Ilustração 5: Antena Trasmissora localizada na Uni Salesiano

3

C

ONCLUSÃO

Esta visita foi de extrema importância poir permitiu o fortalecimento da equipe local de Araçatuba que pôde discutir sobre as dificuldades encontradas tanto no nível de execução da tarefa quanto no nível do trabalho em equipe. As dicussões foram essenciais para reenforçar o fio condutor e o rigor que deverão ser seguidos para a continuação do trabalho.

Essa visita também serviu para esclarecer o escopo do projeto para os outros envolvidos no projeto, mostrando que o projeto não tem nenhuma responsabilidade em fornecer tratamento dos dados coletados pelo sistema meteorológico.

Referências

Documentos relacionados

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

- Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física - IRPF, completa, exercício 2017, ano base 2017, ou a mais recente, de todos os membros do Grupo Familiar maiores de

Janeiro para o Espírito Santo e depois para Santa Catarina, buscando novos negócios, foi outro fator de diferenciação entre Victorino e muitos dos outros

72 Figura 4.32: Comparação entre a saída real e a saída calculada pela rede para todos os ensaios no treinamento, para o Modelo Neural 4b.. 75 Figura 4.35: Comparação entre

SERTIFIKASI GURU DALAM JABATAN KUOTA TAHUN 2010 LPTK RAYON 6 IAIN WALISONGO SEMARANG.. Muntholi'ah, M.Pd c) Peserta dengan skor diatas minimal kelulusan tetapi berstatus MPLPG

Tirmidhi).. 2) Para quem está ferido ou enfermo e teme que a água piore sua enfermidade ou atrase sua recupera- ção. Isto deve ser feito baseado em caso específico ou através

Dessa forma, é importante aproveitar a atenção realizada no pré-natal para nortear a mulher e sua família e incentivar sua autonomia e empoderamento no processo

(2004) – sugerem que o grau de reúso de objetos de aprendizagem, na maioria das vezes, resume-se à liberdade zero do princípio de software livre, ou seja, os objetos de